Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Assinale a alternativa que indica corretamente o organismo internacional cujo preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos aponta que se compromete a promover, em cooperação com os Estados Membros, o respeito universal e efetivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais.
A) Comunidade Europeia
B) Organização do Tratado Norte
C) Organização das Nações Unidas
D) Organização Internacional do Trabalho
E) Fundo das Nações Unidas para a Infância

Sobre a teoria dos direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta:
a. Os direitos fundamentais surgem todos de uma vez, não se originam de processo histórico paulatino.
b. A DUDH pode ser considerada o ato inaugural de uma nova concepção da vida internacional justamente por proclamar, para a comunidade das nações, a importância dos direitos humanos para a boa convivência coletiva.
c. Considerando o estudo dos Direitos Humanos e a utilização da expressão “geração” para indicar o processo de consolidação desses direitos, pode se dizer que o termo “geração” conduz à ideia acertada de que os direitos humanos fundamentais se substituem ao longo do tempo.
d. Apesar de a Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU prever em seu texto direitos civis e políticos ao lado dos direitos sociais, econômicos e culturais, foram aprovados dois pactos internacionais distintos, o que não gerou embaraços para os defensores da indivisibilidade dos direitos humanos, especialmente num contexto de guerra fria;
e. A separação dos direitos civis e políticos, de um lado, e dos direitos sociais, econômicos e culturais, de outro, levou a doutrina a abandonar a tese da interdependência entre essas duas categorias de direitos

Considerando os direitos humanos, assinale a alternativa correta:
a. o historicismo é característica inerente aos direitos humanos, o qual determina a possibilidade de que tais direitos sejam reconhecidos e, posteriormente, suprimidos, conforme a evolução do pensamento humano.
b. a irrenunciabilidade reconhecida aos direitos humanos significa a impossibilidade de que o seu titular abra mão de direitos previstos em tratados internacionais, os quais, entretanto, podem sofrer restrições por lei ordinária, conforme o ordenamento jurídico de cada país.
c. a imprescritibilidade dos direitos humanos determina a inexistência de prazo para ajuizamento de ações em face do Estado a respeito de eventuais violações desses direitos.
d. a defesa da característica da universalidade dos direitos humanos contempla a proibição de tratamento diferenciado a determinados grupos sociais ou culturais, em qualquer circunstância.
e. os direitos humanos são caracterizados pela indivisibilidade e complementariedade, de forma que compõem um único conjunto de direitos, cuja observância deve ser sistêmica e lastreada no princípio da dignidade da pessoa humana.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
Assim, é correto afirmar que, em seu preâmbulo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê:
A que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis não é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.
B que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade não pôde ser proclamado como a mais alta aspiração do ser humano comum.
C que é essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo império da lei, para que o ser humano seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão.
D que não se prevê ser essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.
E que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla.

Sobre a teoria dos direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta:
a. A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos humanos de segunda geração.
b. A Declaração Universal dos Direitos Humanos objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa humana, para orientar o desenvolvimento de uma raça humana superior.
c. A Declaração Universal dos Direitos Humanos não teve uma adoção tão significativa, tampouco, grande repercussão moral dentre os povos.
d. No âmbito das teorizações sobre direitos humanos, foi pouca ou quase nula a influência do pensamento religioso e dos sistemas políticos adotados pelos Estados ao longo das eras.
e. Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direitos do Homem não possuem o mesmo significado. Assim, a primeira nomenclatura surgida foi a dos Direitos Fundamentais, a qual remonta a época do jusnaturalismo.

Acerca do conceito de Direitos Humanos e da universalização de sua tutela no Direito Internacional, assinale a alternativa correta:
a. O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos prevê a possibilidade de limitação de certos direitos e garantias fundamentais, inclusive com a derrogação das obrigações estatais constantes no Tratado.
b. A concepção contemporânea de direitos humanos define que é vedada a proteção internacional quando há possibilidade de se interferir nos interesses e soberania dos Estados Nacionais.
c. A Carta das Nações Unidas de 1945 define, para a comunidade internacional, de forma clara e expressa, os conceitos de direitos humanos e liberdades fundamentais.
d. A Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 estabeleceu duas grandes categorias especificas de direito, direitos civis e políticos; e direitos econômicos, sociais e culturais, havendo preponderância daquela sobre esta.
e. A obrigatoriedade da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 decorre de sua natureza jurídica, pois, sendo um típico Tratado de Direito Internacional, vincula todos os Estados que a assinaram e ratificaram.

Com relação aos chamados “direitos econômicos, sociais e culturais”, é correto afirmar que:
a. são direitos humanos de segunda geração, o que significa que não são juridicamente exigíveis, diferentemente do que ocorre com os direitos civis e políticos.
b. incluem o direito à participação no processo eleitoral, à educação, à alimentação e à previdência social.
c. são previstos, no âmbito do sistema interamericano, no texto original da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica).
d. são direitos de quarta geração.
e. formam, juntamente com os direitos civis e políticos, um conjunto indivisível de direitos fundamentais, entre os quais não há qualquer relação hierárquica.

Sobre o catalogo de direitos humanos, assinale a alternativa correta:
a. A aceitação universal da tese da indivisibilidade dos direitos humanos eliminou a disparidade entre os métodos de implementação internacional dos direitos civis e políticos e dos direitos econômicos, sociais e culturais.
b. A evidenciação de direitos sociais, culturais e econômicos, correspondendo aos direitos de igualdade, sob o prisma substancial, real e material, e não meramente formal, mostra-se marcante nos documentos pertencentes ao que se convencionou classificar como segunda dimensão dos direitos humanos.
c. Os direitos humanos da terceira dimensão marcam a passagem de um Estado autoritário para um Estado de Direito e, nesse contexto, o respeito às liberdades individuais, em uma perspectiva de absenteísmo estatal, fruto do pensamento liberal-burguês do século XVIII.
d. A primeira geração dos direitos fundamentais, segundo a doutrina, seria aquela afetada aos direitos sociais, culturais e econômicos.
e. Os direitos humanos são caracterizados pela divisibilidade estrutural, de forma que compõem um conjunto de sistemas jurídicos distintos, cuja observância deve ser atomizada e separada uma da outra.

Acerca das instituições garantidoras da proteção dos Direitos Humanos no Sistema Global e dos Sistemas Regionais de Proteção dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta:
a. A Corte Europeia de Direitos do Homem é composta de 47 juízes, os quais são indicados pelos Estados membros e representam, no âmbito da Corte, os interesses dos governos nacionais.
b. No âmbito do Sistema Europeu de Proteção dos Direitos humanos, o acesso à Corte Europeia é restrito, sendo conferida capacidade jurídico-processual plena apenas aos Estados- Nacionais.
c. A natureza consultiva da competência da Corte Interamericana de Direitos Humanos se refere a possibilidade do Tribunal emitir opiniões consultivas quanto à interpretações da Convenção Americana e de outros tratados de direitos humanos.
d. A capacidade jurídico processual de acesso direto à Corte Interamericana passou a ser conferida ao indivíduo no Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos a partir do novo regulamento editado pelo referido Tribunal no ano de 2009.
e. Os juízes pertencentes ao Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos são indicados pelos Estados que mais contribuem financeiramente com a manutenção do Sistema Regional.

Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e/ou a Corte Interamericana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
(A) São órgãos do sistema global de proteção dos direitos humanos, funcionando a Comissão, a pedido exclusivo das partes envolvidas, como instância revisora das decisões da Corte.
(B) Sem prejuízo de outras possíveis atribuições, à Comissão cabe promover a observância e a defesa dos direitos humanos nas Américas e servir como órgão consultivo da Organização dos Estados Americanos (OEA) nessa matéria, cabendo à Corte funções contenciosas e consultivas, com possibilidade de aplicação de medidas cautelares.
(C) A Corte é composta por nove comissários eleitos para um mandato de quatro anos, competindo-lhe, entre outras, a função de recomendar à Organização dos Estados Americanos (OEA) a expulsão de eventual Estado membro que viole direitos humanos de forma reiterada e injustificada.
(D) A Comissão, com sede na Costa Rica, é composta por onze membros indicados pelos Estados integrantes do Conselho de Segurança da Organização dos Estados Americanos (OEA), cabendo-lhe, entre outras atribuições, deliberar sobre a aplicação de sanções econômicas e/ou comerciais a qualquer país do continente americano que viole os direitos humanos.
(E) Corte e Comissão são órgãos que compõem o chamado Sistema Latino-Americano de Proteção dos Direitos Humanos, sendo a Comissão o órgão gestor da política continental de promoção dos Direitos Humanos e a Corte, órgão destinado à investigar e julgar as denúncias de violação dos Direitos Humanos nos países do continente.

Atente à seguinte descrição: “[...] é competente para processar e julgar qualquer caso relativo à interpretação e à aplicação das disposições do Pacto de São José, para apreciar consultas dos Estados relativas à interpretação das normas do sistema interamericano e para emitir pareceres a respeito da compatibilidade entre leis internas e os tratados do sistema interamericano”. O texto acima descreve a:
a. Conselho de Direitos Humanos da ONU
b. Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
c. Secretaria Geral da OEA.
d. Corte Interamericana de Direitos Humanos.
e. Assembleia Geral da OEA.

Joana, funcionária de um hospital, decide adotar um recém-nascido. Porém seu pedido de licença-maternidade é negado, por falta de previsão legal. Inconformada Joana ingressa na Justiça Trabalhista, onde recebe decisões favoráveis à luz dos princípios constitucionais, inclusive do Tribunal Superior do Trabalho. Porém, em última análise do caso, o Supremo Tribunal Federal decide pela denegação do pedido de licença maternidade, operando-se o trânsito em julgado da decisão. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humano, qual será a alternativa correta:
a. Joana não poderá ter sua petição admitida, em razão de ser requisito indispensável que estivesse representada por um Estado-membro da Organização dos Estados Americanos, para apresentar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um outro Estado-parte do qual é nacional.
b. Como a proteção da família não está garantida pelo Pacto de São José da Costa Rica, Joana terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
c. Como a questão já transitou em julgado no Poder Judiciário do país acusado, Joana terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
d. Joana poderá ter sua petição admitida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que poderá continuar a analisar o mérito do assunto mesmo que o Brasil tenha alterado a legislação sobre o tema após a decisão do caso de Joana pelo STF, passando a beneficiar mães adotivas, em face da impossibilidade de retroatividade da norma para atingir coisa julgada.
e. Joana poderá apresentar sua petição diretamente a Corte Interamericana de Direitos Humanos, desde que o faça representada por advogado legalmente constituído.

É sabido que, concomitantemente ao Sistema Global de proteção aos direitos humanos, subsistem atualmente três sistemas regionais principais de proteção a eles, quais sejam: os Sistemas Africano, Europeu e Interamericano. Destaca-se, dentro do Sistema Interamericano, a Convenção Americana dos Direitos Humanos, adotada em 1969 durante a Conferência Intergovernamental celebrada pela Organização dos Estados Americanos – OEA. A respectiva Convenção estabeleceu, em seu âmbito, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, as quais podem ser definidas como mecanismos de monitoramento e implementação dos direitos nela estabelecidos. Quanto a esses dois aparatos previstos na Convenção Americana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
a. O esgotamento de todos os recursos na jurisdição interna não constitui requisito fundamental para admissão de petição ou de comunicação de violação de direitos humanos à Comissão Internacional de Direitos Humanos.
b. De acordo com a Convenção Americana de Direito Humanos, apenas os Estados-Partes e a Comissão Interamericana podem submeter casos à Corte Interamericana de Direitos Humanos, podendo esta, em reconhecendo a violação de direito protegido, determinar a reparação do dano e, inclusive, o pagamento de indenização à parte lesada.
c. A Corte Interamericana de Direitos Humanos pode substituir os Tribunais Internos e funcionar como Tribunal de recurso e cassação de decisões proferidas no plano do ordenamento doméstico.
d. A competência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos alcança apenas os Estados-Partes da Convenção Americana.
e. A decisão da Corte Interamericana possui força jurídica vinculante e obrigatória, passível de recurso.

Sobre o sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é CORRETO afirmar:
a. Considerando os pilares do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, aos Estados pertencentes à OEA que ratificaram a Convenção Americana de Direitos do Homem, a jurisdição da Corte Interamericana de Direitos do Homem possui caráter obrigatório.
b. A Corte Interamericana de Direitos Humanos já decidiu que a lei da anistia de 1979, editada pelo Brasil, é manifestamente incompatível com a Convenção Americana de Direitos Humanos.
c. O Brasil não se submete à jurisdição da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
d. O Brasil não ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo.
e. O Tribunal Penal Internacional é um órgão jurisdicional criado no âmbito do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, cuja atuação depende de provocação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Sobre a historicidade dos Direitos Humanos e a Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, assinale a alternativa correta:
a. Considerando os direitos humanos e sua fundamentação historicamente vinculada ao Direito Natural, pode se considerar desnecessário o estabelecimento de disposições de direito interno pelos Estados Nacionais que assegurem a proteção jurídica dos direitos humanos.
b. De acordo com o estágio atual do Direito Internacional dos Direitos Humanos, os indivíduos têm acesso a determinadas instâncias internacionais de supervisão e controle das obrigações assumidas pelos Estados, mas devem cumprir requisitos previstos para cada um desses processos internacionais de direitos humanos.
c. O reconhecimento de Direitos Humanos no contexto internacional somente se realizou após a Segunda Guerra Mundial.
d. A Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 estabeleceu o direito do Estado em expulsar de seu território aqueles que sejam acusados de colocar em risco a segurança da nação.
e. A Carta das Nações Unidas de 1988 deu origem aos princípios que viriam a orientar a construção do Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos.

Assinale a alternativa correta acerca da classificação dos Direitos Humanos em gerações.
a. Os direitos de liberdade são classificados como de primeira geração.
b. Os direitos sociais ou de igualdade são classificados como de quarta geração.
c. A segunda geração de direito compreende os direitos de liberdade.
d. A terceira geração de direitos é marcada pelos direitos tecnológicos, como a bioética.
e. A segunda geração de direitos envolve aqueles denominados fraternos, como o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Assinale o Tratado que o Brasil não é signatário:
a. Convenção sobre os Direitos da Criança
b. Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos Cruéis ou Degradantes
c. Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura
d. Protocolo Facultativo à Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher
e. Carta Africana dos Direitos Humanos

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Assinale a alternativa que indica corretamente o organismo internacional cujo preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos aponta que se compromete a promover, em cooperação com os Estados Membros, o respeito universal e efetivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais.
A) Comunidade Europeia
B) Organização do Tratado Norte
C) Organização das Nações Unidas
D) Organização Internacional do Trabalho
E) Fundo das Nações Unidas para a Infância

Sobre a teoria dos direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta:
a. Os direitos fundamentais surgem todos de uma vez, não se originam de processo histórico paulatino.
b. A DUDH pode ser considerada o ato inaugural de uma nova concepção da vida internacional justamente por proclamar, para a comunidade das nações, a importância dos direitos humanos para a boa convivência coletiva.
c. Considerando o estudo dos Direitos Humanos e a utilização da expressão “geração” para indicar o processo de consolidação desses direitos, pode se dizer que o termo “geração” conduz à ideia acertada de que os direitos humanos fundamentais se substituem ao longo do tempo.
d. Apesar de a Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU prever em seu texto direitos civis e políticos ao lado dos direitos sociais, econômicos e culturais, foram aprovados dois pactos internacionais distintos, o que não gerou embaraços para os defensores da indivisibilidade dos direitos humanos, especialmente num contexto de guerra fria;
e. A separação dos direitos civis e políticos, de um lado, e dos direitos sociais, econômicos e culturais, de outro, levou a doutrina a abandonar a tese da interdependência entre essas duas categorias de direitos

Considerando os direitos humanos, assinale a alternativa correta:
a. o historicismo é característica inerente aos direitos humanos, o qual determina a possibilidade de que tais direitos sejam reconhecidos e, posteriormente, suprimidos, conforme a evolução do pensamento humano.
b. a irrenunciabilidade reconhecida aos direitos humanos significa a impossibilidade de que o seu titular abra mão de direitos previstos em tratados internacionais, os quais, entretanto, podem sofrer restrições por lei ordinária, conforme o ordenamento jurídico de cada país.
c. a imprescritibilidade dos direitos humanos determina a inexistência de prazo para ajuizamento de ações em face do Estado a respeito de eventuais violações desses direitos.
d. a defesa da característica da universalidade dos direitos humanos contempla a proibição de tratamento diferenciado a determinados grupos sociais ou culturais, em qualquer circunstância.
e. os direitos humanos são caracterizados pela indivisibilidade e complementariedade, de forma que compõem um único conjunto de direitos, cuja observância deve ser sistêmica e lastreada no princípio da dignidade da pessoa humana.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
Assim, é correto afirmar que, em seu preâmbulo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê:
A que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis não é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.
B que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade não pôde ser proclamado como a mais alta aspiração do ser humano comum.
C que é essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo império da lei, para que o ser humano seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão.
D que não se prevê ser essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.
E que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla.

Sobre a teoria dos direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta:
a. A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos humanos de segunda geração.
b. A Declaração Universal dos Direitos Humanos objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa humana, para orientar o desenvolvimento de uma raça humana superior.
c. A Declaração Universal dos Direitos Humanos não teve uma adoção tão significativa, tampouco, grande repercussão moral dentre os povos.
d. No âmbito das teorizações sobre direitos humanos, foi pouca ou quase nula a influência do pensamento religioso e dos sistemas políticos adotados pelos Estados ao longo das eras.
e. Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direitos do Homem não possuem o mesmo significado. Assim, a primeira nomenclatura surgida foi a dos Direitos Fundamentais, a qual remonta a época do jusnaturalismo.

Acerca do conceito de Direitos Humanos e da universalização de sua tutela no Direito Internacional, assinale a alternativa correta:
a. O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos prevê a possibilidade de limitação de certos direitos e garantias fundamentais, inclusive com a derrogação das obrigações estatais constantes no Tratado.
b. A concepção contemporânea de direitos humanos define que é vedada a proteção internacional quando há possibilidade de se interferir nos interesses e soberania dos Estados Nacionais.
c. A Carta das Nações Unidas de 1945 define, para a comunidade internacional, de forma clara e expressa, os conceitos de direitos humanos e liberdades fundamentais.
d. A Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 estabeleceu duas grandes categorias especificas de direito, direitos civis e políticos; e direitos econômicos, sociais e culturais, havendo preponderância daquela sobre esta.
e. A obrigatoriedade da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 decorre de sua natureza jurídica, pois, sendo um típico Tratado de Direito Internacional, vincula todos os Estados que a assinaram e ratificaram.

Com relação aos chamados “direitos econômicos, sociais e culturais”, é correto afirmar que:
a. são direitos humanos de segunda geração, o que significa que não são juridicamente exigíveis, diferentemente do que ocorre com os direitos civis e políticos.
b. incluem o direito à participação no processo eleitoral, à educação, à alimentação e à previdência social.
c. são previstos, no âmbito do sistema interamericano, no texto original da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica).
d. são direitos de quarta geração.
e. formam, juntamente com os direitos civis e políticos, um conjunto indivisível de direitos fundamentais, entre os quais não há qualquer relação hierárquica.

Sobre o catalogo de direitos humanos, assinale a alternativa correta:
a. A aceitação universal da tese da indivisibilidade dos direitos humanos eliminou a disparidade entre os métodos de implementação internacional dos direitos civis e políticos e dos direitos econômicos, sociais e culturais.
b. A evidenciação de direitos sociais, culturais e econômicos, correspondendo aos direitos de igualdade, sob o prisma substancial, real e material, e não meramente formal, mostra-se marcante nos documentos pertencentes ao que se convencionou classificar como segunda dimensão dos direitos humanos.
c. Os direitos humanos da terceira dimensão marcam a passagem de um Estado autoritário para um Estado de Direito e, nesse contexto, o respeito às liberdades individuais, em uma perspectiva de absenteísmo estatal, fruto do pensamento liberal-burguês do século XVIII.
d. A primeira geração dos direitos fundamentais, segundo a doutrina, seria aquela afetada aos direitos sociais, culturais e econômicos.
e. Os direitos humanos são caracterizados pela divisibilidade estrutural, de forma que compõem um conjunto de sistemas jurídicos distintos, cuja observância deve ser atomizada e separada uma da outra.

Acerca das instituições garantidoras da proteção dos Direitos Humanos no Sistema Global e dos Sistemas Regionais de Proteção dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta:
a. A Corte Europeia de Direitos do Homem é composta de 47 juízes, os quais são indicados pelos Estados membros e representam, no âmbito da Corte, os interesses dos governos nacionais.
b. No âmbito do Sistema Europeu de Proteção dos Direitos humanos, o acesso à Corte Europeia é restrito, sendo conferida capacidade jurídico-processual plena apenas aos Estados- Nacionais.
c. A natureza consultiva da competência da Corte Interamericana de Direitos Humanos se refere a possibilidade do Tribunal emitir opiniões consultivas quanto à interpretações da Convenção Americana e de outros tratados de direitos humanos.
d. A capacidade jurídico processual de acesso direto à Corte Interamericana passou a ser conferida ao indivíduo no Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos a partir do novo regulamento editado pelo referido Tribunal no ano de 2009.
e. Os juízes pertencentes ao Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos são indicados pelos Estados que mais contribuem financeiramente com a manutenção do Sistema Regional.

Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e/ou a Corte Interamericana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
(A) São órgãos do sistema global de proteção dos direitos humanos, funcionando a Comissão, a pedido exclusivo das partes envolvidas, como instância revisora das decisões da Corte.
(B) Sem prejuízo de outras possíveis atribuições, à Comissão cabe promover a observância e a defesa dos direitos humanos nas Américas e servir como órgão consultivo da Organização dos Estados Americanos (OEA) nessa matéria, cabendo à Corte funções contenciosas e consultivas, com possibilidade de aplicação de medidas cautelares.
(C) A Corte é composta por nove comissários eleitos para um mandato de quatro anos, competindo-lhe, entre outras, a função de recomendar à Organização dos Estados Americanos (OEA) a expulsão de eventual Estado membro que viole direitos humanos de forma reiterada e injustificada.
(D) A Comissão, com sede na Costa Rica, é composta por onze membros indicados pelos Estados integrantes do Conselho de Segurança da Organização dos Estados Americanos (OEA), cabendo-lhe, entre outras atribuições, deliberar sobre a aplicação de sanções econômicas e/ou comerciais a qualquer país do continente americano que viole os direitos humanos.
(E) Corte e Comissão são órgãos que compõem o chamado Sistema Latino-Americano de Proteção dos Direitos Humanos, sendo a Comissão o órgão gestor da política continental de promoção dos Direitos Humanos e a Corte, órgão destinado à investigar e julgar as denúncias de violação dos Direitos Humanos nos países do continente.

Atente à seguinte descrição: “[...] é competente para processar e julgar qualquer caso relativo à interpretação e à aplicação das disposições do Pacto de São José, para apreciar consultas dos Estados relativas à interpretação das normas do sistema interamericano e para emitir pareceres a respeito da compatibilidade entre leis internas e os tratados do sistema interamericano”. O texto acima descreve a:
a. Conselho de Direitos Humanos da ONU
b. Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
c. Secretaria Geral da OEA.
d. Corte Interamericana de Direitos Humanos.
e. Assembleia Geral da OEA.

Joana, funcionária de um hospital, decide adotar um recém-nascido. Porém seu pedido de licença-maternidade é negado, por falta de previsão legal. Inconformada Joana ingressa na Justiça Trabalhista, onde recebe decisões favoráveis à luz dos princípios constitucionais, inclusive do Tribunal Superior do Trabalho. Porém, em última análise do caso, o Supremo Tribunal Federal decide pela denegação do pedido de licença maternidade, operando-se o trânsito em julgado da decisão. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humano, qual será a alternativa correta:
a. Joana não poderá ter sua petição admitida, em razão de ser requisito indispensável que estivesse representada por um Estado-membro da Organização dos Estados Americanos, para apresentar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um outro Estado-parte do qual é nacional.
b. Como a proteção da família não está garantida pelo Pacto de São José da Costa Rica, Joana terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
c. Como a questão já transitou em julgado no Poder Judiciário do país acusado, Joana terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
d. Joana poderá ter sua petição admitida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que poderá continuar a analisar o mérito do assunto mesmo que o Brasil tenha alterado a legislação sobre o tema após a decisão do caso de Joana pelo STF, passando a beneficiar mães adotivas, em face da impossibilidade de retroatividade da norma para atingir coisa julgada.
e. Joana poderá apresentar sua petição diretamente a Corte Interamericana de Direitos Humanos, desde que o faça representada por advogado legalmente constituído.

É sabido que, concomitantemente ao Sistema Global de proteção aos direitos humanos, subsistem atualmente três sistemas regionais principais de proteção a eles, quais sejam: os Sistemas Africano, Europeu e Interamericano. Destaca-se, dentro do Sistema Interamericano, a Convenção Americana dos Direitos Humanos, adotada em 1969 durante a Conferência Intergovernamental celebrada pela Organização dos Estados Americanos – OEA. A respectiva Convenção estabeleceu, em seu âmbito, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, as quais podem ser definidas como mecanismos de monitoramento e implementação dos direitos nela estabelecidos. Quanto a esses dois aparatos previstos na Convenção Americana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
a. O esgotamento de todos os recursos na jurisdição interna não constitui requisito fundamental para admissão de petição ou de comunicação de violação de direitos humanos à Comissão Internacional de Direitos Humanos.
b. De acordo com a Convenção Americana de Direito Humanos, apenas os Estados-Partes e a Comissão Interamericana podem submeter casos à Corte Interamericana de Direitos Humanos, podendo esta, em reconhecendo a violação de direito protegido, determinar a reparação do dano e, inclusive, o pagamento de indenização à parte lesada.
c. A Corte Interamericana de Direitos Humanos pode substituir os Tribunais Internos e funcionar como Tribunal de recurso e cassação de decisões proferidas no plano do ordenamento doméstico.
d. A competência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos alcança apenas os Estados-Partes da Convenção Americana.
e. A decisão da Corte Interamericana possui força jurídica vinculante e obrigatória, passível de recurso.

Sobre o sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é CORRETO afirmar:
a. Considerando os pilares do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, aos Estados pertencentes à OEA que ratificaram a Convenção Americana de Direitos do Homem, a jurisdição da Corte Interamericana de Direitos do Homem possui caráter obrigatório.
b. A Corte Interamericana de Direitos Humanos já decidiu que a lei da anistia de 1979, editada pelo Brasil, é manifestamente incompatível com a Convenção Americana de Direitos Humanos.
c. O Brasil não se submete à jurisdição da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
d. O Brasil não ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo.
e. O Tribunal Penal Internacional é um órgão jurisdicional criado no âmbito do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, cuja atuação depende de provocação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Sobre a historicidade dos Direitos Humanos e a Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, assinale a alternativa correta:
a. Considerando os direitos humanos e sua fundamentação historicamente vinculada ao Direito Natural, pode se considerar desnecessário o estabelecimento de disposições de direito interno pelos Estados Nacionais que assegurem a proteção jurídica dos direitos humanos.
b. De acordo com o estágio atual do Direito Internacional dos Direitos Humanos, os indivíduos têm acesso a determinadas instâncias internacionais de supervisão e controle das obrigações assumidas pelos Estados, mas devem cumprir requisitos previstos para cada um desses processos internacionais de direitos humanos.
c. O reconhecimento de Direitos Humanos no contexto internacional somente se realizou após a Segunda Guerra Mundial.
d. A Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 estabeleceu o direito do Estado em expulsar de seu território aqueles que sejam acusados de colocar em risco a segurança da nação.
e. A Carta das Nações Unidas de 1988 deu origem aos princípios que viriam a orientar a construção do Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos.

Assinale a alternativa correta acerca da classificação dos Direitos Humanos em gerações.
a. Os direitos de liberdade são classificados como de primeira geração.
b. Os direitos sociais ou de igualdade são classificados como de quarta geração.
c. A segunda geração de direito compreende os direitos de liberdade.
d. A terceira geração de direitos é marcada pelos direitos tecnológicos, como a bioética.
e. A segunda geração de direitos envolve aqueles denominados fraternos, como o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Assinale o Tratado que o Brasil não é signatário:
a. Convenção sobre os Direitos da Criança
b. Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos Cruéis ou Degradantes
c. Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura
d. Protocolo Facultativo à Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher
e. Carta Africana dos Direitos Humanos

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que indica corretamente o organismo internacional cujo preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos aponta que se compromete a promover, em cooperação com os Estados Membros, o respeito universal e efetivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais.
Escolha uma:
a. Fundo das Nações Unidas para a Infância
b. Organização Internacional do Trabalho
c. Organização das Nações Unidas 
d. Organização do Tratado Norte
e. Comunidade Europeia
Feedback
A resposta correta é: Organização das Nações Unidas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a teoria dos direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os direitos fundamentais surgem todos de uma vez, não se originam de processo histórico paulatino.
b. A DUDH pode ser considerada o ato inaugural de uma nova concepção da vida internacional justamente por proclamar, para a comunidade das nações, a importância dos direitos humanos para a boa convivência coletiva. 
c. Considerando o estudo dos Direitos Humanos e a utilização da expressão “geração” para indicar o processo de consolidação desses direitos, pode se dizer que o termo “geração” conduz à ideia acertada de que os direitos humanos fundamentais se substituem ao longo do tempo.
d. Apesar de a Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU prever em seu texto direitos civis e políticos ao lado dos direitos sociais, econômicos e culturais, foram aprovados dois pactos internacionais distintos, o que não gerou embaraços para os defensores da indivisibilidade dos direitos humanos, especialmente num contexto de guerra fria;
e. A separação dos direitos civis e políticos, de um lado, e dos direitos sociais, econômicos e culturais, de outro, levou a doutrina a abandonar a tese da interdependência entre essas duas categorias de direitos
Feedback
A resposta correta é: A DUDH pode ser considerada o ato inaugural de uma nova concepção da vida internacional justamente por proclamar, para a comunidade das nações, a importância dos direitos humanos para a boa convivência coletiva..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando os direitos humanos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. o historicismo é característica inerente aos direitos humanos, o qual determina a possibilidade de que tais direitos sejam reconhecidos e, posteriormente, suprimidos, conforme a evolução do pensamento humano.
b. a irrenunciabilidade reconhecida aos direitos humanos significa a impossibilidade de que o seu titular abra mão de direitos previstos em tratados internacionais, os quais, entretanto, podem sofrer restrições por lei ordinária, conforme o ordenamento jurídico de cada país.
c. a imprescritibilidade dos direitos humanos determina a inexistência de prazo para ajuizamento de ações em face do Estado a respeito de eventuais violações desses direitos.
d. a defesa da característica da universalidade dos direitos humanos contempla a proibição de tratamento diferenciado a determinados grupos sociais ou culturais, em qualquer circunstância.
e. os direitos humanos são caracterizados pela indivisibilidade e complementariedade, de forma que compõem um único conjunto de direitos, cuja observância deve ser sistêmica e lastreada no princípio da dignidade da pessoa humana. 
Feedback
A resposta correta é: os direitos humanos são caracterizados pela indivisibilidade e complementariedade, de forma que compõem um único conjunto de direitos, cuja observância deve ser sistêmica e lastreada no princípio da dignidade da pessoa humana..
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Assim, é correto afirmar que, em seu preâmbulo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê:
Escolha uma:
a. que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis não é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo. 
b. que não se prevê ser essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.
c. que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade não pôde ser proclamado como a mais alta aspiração do ser humano comum.
d. que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla.
e. que é essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo império da lei, para que o ser humano seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão.
Feedback
A resposta correta é: que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a teoria dos direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos humanos de segunda geração. 
b. A Declaração Universal dos Direitos Humanos objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa humana, para orientar o desenvolvimento de uma raça humana superior.
c. A Declaração Universal dos Direitos Humanos não teve uma adoção tão significativa, tampouco, grande repercussão moral dentre os povos.
d. No âmbito das teorizações sobre direitos humanos, foi pouca ou quase nula a influência do pensamento religioso e dos sistemas políticos adotados pelos Estados ao longo das eras.
e. Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direitos do Homem não possuem o mesmo significado. Assim, a primeira nomenclatura surgida foi a dos Direitos Fundamentais, a qual remonta a época do jusnaturalismo.
Feedback
A resposta correta é: A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos humanos de segunda geração..
Acerca do conceito de Direitos Humanos e da universalização de sua tutela no Direito Internacional, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos prevê a possibilidade de limitação de certos direitos e garantias fundamentais, inclusive com a derrogação das obrigações estatais constantes no Tratado.
b. A concepção contemporânea de direitos humanos define que é vedada a proteção internacional quando há possibilidade de se interferir nos interesses e soberania dos Estados Nacionais.
c. A Carta das Nações Unidas de 1945 define, para a comunidade internacional, de forma clara e expressa, os conceitos de direitos humanos e liberdades fundamentais.
d. A Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 estabeleceu duas grandes categorias especificas de direito, direitos civis e políticos; e direitos econômicos, sociais e culturais, havendo preponderância daquela sobre esta. 
e. A obrigatoriedade da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 decorre de sua natureza jurídica, pois, sendo um típico Tratado de Direito Internacional, vincula todos os Estados que a assinaram e ratificaram.
Feedback
A resposta correta é: O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos prevê a possibilidade de limitação de certos direitose garantias fundamentais, inclusive com a derrogação das obrigações estatais constantes no Tratado..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada após a Segunda Guerra Mundial pela Assembleia Geral das Nações Unidas, estabeleceu:
Escolha uma:
a. O direito do Estado de expulsar de seu território aqueles que sejam acusados de colocar em risco a segurança da coletividade.
b. A dignidade inerente a todos os seres humanos e a existência de direitos iguais e inalienáveis. 
c. A necessidade de se aliar o Estado à religião, conferindo fundamento ético e religioso à ordem pública.
d. Exclusivamente direitos sociais, conferindo primazia aos direitos à prestação estatal positiva.
e. Exclusivamente direitos civis e políticos, conferindo primazia ao direito de propriedade.
Feedback
A resposta correta é: A dignidade inerente a todos os seres humanos e a existência de direitos iguais e inalienáveis..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 tem como fundamento:
Escolha uma:
a. A dignidade humana, pressuposto do relativismo cultural.
b. A dignidade humana, pressuposto da universalidade dos direitos humanos. 
c. A natureza humana, pressuposto da divisibilidade dos direitos humanos.
d. A natureza humana, pressuposto da teoria das gerações de direitos.
e. A vontade divina, pressuposto da igualdade entre as pessoas.
Feedback
A resposta correta é: A dignidade humana, pressuposto da universalidade dos direitos humanos..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos chamados “direitos econômicos, sociais e culturais”, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. são direitos humanos de segunda geração, o que significa que não são juridicamente exigíveis, diferentemente do que ocorre com os direitos civis e políticos.
b. incluem o direito à participação no processo eleitoral, à educação, à alimentação e à previdência social
c. são previstos, no âmbito do sistema interamericano, no texto original da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica).
d. são direitos de quarta geração.
e. formam, juntamente com os direitos civis e políticos, um conjunto indivisível de direitos fundamentais, entre os quais não há qualquer relação hierárquica. 
Feedback
A resposta correta é: formam, juntamente com os direitos civis e políticos, um conjunto indivisível de direitos fundamentais, entre os quais não há qualquer relação hierárquica..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o catalogo de direitos humanos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A aceitação universal da tese da indivisibilidade dos direitos humanos eliminou a disparidade entre os métodos de implementação internacional dos direitos civis e políticos e dos direitos econômicos, sociais e culturais.
b. A evidenciação de direitos sociais, culturais e econômicos, correspondendo aos direitos de igualdade, sob o prisma substancial, real e material, e não meramente formal, mostra-se marcante nos documentos pertencentes ao que se convencionou classificar como segunda dimensão dos direitos humanos. 
c. Os direitos humanos da terceira dimensão marcam a passagem de um Estado autoritário para um Estado de Direito e, nesse contexto, o respeito às liberdades individuais, em uma perspectiva de absenteísmo estatal, fruto do pensamento liberal-burguês do século XVIII.
d. A primeira geração dos direitos fundamentais, segundo a doutrina, seria aquela afetada aos direitos sociais, culturais e econômicos.
e. Os direitos humanos são caracterizados pela divisibilidade estrutural, de forma que compõem um conjunto de sistemas jurídicos distintos, cuja observância deve ser atomizada e separada uma da outra.
Feedback
A resposta correta é: A evidenciação de direitos sociais, culturais e econômicos, correspondendo aos direitos de igualdade, sob o prisma substancial, real e material, e não meramente formal, mostra-se marcante nos documentos pertencentes ao que se convencionou classificar como segunda dimensão dos direitos humanos..
Acerca das instituições garantidoras da proteção dos Direitos Humanos no Sistema Global e dos Sistemas Regionais de Proteção dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Corte Europeia de Direitos do Homem é composta de 47 juízes, os quais são indicados pelos Estados membros e representam, no âmbito da Corte, os interesses dos governos nacionais.
b. No âmbito do Sistema Europeu de Proteção dos Direitos humanos, o acesso à Corte Europeia é restrito, sendo conferida capacidade jurídico-processual plena apenas aos Estados- Nacionais.
c. A natureza consultiva da competência da Corte Interamericana de Direitos Humanos se refere a possibilidade do Tribunal emitir opiniões consultivas quanto à interpretações da Convenção Americana e de outros tratados de direitos humanos. 
d. A capacidade jurídico processual de acesso direto à Corte Interamericana passou a ser conferida ao indivíduo no Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos a partir do novo regulamento editado pelo referido Tribunal no ano de 2009.
e. Os juízes pertencentes ao Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos são indicados pelos Estados que mais contribuem financeiramente com a manutenção do Sistema Regional .
Feedback
A resposta correta é: A natureza consultiva da competência da Corte Interamericana de Direitos Humanos se refere a possibilidade do Tribunal emitir opiniões consultivas quanto à interpretações da Convenção Americana e de outros tratados de direitos humanos..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca dos Sistemas Regionais de Proteção dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é o principal órgão jurisdicional do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos do Homem.
b. Uma sentença emanada pela Corte Interamericana a qual define uma reparação pecuniária em face do Estado brasileiro corresponde a um título executivo judicial, nos termos do art. 109, III, da Constituição Federal. Assim, por se tratar de uma sentença estrangeira, após a devida homologação pelo Superior Tribunal de Justiça, poderá ser executada em Vara de Fazenda Pública competente.
c. Considerando os pilares do Sistema Europeu de Proteção dos Direitos Humanos, aos Estados pertencentes do Conselho da Europa e que ratificaram a Convenção Europeia de Direitos do Homem, é facultada a aceitação da jurisdição da Corte Europeia de Direitos do Homem. 
d. Somente os Estados-partes têm o direito de submeter um caso à decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
e. A natureza contenciosa da competência da Corte Interamericana se refere a possibilidade do Tribunal emitir opiniões consultivas quanto a interpretações dos diversos Tratados de Direitos Humanos, atividade que não contribui para a formação do chamado jus cogens no Direito Internacional.
Feedback
A resposta correta é: A Corte Interamericana de Direitos Humanos é o principal órgão jurisdicional do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos do Homem..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
É correto afirmar sobre a natureza e o regime jurídico da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Escolha uma:
a. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma organização internacional que integra os Estados Unidos da América.
b. A Corte Interamericana de Direitos Humanos equipara-se a um Estado estrangeiro nas suas relações como os demais Estados Membros. 
c. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma instituição legislativa e consultiva.
d. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos.
e. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma instituição judiciária autônoma.
Feedback
Aresposta correta é: A Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma instituição judiciária autônoma..
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e/ou a Corte Interamericana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A Corte é composta por nove comissários eleitos para um mandato de quatro anos, competindo-lhe, entre outras, a função de recomendar à Organização dos Estados Americanos (OEA) a expulsão de eventual Estado membro que viole direitos humanos de forma reiterada e injustificada. 
b. A Comissão, com sede na Costa Rica, é composta por onze membros indicados pelos Estados integrantes do Conselho de Segurança da Organização dos Estados Americanos (OEA), cabendo-lhe, entre outras atribuições, deliberar sobre a aplicação de sanções econômicas e/ou comerciais a qualquer país do continente americano que viole os direitos humanos.
c. Sem prejuízo de outras possíveis atribuições, à Comissão cabe promover a observância e a defesa dos direitos humanos nas Américas e servir como órgão consultivo da Organização dos Estados Americanos (OEA) nessa matéria, cabendo à Corte funções contenciosas e consultivas, com possibilidade de aplicação de medidas cautelares.
d. São órgãos do sistema global de proteção dos direitos humanos, funcionando a Comissão, a pedido exclusivo das partes envolvidas, como instância revisora das decisões da Corte.
e. Corte e Comissão são órgãos que compõem o chamado Sistema Latino-Americano de Proteção dos Direitos Humanos, sendo a Comissão o órgão gestor da política continental de promoção dos Direitos Humanos e a Corte, órgão destinado à investigar e julgar as denúncias de violação dos Direitos Humanos nos países do continente.
Feedback
A resposta correta é: Sem prejuízo de outras possíveis atribuições, à Comissão cabe promover a observância e a defesa dos direitos humanos nas Américas e servir como órgão consultivo da Organização dos Estados Americanos (OEA) nessa matéria, cabendo à Corte funções contenciosas e consultivas, com possibilidade de aplicação de medidas cautelares..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Atente à seguinte descrição: “[...] é competente para processar e julgar qualquer caso relativo à interpretação e à aplicação das disposições do Pacto de São José, para apreciar consultas dos Estados relativas à interpretação das normas do sistema interamericano e para emitir pareceres a respeito da compatibilidade entre leis internas e os tratados do sistema interamericano”. O texto acima descreve a
Escolha uma:
a. Conselho de Direitos Humanos da ONU
b. Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
c. Secretaria Geral da OEA. 
d. Corte Interamericana de Direitos Humanos.
e. Assembleia Geral da OEA.
Feedback
A resposta correta é: Corte Interamericana de Direitos Humanos..
A respeito da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. a Comissão é composta por 7 membros eleitos, que atuam como representantes dos seus respectivos governos.
b. a Comissão é órgão auxiliar da ONU e tem como função primordial a supervisão das obrigações dos Estados em virtude da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. 
c. após a primeira eleição da Comissão, a duração do mandato dos seus membros será de 4 anos e poderão ser reeleitos por uma só vez.
d. a competência para apresentar à Comissão petições que contenham denúncias ou queixas de violação desta Convenção por um Estado-Parte será do Ministério Público Federal.
e. a Comissão é um órgão de caráter jurisdicional que foi criado pela Convenção com tripla função, a consultiva, a contenciosa e a executiva.
Feedback
A resposta correta é: após a primeira eleição da Comissão, a duração do mandato dos seus membros será de 4 anos e poderão ser reeleitos por uma só vez..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Joana, funcionária de um hospital, decide adotar um recém- nascido. Porém seu pedido de licença-maternidade é negado, por falta de previsão legal. Inconformada Joana ingressa na Justiça Trabalhista, onde recebe decisões favoráveis à luz dos princípios constitucionais, inclusive do Tribunal Superior do Trabalho. Porém, em última análise do caso, o Supremo Tribunal Federal decide pela denegação do pedido de licença maternidade, operando-se o trânsito em julgado da decisão. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humano, qual será a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Joana não poderá ter sua petição admitida, em razão de ser requisito indispensável que estivesse representada por um Estado-membro da Organização dos Estados Americanos, para apresentar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um outro Estado-parte do qual é nacional.
b. Como a proteção da família não está garantida pelo Pacto de São José da Costa Rica, Joana terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos. 
c. Como a questão já transitou em julgado no Poder Judiciário do país acusado, Joana terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
d. Joana poderá ter sua petição admitida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que poderá continuar a analisar o mérito do assunto mesmo que o Brasil tenha alterado a legislação sobre o tema após a decisão do caso de Joana pelo STF, passando a beneficiar mães adotivas, em face da impossibilidade de retroatividade da norma para atingir coisa julgada.
e. Joana poderá apresentar sua petição diretamente a Corte Interamericana de Direitos Humanos, desde que o faça representada por advogado legalmente constituído.
Feedback
A resposta correta é: Joana poderá ter sua petição admitida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que poderá continuar a analisar o mérito do assunto mesmo que o Brasil tenha alterado a legislação sobre o tema após a decisão do caso de Joana pelo STF, passando a beneficiar mães adotivas, em face da impossibilidade de retroatividade da norma para atingir coisa julgada..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na seara dos tratados e das convenções internacionais sobre direitos humanos incorporados pelo ordenamento jurídico brasileiro, destaca-se a Convenção Americana de Direitos Humanos. Também conhecida como Pacto de San José da Costa Rica, tal Convenção foi adotada em 22 de novembro de 1969, durante a Conferência Especializada Interamericana sobre Direitos Humanos. Sobre ela, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. reitera princípios consagrados na Carta da Organização dos Estados Americanos, na Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e no Estatuto de Roma.
b. em seu bojo, dentre os direitos protegidos, destaca a proteção à família, embora se omita sobre o direito da criança.
c. embora assinada em 1969, foi ratificada pelo Brasil apenas em 1988, possivelmente em razão da resistência do regime militar em acolher os compromissos nela estipulados.
d. estabelece como competentes para conhecerem os assuntos relacionados com o cumprimento dos compromissos assumidos pelos Estados-Partes a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. 
e. no âmbito regional trata-se do documento mais importante do sistema interamericano, excluindo a subordinação ao sistema global de proteção dos direitos humanos.
Feedback
A resposta correta é: estabelece como competentes para conhecerem os assuntos relacionados com o cumprimento dos compromissos assumidos pelos Estados-Partes a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
É sabido que, concomitantemente ao Sistema Global de proteção aos direitos humanos, subsistematualmente três sistemas regionais principais de proteção a eles, quais sejam: os Sistemas Africano, Europeu e Interamericano. Destaca-se, dentro do Sistema Interamericano, a Convenção Americana dos Direitos Humanos, adotada em 1969 durante a Conferência Intergovernamental celebrada pela Organização dos Estados Americanos – OEA. A respectiva Convenção estabeleceu, em seu âmbito, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, as quais podem ser definidas como mecanismos de monitoramento e implementação dos direitos nela estabelecidos. Quanto a esses dois aparatos previstos na Convenção Americana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O esgotamento de todos os recursos na jurisdição interna não constitui requisito fundamental para admissão de petição ou de comunicação de violação de direitos humanos à Comissão Internacional de Direitos Humanos.
b. De acordo com a Convenção Americana de Direito Humanos, apenas os Estados-Partes e a Comissão Interamericana podem submeter casos à Corte Interamericana de Direitos Humanos, podendo esta, em reconhecendo a violação de direito protegido, determinar a reparação do dano e, inclusive, o pagamento de indenização à parte lesada. 
c. A Corte Interamericana de Direitos Humanos pode substituir os Tribunais Internos e funcionar como Tribunal de recurso e cassação de decisões proferidas no plano do ordenamento doméstico.
d. A competência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos alcança apenas os Estados-Partes da Convenção Americana.
e. A decisão da Corte Interamericana possui força jurídica vinculante e obrigatória, passível de recurso.
Feedback
A resposta correta é: De acordo com a Convenção Americana de Direito Humanos, apenas os Estados-Partes e a Comissão Interamericana podem submeter casos à Corte Interamericana de Direitos Humanos, podendo esta, em reconhecendo a violação de direito protegido, determinar a reparação do dano e, inclusive, o pagamento de indenização à parte lesada..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um dos efeitos do embate ideológico do pós-Segunda Guerra no desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos foi a cisão dos direitos civis e políticos em relação aos direitos econômicos, sociais e culturais.
Escolha uma:
a. A Corte Interamericana de Direitos Humanos, no exercício de seu poder de resolução de casos contenciosos, atende petições formuladas pelos Estados Partes, por indivíduos ou organizações. 
b. Quanto a eventual condenação consistente no pagamento de indenização, a sentença proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, por ser título executivo judicial, poderá ser executada perante o Superior Tribunal de Justiça.
c. A internacionalização dos direitos humanos constitui um movimento extremamente recente da história, surgido a partir do pós-guerra, como proposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo. Se a Segunda Guerra significou a ruptura com os direitos humanos, o pós-guerra deveria significar sua reconstrução.
d. Além das manifestações dos Estados-partes, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem pode admitir apenas petições de organizações não governamentais e de coletividades ou grupos minoritários.
e. O Sistema Africano de proteção dos direitos do homem é o sistema regional de proteção mais antigo e bem estruturado do mundo atualmente.
Feedback
A resposta correta é: A internacionalização dos direitos humanos constitui um movimento extremamente recente da história, surgido a partir do pós-guerra, como proposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo. Se a Segunda Guerra significou a ruptura com os direitos humanos, o pós-guerra deveria significar sua reconstrução..
A respeito da internacionalização dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A internacionalização dos direitos humanos impõe que o Estado, e não o indivíduo, seja sujeito de direitos internacional.
b. A criação de normas de proteção internacional no âmbito dos direitos humanos possibilita a responsabilização do Estado quando as normas nacionais forem omissas. 
c. As organizações Governamentais defensoras dos direitos humanos são sujeitos de direito internacional.
d. Muito tempo antes do fim da II Guerra Mundial ocorreu a internacionalização dos direitos humanos, com a limitação dos poderes do Estado a fim de garantir o respeito integral aos direitos fundamentais da pessoa humana.
e. A limitação do poder, quando previsto na Constituição, garante por si só o respeito aos direitos humanos.
Feedback
A resposta correta é: A criação de normas de proteção internacional no âmbito dos direitos humanos possibilita a responsabilização do Estado quando as normas nacionais forem omissas..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em 1999, Damião Ximenes Lopes, pessoa com deficiência mental, foi internado na Casa de Repouso Guararapes, na cidade de Sobral (CE), pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em perfeito estado físico. Poucos dias depois, sua mãe o encontrou agonizante, sangrando, com hematomas, sujo e com as mãos amarradas para trás, vindo a falecer nesse mesmo dia, sem qualquer assistência médica no momento de sua morte. Com a demora nos processos cível e criminal na Justiça daquele Estado na apuração de responsabilidades, a família, alegando violação do direito à vida, à integridade psíquica (dos familiares, pela ausência de punição aos autores do homicídio) e ao devido processo legal em prazo razoável, peticionou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que veio a processar o Estado brasileiro perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH). Com relação a esse caso, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. O Brasil, após a condenação no caso epigrafado, infelizmente não cumpriu as determinações exaradas pela Corte Interamericana.
b. Foi aplicada pela Corte IDH a doutrina da eficácia horizontal da proteção internacional dos direitos humanos (“Drittwirkung”), responsabilizando o Estado brasileiro. 
c. Em face do caráter subsidiário da jurisdição internacional, foi acolhida exceção de admissibilidade por ausência de esgotamento dos recursos internos, oposta pelo Estado brasileiro, tendo sido determinada pela Corte IDH a suspensão do feito até o exaurimento dos mecanismos internos de reparação.
d. A forma federativa do Estado brasileiro justificou a condenação do Estado do Ceará em litisconsórcio passivo com a União.
e. Petição dos familiares da vítima endereçada à Corte IDH, após o trâmite regular em que se afastou as preliminares do Brasil de ausência de esgotamento dos recursos internos e denunciação à lide ao Ceará, foi acolhida com condenação da União.
Feedback
A resposta correta é: Foi aplicada pela Corte IDH a doutrina da eficácia horizontal da proteção internacional dos direitos humanos (“Drittwirkung”), responsabilizando o Estado brasileiro..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. a Corte Internacional de Justiça foi criada como o principal órgão judicial das Nações Unidas, sendo composto por nove juízes.
b. a admissão de qualquer Estado como Membro das Nações Unidas será efetuada por decisão da Assembleia Geral, sem qualquer interferência do Conselho de Segurança.
c. o Conselho de Segurança é composto de quinze membros das Nações Unidas. São membros permanentes: China, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Os demais são eleitos pela Assembleia Geral.
d. assinada em São Francisco, em 26 de junho de 1945, criou o Conselho de Direitos Humanos, endossando a visão de que os direitos fundamentais são essenciais para a paz e o desenvolvimento das nações.
e. seus propósitos centrais são: (i) manter a paz e a segurança internacional; (ii) fomentar a cooperação internacional nos campos social e econômico; (iii) promover os direitos humanos no âmbito universal.Feedback
A resposta correta é: seus propósitos centrais são: (i) manter a paz e a segurança internacional; (ii) fomentar a cooperação internacional nos campos social e econômico; (iii) promover os direitos humanos no âmbito universal..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é CORRETO afIrmar:
Escolha uma:
a. Considerando os pilares do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, aos Estados pertencentes à OEA que ratificaram a Convenção Americana de Direitos do Homem, a jurisdição da Corte Interamericana de Direitos do Homem possui caráter obrigatório.
b. A Corte Interamericana de Direitos Humanos já decidiu que a lei da anistia de 1979, editada pelo Brasil, é manifestamente incompatível com a Convenção Americana de Direitos Humanos. 
c. O Brasil não se submete à jurisdição da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
d. O Brasil não ratifcou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Defciência e seu Protocolo Facultativo.
e. O Tribunal Penal Internacional é um órgão jurisdicional criado no âmbito do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, cuja atuação depende de provocação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Feedback
A resposta correta é: A Corte Interamericana de Direitos Humanos já decidiu que a lei da anistia de 1979, editada pelo Brasil, é manifestamente incompatível com a Convenção Americana de Direitos Humanos..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a historicidade dos Direitos Humanos e a Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Considerando os direitos humanos e sua fundamentação historicamente vinculada ao Direito Natural, pode se considerar desnecessário o estabelecimento de disposições de direito interno pelos Estados Nacionais que assegurem a proteção jurídica dos direitos humanos.
b. De acordo com o estágio atual do Direito Internacional dos Direitos Humanos, os indivíduos tem acesso a determinadas instâncias internacionais de supervisão e controle das obrigações assumidas pelos Estados, mas devem cumprir requisitos previstos para cada um desses processos internacionais de direitos humanos. 
c. O reconhecimento de Direitos Humanos no contexto internacional somente se realizou após a Segunda Guerra Mundial.
d. A Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 estabeleceu o direito do Estado em expulsar de seu território aqueles que sejam acusados de colocar em risco a segurança da nação.
e. A Carta das Nações Unidas de 1988 deu origem aos princípios que viriam a orientar a construção do Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos
Feedback
A resposta correta é: De acordo com o estágio atual do Direito Internacional dos Direitos Humanos, os indivíduos tem acesso a determinadas instâncias internacionais de supervisão e controle das obrigações assumidas pelos Estados, mas devem cumprir requisitos previstos para cada um desses processos internacionais de direitos humanos..
Assinale a alternativa correta acerca da classificação dos Direitos Humanos em gerações.
Escolha uma:
a. A segunda geração de direitos envolve aqueles denominados fraternos, como o meio ambiente ecologicamente equilibrado
b. A terceira geração de direitos é marcada pelos direitos tecnológicos, como a bioética.
c. Os direitos de liberdade são classificados como de primeira geração. 
d. A segunda geração de direito compreende os direitos de liberdade.
e. Os direitos sociais ou de igualdade são classificados como de quarta geração.
Feedback
A resposta correta é: Os direitos de liberdade são classificados como de primeira geração..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale o Tratado que o Brasil não é signatário:
Escolha uma:
a. Convenção sobre os Direitos da Criança
b. Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos Cruéis ou Degradantes
c. Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura 
d. Protocolo Facultativo à Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher
e. Carta Africana dos Direitos Humanos
Feedback
A resposta correta é: Carta Africana dos Direitos Humanos.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em 2010, o Congresso Nacional aprovou por Decreto Legislativo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Essa convenção já foi aprovada na forma do artigo 5º, § 3º, da Constituição, sendo sua hierarquia normativa de
Escolha uma:
a. lei complementar.
b. emenda constitucional. 
c. status supralegal.
d. lei federal ordinária.
e. lei delegada
Feedback
A resposta correta é: emenda constitucional..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A concepção contemporânea de direitos humanos estabelece que estes direitos são:
Escolha uma:
a. Específicos de cada cultura, sendo vedada a proteção internacional, por ofensa à soberania nacional.
b. Específicos de cada cultura, sendo vedada a proteção internacional, por ofensa a não intervenção.
c. Universais, sendo introduzido o sistema de proteção internacional dos direitos humanos, orientado pela primazia dos interesses do Estado.
d. Universais, sendo introduzido o sistema de proteção internacional dos direitos humanos, orientado pela primazia da pessoa humana. 
e. Específicos de cada cultura, sendo vedada a proteção internacional, por ofensa à autodeterminação dos povos.
Feedback
A resposta correta é: Universais, sendo introduzido o sistema de proteção internacional dos direitos humanos, orientado pela primazia da pessoa humana..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o tratamento dos direitos humanos no Brasil, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Segundo a Constituição Federal de 88, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos serão equivalentes às emendas constitucionais, se aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, pela maioria qualificada de 3/5 dos votos dos respectivos membros. 
b. Os Tratados de Direitos Humanos que forem aprovadas em turno único, nas duas casas do Congresso Nacional, por maioria absoluta em cada uma das casas, serão equiparadas a emendas constitucionais.
c. Os Tratados de Direitos Humanos ratificados, independentemente se antes ou depois do advento da Emenda Constitucional 45/2004, incorporam-se ao direito pátrio com força de emenda constitucional.
d. A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que em 2010 foi aprovada pelo Congresso Nacional na forma do artigo 5º, § 3º da CF, possui hierarquia normativa supralegal.
e. A noção de direitos humanos está estritamente relacionada ao sistema político, cultural, econômico, moral e social vigente em determinada sociedade.
Feedback
A resposta correta é: Segundo a Constituição Federal de 88, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos serão equivalentes às emendas constitucionais, se aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, pela maioria qualificada de 3/5 dos votos dos respectivos membros..
O Estado regulamenta a convivência social em seu território por meio de legislação nacional, e a comunidade internacional também cria regras, que podem conflitar com as nacionais. A respeito das correntes doutrinárias que procuram proporcionar solução para o conflito entre as normas internas e as internacionais, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. De acordo com a corrente dualista, o direito interno e o direito internacional convivem em uma única ordem jurídica.
b. Nenhum país adota a corrente doutrinária monista.
c. Consoante a corrente monista, o ato de ratificação de tratado gera efeitos no âmbito nacional. 
d. De acordo com a corrente monista, a norma interna sempre prevalece sobre a internacional.
e. A corrente monista e a dualista apresentam as mesmas respostaspara o conflito entre as normas internas e as internacionais
Feedback
A resposta correta é: Consoante a corrente monista, o ato de ratificação de tratado gera efeitos no âmbito nacional..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta acerca da classificação dos Direitos Humanos em gerações.
Escolha uma:
a. A quarta geração de direitos é ligada aos direitos tecnológicos, como o direito de informação. 
b. As liberdades políticas e civis marcam a segunda geração de direitos.
c. A quarta geração de direitos é marcada pelos avanços sociais.
d. Os direitos de fraternidade, como o progresso e a paz, são elementos dos direitos de primeira geração.
e. A terceira geração de direitos constitui direitos de igualdade.
Feedback
A resposta correta é: A quarta geração de direitos é ligada aos direitos tecnológicos, como o direito de informação..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com a promulgação da Emenda Constitucional n° 45/2004, os tratados internacionais sobre direitos humanos são equivalentes às emendas constitucionais quando
Escolha uma:
a. aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em turno único, por três quintos dos votos dos respectivos membros.
b. aprovados, no Senado Federal, em dois turnos, por dois terços dos votos dos respectivos membros.
c. aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros. 
d. aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois terços dos votos dos respectivos membros.
e. aprovados, na Câmara dos Deputados, em dois turnos, por dois terços dos votos dos respectivos membros.
Feedback
A resposta correta é: aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia as assertivas abaixo e coloque à frente de cada um dos parênteses (F) se FALSA e (V) se for VERDADEIRA: 
(  ) Dois ordenamentos jurídicos distintos e totalmente independentes entre si – Dualismo. 
(  ) Uma ordem jurídica internacional e uma ordem jurídica interna – Monismo. 
(  ) Impossibilidade de conflito entre Direito Internacional e o Interno – Monismo. 
(  ) O Direito Internacional é que dirige a convivência entre os Estados, ao passo que o Direito interno disciplina as relações entre os indivíduos e entre estes e o ente estatal – Dualismo. 
Marque a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo:
Escolha uma:
a. F – V – V – F.
b. V – F – V – V.
c. V – F – F – V. 
d. F – V – F – F.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V – F – F – V..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito da cláusula de abertura constitucional consagrada no artigo 5º, § 2º, da Constituição Federal de 1988, e considerando a hierarquia dos tratados internacionais, sustenta a atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal - STF que:
Escolha uma:
a. Os tratados internacionais, independentemente de seu objeto, têm hierarquia constitucional por expandirem o “bloco de constitucionalidade”.
b. Os tratados internacionais, independentemente de seu objeto, têm paridade hierárquica com a lei federal por serem juridicamente vinculantes.
c. Os tratados internacionais têm hierarquia inferior à lei federal por serem promulgados por decreto presidencial.
d. Os tratados internacionais de proteção dos direitos humanos têm hierarquia superior à legalidade ordinária, permitindo o controle de convencionalidade das leis. 
e. Os tratados internacionais têm hierarquia supraconstitucional por serem expressão do jus cogens internacional.
Feedback
A resposta correta é: Os tratados internacionais de proteção dos direitos humanos têm hierarquia superior à legalidade ordinária, permitindo o controle de convencionalidade das leis..
Sobre a realidade dos direitos humanos no plano internacional, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os Estados nacionais não possuem papel central na construção de um aparato normativo e político que dê estabilidade e credibilidade às instituições existentes nos sistemas regionais de proteção dos direitos humanos.
b. O Brasil se mostra um bom cumpridor das determinações s sentenças da Comissão e Corte Interamericanas de Direitos Humanos.
c. Os grupos vulneráveis – índios, pobres, mulheres, crianças, LGBTI – são os maiores alvos de violência em relação aos direitos humanos.
d. O debate do universalismo e relativismo cultural é um tema já superado no Direito Internacional dos Direitos Humanos. 
e. A escolha do regime político da democracia não influencia no combate a violações dos direitos humanos.
Feedback
A resposta correta é: Os grupos vulneráveis – índios, pobres, mulheres, crianças, LGBTI – são os maiores alvos de violência em relação aos direitos humanos..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a realidade dos direitos humanos no Brasil, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O direito a igualdade necessariamente deve ser observado em associação com o direito À diferença e à diversidade.
b. Mulheres, as crianças, as populações afrodescendentes, os povos indígenas, os migrantes, as pessoas com deficiência, dentre outras categorias de vulneráveis devem ser vistos nos mesmos termos que todos os outros grupos sociais, em razão do respeito a igualdade. 
c. A anistia internacional é uma entidade norte-americana criada para monitorar os países em desenvolvimento/emergentes no tema da proteção dos direitos humanos.
d. Dentre as atividades realizadas no Sistemas Global e Regionais de Proteção aos Direitos Humanos, não se inclui a elaboração de relatórios, públicos e periódicos, com objetivo de alertar a comunidade mundial da existência ou não de violação dos direitos humanos em um determinado país, pois isso seria uma afronta a soberania do Estado.
e. A proteção dos direitos humanos no Brasil deve ser restrita àqueles que realmente necessitam de proteção.
Feedback
A resposta correta é: O direito a igualdade necessariamente deve ser observado em associação com o direito À diferença e à diversidade..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os indicativos de proteção dos direitos humanos no Brasil, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A população carcerária brasileira, em sua maior parte, dé composta por pessoas da faixa etária de 45 a 70 anos.
b. a morte de civis, sem envolvimento com praticas criminosas, por policiais em serviço é uma pratica que se verifica apenas na região Centro-Oeste. 
c. O sistema penitenciário sempre foi instrumento de uma política penal voltada para criminalizar a conduta negra
d. O Poder Executivo tem se mostrado preocupado com a taxa de homicídios, trafico de drogas, mas não com o sistema prisional, pois este é um problema que foi solucionado com as politicas públicas mais recentes.
e. Os casos de homicídios múltiplos e de homicídios múltiplos com características de execuções tem diminuído em razão da atuação das policias civis e militares.
Feedback
A resposta correta é: O sistema penitenciário sempre foi instrumento de uma política penal voltada para criminalizar a conduta negra.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto aos direitos humanos assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A fragilidade da segurança pública no RJ, que ensejou a intervenção federal em curso, é caso isolado na realidade institucional brasileira.
b. o DF, sendo um dos entes políticos mais desenvolvidos da federação, nunca passou ou sofreu risco de intervenção federal.
c. A proibição absoluta do aborto é uma medida adequada para a proteção dos direitos humanos. 
d. A despeito da crescente da violência, ao longo dos últimos anos tem-se verificado uma diminuição dos casos de homicídios nas grandes cidades.
e. A previsão de tribunalespecial para crimes praticados por militares viola o princípio constitucional da independência judicial.
Feedback
A resposta correta é: A previsão de tribunal especial para crimes praticados por militares viola o princípio constitucional da independência judicial..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a realidade dos direitos humanos no Brasil, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A restrição ao direito de manifestação pacífica e criminalização dos protestos sociais é uma forma de assegurar o cumprimento dos direitos humanos
b. A medida de facilitação do licenciamento e compra de armas de fogo é consonante aquilo que se apregoa no Direito Internacional dos Direitos Humanos.
c. A proteção dos direitos humanos no Brasil deve ser a mais ampla possível, abrangendo todas as classes sociais e os gêneros. 
d. No ultimo ano, o Brasil avançou significativamente nos indicadores de proteção dos direitos humanos.
e. A atividade parlamentar nacional tem se mostrado extremamente cautelosa em favor dos direitos humanos quando se trata de alterações da legislação vigente.
Feedback
A resposta correta é: A proteção dos direitos humanos no Brasil deve ser a mais ampla possível, abrangendo todas as classes sociais e os gêneros..
Questão 01 - A respeito das Convenções Internacionais sobre Direitos Humanos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Uma vez que a Convenção sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, ratificada pelo Brasil, tem como objetivo proteger um grupo específico, não pode ser considerada como um documento de proteção internacional dos direitos humanos.
b. A despeito da sua importância na salvaguarda dos direitos humanos, a Anistia Internacional, como instituição global, jamais obteve reconhecimento internacional pelas suas realizações.
c. O Sistema Americano de Proteção dos Direitos Humanos incorpora mecanismo de proteção que consagra a possibilidade de acesso direito pelo cidadão a órgão jurisdicional, por meio do protocolo de petições sobre violações. 
d. Os instrumentos normativos internacionais de proteção dos direitos humanos não permitem que o Estado-parte adote, de forma definitiva, ações afirmativas para garantir a igualdade entre gêneros.
e. existem inúmeras organizações não governamentais que trabalham, em nível nacional e internacional, para salvaguardar os direitos humanos no âmbito dos Estados Nacionais, dentre elas a Anistia Internacional
Feedback
A resposta correta é: existem inúmeras organizações não governamentais que trabalham, em nível nacional e internacional, para salvaguardar os direitos humanos no âmbito dos Estados Nacionais, dentre elas a Anistia Internacional.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil, transgêneros, transexuais e travestis têm garantidos o reconhecimento e a adoção, em instituições e redes de ensino, em todos os níveis e modalidades, de seus nomes sociais que são
Escolha uma:
a. os que se encontram registrados apenas em suas identidades, excluindo as certidões de nascimento.
b. nomeações registradas no cartório de registro de nascimentos, elaborados por seus pais.
c. unicamente o nome oficialmente registrado
d. aqueles pelos quais essas pessoas se identificam e são identificadas pela sociedade. 
e. o tratamento adequado e respeitoso pelos quais devem ser tratados ao invés dos nomes vulgares e xingamentos.
Feedback
A resposta correta é: aqueles pelos quais essas pessoas se identificam e são identificadas pela sociedade..
Texto da questão
Sobre a realização dos direitos humanos no Brasil, alternativa correta:
Escolha uma:
a. A natureza da proteção internacional dos direitos humanos atribui aos Estados o dever de proteger somente os nacionais, mas não os estrangeiros que se encontrem em território pátrio, do que se depreende que a nacionalidade tem especial importância nesse contexto.
b. Os tratados podem agir como normas de direito interno, desde que ratificados e incorporados, podendo influenciar a alteração, ou criação, de regulamentação nacional específica. 
c. A despeito dos direitos humanos constar na agenda internacional como um dos temas mais importantes, a CF/88 não mostrou preocupação com essa pauta.
d. O Brasil se mostra como um dos Estados Nacionais mais eficientes no combate a violação dos Direitos Humanos.
e. A natureza sinalagmática dos tratados internacionais impõe obrigações estatais efetivas para a proteção dos indivíduos e de seus direitos diante dos outros Estado contratantes.
Feedback
A resposta correta é: Os tratados podem agir como normas de direito interno, desde que ratificados e incorporados, podendo influenciar a alteração, ou criação, de regulamentação nacional específica..
Texto da questão
Considerando os direitos humanos no Brasil e a 3ª Versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), assinale a afirmação verdadeira.
Escolha uma:
a. Na questão dos Direitos Humanos, os grupos privados sempre influenciam de forma positiva no avanço do tema.
b. O Programa busca solidificar o status quo social.
c. A 3ª Versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) possui uma preocupação clara com respeito às diferentes crenças, pela liberdade de culto e garantia de laicidade prevista na Constituição Federal 
d. o Programa prevê o desenvolvimento da agricultura familiar a partir de incentivos ao uso dos agrotóxicos.
e. O programa não sofreu qualquer critica dos grupos sociais, justamente em razão de debater temas pacíficos para a sociedade.
Feedback
A resposta correta é: A 3ª Versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) possui uma preocupação clara com respeito às diferentes crenças, pela liberdade de culto e garantia de laicidade prevista na Constituição Federal.
Texto da questão
Sobre a evolução do reconhecimento de direitos ao grupo vulnerável constituído por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros (LGBT), é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. A teoria dos direitos humanos define que na ponderação entre direitos dos guardiões e das crianças, a orientação sexual é fator determinante para avaliação do direito à guarda, considerando que a exposição à discriminação afeta o crescimento e o desenvolvimento emocional das crianças filhas de casais homossexuais.
b. o Supremo Tribunal Federal brasileiro reconhece o direito à alteração do nome e gênero no assento do registro civil, sem a necessidade de realização de procedimento cirúrgico de redesignação de sexo. 
c. segundo a jurisprudência dominante, o reconhecimento do princípio constitucional da igualdade impede a expedição de documentos oficiais às pessoas transexuais contemplando prenome que esteja em desacordo com seu sexo biológico.
d. ainda não é possível a apresentação de reclamações individuais perante o sistema de proteção aos direitos humanos da ONU e dos sistemas regionais sobre violações a direitos humanos desse grupo.
e. considerando o âmbito dos sistemas global e regional de proteção aos direitos humanos de que o Brasil é parte, ainda não existe qualquer espécie de instrumento que contemple especificamente princípios sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero.
Feedback
A resposta correta é: o Supremo Tribunal Federal brasileiro reconhece o direito à alteração do nome e gênero no assento do registro civil, sem a necessidade de realização de procedimento cirúrgico de redesignação de sexo..
A cerca das três grandes vertentes jurídicas da proteção internacional da pessoa humana – direitos humanos, direito humanitário e direito dos refugiados – existem convergências e divergências. Nesse sentido,
Escolha uma:
a. o processo de gradual distanciamento e divergência do direito humanitário, com a proteção internacional dos direitos humanos, tem-se manifestado nos planos normativo, hermenêutico e operacional.
b. o reconhecimento, inclusive judicial, do alcance eda dimensão amplos das obrigações convencionais de proteção internacional da pessoa humana assegura a continuidade do processo de expansão do direito de proteção. 
c. a visão compartimentalizada dessas três grandes vertentes encontra-se definitivamente implantada na atualidade.
d. a prática contemporânea deixa de admitir a aplicação simultânea de normas de proteção do direito internacional dos direitos humanos, do direito internacional dos refugiados e do direito internacional humanitário.
e. o Estado, na proteção internacional da pessoa humana em tempo de paz, está isento em seus deveres jurídicos de tomar medidas positivas para prevenir, investigar e sancionar violações dos direitos humanos.
Feedback
A resposta correta é: o reconhecimento, inclusive judicial, do alcance e da dimensão amplos das obrigações convencionais de proteção internacional da pessoa humana assegura a continuidade do processo de expansão do direito de proteção..
Texto da questão
Considerando as fontes normativas e os fundamentos do Direito Internacional, assinale a alternativa correta:
I – Somente as indicações do art. 38 do Estatuo da CIJ podem ser consideradas fontes de Direito Internacional.
II - De acordo com o Estatuto da Corte da Haia, a equidade constitui, apesar de seu caráter impreciso, fonte recorrente e prevista como obrigatória na resolução judicial de contenciosos internacionais sobre refugiados.
III - No âmbito de solução dos contenciosos internacionais, observa-se a crescente invocação de decisões judiciais antecedentes e costumes internacionais, ainda que tais fontes normativas não sejam previstas no Estatuto da CIJ.
IV – A Doutrina dos juristas mais qualificados dos Estados é considerada fonte estatutária de Direito Internacional.
V – Os tratados sobre Refugiados são superiores às leis internas e vinculantes aos Estados-partes.
Escolha uma:
a. As assertivas III e IV estão corretas.
b. As assertivas II e IV estão corretas.
c. As assertivas IV e V estão corretas. 
d. Todas estão corretas.
e. As assertivas I e II estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: As assertivas IV e V estão corretas..
Texto da questão
A respeito do Direito Internacional dos Refugiados, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A entrada de refugiados em países estrangeiros não contribuem com a melhora da identidade social do Estado quando bem integrados às comunidades locais.
b. Em caso de violação de direitos humanos, admite-se a mitigação do principio da soberania e da negação de intervenção em assuntos internos, permitindo-se inclusive missões humanitárias nos Estados. 
c. a prática contemporânea deixa de admitir a aplicação simultânea de normas de proteção do direito internacional dos direitos humanos, do direito internacional penal e do direito internacional dos refugiados.
d. O Marco jurídico para reconhecer a existência e a conceituação dos refugiados foi a Convenção de 1951, relativa ao Estatuto dos Refugiados, adotada em 28 de julho de 1951 pela Conferência das Nações Unidas. Tal definição não foi modificada, permanecendo vigente até os tempos atuais.
e. Em razão dos estreitos limites de competência definidos no art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, a temática da proteção dos Direitos Humanos não é abordada pelo Tribunal quando no deslinde dos casos a ela submetidos.
Feedback
A resposta correta é: Em caso de violação de direitos humanos, admite-se a mitigação do principio da soberania e da negação de intervenção em assuntos internos, permitindo-se inclusive missões humanitárias nos Estados..
Texto da questão
Toda e qualquer intervenção humanitária realizada pela ONU em um Estado Nacional somente poderá ser realizada com a autorização:
Escolha uma:
a. Conselho de Direitos Humanos
b. Conselho de Segurança 
c. Assembléia Geral
d. Corte Internacional de Justiça
e. do Conselho Econômico e Social
Feedback
A resposta correta é: Conselho de Segurança.
Considere as seguintes assertivas e assinale a CORRETA:
Escolha uma:
a. Como exemplo dos atos unilaterais, fonte do Direito Internacional constante expressamente do rol previsto no artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, tendo, tem-se as resoluções das organizações internacionais.
b. As decisões judiciais das Cortes Regionais dos sistemas de proteção dos Direitos Humanos não podem ser consideradas fontes normativas do Direito Internacional dos Refugiados em razão da diferença do tema tratado.
c. O recurso à equidade prescinde da concordância das partes para ser validamente utilizado pelo juiz internacional ao proferir sua decisão. 
d. Dentre os princípios gerais de direito, os seguintes foram consagrados na jurisprudência internacional, o princípio da solidariedade e princípio da cooperação internacional
e. A Declaração Universal dos Direitos dos Homens não trata do tema de refugiados ou asilo em outros países.
Feedback
A resposta correta é: Dentre os princípios gerais de direito, os seguintes foram consagrados na jurisprudência internacional, o princípio da solidariedade e princípio da cooperação internacional.
Não se inclui dentre as intervenções humanitárias lideradas pela ONU:
Escolha uma:
a. Haiti (1994 e 2004).
b. Bósnia-Herzegovina (1990 - 1992),
c. Ruanda (1994) e
d. Rio de Janeiro (2018) 
e. Somália (1992),
Feedback
A resposta correta é: Rio de Janeiro (2018).
Texto da questão
Não é fonte doutrinária contemporânea:
Escolha uma:
a. Organização das Nações Unidas (ONU);
b. Comissão de Direito Internacional;
c. Declaração de Cartagena;
d. Constituições Nacionais dos Estados 
e. Resoluções do Instituto de Direito Internacional;
Feedback
A resposta correta é: Constituições Nacionais dos Estados.
Texto da questão
Em suas participações nas intervenções humanitárias lideradas pela ONU, o Brasil não contribui para a missão realizada em:
Escolha uma:
a. Timor Leste,
b. Moçambique
c. Angola
d. Haiti
e. Bósnia-Herzegovina 
Feedback
A resposta correta é: Bósnia-Herzegovina.
Texto da questão
Considerando as fontes normativas e os fundamentos do Direito Internacional, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A prática reiterada e uniforme adotada com convicção jurídica, denominada direito costumeiro, não possui tanta importância no Direito Internacional dos Refugiados.
b. Para a corrente objetivista, a normatividade jurídica do direito internacional nasce da manifestação volitiva dos Estados.
c. O princípio da equidade, referido no Estatuto da Corte Internacional de Justiça, constitui fonte incondicionada de direito internacional, mormente nas questões relacionadas aos Direitos Humanos e Direito dos Refugiados.
d. O estatuto da CIJ não traz qualquer definição do que seria fonte de Direito Internacional.
e. Um Estado pode sofrer intervenção humanitária liderada pela ONU, caso identificada uma violação sistêmica de direitos humanos em desfavor de sua população. 
Feedback
A resposta correta é: Um Estado pode sofrer intervenção humanitária liderada pela ONU, caso identificada uma violação sistêmica de direitos humanos em desfavor de sua população..
Trata-se de importante órgão da ONU que, conforme suas atribuições institucionais, contribui especificamente no tema dos Refugiados:
Escolha uma:
a. Corte Internacional de Justiça
b. ACNUR 
c. Conselho de Segurança
d. Comissão de Direito Internacional
e. FAO
Feedback
A resposta correta é: ACNUR.
Assinale a alternativa que indica corretamente o organismo internacional cujo preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos aponta que se compromete a promover, em cooperação com os Estados Membros, o respeito universal e efetivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais.
Parte superior do formulário
a) Comunidade Europeia
b) Organização do Tratado Norte
c) Organização das Nações Unidas
d) Organização Internacional do Trabalho
e) Fundo das Nações Unidas para a Infância
02. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948.Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Assim, é correto afirmar que, em seu preâmbulo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê:
A) que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus 
direitos iguais e inalienáveis não é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.
B) que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que 
ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem de 
liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade não 
pôde ser proclamado como a mais alta aspiração do ser humano comum.
C) que é essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo império da lei, para que o ser 
humano seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão.
D) que não se prevê ser essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as 
nações.
E) que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla.
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 tem como fundamento:
Escolha uma:
a. A dignidade humana, pressuposto da universalidade dos direitos humanos. 
b. A vontade divina, pressuposto da igualdade entre as pessoas.
c. A natureza humana, pressuposto da teoria das gerações de direitos.
d. A natureza humana, pressuposto da divisibilidade dos direitos humanos.
e. A dignidade humana, pressuposto do relativismo cultural.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a teoria dos direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os direitos fundamentais surgem todos de uma vez, não se originam de processo histórico paulatino.
b. A DUDH pode ser considerada o ato inaugural de uma nova concepção da vida internacional justamente por proclamar, para a comunidade das nações, a importância dos direitos humanos para a boa convivência coletiva. 
c. Apesar de a Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU prever em seu texto direitos civis e políticos ao lado dos direitos sociais, econômicos e culturais, foram aprovados dois pactos internacionais distintos, o que não gerou embaraços para os defensores da indivisibilidade dos direitos humanos, especialmente num contexto de guerra fria;
d. Considerando o estudo dos Direitos Humanos e a utilização da expressão “geração” para indicar o processo de consolidação desses direitos, pode se dizer que o termo “geração” conduz à ideia acertada de que os direitos humanos fundamentais se substituem ao longo do tempo.
e. A separação dos direitos civis e políticos, de um lado, e dos direitos sociais, econômicos e culturais, de outro, levou a doutrina a abandonar a tese da interdependência entre essas duas categorias de direitos
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Assim, é correto afirmar que, em seu preâmbulo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê:
Escolha uma:
a. que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade não pôde ser proclamado como a mais alta aspiração do ser humano comum.
b. que não se prevê ser essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.
c. que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis não é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.
d. que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla. 
e. que é essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo império da lei, para que o ser humano seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que indica corretamente o organismo internacional cujo preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos aponta que se compromete a promover, em cooperação com os Estados Membros, o respeito universal e efetivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais.
Escolha uma:
a. Organização das Nações Unidas 
b. Comunidade Europeia
c. Organização do Tratado Norte
d. Fundo das Nações Unidas para a Infância
e. Organização Internacional do Trabalho
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a teoria dos direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Declaração Universal dos Direitos Humanos não teve uma adoção tão significativa, tampouco, grande repercussão moral dentre os povos.
b. A Declaração Universal dos Direitos Humanos objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa humana, para orientar o desenvolvimento de uma raça humana superior.
c. No âmbito das teorizações sobre direitos humanos, foi pouca ou quase nula a influência do pensamento religioso e dos sistemas políticos adotados pelos Estados ao longo das eras.
d. A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos humanos de segunda geração. 
e. Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direitos do Homem não possuem o mesmo significado. Assim, a primeira nomenclatura surgida foi a dos Direitos Fundamentais, a qual remonta a época do jusnaturalismo.
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
É sabido que, concomitantemente ao Sistema Global de proteção aos direitos humanos, subsistem atualmente três sistemas regionais principais de proteção a eles, quais sejam: os Sistemas Africano, Europeu e Interamericano. Destaca-se, dentro do Sistema Interamericano, a Convenção Americana dos Direitos Humanos, adotada em 1969 durante a Conferência Intergovernamental celebrada pela Organização dos Estados Americanos – OEA. A respectiva Convenção estabeleceu, em seu âmbito, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, as quais podem ser definidas como mecanismos de monitoramento e implementação dos direitos nela estabelecidos. Quanto a esses dois aparatos previstos na Convenção Americana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A competência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos alcança apenas os Estados-Partes da Convenção Americana.
b. A Corte Interamericana de Direitos Humanos pode substituir os Tribunais Internos e funcionar como Tribunal de recurso e cassação de decisões proferidas no plano do ordenamento doméstico.
c. De acordo com a Convenção Americana de Direito Humanos, apenas os Estados-Partes e a Comissão Interamericana podem submeter casos à Corte Interamericana de Direitos Humanos, podendo esta, em reconhecendo a violação de direito protegido, determinar a reparação do dano e, inclusive, o pagamento de indenização à parte lesada. 
d. A decisão da Corte Interamericana possui força jurídica vinculante e obrigatória, passível de recurso.
e. O esgotamento de todos os recursos na jurisdição interna não constitui requisito fundamental para admissão de petição ou de comunicação de violação de direitos humanos à ComissãoInternacional de Direitos Humanos.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e/ou a Corte Interamericana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Corte e Comissão são órgãos que compõem o chamado Sistema Latino-Americano de Proteção dos Direitos Humanos, sendo a Comissão o órgão gestor da política continental de promoção dos Direitos Humanos e a Corte, órgão destinado à investigar e julgar as denúncias de violação dos Direitos Humanos nos países do continente.
b. A Comissão, com sede na Costa Rica, é composta por onze membros indicados pelos Estados integrantes do Conselho de Segurança da Organização dos Estados Americanos (OEA), cabendo-lhe, entre outras atribuições, deliberar sobre a aplicação de sanções econômicas e/ou comerciais a qualquer país do continente americano que viole os direitos humanos.
c. A Corte é composta por nove comissários eleitos para um mandato de quatro anos, competindo-lhe, entre outras, a função de recomendar à Organização dos Estados Americanos (OEA) a expulsão de eventual Estado membro que viole direitos humanos de forma reiterada e injustificada.
d. São órgãos do sistema global de proteção dos direitos humanos, funcionando a Comissão, a pedido exclusivo das partes envolvidas, como instância revisora das decisões da Corte.
e. Sem prejuízo de outras possíveis atribuições, à Comissão cabe promover a observância e a defesa dos direitos humanos nas Américas e servir como órgão consultivo da Organização dos Estados Americanos (OEA) nessa matéria, cabendo à Corte funções contenciosas e consultivas, com possibilidade de aplicação de medidas cautelares. 
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na seara dos tratados e das convenções internacionais sobre direitos humanos incorporados pelo ordenamento jurídico brasileiro, destaca-se a Convenção Americana de Direitos Humanos. Também conhecida como Pacto de San José da Costa Rica, tal Convenção foi adotada em 22 de novembro de 1969, durante a Conferência Especializada Interamericana sobre Direitos Humanos. Sobre ela, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. estabelece como competentes para conhecerem os assuntos relacionados com o cumprimento dos compromissos assumidos pelos Estados-Partes a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. 
b. reitera princípios consagrados na Carta da Organização dos Estados Americanos, na Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e no Estatuto de Roma.
c. em seu bojo, dentre os direitos protegidos, destaca a proteção à família, embora se omita sobre o direito da criança.
d. no âmbito regional trata-se do documento mais importante do sistema interamericano, excluindo a subordinação ao sistema global de proteção dos direitos humanos.
e. embora assinada em 1969, foi ratificada pelo Brasil apenas em 1988, possivelmente em razão da resistência do regime militar em acolher os compromissos nela estipulados.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. a Comissão é um órgão de caráter jurisdicional que foi criado pela Convenção com tripla função, a consultiva, a contenciosa e a executiva.
b. a competência para apresentar à Comissão petições que contenham denúncias ou queixas de violação desta Convenção por um Estado-Parte será do Ministério Público Federal.
c. a Comissão é órgão auxiliar da ONU e tem como função primordial a supervisão das obrigações dos Estados em virtude da Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
d. após a primeira eleição da Comissão, a duração do mandato dos seus membros será de 4 anos e poderão ser reeleitos por uma só vez. 
e. a Comissão é composta por 7 membros eleitos, que atuam como representantes dos seus respectivos governos.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca dos Sistemas Regionais de Proteção dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A natureza contenciosa da competência da Corte Interamericana se refere a possibilidade do Tribunal emitir opiniões consultivas quanto a interpretações dos diversos Tratados de Direitos Humanos, atividade que não contribui para a formação do chamado jus cogens no Direito Internacional.
b. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é o principal órgão jurisdicional do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos do Homem. 
c. Uma sentença emanada pela Corte Interamericana a qual define uma reparação pecuniária em face do Estado brasileiro corresponde a um título executivo judicial, nos termos do art. 109, III, da Constituição Federal. Assim, por se tratar de uma sentença estrangeira, após a devida homologação pelo Superior Tribunal de Justiça, poderá ser executada em Vara de Fazenda Pública competente.
d. Somente os Estados-partes têm o direito de submeter um caso à decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
e. Considerando os pilares do Sistema Europeu de Proteção dos Direitos Humanos, aos Estados pertencentes do Conselho da Europa e que ratificaram a Convenção Europeia de Direitos do Homem, é facultada a aceitação da jurisdição da Corte Europeia de Direitos do Homem.

Mais conteúdos dessa disciplina