Prévia do material em texto
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nome do Aluno: Pedro Victor Rodrigues de Brito Disciplina: Crescimento e desenvolvimento humano Polo: Belo Horizonte Unidade 2 Turma: Terça / Noite Curso: Ed. Física Licenciatura Semestre: 2º Data da aula prática: 22 / 08 /2018 Aula Prática: Agilidade e Flexibilidade OBJETIVOS: descrever os objetivos da aula. Definir e diferenciar o que são capacidades físicas e capacidades motoras das habilidades motoras, fundamentando as capacidades. Desenvolver o nível de flexibilidade para que possa realizar as tarefas com facilidade, agilidade visual, sensorial, deslocamento frontal e deslocamento lateral. MATERIAL: citar os materiais utilizados. Escada de agilidade, Cones, Bambolês, Bolas, Bastões. DESENVOLVIMENTO DA AULA: descrever o desenvolvimento da aula. Foram divididos grupos de alunos em fileiras para a prática das atividades, onde foram orientados passo a passo a desenvolvê-las com dinâmica, iniciando a atividade de forma prática e leve até compreender com agilidade e a diversidade daquela atividade praticada, até a execução mais complexa. Antes da prática os grupos fizeram uma série de aquecimento e alongamento para preparação das atividades para que não ocorresse nenhum tipo de lesão muscular e o aluno sentisse preparado para atuar. Antes da prática das atividades, nossa tutora fez todas as demonstrações da execução de cada atividade, exemplificando uma orientação nossa para nossos futuros alunos. Cada grupo iniciou uma atividade diferente e fomos alternando até todos executarem todos os tipos: escada de agilidade com bola, saltos dinâmicos nos bambolês, saltos e passadas nos bastões. Cada grupo desenvolveu suas habilidades e criou uma nova performance com os materiais. Iniciei nos bambolês com passadas rápidas, alternando saltos, o mesmo nos bastões até chegar a escada de agilidade que tem uma boa dinâmica de exercícios e exige uma boa coordenação motora. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O que você achou dos conteúdos da aula. O conteúdo aplicado na aula prática nos ensinou que para desenvolver algumas habilidades, precisamos de algumas capacidades físicas e muito treinamento para executa-las da maneira mais complexa, sempre evoluindo o nível, observando que na prática de cada atividade cada aluno possui algumas capacidades diferentes sendo, assim, em alguma execução pode se sair melhor e não tão bem em outra. Portanto, sendo feito com futuros alunos, podemos considerar que o processo da aquisição das habilidades precisa de estímulo em cada fase, pois precisamos orientar e demonstrar para crianças, adolescentes e até mesmo os adultos que não possuem as habilidades necessárias para praticar as atividades. Concluindo que o exercício físico é de extrema importância para promoção da nossa saúde, nos auxiliando em nossas atividades físicas diárias e qualidade de vida futuramente. OBS: Devido o feriado do dia 15/08 em Belo Horizonte, a nossa aula prática foi alterada para o dia 22/08, portanto, como a postagem do primeiro relatório é para o dia 27/08, não conseguimos a assinatura da tutora e o carimbo da faculdade, pois nossa próxima aula será no dia 28/08. _____________________ _____________________ ALUNO: TUTOR: MATR.