Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise a situação hipotética apresentada abaixo e identifique, segundo o momento da execução, qual investigação criminal foi desenvolvida pela equipe de investigação.
Durante uma ocorrência de roubo a um supermercado, os infratores, depois de recolherem dinheiro e cheques dos caixas, trancam os funcionários em um banheiro e, no instante que empreendiam fuga, são surpreendidos por um vigilante, o qual acaba sendo alvejado e morto. Após a fuga, a Polícia Militar é acionada, e, minutos depois, comparecem ao local dois policiais militares, os quais imediatamente o preservam e isolam, bem como, em ato contínuo, comunicam o ocorrido à equipe de investigação plantonista, que também comparece ao local e, em seguida, aciona a criminalística. A equipe de investigação plantonista, dividida em policiais caracterizados e descaracterizados, inicia o levantamento de dados e informações acerca dos fatos, o que perdura até o término das atividades periciais. Com o término das atividades periciais, o corpo do vigilante é encaminhado ao IML, onde é submetido a necropsia. A equipe de investigação plantonista, depois de concluir as diligências preliminares, entrega à autoridade policial com atribuição para apuração dos fatos o respectivo relatório de investigação em local de crime, a qual, logo após, instaura inquérito policial para apurar os fatos.

Quanto à finalidade mediata da investigação criminal, marque a afirmativa correta:
a. ( ) Corresponde à aplicação da lei penal e a tutela dos direitos fundamentais do cidadão.
b. ( ) Corresponde à utilização do processo investigatório para aplicação da lei penal.
c. ( ) Corresponde à produção de subsídios para a promoção da ação penal.
d. ( ) Corresponde à produção de elementos objetivos e subjetivos sobre as circunstâncias da materialidade e da autoria das infrações penais, para indiciamento do autor.

Assinale a afirmativa correta:
a. ( ) A classificação da investigação criminal quanto ao momento de execução corresponde apenas às atividades investigativas desenvolvidas no local do crime.
b. ( ) A investigação criminal preliminar se inicia com a instauração do inquérito policial pelo delegado de polícia.
c. ( ) Quanto ao momento da execução, a investigação criminal pode ser classificada em investigação criminal cartorária e investigação criminal de seguimento.
d. ( ) O depoimento das testemunhas nos autos do inquérito policial é um exemplo de investigação criminal de seguimento.

Explique como o princípio da impessoalidade se reflete nas práticas da investigação criminal.

O tempo é fator de eficácia ou ineficiência da investigação criminal. Quanto mais distante do momento da prática delitiva, maiores serão as chances de que haja desaparecimento dos vestígios e da memória das testemunhas, a qual vai se ofuscando, ou até mesmo desaparece, com o seu passar, o que é potencializado pelas ações de ocultação desenvolvidas pelos infratores.
A transparência, na administração pública, tem como objetivo o controle que poderá ser feito pela própria Administração, pelo Poder Judiciário e pelo cidadão dos atos praticados pelos profissionais públicos.
( ) Princípio da oportunidade.
( ) Princípio da publicidade.
( ) Princípio do imediatismo.

Assinale a alternativa correta:
a. ( ) O sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, poderá ser quebrado, sem ordem judicial, para apuração de crime contra a vida das pessoas.
b. ( ) O pedido de interceptação de comunicação telefônica não precisa conter a demonstração de que a sua realização é necessária à apuração de infração penal.
c. ( ) Em qualquer fase da persecução criminal relativa aos crimes de tráfico ilícito de drogas, é permitida, como procedimento investigatório, a não atuação policial sobre os portadores de drogas, seus precursores químicos ou outros produtos utilizados em sua produção, que se encontrem no território brasileiro, com a finalidade de identificar e responsabilizar maior número de integrantes de operações de tráfico e distribuição, sem prejuízo da ação penal cabível.
d. ( ) Nos casos de acesso a dados, documentos e informações bancárias e financeiras, ocorrendo possibilidade de violação de sigilo preservado pela Constituição ou por lei, a diligência será realizada pessoalmente pelo juiz, adotado o mais rigoroso segredo de justiça.

Assinale a alternativa INCORRETA:
a. ( ) Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condição econômica, sua atitude e estado de ânimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contribuírem para a apreciação do seu temperamento e caráter.
b. ( ) Quanto ao procedimento investigatório de interceptação de comunicação telefônica, em nenhuma hipótese, o juiz poderá admitir que o pedido seja formulado verbalmente, mesmo que estejam presentes os pressupostos que autorizem a interceptação.
c. ( ) Para verificar a possibilidade de a infração ter sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
d. ( ) Na investigação dos crimes organizados, em qualquer fase de persecução criminal, é permitido o procedimento da ação controlada, que consiste em retardar a interdição policial do que se supõe ação praticada por organizações criminosas ou a ela vinculado.

Considerando o processo científico da investigação criminal, relacione a primeira coluna com a segunda.
( ) A repetição de experimentos permite que se tenha uma ideia da regularidade com que os fatos ocorrem.
( ) Conjunto de regras ou critérios que servem de referência no processo de busca da explicação ou da elaboração de previsões em relação a questões ou problemas específicos.
( ) Suposição feita pela equipe de investigação na tentativa de responder o problema (o fato questionado).
( ) Fenômeno de reflexo no mundo jurídico e que requer uma definição das circunstâncias em que ocorreu.

Marque a alternativa correta. São fontes de hipótese no processo científico:
a. ( ) Observação, intuição, complementação de dados e teorias.
b. ( ) Intuição, observação, teorias e resultado de outras pesquisas.
c. ( ) Observação, método, teorias e pesquisa.
d. ( ) Teoria, método, técnica e observação.

Considerando o tema, perfil do integrante da equipe de investigação, relacione a segunda coluna com a primeira.
( ) O conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para garantir sua atuação na profissão.
( ) O integrante da equipe de investigação deve ter a percepção do contexto para conhecer e saber como e quando agir.
( ) Valores que irão determinar a tomada de decisão, a ação e reação em diferentes contextos.
( ) Conteúdos de procedimentos de como executar os atos da profissão.

Assinale as alternativas corretas:
a. ( ) De acordo com o estudado, ser cauteloso significa que o integrante da equipe de investigação, na avaliação dos dados e informações colhidos, precisa saber discernir entre o verdadeiro e o falso, para evitar abusos e injustiças.
b. ( ) Sentido de oportunidade significa que o integrante da equipe de investigação deve ter a percepção do contexto para conhecer e saber como e quando agir.
c. ( ) Ter atitude diz respeito aos conteúdos de procedimentos, de como executar os atos da profissão.
d. ( ) Ser proativo é característica que leva o integrante da equipe de investigação, por exemplo, a não esperar pelo resultado do laudo pericial para elaborar e executar o plano de investigação.

De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta:
a. ( ) A investigação é uma simples soma ou agregado de elementos. Muito embora cada um formate sua representação com base nos critérios e normas próprias da disciplina de seu domínio, não há inter-relação desses diferentes campos do conhecimento para explicar o mesmo objeto de estudo.
b. ( ) Muito embora a investigação criminal seja um sistema aberto e em permanente interação com o ambiente, com o qual troca energia, matéria e informação, esse não é um processo necessário para que se mantenha organizado internamente e evolua.
c. ( ) A fragmentação da investigação criminal é retratada na falta de troca de dados e informações entre os atores envolvidos no processo, na falta de percepção dos integrantes da equipe de investigação quanto a vista de um ponto comum.
d. ( ) Romper com a fragmentação da investigação significa excluir sua unidade sistêmica.

Analise o texto e responda ao questionamento. Para compreender e construir o processo de investigar como uma ferramenta capaz de produzir dados e informações que formatem a prova da prática de um delito, é preciso percebê-lo e tratá-lo como a parte de um todo.
Sob o ponto de vista da interdisciplinaridade da investigação criminal, isso significa que:
a. ( ) A investigação precisa ser vista como a atividade de vários atores com conhecimentos, noções, procedimentos e competências de outras disciplinas, que se completam num processo de transferência para construção da explicação de um determinado problema.
b. ( ) A produção da prova é um processo linear e uma rede complexa de saberes que interagem e se complementam, compatível com a fragmentação tradicionalmente encontrada na apuração da prova.
c. ( ) A interdisciplinaridade busca integrar os conhecimentos dos diversos profissionais, pelos seus pontos comuns, para propiciar uma visão excludente da realidade que observamos.

Explique a importância da cadeia de evidências para a valorização da prova.

De acordo com o texto estudado, as provas se classificam em:
a. ( ) Materiais, objetivas, circunstanciais e subjetivas.
b. ( ) Objetivas, subjetivas, complementares e indiciárias.
c. ( ) Matérias, informativas, objetivas e indiciárias.
d. ( ) Materiais, subjetivas, informativas e indiciárias.

De acordo com o texto estudado, ao falarmos de valorização da prova é correto afirmar que:
a. ( ) A prova subjetiva não poderá receber cuidados que se traduzem em atos de valorização da prova.
b. ( ) Os únicos cuidados que estão dentro da possibilidade de controle da polícia são os referentes à prova material, ou seja, aos vestígios encontrados na cena do crime.
c. ( ) O acondicionamento correto dos vestígios possibilita a construção adequada e lógica da prova, pois garante a execução de contraprovas e a complementação da atividade pericial.
d. ( ) Os integrantes da equipe de investigação não precisam, necessariamente, cuidar para que a cadeia de evidências seja mantida intacta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise a situação hipotética apresentada abaixo e identifique, segundo o momento da execução, qual investigação criminal foi desenvolvida pela equipe de investigação.
Durante uma ocorrência de roubo a um supermercado, os infratores, depois de recolherem dinheiro e cheques dos caixas, trancam os funcionários em um banheiro e, no instante que empreendiam fuga, são surpreendidos por um vigilante, o qual acaba sendo alvejado e morto. Após a fuga, a Polícia Militar é acionada, e, minutos depois, comparecem ao local dois policiais militares, os quais imediatamente o preservam e isolam, bem como, em ato contínuo, comunicam o ocorrido à equipe de investigação plantonista, que também comparece ao local e, em seguida, aciona a criminalística. A equipe de investigação plantonista, dividida em policiais caracterizados e descaracterizados, inicia o levantamento de dados e informações acerca dos fatos, o que perdura até o término das atividades periciais. Com o término das atividades periciais, o corpo do vigilante é encaminhado ao IML, onde é submetido a necropsia. A equipe de investigação plantonista, depois de concluir as diligências preliminares, entrega à autoridade policial com atribuição para apuração dos fatos o respectivo relatório de investigação em local de crime, a qual, logo após, instaura inquérito policial para apurar os fatos.

Quanto à finalidade mediata da investigação criminal, marque a afirmativa correta:
a. ( ) Corresponde à aplicação da lei penal e a tutela dos direitos fundamentais do cidadão.
b. ( ) Corresponde à utilização do processo investigatório para aplicação da lei penal.
c. ( ) Corresponde à produção de subsídios para a promoção da ação penal.
d. ( ) Corresponde à produção de elementos objetivos e subjetivos sobre as circunstâncias da materialidade e da autoria das infrações penais, para indiciamento do autor.

Assinale a afirmativa correta:
a. ( ) A classificação da investigação criminal quanto ao momento de execução corresponde apenas às atividades investigativas desenvolvidas no local do crime.
b. ( ) A investigação criminal preliminar se inicia com a instauração do inquérito policial pelo delegado de polícia.
c. ( ) Quanto ao momento da execução, a investigação criminal pode ser classificada em investigação criminal cartorária e investigação criminal de seguimento.
d. ( ) O depoimento das testemunhas nos autos do inquérito policial é um exemplo de investigação criminal de seguimento.

Explique como o princípio da impessoalidade se reflete nas práticas da investigação criminal.

O tempo é fator de eficácia ou ineficiência da investigação criminal. Quanto mais distante do momento da prática delitiva, maiores serão as chances de que haja desaparecimento dos vestígios e da memória das testemunhas, a qual vai se ofuscando, ou até mesmo desaparece, com o seu passar, o que é potencializado pelas ações de ocultação desenvolvidas pelos infratores.
A transparência, na administração pública, tem como objetivo o controle que poderá ser feito pela própria Administração, pelo Poder Judiciário e pelo cidadão dos atos praticados pelos profissionais públicos.
( ) Princípio da oportunidade.
( ) Princípio da publicidade.
( ) Princípio do imediatismo.

Assinale a alternativa correta:
a. ( ) O sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, poderá ser quebrado, sem ordem judicial, para apuração de crime contra a vida das pessoas.
b. ( ) O pedido de interceptação de comunicação telefônica não precisa conter a demonstração de que a sua realização é necessária à apuração de infração penal.
c. ( ) Em qualquer fase da persecução criminal relativa aos crimes de tráfico ilícito de drogas, é permitida, como procedimento investigatório, a não atuação policial sobre os portadores de drogas, seus precursores químicos ou outros produtos utilizados em sua produção, que se encontrem no território brasileiro, com a finalidade de identificar e responsabilizar maior número de integrantes de operações de tráfico e distribuição, sem prejuízo da ação penal cabível.
d. ( ) Nos casos de acesso a dados, documentos e informações bancárias e financeiras, ocorrendo possibilidade de violação de sigilo preservado pela Constituição ou por lei, a diligência será realizada pessoalmente pelo juiz, adotado o mais rigoroso segredo de justiça.

Assinale a alternativa INCORRETA:
a. ( ) Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condição econômica, sua atitude e estado de ânimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contribuírem para a apreciação do seu temperamento e caráter.
b. ( ) Quanto ao procedimento investigatório de interceptação de comunicação telefônica, em nenhuma hipótese, o juiz poderá admitir que o pedido seja formulado verbalmente, mesmo que estejam presentes os pressupostos que autorizem a interceptação.
c. ( ) Para verificar a possibilidade de a infração ter sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
d. ( ) Na investigação dos crimes organizados, em qualquer fase de persecução criminal, é permitido o procedimento da ação controlada, que consiste em retardar a interdição policial do que se supõe ação praticada por organizações criminosas ou a ela vinculado.

Considerando o processo científico da investigação criminal, relacione a primeira coluna com a segunda.
( ) A repetição de experimentos permite que se tenha uma ideia da regularidade com que os fatos ocorrem.
( ) Conjunto de regras ou critérios que servem de referência no processo de busca da explicação ou da elaboração de previsões em relação a questões ou problemas específicos.
( ) Suposição feita pela equipe de investigação na tentativa de responder o problema (o fato questionado).
( ) Fenômeno de reflexo no mundo jurídico e que requer uma definição das circunstâncias em que ocorreu.

Marque a alternativa correta. São fontes de hipótese no processo científico:
a. ( ) Observação, intuição, complementação de dados e teorias.
b. ( ) Intuição, observação, teorias e resultado de outras pesquisas.
c. ( ) Observação, método, teorias e pesquisa.
d. ( ) Teoria, método, técnica e observação.

Considerando o tema, perfil do integrante da equipe de investigação, relacione a segunda coluna com a primeira.
( ) O conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para garantir sua atuação na profissão.
( ) O integrante da equipe de investigação deve ter a percepção do contexto para conhecer e saber como e quando agir.
( ) Valores que irão determinar a tomada de decisão, a ação e reação em diferentes contextos.
( ) Conteúdos de procedimentos de como executar os atos da profissão.

Assinale as alternativas corretas:
a. ( ) De acordo com o estudado, ser cauteloso significa que o integrante da equipe de investigação, na avaliação dos dados e informações colhidos, precisa saber discernir entre o verdadeiro e o falso, para evitar abusos e injustiças.
b. ( ) Sentido de oportunidade significa que o integrante da equipe de investigação deve ter a percepção do contexto para conhecer e saber como e quando agir.
c. ( ) Ter atitude diz respeito aos conteúdos de procedimentos, de como executar os atos da profissão.
d. ( ) Ser proativo é característica que leva o integrante da equipe de investigação, por exemplo, a não esperar pelo resultado do laudo pericial para elaborar e executar o plano de investigação.

De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta:
a. ( ) A investigação é uma simples soma ou agregado de elementos. Muito embora cada um formate sua representação com base nos critérios e normas próprias da disciplina de seu domínio, não há inter-relação desses diferentes campos do conhecimento para explicar o mesmo objeto de estudo.
b. ( ) Muito embora a investigação criminal seja um sistema aberto e em permanente interação com o ambiente, com o qual troca energia, matéria e informação, esse não é um processo necessário para que se mantenha organizado internamente e evolua.
c. ( ) A fragmentação da investigação criminal é retratada na falta de troca de dados e informações entre os atores envolvidos no processo, na falta de percepção dos integrantes da equipe de investigação quanto a vista de um ponto comum.
d. ( ) Romper com a fragmentação da investigação significa excluir sua unidade sistêmica.

Analise o texto e responda ao questionamento. Para compreender e construir o processo de investigar como uma ferramenta capaz de produzir dados e informações que formatem a prova da prática de um delito, é preciso percebê-lo e tratá-lo como a parte de um todo.
Sob o ponto de vista da interdisciplinaridade da investigação criminal, isso significa que:
a. ( ) A investigação precisa ser vista como a atividade de vários atores com conhecimentos, noções, procedimentos e competências de outras disciplinas, que se completam num processo de transferência para construção da explicação de um determinado problema.
b. ( ) A produção da prova é um processo linear e uma rede complexa de saberes que interagem e se complementam, compatível com a fragmentação tradicionalmente encontrada na apuração da prova.
c. ( ) A interdisciplinaridade busca integrar os conhecimentos dos diversos profissionais, pelos seus pontos comuns, para propiciar uma visão excludente da realidade que observamos.

Explique a importância da cadeia de evidências para a valorização da prova.

De acordo com o texto estudado, as provas se classificam em:
a. ( ) Materiais, objetivas, circunstanciais e subjetivas.
b. ( ) Objetivas, subjetivas, complementares e indiciárias.
c. ( ) Matérias, informativas, objetivas e indiciárias.
d. ( ) Materiais, subjetivas, informativas e indiciárias.

De acordo com o texto estudado, ao falarmos de valorização da prova é correto afirmar que:
a. ( ) A prova subjetiva não poderá receber cuidados que se traduzem em atos de valorização da prova.
b. ( ) Os únicos cuidados que estão dentro da possibilidade de controle da polícia são os referentes à prova material, ou seja, aos vestígios encontrados na cena do crime.
c. ( ) O acondicionamento correto dos vestígios possibilita a construção adequada e lógica da prova, pois garante a execução de contraprovas e a complementação da atividade pericial.
d. ( ) Os integrantes da equipe de investigação não precisam, necessariamente, cuidar para que a cadeia de evidências seja mantida intacta.

Prévia do material em texto

Nome do aluno:________________________________________________________
Exercícios
Com base nos conhecimentos adquiridos, realize as atividades propostas a seguir.
1. Analise a afirmativa a seguir e explique como isso poderá se tornar prático. 
“(...) a investigação criminal é uma das ferramentas utilizadas pela polícia judiciária para a proteção plena da cidadania.”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.Você estudou que um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito é a dignidade da pessoa humana. 
Avalie suas práticas como profissional de segurança pública, ressaltando no que elas refletem ou contrariam esse princípio.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.Você estudou que a finalidade da investigação criminal se divide em três eixos: remota, mediata e imediata. Numa avaliação crítica, descreva o efeito prático desse conhecimento para a investigação criminal.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Analise a situação hipotética apresentada abaixo e identifique, segundo o momento da execução, qual investigação criminal foi desenvolvida pela equipe de investigação.
Durante uma ocorrência de roubo a um supermercado, os infratores, depois de recolherem dinheiro e cheques dos caixas, trancam os funcionários em um banheiro e, no instante que empreendiam fuga, são surpreendidos por um vigilante, o qual acaba sendo alvejado e morto.
Após a fuga, a Polícia Militar é acionada, e, minutos depois, comparecem ao local dois policiais militares, os quais imediatamente o preservam e isolam, bem como, em ato contínuo, comunicam o ocorrido à equipe de investigação plantonista, que também comparece ao local e, em seguida, aciona a criminalística.
A equipe de investigação plantonista, dividida em policiais caracterizados e descaracterizados, inicia
O levantamento de dados e informações acerca dos fatos, o que perdura até o término das atividades periciais.
Com o término das atividades periciais, o corpo do vigilante é encaminhado ao IML, onde é submetido a necropsia.
A equipe de investigação plantonista, depois de concluir as diligências preliminares, entrega à autoridade policial com atribuição para apuração dos fatos o respectivo relatório de investigação em local de crime, a qual, logo após, instaura inquérito policial para apurar os fatos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quanto à finalidade mediata da investigação criminal, marque a afirmativa correta:
a. ( ) Corresponde à aplicação da lei penal e a tutela dos direitos fundamentais do cidadão.
b. ( ) Corresponde à utilização do processo investigatório para aplicação da lei penal.
c. ( ) Corresponde à produção de subsídios para a promoção da ação penal.
d. ( ) Corresponde à produção de elementos objetivos e subjetivos sobre as circunstâncias da materialidade e da autoria das infrações penais, para indiciamento do autor.
6.Assinale a afirmativa correta:
a. ( ) A classificação da investigação criminal quanto ao momento de execução corresponde apenas às atividades investigativas desenvolvidas no local do crime.
b. ( ) A investigação criminal preliminar se inicia com a instauração do inquérito policial pelo dele-gado de polícia.
c. ( ) Quanto ao momento da execução, a investigação criminal pode ser classificada em investigação criminal cartorária e investigação criminal de seguimento.
d. ( ) O depoimento das testemunhas nos autos do inquérito policial é um exemplo de investigação criminal de seguimento.
7. Explique como o princípio da impessoalidade se reflete nas práticas da investigação criminal.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Demonstre um efeito prático da aplicação do princípio da compartimentação sigilosa na eficácia da investi-gação criminal.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.Assinale as afirmativas corretas:
a. ( ) O princípio da eficiência, aplicado à investigação criminal, se concretiza com todos os cuidados necessários para sua eficácia, desde o planejamento, com a escolha adequada dos meios, até os cuidados com a proteção aos direitos fundamentais das pessoas envolvidas no processo e com a legalidade na coleta dos elementos objetivos e subjetivos.
b. ( ) A aplicação do princípio do imediatismo à investigação criminal significa que, tomando conhe-cimento do crime, a equipe de investigação deva desencadear, imediatamente, sem qualquer plano, a coleta de elementos objetivos e subjetivos.
c. ( ) A relação do princípio da legalidade com o cidadão se reflete na submissão.
d. ( ) As atividades para estabelecer regras de comando e de comunicação, bem como de segurança dos dados e informações, estão no protocolo de compartimentação.
10. Considerando os princípios aplicados à investigação criminal, associe a primeira coluna à segunda:
Primeira coluna:
1. Significa que a equipe de investigação, com plano breve e seguro, deverá conceber o momento
mais favorável, maisconveniente para iniciar o processo de busca dos elementos objetivos e subjetivos.
2. O tempo é fator de eficácia ou ineficiência da investigação criminal. Quanto mais distante do momento da prática delitiva, maiores serão as chances de que haja desaparecimento dos vestígios e da memória das testemunhas, a qual vai se ofuscando, ou até mesmo desaparece, com o seu passar, o que é potencializado pelas ações de ocultação desenvolvidas pelos infratores.
3. A transparência, na administração pública, tem como objetivo o controle que poderá ser feito pela própria Administração, pelo Poder Judiciário e pelo cidadão dos atos praticados pelos profissionais públicos. 
Segunda coluna:
( ) Princípio da oportunidade.
 ( ) Princípio da publicidade.
 ( ) Princípio do imediatismo.
11. Segundo disciplina a Constituição Federal, são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. Aponte atitudes da equipe de investigação que sejam reflexo dessa regra constitucional.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Assinale a alternativa correta:
a. ( ) O sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, poderá ser quebrado, sem ordem judicial, para apuração de crime contra a vida das pessoas.
b. ( ) O pedido de interceptação de comunicação telefônica não precisa conter a demonstração de que a sua realização é necessária à apuração de infração penal.
c. ( ) Em qualquer fase da persecução criminal relativa aos crimes de tráfico ilícito de drogas, é permitida, como procedimento investigatório, a não atuação policial sobre os portadores de drogas, seus precursores químicos ou outros produtos utilizados em sua produção, que se encontrem no território brasi-leiro, com a finalidade de identificar e responsabilizar maior número de integrantes de operações de tráfico e distribuição, sem prejuízo da ação penal cabível.
d. ( ) Nos casos de acesso a dados, documentos e informações bancárias e financeiras, ocorrendo possibilidade de violação de sigilo preservado pela Constituição ou por lei, a diligência será realizada pesso-almente pelo juiz, adotado o mais rigoroso segredo de justiça.
13.Assinale a alternativa INCORRETA:
a. ( ) Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá averi-guar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condição econômica, sua atitude e estado de ânimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contribuírem para a apreciação do seu temperamento e caráter.
b. ( ) Quanto ao procedimento investigatório de interceptação de comunicação telefônica, em nenhuma hipótese, o juiz poderá admitir que o pedido seja formulado verbalmente, mesmo que estejam presentes os pressupostos que autorizem a interceptação.
c. ( ) Para verificar a possibilidade de a infração ter sido praticada de determinado modo, a autori-dade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
d. ( ) Na investigação dos crimes organizados, em qualquer fase de persecução criminal, é permiti-do o procedimento da ação controlada, que consiste em retardar a interdição policial do que se supõe ação praticada por organizações criminosas ou a ela vinculado.
14.Com sua experiência, descreva e comente procedimentos que confirmem a investigação criminal como pro-cesso científico. 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15.Considerando o processo científico da investigação criminal, relacione a primeira coluna com a segunda
Primeira coluna:
( ) A repetição de experimentos permite que se tenha uma ideia da regularidade com que os fatos ocorrem.( ) Conjunto de regras ou critérios que servem de referência no processo de busca da explicação ou da ela-boração de previsões em relação a questões ou problemas específicos. 
( ) Suposição feita pela equipe de investigação na tentativa de responder o problema (o fato questionado).( ) Fenômeno de reflexo no mundo jurídico e que requer uma definição das circunstâncias em que ocorreu.
Segunda coluna:
1.	Método científico.
2.	Fonte da hipótese.
3.	O problema da investigação.
4.	Hipótese.
16.Marque a alternativa correta. São fontes de hipótese no processo científico:
a.	( ) Observação, intuição, complementação de dados e teorias.
b.	( ) Intuição, observação, teorias e resultado de outras pesquisas.
c.	( ) Observação, método, teorias e pesquisa.
d.	( ) Teoria, método, técnica e observação.
17. A respeito do perfil do policial, você leu no texto de Balestreri (2002) que “o policial é um ator social envolvido diretamente nas cenas de construção da realidade; é um protagonista de direitos e de cidadania; o policial é um pedagogo; o policial é, antes de tudo, um cidadão.”
Comente o texto e o correlacione com a atividade de investigação criminal.
O policial é o arquétipo da luta do bem contra o mal, e o efeito disso na construção de uma realidade social depende da maneira como ele utiliza as prerrogativas postas à sua disposição para esse processo de defesa de direitos e garantias do cidadão. 
18.Considerando o tema, perfil do integrante da equipe de investigação, relacione a segunda coluna com a primeira.
Primeira coluna:
1.	O conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para garantir sua atuação na profissão.
2.	O integrante da equipe de investigação deve ter a percepção do contexto para conhecer e saber como e quando agir.
3.	Valores que irão determinar a tomada de decisão, a ação e reação em diferentes contextos.
4.	Conteúdos de procedimentos de como executar os atos da profissão.
Segunda coluna:
 ( ) Habilidades do integrante da equipe de investigação.
( ) Competências profissionais do integrante da equipe de investigação. 
( ) Sentido de oportunidade.
( ) Atitudes do integrante da equipe de investigação.
19. Assinale as alternativas corretas:
a. ( ) De acordo com o estudado, ser cauteloso significa que o integrante da equipe de investigação, na avaliação dos dados e informações colhidos, precisa saber discernir entre o verdadeiro e o falso, para evitar abusos e injustiças.
b. ( ) Sentido de oportunidade significa que o integrante da equipe de investigação deve ter a percepção do contexto para conhecer e saber como e quando agir.
c. ( ) Ter atitude diz respeito aos conteúdos de procedimentos, de como executar os atos da profissão.
d. ( )Ser proativo é característica que leva o integrante da equipe de investigação, por exemplo, a não esperar pelo resultado do laudo pericial para elaborar e executar o plano de investigação.
20. Explique a aplicabilidade das teorias “da vista de um ponto” e “de um ponto à vista” ao processo da investigação criminal. 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________21.De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta:
a.	( ) A investigação é uma simples soma ou agregado de elementos. Muito embora cada um formate sua representação com base nos critérios e normas próprias da disciplina de seu domínio, não há inter-rela-ção desses diferentes campos do conhecimento para explicar o mesmo objeto de estudo.
b.	( ) Muito embora a investigação criminal seja um sistema aberto e em permanente interação com o ambiente, com o qual troca energia, matéria e informação, esse não é um processo necessário para que se mantenha organizado internamente e evolua.
c.	( ) A fragmentação da investigação criminal é retratada na falta de troca de dados e informações entre os atores envolvidos no processo, na falta de percepção dos integrantes da equipe de investigação quanto a vista de um ponto comum.
d.	( ) Romper com a fragmentação da investigação significa excluir sua unidade sistêmica.
Atividade 3.
Analise o texto e responda ao questionamento.
Para compreender e construir o processo de investigar como uma ferramenta capaz de produzir dados e informações que formatem a prova da prática de um delito, é preciso percebê-lo e tratá-lo como a parte de um todo.
Sob o ponto de vista da interdisciplinaridade da investigação criminal, isso significa que:
a.	( ) A investigação precisa ser vista como a atividade de vários atores com conhecimentos, noções, pro-cedimentos e competências de outras disciplinas, que se completam num processo de transferência para construção da explicação de um determinado problema.
b.	( ) A produção da prova é um processo linear e uma rede complexa de saberes que interagem e se com-plementam, compatível com a fragmentação tradicionalmente encontrada na apuração da prova.
c.	( ) A interdisciplinaridade busca integrar os conhecimentos dos diversos profissionais, pelos seus pontos comuns, para propiciar uma visão excludente da realidade que observamos.
22. Explique a importância da cadeia de evidências para a valorização da prova. 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
22. De acordo com o texto estudado, as provas se classificam em:
a. ( ) Materiais, objetivas, circunstanciais e subjetivas.
b. ( ) Objetivas, subjetivas, complementares e indiciárias.
c. ( ) Matérias, informativas, objetivas e indiciárias.
d. ( ) Materiais, subjetivas, informativas e indiciárias.
23. De acordo com o texto estudado, ao falarmos de valorização da prova é correto afirmar que:
a.	( ) A prova subjetiva não poderá receber cuidados que se traduzem em atos de valorização da prova.
b.	( ) Os únicos cuidados que estão dentro da possibilidade de controle da polícia são os referentes à prova material, ou seja, aos vestígios encontrados na cena do crime.
c.	( ) O acondicionamento correto dos vestígios possibilita a construção adequada e lógica da prova, pois garante a execução de contraprovas e a complementação da atividade pericial.
d.	( ) Os integrantes da equipe de investigação não precisam, necessariamente, cuidar para que a cadeia de evidências seja mantida intacta.

Mais conteúdos dessa disciplina