Logo Passei Direto
Buscar

COMPILAD ANTIGAS Ética e cidadania

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta:
A) a sistematização de valores desassociados da cultura.
B) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias.
C) o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente.
D) o valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos.
E) o sentido coletivo e político das ações humanas individuais.

A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança:
A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança:
a) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
b) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
c) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.

Diante desse fato da história do pensamento político e filosófico, a afirmação de Espinosa, segundo a qual “Se os homens nascessem livres, não formariam nenhum conceito de bem e de mal, enquanto permanecessem livres” (ESPINOSA, 1983, p. 264), quer dizer o seguinte:
Diante desse fato da história do pensamento político e filosófico, a afirmação de Espinosa, segundo a qual “Se os homens nascessem livres, não formariam nenhum conceito de bem e de mal, enquanto permanecessem livres” (ESPINOSA, 1983, p. 264), quer dizer o seguinte:
a) O homem é, por instinto, moralmente livre, fato que condiciona sua ideia de ética social.
b) Assim como o indivíduo é anterior à sociedade, a liberdade moral antecede noções como bem e mal.
c) Os valores morais que servem de base para nossa socialização são tão naturais quanto nossos direitos.
d) Não poderíamos falar de bem e de mal se não nos colocássemos além da liberdade natural.
e) Não há nenhum vínculo necessário entre viver livre e saber o que são bem e mal.

Desde suas origens entre os filósofos da antiga Grécia, a Ética é um tipo de saber normativo, isto é, um saber que pretende orientar as ações dos seres humanos. A moral também é um saber, que oferece orientações para a ação. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que a(o):
Com relação a esse assunto, é correto afirmar que a(o):
a) palavra ética procede do latim que significa ‘maneira de se comportar regulada pelo uso’, pelo costume.
b) Ética ou Filosofia Moral é a parte da Estética que se ocupa com a intuição a respeito das noções e dos princípios que fundamentam a vida moral.
c) palavra ‘ética’ procede do grego, que significava originariamente ‘morada’, mas, posteriormente, passou a significar o caráter, o ‘modo de ser’, que uma pessoa ou um grupo vai adquirindo ao longo da vida.
d) termo ‘moral’ procede do grego; em sentido bem amplo, a moral é o conjunto das regras de conduta admitidas, em determinada época, por um grupo de homens.
e) Ética é um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes.

O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Essas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética. Para que o sujeito ético possa existir, faz-se necessário o preenchimento das seguintes condições:
Estão corretas apenas:
I. Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais entre si.
II. Ser consciente de si, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer sua existência como ser ético.
III. Ser dotado de virtude, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência); e da capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis.
IV. Ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la, bem como às suas consequências, respondendo por elas.
V. O sujeito da ação moral deve assumir aquelas ações que devem, de certa forma, viabilizar suas necessidades e desprezar as ações que não venham a atender aos seus interesses, mesmo que estas ações possam atender ao interesse coletivo.
a) II, III, e IV.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.

Sobre o conceito de Filosofia, assinale a alternativa CORRETA.
A) É um exercício sistemático do pensar com clara inspiração científica.
B) É o exame do conhecimento em sua generalidade que se desdobra por meio da dialética humana: da prática ao conhecimento e desse conhecimento de retorno à prática.
C) É uma explicação aleatória de como a realidade é estruturada, pois cada um entende o mundo de uma forma.
D) É, por si mesma, uma interface sistemático-conceitual que busca ser a extensão do conhecimento rigoroso e sistematizado.
E) É uma análise lógico-crítica da realidade.

Com base no texto e na compreensão da ética aristotélica, é correto afirmar que a ética:
a) Orienta-se pelo procedimento formal de regras universalizáveis, como meio de verificar a correção ética das normas de ação.
b) Adota a situação ideal de fala como condição para a fixação de princípios éticos básicos, a partir da negociação discursiva de regras a serem seguidas pelos envolvidos.
c) Pauta-se pela teleologia, indicando que o bem supremo do homem consiste em atividades que lhe sejam peculiares, buscando a sua realização de maneira excelente.
d) Contempla o hedonismo, indicando que o bem supremo a ser alcançado pelo homem reside na felicidade e esta consiste na realização plena dos prazeres.
e) Baseada no emotivismo, busca justificar a atitude ou o juízo ético mediante o recurso dos próprios sentimentos dos agentes, de forma a influir nas demais pessoas.

Considerando o ensino da Filosofia e suas indagações na atualidade e a temática abordada no texto, assinale a alternativa correta.
a) O conhecimento filosófico deve esclarecer principalmente os fenômenos da natureza (cosmo).
b) O conhecimento ilustrativo e enciclopédico da filosofia é o fundamento do conhecimento de todas as coisas pelas suas causas últimas.
c) A importância do conhecimento filosófico decorre do esclarecimento dos conceitos e do entendimento da realidade.
d) A tradução do saber filosófico para o estudante diz respeito a questões de oratória e de como se apresentar adequadamente ao público.
e) A filosofia tem como função primordial ser caminho para a teologia e para o entendimento da divindade.

Os códigos de ética foram criados para nortear o comportamento do profissional no exercício de suas atividades. Sobre o assunto, podemos afirmar que é vedado ao administrador o que segue nas alternativas abaixo, exceto:
a) Organizar ou manter sociedade profissional sob forma autorizada por lei.
b) Facilitar, por qualquer modo, o exercício da profissão a terceiros, não habilitados ou impedidos.
c) Sugerir, solicitar, provocar ou induzir divulgação de textos de publicidade que resultem em propaganda pessoal de seu nome.
d) Permitir a utilização de seu nome e de seu registro por qualquer instituição pública ou privada onde não exerça pessoal ou efetivamente função inerente à profissão.
e) Anunciar-se com excesso de qualificativos, admitida a indicação de títulos, cargos e especializações.

Com base no exposto, mudanças na legislação eleitoral poderão representar, como principal aspecto, um reforço da:
a) cidadania, porque permitirão a ampliação do número de cidadãos com direito ao voto.
b) ética, porque facilitarão o combate à corrupção e o estímulo à transparência.
c) economia, porque incentivarão gastos das empresas públicas e privadas.
d) moralidade, porque inviabilizarão candidaturas despreparadas intelectualmente.
e) política, porque garantirão a seleção de políticos experientes e idôneos.

Por que a responsabilidade social corporativa é importante no mundo dos negócios?
a) Em função do baixo grau de filosofia que hoje se depreende dos profissionais em sua prática diária.
b) Porque funciona como mais uma propaganda das empresas.
c) Para que se construa uma sociedade mais justa e plena, regida por normas harmônicas e que resultem na sustentabilidade de negócios e comunidade.
d) Para que todos possam ver o quanto benevolente a empresa é.
e) Em virtude de uma sociedade cada vez mais consciente e exigente em termos de padrão de conduta das empresas.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre ética analise as afirmacoes abaixo:
I. O ser humano não é mau ou bom por natureza.
II. A virtude moral não é algo inato ao ser humano.
III. A ética ocupa-se basicamente de questões subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivíduo.
IV. Uma ética deontológica é aquela construída sobre o princípio do dever.
a) I, II e IV.
b) I e II.
c) I, II, III e IV.
d) I e IV.
e) I, II e III.

Etimologicamente, a palavra filosofia vem do grego philos e sofhia. O filosofo é aquele que não detém o conhecimento, mas aspira ao saber. Isso nos possibilita afirmar que o filósofo é, portanto:
a) amigo dos pobres.
b) o amigo dos poderosos.
c) o amigo de todos.
d) o amigos dos enciclopedistas.
e) o amigo do conhecimento.

Os códigos de ética foram criados para nortear o comportamento do profissional no exercício de suas atividades. Podemos afirmar que são deveres do gestor o que segue nas alternativas abaixo, exceto:
a) Renunciar, demitir-se ou ser dispensado do posto, cargo ou emprego, se, por qualquer forma, tomar conhecimento de que o cliente manifestou desconfiança para com o seu trabalho, hipótese em que deverá solicitar substituto.
b) Informar e orientar o cliente a respeito da situação real da empresa a que serve.
c) Manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional, podendo compartilhar com familiares e nunca com amigos os problemas enfrentados pela organização que atua como empregado, funcionário público ou profissional liberal.
d) Comunicar ao cliente, sempre com antecedência e por escrito, sobre as circunstâncias de interesse para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível, as melhores soluções e apontando alternativas.
e) Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade.

Sobre esse texto, é correto afirmar que:
a) O bem-estar e a felicidade pessoal não devem ser assuntos restritos ao livre arbítrio individual. b) Ao discorrer sobre a felicidade, o autor elege como foco a autonomia do indivíduo. c) Para o autor, a busca da felicidade não deve se subordinar ao relativismo das escolhas. d) O critério moral e religioso é o mais adequado para reger o comportamento dos indivíduos.
a) O bem-estar e a felicidade pessoal não devem ser assuntos restritos ao livre arbítrio individual.
b) Ao discorrer sobre a felicidade, o autor elege como foco a autonomia do indivíduo.
c) Para o autor, a busca da felicidade não deve se subordinar ao relativismo das escolhas.
d) O critério moral e religioso é o mais adequado para reger o comportamento dos indivíduos.

Analise os valores abaixo em função da ética empresarial e profissional:
Estão corretas as definições:
I. Confiança – é a aceitação da manifestação do outro, por palavras ou gestos.
II. Disciplina – é a maneira pela qual os membros do grupo aceitam e atendem às normas pré-estabelecidas, necessárias ao bom atendimento dos objetivos sociais.
III. Honestidade – é o corolário imediato da justiça, é atributo ligado à confiança, à honra e, sobretudo, à decência.
IV. Solidariedade – é o ato de estender a mão.
a) II e IV.
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) I, II, III e IV.
e) I, II e III.

Ao pensarmos sobre o conceito de moral, devemos conceber que, acima de tudo, a vida coletiva só se tornou possível porque o ser humano passou a estabelecer normas de convívio.
Sobre o conceito de moral, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A palavra moral é proveniente do termo em latim Morales, que significa “relativo aos costumes”, aquilo que se consolidou como sendo verdadeiro, do ponto de vista da ação.
( ) A moral pode ser concebida como um conjunto de regras aplicadas no cotidiano mas que não são utilizadas como elementos norteadores dos julgamentos sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, bem como as suas ações.
( ) A moral é, ainda, construída mediante os valores previamente estabelecidos pela própria sociedade e os comportamentos aceitos e passíveis de serem questionados pela ética.

Sobre a evolução do conceito da cidadania, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
Marque a sequência correta.
( ) A palavra cidadania vem de civitas, que, do latim, refere-se ao indivíduo que habita a cidade. Assim, com o início da vida na cidade, em coletividade, surge a necessidade de os indivíduos exercerem seu papel de cidadãos — com direitos e deveres.
( ) É possível observar que, desde a Antiguidade Clássica, lutas sociais ocorreram e podem ser correlacionadas com o sentido de cidadania, que conhecemos atualmente. Já na Grécia Antiga, o conceito de cidadania resumia-se aos direitos políticos, e, ainda assim, nem todos eram considerados cidadãos.
( ) Na Roma Antiga, o conceito de cidadania está ligado à classe social à qual o indivíduo pertencia. Havia três classes sociais: os patrícios, descendentes dos fundadores; os plebeus, descendentes dos estrangeiros; e os escravos, prisioneiros das diversas guerras e, também, aqueles que não pagavam seus débitos. Assim, somente os patrícios eram considerados cidadãos e possuíam direitos políticos, civis e religiosos.
( ) Com o monopólio da Igreja Cristã na Idade Média, a diminuição do conceito de cidadania foi fortalecida pela Igreja que alega ter sido Deus que designou as hierarquizações e sucessões hereditárias de Reis e Rainhas, aumentando o poder do povo.

O papel da ética é fazer a reflexão sobre esses princípios e noções.
Sobre as concepções da ética, julgue as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS ou F para as FALSAS.
( ) No fim da Idade Média, São Tomás de Aquino (1225-1274) viria a fundamentar na lógica aristotélica os conceitos agostinianos de pecado original e da redenção por meio da graça divina. Conforme a Igreja Medieval se tornava mais poderosa, desenvolvia-se um modelo de ética que trazia castigos aos pecados e recompensa à virtude pela imortalidade.
( ) Uma das maiores contribuições à ética foi a de Emmanuel Kant (1724-1804), em fins do século XVIII. Este autor atribuía o mal ético aos desajustamentos sociais e afirmava que os seres humanos eram bons por natureza.
( ) As teses do utilitarismo, formuladas por Jeremy Bentham (1748-1832), sugerem o princípio da utilidade como meio de contribuir para aumentar a felicidade da comunidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta:
A) a sistematização de valores desassociados da cultura.
B) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias.
C) o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente.
D) o valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos.
E) o sentido coletivo e político das ações humanas individuais.

A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança:
A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança:
a) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
b) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
c) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.

Diante desse fato da história do pensamento político e filosófico, a afirmação de Espinosa, segundo a qual “Se os homens nascessem livres, não formariam nenhum conceito de bem e de mal, enquanto permanecessem livres” (ESPINOSA, 1983, p. 264), quer dizer o seguinte:
Diante desse fato da história do pensamento político e filosófico, a afirmação de Espinosa, segundo a qual “Se os homens nascessem livres, não formariam nenhum conceito de bem e de mal, enquanto permanecessem livres” (ESPINOSA, 1983, p. 264), quer dizer o seguinte:
a) O homem é, por instinto, moralmente livre, fato que condiciona sua ideia de ética social.
b) Assim como o indivíduo é anterior à sociedade, a liberdade moral antecede noções como bem e mal.
c) Os valores morais que servem de base para nossa socialização são tão naturais quanto nossos direitos.
d) Não poderíamos falar de bem e de mal se não nos colocássemos além da liberdade natural.
e) Não há nenhum vínculo necessário entre viver livre e saber o que são bem e mal.

Desde suas origens entre os filósofos da antiga Grécia, a Ética é um tipo de saber normativo, isto é, um saber que pretende orientar as ações dos seres humanos. A moral também é um saber, que oferece orientações para a ação. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que a(o):
Com relação a esse assunto, é correto afirmar que a(o):
a) palavra ética procede do latim que significa ‘maneira de se comportar regulada pelo uso’, pelo costume.
b) Ética ou Filosofia Moral é a parte da Estética que se ocupa com a intuição a respeito das noções e dos princípios que fundamentam a vida moral.
c) palavra ‘ética’ procede do grego, que significava originariamente ‘morada’, mas, posteriormente, passou a significar o caráter, o ‘modo de ser’, que uma pessoa ou um grupo vai adquirindo ao longo da vida.
d) termo ‘moral’ procede do grego; em sentido bem amplo, a moral é o conjunto das regras de conduta admitidas, em determinada época, por um grupo de homens.
e) Ética é um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes.

O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Essas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética. Para que o sujeito ético possa existir, faz-se necessário o preenchimento das seguintes condições:
Estão corretas apenas:
I. Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais entre si.
II. Ser consciente de si, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer sua existência como ser ético.
III. Ser dotado de virtude, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência); e da capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis.
IV. Ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la, bem como às suas consequências, respondendo por elas.
V. O sujeito da ação moral deve assumir aquelas ações que devem, de certa forma, viabilizar suas necessidades e desprezar as ações que não venham a atender aos seus interesses, mesmo que estas ações possam atender ao interesse coletivo.
a) II, III, e IV.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.

Sobre o conceito de Filosofia, assinale a alternativa CORRETA.
A) É um exercício sistemático do pensar com clara inspiração científica.
B) É o exame do conhecimento em sua generalidade que se desdobra por meio da dialética humana: da prática ao conhecimento e desse conhecimento de retorno à prática.
C) É uma explicação aleatória de como a realidade é estruturada, pois cada um entende o mundo de uma forma.
D) É, por si mesma, uma interface sistemático-conceitual que busca ser a extensão do conhecimento rigoroso e sistematizado.
E) É uma análise lógico-crítica da realidade.

Com base no texto e na compreensão da ética aristotélica, é correto afirmar que a ética:
a) Orienta-se pelo procedimento formal de regras universalizáveis, como meio de verificar a correção ética das normas de ação.
b) Adota a situação ideal de fala como condição para a fixação de princípios éticos básicos, a partir da negociação discursiva de regras a serem seguidas pelos envolvidos.
c) Pauta-se pela teleologia, indicando que o bem supremo do homem consiste em atividades que lhe sejam peculiares, buscando a sua realização de maneira excelente.
d) Contempla o hedonismo, indicando que o bem supremo a ser alcançado pelo homem reside na felicidade e esta consiste na realização plena dos prazeres.
e) Baseada no emotivismo, busca justificar a atitude ou o juízo ético mediante o recurso dos próprios sentimentos dos agentes, de forma a influir nas demais pessoas.

Considerando o ensino da Filosofia e suas indagações na atualidade e a temática abordada no texto, assinale a alternativa correta.
a) O conhecimento filosófico deve esclarecer principalmente os fenômenos da natureza (cosmo).
b) O conhecimento ilustrativo e enciclopédico da filosofia é o fundamento do conhecimento de todas as coisas pelas suas causas últimas.
c) A importância do conhecimento filosófico decorre do esclarecimento dos conceitos e do entendimento da realidade.
d) A tradução do saber filosófico para o estudante diz respeito a questões de oratória e de como se apresentar adequadamente ao público.
e) A filosofia tem como função primordial ser caminho para a teologia e para o entendimento da divindade.

Os códigos de ética foram criados para nortear o comportamento do profissional no exercício de suas atividades. Sobre o assunto, podemos afirmar que é vedado ao administrador o que segue nas alternativas abaixo, exceto:
a) Organizar ou manter sociedade profissional sob forma autorizada por lei.
b) Facilitar, por qualquer modo, o exercício da profissão a terceiros, não habilitados ou impedidos.
c) Sugerir, solicitar, provocar ou induzir divulgação de textos de publicidade que resultem em propaganda pessoal de seu nome.
d) Permitir a utilização de seu nome e de seu registro por qualquer instituição pública ou privada onde não exerça pessoal ou efetivamente função inerente à profissão.
e) Anunciar-se com excesso de qualificativos, admitida a indicação de títulos, cargos e especializações.

Com base no exposto, mudanças na legislação eleitoral poderão representar, como principal aspecto, um reforço da:
a) cidadania, porque permitirão a ampliação do número de cidadãos com direito ao voto.
b) ética, porque facilitarão o combate à corrupção e o estímulo à transparência.
c) economia, porque incentivarão gastos das empresas públicas e privadas.
d) moralidade, porque inviabilizarão candidaturas despreparadas intelectualmente.
e) política, porque garantirão a seleção de políticos experientes e idôneos.

Por que a responsabilidade social corporativa é importante no mundo dos negócios?
a) Em função do baixo grau de filosofia que hoje se depreende dos profissionais em sua prática diária.
b) Porque funciona como mais uma propaganda das empresas.
c) Para que se construa uma sociedade mais justa e plena, regida por normas harmônicas e que resultem na sustentabilidade de negócios e comunidade.
d) Para que todos possam ver o quanto benevolente a empresa é.
e) Em virtude de uma sociedade cada vez mais consciente e exigente em termos de padrão de conduta das empresas.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre ética analise as afirmacoes abaixo:
I. O ser humano não é mau ou bom por natureza.
II. A virtude moral não é algo inato ao ser humano.
III. A ética ocupa-se basicamente de questões subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivíduo.
IV. Uma ética deontológica é aquela construída sobre o princípio do dever.
a) I, II e IV.
b) I e II.
c) I, II, III e IV.
d) I e IV.
e) I, II e III.

Etimologicamente, a palavra filosofia vem do grego philos e sofhia. O filosofo é aquele que não detém o conhecimento, mas aspira ao saber. Isso nos possibilita afirmar que o filósofo é, portanto:
a) amigo dos pobres.
b) o amigo dos poderosos.
c) o amigo de todos.
d) o amigos dos enciclopedistas.
e) o amigo do conhecimento.

Os códigos de ética foram criados para nortear o comportamento do profissional no exercício de suas atividades. Podemos afirmar que são deveres do gestor o que segue nas alternativas abaixo, exceto:
a) Renunciar, demitir-se ou ser dispensado do posto, cargo ou emprego, se, por qualquer forma, tomar conhecimento de que o cliente manifestou desconfiança para com o seu trabalho, hipótese em que deverá solicitar substituto.
b) Informar e orientar o cliente a respeito da situação real da empresa a que serve.
c) Manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional, podendo compartilhar com familiares e nunca com amigos os problemas enfrentados pela organização que atua como empregado, funcionário público ou profissional liberal.
d) Comunicar ao cliente, sempre com antecedência e por escrito, sobre as circunstâncias de interesse para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível, as melhores soluções e apontando alternativas.
e) Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade.

Sobre esse texto, é correto afirmar que:
a) O bem-estar e a felicidade pessoal não devem ser assuntos restritos ao livre arbítrio individual. b) Ao discorrer sobre a felicidade, o autor elege como foco a autonomia do indivíduo. c) Para o autor, a busca da felicidade não deve se subordinar ao relativismo das escolhas. d) O critério moral e religioso é o mais adequado para reger o comportamento dos indivíduos.
a) O bem-estar e a felicidade pessoal não devem ser assuntos restritos ao livre arbítrio individual.
b) Ao discorrer sobre a felicidade, o autor elege como foco a autonomia do indivíduo.
c) Para o autor, a busca da felicidade não deve se subordinar ao relativismo das escolhas.
d) O critério moral e religioso é o mais adequado para reger o comportamento dos indivíduos.

Analise os valores abaixo em função da ética empresarial e profissional:
Estão corretas as definições:
I. Confiança – é a aceitação da manifestação do outro, por palavras ou gestos.
II. Disciplina – é a maneira pela qual os membros do grupo aceitam e atendem às normas pré-estabelecidas, necessárias ao bom atendimento dos objetivos sociais.
III. Honestidade – é o corolário imediato da justiça, é atributo ligado à confiança, à honra e, sobretudo, à decência.
IV. Solidariedade – é o ato de estender a mão.
a) II e IV.
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) I, II, III e IV.
e) I, II e III.

Ao pensarmos sobre o conceito de moral, devemos conceber que, acima de tudo, a vida coletiva só se tornou possível porque o ser humano passou a estabelecer normas de convívio.
Sobre o conceito de moral, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A palavra moral é proveniente do termo em latim Morales, que significa “relativo aos costumes”, aquilo que se consolidou como sendo verdadeiro, do ponto de vista da ação.
( ) A moral pode ser concebida como um conjunto de regras aplicadas no cotidiano mas que não são utilizadas como elementos norteadores dos julgamentos sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, bem como as suas ações.
( ) A moral é, ainda, construída mediante os valores previamente estabelecidos pela própria sociedade e os comportamentos aceitos e passíveis de serem questionados pela ética.

Sobre a evolução do conceito da cidadania, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
Marque a sequência correta.
( ) A palavra cidadania vem de civitas, que, do latim, refere-se ao indivíduo que habita a cidade. Assim, com o início da vida na cidade, em coletividade, surge a necessidade de os indivíduos exercerem seu papel de cidadãos — com direitos e deveres.
( ) É possível observar que, desde a Antiguidade Clássica, lutas sociais ocorreram e podem ser correlacionadas com o sentido de cidadania, que conhecemos atualmente. Já na Grécia Antiga, o conceito de cidadania resumia-se aos direitos políticos, e, ainda assim, nem todos eram considerados cidadãos.
( ) Na Roma Antiga, o conceito de cidadania está ligado à classe social à qual o indivíduo pertencia. Havia três classes sociais: os patrícios, descendentes dos fundadores; os plebeus, descendentes dos estrangeiros; e os escravos, prisioneiros das diversas guerras e, também, aqueles que não pagavam seus débitos. Assim, somente os patrícios eram considerados cidadãos e possuíam direitos políticos, civis e religiosos.
( ) Com o monopólio da Igreja Cristã na Idade Média, a diminuição do conceito de cidadania foi fortalecida pela Igreja que alega ter sido Deus que designou as hierarquizações e sucessões hereditárias de Reis e Rainhas, aumentando o poder do povo.

O papel da ética é fazer a reflexão sobre esses princípios e noções.
Sobre as concepções da ética, julgue as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS ou F para as FALSAS.
( ) No fim da Idade Média, São Tomás de Aquino (1225-1274) viria a fundamentar na lógica aristotélica os conceitos agostinianos de pecado original e da redenção por meio da graça divina. Conforme a Igreja Medieval se tornava mais poderosa, desenvolvia-se um modelo de ética que trazia castigos aos pecados e recompensa à virtude pela imortalidade.
( ) Uma das maiores contribuições à ética foi a de Emmanuel Kant (1724-1804), em fins do século XVIII. Este autor atribuía o mal ético aos desajustamentos sociais e afirmava que os seres humanos eram bons por natureza.
( ) As teses do utilitarismo, formuladas por Jeremy Bentham (1748-1832), sugerem o princípio da utilidade como meio de contribuir para aumentar a felicidade da comunidade.

Prévia do material em texto

Página 1 de 5 
 
 
 
 
GRUPO SER EDUCACIONAL 
GRADUAÇÃO EAD 
GABARITO 
SEGUNDA CHAMADA 2017.2A 
04/11/2017 
 
 
 
 
1. Na ética contemporânea, o sujeito não é mais 
um sujeito substancial, soberano e absolutamente 
livre, nem um sujeito empírico puramente natural. 
Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é 
um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire 
um dimensionamento político, uma vez que a ação 
do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora 
da relação social coletiva. Desse modo, a ética se 
entrelaça, necessariamente, com a política, 
entendida esta como a área de avaliação dos 
valores que atravessam as relações sociais e que 
interliga os indivíduos entre si. 
 
SEVERINO, A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992 
(adaptado). 
 
O texto, ao evocar a dimensão histórica do 
processo de formação da ética na sociedade 
contemporânea, ressalta: 
 
a) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias 
político-partidárias. 
b) o valor da ação humana derivada de preceitos 
metafísicos. 
c) a sistematização de valores desassociados da 
cultura. 
d) o sentido coletivo e político das ações 
humanas individuais. 
e) o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos 
democraticamente. 
 
Alternativa correta: letra D. 
Identificação do conteúdo: Ética Contemporânea. 
Pág. 12 da segunda parte de nosso guia de estudos. 
Comentário: Durante muito tempo, dentro de uma 
perspectiva eminentemente liberal, tinha-se a 
valorização da liberdade individual como elemento 
principal a ser considerado pela sociedade. Outros 
olhares mais contemporâneos, porém, ressaltam a 
ligação da liberdade individual como existente apenas 
caso garantida a liberdade de toda a coletividade, bem 
como valores políticos eivados de ética e 
responsabilidade social. 
 
2. Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da 
clonagem humana – transferiu embriões para o 
útero de mulheres, que os gerariam. Esse 
procedimento é crime em inúmeros países. 
Aparentemente, o médico possuía um laboratório 
secreto, no qual fazia seus experimentos. “Não 
tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada 
irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico 
que irá criá-la, mas vai acontecer”, declarou Zavos. 
“Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê 
clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é 
o caso. Não sofremos pressão para entregar um 
bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para 
entregar um bebê clonado saudável ao mundo.” 
 
 
 
GABARITO 
QUESTÕES COMENTADAS 
Disciplina ÉTICA E CIDADANIA 
Professor (a) HARIM BRITTO 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 
D A C D C C D A A C 
 
 
 Página 2 de 5 
 
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA PROFESSOR (A): HARIM BRITTO 
 
CONNOR, S. Disponível em: 
www.independent.co.uk. Acesso em: 14 ago. 2012 
(adaptado). 
 
A clonagem humana é um importante assunto de 
reflexão no campo da bioética que, entre outras 
questões, dedica-se a: 
 
a) refletir sobre as relações entre o 
conhecimento da vida e os valores éticos do 
homem. 
b) legitimar o predomínio da espécie humana sobre 
as demais espécies animais no planeta. 
c) relativizar, no caso da clonagem humana, o uso 
dos valores de certo e errado, de bem e mal. 
d) legalizar, pelo uso das técnicas de clonagem, os 
processos de reprodução humana e animal. 
e) fundamentar técnica e economicamente as 
pesquisas sobre células-tronco para uso em seres 
humanos. 
Alternativa correta: letra A. 
Identificação do conteúdo: ‘O conceito de Ética’. 
Sessão ‘Para Refletir’, pág. 04, Unidade 2 do guia de 
estudos. 
Comentário: Bioética corresponde ao campo de 
estudo que se coloca exatamente na interface entre a 
vida e a ética. Questões como as pesquisas de células-
tronco, clonagem, manipulação genética, eutanásia e 
aborto põem em questão verdades morais dos seres 
humanos. As reflexões bioéticas tentam, exatamente, 
refletir sobre até que ponto é eticamente plausível de 
se interferir na vida ou não. 
 
3. Na regulação de matérias culturalmente 
delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, 
os currículos da educação pública, o status das 
Igrejas e das comunidades religiosas, as normas 
do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), 
mas também em assuntos menos chamativos, 
como, por exemplo, a posição da família e dos 
consórcios semelhantes ao matrimônio, a 
aceitação de normas de segurança ou a delimitação 
das esferas pública e privada — em tudo isso 
reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-
político de uma cultura majoritária, dominante por 
motivos históricos. Por causa de tais regras, 
implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma 
comunidade republicana que garanta formalmente 
a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um 
conflito cultural movido pelas minorias 
desprezadas contra a cultura da maioria. 
 
HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de 
teoria política. São Paulo: Loyola, 2002. 
 
 
 
 
A reivindicação dos direitos culturais das minorias, 
como exposto por Habermas, encontra amparo nas 
democracias contemporâneas, na medida em que 
se alcança: 
 
a) a secessão, pela qual a minoria discriminada 
obteria a igualdade de direitos na condição da sua 
concentração espacial, num tipo de 
independência nacional. 
b) a reunificação da sociedade que se encontra 
fragmentada em grupos de diferentes 
comunidades étnicas, confissões religiosas e 
formas de vida, em torno da coesão de uma 
cultura política nacional. 
c) a coexistência das diferenças, considerando a 
possibilidade de os discursos de 
autoentendimento se submeterem ao debate 
público, cientes de que estarão vinculados à 
coerção do melhor argumento. 
d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à 
vida adulta, tenham condições de se libertar das 
tradições de suas origens em nome da harmonia 
da política nacional. 
e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais 
como linguagem política ou distintas convenções 
de comportamento, para compor a arena política 
a ser compartilhada. 
Alternativa correta: letra C. 
Identificação do conteúdo: Assunto: ‘Cidadania 
contemporânea’. Sessão ‘Guarde essa Ideia’, pág 04, 
Unidade 3 do guia de estudos. 
Comentário: A cultura de resistência é um dos temas 
mais pertinentes e debatidos na atualidade, sendo 
fundamental seu papel na construção de uma nova 
sociedade mais igualitária que retire privilégios 
dogmáticos e tradicionalistas. Somente a possibilidade 
de uma sociedade mais igualitária, unida e fraternal 
poderá rever preceitos sobre religião e formas de viver 
dando ao mundo uma coerência mais dinâmica, que 
deve ser vista diariamente pelas instituições de poder 
que geram as decisões das políticas nacionais. No 
entanto, na sociedade atual, apesar do caminho da 
busca da democracia plena, ainda vigora a voz dos 
grupos maioritários na definição de leis e princípios. 
 
4. No contexto da cultura ocidental e na história 
do pensamento político e filosófico, as 
considerações sobre a necessidade de valores 
morais prévios na organização do Estado e das 
instituições sociais sempre foi um tema 
fundamental devido à importância, para esse tipo 
de questão, dos conceitos de bem e de mal, 
indispensáveis à vida em comum. 
 
 
 
 
 Página 3 de 5 
 
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA PROFESSOR (A): HARIM BRITTO 
 
 
Diante desse fato da história do pensamento 
político e filosófico, a afirmação de Espinosa, 
segundo a qual “Se os homens nascessem livres, 
não formariam nenhum conceito de bem e de mal, 
enquanto permanecessem livres” (ESPINOSA, 
1983, p. 264), quer dizer o seguinte: 
 
a) O homem é, por instinto, moralmente livre, fato 
que condiciona sua ideia de ética social. 
b) Assim como o indivíduo é anterior à sociedade, a 
liberdade moral antecede noções como bem e 
mal. 
c) Os valores morais que servem de base para 
nossa socialização são tão naturais quanto 
nossos direitos. 
d) Não poderíamos falar de bem e de mal se não 
nos colocássemos além da liberdade natural.e) Não há nenhum vínculo necessário entre viver 
livre e saber o que são bem e mal. 
Alternativa correta: letra D. 
Identificação do conteúdo: Assunto: O conceito de 
Ética. Sessão ‘Para Refletir’, pág. 04, Unidade 2 do 
guia de estudos. 
Comentário: A resposta está de acordo com a 
afirmação de Espinosa. Segundo ele, a liberdade está 
ligada à ideia de causa ativa e se explica pela ausência 
de constrangimento externo. Somente Deus é livre, 
enquanto que os homens são seres dominados pela 
paixão. As noções de bem e mal existem, nesse 
contexto relativo aos homens, estando vinculadas à 
utilidade, dando ao homem a possibilidade de ação 
para além das determinações naturais. 
 
5. Desde suas origens entre os filósofos da antiga 
Grécia, a Ética é um tipo de saber normativo, isto é, 
um saber que pretende orientar as ações dos seres 
humanos. A moral também é um saber, que oferece 
orientações para a ação. Com relação a esse 
assunto, é correto afirmar que a(o): 
 
a) palavra ética procede do latim que significa 
‘maneira de se comportar regulada pelo uso’, pelo 
costume. 
b) Ética ou Filosofia Moral é a parte da Estética que 
se ocupa com a intuição a respeito das noções e 
dos princípios que fundamentam a vida moral. 
c) palavra ‘ética’ procede do grego, que 
significava originariamente ‘morada’, mas, 
posteriormente, passou a significar o caráter, 
o ‘modo de ser’, que uma pessoa ou um grupo 
vai adquirindo ao longo da vida. 
d) termo ‘moral’ procede do grego; em sentido bem 
amplo, a moral é o conjunto das regras de 
conduta admitidas, em determinada época, por 
um grupo de homens. 
 
 
e) Ética é um conjunto de normas, aceitas livre e 
conscientemente, que regulam o comportamento 
individual e social dos homens. Trata da prática 
real das pessoas que se expressam por 
costumes. 
Alternativa correta: letra C. 
Identificação do conteúdo: Assunto: ‘O conceito de 
Ética. Sessão ‘Para Refletir’, pág. 04, Unidade 2 do 
guia de estudos. 
Comentário: Com relação à etimologia das palavras 
"ética" e "moral", somente a alternativa [C] está correta. 
A palavra ética provém do grego ethos (e não do latim), 
e significa "maneira de se comportar regulada pelo 
uso". Já a palavra moral corresponde ao equivalente 
latino da palavra ethos, ainda que não seja um conceito 
tão abrangente quanto aquele grego. 
 
6. O campo ético é constituído pelos valores e 
pelas obrigações que formam o conteúdo das 
condutas morais, isto é, as virtudes. Essas são 
realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte 
da existência ética. Para que o sujeito ético possa 
existir, faz-se necessário o preenchimento das 
seguintes condições: 
 
I. Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser 
capaz de refletir e de reconhecer a existência 
dos outros como sujeitos éticos iguais entre 
si. 
II. Ser consciente de si, isto é, ser capaz de 
refletir e de reconhecer sua existência como 
ser ético. 
III. Ser dotado de virtude, isto é, de capacidade 
para controlar e orientar desejos, impulsos, 
tendências, sentimentos (para que estejam em 
conformidade com a consciência); e da 
capacidade para deliberar e decidir entre 
várias alternativas possíveis. 
IV. Ser responsável, isto é, reconhecer-se como 
autor da ação, avaliar os efeitos e 
consequências dela sobre si e sobre os 
outros, assumi-la, bem como às suas 
consequências, respondendo por elas. 
V. O sujeito da ação moral deve assumir aquelas 
ações que devem, de certa forma, viabilizar 
suas necessidades e desprezar as ações que 
não venham a atender aos seus interesses, 
mesmo que estas ações possam atender ao 
interesse coletivo. 
 
Estão corretas apenas: 
 
a) II, III, e IV. 
b) I, II e IV. 
c) I, III e IV. 
 
 
 Página 4 de 5 
 
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA PROFESSOR (A): HARIM BRITTO 
 
 
d) I, II e V. 
e) I, III e V. 
Alternativa correta: letra C. 
Identificação do conteúdo: Fonte das regras morais e 
comportamento Ético’. Pág. 08, Unidade 2 do guia de 
estudos. 
Comentário: As afirmativas I, III e IV são claramente 
corretas. Para que exista o sujeito ético, é necessário 
que exista um ser consciente de si e dos outros. Da 
mesma forma, é necessária a existência de uma 
percepção de responsabilidade e a posse de certas 
virtudes, como a racionalidade e o controle dos 
próprios impulsos. Vale ressaltar que a afirmativa II é 
parcialmente correta. De fato, a existência de um 
sujeito ético pressupõe a existência tanto de um sujeito 
consciente de si, mas também consciente dos outros, 
como bem considera a afirmativa I. 
 
7. Sobre o conceito de ética, analise as assertivas 
abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que 
aponta a(s) correta(s). 
 
I. Para Aristóteles, as ações humanas não são 
como as operações naturais. Na natureza cada 
ser segue necessariamente as exigências 
impostas por sua matéria e por sua forma, ou 
seja, o acidente é secundário. Em relação às 
ações humanas dá-se exatamente o contrário, 
nelas o acidente predomina, pois embora o 
homem possua vontade e poder de escolher a 
ação que deseja realizar, ele também se 
engana e pode não alcançar aquilo que 
almejou. 
II. A ética epicurista é basicamente um 
hedonismo. O motor e a meta da vida humana 
são identificados ao prazer. Prazer, mas prazer 
com medida e senso de limite. O hedonismo 
epicurista alia prazer e serenidade. 
III. A primeira e mais importante ideia geral do 
estoicismo é a exaltação da natureza, daí o 
primeiro princípio da ética estoica: todos 
devem viver em conformidade com a natureza. 
Nisto resume-se a virtude. Pautar a vida 
segundo as prescrições da natureza significa, 
para os estoicos, servir ao interesse geral da 
coletividade, antes que seu próprio. 
IV. O pensamento ético-teológico de São Tomás 
de Aquino afasta-se inteiramente do 
aristotelismo. O primeiro e inabalável 
postulado do sistema tomista é o de que o 
homem não foi dotado pelo Criador da 
capacidade de separar a verdade do erro, por 
isso o juízo ético está absolutamente ligado 
aos sentimentos e emoções. 
 
 
a) Apenas I, III e IV estão corretas. 
b) Apenas I está correta. 
c) Apenas I e IV estão corretas. 
d) Apenas I, II e III estão corretas. 
e) Apenas IV está correta. 
Alternativa correta: letra D. 
Identificação do conteúdo: Assunto: ‘Introdução à 
Ética e Moral’. Págs. 56 a 58, do nosso livro de 
Estudos. 
Comentário: A questão exige do aluno bons 
conhecimentos a respeito da análise filosófica da ética. 
Dentre as assertivas, somente a IV é falsa. São Tomás 
de Aquino é conhecido por introduzir o aristotelismo no 
pensamento cristão. Sua ética é baseada na ideia de 
que o homem é racional, sendo por meio da razão que 
ele pode fazer o bem e evitar o mal. 
 
8. A vida social requer regras e tradições. Há 
renovações políticas, desacordos, transgressões, 
mas a ética deve alimentar a convivência e a 
construção de valores que transcendam a 
desigualdade entre as pessoas. Nessa perspectiva, 
a conquista da cidadania é: 
 
a) fundamental para criar condições de 
convivência social equilibrada e incentivar 
movimentos de solidariedade. 
b) generalizada nas sociedades democráticas 
modernas, mas tem os limites impostos pela 
economia capitalista, predominante no mundo 
contemporâneo. 
c) marcada pela luta política, tendo como base as 
ideias da modernidade, que rompem com os 
ideais do mundo greco-romano. 
d) indispensável para o crescimento das liberdades 
sociais que existiram, de forma ampla, nas 
sociedades do século XX. 
e) ligada ao fim dos governos autoritários, embora 
suas propostas tenham-se afirmado apenas com 
a globalização da economia. 
Alternativa correta: letra A. 
Identificação do conteúdo: Assunto: ‘Conceito de 
Cidadania’. Sessão ‘Você Sabia’. Pág. 13, Unidade 3 
do guia de estudos. 
Comentário: O conceito de cidadania surgiu na Grécia 
Clássica, sendo retomado com o surgimento dos 
Estados Nacionais e com o pensamento iluminista. 
Atualmente, esse conceito é amplamente valorizado e 
estárelacionado com a concepção de solidariedade. 
Entretanto, ainda não se verifica uma generalização da 
cidadania em âmbito mundial. Exemplo disso são os 
crimes contra os Direitos Humanos e a falta de 
reconhecimento a diversos povos que ainda lutam por 
uma autonomia política. Da mesma forma, a relação 
entre cidadania, capitalismo e globalização não é livre 
de tensões. 
 
 
 Página 5 de 5 
 
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA PROFESSOR (A): HARIM BRITTO 
 
 
 
9. Sobre o conceito de Filosofia, assinale a 
alternativa CORRETA. 
 
a) É o exame do conhecimento em sua 
generalidade que se desdobra por meio da 
dialética humana: da prática ao conhecimento 
e desse conhecimento de retorno à prática. 
b) É um exercício sistemático do pensar com clara 
inspiração científica. 
c) É, por si mesma, uma interface sistemático-
conceitual que busca ser a extensão do 
conhecimento rigoroso e sistematizado. 
d) É uma análise lógico-crítica da realidade. 
e) É uma explicação aleatória de como a realidade é 
estruturada, pois cada um entende o mundo de 
uma forma. 
Alternativa correta: letra A. 
Identificação do conteúdo: Assunto: ‘O que é 
Filosofia’. Pág. 03 e 04 do livro de Estudos. 
Comentário: A presente questão utiliza a definição de 
Caio Prado Júnior, em seu texto O que é filosofia. 
Ainda que tal definição não seja unânime, ela é a mais 
completa dentre as alternativas. Vale ressaltar que a 
Filosofia não corresponde a uma ciência e não se limita 
a uma análise lógico-crítica. 
 
 
10. “Desde suas origens entre os filósofos da 
antiga Grécia, a Ética é um tipo de saber normativo, 
isto é, um saber que pretende orientar as ações dos 
seres humanos”. 
 
Fonte: CORTINA, A.; MARTÍNEZ, E. Ética. Tradução 
de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Edições 
Loyola, 2000, p. 9. 
 
Com base no texto e na compreensão da ética 
aristotélica, é correto afirmar que a ética: 
 
a) Orienta-se pelo procedimento formal de regras 
universalizáveis, como meio de verificar a 
correção ética das normas de ação. 
b) Adota a situação ideal de fala como condição 
para a fixação de princípios éticos básicos, a 
partir da negociação discursiva de regras a serem 
seguidas pelos envolvidos. 
c) Pauta-se pela teleologia, indicando que o bem 
supremo do homem consiste em atividades 
que lhe sejam peculiares, buscando a sua 
realização de maneira excelente. 
d) Contempla o hedonismo, indicando que o bem 
supremo a ser alcançado pelo homem reside na 
felicidade e esta consiste na realização plena dos 
prazeres. 
 
 
e) Baseada no emotivismo, busca justificar a atitude 
ou o juízo ético mediante o recurso dos próprios 
sentimentos dos agentes, de forma a influir nas 
demais pessoas. 
Alternativa correta: letra C. 
Identificação do conteúdo: Assunto: ‘Introdução à 
Ética e Moral’. Págs. 56 a 58, do nosso livro de 
Estudos. 
Comentário: A ética aristotélica pode ser chamada de 
teleológica na medida em que estabelece um fim para 
as ações humanas: a felicidade, sendo esta o bem 
supremo, que é alcançado mediante a constante 
atividade racional, própria do ser humano. 
 
 
 Página 1 de 4 
 
 
 
 
GRUPO SER EDUCACIONAL 
GRADUAÇÃO EAD 
GABARITO 
FINAL 2017.2A 
18/11/2017 
 
 
 
 
1. Para que filosofia? - as evidências do cotidiano e 
a atitude filosófica. Em nossa vida cotidiana, 
afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou 
recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos 
afirmações como "onde há fumaça, há fogo", ou 
"não saia na chuva para não se resfriar". Avaliamos 
coisas e pessoas, dizendo, por exemplo, "esta casa 
é mais bonita do que a outra" e "Maria está mais 
jovem do que Glorinha". Em uma disputa, quando 
os ânimos estão exaltados, um dos contendores 
pode gritar ao outro: Mentiroso! Eu estava lá e não 
foi isso o que aconteceu, e alguém, querendo 
acalmar a briga, pode dizer: "Vamos ser objetivos, 
cada um diga o que viu e vamos nos entender". E 
se, em vez de afirmarmos que gostamos de alguém 
porque possui as mesmas idéias, os mesmos 
gostos, as mesmas preferências e os mesmos 
valores, preferíssemos analisar: O que é um valor? 
O que é um valor moral? O que é um valor 
artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O 
que é a liberdade? Como se poderiam melhor 
entender e ensinar essas questões filosóficas? 
 
Marilena Chauí. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. 
São Paulo: Ática, 2002, p. 7-9 - com adaptações. 
 
Considerando o ensino da Filosofia e suas 
indagações na atualidade e a temática abordada no 
texto, assinale a alternativa correta. 
a) O conhecimento filosófico deve esclarecer 
principalmente os fenômenos da natureza 
(cosmo). 
b) O conhecimento ilustrativo e enciclopédico da 
filosofia é o fundamento do conhecimento de 
todas as coisas pelas suas causas últimas. 
c) A importância do conhecimento filosófico 
decorre do esclarecimento dos conceitos e do 
entendimento da realidade. 
d) A tradução do saber filosófico para o estudante 
diz respeito a questões de oratória e de como se 
apresentar adequadamente ao público. 
e) A filosofia tem como função primordial ser 
caminho para a teologia e para o entendimento da 
divindade. 
Alternativa correta: letra C. 
Identificação de conteúdo: ‘O que é Filosofia?’Pág. 
03 e 04 do livro de Estudos. 
Comentário: A Filosofia se caracteriza pelo senso 
crítico, sendo um modo de percepção da realidade que 
tem na razão seu maior trunfo. 
 
2. Os códigos de ética foram criados para nortear o 
comportamento do profissional no exercício de 
suas atividades. Sobre o assunto, podemos afirmar 
que é vedado ao administrador o que segue nas 
alternativas abaixo, exceto: 
 
 
 
GABARITO 
QUESTÕES COMENTADAS 
Disciplina ÉTICA E CIDADANIA 
Professor (a) HARIM BRITTO 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 
C A B C A E C A B D 
 
 
 Página 2 de 4 
 
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA PROFESSOR (A): HARIM BRITTO 
 
 
a) Organizar ou manter sociedade profissional 
sob forma autorizada por lei. 
b) Facilitar, por qualquer modo, o exercício da 
profissão a terceiros, não habilitados ou 
impedidos. 
c) Sugerir, solicitar, provocar ou induzir divulgação 
de textos de publicidade que resultem em 
propaganda pessoal de seu nome. 
d) Permitir a utilização de seu nome e de seu 
registro por qualquer instituição pública ou privada 
onde não exerça pessoal ou efetivamente função 
inerente à profissão. 
e) Anunciar-se com excesso de qualificativos, 
admitida a indicação de títulos, cargos e 
especializações. 
Alternativa correta: letra A. 
Identificação de conteúdo: ‘O conceito de Ética’. 
Sessão ‘Para Refletir’, pág. 04 da nossa segunda parte 
de nosso guia de estudos. 
Comentário: O exercício da profissão exige 
transparência nas ações e compromisso com o 
desenvolvimento de si, do ofício e da sociedade como 
um todo. Assim, fica vetado ao profissional qualquer 
ação que possa comprometer a qualidade dos 
serviços, obscurecer as relações profissionais por meio 
de atitudes questionáveis do ponto de vista moral. 
 
3. Está em discussão, na sociedade brasileira, a 
possibilidade de uma reforma política e eleitoral. 
Fala-se, entre outras propostas, em financiamento 
público de campanhas, fidelidade partidária, lista 
eleitoral fechada e voto distrital. Os dispositivos 
ligados à obrigatoriedade de os candidatos fazerem 
declaração pública de bens e de prestarem contas 
dos gastos devem ser aperfeiçoados, os órgãos 
públicos de fiscalização e controle podem ser 
equipados e reforçados. Com base no exposto, 
mudanças na legislação eleitoral poderão 
representar, como principal aspecto, um reforço 
da: 
 
a) cidadania, porque permitirão a ampliação do 
número de cidadãos com direito ao voto. 
b) ética, porque facilitarão o combate à 
corrupção e o estímulo à transparência. 
c) economia, porque incentivarão gastos das 
empresas públicas e privadas. 
d) moralidade, porque inviabilizarão candidaturas 
despreparadas intelectualmente. 
e) política, porque garantirão a seleçãode políticos 
experientes e idôneos. 
Alternativa correta: letra B. 
 
 
 
 
Identificação de conteúdo: ‘O conceito de Ética’. 
Sessão ‘Para Refletir’, pág. 04 da nossa segunda parte 
de nosso guia de estudos. 
Comentário: Quando falamos de uma reforma política 
e eleitoral, em vistas da falta de transparância com que 
a maioria dos políticos trata a coisa pública e também 
os seus eleitores, temos um reforço da eticidade, na 
medida em que teremos mandatos mais condizentes 
com os anseios do povo e mais transparentes. 
 
4. Por que a responsabilidade social corporativa é 
importante no mundo dos negócios? 
 
a) Em função do baixo grau de filosofia que hoje se 
depreende dos profissionais em sua prática diária. 
b) Porque funciona como mais uma propaganda 
dass empresas 
c) Para que se construa uma sociedade mais 
justa e plena, regida por normas harmônicas e 
que resultem na sustentabilidade de negócios 
e comunidade. 
d) Para que todos possam ver o quanto benevolente 
a empresa é. 
e) Em virtude de uma sociedade cada vez mais 
consciente e exigente em termos de padrão de 
conduta das empresas. 
Alternativa correta: letra C. 
Identificação de conteúdo: Responsabilidade Social. 
Unidade 02, pág 05. 
Comentário: A Responsabilidade Social conecta os 
indivíduos e as empresas, numa perspectiva de 
coletividade e na busca por uma vida melhor para 
todos os envolvidos, incluido aí o próprio meio 
ambiente, que assume um papel importante nesse 
jogo, como algo digno de direitos e cuidados. 
 
5. “Portanto, nem por natureza nem contrariamente 
à natureza a virtude moral é engendrada em nós, 
mas a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e 
esta capacidade se aperfeiçoa com o hábito.” 
 
Aristóteles, Ética a Nicomaco. Brasília: Editora da 
UNB, 2001 
 
Com base no texto e nos conhecimentos sobre 
ética analise as afirmações abaixo: 
 
I. O ser humano não é mau ou bom por natureza. 
II. A virtude moral não é algo inato ao ser humano. 
III. A ética ocupa-se basicamente de questões 
subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse 
particular do indivíduo. 
IV. Uma ética deontológica é aquela construída 
sobre o princípio do dever. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
 
 Página 3 de 4 
 
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA PROFESSOR (A): HARIM BRITTO 
 
 
a) I, II e IV. 
b) I e II. 
c) I, II, III e IV. 
d) I e IV. 
e) I, II e III. 
Alternativa correta: letra A. 
Identificação de conteúdo: O conceito de Ética’. 
Sessão ‘Para Refletir’, pág. 04 da nossa segunda parte 
de nosso guia de estudos. 
Comentário: Aristóteles coloca uma visão de ser 
humano destituída de qualquer valoração prévia. O 
homem é aquilo para o qual foi educado, não cabendo 
uma natureza ‘má’ ou ‘boa’ a priori, sendo a sua 
formação dada conforme as experiências se 
apresentem. A questão dos deveres, especificamente, 
será tratada mais adiante pelo filósofo alemão 
Immanuel Kant. A única alternativa que satisfaz a 
questão é a que apresenta as afirmativas I, II e IV. 
 
6. Etimologicamente, a palavra filosofia vem do 
grego philos e sofhia. O filosofo é aquele que não 
detém o conhecimento, mas aspira ao saber. Isso 
nos possibilita afirmar que o filósofo é, portanto: 
 
a) amigo dos pobres. 
b) o amigo dos poderosos. 
c) o amigo de todos. 
d) o amigos dos enciclopedistas. 
e) o amigo do conhecimento. 
Alternativa correta: letra E. 
Identificação de conteúdo: O que é Filosofia?’Pág. 
03 e 04 do livro de Estudos. 
Comentário: O filósofo é o amigo do conhecimento. 
 
7. Os códigos de ética foram criados para nortear o 
comportamento do profissional no exercício de 
suas atividades. Podemos afirmar que são deveres 
do gestor o que segue nas alternativas abaixo, 
exceto: 
 
a) Renunciar, demitir-se ou ser dispensado do posto, 
cargo ou emprego, se, por qualquer forma, tomar 
conhecimento de que o cliente manifestou 
desconfiança para com o seu trabalho, hipótese 
em que deverá solicitar substituto. 
b) Informar e orientar o cliente a respeito da situação 
real da empresa a que serve. 
c) Manter sigilo sobre tudo o que souber em 
função de sua atividade profissional, podendo 
compartilhar com familiares e nunca com 
amigos os problemas enfrentados pela 
organização que atua como empregado, 
funcionário público ou profissional liberal. 
 
 
 
 
d) Comunicar ao cliente, sempre com antecedência 
e por escrito, sobre as circunstâncias de interesse 
para seus negócios, sugerindo, tanto quanto 
possível, as melhores soluções e apontando 
alternativas. 
e) Exercer a profissão com zelo, diligência e 
honestidade, defendendo os direitos, bens e 
interesse de clientes, instituições e sociedades 
sem abdicar de sua dignidade. 
Alternativa correta: letra C. 
Identificação de conteúdo: ‘Fonte das regras 
morais e comportamento Ético’. Pág. 08 da segunda 
parte de nosso guia de estudos. 
Comentário: É um pressuposto básico para o 
exercício da profissão a lisura e o comprometimento 
com os processos internos da empresa. 
 
8. A felicidade, para você, pode ser uma vida casta; 
para outro, pode ser um casamento monogâmico; 
para outro ainda, pode ser uma orgia promíscua. 
Há os que querem simplicidade e os que preferem 
o luxo. Em matéria de felicidade, os governos 
podem oferecer as melhores condições possíveis 
para que cada indivíduo persiga seu projeto. Mas o 
melhor governo é o que não prefere nenhuma das 
diferentes felicidades que seus sujeitos procuram. 
Não é coisa simples. Nosso governo oferece uma 
isenção fiscal às igrejas, as quais, certamente, são 
cruciais na procura da felicidade de muitos. Mas as 
escolas de dança de salão ou os clubes 
sadomasoquistas também são significativos na 
busca da felicidade de vários cidadãos. Será que 
um governo deve favorecer a ideia de felicidade 
compartilhada pela maioria? Considere: os 
governos totalitários (laicos ou religiosos) sempre 
“sabem” qual é a felicidade “certa” para seus 
sujeitos. Juram que querem o bem dos cidadãos e 
garantem a felicidade como um direito social – 
claro, é a mesma felicidade para todos. É isso que 
você quer? 
Contardo Calligaris. Folha de S.Paulo, 10/06/2010. 
Adaptado. 
 
Sobre esse texto, é correto afirmar que: 
 
a) O bem-estar e a felicidade pessoal não devem 
ser assuntos restritos ao livre arbítrio 
individual. 
b) Ao discorrer sobre a felicidade, o autor elege 
como foco a autonomia do indivíduo. 
c) Para o autor, a busca da felicidade não deve se 
subordinar ao relativismo das escolhas. 
d) O critério moral e religioso é o mais adequado 
para reger o comportamento dos indivíduos. 
 
 
 
 Página 4 de 4 
 
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA PROFESSOR (A): HARIM BRITTO 
 
 
e) A felicidade é assunto público e por isso pode e 
deve ser orientada por critérios objetivos definidos 
pelo Estado. 
Alternativa correta: letra A. 
Identificação de conteúdo: Introdução à Ética e 
Moral’. Págs. 56 a 58, do nosso livro de Estudos. 
Comentário: Nesse texto há uma ampliação do 
conceito de felicidade, indo além da esfera individual e 
pensado a partir de uma visão mais coletiva. 
 
9. Sobre a Responsabilidade Social Empresarial, é 
incorreto afirmar: 
 
a) As empresas precisam periodicamente fazer uma 
autoavaliação que aponte quais pontos pode 
melhorar as políticas e práticas da empresa e, a 
partir daí, estabelecer um cronograma de ações 
que devem ser realizadas. 
b) A responsabilidade social é um processo que 
um dia se esgota. 
c) Não há responsabilidade social sem ética nos 
negócios. 
d) Não adianta uma empresa pagar mal seus 
funcionários, corromper a área de compras de 
seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo 
e, ao mesmo tempo, desenvolver programas 
voltados a entidades sociais da comunidade. 
Essa postura não condiz com uma empresa que 
quer trilhar um caminho de responsabilidade 
social. É importante haver coerência entre ação e 
discurso. 
e) A ética é a base da responsabilidade social, 
expressa nos princípios e valores adotados pela 
organização. 
Alternativa correta:letra B. 
Identificação de conteúdo: 'Responsabilidade Social'. 
Unidade 02, pág 05. 
Comentário: A Responsabilidade Social é fundamental 
para as relações produtivas. São procedimentos 
contínuos, intrínsecos ao próprio fazer e suas boas 
práticas estão nos alicerces de qualquer 
empreendimento de sucesso. 
 
10. Analise os valores abaixo em função da ética 
empresarial e profissional: 
 
I. Confiança – é a aceitação da manifestação do 
outro, por palavras ou gestos. 
II. Disciplina – é a maneira pela qual os membros 
do grupo aceitam e atendem às normas pré- 
estabelecidas, necessárias ao bom atendimento 
dos objetivos sociais. 
III. Honestidade – é o corolário imediato da justiça, 
é atributo ligado à confiança, à honra e, sobretudo, 
à decência. 
 
 
IV. Solidariedade – é o ato de estender a mão. 
 
Estão corretas as definições: 
 
a) II e IV. 
b) I, III e IV. 
c) II, III e IV. 
d) I, II, III e IV. 
e) I, II e III. 
Alternativa correta: letra D. 
Identificação de conteúdo: Introdução à Ética e 
Moral’. Págs. 56 a 58, do nosso livro de Estudos. 
Comentário: Todas as definições acima estão 
corretas e podem ser encontradas em nossas 
Unidades 02 e 03 . 
 
gente criando o futuro
GRADUAÇÃO EAD 
AV2 2018.2A 
20/10/2018 ÉTICA E CIDADANIA
QUESTÃO 1. »
Ao pensarmos sobre o conceito de moral, devemos 
conceber que, acima de tudo, a vida coletiva só se 
tornou possível porque o ser humano passou a 
estabelecer normas de convívio. Sobre o conceito 
de moral, verifique as afirmativas a seguir e 
assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A palavra moral é proveniente do termo em
latim Morales, que significa “relativo aos 
costumes”, aquilo que se consolidou como sendo 
verdadeiro, do ponto de vista da ação.
( ) A moral pode ser concebida como um
conjunto de regras aplicadas no cotidiano mas que 
não são utilizadas como elementos norteadores 
dos julgamentos sobre o que é certo ou errado, 
moral ou imoral, bem como as suas ações.
( ) A moral é, ainda, construída mediante os
valores previamente estabelecidos pela própria 
sociedade e os comportamentos aceitos e 
passíveis de serem questionados pela ética.
Marque a sequência correta.
R: V,F,V
QUESTÃO 2. »
É perceptível que uma parte da vida cotidiana em 
comum exprime-se mais adequadamente por ideias 
de obrigação e do dever, enquanto outra se 
expressa por aspirações.
Isso significa que:
Devo, por exemplo, respeitar os direitos do outro, 
devo honrar os contratos, devo ser justo, fazer o 
bem, etc. Por outro lado, a generosidade não pode 
ser obrigada: ela expressa um dom gratuito.
R: Ambas são verdadeiras, sendo a segunda uma 
explicação da primeira.
QUESTÃO 3. »
Sobre a ética e a responsabilidade moral, julgue as 
afirmativas a seguir e assinale V para as 
VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) A responsabilidade é o que nos faz sujeitos e
objetos da ética, do direito ou das ideologias. Já 
que é parte integrante da moral, a responsabilidade 
ética não objetiva as ações que possam, a qualquer 
modo, causar danos ou ofensas a outros.
( ) Responsabilidade moral é um segmento das
obrigações éticas, circunscrito pela interseção das 
esferas que o separam, em um plano o direito e em 
outro plano a responsabilidade privada. Ser 
moralmente responsável é cuidar para que as 
relações não sejam negativas. Isso compreende 
cada ser humano e a humanidade como um todo.
( ) A responsabilidade moral esgota-se na
prevenção dos males que possam causar e na 
reparação daqueles que vieram a causar, sem ter a 
intenção de fazê-lo.
A sequência correta é:
R: F,V,V
QUESTÃO 4. ♦
Dentre os argumentos para sustentar a tese de que 
a moral é objetiva, costuma-se utilizar algumas 
informações. Assim, complete os trechos a seguir:
1. A de que fatos como os ocorridos
durante a Segunda Guerra Mundial, como, por 
exemplo, o holocausto, são imorais 
objetivamente, isto é, independentes dos 
resultados que levaram à queda do regime 
nazista.
2. A afirmação de que a, isto é, de 
que a moral seria o resultado da construção 
subjetiva e intersubjetiva, não é capaz de 
sustentar a obrigatoriedade da ação moral, o 
que tornaria permissível qualquer tipo de 
comportamento em particular.
3. Na ausência de Deus e, por conseguinte, 
na, nada seria “bom” ou “mau”, 
pois tudo dependeria da perspectiva definida 
pelo próprio observador de acordo com seu 
ponto de vista em particular.
Marque a alternativa cuja sequência completa as 
lacunas.
R: A noção histórica, a noção contrária e a 
ausência de leis morais objetivas.
Página 1 de 3
 Página 2 de 3 
 
QUESTÃO 5. 
Sobre a evolução do conceito da cidadania, 
verifique as afrimativas a seguir e assinale V para 
as VERDADEIRAS e F para as FALSAS. 
 
( ) A palavra cidadania vem de civitas, que, do 
latim, refere-se ao indivíduo que habita a cidade. 
Assim, com o início da vida na cidade, em 
coletividade, surge a necessidade de os indivíduos 
exercerem seu papel de cidadãos — com direitos e 
deveres. 
( ) É possível observar que, desde a Antiguidade 
Clássica, lutas sociais ocorreram e podem ser 
correlacionadas com o sentido de cidadania, que 
conhecemos atualmente. Já na Grécia Antiga, o 
conceito de cidadania resumia-se aos direitos 
políticos, e, ainda assim, nem todos eram 
considerados cidadãos. 
( ) Na Roma Antiga, o conceito de cidadania está 
ligado à classe social à qual o indivíduo pertencia. 
Havia três classes sociais: os patrícios, 
descendentes dos fundadores; os plebeus, 
descendentes dos estrangeiros; e 
os escravos, prisioneiros das diversas guerras e, 
também, aqueles que não pagavam seus débitos. 
Assim, somente os patrícios eram considerados 
cidadãos e possuíam direitos políticos, civis e 
religiosos. 
( ) Com o monopólio da Igreja Cristã na Idade 
Média, a diminuição do conceito de cidadania foi 
fortalecida pela Igreja que alega ter sido Deus que 
designou as hierarquizações e sucessões 
hereditárias de Reis e Rainhas, aumentando o 
poder do povo. 
 
Marque a sequência correta. 
 
R: V,V,V,F 
 
QUESTÃO 6. 
A noção de cidadania permeia a garantia de direitos 
políticos, civis e sociais. Não é à toa que a 
Constituição Federal de 1988 foi chamada de 
Constituição Cidadã, já que foi um marco nos 
direitos políticos, civis e sociais dos cidadãos 
brasileiros, após duas décadas de Ditadura Militar e 
muita repressão. Com ela, a concepção de 
cidadania e as políticas sociais, ao menos na lei, 
foram ampliadas. Sobre a efetivação das políticas 
sociais, verifique as alternativas a seguir e assinale 
a INCORRETA. 
 
R: Os direitos políticos expressos na Constituição 
visavam aumentar as desigualdades existentes, à 
medida que afirma que a sua natureza jurídica é o 
direito à desigualdade, logo que todos os cidadãos são 
iguais e têm os direitos diferentes e a mesma condição 
de cidadania. 
 
QUESTÃO 7. 
O papel da ética é fazer a reflexão sobre esses 
princípios e noções. Sobre as concepções da ética, 
julgue as afirmativas a seguir e assinale V para as 
VERDADEIRAS ou F para as FALSAS. 
 
( ) No fim da Idade Média, São Tomás de Aquino 
(1225-1274) viria a fundamentar na lógica 
aristotélica os conceitos agostinianos de pecado 
original e da redenção por meio da graça divina. 
Conforme a Igreja Medieval se tornava mais 
poderosa, desenvolvia-se um modelo de ética que 
trazia castigos aos pecados e recompensa à virtude 
pela imortalidade. 
( ) Uma das maiores contribuições à ética foi a de 
Emmanuel Kant (1724-1804), em fins do século 
XVIII. Este autor atribuía o mal ético aos 
desajustamentos sociais e afirmava que os seres 
humanos eram bons por natureza. 
( ) As teses do utilitarismo, formuladas por 
Jeremy Bentham (1748-1832), sugerem o princípio 
da utilidade como meio de contribuir para aumentar 
a felicidade da comunidade. 
 
R: V,F,V 
 
QUESTÃO 8. 
“É indispensável manter a transparência nas 
atividades exercidas, ser honesto com o gestor 
direto e demais profissionais, garantindo que todos 
sejam influenciados positivamente por seu 
trabalho, de formadireta ou indireta.” A que virtude 
da ética profissional se refere a descrição acima? 
 
R: Integridade. 
 
QUESTÃO 9. 
Sobre a importância da democracia, verifique as 
alternativas a seguir e assinale a INCORRETA. 
 
R: A democracia atual exclui uma grande parcela da 
população, desrespeitando a diversidade de gênero, 
etnia, sexualidade e credo, considerando a participação 
de todos como algo irrelevante para o desenvolvimento 
da sociedade. 
 
QUESTÃO 10. 
Segundo Aristóteles, o ser humano possui duas 
características singulares que o distingue dos 
demais animais. Sobre a racionalidade e o social, 
verifique as afirmativas a seguir e assinale V para 
as VERDADEIRAS e F para as FALSAS. 
 
 Página 3 de 3 
 
( ) A primeira se refere ao fato de sermos capazes 
de interpretar, refletir e questionar toda e qualquer 
informação. Essa qualidade natural, segundo o 
autor, nos destaca enquanto animais racionais, 
sendo a nossa capacidade intelectiva aquela que 
nos permite não aceitar toda informação como 
verdade absoluta. A segunda característica se 
encontra diretamente relacionada com o 
desenvolvimento do potencial intelectivo humano. 
Para o autor, o ser humano é também um animal 
político, isto é, uma criatura que depende das 
relações com o próximo para vir a prosperar. 
( ) As relações de proximidade com os demais 
seres vivos não é uma característica natural, pois é 
somente pelo contato com o outro que passamos a 
desaprender e a não desenvolver o conhecimento 
que nos permite interagir com o mundo e, por 
consequência, transformá-lo. 
( ) O fato de construirmos laços de relações com 
os demais seres vivos nos permite aprender com a 
experiência alheia, propiciando um ambiente de 
aprendizado constante, independente da vivência 
concreta dessa mesma experiência. 
 
A sequência correta é: 
 
R: V,F,V 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
gente criando o futuro
GRADUAÇÃO EAD
SEGUNDA CHAMADA 2018.2A 
20/10/2018 ÉTICA E CIDADANIA
QUESTÃO 1. »
Ao pensarmos sobre o conceito de moral, devemos 
conceber que, acima de tudo, a vida coletiva só se 
tornou possível porque o ser humano passou a 
estabelecer normas de convívio. Sobre o conceito 
de moral, verifique as afirmativas a seguir e 
assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A palavra moral é proveniente do termo em
latim Morales, que significa “relativo aos 
costumes”, aquilo que se consolidou como sendo 
verdadeiro, do ponto de vista da ação.
( ) A moral pode ser concebida como um
conjunto de regras aplicadas no cotidiano mas que 
não são utilizadas como elementos norteadores 
dos julgamentos sobre o que é certo ou errado, 
moral ou imoral, bem como as suas ações.
( ) A moral é, ainda, construída mediante os
valores previamente estabelecidos pela própria 
sociedade e os comportamentos aceitos e 
passíveis de serem questionados pela ética.
Marque a sequência correta.
R: V,F,V
QUESTÃO 2. »
Dentre os argumentos para sustentar a tese de que 
a moral é objetiva, costuma-se utilizar algumas 
informações. Assim, complete os trechos a seguir:
I. A de que fatos como os ocorridos
durante a Segunda Guerra Mundial, como, por 
exemplo, o holocausto, são imorais 
objetivamente, isto é, independentes dos 
resultados que levaram à queda do regime 
nazista.
II. A afirmação de que a, isto é, de 
que a moral seria o resultado da construção 
subjetiva e intersubjetiva, não é capaz de 
sustentar a obrigatoriedade da ação moral, o 
que tornaria permissível qualquer tipo de 
comportamento em particular.
III. Na ausência de Deus e, por conseguinte, 
na, nada seria “bom” ou 
“mau”, pois tudo dependeria da perspectiva 
definida pelo próprio observador de acordo 
com seu ponto de vista em particular.
Marque a alternativa cuja sequência completa as 
lacunas.
R: A noção histórica, a noção contrária e a ausência de 
leis morais objetivas.
QUESTÃO 3. »
Sobre a evolução do conceito da cidadania, 
verifique as afrimativas a seguir e assinale V para 
as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) A palavra cidadania vem de civitas, que, do
latim, refere-se ao indivíduo que habita a cidade. 
Assim, com o início da vida na cidade, em 
coletividade, surge a necessidade de os indivíduos 
exercerem seu papel de cidadãos — com direitos e 
deveres.
( ) É possível observar que, desde a Antiguidade
Clássica, lutas sociais ocorreram e podem ser 
correlacionadas com o sentido de cidadania, que 
conhecemos atualmente. Já na Grécia Antiga, o 
conceito de cidadania resumia-se aos direitos 
políticos, e, ainda assim, nem todos eram 
considerados cidadãos.
( )Na Roma Antiga, o conceito de cidadania está 
ligado à classe social à qual o indivíduo pertencia. 
Havia três classes sociais: os patrícios,
descendentes dos fundadores; os plebeus, 
descendentes dos estrangeiros; e os escravos, 
prisioneiros das diversas guerras e, também, 
aqueles que não pagavam seus débitos. Assim, 
somente os patrícios eram considerados cidadãos 
e possuíam direitos políticos, civis e religiosos.
( ) Com o monopólio da Igreja Cristã na Idade
Média, a diminuição do conceito de cidadania foi 
fortalecida pela Igreja que alega ter sido Deus que 
designou as hierarquizações e sucessões 
hereditárias de Reis e Rainhas, aumentando o 
poder do povo.
Marque a sequência correta.
R: V,V,V,F
Página 1 de 3
 Página 2 de 3 
 
QUESTÃO 4. 
Sobre a importância da democracia, verifique as 
alternativas a seguir e assinale a INCORRETA. 
 
R: A democracia atual exclui uma grande parcela da 
população, desrespeitando a diversidade de gênero, 
etnia, sexualidade e credo, considerando a participação 
de todos como algo irrelevante para o desenvolvimento 
da sociedade. 
 
 
QUESTÃO 5. 
Segundo Aristóteles, o ser humano possui duas 
características singulares que o distingue dos 
demais animais. Sobre a racionalidade e o social, 
verifique as afirmativas a seguir e assinale V para 
as VERDADEIRAS e F para as FALSAS. 
 
( ) A primeira se refere ao fato de sermos capazes 
de interpretar, refletir e questionar toda e qualquer 
informação. Essa qualidade natural, segundo o 
autor, nos destaca enquanto animais racionais, 
sendo a nossa capacidade intelectiva aquela que 
nos permite não aceitar toda informação como 
verdade absoluta. A segunda característica se 
encontra diretamente relacionada com o 
desenvolvimento do potencial intelectivo humano. 
Para o autor, o ser humano é também um animal 
político, isto é, uma criatura que depende das 
relações com o próximo para vir a prosperar. 
( ) As relações de proximidade com os demais 
seres vivos não é uma característica natural, pois é 
somente pelo contato com o outro que passamos a 
desaprender e a não desenvolver o conhecimento 
que nos permite interagir com o mundo e, por 
consequência, transformá-lo. 
( ) O fato de construirmos laços de relações com 
os demais seres vivos nos permite aprender com a 
experiência alheia, propiciando um ambiente de 
aprendizado constante, independente da vivência 
concreta dessa mesma experiência. 
 
A sequência correta é: 
 
R: V,F,V 
 
QUESTÃO 6. 
A ética objetiva tornar a vida possível e passa a ser 
a mediação necessária para que a humanidade 
possa se aproximar da utopia sonhada em termos 
de convivência. Chauí (2000, p. 342) destaca que, 
se examinarmos o pensamento filosófico dos 
antigos, é possível observar que a ética se firma em 
três grandes princípios da vida moral, que são: 
 
1. Por natureza, os seres humanos aspiram ao 
bem e à felicidade, que só podem ser 
alcançados pela conduta virtuosa. 
2. A virtude é uma força interior do caráter, que 
consiste na consciência do bem e na conduta 
definida pela vontade guiada pela razão, uma 
vez que cabe a esta última o controle sobre 
instintos e impulsos irracionais 
descontrolados que existem na natureza de 
todo ser humano. 
3. A conduta ética é aquela na qual o agente 
sabe o que está e o que não está em seu 
poder realizar, referindo-se, portanto, ao que é 
possível e desejável para um serhumano. 
Saber o que está em nosso poder significa, 
principalmente, não se deixar levar pelas 
circunstâncias, nem pelos instintos, nem por 
uma vontade alheia, mas afirmar nossa 
independência e nossa capacidade de 
autodeterminação. 
4. A ética desregulamenta as ações do convívio 
humano e também configura-se como um 
conjunto de conhecimentos e teorias, 
expressos em princípios e normas, de que 
serve a vontade humana para bem conduzir as 
suas ações. 
5. A ética, portanto, não pode ser considerada 
uma forma de postura e num modo de ser, à 
natureza humana. Trata-se de uma maneira de 
lidar com as diversas situações da vida e os 
modos como estabelecemos relações com 
outras pessoas. 
 
R: 1,2,3. 
 
QUESTÃO 7. 
Para entender o Conceito de estrangeiro e de 
hospitalidade é preciso determinar algumas 
acepções, nesse sentido, correlacione os itens a 
seguir. 
 
1. Estrangeiro 
2. Exilado 
3. Imigrante 
4. Expatriado 
 
A. É o estrangeiro que chega ao local que será 
seu destino com um contrato de trabalho em 
mãos, para trabalhar na unidade da empresa a 
qual está ligado. 
B. É uma categoria considerada genérica, pois 
frequentemente é recebida com reticências 
por quem é assim classificado, pois ignoram-
se as multiplicidades, diversidades e 
singularidades de cada um. 
 
 Página 3 de 3 
 
C. É aquela pessoa que foi obrigada a deixar seu 
país de origem para salvar a própria vida, de 
sua família, ou ainda fugir da prisão e, nesse 
caso, sem possibilidade de retornar. 
D. É aquela pessoa que escolheu viver fora de 
seu país natal, sem nenhum tipo de 
impedimento para o seu retorno. 
 
A alternativa que apresenta a correta correlação é: 
 
R: 1-B, 2-C, 3-D, 4-A. 
 
QUESTÃO 8. 
Sobre a importância do trabalho na sociedade, 
verifique as alternativas a seguir e assinale a 
INCORRETA. 
 
R: A ideia de trabalho não pressupõe que a força de 
trabalho seja transformada em mercadoria e que ocupe 
um lugar como as outras no mercado/sociedade 
capitalista. 
 
QUESTÃO 9. 
Os inúmeros conflitos éticos que os 
comportamentos têm gerado na sociedade 
ocidental ocasionam debates no legislativo e na 
comunidade virtual. Sobre a legislação no 
ciberespaço da internet, verifique as alternativas a 
seguir e assinale a INCORRETA. 
 
R: Em abril de 2013 foi extinta a lei brasileira específica 
para o ambiente virtual, a Lei nº 12.737/2012, com o 
apelido de “Lei Carolina Dieckmann”, que modifica o 
Código Penal para tipificar como pena perpétua e uma 
série de condutas no ambiente digital, em especial o 
vazamento dos dados. 
 
QUESTÃO 10. 
Sobre o pensamento de Descartes em relação ao 
indivíduo e o mundo, verifique as afirmativas a 
seguir, marcando (V) para verdadeiro ou (F) para 
falso. 
 
( ) Para Descartes (2016), o pensamento é a 
condição de nossa existência. Essa afirmação 
decorre da tentativa do autor em responder uma 
das questões essenciais que perpassam a 
existência humana: como é possível ter certeza 
indubitável acerca de algo? 
( ) Descartes (2016) percebe que todas as 
verdades instituídas não são passíveis de dúvida, 
sendo, portanto, insuficientes em sua 
indubitabilidade. Entretanto, o autor nos alerta de 
um detalhe essencial relativo ao processo de 
desenvolvimento de sua investigação. 
( ) A certeza é oriunda da incapacidade de pensar 
e, se não somos capazes de pensar, refletir, 
questionar e inclusive pôr em xeque nossa própria 
existência, isso significa afirmar que existe algo 
que pensa. Após esse longo processo, o autor 
conclui: se duvido, logo penso; se penso, logo 
existo. 
 
A sequência correta é: 
 
R: V,F,F. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Página 1 de 4 
 
 
 
 
GRUPO SER EDUCACIONAL 
GRADUAÇÃO EAD 
GABARITO 
FINAL - 2018.2A 
24/11/2018 
 
 
 
 
1. A relação do ser humano com a sociedade está ligada em sua totalidade à coletividade, porém cada indivíduo 
é singular e necessita da moral para balizar suas relações sociais. Sobre o assunto, verifique as afirmativas a 
seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS. 
 
( ) Moral é uma palavra da origem latina que provém do termo “costume”. Trata-se de um conjunto de crenças, 
costumes, valores e normas que uma pessoa ou grupo social utiliza como parâmetro para o seu agir. A moral 
pretende, dessa forma, orientar as ações que se estabelecem, sendo elas positivas ou negativas. 
( ) Por sua forma de apresentação, a moral se mostra de maneira plural variando tanto para cultura e estilos 
estabelecidos pela sociedade. 
( ) A moral se caracteriza na prática e no cotidiano do indivíduo nas relações de valores. Para o senso comum, 
falar de moral significa falar de proibições e obrigações formais 
( ) A moral significa que nada se submete ao valor que deve predominar na conduta do ser humano, ou seja, 
que o homem deve agir de acordo com as tendências mais convenientes ao desenvolvimento econômico de 
cada indivíduo e não com o contexto social. 
 
A sequência correta é: 
 
a) V,V,V,V 
b) F,F,F,F 
c) V,F,V,F 
d) F,V,F,V 
e) V,V,V,F 
 
2. A diferenciação que origina a desigualdade pressupõe uma relação de valorização das qualidades de um 
determinado grupo e a condenação das qualidades de outros grupos. Sobre a diferenciação e o preconceito, 
verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS. 
 
( ) A diferenciação que origina a desigualdade pressupõe uma relação de valorização das qualidades de um 
determinado grupo e a condenação das qualidades de outros grupos. 
 
Disciplina ÉTICA E CIDADANIA 
GABARITO 
QUESTÕES COMENTADAS 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 
E A A E C D A D B B 
 
 
 Página 2 de 4 
 
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA 
 
 
( ) Afirmar que tem orgulho de ser rico é muito diferente do que dizer que é melhor ser rico. Na primeira 
afirmação, há apenas a exaltação particular de um sentimento referente àquilo que o indivíduo reconhece ser, 
um rico. 
( ) A sociedade se alimenta da desigualdade social, justificando a ascensão econômica de determinados grupos 
a partir de fundamentações morais preconceituosas, como sou rico porque minha família é trabalhadora ou sou 
rico porque Deus quis. 
A sequência correta é: 
 
a) V,V,V 
b) F,F,F 
c) V,F,V 
d) F,V,F 
e) F,V,V 
 
3. Em termos modernos, encontramos, em correntes como o empirismo e o materialismo histórico uma 
semelhante negação às razões morais objetivas, tendo por fundamento a premissa de que as fontes de todo 
conhecimento e de toda a legislação ética são concretas e dependem da experiência histórica. Diante do 
assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA. 
 
a) No empirismo, de autores como Maquiavel e Aristóteles, a raiz de todo conhecimento é a experiência no 
trabalho abstrato, pela qual o indivíduo apreende informações do mundo real e transforma tais impulsos 
em ações opressoras, inicialmente simples e posteriormente mais complexos. 
b) De acordo com o materialismo histórico, de Karl Marx, as condições concretas que definem os modos de produção 
e consumo, o sistema econômico adotado e as constituições sociais e políticas desenvolvidos pela cultura ao 
longo do tempo, determinam também os valores que são legitimados enquanto ideologia dominante. 
c) Os valores legitimados pelo materialismo histórico se tornam a base para as distinções morais que, segundo esta 
perspectiva, não teriam existência independente da dinâmica concreta, objetiva, mas seriam o produto mais 
sofisticado dos modos de vida que foram assumidos pela sociedade. 
d) O materialismo histórico denuncia o quanto esses modos de vida legitimados ideologicamente pela sociedade 
constituem-se, prioritariamente, em um tipo de relação exploratória entre classes sociais distintas, sendo que, 
assim como tiveram um início histórico, seriam passíveis de superação histórica por algum modelo de convivência 
que fosse mais equilibrado. 
e) As chamadas razões morais objetivas, que determinam a existência de verdades e valores que estejam acima das 
relações e da própria compreensão humana,poderiam ser consideradas como o produto de um modo de 
pensamento que foi construído historicamente e prevaleceu na sociedade contemporânea. 
 
4. Sobre o entendimento que você tem em relação ao Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal 
e da Câmara dos Deputados, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA. 
 
a) Ética e política vêm estabelecendo um exame de comunhão na aplicação do debate político. 
b) Surgem, dentro dos espaços políticos, os Códigos de Ética e Decoro Parlamentar nas diferentes casas 
legislativas, como resposta ao anseio popular de cada vez mais buscar uma política transparente e menos 
corrupta, no mesmo passo do surgimento do projeto de lei de iniciativa popular conhecido como Lei da Ficha 
Limpa. 
c) Mesmo com a observância em codificar uma norma de conteúdo moral, essa é uma tarefa árdua, pois um código 
de ética só se torna legítimo à medida que pode ser compartilhado de forma harmônica com os membros da 
comunidade de determinado grupo. 
d) O decoro está inserido paralelamente à moral. O decoro é a decência, a honradez e a dignidade, enquanto norma 
de conduta social que deve orientar a atividade parlamentar. A quebra desse decoro pode ser punida com a perda 
do mandato de forma temporária ou definitiva. 
e) Dentro do parlamento brasileiro, nem a Câmara dos Deputados nem o Senado Federal têm as suas 
atividades regidas por um Código de Ética e Decoro Parlamentar próprio, eles seguem as regras 
exclusivamente da constituição estadual, que dispõe sobre os deveres e os atos incompatíveis e 
atentatórios contra o decoro parlamentar, impondo penalidades e demais sanções. 
 
 
 
 Página 3 de 4 
 
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA 
 
 
5. A ética e a moralidade desempenham papeis importantes nas relações internacionais. De acordo com 
Hassner (2004), quais são as dimensões da reflexão acerca da ética nas relações internacionais? 
 
a) Sujeitos individuais, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; os meios utilizados para 
o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares 
(Estados) e humanidade. 
b) Sujeitos individuais, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; meios utilizados para o 
atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, coletividades, particulares 
(municípios) e humanidade. 
c) Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os meios 
utilizados para o atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, 
coletividades, particulares (Estados) e humanidade. 
d) Sujeitos coletivos, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins pretendidos; os meios utilizados para 
o atingimento desses meios; estrutura dos meios, a partir das relações coletivas, particularidades, particulares 
(municípios) e desumanidade. 
e) Sujeitos egoístas, ou seja, a própria ideia de relações internacionais; os fins solicitados; os meios utilizados para o 
atingimento desses fins; estrutura dos meios, a partir das relações entre indivíduos, particularidades, particulares 
(municípios) e desumanidade. 
 
6. Sobre as reflexões dos problemas atuais referentes à hospitalidade, verifique as alternativas a seguir e 
assinale a INCORRETA. 
 
a) A hospitalidade é sinal de civilização e de humanidade. É uma maneira de viver em conjunto, por meio de regras, 
ritos e leis. 
b) A ética da hospitalidade é um tema relevante nos dias atuais, visto que há uma demanda iminente por soluções 
que são relacionadas à mobilidade global, que vem se intensificando devido aos movimentos migratórios não 
organizados, que são consequentes de conflitos étnicos, religiosos, econômicos, dentre outros. 
c) A hospitalidade é a saída possível e necessária para a problemática da situação dos refugiados, pois além de 
situá-lo no âmbito dos direitos fundamentais para quem se vê obrigado a deixar sua terra para sobreviver, ela está 
inserida na identidade cristã como valor inquestionável. 
d) A hospitalidade seria de certa forma a intensificadora, que propõe o atrito em lugar da paz, e acena com a 
exclusão em lugar do acolhimento. 
e) A hospitalidade é plural, mas o objetivo é singular: é seiva do sentido do pertencimento, a seiva vital da 
sociabilidade. É um espaço que cria, que favorece e que estimula as relações sociais. 
 
7. Para o indivíduo, a ética profissional é a observância dos comportamentos adequados ao convívio com 
colegas, chefias e clientes e dos compromissos assumidos com o trabalho. Sobre o assunto, verifique as 
alternativas a seguir e assinale a INCORRETA. 
 
a) Para as empresas e organizações, a ética profissional é pautar sua atuação sempre pensando em algo 
melhor, exclusivamente, para as empresas, pelo uso de boas práticas, excluindo transparência, respeito 
aos acionistas, respeito às leis, entre outros critérios. 
b) Empresas e organizações procuram hoje o título de “sustentáveis”. Para tanto, precisam demonstrar suas práticas 
corretas em três esferas: ambiental, econômica e social. 
c) O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das 
organizações. 
d) A ética profissional proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, 
confiabilidade, entre tantos outros, que conduzem o seu comportamento e tomada de decisões em suas 
atividades. 
e) Algumas profissões contam com Conselhos de Representação que têm a responsabilidade de criar Códigos de 
ética específicos para cada área de atuação 
 
8. É fundamental que se entenda todos os aspectos referentes à sexualidade. Para iniciar, vamos discutir sobre 
identidade e gênero. Nesse sentido, verifique as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F 
para as FALSAS. 
 
 
 Página 4 de 4 
 
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA 
 
 
( ) Identidade significa o ponto de encontro, o ponto de suturas, entre, por um lado, os discursos e práticas que 
tentam nos “interpelar”, nos falar ou nos convocar para que assumamos nossos lugares como os sujeitos 
sociais de discursos particulares e, por outro lado, os processos que produzem subjetividades, que constroem 
como sujeitos aos quais se pode “falar”. 
( ) O conceito de gênero que se pretende enfatizar está ligado diretamente à história do movimento feminista 
contemporâneo. Constituinte desse movimento, ele está implicado linguística e politicamente em suas lutas e, 
para melhor compreender o momento e o significado de sua incorporação, é preciso que se recupere um pouco 
de todo o processo. 
( ) É fundamental levar em conta que as concepções de gênero não diferem apenas entre as sociedades e 
momentos históricos, sem considerar os diversos grupos – étnicos, religiosos, raciais, de classe – que a 
constituem. 
( ) O entendimento de que existe uma separação entre sexo e gênero tem norteado a ideia de que o sexo é 
socialmente construído e gênero é natural, ou seja, biológico. 
 
A sequência correta é: 
 
a) V,V,V,V 
b) F,F,F,F 
c) V,F,V,F 
d) V,V,F,F 
e) F,F,V,V 
 
9. “São direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de sua raça, sexo, nacionalidade, 
etnia, linguagem, religião ou qualquer outro status. Incluem o direito à vida e à liberdade, proteção contra a 
escravidão e a tortura, à liberdade de expressão, direitos ao trabalho e à educação e muitos outros. Todos têm 
estes direitos, sem discriminação,” A que se refere a descrição acima? 
 
a) Democracia. 
b) Direitos humanos. 
c) Tecnologia assistiva. 
d) Cidadania. 
e) Ética 
 
10. Entendendo cada indivíduo como herdeiro de um conjunto de valores constituídos pela experiência de um 
determinado grupo social, assim como da cultura e dos costumes que o afetaram, o pensamento passa a ser 
entendido como uma construção. Sobre o pensamento e a liberdade, verifique as alternativas a seguir e 
assinale a INCORRETA.a) As relações que cada indivíduo irá construir entre os conceitos (que este irá apreender em sua experiência de 
vida), o que cada um, em sua particularidade, irá aceitar, questionar, apresentar resistência a ou discordar de 
cabe, única e exclusivamente, à liberdade que todos possuímos. 
b) Ainda que a formação do saber de cada indivíduo se dê a partir das informações que o indivíduo apreende 
da relação deste com o mundo, é na exposição de seus pensamentos que as falsidades são constituídas. 
c) Seja aceitando, negando, questionando, duvidando, reafirmando, atribuindo valores a ou criando relações com 
outros conceitos previamente adquiridos, o processo de estabelecimento das verdades não se constitui o 
pensamento de cada um. 
d) Muitas estruturas de poder se valem da manipulação discursiva como elemento de garantir que os pensamentos 
de indivíduos distintos possam convergir, levando-os a aceitar algumas verdades como absolutas. 
e) As estratégias que são usadas pela propaganda, por governos e muitos outros grupos objetivam fazer com que 
suas ideias sejam difundidas e entendidas enquanto verdade pela maioria. Antes de condenar esse movimento, 
devemos entender que isso constitui as relações humanas, em maior ou menor escala, pois fazemos o mesmo 
quando buscamos expor nossas críticas, reflexões e demais posicionamentos para alguém. 
 
23442.7 - Ética e Cidadania - 20202.A
Joao Carlos Avelino da Silva
Nota final
Tentativa com a nota mais alta
Oq Tentativa 1
Enviado: 26/09/2011:40(BRT)
4,8/6
4.8/6
0 Pergunta 1
"Aquele que é dado pelas transformações na estrutura econômica mundial ou local. As novas tecnologias inovam na criação de empregos. No caso da 
globalização, vemos que muitas profissões acabam e outras são criadas, mas há um distanciamento entre a criação de novos postos de trabalho e a 
preparação de recursos humanos para ocupá-los."
Estamos falando de qual conceito do processo de globalização?
Ocultar opções de resposta ~
Alienação do trabalho.
Reserva de mercado.
Pleno emprego.
Desemprego estrutural. Resposta correta
Nenhuma das alternativas.
0 Pergunta 2 o,6 /o,6
A efetivação dos Direitos Humanos refere-se a uma aspiração e necessidade universal de reconhecermos a nós mesmos como seres humanos, únicos, 
que não são julgados pelas suas diferenças para acessar a espaços e culturas. Tal movimento dá respeito à valorização da dignidade da pessoa humana.
Qual alternativa representa um princípio fundamental dos direitos humanos?
Ocultar opções de resposta ~
0) Autonomia da pessoa.
0) Dignidade da pessoa.
Todas as alternativas. Resposta correta
0) A liberdade da pessoa.
Ce) Inviolabilidade da pessoa.
0 Pergunta 3
Sobre a ética e a responsabilidade moral, julgue as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) A responsabilidade é o que nos faz sujeitos e objetos da ética, do direito ou das ideologias. Já que é parte integrante da moral, a responsabilidade 
ética não objetiva as ações que possam, a qualquer modo, causar danos ou ofensas a outros.
( ) Responsabilidade moral é um segmento das obrigações éticas, circunscrito pela interseção das esferas que o separam, em um plano o direito e em 
outro plano a responsabilidade privada. Ser moralmente responsável é cuidar para que as relações não sejam negativas. Isso compreende cada ser 
humano e a humanidade como um todo.
( ) A responsabilidade moral esgota-se na prevenção dos males que possam causar e na reparação daqueles que vieram a causar, sem ter a intenção de 
fazê-lo.
Ocultar opções de resposta ~
0) F.V.F
Q F.V.V
0) F.F.F
Resposta correta
d) v.f.v
0 Pergunta 4 0.6 /o,6
Reivindicam melhores condições de serviços e salários, assim como busca pela conquista de uma maior quantidade de direitos referentes à atuação 
profissional nos inúmeros setores de atuação e são representados por sindicatos. De qual movimento social estamos tratando?
Ocultar opções de resposta ~
Movimentos trabalhistas. Resposta correta
(0 Movimentos socialistas.
(0 Movimentos civis.
(0 Movimentos educacionais.
(é) Movimentos liberais.
® Pergunta 5 0 /0,6
A democracia atual depende da atuação popular para que os legítimos representantes da população venham a desenvolver projetos e leis que amparem 
as reivindicações dos muitos cidadãos. Qual dessas formas de participação não é uma forma de participação direta?
Ocultar opções de resposta
(0 Manifestação popular. Resposta correta
incorreta: Iniciativa popular.
0 Pergunta 6
Sobre a relação e as diferenças entre moral e ética, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Ocultar opções de resposta ~
A ética é produto da história, sem ser 0 aprimoramento e complexidade do ser social e do questionamento de seus 
costumes enquanto válidos para o ser humano. Já a moral pressupõe que somente um ser social age eticamente, pois 
está imbuído de valores econômicos que norteiam suas ações.
Resposta correta
B A ética é uma reflexão sobre a moral.
©Pensar em ética, moral e em como as mesmas se relacionam, nos remete à compreensão de que ambas, dentro das suas particularidades, são construídas historicamente. As religiões, por exemplo, se encarregam da construção e implantação de valores morais nas sociedades.
® Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica.
©Moral é 0 conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre 0 que é moral ou imoral, certo ou errado, bem ou mal.
® Pergunta 7 0 /o,6
Os sofistas compunham-se de grupos de pensadores na Grécia Antiga que viajavam de cidade em cidade realizando discursos públicos para atrair 
estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação. Qual a concepção de ética para os sofistas?
Ocultar opções de resposta ~
AJ Era centralizada, pois em suas concepções não existiam normas universais.
QSJ Era relativista, pois em suas concepções não existiam normas universais. Resposta correta
incorreta: Era relativista, pois em suas concepções existiam normas universais.
Nenhuma das alternativas.D
Era centralizada, pois em suas concepções existiam normas universais.
Q Pergunta 8
Sobre o pensamento de Descartes em relação ao indivíduo e o mundo, verifique as afirmativas a seguir, marcando (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) Para Descartes (2016), o pensamento é a condição de nossa existência. Essa afirmação decorre da tentativa do autor em responder uma das questões 
essenciais que perpassam a existência humana: como é possível ter certeza indubitável acerca de algo?
( ) Descartes (2016) percebe que todas as verdades instituídas não são passíveis de dúvida, sendo, portanto, insuficientes em sua indubitabilidade. 
Entretanto, o autor nos alerta de um detalhe essencial relativo ao processo de desenvolvimento de sua investigação.
( ) A certeza é oriunda da incapacidade de pensar e. se não somos capazes de pensar, refletir, questionar e inclusive pôr em xeque nossa própria 
existência, isso significa afirmar que existe algo que pensa. Após esse longo processo, o autor conclui: se duvido, logo penso; se penso, logo existo.
A sequência correta é:
Ocultar opções de resposta ~
® v-f-v-
Q V.F.F.
(?) F.F.F.
© F.V.F.
© F.F.V.
Resposta correta
Q Pergunta 9
"Tratam-se dos valores que se encontram presentes nas condutas que se esperam das pessoas de cada sociedade, indicando os comportamentos 
esperados em certo momento, em determinado meio social."A que se refere o texto acima?
Ocultar opções de resposta ~ 
(a) Cidadania.
Julgamentos normativos. Resposta correta
EJ Ética.
© Pergunta 10
De onde surgem as regras morais? Verifique quais afirmativas a seguir NÂO são fontes possíveis para as normas éticas.
1. De valores humanos típicos do homem bom, sábio e puro. Na ideia de uma natureza humana verdadeira e essencial que serviría de fontepara 
sabermos quais são as formas corretas de agir.
2. Da reflexão que todos nós fazemos a respeito dos nossos comportamentos. Observando e refletindo a respeito das ações humanas, somos capazes de 
criar preferências por determinados valores e comportamentos em detrimento de outros, ou seja, tendemos a ver como éticas as normas sociais que 
nós vimos funcionar no passado.
3. De textos que regem explicitamente o comportamento dos indivíduos em determinadas sociedades, a exemplo da legislação e códigos de conduta de 
cada país.
4. Das regras impostas pelo Poderjudiciário.
5. Da imposição do Estado.
Quais afirmativas são incorretas?
Ocultar opções de resposta ~ 
© 2,4 e 5.
(Bj 1 e 2, apenas.
3 4 e 5.
Resposta corretaQ 1,2e3.
(T) 1,3e5.
23442 . 7 - Ética e Cidadania - 20202.A 
AV2 
AV2 
 
Nota finalTentativa com a nota mais alta 
6/6 
Tentativa 1Enviado: 26/09/20 14:20 (BRT) 
6/6 
1. Pergunta 1 
/0,6 
As organizações são unidades sociais em que as pessoas desenvolvem relações estáveis entre 
si, com a intenção de atingirem, em conjunto, objetivos e metas. A ética é um instrumento de 
conduta das responsabilidades sociais, dos deveres das organizações, para atingir os objetivos 
comuns propostos. 
Qual alternativa corresponde a valores que uma organização deve ter? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Responsabilidade individual pelo todo. 
2. 
Autonomia. 
3. 
Valorização da singularidade. 
4. 
Senso do bem comum. 
5. 
Todas as alternativas. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
/0,6 
A ética e a moral andam de mãos dadas, mas são essencialmente conceitos diferentes. É 
preciso saber que a ética é importante, porque revela o respeito aos outros e à dignidade 
humana. Todos nós temos ética, só temos que desenvolver e acreditar no bem, a ética orienta-
nos e ajuda-nos para que tenhamos uma vida boa. Qual alternativa não corresponde a uma 
característica de ética? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
É universal. 
2. 
É temporal. 
3. 
Princípio teórico-reflexivo. 
4. 
Regras de condutas específicas. 
Resposta correta 
5. 
Nenhuma das alternativas. 
3. Pergunta 3 
/0,6 
No período da Antiguidade Clássica, os filósofos desenvolveram o conceito de ética e a 
conceberam como algo de extremo valor na vida humana. A ética era concebida como uma 
filosofia moral. Em que consiste a ética para o filósofo grego Sócrates? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
No bem supremo da vida humana. 
Resposta correta 
2. 
Na satisfação dos desejos. 
3. 
Na paz espiritual. 
4. 
Na busca da felicidade. 
5. 
Nos ganhos materiais. 
4. Pergunta 4 
/0,6 
Como campo de Filosofia, a ética interpõe-se na relação entre os indivíduos. Todo e qualquer 
profissional deve estar atento para manter sua integridade ética em qualquer ambiente de 
trabalho, porque, certamente, irá encontrar indivíduos que não comungam da boa ética. 
Qual conjunto teórico é o principal norteador da ética profissional? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Códigos e documentos normativos de sua profissão. 
Resposta correta 
2. 
O código do direito civil. 
3. 
O julgamento moral do indivíduo. 
4. 
Nenhuma das alternativas. 
5. 
Doutrinas éticas religiosas. 
5. Pergunta 5 
/0,6 
Qualquer tipo de ação política, independente do nível, pode ser considerada uma forma de 
cidadania ativa: reunião com a prefeitura, organização sindical, organização para filantropia, 
assinatura de uma petição online. No entanto, não são todas as formas de governo que a 
cidadania pode ser aplicada. Em qual dessas formas de governo a cidadania é inviável? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Absolutismo. 
Resposta correta 
2. 
Presidencialismo. 
3. 
Monarquia parlamentatista. 
4. 
Parlamentarismo. 
5. 
Socialismo. 
6. Pergunta 6 
/0,6 
Consiste de padrões e valores pessoais que determinam a maneira como as pessoas vêem suas 
responsabilidades em relação às outras pessoas e grupos e como devem agir nas situações em 
que seus próprios interesses estão em jogo. De que tipo de ética a questão se refere? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ética profissional. 
2. 
Ética religiosa. 
3. 
Ética individual. 
Resposta correta 
4. 
Ética organizacional. 
5. 
Ética social. 
7. Pergunta 7 
/0,6 
Entende-se a ética como parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que 
motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano. Sendo assim, em 
relação a ética, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A ética não seria componente necessário para uma relação humana justa. 
2. 
A palavra ética possui apenas uma acepção comunitária. 
3. 
A ética é uma questão que permite um diálogo justo entre os homens. 
Resposta correta 
4. 
A palavra ética possui apenas uma acepção individual. 
5. 
A ética separa os homens com diferentes valores. 
8. Pergunta 8 
/0,6 
Os epicuristas ao falarem de ética e imperturbabilidade da alma mostravam que esta era uma 
finalidade da mesma. Eles adotavam princípios para o entendimento da ética. Qual das 
alternativas não corresponde a um princípio da ética epicurista? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O homem não devia temer a morte. 
2. 
O homem não devia temer os deuses. 
3. 
Qualquer dor pode ser suportada. 
4. 
A felicidade era inalcançável. 
Resposta correta 
5. 
A felicidade era possível de ser alcançada. 
9. Pergunta 9 
/0,6 
Podemos entender o conceito de sociedade como uma integração entre duas ou mais pessoas, 
que buscam, conjuntamente, alcançar metas comuns. Diante do seu entendimento sobre os 
níveis e tipos de sociedades, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Viver em sociedade também pode estar associado a um relacionamento de cooperação 
mútua, estabelecido com um cônjuge ou parceiro profissional, ou seja, com sócios, e 
então as pessoas poderiam participar de sociedades profissionais, esportivas religiosas 
e etc. 
2. 
Se o entendimento de sociedade é o Brasil, o entendimento é de acordo com as 
fronteiras geográficas nacionais. De forma semelhante poderia associar sociedade ao 
estado, cidade ou bairro em que se mora. 
3. 
De um jeito ou de outro, todos convivemos com outras pessoas, e para realizar nossos 
desejos e satisfazer nossas necessidades, fazemos o uso de relações sociais. 
4. 
Viver em sociedade dos seres humanos é o mesmo que entender a sociedade como um 
conjunto de todas as pessoas que vivem na face da terra, entendendo a humanidade 
como uma grande sociedade. 
5. 
O ser humano não participa de várias sociedades ao mesmo tempo. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
/0,6 
No final do século XV, começou-se uma busca por uma investigação científica mais rigorosa. 
Um dos filósofos mais destacados dessa época acreditava e confiava na razão humana como 
um instrumento para conhecer a verdade. Em outros termos, todos nós possuímos a razão, 
uma capacidade de bem julgar e de discernir o verdadeiro e falso. De qual filósofo estamos nos 
referindo? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Descartes. 
Resposta correta 
2. 
Locke. 
3. 
Hobbes. 
4. 
5.
Rousseau.
Espinoza.
Ajuda para a página atual
26/09/2020 Ultra
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_31660_1/grades/assessment/_2699805_1/overview/attempt/_8704723_1/review?courseId=_3166… 1/7
Ocultar opções de resposta 
AV2
Katia Cilene Silva Barbosa
Pergunta 1 -- /0,6
"Processo de troca entre culturas em contato, que gera uma cultura 'nova' em um grupo, diferente dos 
valores, hábitos e tradições que antes definiam as culturas que entraram em contato."
Estamos falando de qual conceito do processo de globalização?
Aculturação.
Padronização cultural.
Exclusão cultural.
Nenhuma das alternativas.
Resposta corretaHibridismo cultural.
Pergunta 2 -- /0 6
Nota final
Tentativa com a nota mais alta
5,4/6
5,4/6
Tentativa 1
Enviado: 26/09/20 15:02 (BRT)
26/09/2020 Ultra
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_31660_1/grades/assessment/_2699805_1/overview/attempt/_8704723_1/review?courseId=_3166…2/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Sobre a importância do trabalho na sociedade, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Trabalhar é uma atividade humana, é consciente, possui objetivos determinados.
É mediante o trabalho que o ser humano se “humaniza”, inclusive o faz com a natureza.
O trabalho é a ação que necessita de capacidades físicas e mentais direcionadas a satisfazer as 
necessidades humanas.
O trabalho é uma necessidade natural de todo ser humano. Diferentemente de outros animais 
que se adaptam à natureza, ao meio ambiente, o ser humano atua de modo ativo, obtendo e 
desenvolvendo bens materiais necessários à sua sobrevivência.
Resposta correta
A ideia de trabalho não pressupõe que a força de trabalho seja transformada 
em mercadoria e que ocupe um lugar como as outras no mercado/sociedade 
capitalista.
Pergunta 3 -- /0,6
Conceitos como verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, a relação entre 
acúmulos de saberes, entre outros, tudo isso não é ciência, mas sim questões filosóficas. A prática da 
filosofia tem uma natureza distinta da científica. Qual o papel primordial da filosofia?
Propor relações de causa e efeito. 
Desvendar a verdade absoluta de suas questões. 
Consolidar os paradigmas científicos. 
Reforçar as doutrinas religiosas.
Resposta corretaFormular questões e buscar respostas para elas.
26/09/2020 Ultra
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_31660_1/grades/assessment/_2699805_1/overview/attempt/_8704723_1/review?courseId=_3166… 3/7
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 4 -- /0,6
"Estes adotavam quatro princípios para o entendimento da ética: o primeiro era que o homem não devia 
temer os deuses; o segundo indicava que o homem não devia temer a morte; o terceiro apontava que a 
felicidade era possível de ser alcançada; e finalmente, o quarto princípio dizia que qualquer dor pode ser 
suportada."
A qual grupo de filósofos o texto faz referência?
Resposta corretaEpicuristas.
Contratualistas.
Sofistas.
Estoicos.
Iluministas.
Pergunta 5 -- /0,6
De onde surgem as regras morais? Verifique quais afirmativas a seguir NÂO são fontes possíveis para as 
normas éticas.
1.De valores humanos típicos do homem bom, sábio e puro. Na ideia de uma natureza humana verdadeira 
e essencial que serviria de fonte para sabermos quais são as formas corretas de agir.
2.Da reflexão que todos nós fazemos a respeito dos nossos comportamentos. Observando e refletindo a 
respeito das ações humanas, somos capazes de criar preferências por determinados valores e 
comportamentos em detrimento de outros, ou seja, tendemos a ver como éticas as normas sociais que nós 
vimos funcionar no passado.
3.De textos que regem explicitamente o comportamento dos indivíduos em determinadas sociedades, a 
exemplo da legislação e códigos de conduta de cada país.
4.Das regras impostas pelo Poder Judiciário.
5.Da imposição do Estado.
Quais afirmativas são incorretas?
26/09/2020 Ultra
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_31660_1/grades/assessment/_2699805_1/overview/attempt/_8704723_1/review?courseId=_3166… 4/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
1, 3 e 5.
2, 4 e 5.
1 e 2, apenas.
Resposta correta1, 2 e 3.
3, 4 e 5.
Pergunta 6 -- /0,6
“Têm como objetivo assegurar a todos condições mínimas de bem-estar e segurança econômica que 
garantam acesso a todos os demais direitos, considerando-se que abaixo dessas condições mínimas a 
participação cívica está comprometida. Elas englobam o direito à vida, direito ao trabalho, o direito à 
saúde, à Previdência Social, aos direitos trabalhistas e à educação”. De qual conjunto de direitos essa 
passagem se refere?
Direitos econômicos.
Direitos civis.
Direitos políticos.
Direitos religiosos.
Resposta corretaDireitos sociais.
Pergunta 7 --
/0 6
26/09/2020 Ultra
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_31660_1/grades/assessment/_2699805_1/overview/attempt/_8704723_1/review?courseId=_3166… 5/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Para entender o Conceito de estrangeiro e de hospitalidade é preciso determinar algumas acepções, nesse 
sentido, correlacione os itens a seguir.
1-Estrangeiro
2-Exilado
3-Imigrante
4-Expatriado
A- É o estrangeiro que chega ao local que será seu destino com um contrato de trabalho em mãos, para 
trabalhar na unidade da empresa a qual está ligado.
B- É uma categoria considerada genérica, pois frequentemente é recebida com reticências por quem é 
assim classificado, pois ignoram-se as multiplicidades, diversidades e singularidades de cada um.
C- É aquela pessoa que foi obrigada a deixar seu país de origem para salvar a própria vida, de sua família, 
ou ainda fugir da prisão e, nesse caso, sem possibilidade de retornar.
D- É aquela pessoa que escolheu viver fora de seu país natal, sem nenhum tipo de impedimento para o 
seu retorno.
A alternativa que apresenta a correta correlação é:
1-A, 2-C, 3-B, 4-D.
1-D, 2-A, 3-B, 4-C.
Resposta correta1-B, 2-C, 3-D, 4-A.
1-C, 2-D, 3-A, 4-B.
1-A, 2-B, 3-C, 4-D.
Pergunta 8 -- /0,6
Buscando fazer valer a própria identidade, muitas religiões ignoram e chegam mesmo a agredir a religião 
do outro, sem compreender que existe uma miscigenação cultural e uma diversidade religiosa que precisa 
ser respeitada. Com relação à diversidade e intolerância religiosa, é correto afirmar que:
A diversidade religiosa está inclusa no currículo escolar, sendo obrigatória em todas as escolas.
Incorreta:
A intolerância religiosa consiste na não aceitação dos princípios religiosos do outro e não 
promove discriminação. 
26/09/2020 Ultra
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_31660_1/grades/assessment/_2699805_1/overview/attempt/_8704723_1/review?courseId=_3166… 6/7
Ocultar opções de resposta 
O grande intento no estudo das religiões nas escolas é promover a homogeneização cultural 
religiosa.
Resposta correta
É evidente a importância do acesso ao conhecimento das diferentes religiões 
professadas no mundo. 
Cada pessoa deve assumir e defender suas crenças e convicções religiosas, em oposição ao 
outro.
Pergunta 9 -- /0,6
"Aquele que garante: o ir e vir e, também, o agrupamento em movimentos, como sindicatos, a realização 
de greve etc.; possuir seus próprios bens (propriedade privada); e livre organização religiosa ou mesmo 
ideológica."
De qual grupo de direito estamos falando?
Direitos humanos.
Direito social.
Nenhuma das alternativas.
Resposta corretaDireito civil.
Direito político.
Pergunta 10
--
/0 6
A ética e a moral andam de mãos dadas, mas são essencialmente conceitos diferentes. É preciso saber 
que a ética é importante, porque revela o respeito aos outros e à dignidade humana. Todos nós temos 
ética, só temos que desenvolver e acreditar no bem, a ética orienta-nos e ajuda-nos para que tenhamos 
uma vida boa. Qual alternativa não corresponde a uma característica de ética?
26/09/2020 Ultra
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_31660_1/grades/assessment/_2699805_1/overview/attempt/_8704723_1/review?courseId=_3166… 7/7
Ocultar opções de resposta 
É universal.
Nenhuma das alternativas.
Princípio teórico-reflexivo.
Resposta corretaRegras de condutas específicas.
	‎C:\uninassau\3.1 - Módulo A\Ética e Cidadania\AV2\ANTIGAS\2017_2A_2 - ÉTICA E CIDADANIA.pdf‎
	‎C:\uninassau\3.1 - Módulo A\Ética e Cidadania\AV2\ANTIGAS\2017_2A_3 - ÉTICA E CIDADANIA.pdf‎
	‎C:\uninassau\3.1 - Módulo A\Ética e Cidadania\AV2\ANTIGAS\2018_2A_1 - ÉTICA E CIDADANIA.pdf‎
	‎C:\uninassau\3.1 - Módulo A\Ética e Cidadania\AV2\ANTIGAS\2018_2A_2 - ÉTICA E CIDADANIA.pdf‎
	‎C:\uninassau\3.1 - Módulo A\Ética e Cidadania\AV2\ANTIGAS\2018_2A_3 - ÉTICA E CIDADANIA.pdf‎
	‎C:\uninassau\3.1 - Módulo A\Ética e Cidadania\AV2\ANTIGAS\AV2 ética e cidadania .pdf‎
	‎C:\uninassau\3.1 - Módulo A\Ética e Cidadania\AV2\ANTIGAS\AV2 ÉTICA E CIDADANIA PARA COMPARTILHAR 2020.pdf‎
	‎C:\uninassau\3.1 - Módulo A\Ética e Cidadania\AV2\ANTIGAS\Av2 etica e cidadania.pdf‎

Mais conteúdos dessa disciplina