Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O uso dos instrumentos de gestão ambiental depende do desempenho das organizações que atuam no processo, decorrente da forma como estão estru¬turadas. Seu diagnóstico, por sua vez, sugere a necessidade de reestruturações para que se encontre as alternativas mais apropriadas a cada situação. Tal atividade é desempenhada pelos agentes sociais, os quais são peças fundamentais de projetos e propostas formuladas com essa finalidade, assim, entende-se que os conhecimentos teóricos que fundamentam a leitura dos cenários da gestão ambiental.
Sobre a Ação dos diferentes agentes sociais na condução de um processo de avaliação ambiental, verifique a INCORRETA.
A) Audiência Pública, de caráter obrigatório, é um dos mecanismos de participação social previsto na legislação ambiental brasileira para esse processo e nunca deve ser realizada após o recebimento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)/Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) pelo órgão de meio ambiente, se julgar pertinente ou for requerida por uma entidade civil, pelo Ministério Público ou por 50 ou mais cidadãos.
B) Tanto na estruturação administrativa do órgão de meio ambiente como na sua relação com os outros agentes sociais, direta ou indiretamente envolvidos no processo de AIA, a ampliação dos espaços participativos constitui o eixo central das propostas alternativas de condução do licenciamento ambiental.
C) Os princípios básicos que orientam as possibilidades de ampliação dos espaços participativos em processos de AIA estão fundamentados na lógica da negociação. A prática participativa implica em administrar os conflitos oriundos das divergências de interesse entre os agentes sociais envolvidos na AIA.
D) Para a melhor eficácia e efetividade da gestão ambiental, deve-se ter agentes sociais envolvidos em todo o processo. Assim, cada fase da AIA corresponde a um capítulo, em que se caracteriza os agentes sociais envolvidos, os procedimen¬tos e as ferramentas, atuais e alternativos, bem como as sugestões de mudança na legislação para viabilização das possibilidades propostas.
E) Os agentes sociais são os colaboradores envolvidos na condução de um processo participativo, seja ele de AIA, empreendedor, órgãos ambientais licenciadores, grupos sociais afetados, entre outros.

Dentre as propostas estratégicas de sustentabilidade urbana, identificadas como prioritárias para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, encontram-se as seguintes, EXCETO:
A) O desenvolvimento e o estímulo à aplicação de instrumentos econômicos no gerenciamento dos recursos naturais visando à sustentabilidade urbana.
B) A realização de mudanças nos padrões de produção e de consumo da cidade, reduzindo custos e desperdícios e fomentando o desenvolvimento de tecnologias urbanas sustentáveis.
C) A exclusão da identificação, a análise e a avaliação de indicadores de quali¬dade de vida e sustentabilidade ecológica, econômica e social.
D) O aperfeiçoamento e a regulamentação do uso e da ocupação do solo urbano e a promoção do ordenamento do território, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população, considerando a promoção da equidade, a eficiência e a qualidade ambiental.
E) A promoção do desenvolvimento institucional e do fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão democrática da cidade, incorporando no processo a dimensão ambiental urbana e assegurando a efetiva participação da sociedade.

De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, a análise de impactos ambientais deve considerar alguns atributos.
Qual das opções abaixo é a correta?
a. Natureza, Temperatura, Incidência, Reversibilidade e Energia.
b. Natureza, Duração, Incidência, Reversibilidade e Sinergia.
c. Natureza, Duração, Incidência, Irreversibilidade e Energia.
d. Natureza, Temperatura, Incidência, Reversibilidade e Energia.
e. Natureza, Duração, Emergência, Irreversibilidade e Sinergia.

Segundo Rosa, Fraceto e Moschini-Carlos (2012), os problemas ambientais sempre existiram, o que tem variado é sua escala, dimensão da problemática ambiental para a qual têm contribuído muitas causas, EXCETO:
A) Avanços da medicina e do saneamento e seus efeitos sobre a demografia.
B) Crescente urbanização.
C) Avanços da comunicação.
D) Reduzido crescimento demográfico.
E) Desenvolvimento e difusão da tecnologia industrial.

Preocupações com os problemas ambientais são um fenômeno mundial cres¬cente, e a Gestão Ambiental mostra-se um instrumento imprescindível para setores públicos e privados em busca da sustentabilidade. Sobre os sistemas de Gestão Ambiental, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
A) Gestão Ambiental é vista aqui como o processo de mediação de interesses e conflitos (potenciais ou explícitos) entre agentes sociais que agem sobre os meios físico-natural e construído, objetivando garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme determina a CF/88.
B) As políticas de Gestão Ambiental foram criadas pela necessidade de se elaborar metas e objetivos para alcançar a sustentabilidade, além de criar um compromisso estatal e empresarial.
C) A implantação da Educação Ambiental no setor privado necessita muito de uma visão centralizadora, capaz de apreender algumas as partes constituintes da problemática ambiental da sociedade em que se insere. O processo de implantação deve conciliar crescimento econômico, devastação ambiental e justiça social, sob ações apenas de longo prazo.
D) O conceito de Gestão Ambiental surgiu por meio da premissa do desenvol¬vimento sustentável, como uma forma de administrar os recursos naturais e as atividades dentro de processos de bens e serviços.
E) Poder Público estabe¬lece padrões de qualidade ambiental, avalia impactos ambientais, licencia e revisa atividades efetiva e potencialmente poluidoras, disciplina a ocupação do território e o uso de recursos naturais, cria e gerencia áreas protegidas, obriga a recuperação do dano ambiental pelo agente causador e promove o monitoramento, a fiscalização, a pesquisa, a educação ambiental e outras ações necessárias ao cumprimento da sua função mediadora.

Os métodos de análise de impactos ambientais objetivam comparar, orga¬nizar e analisar informações sobre impactos ambientais de uma determinada atividade, incluindo formas de apresentação escrita e visual desses dados. Existem algumas metodologias que visam avaliar os impactos ambientais durante a Avaliação de Impactos ambientais (AIA), sendo os mais utilizados:
A) Impacto ambiental e EIA/RIMA.
B) Listagens de controle e Matrizes de interação.
C) Listagens de controle e EIA/RIMA.
D) Ciclo PDCA e Listagens de controle.
E) Monitoramento e matriz de Grantt.

“Consiste nos procedimentos legais, institucionais e técnico-científicos que têm o objetivo de caracterizar e identificar impactos potenciais na instalação futura de um empreendimento, ou seja, prever a magnitude e a importância desses impactos. Na grande maioria dos casos, está atrelada ao licenciamento ambiental, que tem por objetivo a proteção do meio ambiente, mas sem deixar de lado o desenvolvimento econômico.”
A que se refere a descrição acima?
A) Relatório de Impacto no Meio Ambiente.
B) Desenvolvimento sustentável.
C) Desenvolvimento sustentável.
D) Estudo de Impacto Ambiental.
E) Avaliação de Impacto Ambiental.

De acordo com o entendimento que você tem em relação aos Agentes ambientais no contexto da engenharia ambiental, verifique os itens a seguir e assinale a INCORRETA.
A) A atuação da higiene ocupacional prevê uma intervenção deliberada no ambiente de trabalho para prevenir doenças e é complementada pela ação da medicina ocupacional, cujo foco está predominantemente no indivíduo.
B) Na legislação brasileira, a disciplina de higiene ocupacional se expressa por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o qual tem como finalidade antecipar, reconhecer, avaliar e, consequentemente, controlar as ocorrências de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, no qual os agentes físicos, químicos e biológicos, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e seu tempo de exposição, sejam capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.
C) Deve-se trabalhar com equipes de projeto, modificações ou ampliações (ou analisar em momentos adequados o resultado desse trabalho), visando à detecção precoce de fatores de risco ligados aos agentes ambientais e adotando opções que favoreçam sua eliminação ou seu controle.
D) O objetivo da atuação em higiene ocupacional é avaliar, de forma simples, emitindo um juízo de tolerabilidade sobre a exposição a um agente ambiental.
E) As técnicas de avaliação de agentes ambientais existem em razão da má seleção de produtos, materiais e equipamentos. Seu foco é conhecer pre¬viamente os agentes do local de trabalho e reconhecer os riscos envolvidos em processos, materiais, operações associadas, manutenção, subprodutos, rejeitos, produto final e insumos, bem como estudar o processo, as ativi¬dades e as operações associadas, não apenas com os dados existentes na empresa (inquirindo os técnicos, projetistas, operadores etc.), mas também com a literatura ocupacional específica a respeito deles.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O uso dos instrumentos de gestão ambiental depende do desempenho das organizações que atuam no processo, decorrente da forma como estão estru¬turadas. Seu diagnóstico, por sua vez, sugere a necessidade de reestruturações para que se encontre as alternativas mais apropriadas a cada situação. Tal atividade é desempenhada pelos agentes sociais, os quais são peças fundamentais de projetos e propostas formuladas com essa finalidade, assim, entende-se que os conhecimentos teóricos que fundamentam a leitura dos cenários da gestão ambiental.
Sobre a Ação dos diferentes agentes sociais na condução de um processo de avaliação ambiental, verifique a INCORRETA.
A) Audiência Pública, de caráter obrigatório, é um dos mecanismos de participação social previsto na legislação ambiental brasileira para esse processo e nunca deve ser realizada após o recebimento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)/Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) pelo órgão de meio ambiente, se julgar pertinente ou for requerida por uma entidade civil, pelo Ministério Público ou por 50 ou mais cidadãos.
B) Tanto na estruturação administrativa do órgão de meio ambiente como na sua relação com os outros agentes sociais, direta ou indiretamente envolvidos no processo de AIA, a ampliação dos espaços participativos constitui o eixo central das propostas alternativas de condução do licenciamento ambiental.
C) Os princípios básicos que orientam as possibilidades de ampliação dos espaços participativos em processos de AIA estão fundamentados na lógica da negociação. A prática participativa implica em administrar os conflitos oriundos das divergências de interesse entre os agentes sociais envolvidos na AIA.
D) Para a melhor eficácia e efetividade da gestão ambiental, deve-se ter agentes sociais envolvidos em todo o processo. Assim, cada fase da AIA corresponde a um capítulo, em que se caracteriza os agentes sociais envolvidos, os procedimen¬tos e as ferramentas, atuais e alternativos, bem como as sugestões de mudança na legislação para viabilização das possibilidades propostas.
E) Os agentes sociais são os colaboradores envolvidos na condução de um processo participativo, seja ele de AIA, empreendedor, órgãos ambientais licenciadores, grupos sociais afetados, entre outros.

Dentre as propostas estratégicas de sustentabilidade urbana, identificadas como prioritárias para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, encontram-se as seguintes, EXCETO:
A) O desenvolvimento e o estímulo à aplicação de instrumentos econômicos no gerenciamento dos recursos naturais visando à sustentabilidade urbana.
B) A realização de mudanças nos padrões de produção e de consumo da cidade, reduzindo custos e desperdícios e fomentando o desenvolvimento de tecnologias urbanas sustentáveis.
C) A exclusão da identificação, a análise e a avaliação de indicadores de quali¬dade de vida e sustentabilidade ecológica, econômica e social.
D) O aperfeiçoamento e a regulamentação do uso e da ocupação do solo urbano e a promoção do ordenamento do território, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população, considerando a promoção da equidade, a eficiência e a qualidade ambiental.
E) A promoção do desenvolvimento institucional e do fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão democrática da cidade, incorporando no processo a dimensão ambiental urbana e assegurando a efetiva participação da sociedade.

De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, a análise de impactos ambientais deve considerar alguns atributos.
Qual das opções abaixo é a correta?
a. Natureza, Temperatura, Incidência, Reversibilidade e Energia.
b. Natureza, Duração, Incidência, Reversibilidade e Sinergia.
c. Natureza, Duração, Incidência, Irreversibilidade e Energia.
d. Natureza, Temperatura, Incidência, Reversibilidade e Energia.
e. Natureza, Duração, Emergência, Irreversibilidade e Sinergia.

Segundo Rosa, Fraceto e Moschini-Carlos (2012), os problemas ambientais sempre existiram, o que tem variado é sua escala, dimensão da problemática ambiental para a qual têm contribuído muitas causas, EXCETO:
A) Avanços da medicina e do saneamento e seus efeitos sobre a demografia.
B) Crescente urbanização.
C) Avanços da comunicação.
D) Reduzido crescimento demográfico.
E) Desenvolvimento e difusão da tecnologia industrial.

Preocupações com os problemas ambientais são um fenômeno mundial cres¬cente, e a Gestão Ambiental mostra-se um instrumento imprescindível para setores públicos e privados em busca da sustentabilidade. Sobre os sistemas de Gestão Ambiental, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
A) Gestão Ambiental é vista aqui como o processo de mediação de interesses e conflitos (potenciais ou explícitos) entre agentes sociais que agem sobre os meios físico-natural e construído, objetivando garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme determina a CF/88.
B) As políticas de Gestão Ambiental foram criadas pela necessidade de se elaborar metas e objetivos para alcançar a sustentabilidade, além de criar um compromisso estatal e empresarial.
C) A implantação da Educação Ambiental no setor privado necessita muito de uma visão centralizadora, capaz de apreender algumas as partes constituintes da problemática ambiental da sociedade em que se insere. O processo de implantação deve conciliar crescimento econômico, devastação ambiental e justiça social, sob ações apenas de longo prazo.
D) O conceito de Gestão Ambiental surgiu por meio da premissa do desenvol¬vimento sustentável, como uma forma de administrar os recursos naturais e as atividades dentro de processos de bens e serviços.
E) Poder Público estabe¬lece padrões de qualidade ambiental, avalia impactos ambientais, licencia e revisa atividades efetiva e potencialmente poluidoras, disciplina a ocupação do território e o uso de recursos naturais, cria e gerencia áreas protegidas, obriga a recuperação do dano ambiental pelo agente causador e promove o monitoramento, a fiscalização, a pesquisa, a educação ambiental e outras ações necessárias ao cumprimento da sua função mediadora.

Os métodos de análise de impactos ambientais objetivam comparar, orga¬nizar e analisar informações sobre impactos ambientais de uma determinada atividade, incluindo formas de apresentação escrita e visual desses dados. Existem algumas metodologias que visam avaliar os impactos ambientais durante a Avaliação de Impactos ambientais (AIA), sendo os mais utilizados:
A) Impacto ambiental e EIA/RIMA.
B) Listagens de controle e Matrizes de interação.
C) Listagens de controle e EIA/RIMA.
D) Ciclo PDCA e Listagens de controle.
E) Monitoramento e matriz de Grantt.

“Consiste nos procedimentos legais, institucionais e técnico-científicos que têm o objetivo de caracterizar e identificar impactos potenciais na instalação futura de um empreendimento, ou seja, prever a magnitude e a importância desses impactos. Na grande maioria dos casos, está atrelada ao licenciamento ambiental, que tem por objetivo a proteção do meio ambiente, mas sem deixar de lado o desenvolvimento econômico.”
A que se refere a descrição acima?
A) Relatório de Impacto no Meio Ambiente.
B) Desenvolvimento sustentável.
C) Desenvolvimento sustentável.
D) Estudo de Impacto Ambiental.
E) Avaliação de Impacto Ambiental.

De acordo com o entendimento que você tem em relação aos Agentes ambientais no contexto da engenharia ambiental, verifique os itens a seguir e assinale a INCORRETA.
A) A atuação da higiene ocupacional prevê uma intervenção deliberada no ambiente de trabalho para prevenir doenças e é complementada pela ação da medicina ocupacional, cujo foco está predominantemente no indivíduo.
B) Na legislação brasileira, a disciplina de higiene ocupacional se expressa por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o qual tem como finalidade antecipar, reconhecer, avaliar e, consequentemente, controlar as ocorrências de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, no qual os agentes físicos, químicos e biológicos, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e seu tempo de exposição, sejam capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.
C) Deve-se trabalhar com equipes de projeto, modificações ou ampliações (ou analisar em momentos adequados o resultado desse trabalho), visando à detecção precoce de fatores de risco ligados aos agentes ambientais e adotando opções que favoreçam sua eliminação ou seu controle.
D) O objetivo da atuação em higiene ocupacional é avaliar, de forma simples, emitindo um juízo de tolerabilidade sobre a exposição a um agente ambiental.
E) As técnicas de avaliação de agentes ambientais existem em razão da má seleção de produtos, materiais e equipamentos. Seu foco é conhecer pre¬viamente os agentes do local de trabalho e reconhecer os riscos envolvidos em processos, materiais, operações associadas, manutenção, subprodutos, rejeitos, produto final e insumos, bem como estudar o processo, as ativi¬dades e as operações associadas, não apenas com os dados existentes na empresa (inquirindo os técnicos, projetistas, operadores etc.), mas também com a literatura ocupacional específica a respeito deles.

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário 
 
 Pergunta 1 
1 em 1 pontos 
 
O uso dos instrumentos de gestão ambiental depende do desempenho das 
organizações que atuam no processo, decorrente da forma como estão 
estru¬turadas. Seu diagnóstico, por sua vez, sugere a necessidade de 
reestruturações para que se encontre as alternativas mais apropriadas a cada 
situação. Tal atividade é desempenhada pelos agentes sociais, os quais são 
peças fundamentais de projetos e propostas formuladas com essa finalidade, 
assim, entende-se que os conhecimentos teóricos que fundamentam a leitura 
dos cenários da gestão ambiental. Sobre a Ação dos diferentes agentes sociais 
na condução de um processo de avaliação ambiental, verifique a INCORRETA. 
 
Resposta 
Selecionada: 
e. 
Audiência Pública, de caráter obrigatório, é um dos mecanismos 
de participação social previsto na legislação ambiental brasileira 
para esse processo e nunca deve ser realizada após o recebimento 
do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)/Relatório de Impacto 
Ambiental (RIMA) pelo órgão de meio ambiente, se julgar 
pertinente ou for requerida por uma entidade civil, pelo 
Ministério Público ou por 50 ou mais cidadãos. 
Respostas: a. 
Para a melhor eficácia e efetividade da gestão ambiental, deve-se 
ter agentes sociais envolvidos em todo o processo. Assim, cada 
fase da AIA corresponde a um capítulo, em que se caracteriza os 
agentes sociais envolvidos, os procedimen¬tos e as ferramentas, 
atuais e alternativos, bem como as sugestões de mudança na 
legislação para viabilização das possibilidades propostas. 
 
b. 
Os princípios básicos que orientam as possibilidades de 
ampliação dos espaços participativos em processos de AIA estão 
fundamentados na lógica da negociação. A prática participativa 
implica em administrar os conflitos oriundos das divergências de 
interesse entre os agentes sociais envolvidos na AIA. 
 
c. 
Tanto na estruturação administrativa do órgão de meio ambiente 
como na sua relação com os outros agentes sociais, direta ou 
indiretamente envolvidos no processo de AIA, a ampliação dos 
espaços participativos constitui o eixo central das propostas 
alternativas de condução do licenciamento ambiental. 
 
d. 
Os agentes sociais são os colaboradores envolvidos na condução 
de um processo participativo, seja ele de AIA, empreendedor, 
órgãos ambientais licenciadores, grupos sociais afetados, entre 
outros. 
 e. 
 
Audiência Pública, de caráter obrigatório, é um dos mecanismos 
de participação social previsto na legislação ambiental brasileira 
para esse processo e nunca deve ser realizada após o recebimento 
do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)/Relatório de Impacto 
Ambiental (RIMA) pelo órgão de meio ambiente, se julgar 
pertinente ou for requerida por uma entidade civil, pelo 
Ministério Público ou por 50 ou mais cidadãos. 
 
 Pergunta 2 
1 em 1 pontos 
 
Segundo o Artigo 1º da Resolução nº 001/86 do Conselho Nacional do Meio 
Ambiente (CONAMA, 1986), impacto ambiental é qualquer alteração das 
propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por 
qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que 
afetem diretamente ou indiretamente, EXCETO: 
 
Resposta 
Selecionada: 
b. 
As condições sociais e urbanísticas ambientais; 
Respostas: a. 
A biota (conjunto de todos seres vivos de um determinado 
ambiente ou de um determinado período). 
 b. 
As condições sociais e urbanísticas ambientais; 
 c. 
A qualidade dos recursos ambientais. 
 d. 
As atividades sociais e econômicas. 
 e. 
A saúde, a segurança, e o bem-estar da população. 
 
 
 Pergunta 3 
1 em 1 pontos 
 
Dentre as propostas estratégicas de sustentabilidade urbana, identificadas como 
prioritárias para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, 
encontram-se as seguintes, EXCETO: 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
A exclusão da identificação, a análise e a avaliação de 
indicadores de quali¬dade de vida e sustentabilidade ecológica, 
econômica e social. 
Respostas: a. 
A realização de mudanças nos padrões de produção e de 
consumo da cidade, reduzindo custos e desperdícios e 
fomentando o desenvolvimento de tecnologias urbanas 
sustentáveis. 
 
b. 
O aperfeiçoamento e a regulamentação do uso e da ocupação do 
solo urbano e a promoção do ordenamento do território, 
contribuindo para a melhoria das condições de vida da 
 
população, considerando a promoção da equidade, a eficiência e 
a qualidade ambiental. 
 
c. 
A promoção do desenvolvimento institucional e do 
fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão 
democrática da cidade, incor¬porando no processo a dimensão 
ambiental urbana e assegurando a efetiva participação da 
sociedade. 
 
d. 
A exclusão da identificação, a análise e a avaliação de 
indicadores de quali¬dade de vida e sustentabilidade ecológica, 
econômica e social. 
 
e. 
O desenvolvimento e o estímulo à aplicação de instrumentos 
econômicos no gerenciamento dos recursos naturais visando à 
sustentabilidade urbana. 
 
 Pergunta 4 
1 em 1 pontos 
 
De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, a análise de impactos 
am¬bientais deve considerar alguns atributos, como: 
 
Resposta 
Selecionada: 
b. 
Natureza, Duração, Incidência, Reversibilidade e Sinergia. 
Respostas: a. 
Natureza, Temperatura, Incidência, Reversibilidade e 
Energia. 
 b. 
Natureza, Duração, Incidência, Reversibilidade e Sinergia. 
 c. 
Natureza, Duração, Incidência, Irreversibilidade e Energia. 
 
d. 
Natureza, Temperatura, Incidência, Reversibilidade e 
Energia. 
 
e. 
Natureza, Duração, Emergência, Irreversibilidade e 
Sinergia. 
 
 
 Pergunta 5 
1 em 1 pontos 
 
Segundo Rosa, Fraceto e Moschini-Carlos (2012), os problemas ambientais 
sempre existiram, o que tem variado é sua escala, dimensão da problemática 
ambiental para a qual têm contribuído muitas causas, EXCETO: 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
Reduzido crescimento demográfico. 
Respostas: a. 
Avanços da medicina e do saneamento e seus efeitos sobre a 
demografia. 
 
 b. 
Avanços da comunicação. 
 c. 
Crescente urbanização. 
 d. 
Reduzido crescimento demográfico. 
 e. 
Desenvolvimento e difusão da tecnologia industrial. 
 
 Pergunta 6 
1 em 1 pontos 
 
“Ciência e arte devotada ao reconhecimento, à avaliação e ao controle dos 
fatores e estressores ambientais, presentes no local de trabalho ou oriundos 
deste, os quais podem causar doença, degradação da saúde ou bem-estar, ou 
desconforto significativo e ineficiência entre os trabalhadores ou cidadãos de 
uma comunidade.” A que se refere a descrição acima? 
 
Resposta Selecionada: a. 
Higiene ocupacional. 
Respostas: a. 
Higiene ocupacional. 
 b. 
Desenvolvimento sustentável. 
 c. 
Impacto ambiental. 
 d. 
Doença ocupacional. 
 e. 
Aspecto ambiental. 
 
 
 Pergunta 7 
1 em 1 pontos 
 
Preocupações com os problemas ambientais são um fenômeno mundial 
cres¬cente, e a Gestão Ambiental mostra-se um instrumento imprescindível 
para setores públicos e privados em busca da sustentabilidade. Sobre os 
sistemas de Gestão Ambiental, verifique as alternativas a seguir e assinale a 
INCORRETA. 
 
Resposta 
Selecionada: 
c. 
A implantação da Educação Ambiental no setor privado 
necessita muito de uma visão centralizadora, capaz de apreender 
algumas as partes constituintes da problemática ambiental da 
sociedade em que se insere. O processo de implantação deveconciliar crescimento econômico, devastação ambiental e justiça 
social, sob ações apenas de longo prazo. 
Respostas: a. 
As políticas de Gestão Ambiental foram criadas pela necessidade 
de se elaborar metas e objetivos para alcançar a sustentabilidade, 
além de criar um compromisso estatal e empresarial. 
 
 
b. 
Poder Público estabe¬lece padrões de qualidade ambiental, 
avalia impactos ambientais, licencia e revisa atividades efetiva e 
potencialmente poluidoras, disciplina a ocupação do território e o 
uso de recursos naturais, cria e gerencia áreas protegidas, obriga 
a recuperação do dano ambiental pelo agente causador e 
promove o monitoramento, a fiscalização, a pesquisa, a educação 
ambiental e outras ações necessárias ao cumprimento da sua 
função mediadora. 
 
c. 
A implantação da Educação Ambiental no setor privado 
necessita muito de uma visão centralizadora, capaz de apreender 
algumas as partes constituintes da problemática ambiental da 
sociedade em que se insere. O processo de implantação deve 
conciliar crescimento econômico, devastação ambiental e justiça 
social, sob ações apenas de longo prazo. 
 
d. 
Gestão Ambiental é vista aqui como o processo de mediação de 
interesses e conflitos (potenciais ou explícitos) entre agentes 
sociais que agem sobre os meios físico-natural e construído, 
objetivando garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente 
equilibrado, conforme determina a CF/88. 
 
e. 
O conceito de Gestão Ambiental surgiu por meio da premissa do 
desenvol¬vimento sustentável, como uma forma de administrar 
os recursos naturais e as atividades dentro de processos de bens e 
serviços. 
 
 Pergunta 8 
1 em 1 pontos 
 
Os métodos de análise de impactos ambientais objetivam comparar, orga¬nizar 
e analisar informações sobre impactos ambientais de uma determinada 
atividade, incluindo formas de apresentação escrita e visual desses dados. 
Existem algumas metodologias que visam avaliar os impactos ambientais 
durante a Avaliação de Impactos ambientais (AIA), sendo os mais utilizados: 
 
Resposta Selecionada: b. 
Listagens de controle e Matrizes de interação. 
Respostas: a. 
Monitoramento e matriz de Grantt. 
 b. 
Listagens de controle e Matrizes de interação. 
 c. 
Listagens de controle e EIA/RIMA. 
 d. 
Impacto ambiental e EIA/RIMA. 
 e. 
Ciclo PDCA e Listagens de controle. 
 
 
 Pergunta 9 
1 em 1 pontos 
 
“Consiste nos procedimentos le¬gais, institucionais e técnico-científicos que 
têm o objetivo de caracterizar e identificar impactos potenciais na instalação 
futura de um empreendimento, ou seja, prever a magnitude e a importância 
desses impactos. Na grande maioria dos casos, está atrelada ao licenciamento 
ambiental, que tem por objetivo a proteção do meio ambiente, mas sem deixar 
de lado o desen¬volvimento econômico.” A que se refere a descrição acima? 
 
Resposta Selecionada: e. 
Avaliação de Impacto Ambiental. 
Respostas: a. 
Estudo de Impacto Ambiental. 
 b. 
Relatório de Impacto no Meio Ambiente. 
 c. 
Desenvolvimento sustentável. 
 d. 
Desenvolvimento sustentável. 
 e. 
Avaliação de Impacto Ambiental. 
 
 
 Pergunta 10 
0 em 1 pontos 
 
De acordo com o entendimento que você tem em relação aos Agentes 
ambientais no contexto da engenharia ambiental, verifique os itens a seguir e 
assinale a INCORRETA. 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
As técnicas de avaliação de agentes ambientais existem em razão 
da má seleção de produtos, materiais e equipamentos. Seu foco é 
conhecer pre¬viamente os agentes do local de trabalho e 
reconhecer os riscos envolvidos em processos, materiais, 
operações associadas, manutenção, subprodutos, rejeitos, 
produto final e insumos, bem como estudar o processo, as 
ativi¬dades e as operações associadas, não apenas com os dados 
existentes na empresa (inquirindo os técnicos, projetistas, 
operadores etc.), mas também com a literatura ocupacional 
específica a respeito deles. 
Respostas: a. 
O objetivo da atuação em higiene ocupacional é avaliar, de 
forma simples, emitindo um juízo de tolerabilidade sobre a 
exposição a um agente ambiental. 
 
b. 
Na legislação brasileira, a disciplina de higiene ocupacional se 
expressa por meio do Programa de Prevenção de Riscos 
Ambientais (PPRA), o qual tem como finalidade antecipar, 
reconhecer, avaliar e, consequentemente, controlar as 
ocorrências de riscos ambientais existentes ou que venham a 
 
existir no ambiente de trabalho, no qual os agentes físicos, 
químicos e biológicos, em função de sua natureza, concentração 
ou intensidade e seu tempo de exposição, sejam capazes de 
causar danos à saúde dos trabalhadores. 
 
c. 
Deve-se trabalhar com equipes de projeto, modificações ou 
ampliações (ou analisar em momentos adequados o resultado 
desse trabalho), visando à detecção precoce de fatores de risco 
ligados aos agentes ambientais e adotando opções que favoreçam 
sua eliminação ou seu controle. 
 
d. 
As técnicas de avaliação de agentes ambientais existem em razão 
da má seleção de produtos, materiais e equipamentos. Seu foco é 
conhecer pre¬viamente os agentes do local de trabalho e 
reconhecer os riscos envolvidos em processos, materiais, 
operações associadas, manutenção, subprodutos, rejeitos, 
produto final e insumos, bem como estudar o processo, as 
ativi¬dades e as operações associadas, não apenas com os dados 
existentes na empresa (inquirindo os técnicos, projetistas, 
operadores etc.), mas também com a literatura ocupacional 
específica a respeito deles. 
 
e. 
A atuação da higiene ocupacional prevê uma intervenção 
deliberada no ambiente de trabalho para prevenir doenças e é 
complementada pela ação da medicina ocupacional, cujo foco 
está predominantemente no indivíduo.

Mais conteúdos dessa disciplina