Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA – FAT
CURSO: NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
DOCENTE: Me. ANTÔNIO CARLOS BASTOS DE MAGALHÃES
DISCENTE: GLICE DUQUE DE OLIVEIRA
AULA PRÁTICA - TECIDO CARTILAGINOSO
Feira de Santana - BA
2019
INTRODUÇÃO
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, em que absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos nas articulações.
As funções do tecido cartilaginoso dependem principalmente da estrutura da matriz, que é constituída por colágeno ou colágeno mais elastina, em associação com macromoléculas de proteoglicanos (proteínas + glicosaminoglicanos), ácido hialurônico e diversas glicoproteínas.
O tecido cartilaginoso é também desprovido de vasos linfáticos e de nervos. Conforme as diversas necessidades funcionais do organismo, as cartilagens se diferenciam em três tipos.
Cartilagem Hialina é a mais comum e cuja matriz contém delicadas fibrilas constituídas principalmente de colágeno tipo II. Essa cartilagem é branco-azulada e translúcida. Forma o primeiro esqueleto do embrião, que posteriormente é substituído por um esqueleto ósseo.
Cartilagem Elástica é encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na tuba auditiva, na epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe. Contém poucas fibrilas de colágeno tipo II e abundantes fibras elásticas.
Cartilagem Fibrosa é um tecido com características intermediárias entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina. É encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos, e na sínfise pubiana. Está sempre associada a conjuntivo denso, sendo imprecisos os limites entre os dois. Apresenta matriz constituída preponderantemente por fibras de colágeno tipo I.
As cartilagens (exceto as articulares e a cartilagem fibrosa) são circundados por uma bainha conjuntiva que ganha o nome de pericôndrio, assim continua gradualmente com a cartilagem por uma face e com o conjuntivo ao lado pela outra. O pericôndrio possuem vários nervos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
OBJETIVOS
Identificar e classificar ao microscópio óptico tipos de Tecido Cartilaginoso.
 
CONTEÚDO
Lâminas histológicas com Tecido(s) Cartilaginoso(s). 
ATIVIDADES
A aula será dividida na seguinte seqüência de atividades: 
a) Observação de lâminas de Tecido (s) Cartilaginoso(s); 
b) A partir do material observado, o aluno (a) deverá fazer desenho do observado na objetiva de 10x ou 40x, bem como descrever a (s) função (ões) do tecido trabalhado. 
MATERIAL DIDÁTICO
Serão usados microscópios ópticos, lâminas histológicas. 
	
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na aula pratica realizada no laboratório de microscopia teve o intuito que analisar as estruturas do tecido cartilaginoso, assim observando no microscópio óptico na objetiva de 10x os três tipos de cartilagens.
Na lâmina de n° 22 podemos observa a cartilagem hialina, sendo visíveis os pericôndrios (camada de tecido conjuntivo do tipo denso não-modelado que envolve as cartilagens), os condrócitos (participam do crescimento diagonal da cartilagem) a matriz de colágeno tipo I, o núcleo e o grupo isógeno.
Na lâmina de n° 23 podemos observa a cartilagem elástica estando presente o tecido unilocular, o pericôndrio.
Na lâmina de n° 24 foi observada a cartilagem fibrosa, estando presente o colágeno tipo I, os condrócitos.
REFERÊNCIAS
https://www.infoescola.com/histologia/tecido-cartilaginoso/
https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/tecido-cartilaginoso/

Mais conteúdos dessa disciplina