Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Missão é a expressão da razão da existência de uma organização, ou seja, a razão de ser que justifica a função da empresa no mercado. Quanto a uma das características-chave do conceito de conceito de Missão, mencionamos o fato de que:
o conceito expressa onde e como a empresa espera obter lucros por meio da prestação de um serviço considerado útil e desejável.
O conceito de estratégia teve várias fases e significados, evoluindo de um conjunto de ações e manobras militares para uma disciplina de gestão empresarial. Mintzberg aborda o significado de estratégia a partir dos chamados 5 Ps. Compõem os 5 Ps os seguintes conceitos – plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema. Podemos definir estratagema como:
uma manobra específica para vencer, com astúcia, um oponente ou concorrente.
As organizações buscam posicionar-se, constantemente, na fronteira da produtividade, o que não traz uma vantagem competitiva sustentável. Para Porter, a vantagem competitiva sustentável derivará, portanto, de um posicionamento estratégico que seja único. Os posicionamentos fundamentais são três e são baseados em:
variedade, necessidades e acesso.
Segundo Porter, saber onde e como competir são as duas questões-chave para a formulação da estratégia competitiva. Uma estratégia competitiva assume uma ação ofensiva ou defensiva, de modo a criar uma posição favorável. No modelo Porter, temos as seguintes estratégias competitivas:
liderança em custos, diferenciação e enfoque.
A competência essencial pode ser definida como o conjunto de habilidades ou tecnologias que a organização domina e que lhe serve de base para a geração de benefícios para os clientes. Para que uma capacidade seja, realmente, uma competência essencial, ela precisa ser:
valiosa, rara, difícil de imitar e insubstituível.
A estratégia de custo mínimo consiste em atingir a liderança no custo total por meio da atuação em um alvo estratégico referenciado na indústria como um todo. Consiste ainda na busca da vantagem estratégica na posição de baixo custo e em um conjunto de ações voltadas para esse objetivo. Nesse caso, o baixo custo em relação aos concorrentes torna-se tema central de toda a estratégia, exigindo algumas medidas, como a:
construção de instalações em escala eficiente e minimização do custo em áreas como P&D, assistência, publicidade e vendas.
O plano de ação serve como referência às decisões, permitindo que seja feito o acompanhamento do desenvolvimento da Gestão Estratégica Competitiva. Sobre o processo de formulação do plano de ação, afirmamos que seu objetivo é:
elaborar a matriz SWOT, determinando a diagnose da situação analisada.
Uma empresa é um organismo vivo. Tem personalidade, imagem e cultura própria. É constituída por profissionais com características e habilidades diferentes, mas que, juntos, se complementam em busca de objetivos e sonhos em comum. O conceito de crenças básicas para a tomada de decisão na empresa pode ser definido como:
os valores da organização.
Os gestores – verdadeiros responsáveis pela performance das empresas – devem estar preparados para gerenciar mudanças, aprimorando, cada vez mais, suas habilidades para atuarem em um ambiente de negócios diferente e complexo que, em muitos aspectos, ainda não existe. Segundo Mintzberg, podemos afirmar que a estratégia é um Posicionamento quando tem:
uma localização de determinados produtos ou serviços, da organização, em determinados mercados.

Mais conteúdos dessa disciplina