Logo Passei Direto
Buscar

Exercícios Ética Empresarial na prática Marília

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o fragmento de texto a seguir. “Se a virtude pode ser ensinada, como creio, é mais pelo exemplo do que pelos livros. Então, para que um tratado das virtudes? Para isto, talvez: tentar compreender o que deveríamos fazer, ou ser, ou viver, e medir com isso, pelo menos intelectualmente, o caminho que daí nos separa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMTE-SPONVILLE, A. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 07.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que a moral efetivamente surge quando o ser humano supera a sua natureza puramente natural, instintiva, adquirindo uma natureza social quando já é membro de uma coletividade. Leia as afirmativas a seguir sobre o progresso moral: I. No progresso moral, não há ampliação da esfera moral na vida social. II. No progresso moral, há a elevação consciente e livre do comportamento das pessoas nas esfera individual e social. III. No progresso moral, há um grau de articulação e de coordenação dos interesses coletivos e pessoais. IV. No progresso moral, há um movimento linear, no qual novos elementos morais surgem naturalmente. Estão corretas apenas:
A as afirmativas I e II.
B as afirmativas I e IV.
C as afirmativas II e III.
D as afirmativas II e IV.
E as afirmativas III e IV.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Mas a ética de Kant é iminentemente uma ética do dever, e de modo específico do dever interno distinto do dever externo, de que se ocupa a doutrina do direito. A virtude é aí definida como a força de vontade necessária para o cumprimento do próprio dever, como força moral que o homem necessita para combater os vícios que se opõem, como obstáculos, ao cumprimento do dever.” Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO , N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais . São Paulo: Editora Unesp, 2002, p. 29. Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que Kant foi o criador da chamada “ética do dever”. Acerca desse tema, leia as afirmativas a seguir:
Estão corretas apenas:
I. A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião.
II. O dever nasce da necessidade obrigatória de obedecer a certas normas.
III. A força moral é um dos obstáculos ao cumprimento do dever.
IV. A ética do dever é baseada no dever externo, base da doutrina do direito.
A as afirmativas I e II.
B as afirmativas I e IV.
C as afirmativas II e III.

Leia o excerto a seguir: “Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em VALLS, A. L . M. O que é Ética. Brasília: Brasiliense, 1994, p. 14. Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Ética, educação e trabalho, no que diz respeito ao surgimento da ética, leia as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana.
A A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana.
B A ética surgiu no período contemporâneo para possibilitar o convívio em sociedade em ambientes competitivos.
C A ética surgiu no período medieval quando a questão religiosa passou a o ocupar o centro das reflexões filosóficas.
D A ética surgiu na modernidade quando a razão foi declarada senhora do homem e do mundo.
E A ética surgiu na Antiguidade Clássica na qual o homem já era considerado a medida de todas as coisas.

Leia o trecho de música a seguir: “Autonomia” O que eu queria, o que eu sempre queria Era conquistar a minha autonomia O que eu queria, o que eu sempre quis Era ser dono do meu nariz Os pais são todos iguais Prendem seus filhos na jaula Os professores com seus lápis de cores Te prendem na sala de aula O que eu queria, o que eu sempre queria Era conquistar a minha autonomia O que eu queria, o que eu sempre quis Era ser dono do meu nariz Autonomia. Titãs. Álbum “ Televisão” (1985) A música dos Titãs apresenta uma definição de “Autonomia”, muito ligada a liberdade de agir. Outra definição possível, presente no livro-base Ética empresarial na prática, é a de Jean Piaget, para quem “Autonomia” é a interiorização das normas morais e comportar-se segundo elas. Qual relação podemos fazer entre as duas definições? Assinale a alternativa correta:
A
A Ambas definições são excludentes, pois não podemos agir conforme as normas e sermos “donos de nosso nariz”.
B A definição de Piaget não se enquadra no tema proposto pela música.
C Podemos relacionar o conceito de autonomia na música com o de heteronomia de Piaget.
D São ideias complementares, pois ser “dono do nariz” é agir por seus próprios princípios internos de conduta.
E Ser “dono do nariz” conforme a música é agir buscando a aprovação dos outros.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O problema da relação entre moral e política se põe do seguinte modo: é constatação comum, feita por quem quer que saiba um pouco de história, que nas esferas políticas são realizadas continuamente ações que a moral considera ilícitas ou, ao contrário, são permitidas ações que a moral considera imperiosas. Dessas constatação chegou-se à convicção de que a política obedece a um código de regras diferente da moral.” Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO , N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais . São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 88. Bobbio, nesse trecho, cita política como sinônimo de direito. Com base no trecho lido e no livro-base Ética empresarial na prática, quais relações podemos estabelecer entre direito, moral e ética? Assinale a alternativa correta:
A
A O direito tem um caráter mais global do que a ética e a moral.
B A moral e o direito são sinônimos, o que os diferencia é a ética.
C A ética é a reflexão teórica e crítica sobre a moral e o direito.
D A diferença entre moral e direito está na origem divina do direito.
E Moral e política obedecem ao mesmo código de regras.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Toda moral é uma longa e audaciosa falsificação, graças à qual se torna possível uma alegria perante o espetáculo da alma”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal . São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 206. A citação acima retoma a ideia de Aristóteles de que o bem agir e o desenvolvimento de atributos e qualidades é que levam o ser humano a ser feliz. Com base no livro Ética empresarial na prática, podemos dizer que a esses atributos e qualidades ele deu o nome de...
A
A Valores
B Virtudes
C Normas morais
D Boas ações
E Teleologia

Leia o trecho a seguir: “O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever. Por meio da revelação aos profetas (Antigo Testamento) e de Jesus Cristo (Novo Testamento), Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo. Aos humanos, cabe reconhecer a vontade e a lei de Deus, cumprindo-as obrigatoriamente, isto é, por atos de dever. Estes tornam morais um sentimento, uma intenção, uma conduta ou uma ação”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia . São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 344. Com base no texto citado e no livro-base Ética empresarial na prática, analise as assertivas a seguir sobre a ética religiosa.
I. Podemos dizer que é uma ética teleológica, pois importa apenas o fim – salvação – independente dos meios para isso.
I. Podemos dizer que é uma ética teleológica, pois importa apenas o fim – salvação – independente dos meios para isso.
II. É uma ética deontológica, pois é baseada na ideais de deveres a serem seguidos: os mandamentos.
III. Encaixa-se como uma ética finalista, uma vez que segue a vontade de Deus em suas leis manifestas.
IV. Parte do princípio que o homem sozinho não pode realizar o bem e precisa ser guiado por atos de dever.
A Apenas as proposições I e II estão corretas.
B Apenas as proposições I e III estão corretas.
C Apenas as proposições III e IV estão corretas.
D Apenas as proposições II e III estão corretas.
E Apenas as proposições II e IV estão corretas.

Leia o texto a seguir. “As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Por isto, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente à mudança. Por conseguinte, as doutrinas éticas não podem ser consideradas isoladamente, mas dentro de um processo de mudança e de sucessão”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 269. Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. As teorias éticas são formulações que buscam entender, refletir e interferir nos comportamentos morais de uma sociedade. Porque: II. A moral muda conforme a época e lugar e o seu estudo deve acompanhar essa mudança e dar novas respostas a problemas antigos, conforme a realidade vivida. A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
I. As teorias éticas são formulações que buscam entender, refletir e interferir nos comportamentos morais de uma sociedade.
II. A moral muda conforme a época e lugar e o seu estudo deve acompanhar essa mudança e dar novas respostas a problemas antigos, conforme a realidade vivida.
A As assertivas I e II são proposições complementares.
B A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
C As assertivas I e II são proposições falsas.
D A assertiva II explica a ideia expressa na assertiva I.
E A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.

Na linguagem corrente as palavras “ética” e “moral” são, muitas vezes, usadas de maneira indistinta, praticamente como sinônimos, mas na linguagem filosófica adquirem significados mais precisos. Historicamente, os romanos optaram pelo termo mores, que significa “costumes”, para traduzir os termos gregos relativos à ética, tendo, assim, surgido a palavra moral. Talvez esteja aí a origem da confusão, já que a língua portuguesa incorporou tanto a palavra de origem grega (ética) quanto de origem latina (moral), atribuindo às duas, praticamente, o mesmo sentido. Tendo como base as contribuições da filosofia, assinale a alternativa que indica a sequência correta dos fenômenos descritos a seguir.
I. Disciplina ou ciência que tem por foco o estudo das normas morais. Ética II. Relacionada aos costumes e às normas de comportamento, internalizadas e aceitas no interior de uma determinada comunidade humana. Moral III. Estudo de uma forma específica de comportamento humano. Ética.
A I – Ética. II – Ética, III – Moral.
B I – Moral, II – Ética, III – Moral.
C I – Ética, II – Moral, III – Ética.
D I – Moral, II – Moral, III – Ética.

Leia atentamente o texto abaixo, buscando identificar qual o termo que completa corretamente os espaços em branco. As coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina de __________, ou seja, tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. __________ é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. A __________ engloba todo conhecimento que uma sociedade em sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência. Assinale a alternativa que indica o termo que completa corretamente o texto acima.
A ÉTICA
A ÉTICA
B COMUNIDADE
C TRIBO
D CULTURA

Somos indivíduos sociais e nossas ações e decisões afetam diretamente as outras pessoas. No entanto, a convivência em sociedade, para que não seja caótica, deve acontecer de forma ordenada. Dessa forma, são necessárias regras, leis e normas que regulem o relacionamento humano em todos os níveis de sua existência.
Diante dessa discussão é comum encontrarmos a expressão “ser-no-mundo” para reforçar qual fato? Marque a alternativa CORRETA:
A De que todos os animais, só conseguem realizar sua existência na convivência com os seres humanos.
B De que todos os seres viventes, só conseguimos realizar a existência na convivência com seres exclusivamente humanos.
C De que nós, os seres humanos, não conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros, apenas com animais.
D De que nós, os seres humanos, só conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros.

Por meio das discussões desenvolvidas ao longo da disciplina e com o material de estudo indicado, foi possível aprender: A. O conceito de ética B. O objeto de estudo da ética C. E o interesse da ética Abaixo as informações indicadas acima estão descritas de maneira aleatória.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os conceitos indicados com suas respectivas descrições.
A  A-I / B-II / C-III
B  A-II / B-I / C-III
C  A-III / B-II / C-I
D  A-III / B-I / C-II

A partir de uma pesquisa feita com crianças Jean Piaget, observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Uma dessas etapas é descrita em sequência.
Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de formação da consciência moral dos indevidos descrita acima.
A ANOMIA.
B HETERONOMIA.
C SOCIONOMIA.
D AUTONOMIA.

As éticas que visam às consequências das nossas atitudes estão em sintonia com um tipo de racionalidade que caracteriza as atuais sociedades industriais capitalistas. Trata-se da orientação das ações humanas sempre de forma racional com o objetivo de se atingir certos fins pretendidos.
Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem ética discutida no parágrafo anterior.
A Ética das virtudes.
B Ética religiosa.
C Ética da responsabilidade.
D Ética do dever.

Quem não adequar suas práticas de negócio ao novo ambiente social que está sendo desenhado poderá sofre muitas perdas com isso, pois as pessoas estão se sentindo capazes – e têm instrumentos para isso – de punir as companhias que não correspondam às suas expectativas.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de obrigação descrita acima.
A OBRIGAÇÕES LEGAIS
B OBRIGAÇÕES ILEGAIS
C OBRIGAÇÕES ÉTICAS
D OBRIGAÇÕES ANTIÉTICAS

O filósofo Thomas Donaldson, citado por Alencastro (2010), utiliza a analogia do contrato social para avaliar as obrigações das empresas. Da mesma forma que o contrato político proposto por Hobbes, Locke e Rousseau, é possível pensar em um contrato nos negócios a ser estabelecido entre a empresa e a sociedade.
Assinale aquela que constitui uma afirmação verdadeira em relação ao contrato social.
A Define a sociedade como um produto de uma dissensão entre os homens e, historicamente marca o fim da reflexão política moderna no século XVIII.
B Define a sociedade como um produto de uma convenção entre os homens e, historicamente Marca o fim da reflexão política moderna no século XVIII.
C Define a sociedade como um produto de uma convenção entre os homens e, historicamente Marca o nascimento da reflexão política moderna do século XVIII.
D Define a sociedade como um produto de uma dissensão entre os homens e, historicamente Marca o nascimento da reflexão política moderna do século XVIII.

As organizações são comunidades, apesar de algumas aparências em contrário. Nelas as pessoas podem permanecer como estranhos no sentido de não saberem muito sobre a vida privada de cada um e, ao mesmo tempo, serem capazes de confessar que o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar da organização como um todo.
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de empresa apresentado por Peter Drucker.
A É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
B É uma organização de máquinas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente ilegítima, definida em termos de fracasso econômico.
C É uma organização de pessoas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho ambiental.
D É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, não definida em termos de desempenho econômico.

Empregados, consumidores, fornecedores e comunidade em geral são stakeholders importantes e devem ter seus interesses respeitados pela organização. O resultado positivo de uma empresa também é consequência do bom relacionamento que ela mantém com seus stakeholders e isso passa pela junção dos ganhos de seus investidores ou proprietários com as legítimas necessidades de todos aqueles que, direta ou indiretamente, são influenciados pelas suas atividades de negócio. Sobre esse aspecto é interessante o modelo conceitual proposto por Archie Carroll, citado por Alencastro (2010), que aborda a responsabilidade social tanto pela ótica do desempenho empresarial quanto pelo comportamento empresarial responsável. Este modelo trabalha com quatro dimensões, das quais uma é descrita em sequência. “É a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.”
Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita acima.
A Responsabilidade discricionária
B Dimensão econômica uma autêntica vida humana sobre a Terra.
C Na verdade é apenas uma teoria, pois nem sempre ocorre a causa e efeito, visto que muitos entram nas empresas, agem ilegalmente e saem com se nada tivesse acontecido.
D A teoria do “aqui se faz, aqui se paga”, é apenas teoria, na prática funciona a Lei de Gerson, “Levar vantagem em tudo”.

As pressões que a sociedade exerce sobre as organizações, principalmente no que diz respeito às restrições de consumo que as chamadas empresas antiéticas vêm sofrendo ultimamente, é um fenômeno tão interessante que alguns estudiosos chegam a falar de uma 'ética do consumidor'.
Assinale a alternativa que descreve corretamente a ética do consumidor.
A A partir da ética do consumidor, o consumidor NÃO VOLTA­SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
B A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA­SE A FAVOR das organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
C A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA­SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES ILEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
D A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA­SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.

As leis brasileiras, tal como disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (art.171, inciso IV), defendem a livre concorrência como um dos princípios da ordem econômica e a ela devem estar subordinadas todas as empresas que operam em território tradicional. O que seria então uma prática antiética num ambiente que defende a “livre concorrência”? Sem dúvida, o termo concorrência desleal responde bem a essa questão. De forma simplificada a concorrência desleal representa atos praticados pela indústria ou comércio para prejudicar os concorrentes.
A partir dessa discussão analise as sentenças abaixo. I.A formação de cartéis ou trustes, ou seja, coalizão de empresas para impor condutas uniformes no mercado e que também impedem a entrada de novos concorrentes no mercado, é uma prática antiética. II. Reduzir propositalmente a produção para criar a “falsa demanda” de um produto para aumentar ou impedir a queda nos preços também pode ser considerada uma prática antiética. III. O desvio de segredos industriais e comerciais, difamação do concorrente e aliciamento de funcionários também são consideradas posturas antiéticas. IV. A prática da concorrência parasitária promove uma imitação, de forma contínua e sistemática, tudo o que o concorrente faz, sejam produtos, embalagens, marcas e até mesmo a publicidade. Considere as sentenças apresentadas como verdadeiras. Assinale a alternativa que separa essas sentenças corretamente no que concerne a práticas de concorrência desleal praticadas no campo macroeconômico e no campo microeconômico.
A MACROECONÔMICO: II, III / MICROECONÔMICO: I, IV.
B MACROECONÔMICO: I, III / MICROECONÔMICO, II, IV.
C MACROECONÔMICO: I, II / MICROECONÔMICO: III, IV.
D MACROECONÔMICO: IV / MICROECONÔMICO: I, II, III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o fragmento de texto a seguir. “Se a virtude pode ser ensinada, como creio, é mais pelo exemplo do que pelos livros. Então, para que um tratado das virtudes? Para isto, talvez: tentar compreender o que deveríamos fazer, ou ser, ou viver, e medir com isso, pelo menos intelectualmente, o caminho que daí nos separa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMTE-SPONVILLE, A. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 07.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que a moral efetivamente surge quando o ser humano supera a sua natureza puramente natural, instintiva, adquirindo uma natureza social quando já é membro de uma coletividade. Leia as afirmativas a seguir sobre o progresso moral: I. No progresso moral, não há ampliação da esfera moral na vida social. II. No progresso moral, há a elevação consciente e livre do comportamento das pessoas nas esfera individual e social. III. No progresso moral, há um grau de articulação e de coordenação dos interesses coletivos e pessoais. IV. No progresso moral, há um movimento linear, no qual novos elementos morais surgem naturalmente. Estão corretas apenas:
A as afirmativas I e II.
B as afirmativas I e IV.
C as afirmativas II e III.
D as afirmativas II e IV.
E as afirmativas III e IV.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Mas a ética de Kant é iminentemente uma ética do dever, e de modo específico do dever interno distinto do dever externo, de que se ocupa a doutrina do direito. A virtude é aí definida como a força de vontade necessária para o cumprimento do próprio dever, como força moral que o homem necessita para combater os vícios que se opõem, como obstáculos, ao cumprimento do dever.” Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO , N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais . São Paulo: Editora Unesp, 2002, p. 29. Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que Kant foi o criador da chamada “ética do dever”. Acerca desse tema, leia as afirmativas a seguir:
Estão corretas apenas:
I. A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião.
II. O dever nasce da necessidade obrigatória de obedecer a certas normas.
III. A força moral é um dos obstáculos ao cumprimento do dever.
IV. A ética do dever é baseada no dever externo, base da doutrina do direito.
A as afirmativas I e II.
B as afirmativas I e IV.
C as afirmativas II e III.

Leia o excerto a seguir: “Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em VALLS, A. L . M. O que é Ética. Brasília: Brasiliense, 1994, p. 14. Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Ética, educação e trabalho, no que diz respeito ao surgimento da ética, leia as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana.
A A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana.
B A ética surgiu no período contemporâneo para possibilitar o convívio em sociedade em ambientes competitivos.
C A ética surgiu no período medieval quando a questão religiosa passou a o ocupar o centro das reflexões filosóficas.
D A ética surgiu na modernidade quando a razão foi declarada senhora do homem e do mundo.
E A ética surgiu na Antiguidade Clássica na qual o homem já era considerado a medida de todas as coisas.

Leia o trecho de música a seguir: “Autonomia” O que eu queria, o que eu sempre queria Era conquistar a minha autonomia O que eu queria, o que eu sempre quis Era ser dono do meu nariz Os pais são todos iguais Prendem seus filhos na jaula Os professores com seus lápis de cores Te prendem na sala de aula O que eu queria, o que eu sempre queria Era conquistar a minha autonomia O que eu queria, o que eu sempre quis Era ser dono do meu nariz Autonomia. Titãs. Álbum “ Televisão” (1985) A música dos Titãs apresenta uma definição de “Autonomia”, muito ligada a liberdade de agir. Outra definição possível, presente no livro-base Ética empresarial na prática, é a de Jean Piaget, para quem “Autonomia” é a interiorização das normas morais e comportar-se segundo elas. Qual relação podemos fazer entre as duas definições? Assinale a alternativa correta:
A
A Ambas definições são excludentes, pois não podemos agir conforme as normas e sermos “donos de nosso nariz”.
B A definição de Piaget não se enquadra no tema proposto pela música.
C Podemos relacionar o conceito de autonomia na música com o de heteronomia de Piaget.
D São ideias complementares, pois ser “dono do nariz” é agir por seus próprios princípios internos de conduta.
E Ser “dono do nariz” conforme a música é agir buscando a aprovação dos outros.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O problema da relação entre moral e política se põe do seguinte modo: é constatação comum, feita por quem quer que saiba um pouco de história, que nas esferas políticas são realizadas continuamente ações que a moral considera ilícitas ou, ao contrário, são permitidas ações que a moral considera imperiosas. Dessas constatação chegou-se à convicção de que a política obedece a um código de regras diferente da moral.” Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO , N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais . São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 88. Bobbio, nesse trecho, cita política como sinônimo de direito. Com base no trecho lido e no livro-base Ética empresarial na prática, quais relações podemos estabelecer entre direito, moral e ética? Assinale a alternativa correta:
A
A O direito tem um caráter mais global do que a ética e a moral.
B A moral e o direito são sinônimos, o que os diferencia é a ética.
C A ética é a reflexão teórica e crítica sobre a moral e o direito.
D A diferença entre moral e direito está na origem divina do direito.
E Moral e política obedecem ao mesmo código de regras.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Toda moral é uma longa e audaciosa falsificação, graças à qual se torna possível uma alegria perante o espetáculo da alma”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal . São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 206. A citação acima retoma a ideia de Aristóteles de que o bem agir e o desenvolvimento de atributos e qualidades é que levam o ser humano a ser feliz. Com base no livro Ética empresarial na prática, podemos dizer que a esses atributos e qualidades ele deu o nome de...
A
A Valores
B Virtudes
C Normas morais
D Boas ações
E Teleologia

Leia o trecho a seguir: “O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever. Por meio da revelação aos profetas (Antigo Testamento) e de Jesus Cristo (Novo Testamento), Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo. Aos humanos, cabe reconhecer a vontade e a lei de Deus, cumprindo-as obrigatoriamente, isto é, por atos de dever. Estes tornam morais um sentimento, uma intenção, uma conduta ou uma ação”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia . São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 344. Com base no texto citado e no livro-base Ética empresarial na prática, analise as assertivas a seguir sobre a ética religiosa.
I. Podemos dizer que é uma ética teleológica, pois importa apenas o fim – salvação – independente dos meios para isso.
I. Podemos dizer que é uma ética teleológica, pois importa apenas o fim – salvação – independente dos meios para isso.
II. É uma ética deontológica, pois é baseada na ideais de deveres a serem seguidos: os mandamentos.
III. Encaixa-se como uma ética finalista, uma vez que segue a vontade de Deus em suas leis manifestas.
IV. Parte do princípio que o homem sozinho não pode realizar o bem e precisa ser guiado por atos de dever.
A Apenas as proposições I e II estão corretas.
B Apenas as proposições I e III estão corretas.
C Apenas as proposições III e IV estão corretas.
D Apenas as proposições II e III estão corretas.
E Apenas as proposições II e IV estão corretas.

Leia o texto a seguir. “As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Por isto, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente à mudança. Por conseguinte, as doutrinas éticas não podem ser consideradas isoladamente, mas dentro de um processo de mudança e de sucessão”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 269. Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. As teorias éticas são formulações que buscam entender, refletir e interferir nos comportamentos morais de uma sociedade. Porque: II. A moral muda conforme a época e lugar e o seu estudo deve acompanhar essa mudança e dar novas respostas a problemas antigos, conforme a realidade vivida. A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
I. As teorias éticas são formulações que buscam entender, refletir e interferir nos comportamentos morais de uma sociedade.
II. A moral muda conforme a época e lugar e o seu estudo deve acompanhar essa mudança e dar novas respostas a problemas antigos, conforme a realidade vivida.
A As assertivas I e II são proposições complementares.
B A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
C As assertivas I e II são proposições falsas.
D A assertiva II explica a ideia expressa na assertiva I.
E A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.

Na linguagem corrente as palavras “ética” e “moral” são, muitas vezes, usadas de maneira indistinta, praticamente como sinônimos, mas na linguagem filosófica adquirem significados mais precisos. Historicamente, os romanos optaram pelo termo mores, que significa “costumes”, para traduzir os termos gregos relativos à ética, tendo, assim, surgido a palavra moral. Talvez esteja aí a origem da confusão, já que a língua portuguesa incorporou tanto a palavra de origem grega (ética) quanto de origem latina (moral), atribuindo às duas, praticamente, o mesmo sentido. Tendo como base as contribuições da filosofia, assinale a alternativa que indica a sequência correta dos fenômenos descritos a seguir.
I. Disciplina ou ciência que tem por foco o estudo das normas morais. Ética II. Relacionada aos costumes e às normas de comportamento, internalizadas e aceitas no interior de uma determinada comunidade humana. Moral III. Estudo de uma forma específica de comportamento humano. Ética.
A I – Ética. II – Ética, III – Moral.
B I – Moral, II – Ética, III – Moral.
C I – Ética, II – Moral, III – Ética.
D I – Moral, II – Moral, III – Ética.

Leia atentamente o texto abaixo, buscando identificar qual o termo que completa corretamente os espaços em branco. As coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina de __________, ou seja, tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. __________ é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. A __________ engloba todo conhecimento que uma sociedade em sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência. Assinale a alternativa que indica o termo que completa corretamente o texto acima.
A ÉTICA
A ÉTICA
B COMUNIDADE
C TRIBO
D CULTURA

Somos indivíduos sociais e nossas ações e decisões afetam diretamente as outras pessoas. No entanto, a convivência em sociedade, para que não seja caótica, deve acontecer de forma ordenada. Dessa forma, são necessárias regras, leis e normas que regulem o relacionamento humano em todos os níveis de sua existência.
Diante dessa discussão é comum encontrarmos a expressão “ser-no-mundo” para reforçar qual fato? Marque a alternativa CORRETA:
A De que todos os animais, só conseguem realizar sua existência na convivência com os seres humanos.
B De que todos os seres viventes, só conseguimos realizar a existência na convivência com seres exclusivamente humanos.
C De que nós, os seres humanos, não conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros, apenas com animais.
D De que nós, os seres humanos, só conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros.

Por meio das discussões desenvolvidas ao longo da disciplina e com o material de estudo indicado, foi possível aprender: A. O conceito de ética B. O objeto de estudo da ética C. E o interesse da ética Abaixo as informações indicadas acima estão descritas de maneira aleatória.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os conceitos indicados com suas respectivas descrições.
A  A-I / B-II / C-III
B  A-II / B-I / C-III
C  A-III / B-II / C-I
D  A-III / B-I / C-II

A partir de uma pesquisa feita com crianças Jean Piaget, observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Uma dessas etapas é descrita em sequência.
Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de formação da consciência moral dos indevidos descrita acima.
A ANOMIA.
B HETERONOMIA.
C SOCIONOMIA.
D AUTONOMIA.

As éticas que visam às consequências das nossas atitudes estão em sintonia com um tipo de racionalidade que caracteriza as atuais sociedades industriais capitalistas. Trata-se da orientação das ações humanas sempre de forma racional com o objetivo de se atingir certos fins pretendidos.
Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem ética discutida no parágrafo anterior.
A Ética das virtudes.
B Ética religiosa.
C Ética da responsabilidade.
D Ética do dever.

Quem não adequar suas práticas de negócio ao novo ambiente social que está sendo desenhado poderá sofre muitas perdas com isso, pois as pessoas estão se sentindo capazes – e têm instrumentos para isso – de punir as companhias que não correspondam às suas expectativas.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de obrigação descrita acima.
A OBRIGAÇÕES LEGAIS
B OBRIGAÇÕES ILEGAIS
C OBRIGAÇÕES ÉTICAS
D OBRIGAÇÕES ANTIÉTICAS

O filósofo Thomas Donaldson, citado por Alencastro (2010), utiliza a analogia do contrato social para avaliar as obrigações das empresas. Da mesma forma que o contrato político proposto por Hobbes, Locke e Rousseau, é possível pensar em um contrato nos negócios a ser estabelecido entre a empresa e a sociedade.
Assinale aquela que constitui uma afirmação verdadeira em relação ao contrato social.
A Define a sociedade como um produto de uma dissensão entre os homens e, historicamente marca o fim da reflexão política moderna no século XVIII.
B Define a sociedade como um produto de uma convenção entre os homens e, historicamente Marca o fim da reflexão política moderna no século XVIII.
C Define a sociedade como um produto de uma convenção entre os homens e, historicamente Marca o nascimento da reflexão política moderna do século XVIII.
D Define a sociedade como um produto de uma dissensão entre os homens e, historicamente Marca o nascimento da reflexão política moderna do século XVIII.

As organizações são comunidades, apesar de algumas aparências em contrário. Nelas as pessoas podem permanecer como estranhos no sentido de não saberem muito sobre a vida privada de cada um e, ao mesmo tempo, serem capazes de confessar que o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar da organização como um todo.
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de empresa apresentado por Peter Drucker.
A É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
B É uma organização de máquinas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente ilegítima, definida em termos de fracasso econômico.
C É uma organização de pessoas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho ambiental.
D É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, não definida em termos de desempenho econômico.

Empregados, consumidores, fornecedores e comunidade em geral são stakeholders importantes e devem ter seus interesses respeitados pela organização. O resultado positivo de uma empresa também é consequência do bom relacionamento que ela mantém com seus stakeholders e isso passa pela junção dos ganhos de seus investidores ou proprietários com as legítimas necessidades de todos aqueles que, direta ou indiretamente, são influenciados pelas suas atividades de negócio. Sobre esse aspecto é interessante o modelo conceitual proposto por Archie Carroll, citado por Alencastro (2010), que aborda a responsabilidade social tanto pela ótica do desempenho empresarial quanto pelo comportamento empresarial responsável. Este modelo trabalha com quatro dimensões, das quais uma é descrita em sequência. “É a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.”
Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita acima.
A Responsabilidade discricionária
B Dimensão econômica uma autêntica vida humana sobre a Terra.
C Na verdade é apenas uma teoria, pois nem sempre ocorre a causa e efeito, visto que muitos entram nas empresas, agem ilegalmente e saem com se nada tivesse acontecido.
D A teoria do “aqui se faz, aqui se paga”, é apenas teoria, na prática funciona a Lei de Gerson, “Levar vantagem em tudo”.

As pressões que a sociedade exerce sobre as organizações, principalmente no que diz respeito às restrições de consumo que as chamadas empresas antiéticas vêm sofrendo ultimamente, é um fenômeno tão interessante que alguns estudiosos chegam a falar de uma 'ética do consumidor'.
Assinale a alternativa que descreve corretamente a ética do consumidor.
A A partir da ética do consumidor, o consumidor NÃO VOLTA­SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
B A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA­SE A FAVOR das organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
C A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA­SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES ILEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
D A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA­SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.

As leis brasileiras, tal como disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (art.171, inciso IV), defendem a livre concorrência como um dos princípios da ordem econômica e a ela devem estar subordinadas todas as empresas que operam em território tradicional. O que seria então uma prática antiética num ambiente que defende a “livre concorrência”? Sem dúvida, o termo concorrência desleal responde bem a essa questão. De forma simplificada a concorrência desleal representa atos praticados pela indústria ou comércio para prejudicar os concorrentes.
A partir dessa discussão analise as sentenças abaixo. I.A formação de cartéis ou trustes, ou seja, coalizão de empresas para impor condutas uniformes no mercado e que também impedem a entrada de novos concorrentes no mercado, é uma prática antiética. II. Reduzir propositalmente a produção para criar a “falsa demanda” de um produto para aumentar ou impedir a queda nos preços também pode ser considerada uma prática antiética. III. O desvio de segredos industriais e comerciais, difamação do concorrente e aliciamento de funcionários também são consideradas posturas antiéticas. IV. A prática da concorrência parasitária promove uma imitação, de forma contínua e sistemática, tudo o que o concorrente faz, sejam produtos, embalagens, marcas e até mesmo a publicidade. Considere as sentenças apresentadas como verdadeiras. Assinale a alternativa que separa essas sentenças corretamente no que concerne a práticas de concorrência desleal praticadas no campo macroeconômico e no campo microeconômico.
A MACROECONÔMICO: II, III / MICROECONÔMICO: I, IV.
B MACROECONÔMICO: I, III / MICROECONÔMICO, II, IV.
C MACROECONÔMICO: I, II / MICROECONÔMICO: III, IV.
D MACROECONÔMICO: IV / MICROECONÔMICO: I, II, III.

Prévia do material em texto

Exercícios Ética, Educação e trabalho/ Ética Empresarial na Prática Marília
Questão 1
Leia o fragmento de texto a seguir.
“Se a virtude pode ser ensinada, como creio, é mais pelo exemplo do que pelos livros. Então, para que um tratado das virtudes? Para isto, talvez: tentar compreender o que deveríamos fazer, ou ser, ou viver, e medir com isso, pelo menos intelectualmente, o caminho que daí nos separa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMTE-SPONVILLE, A. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 07. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que a moral efetivamente surge quando o ser humano supera a sua natureza puramente natural, instintiva, adquirindo uma natureza social quando já é membro de uma coletividade. Leia as afirmativas a seguir sobre o progresso moral:  
I. No progresso moral, não há ampliação da esfera moral na vida social.
II. No progresso moral, há a elevação consciente e livre do comportamento das pessoas nas esfera individual e social.
III. No progresso moral, há um grau de articulação e de coordenação dos interesses coletivos e pessoais.
IV. No progresso moral, há um movimento linear, no qual novos elementos morais surgem naturalmente.
Estão corretas apenas:
	
	A
	As afirmativas I e II.
	
	B
	As afirmativas I e IV.
	
	C
	As afirmativas II e III.
	
	D
	As afirmativas II e IV.
	
	E
	As afirmativas III e IV.
Questão 2
Leia o excerto a seguir: 
“Enquanto a moral é o agir de forma heterônoma, ou seja, os valores vêm de fora, pois são dados pela sociedade ou cultura em que vivemos, e não são questionados, a ética é autônoma, pois ao questionar, refletir e teorizar sobre os fundamentos da moral, agora eu mesmo posso aceitá-los ou rejeitá-los e, até mesmo, preconizar outras formas de pensar, sentir e agir, mas de forma consciente e livre”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://www.posgraduacaoredentor.com.br/hide/path_img/conteudo_542345ba9d6de.pdf - Acesso em 21 fev. 2016.
O tema da liberdade é caro a reflexão ética. Considerando o que traz o livro-base Ética, educação e trabalho, identifique a alternativa que melhor define liberdade.
	
	A
	Liberdade é capacidade de agir conforme a soberania da vontade, desconsiderando qualquer outro limite, que não o puro desejo. 
	
	B
	O que torna uma ação livre é a capacidade do ser humano de ir além de si e das circunstâncias. correta
	
	C
	Liberdade é agir por instinto.
	
	D
	Livre é o sujeito que, tendo consciência do seu eu psicológico, age em conformidade com o estipulado por terceiros.
	
	E
	Liberdade é algo que não se pode explicar e ao mesmo tempo é uma ideia que todos entendem.
Questão 3
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Mas a ética de Kant é iminentemente uma ética do dever, e de modo específico do dever interno distinto do dever externo, de que se ocupa a doutrina do direito. A virtude é aí definida como a força de vontade necessária para o cumprimento do próprio dever, como força moral que o homem necessita para combater os vícios que se opõem, como obstáculos, ao cumprimento do dever. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora Unesp, 2002, p. 29.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que Kant foi o criador da chamada “ética do dever”. Acerca desse tema, leia as afirmativas a seguir:
I. A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião.
II. O dever nasce da necessidade obrigatória de obedecer a certas normas.
III. A força moral é um dos obstáculos ao cumprimento do dever.
IV. A ética do dever é baseada no dever externo, base da doutrina do direito.
Estão corretas apenas:
	
	A
	as afirmativas I e II.
	
	B
	as afirmativas I e IV.
	
	C
	as afirmativas II e III.
Questão 4
Leia o excerto a seguir: 
“Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Brasiliense, 1994, p. 14.
Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Ética, educação e trabalho, no que diz respeito ao surgimento da ética, leia as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana.
	
	B
	A ética surgiu no período contemporâneo para possibilitar o convívio em sociedade em ambientes competitivos.
	
	C
	A ética surgiu no período medieval quando a questão religiosa passou a o ocupar o centro das reflexões filosóficas.
	
	D
	A ética surgiu na modernidade quando a razão foi declarada senhora do homem e do mundo. 
	
	E
	A ética surgiu na Antiguidade Clássica na qual o homem já era considerado a medida  de todas as coisas.
Questão 5
Leia o trecho de música a seguir:
“Autonomia”
O que eu queria, o que eu
sempre queria
Era conquistar a minha
autonomia
O que eu queria, o que eu
sempre quis
Era ser dono do meu nariz
Os pais são todos iguais
Prendem seus filhos na jaula
Os professores com seus lápis
de cores
Te prendem na sala de aula
O que eu queria, o que eu
sempre queria
Era conquistar a minha
autonomia
O que eu queria, o que eu
sempre quis
Era ser dono do meu nariz
Autonomia. Titãs. Álbum “Televisão” (1985)
 A música dos Titãs apresenta uma definição de “Autonomia”, muito ligada a liberdade de agir. Outra definição possível, presente no livro-base Ética empresarial na prática, é a de Jean Piaget, para quem “Autonomia” é a interiorização das normas morais e comportar-se segundo elas. Qual relação podemos fazer entre as duas definições? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Ambas definições são excludentes, pois não podemos agir conforme as normas e sermos “donos de nosso nariz”.
	
	B
	A definição de Piaget não se enquadra no tema proposto pela música.
	
	C
	Podemos relacionar o conceito de autonomia na música com o de heteronomia de Piaget.
	
	D
	São ideias complementares, pois ser “dono do nariz” é agir por seus próprios princípios internos de conduta.
	
	E
	Ser “dono do nariz” conforme a música é agir buscando a aprovação dos outros.
Questão 6 Letra C pág 46
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O problema da relação entre moral e política se põe do seguinte modo: é constatação comum, feita por quem quer que saiba um pouco de história, que nas esferas políticas são realizadas continuamente ações que a moral considera ilícitas ou, ao contrário, são permitidas ações que a moral considera imperiosas. Dessas constatação chegou-se à convicção de que a política obedece a um código de regras diferente da moral.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 88.
Bobbio, nesse trecho, cita política como sinônimo de direito. Com base no trecho lido e no livro-base Ética empresarial na prática, quais relações podemos estabelecer entre direito, moral e ética? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	O direito tem um caráter mais global do que a ética e a moral.
	
	B
	A moral e o direito são sinônimos, o que os diferencia é a ética.
	
	C
	A ética é a reflexão teórica e crítica sobre a moral e o direito.
	
	D
	A diferença entre moral e direito está na origem divina do direito.
	
	E
	Moral e política obedecem ao mesmo código de regras.
Questão 7
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Toda moral é uma longa e audaciosa falsificação, graças à qualse torna possível uma alegria perante o espetáculo da alma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 206.
A citação acima retoma a ideia de Aristóteles de que o bem agir e o desenvolvimento de atributos e qualidades é que levam o ser humano a ser feliz. Com base no livro Ética empresarial na prática, podemos dizer que a esses atributos e qualidades ele deu o nome de...
	
	A
	Valores
	
	B
	Virtudes
	
	C
	Normas morais
	
	D
	Boas ações
	
	E
	Teleologia
Questão 8 
Leia o trecho a seguir: 
“O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever. Por meio da revelação aos profetas (Antigo Testamento) e de Jesus Cristo (Novo Testamento), Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo. Aos humanos, cabe reconhecer a vontade e a lei de Deus, cumprindo-as obrigatoriamente, isto é, por atos de dever. Estes tornam morais um sentimento, uma intenção, uma conduta ou uma ação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 344.
Com base no texto citado e no livro-base Ética empresarial na prática, analise as assertivas a seguir sobre a ética religiosa. 
I. Podemos dizer que é uma ética teleológica, pois importa apenas o fim – salvação – independente dos meios para isso.
II. É uma ética deontológica, pois é baseada na ideais de deveres a serem seguidos: os mandamentos.
III. Encaixa-se como uma ética finalista, uma vez que segue a vontade de Deus em suas leis manifestas.
IV. Parte do princípio que o homem sozinho não pode realizar o bem e precisa ser guiado por atos de dever. 
Assinale a alternativa com os itens corretos.
	
	A
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as proposições I e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as proposições III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as proposições II e III estão corretas.
	
	E
	Apenas as proposições II e IV estão corretas.
Questão 9
Leia o texto a seguir.
“As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Por isto, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente à mudança. Por conseguinte, as doutrinas éticas não podem ser consideradas isoladamente, mas dentro de um processo de mudança e de sucessão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 269. 
Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. As teorias éticas são formulações que buscam entender, refletir e interferir nos comportamentos morais de uma sociedade.
Porque:
II. A moral muda conforme a época e lugar e o seu estudo deve acompanhar essa mudança e dar novas respostas a problemas antigos, conforme a realidade vivida.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições complementares.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As assertivas I e II são proposições falsas.
	
	D
	A assertiva II explica a ideia expressa na assertiva I.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 10
Na linguagem corrente as palavras “ética” e “moral” são, muitas vezes, usadas de maneira indistinta, praticamente como sinônimos, mas na linguagem filosófica adquirem significados mais precisos. Historicamente, os romanos optaram pelo termo mores, que significa “costumes”, para traduzir os termos gregos relativos à ética, tendo, assim, surgido a palavra moral. Talvez esteja aí a origem da confusão, já que a língua portuguesa incorporou tanto a palavra de origem grega (ética) quanto de origem latina (moral), atribuindo às duas, praticamente, o mesmo sentido.    Tendo como base as contribuições da filosofia, assinale a alternativa que indica a sequência correta dos fenômenos descritos a seguir.  
Disciplina ou ciência que tem por foco o estudo das normas morais. Ética
Relacionada aos costumes e às normas de comportamento, internalizadas e aceitas no interior de uma determinada comunidade humana. Moral
Estudo de uma forma específica de comportamento humano. Ética
	
	A
	I – Ética. II – Ética, III – Moral.
	
	B
	I – Moral, II – Ética, III – Moral.
	
	C
	I – Ética, II – Moral, III – Ética.
	
	D
	I – Moral, II – Moral, III – Ética.
Questão 11
Leia atentamente o texto abaixo, buscando identificar qual o termo que completa corretamente os espaços em branco.   As coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina de __________, ou seja, tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. __________ é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. A __________ engloba todo conhecimento que uma sociedade em sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência.  Assinale a alternativa que indica o termo que completa corretamente o texto acima.
	
	A
	ÉTICA
	
	B
	COMUNIDADE
	
	C
	TRIBO
	
	D
	CULTURA
Questão 12
Somos indivíduos sociais e nossas ações e decisões afetam diretamente as outras pessoas. No entanto, a convivência em sociedade, para que não seja caótica, deve acontecer de forma ordenada. Dessa forma, são necessárias regras, leis e normas que regulem o relacionamento humano em todos os níveis de sua existência. Diante dessa discussão é comum encontrarmos a expressão “ser-no-mundo” para reforçar qual fato? Marque a alternativa CORRETA:
	
	A
	De que todos os animais, só conseguem realizar sua existência na convivência com os seres humanos.
	
	B
	De que todos os seres viventes, só conseguimos realizar a existência na convivência com seres exclusivamente humanos.
	
	C
	De que nós, os seres humanos, não conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros, apenas com animais.
	
	D
	De que nós, os seres humanos, só conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros.
Questão 13
O estudo da ética é muito antigo. Já na Grécia Clássica, Sócrates afirmava que a pergunta “como devemos viver nossas vidas?” era a principal questão a ser respondida pela filosofia. É um problema que a ética procura resolver, o que faz dela um assunto importantíssimo. Hoje, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Dentre os inúmeros assuntos relacionados ao tema maior em discussão, não cessam aqueles que analisam os aspectos da vida humana em sociedade e, consequentemente, a construção das crenças e valores dos seres humanos. Nessas discussões alguns termos são empregados com maior recorrência, tais como:
 I- SER HUMANO
II-HOMO SAPIENS
III-HOMO FABER
Cada um desses termos é descrito em sequência, de maneira aleatória:
A. Aquele que, pelo manejo da técnica, transforma o mundo material e é por ele transformado. Homo Faber
B. O ser humano dotado de inteligência.Homo sapiens
C. Ente material, pois possui um corpo, tem instintos e impulsos inconscientes e, principalmente, porque interage constantemente com o meio físico em que habita. Ser Humano
 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os termos apresentados com suas respectivas descrições.
	
	A
	I-A / II-B / III-CB
	I-B / II-C / III-A
	
	C
	I-C / II-B / III-A
	
	D
	I-C / II-A / III-B
Questão 14
Por meio das discussões desenvolvidas ao longo da disciplina e com o material de estudo indicado, foi possível aprender:
A. O conceito de ética
B. O objeto de estudo da ética
C. E o interesse da ética
 
Abaixo as informações indicadas acima estão descritas de maneira aleatória.
 
I. Um determinado tipo de costumes, cujas normas são interiorizadas por sociabilização e coletivamente aceitas numa dada sociedade.
II. É o estudo de uma forma específica de comportamento humano.
III. Compreender como se dá a formação dos hábitos, costumes e até mesmo das regras e leis que regem uma determinada sociedade.
 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os conceitos indicados com suas respectivas descrições.
	
	A
	A-I / B-II / C-III
	
	B
	A-II / B-I / C-III
	
	C
	A-III / B-II / C-I
	
	D
	A-III / B-I / C-II
Questão 15
A palavra virtude tem sua origem no latim virtus e, em sentido ético, significa uma qualidade positiva de um indivíduo que o motiva a agir de forma a fazer o bem para si e para os outros. A ética das virtudes localiza o centro irradiador da ação correta no ser daquele que age. Sua origem está nos filósofos gregos, tais como: 
I. Sócrates.
II. Platão.
III. Aristóteles.
 
As contribuições desses filósofos a respeito da ética das virtudes estão apresentadas em sequência, de maneira aleatória. 
A. Considerava a virtude como inata, uma qualidade que o indivíduo traz consigo ao nascer e, portanto, não poderia ser ensinada.
B. Defendia a ideia de que as demandas éticas só poderiam ser plenamente resolvidas com o conhecimento de si mesmo por parte dos indivíduos.
C. Afirmava que o bem para o homem seria uma atividade da alma e em conformidade com certas virtudes.
 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os filósofos com suas respectivas contribuições sobre a ética da virtude.
	
	A
	I-A – II-B – III-C.
	
	B
	I-B – II-A – III-C.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.34) Sócrates defendia a ideia de que as demandas éticas só poderiam ser plenamente resolvidas com o conhecimento de si mesmo por parte dos indivíduos; Platão considerava a virtude como inata, uma qualidade que o indivíduo traz consigo ao nascer e, portanto, não poderia ser ensinada; e, Aristóteles afirmava que o bem para o homem seria uma atividade da alma e em conformidade com certas virtudes.
	
	C
	I-B – II-C – III-A.
	
	D
	I-C – II-A – III-B.
Questão 16
É lícito conceber uma organização como uma comunidade moral, pois todas as organizações, para existirem enquanto coletividades humanas, pressupõem a existência de uma ética. Nem sempre esses princípios estão explícitos, pois o entendimento do que é a organização e o que ela pensa em termos de valores éticos pode não estar bem definido na mente de seus empregados. Nesse caso, a analogia do iceberg como imagem da organização é perfeita. Existe uma parte visível, na qual estão detalhados formalmente o que a empresa gostaria que todos ficassem sabendo e a parte invisível, onde existem características nem sempre fáceis de serem percebidas. Considere os seguintes exemplos. 
I. Fatos.
II. Emoções.
III. Tecnologias.
IV. Relações humanas.
V. Atitudes.
VI. Normas individuais.
VII. Preços.
VIII. Valores individuais.
IX. Parte racional.
Assinale a alternativa que indica corretamente os exemplos pertinentes à parte invisível do iceberg.
	
	A
	Apenas II, IV, V, VI, VIII
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.2, p.71) a clássica metáfora do “Iceberg Organizacional” foi utilizada pela primeira vez por Richard J. Selfridge e Stanley L. Sokolik, em que, na parte visível estariam localizados os fatos, tecnologias, preços, enfim, toda a parte racional da organização, enquanto na parte de baixo do iceberg – invisível – ficariam as emoções, as relações humanas, as atitudes, as normas e valores individuais.
	
	B
	Apenas II, III, IV, V
	
	C
	Apenas II, III, IV
	
	D
	Apenas, II, IV, V, VI, VII, VIII, IX
Questão 17
A partir de uma pesquisa feita com crianças Jean Piaget, observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Uma dessas etapas é descrita em sequência.   É a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor.  Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de formação da consciência moral dos indevidos descrita acima.
	
	A
	ANOMIA.
	
	B
	HETERONOMIA.
	
	C
	SOCIONOMIA.
	
	D
	AUTONOMIA.
Questão 18
As éticas que visam às consequências das nossas atitudes estão em sintonia com um tipo de racionalidade que caracteriza as atuais sociedades industriais capitalistas. Trata-se da orientação das ações humanas sempre de forma racional com o objetivo de se atingir certos fins pretendidos. Um importante sociólogo, Max Weber, ao estudar as motivações para a vida nas modernas sociedades industriais capitalistas, teria identificado esse modo de agir baseado no cálculo, na adequação de meios e fins, na lógica do mínimo de perda e da maximização dos resultados. Dessa forma, quem age inspirado por esse tipo de ética sintoniza suas convicções e princípios a uma conduta que considere prioritariamente os efeitos e consequências do que faz, de modo que seus atos não provoquem catástrofes ou resultados negativos a longo alcance.   Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem ética discutida no parágrafo anterior.
	
	A
	ÉTICA DAS VIRTUDES.
	
	B
	ÉTICA RELIGIOSA.
	
	C
	ÉTICA DA RESPONSABILIDADE.
	
	D
	ÉTICA DO DEVER.
Questão 19
Quem não adequar suas práticas de negócio ao novo ambiente social que está sendo desenhado poderá sofre muitas perdas com isso, pois as pessoas estão se sentindo capazes – e têm instrumentos para isso – de punir as companhias que não correspondam às suas expectativas. Em outras palavras, as exigências da sociedade estão se antecipando às regulamentações legais e, em muitos casos, obrigando a própria legislação a se adequar a essas exigências. Tendo como base as exigências impostas às empresas, analise a descrição abaixo.
 “A organização poderá sofrer punições determinadas pela justiça.”
 Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de obrigação descrita acima.
	
	A
	OBRIGAÇÕES LEGAIS
	
	B
	OBRIGAÇÕES ILEGAIS
	
	C
	OBRIGAÇÕES ÉTICAS
	
	D
	OBRIGAÇÕES ANTIÉTICAS
Questão 20
O filósofo Thomas Donaldson, citado por Alencastro (2010), utiliza a analogia do contrato social para avaliar as obrigações das empresas. Da mesma forma que o contrato político proposto por Hobbes, Locke e Rousseau, é possível pensar em um contrato nos negócios a ser estabelecido entre a empresa e a sociedade.
 Dentre as alternativas apresentadas abaixo, assinale aquela que constitui uma afirmação verdadeira em relação ao contrato social.
	
	A
	Define a sociedade como um produto de uma dissensão entre os homens e, historicamente 
marca o fim da reflexão política moderna no século XVIII.
	
	B
	Define a sociedade como um produto de uma convenção entre os homens e, historicamente 
Marca o fim da reflexão política moderna no século XVIII.
	
	C
	Define a sociedade como um produto de uma convenção entre os homens e, historicamente 
Marca o nascimento da reflexão política moderna do século XVIII.
	
	D
	Define a sociedade como um produto de uma dissensão entre os homens e, historicamente 
Marca o nascimento da reflexão política moderna do século XVIII.
Questão 21
A empresa tem uma série de obrigações morais e legais para com seus empregados, que se materializam nas tomadas de decisão em relação a ações relacionadas ao recrutamento e seleção, contratação, promoção e remuneração, rescisão de contrato etc. Para tanto, ela deve, além de cumprir a lei, garantir a liberdade de seus empregados, não permitir abusos e assédios (moral e sexual), garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalhoe não permitir que preconceitos ou discriminações possam interferir no dia a dia organizacional. Nash, citado por Alencastro (2010), em seus dilemas éticos, apresenta outras situações para a discussão dos deveres para com os empregados. Analise as sentenças apresentadas em sequência:
 I.   O sacrifício do inocente e do mais fraco para que as coisas sejam feitas.
II.   A humilhação das pessoas no trabalho por meio de estereótipos.
III.  A mentira aos empregados pelo “bem” da empresa.
IV.  A não cooperação com as outras áreas.
V.   A concordância com fantasias corporativas que desperdiçam tempo e dinheiro.
 Assinale a alternativa que indica corretamente as sentenças possíveis de serem selecionadas como exemplos de situações para a discussão dos deveres para com os empregados.
	
	A
	Apenas I e II
	
	B
	Apenas I, II e III
	
	C
	Apenas I, II, III e IV
	
	D
	I, II, III, IV e V
Questão 22
As organizações são comunidades, apesar de algumas aparências em contrário. Nelas as pessoas podem permanecer como estranhos no sentido de não saberem muito sobre a vida privada de cada um e, ao mesmo tempo, serem capazes de confessar que o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar da organização como um todo. A partir dessa discussão, Alencastro (2013) introduz a discussão da empresa como uma comunidade moral ao apresentar a definição de empresa apresentada por Peter Drucker. 
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de empresa apresentado por Peter Drucker.
	
	A
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
	
	B
	É uma organização de máquinas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente ilegítima, definida em termos de fracasso econômico.
	
	C
	É uma organização de pessoas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho ambiental.
	
	D
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, não definida em termos de desempenho econômico.
Questão 23
Se entendermos que a ética empresarial é um processo de amadurecimento que vai sendo conquistada aos poucos, é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro (2013), para quem existem cinco etapas para a evolução moral de uma empresa, a saber:
I. Corporação amoral.
II. Corporação legalista.
III. Corporação receptiva.
IV. Corporação ética que aflora.
V. Corporação ética.
As etapas mencionadas anteriormente são descritas de forma aleatória a seguir.
A. Apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduta que mais se parecem a produtos de departamentos legais. Busca adotar algumas posturas éticas apenas para evitar problemas legais.
B. Reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação.
C. Persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção. As companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais.
D. Interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não por ser o certo; possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.
E. Equilibra lucros e éticas tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, inclui problemas éticos na educação e dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
Assinale a alternativa que relaciona as etapas para a evolução moral de uma empresa com suas respectivas descrições.
	
	A
	I-C, II-D, III-A, IV-E, V-B.
	
	B
	I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
	
	C
	I-C, II-A, III-D, IV-B, V-E.
	
	D
	I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
Questão 24
Empregados, consumidores, fornecedores e comunidade em geral são stakeholders importantes e devem ter seus interesses respeitados pela organização. O resultado positivo de uma empresa também é consequência do bom relacionamento que ela mantém com seus stakeholders e isso passa pela junção dos ganhos de seus investidores ou proprietários com as legítimas necessidades de todos aqueles que, direta ou indiretamente, são influenciados pelas suas atividades de negócio. Sobre esse aspecto é interessante o modelo conceitual proposto por Archie Carroll, citado por Alencastro (2010), que aborda a responsabilidade social tanto pela ótica do desempenho empresarial quanto pelo comportamento empresarial responsável.
 Este modelo trabalha com quatro dimensões, das quais uma é descrita em sequência.
 “É a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.”
 
Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita acima.
	
	A
	Responsabilidade discricionária
	
	B
	Dimensão econômica
	
	C
	Dimensão legal
	
	D
	Dimensão ética
Questão 25
O termo stakeholder foi criado por um filósofo chamado Robert Edward Freeman. Ao entender a importância dos stakeholders, o responsável pelo planejamento ou plano consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para a otimização deste. Os stakeholders são elementos cruciais em termos de planejamento estratégico de uma empresa ou organização.
Este modelo trabalha com quatro dimensões, das quais uma é descrita em sequência.
 “Compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental.”
 Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita acima.
	
	A
	Responsabilidade discricionária
	
	B
	Dimensão econômica
	
	C
	Dimensão legal
	
	D
	Dimensão ética
Questão 26
Ao que se sabe, o universo da empresa se deixará sempre guiar pelos cálculos da eficácia e da rentabilidade. Agora, porem, sai ao encalço da alma, da business ethics [ética nos negócios], última moda nos meios empresariais. Mas o que seria essa alma que as empresas estão procurando? Seria uma busca espiritual ou um alinhamento a esta tendência pós-moderna que é a responsabilidade em relação às gerações futuras? Estariam as nossas empresas finalmente compreendendo o princípio da responsabilidade elaborado pelo famoso filósofo Hans Jonas ou querem apenas sobreviver diante de uma sociedade cada vez mais preocupada e exigente em relação às atitudes empresariais?   Assinale a alternativa que descreve corretamente o princípio da responsabilidade mencionado no texto anterior.
	
	A
	Deve agir de modo que os efeitos sejam compatíveis com a ação recebida, ou seja, olho por olho dente pó dente.
	
	B
	Aja de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra.
	
	C
	Na verdade é apenas uma teoria, pois nem sempre ocorre a causa e efeito, visto que muitos entram nas empresas, agem ilegalmente e saem com se nada tivesse acontecido.
	
	D
	A teoria do “aqui se faz, aqui se paga”, é apenas teoria, na prática funciona a Lei de Gerson, “Levar vantagem em tudo”.
Questão 27
Um processo de amadurecimento que vai sendo conquistado aos poucos é a Ética Empresarial, para isso é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro (2010), segundo ela existe cinco etapas para aevolução moral de uma empresa. Uma dessas etapas é descrita abaixo:   “Está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética”.  Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de evolução moral de uma empresa descrita acima.
	
	A
	CORPORAÇÃO RECEPTIVA.
	
	B
	CORPORAÇÃO LEGALISTA.
	
	C
	CORPORAÇÃO ÉTICA QUE AFLORA.
	
	D
	CORPORAÇÃO AMORAL.
Questão 28
As pressões que a sociedade exerce sobre as organizações, principalmente no que diz respeito às restrições de consumo que as chamadas empresas antiéticas vêm sofrendo ultimamente, é um fenômeno tão interessante que alguns estudiosos chegam a falar de uma “ética do consumidor”.  Assinale a alternativa que descreve corretamente a ética do consumidor.
	
	A
	A partir da ética do consumidor, o consumidor NÃO VOLTA-SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
	
	B
	A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA-SE A FAVOR das organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
	
	C
	A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA-SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES ILEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
	
	D
	A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA-SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
Questão 29
As leis brasileiras, tal como disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (art.171, inciso IV), defendem a livre concorrência como um dos princípios da ordem econômica e a ela devem estar subordinadas todas as empresas que operam em território tradicional. O que seria então uma prática antiética num ambiente que defende a “livre concorrência”? Sem dúvida, o termo concorrência desleal responde bem a essa questão. De forma simplificada a concorrência desleal representa atos praticados pela indústria ou comércio para prejudicar os concorrentes. A partir dessa discussão analise as sentenças abaixo.   
I.A formação de cartéis ou trustes, ou seja, coalizão de empresas para impor condutas uniformes no mercado e que também impedem a entrada de novos concorrentes no mercado, é uma prática antiética.   
II. Reduzir propositalmente a produção para criar a “falsa demanda” de um produto para aumentar ou impedir a queda nos preços também pode ser considerada uma prática antiética.   
III.  O desvio de segredos industriais e comerciais, difamação do concorrente e aliciamento de funcionários também são consideradas posturas antiéticas.   
IV.   A prática da concorrência parasitária promove uma imitação, de forma contínua e sistemática, tudo o que o concorrente faz, sejam produtos, embalagens, marcas e até mesmo a publicidade.   Considere as sentenças apresentadas como verdadeiras. 
Assinale a alternativa que separa essas sentenças corretamente no que concerne a práticas de concorrência desleal praticadas no campo macroeconômico e no campo microeconômico.
	
	A
	MACROECONÔMICO: II, III / MICROECONÔMICO: I, IV.
	
	B
	MACROECONÔMICO: I, III / MICROECONÔMICO, II, IV.
	
	C
	MACROECONÔMICO: I, II / MICROECONÔMICO: III, IV.
	
	D
	MACROECONÔMICO: IV / MICROECONÔMICO: I, II, III.
Questão 30
Quem não adequar suas práticas de negócio ao novo ambiente social que está sendo desenhado poderá sofre muitas perdas com isso, pois as pessoas estão se sentindo capazes – e têm instrumentos para isso – de punir as companhias que não correspondam às suas expectativas. Em outras palavras, as exigências da sociedade estão se antecipando às regulamentações legais e, em muitos casos, obrigando a própria legislação a se adequar a essas exigências. Tendo como base as exigências impostas às empresas, analise a descrição abaixo.   “A organização poderá sofrer punições determinadas pela justiça.”  Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de obrigação descrita acima.
	
	A
	OBRIGAÇÕES LEGAIS.
	
	B
	OBRIGAÇÕES ILEGAIS.
	
	C
	OBRIGAÇÕES ÉTICAS.
	
	D
	OBRIGAÇÕES ANTIÉTICAS.
Questão 31
Leia o texto a seguir.
“Ele [Piaget] traça um paralelo entre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento da afetividade e mostra que a emergência dos sentimentos morais faz parte de um processo mais amplo: o desenvolvimento da afetividade. Já em O julgamento moral na criança nós encontramos a idéia de que as relações afetivas que se estabelecem entre os seres humanos estão na origem da ação moral: a condição primeira da vida moral é a necessidade de afeição recíproca. Assim como ele explicou por qual caminho o organismo humano constrói as estruturas mentais na interação incessante que estabelece com o meio físico e social, ele buscou explicar também o percurso que conduz o ser humano da anomia à autonomia moral.”
Piaget, observando crianças, estabeleceu quatro etapas da formação da consciência moral dos indivíduos. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Ética empresarial na prática, relacione corretamente as etapas da formação da consciência moral às suas características.
Anomia
Heteronomia
Socionomia
Autonomia
(  ) Etapa em que se obedece as normas para receber recompensa ou evitar o castigo.
(  ) A criança já interiorizou as normas morais e passa agir conforme elas.
(  ) As normas morais vão se firmando por meio da relação com outras crianças.
(  ) Etapa do comportamento puramente instintivo, de fuga da dor e busca pelo prazer.
	
	A
	4, 1, 3, 2
	
	B
	1, 2, 3, 4
	
	C
	2, 3, 1, 4
	
	D
	3, 4, 2, 1
	
	E
	2, 4, 3, 1
Questão 32 
Leia a notícia a seguir.
“ONU homenageia taxista que devolveu ingressos da Copa. O taxista Adilson Luiz da Cruz, 43, foi homenageado nesta segunda-feira (8) pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), em Brasília, por seu "exemplo de comportamento ético". Em junho, ele virou notícia depois de devolver 40 ingressos para jogos da Copa que encontrou em seu táxi. No dia da abertura do Mundial no Brasil, dois mexicanos esqueceram um pacote com as entradas no banco traseiro do veículo. Mesmo sabendo apenas o nome de um dos clientes, Adilson voltou ao hotel no Morumbi onde havia os apanhado na madrugada e conseguiu devolver os tíquetes aos verdadeiros donos. [...] Há cerca de um mês, a reportagem da Folha de S.Paulo foi contatada pela comunicação do UNODC, que estava à procura do telefone de Adilson – um dos escolhidos para receber o prêmio destinado a 'pessoas que dão grandes exemplos de comportamento ético'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/conteudo.phtml?id=1519254>. Acesso em: 15 dez. 2014.
A notícia diz que a ação do taxista foi um “exemplo de comportamento ético”. Conforme o livro-base Ética empresarial na prática, podemos dizer que, filosoficamente, a expressão usada está...
	
	A
	correta, uma vez que ética e moral se confundem em casos assim.
	
	B
	errada, pois a ética é a reflexão teórica sobre as condutas morais.
	
	C
	errada em partes, afinal não temos base para julgar sua ação.
	
	D
	correta em partes, já que ética e moral são sinônimos para a filosofia.
	
	E
	alinhada com o entendimento do conceito de ética como a “ciência do comportamento”.
Questão 33
Leia o excerto a seguir:
“Alguns se vangloriam dos seus vícios; e tu pensas que busca remédio quem enumera os seus vícios como se fosse virtudes?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SENECA. Aprendendo a Viver. Cartas Lucílio. Porto Alegre: L&PM, 2008. p. 31.
Sêneca fazuma contraposição entre vícios e virtudes e a ação humana. Com base no livro Ética empresarial na prática, podemos definir o homem virtuoso como...
	
	A
	aquele que age puramente por instinto, sem reflexão.
	
	B
	alguém movido pelo excesso em suas ações.
	
	C
	alguém capaz de refletir e escolher o que é mais adequado.
	
	D
	aquele que está longe de um equilíbrio entre excesso e deficiência.
	
	E
	alguém que é movido por uma sabedoria passiva, sem reflexo na prática.
Questão 34
Leia o excerto a seguir: 
“Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Brasiliense, 1994, p. 14.
Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Ética, educação e trabalho, no que diz respeito ao surgimento da ética, leia as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana.
	
	B
	A ética surgiu no período contemporâneo para possibilitar o convívio em sociedade em ambientes competitivos.
	
	C
	A ética surgiu no período medieval quando a questão religiosa passou a o ocupar o centro das reflexões filosóficas.
	
	D
	A ética surgiu na modernidade quando a razão foi declarada senhora do homem e do mundo. 
	
	E
	A ética surgiu na Antiguidade Clássica na qual o homem já era considerado a medida  de todas as coisas.
Questão 35
Leia o fragmento de texto a seguir.
“Se a virtude pode ser ensinada, como creio, é mais pelo exemplo do que pelos livros. Então, para que um tratado das virtudes? Para isto, talvez: tentar compreender o que deveríamos fazer, ou ser, ou viver, e medir com isso, pelo menos intelectualmente, o caminho que daí nos separa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMTE-SPONVILLE, A. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 07. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que a moral efetivamente surge quando o ser humano supera a sua natureza puramente natural, instintiva, adquirindo uma natureza social quando já é membro de uma coletividade. Leia as afirmativas a seguir sobre o progresso moral:  
I. No progresso moral, não há ampliação da esfera moral na vida social.
II. No progresso moral, há a elevação consciente e livre do comportamento das pessoas nas esfera individual e social.
III. No progresso moral, há um grau de articulação e de coordenação dos interesses coletivos e pessoais.
IV. No progresso moral, há um movimento linear, no qual novos elementos morais surgem naturalmente.
Estão corretas apenas:
	
	A
	As afirmativas I e II.
	
	B
	As afirmativas I e IV.
	
	C
	As afirmativas II e III.
	
	D
	As afirmativas II e IV.
	
	E
	As afirmativas III e IV.
Questão 36
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Mas a ética de Kant é iminentemente uma ética do dever, e de modo específico do dever interno distinto do dever externo, de que se ocupa a doutrina do direito. A virtude é aí definida como a força de vontade necessária para o cumprimento do próprio dever, como força moral que o homem necessita para combater os vícios que se opõem, como obstáculos, ao cumprimento do dever. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora Unesp, 2002, p. 29.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que Kant foi o criador da chamada “ética do dever”. Acerca desse tema, leia as afirmativas a seguir:
I. A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião.
II. O dever nasce da necessidade obrigatória de obedecer a certas normas.
III. A força moral é um dos obstáculos ao cumprimento do dever.
IV. A ética do dever é baseada no dever externo, base da doutrina do direito.
Estão corretas apenas:
	
	A
	as afirmativas I e II.
	
	B
	as afirmativas I e IV.
	
	C
	as afirmativas II e III.
	
	D
	as afirmativas II e IV.
	
	E
	as afirmativas III e IV.
Questão 37
Leia o trecho de texto a seguir:
“[...] é preciso saber os caminhos da cultura, conhecer as motivações das pessoas nos respectivos grupos sociais e tentar proporcionar formas de vida possíveis em meio à miséria e à intolerância. O elemento do bem comum é um dos mais significativos no momento atual da sociedade brasileira. É preciso valorizar as ações destinadas à coletividade, de forma justa e equitativa, bem como evitar as condições de miserabilidade das pessoas. Esta é uma forma urgente de salvaguardar a cidadania”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THUMS, J. Ética na educação. Canoas: Ulbra, 2003, p. 405.
Considerando as ideias apresentadas e os conteúdos do livro-base Ética, Educação e Trabalho assinale a alternativa correta sobre a aprendizagem ética.
	
	A
	A escola deve ser o espaço da técnica e da racionalidade instrumental. Seu papel principal é educar as futuras gerações de forma técnica e racional. 
	
	B
	Escola é espaço de estudo e disciplina, por isso é também é o espaço da indiferença em relação às questões particulares.
	
	C
	A escola é o espaço da reprodução da sociedade e assim deve ensinar seus alunos quanto ao comportamento ético e moral.
	
	D
	Pensar a ética e sociedade no meio escolar significa considerar a liberdade, as pessoas e os sofrimentos para que uma pedagogia ética seja possível.
	
	E
	A escolha é o espaço de aprender a regras morais e jurídicas da sociedade a fim de se ajustar a ela.
Questão 38
Leia o excerto a seguir: 
“Enquanto a moral é o agir de forma heterônoma, ou seja, os valores vêm de fora, pois são dados pela sociedade ou cultura em que vivemos, e não são questionados, a ética é autônoma, pois ao questionar, refletir e teorizar sobre os fundamentos da moral, agora eu mesmo posso aceitá-los ou rejeitá-los e, até mesmo, preconizar outras formas de pensar, sentir e agir, mas de forma consciente e livre”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://www.posgraduacaoredentor.com.br/hide/path_img/conteudo_542345ba9d6de.pdf - Acesso em 21 fev. 2016.
O tema da liberdade é caro a reflexão ética. Considerando o que traz o livro-base Ética, educação e trabalho, identifique a alternativa que melhor define liberdade.
	
	A
	Liberdade é capacidade de agir conforme a soberania da vontade, desconsiderando qualquer outro limite, que não o puro desejo.
	
	B
	O que torna uma ação livre é a capacidade do ser humano de ir além de si e das circunstâncias.
	
	C
	Liberdade é agir por instinto.
	
	D
	Livre é o sujeito que, tendo consciência do seu eu psicológico, age em conformidade com o estipulado por terceiros.
	
	E
	Liberdade é algo que não se pode explicar e ao mesmo tempo é uma ideia que todos entendem.
 
Questão 39
Atente para a citação a seguir: 
“Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Carta da Terra. 2000. p. 2 (http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf. Acesso em 11 fev. 2016).
Considerando o trecho citado e as reflexões contidas no livro Ética, educação e trabalho em relaçãoà compreensão do espaço escolar como ambiente de educação ética, é correto afirmar que:
	
	A
	É um espaço de ensino de conteúdos que deve se preocupar com a transmissão de conhecimentos científicos.
	
	B
	É um espaço apropriado para discussão de temas éticos, desde que cada aluno possa ficar com sua opinião.
	
	C
	É um ambiente que considera o mundo com base nas pessoas que o organizam, pois a escola está inserida no mundo.
	
	D
	É um ambiente marcado pela multiplicidade, o que impossibilita uma reflexão madura sobre questões ética.
	
	E
	É um ambiente repleto de conflitos no qual a discussão ética precisa ser orientada, uma vez que, boa educação vem de casa.
 
Questão 40
Leia o fragmento de texto a seguir:
O conceito de moral e ética para Vázques:  “[...] moral vem do latim mos ou mores, ‘costumes’ no sentido de conjunto de normas e regras adquiridas por hábito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, Otário José. Ética, Educação e Trabalho. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 59.
A partir dessa compreensão sobre o conceito de moral e de acordo com o livro-base Ética, Educação e Trabalho, é correto afirmar que:  
	
	A
	a moral envolve atos, comportamentos, fatos e acontecimentos do comportamento  humano no contexto individual.
	
	B
	a moral se relaciona com a conduta real do ser humano no contexto do social.
Você acertou!
A moral envolve atos e comportamentos fatos e acontecimentos do comportamento humano no contexto social, pois se apoia naquilo que a comunidade concebe como valor. Apresenta características do comportamento humano em um determinado contexto social. Embora sua adesão seja individual por convicção, ela é de caráter coletivo. Mas como ninguém pode obrigar o cumprimento da norma de forma integral, existem tantas diferenças no em seu cumprimento no contexto social (pg. 59-60).
	
	C
	a moral apresenta a característica psíquica do ser humano individual.
	
	D
	a moral é individual.
	
	E
	a moral, ou seja, as normas são cumpridas pelos indivíduos por imposição.  
Questão 41
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Mas a ética de Kant é iminentemente uma ética do dever, e de modo específico do dever interno distinto do dever externo, de que se ocupa a doutrina do direito. A virtude é aí definida como a força de vontade necessária para o cumprimento do próprio dever, como força moral que o homem necessita para combater os vícios que se opõem, como obstáculos, ao cumprimento do dever. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora Unesp, 2002, p. 29.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que Kant foi o criador da chamada “ética do dever”. Acerca desse tema, leia as afirmativas a seguir:
I. A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião.
II. O dever nasce da necessidade obrigatória de obedecer a certas normas.
III. A força moral é um dos obstáculos ao cumprimento do dever.
IV. A ética do dever é baseada no dever externo, base da doutrina do direito.
Estão corretas apenas:
	
	A
	as afirmativas I e II.
	
	B
	as afirmativas I e IV.
	
	C
	as afirmativas II e III.
	
	D
	as afirmativas II e IV.
	
	E
	as afirmativas III e IV.
Questão 42
Leia o excerto a seguir: 
“Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Brasiliense, 1994, p. 14.
Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Ética, educação e trabalho, no que diz respeito ao surgimento da ética, leia as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana.
	
	B
	A ética surgiu no período contemporâneo para possibilitar o convívio em sociedade em ambientes competitivos.
	
	C
	A ética surgiu no período medieval quando a questão religiosa passou a o ocupar o centro das reflexões filosóficas.
	
	D
	A ética surgiu na modernidade quando a razão foi declarada senhora do homem e do mundo. 
	
	E
	A ética surgiu na Antiguidade Clássica na qual o homem já era considerado a medida  de todas as coisas.
Questão 43
Leia o excerto a seguir:
“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental”.
MINISTÉRIO do Meio Ambiente. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental. Acesso em: 07 jul. 2016.
A ética ambiental é um tema relevante da atualidade, pois nos ajuda a pensar o nosso “ser-no-mundo”. Com relação a esse tema e com base nas aulas e no livro-base da disciplina, Ética, Educação e Trabalho, marque a questão que melhor define o conceito de ser humano ético e responsável.
	
	A
	Somos seres individuais que se realizam sozinhos no mundo.
	
	B
	Nosso “ser-no-mundo” exige passividade frente aos outros.
	
	C
	Esse conceito exprime a ideia de que nossas ações não afetam os outros.
	
	D
	Somos seres sociais e somente nos realizamos no convívio com os outros.
	
	E
	Exprime a ideia existencialista de que “o inferno são os outros”.
Questão 44
Leia o excerto a seguir: 
“Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Brasiliense, 1994, p. 14.
Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Ética, educação e trabalho, no que diz respeito ao surgimento da ética, leia as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana.
	
	B
	A ética surgiu no período contemporâneo para possibilitar o convívio em sociedade em ambientes competitivos.
	
	C
	A ética surgiu no período medieval quando a questão religiosa passou a o ocupar o centro das reflexões filosóficas.
	
	D
	A ética surgiu na modernidade quando a razão foi declarada senhora do homem e do mundo. 
	
	E
	A ética surgiu na Antiguidade Clássica na qual o homem já era considerado a medida  de todas as coisas.
Questão 45
Leia o excerto a seguir: 
“O ser humano vive em sociedade, convive com outros seres humanos e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: ‘Como devo agir perante os outros?’. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2007, p. 49.
A partir do trecho citado e considerando o conteúdo das aulas e do livro base Ética, educação e trabalho, assinale a alternativa que apresenta os dois valores essenciais da moral e da ética:
	
	A
	Autonomia e o reconhecimento
	
	B
	Liberdade e responsabilidade
	
	C
	Esforço e dedicação
	
	D
	Honestidade e inteligência
	
	E
	Humildade e prudência
Questão 46
Leia o trecho de texto a seguir:
“[...] é preciso saberos caminhos da cultura, conhecer as motivações das pessoas nos respectivos grupos sociais e tentar proporcionar formas de vida possíveis em meio à miséria e à intolerância. O elemento do bem comum é um dos mais significativos no momento atual da sociedade brasileira. É preciso valorizar as ações destinadas à coletividade, de forma justa e equitativa, bem como evitar as condições de miserabilidade das pessoas. Esta é uma forma urgente de salvaguardar a cidadania”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THUMS, J. Ética na educação. Canoas: Ulbra, 2003, p. 405.
Considerando as ideias apresentadas e os conteúdos do livro-base Ética, Educação e Trabalho assinale a alternativa correta sobre a aprendizagem ética.
	
	A
	A escola deve ser o espaço da técnica e da racionalidade instrumental. Seu papel principal é educar as futuras gerações de forma técnica e racional. 
	
	B
	Escola é espaço de estudo e disciplina, por isso é também é o espaço da indiferença em relação às questões particulares.
	
	C
	A escola é o espaço da reprodução da sociedade e assim deve ensinar seus alunos quanto ao comportamento ético e moral.
	
	D
	Pensar a ética e sociedade no meio escolar significa considerar a liberdade, as pessoas e os sofrimentos para que uma pedagogia ética seja possível.
Você acertou!
O aluno tem o direito de ir e vir, de se reunir, de possibilitar intervenções, de apresentar suas ideias, de se critico, de expressar o seu entendimento de mundo e de pessoas, de manifestar emoções e sentimentos, sejam eles positivos, sejam eles negativos, os prazeres que tem na tem vida, gostos pela criatividade, do fazer ciência e arte (pg. 131-135). 
	
	E
	A escolha é o espaço de aprender a regras morais e jurídicas da sociedade a fim de se ajustar a ela.
Questão 47
Leia o trecho a seguir:
“Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, bem como com nossas comunidades locais. [...]. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2016.
Com base no texto e no livro-base Ética empresarial na prática, podemos dizer que a expressão “ser no mundo” significa...
	
	A
	que nós humanos só conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros. CERTA
	
	B
	uma forma de nos posicionarmos individualmente no mundo, fora do contexto social. ERRADA
	
	C
	nosso modo de viver onde as responsabilidades não tem impacto sobre a vida dos outros.
	
	D
	nossa tendência de vivermos de maneira egoísta e individualista.
	
	E
	que por vivermos em sociedade não precisamos de regras que organizem a vivência coletiva.
Questão 48
Leia a notícia a seguir.                             
“Quatro adolescentes são identificados por vandalismo em escola municipal”
A Polícia Civil de Boa Esperança do Sul (SP) identificou quatro adolescentes, com idades entre 12 e 14 anos, que teriam participado de atos de vandalismo na Escola Municipal Antônio Jarbas Beraldo, no domingo (23). Os jovens foram levados até a delegacia acompanhados dos pais, prestaram depoimento e foram liberados. Outras quatro crianças, com idades entre 8 e 10 anos, também são suspeitas de participar da ação. Os pais poderão responder por danos materiais. Uma ação parecida em outra escola da cidade, em outubro, também teve a participação de menores. De acordo com a polícia, o caso dos adolescentes será relatado para a Vara da Infância e Juventude. Em relação às crianças, será encaminhado para o Conselho Tutelar. ”
Notícia de 25/11/14. Fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/11/policia-identifica-responsaveis-por-vandalizar-escola-em-boa-esperanca-do-sul.html  acessado em 15/12/14.
 
Com base nas aulas e no livro-base, podemos dizer que estas crianças e adolescentes ainda não desenvolveram plenamente sua consciência do certo e do errado.  A consciência é o instrumento que auxilia a pessoa a dizer se algo está certo ou errado. Ela não dita normas, mas se posiciona e alerta sobre possíveis equívocos éticos, bem como recebe influências externas para poder decidir, determinar o melhor a se fazer. Para além da consciência do certo e do errado existem parâmetros externos que determinam como o indivíduo deve agir. Essas determinações são as leis, os códigos, as normas e acordos que contém uma moral e uma ética ideias. Esses parâmetros fazem parte:
 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	do direito positivo
Você acertou!
O direito positivo estabelece o que se deve cumprir (pg.110). 
 
	
	B
	da educação
	
	C
	da religião
	
	D
	do caráter
	
	E
	da subjetividade
Questão 49
Leia o trecho a seguir:
“De fato, a melhor definição de valor é exatamente esta: valor é uma relação de não-indiferença entre o homem e os elementos com que ele se defronta. Eis porque o valor pode ser positivo ou negativo. Na relação de não-indiferença temos a atitude de valoração”. (SAVIANI, Demerval. Ética, Educação e cidadania. Disponível em: http://portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/saviani.pdf Acesso em: 15/02/2016.
 
Considerando a citação anterior e o conteúdo apresentado no livro base da disciplina, sobre a proposta de educar em valores, assinale a alterativa correta:
	
	A
	A educação pode ser entendida como uma preparação para a escolha adequada dos valores.
Você acertou!
A educação se constitui numa técnica para conseguir uma escolha adequada dos valores. O educador exerce a função de auxiliar o educando na apreensão dos valores.  (Livro base, p. 199).
	
	B
	A educação é antes de tudo transmissão de conhecimentos e os valores precisam ser ensinados em casa.
	
	C
	A educação precisa ancorar-se na proposta axiológica pós-moderna para que possa ter bons resultados atualmente.
	
	D
	A educação em valores pressupõe o domínio de princípios filosóficos claros e práticas pedagógicas direcionadas para estudantes e suas famílias.
	
	E
	A educação em valores precisa envolver toda a comunidade escolar para que apoie todas as iniciativas da Escola.
Questão 50
Leia o trecho a seguir:
“No cotidiano recebem-se inúmeras informações por meio da mídia sobre a corrupção, sobre autoridades que nos manipulam, sobre crise de alimentos e a falta de dinheiro para suprir as necessidades básicas; a respeito de drogas que escravizam os jovens, a falta de dinheiro para dar uma educação para os filhos e, assim, a mídia tenta modificar o modo de pensar e agir das pessoas”.
 
Considerando a excerto anterior e o conteúdo do livro base, com relação a linguagem e sua relação com a ética é correto afirmar que:
	
	A
	A ética é uma linguagem reflexiva gerada pelas condutas morais produzidas pelas comunidades.
Você acertou!
A linguagem falada e escrita abre o horizonte do entendimento humano. (...). A ética é uma linguagem reflexiva gerada pelas condutas morais produzidas pelas comunidades. As condutas morais são informadas à pessoa e, à medida que ela avança no tempo e no espaço, desenvolvendo-se física e intelectualmente, ocorre a comunicação.   p. 160).
	
	B
	A linguagem constitui-se no maior dos problemas éticos, uma vez que os sujeitos falam idiomas diferentes.
	
	C
	A ética é anterior a linguagem, pois sua origem é a lei natural estabelecida desde a gênese do universo.
	
	D
	A ética é uma linguagem universal que estabelece os princípios a serem seguidos em todas as situações sociais.
	
	E
	A ética, assim como a linguagem é um conjunto de normas subjetivas que os seres humanos utilizam para viver em sociedade.
Questão 51
O artigo Ética e Educação – caminhos buberianos, de Röhr (2010) traz uma discussão sobre três aspectos relevantes da ética.Após os seus estudos, identifique quais são estes três aspectos.
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A postura do professor em sala, os valores familiares e a filosofia da escola.  
	
	B
	Os valores familiares dos alunos, as regras do convívio escolar e os direitos e deveres institucionais.   
	
	C
	A educação ética, a ética pedagógica e a ética da comunidade.
 D A valorização ética familiar, os costumes tradicionais da escola e a educação pedagógica.   
Questão 52
Leia o caso abaixo:
Tatiana, que é mãe de Sofia, participou juntamente com outros pais da escola “Caminhos do saber” do projeto pedagógico “Diálogo: partida e encontro para as respostas aos jovens educandos”, organizado pelos professores. 
Durante a análise dos resultados do projeto, muitas questões acerca da ética e dos valores foram ressaltadas pelos participantes e entrevistados. 
Com base na leitura e compreensão do artigo de Röhr (2010), qual aspecto ressalta o caso ocorrido na escola de Sofia?
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A educação por valores;   
	
	B
	A ética da comunidade dos educadores
Você acertou!
Para Röhr, a ética da comunidade dos educadores ressalta a situação descrita, pois este aspecto trata das questões sobre a ética envolvendo a colaboração dos educadores em projetos pedagógicos (p. 1).
	
	C
	A ética pedagógica;   
	
	D
	A educação ética filosófica.   
Questão 53
Considerando os seus estudos sobre ética e educação, relacione a coluna A com a coluna B e, após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna B de cima para baixo.
	COLUNA  A 
 
	COLUNA  B 
 
	I. Ética Pedagógica 
  
 
 II. Educação e ética 
 
III. Ética da comunidade dos educadores
	(   ) Auxilia o educando a se constituir um ser ético.
 
(   ) Volta-se para questões éticas envolvendo os educadores em projetos.
 
(   ) O educador deve considerar a rede de pertencimento das pessoas do educando.
 
(   ) Enfatiza indagações éticas que envolvem as ações do educador. 
 
 
	
	A
	III - II - I - II   
	
	B
	I - II - II - III   
	
	C
	II - III - III - I 
Você acertou!
I - Ética pedagógica: Enfatiza indagações éticas que envolvem as ações do educador. II - Educação e ética: Auxilia o educando a se constituir um ser ético. III - Ética da comunidade dos educadores: Volta-se para questões éticas envolvendo os educadores em projetos e ressalta que o educador deve considerar a rede de pessoas de pertencimento do educando (p. 2). 
	
	D
	II - III - I - II   
Questão 54
De acordo com o artigo A formação humana na perspectiva histórico-ontológica, a análise do aspecto intelectual, isto é, da consciência, revela que o homem não se mantém preso às suas condições situacionais e pessoais.
Quais argumentos justificam a análise mencionada acima?
Analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) A análise do aspecto pessoal mostrava o homem como um ser que se revelava incapaz de intervir no seu processo de transformação. 
(  ) O homem é capaz de transcender a situação, assim como as opções e os pontos de vista pessoais, para colocar-se na perspectiva universal. 
(  ) Enquanto ser livre, o homem se mostrava incapaz de tomar decisões por conta própria. 
(  ) O homem, sendo livre e capaz de intervir em situações, pode intervir na vida das novas gerações para educá-las. 
	
	A
	F – V – F – V 
Você acertou!
A análise do aspecto pessoal, isto é, da liberdade, mostrava o homem como um ser que, embora situado, se revelava capaz de intervir pessoalmente na situação para aceitar, rejeitar ou transformar. Enquanto ser livre, ele mostrava-se capaz de optar e tomar decisões. Esse aspecto já permitia responder positivamente à questão da possibilidade da educação. Se o homem é livre e capaz de intervir na situação, então ele pode intervir na vida das novas gerações para educá-las. O homem é capaz de transcender a situação, assim como as opções e os pontos de vista pessoais, para colocar-se na perspectiva universal (p. 1 - 2).
	
	B
	V – V – V – F  
	
	C
	F – F – F – V   
	
	D
	V – F – V – F

Mais conteúdos dessa disciplina