Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – 
Campo Mourão
Departamento Acadêmico de Alimentos – DALIM
Curso: Engenharia de Alimentos
Local: Frigorífico Mourão 
Data: 30 de novembro de 2017 
Horário: 8:20h às 10h 
Disciplina: Tecnologia de Carnes e Derivados
Professora: Idinea Fernandes 
,
No dia 30 de novembro de 2017, os alunos da disciplina de Tecnologia de Carnes e Derivados, realizaram uma visita técnica ao frigorífico Mourão com o acompanhamento da professora Idinea Fernandes, e a visita ocorreu no munícipio de Campo Mourão.
	Ao chegarmos no frigorífico, fomos recebidos pela funcionária e também colega de turma, Tamara, que nos orientou a se adequar de forma adequada para realizar a visita sem perigos de acidentes e risco de contaminação. Foi necessário o uso de bota, jaleco, máscara e capacete.
	Ao adentrar ao local onde era feito o abate vimos o animal chegando já insensibilizado pela pistola pneumática (não foi possível ver a insensibilização por conta de uma chuva), onde era feita as etapas de sangria, esfola e evisceração, após essas etapas era feita a inspeção e a divisão de carcaça.
Foi observado o processo de toalete que consiste em retirar os rins, gorduras perirrenal (sebo de rim) e inguinal (capadura), ferida de sangria, medula espinhal, diafragma e seus pilares. Também vimos o produto já embalado pronto para serem vendidos no mercado. O local era todo climatizado de acordo com a necessidade de cada etapa para maior eficiência de serviço e melhor qualidade da carne.
O frigorífico Mourão é responsável pelos processos do abate e outra empresa realiza o envase do produto fazendo com que a carne chegue ao mercado.

Mais conteúdos dessa disciplina