Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada após a Segunda Guerra Mundial pela Assembléia Geral das Nações Unidas, estabeleceu
(A) a necessidade de se aliar o Estado à religião, conferindo fundamento ético e religioso à ordem pública.
(B) o direito do Estado de expulsar de seu território aqueles que sejam acusados de colocar em risco a segurança da coletividade.
(C) exclusivamente direitos civis e políticos, conferindo primazia ao direito de propriedade.
(D) exclusivamente direitos sociais, conferindo primazia aos direitos à prestação estatal positiva.
(E) a dignidade inerente a todos os seres humanos e a existência de direitos iguais e inalienáveis.
User badge image
Desafios para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, tem como um dos seus princípios fundamentais a dignidade inerente a todos os seres humanos, além de afirmar que todos têm direitos iguais e inalienáveis. Analisando as alternativas: (A) a necessidade de se aliar o Estado à religião, conferindo fundamento ético e religioso à ordem pública. - Esta opção não reflete o espírito da Declaração, que é laica e universal. (B) o direito do Estado de expulsar de seu território aqueles que sejam acusados de colocar em risco a segurança da coletividade. - Embora a segurança seja uma preocupação, a Declaração não estabelece esse direito de forma explícita. (C) exclusivamente direitos civis e políticos, conferindo primazia ao direito de propriedade. - A Declaração abrange tanto direitos civis e políticos quanto direitos sociais, econômicos e culturais. (D) exclusivamente direitos sociais, conferindo primazia aos direitos à prestação estatal positiva. - Novamente, a Declaração não se limita a direitos sociais. (E) a dignidade inerente a todos os seres humanos e a existência de direitos iguais e inalienáveis. - Esta opção reflete com precisão os princípios fundamentais da Declaração. Portanto, a alternativa correta é: (E) a dignidade inerente a todos os seres humanos e a existência de direitos iguais e inalienáveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que indica corretamente o organismo internacional cujo preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos aponta que se compromete a promover, em cooperação com os Estados Membros, o respeito universal e efetivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais.
A) Comunidade Europeia
B) Organização do Tratado Norte
C) Organização das Nações Unidas
D) Organização Internacional do Trabalho
E) Fundo das Nações Unidas para a Infância

Sobre a teoria dos direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta:
a. Os direitos fundamentais surgem todos de uma vez, não se originam de processo histórico paulatino.
b. A DUDH pode ser considerada o ato inaugural de uma nova concepção da vida internacional justamente por proclamar, para a comunidade das nações, a importância dos direitos humanos para a boa convivência coletiva.
c. Considerando o estudo dos Direitos Humanos e a utilização da expressão “geração” para indicar o processo de consolidação desses direitos, pode se dizer que o termo “geração” conduz à ideia acertada de que os direitos humanos fundamentais se substituem ao longo do tempo.
d. Apesar de a Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU prever em seu texto direitos civis e políticos ao lado dos direitos sociais, econômicos e culturais, foram aprovados dois pactos internacionais distintos, o que não gerou embaraços para os defensores da indivisibilidade dos direitos humanos, especialmente num contexto de guerra fria;
e. A separação dos direitos civis e políticos, de um lado, e dos direitos sociais, econômicos e culturais, de outro, levou a doutrina a abandonar a tese da interdependência entre essas duas categorias de direitos

Considerando os direitos humanos, assinale a alternativa correta:
a. o historicismo é característica inerente aos direitos humanos, o qual determina a possibilidade de que tais direitos sejam reconhecidos e, posteriormente, suprimidos, conforme a evolução do pensamento humano.
b. a irrenunciabilidade reconhecida aos direitos humanos significa a impossibilidade de que o seu titular abra mão de direitos previstos em tratados internacionais, os quais, entretanto, podem sofrer restrições por lei ordinária, conforme o ordenamento jurídico de cada país.
c. a imprescritibilidade dos direitos humanos determina a inexistência de prazo para ajuizamento de ações em face do Estado a respeito de eventuais violações desses direitos.
d. a defesa da característica da universalidade dos direitos humanos contempla a proibição de tratamento diferenciado a determinados grupos sociais ou culturais, em qualquer circunstância.
e. os direitos humanos são caracterizados pela indivisibilidade e complementariedade, de forma que compõem um único conjunto de direitos, cuja observância deve ser sistêmica e lastreada no princípio da dignidade da pessoa humana.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
Assim, é correto afirmar que, em seu preâmbulo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê:
A que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis não é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.
B que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade não pôde ser proclamado como a mais alta aspiração do ser humano comum.
C que é essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo império da lei, para que o ser humano seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão.
D que não se prevê ser essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.
E que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla.

Sobre a teoria dos direitos humanos e fundamentais, assinale a alternativa correta:
a. A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos humanos de segunda geração.
b. A Declaração Universal dos Direitos Humanos objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa humana, para orientar o desenvolvimento de uma raça humana superior.
c. A Declaração Universal dos Direitos Humanos não teve uma adoção tão significativa, tampouco, grande repercussão moral dentre os povos.
d. No âmbito das teorizações sobre direitos humanos, foi pouca ou quase nula a influência do pensamento religioso e dos sistemas políticos adotados pelos Estados ao longo das eras.
e. Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direitos do Homem não possuem o mesmo significado. Assim, a primeira nomenclatura surgida foi a dos Direitos Fundamentais, a qual remonta a época do jusnaturalismo.

Acerca do conceito de Direitos Humanos e da universalização de sua tutela no Direito Internacional, assinale a alternativa correta:
a. O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos prevê a possibilidade de limitação de certos direitos e garantias fundamentais, inclusive com a derrogação das obrigações estatais constantes no Tratado.
b. A concepção contemporânea de direitos humanos define que é vedada a proteção internacional quando há possibilidade de se interferir nos interesses e soberania dos Estados Nacionais.
c. A Carta das Nações Unidas de 1945 define, para a comunidade internacional, de forma clara e expressa, os conceitos de direitos humanos e liberdades fundamentais.
d. A Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 estabeleceu duas grandes categorias especificas de direito, direitos civis e políticos; e direitos econômicos, sociais e culturais, havendo preponderância daquela sobre esta.
e. A obrigatoriedade da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 decorre de sua natureza jurídica, pois, sendo um típico Tratado de Direito Internacional, vincula todos os Estados que a assinaram e ratificaram.

Com relação aos chamados “direitos econômicos, sociais e culturais”, é correto afirmar que:
a. são direitos humanos de segunda geração, o que significa que não são juridicamente exigíveis, diferentemente do que ocorre com os direitos civis e políticos.
b. incluem o direito à participação no processo eleitoral, à educação, à alimentação e à previdência social.
c. são previstos, no âmbito do sistema interamericano, no texto original da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica).
d. são direitos de quarta geração.
e. formam, juntamente com os direitos civis e políticos, um conjunto indivisível de direitos fundamentais, entre os quais não há qualquer relação hierárquica.

Sobre o catalogo de direitos humanos, assinale a alternativa correta:
a. A aceitação universal da tese da indivisibilidade dos direitos humanos eliminou a disparidade entre os métodos de implementação internacional dos direitos civis e políticos e dos direitos econômicos, sociais e culturais.
b. A evidenciação de direitos sociais, culturais e econômicos, correspondendo aos direitos de igualdade, sob o prisma substancial, real e material, e não meramente formal, mostra-se marcante nos documentos pertencentes ao que se convencionou classificar como segunda dimensão dos direitos humanos.
c. Os direitos humanos da terceira dimensão marcam a passagem de um Estado autoritário para um Estado de Direito e, nesse contexto, o respeito às liberdades individuais, em uma perspectiva de absenteísmo estatal, fruto do pensamento liberal-burguês do século XVIII.
d. A primeira geração dos direitos fundamentais, segundo a doutrina, seria aquela afetada aos direitos sociais, culturais e econômicos.
e. Os direitos humanos são caracterizados pela divisibilidade estrutural, de forma que compõem um conjunto de sistemas jurídicos distintos, cuja observância deve ser atomizada e separada uma da outra.

Acerca das instituições garantidoras da proteção dos Direitos Humanos no Sistema Global e dos Sistemas Regionais de Proteção dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta:
a. A Corte Europeia de Direitos do Homem é composta de 47 juízes, os quais são indicados pelos Estados membros e representam, no âmbito da Corte, os interesses dos governos nacionais.
b. No âmbito do Sistema Europeu de Proteção dos Direitos humanos, o acesso à Corte Europeia é restrito, sendo conferida capacidade jurídico-processual plena apenas aos Estados- Nacionais.
c. A natureza consultiva da competência da Corte Interamericana de Direitos Humanos se refere a possibilidade do Tribunal emitir opiniões consultivas quanto à interpretações da Convenção Americana e de outros tratados de direitos humanos.
d. A capacidade jurídico processual de acesso direto à Corte Interamericana passou a ser conferida ao indivíduo no Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos a partir do novo regulamento editado pelo referido Tribunal no ano de 2009.
e. Os juízes pertencentes ao Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos são indicados pelos Estados que mais contribuem financeiramente com a manutenção do Sistema Regional.

Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e/ou a Corte Interamericana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
(A) São órgãos do sistema global de proteção dos direitos humanos, funcionando a Comissão, a pedido exclusivo das partes envolvidas, como instância revisora das decisões da Corte.
(B) Sem prejuízo de outras possíveis atribuições, à Comissão cabe promover a observância e a defesa dos direitos humanos nas Américas e servir como órgão consultivo da Organização dos Estados Americanos (OEA) nessa matéria, cabendo à Corte funções contenciosas e consultivas, com possibilidade de aplicação de medidas cautelares.
(C) A Corte é composta por nove comissários eleitos para um mandato de quatro anos, competindo-lhe, entre outras, a função de recomendar à Organização dos Estados Americanos (OEA) a expulsão de eventual Estado membro que viole direitos humanos de forma reiterada e injustificada.
(D) A Comissão, com sede na Costa Rica, é composta por onze membros indicados pelos Estados integrantes do Conselho de Segurança da Organização dos Estados Americanos (OEA), cabendo-lhe, entre outras atribuições, deliberar sobre a aplicação de sanções econômicas e/ou comerciais a qualquer país do continente americano que viole os direitos humanos.
(E) Corte e Comissão são órgãos que compõem o chamado Sistema Latino-Americano de Proteção dos Direitos Humanos, sendo a Comissão o órgão gestor da política continental de promoção dos Direitos Humanos e a Corte, órgão destinado à investigar e julgar as denúncias de violação dos Direitos Humanos nos países do continente.

Atente à seguinte descrição: “[...] é competente para processar e julgar qualquer caso relativo à interpretação e à aplicação das disposições do Pacto de São José, para apreciar consultas dos Estados relativas à interpretação das normas do sistema interamericano e para emitir pareceres a respeito da compatibilidade entre leis internas e os tratados do sistema interamericano”. O texto acima descreve a:
a. Conselho de Direitos Humanos da ONU
b. Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
c. Secretaria Geral da OEA.
d. Corte Interamericana de Direitos Humanos.
e. Assembleia Geral da OEA.

Joana, funcionária de um hospital, decide adotar um recém-nascido. Porém seu pedido de licença-maternidade é negado, por falta de previsão legal. Inconformada Joana ingressa na Justiça Trabalhista, onde recebe decisões favoráveis à luz dos princípios constitucionais, inclusive do Tribunal Superior do Trabalho. Porém, em última análise do caso, o Supremo Tribunal Federal decide pela denegação do pedido de licença maternidade, operando-se o trânsito em julgado da decisão. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humano, qual será a alternativa correta:
a. Joana não poderá ter sua petição admitida, em razão de ser requisito indispensável que estivesse representada por um Estado-membro da Organização dos Estados Americanos, para apresentar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um outro Estado-parte do qual é nacional.
b. Como a proteção da família não está garantida pelo Pacto de São José da Costa Rica, Joana terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
c. Como a questão já transitou em julgado no Poder Judiciário do país acusado, Joana terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
d. Joana poderá ter sua petição admitida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que poderá continuar a analisar o mérito do assunto mesmo que o Brasil tenha alterado a legislação sobre o tema após a decisão do caso de Joana pelo STF, passando a beneficiar mães adotivas, em face da impossibilidade de retroatividade da norma para atingir coisa julgada.
e. Joana poderá apresentar sua petição diretamente a Corte Interamericana de Direitos Humanos, desde que o faça representada por advogado legalmente constituído.

É sabido que, concomitantemente ao Sistema Global de proteção aos direitos humanos, subsistem atualmente três sistemas regionais principais de proteção a eles, quais sejam: os Sistemas Africano, Europeu e Interamericano. Destaca-se, dentro do Sistema Interamericano, a Convenção Americana dos Direitos Humanos, adotada em 1969 durante a Conferência Intergovernamental celebrada pela Organização dos Estados Americanos – OEA. A respectiva Convenção estabeleceu, em seu âmbito, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, as quais podem ser definidas como mecanismos de monitoramento e implementação dos direitos nela estabelecidos. Quanto a esses dois aparatos previstos na Convenção Americana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
a. O esgotamento de todos os recursos na jurisdição interna não constitui requisito fundamental para admissão de petição ou de comunicação de violação de direitos humanos à Comissão Internacional de Direitos Humanos.
b. De acordo com a Convenção Americana de Direito Humanos, apenas os Estados-Partes e a Comissão Interamericana podem submeter casos à Corte Interamericana de Direitos Humanos, podendo esta, em reconhecendo a violação de direito protegido, determinar a reparação do dano e, inclusive, o pagamento de indenização à parte lesada.
c. A Corte Interamericana de Direitos Humanos pode substituir os Tribunais Internos e funcionar como Tribunal de recurso e cassação de decisões proferidas no plano do ordenamento doméstico.
d. A competência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos alcança apenas os Estados-Partes da Convenção Americana.
e. A decisão da Corte Interamericana possui força jurídica vinculante e obrigatória, passível de recurso.

Sobre o sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é CORRETO afirmar:
a. Considerando os pilares do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, aos Estados pertencentes à OEA que ratificaram a Convenção Americana de Direitos do Homem, a jurisdição da Corte Interamericana de Direitos do Homem possui caráter obrigatório.
b. A Corte Interamericana de Direitos Humanos já decidiu que a lei da anistia de 1979, editada pelo Brasil, é manifestamente incompatível com a Convenção Americana de Direitos Humanos.
c. O Brasil não se submete à jurisdição da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
d. O Brasil não ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo.
e. O Tribunal Penal Internacional é um órgão jurisdicional criado no âmbito do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, cuja atuação depende de provocação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Sobre a historicidade dos Direitos Humanos e a Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, assinale a alternativa correta:
a. Considerando os direitos humanos e sua fundamentação historicamente vinculada ao Direito Natural, pode se considerar desnecessário o estabelecimento de disposições de direito interno pelos Estados Nacionais que assegurem a proteção jurídica dos direitos humanos.
b. De acordo com o estágio atual do Direito Internacional dos Direitos Humanos, os indivíduos têm acesso a determinadas instâncias internacionais de supervisão e controle das obrigações assumidas pelos Estados, mas devem cumprir requisitos previstos para cada um desses processos internacionais de direitos humanos.
c. O reconhecimento de Direitos Humanos no contexto internacional somente se realizou após a Segunda Guerra Mundial.
d. A Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 estabeleceu o direito do Estado em expulsar de seu território aqueles que sejam acusados de colocar em risco a segurança da nação.
e. A Carta das Nações Unidas de 1988 deu origem aos princípios que viriam a orientar a construção do Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos.

Assinale a alternativa correta acerca da classificação dos Direitos Humanos em gerações.
a. Os direitos de liberdade são classificados como de primeira geração.
b. Os direitos sociais ou de igualdade são classificados como de quarta geração.
c. A segunda geração de direito compreende os direitos de liberdade.
d. A terceira geração de direitos é marcada pelos direitos tecnológicos, como a bioética.
e. A segunda geração de direitos envolve aqueles denominados fraternos, como o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Assinale o Tratado que o Brasil não é signatário:
a. Convenção sobre os Direitos da Criança
b. Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos Cruéis ou Degradantes
c. Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura
d. Protocolo Facultativo à Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher
e. Carta Africana dos Direitos Humanos

Mais conteúdos dessa disciplina