Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Fundação instituída nos termos da Lei n° 5.152, de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão
MOTOR ELÉTRICO
INTRODUÇÃO 
Temos a presença de motores elétricos por toda a parte, por exemplo, no liquidificador, na batedeira elétrica, nos carrinhos de controle remoto, etc. Esses motores têm como princípio básico transformar energia elétrica em energia mecânica. Temos basicamente dois tipos de motores elétricos: o motor de corrente contínua (CC) e o motor de corrente alternada (CA); ambos trabalham pela interação entre campos elétricos e campos magnéticos.
O experimento objetiva levar o aluno a ter um contato maior com os motores elétricos, bem como ajudá-lo a entender o princípio de funcionamento desses motores. É um experimento de baixo custo que visa à interação dos alunos com o estudo da física aplicada no dia a dia. 
PARA A CONSTRUÇÃO DO MOTOR ELÉTRICO VAMOS PRECISAR DE:
1 pilha tamanho “D”
2 alfinetes ( haste de metal)
Uma bexiga comum
1 ímã (servem tanto o comum, escuro, quanto o super ímã, cromado)
Algum tipo de elástico para prender os alfinetes – parafuso 
Um fio de cobre envernizado (costuma estar enrolado em bobinas de motores pequenos, como de um liquidificador)
EXPLICAÇÃO :
A corrente elétrica que vai do polo positivo ao negativo da pilha consegue completar seu trajeto através dos alfinetes e do fio do cobre (por isso tirar seu verniz, para ter mais facilidade nessa transmissão). Essa corrente acaba criando um campo magnético ao redor da “bobina” de cobre, e com o imã posicionado logo abaixo desta “bobina”, acontece a atração e/ou repulsão da do campo magnético da “bobina” com o campo magnético do imã, fazendo a parte do fio de cobre girar, e isso também é explicado pois quando tiramos o imã o movimento é cessado.
REFERÊNCIA 
Brasil escola: Motor elétrico. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/motor-eletrico.htm> . Acesso em : 04 de Se. de 2019.

Mais conteúdos dessa disciplina