Prévia do material em texto
Resumo crítico da roda de conversa Vida acadêmica e experiência discentes: desafios e possibilidades Bárbara Evelinny Barreto Bispo[footnoteRef:2] [2: Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Campos Amilcar Ferreira Sobral] A roda de conversa sobre vida acadêmica e experiências discentes que ocorreu no auditório da UFPI– Campus Amílcar Ferreira Sobral, no dia 11 de março de 2025, às 18h30 trouxe reflexões importantes sobre os desafios e possibilidades dentro da UFPI. A mediação da professora Vanessa Nunes e a participação de estudantes de diferentes cursos permitiram uma troca rica de vivências, ressaltando tanto o valor da participação ativa na universidade quanto as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Entre os pontos positivos, destaca-se o incentivo à integração em projetos, bolsas e eventos, como mencionado por João Paulo, além da ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico. Também foi relevante a discussão sobre a necessidade de organização acadêmica, evidenciada por Gabriela ao alertar sobre as horas complementares. A fala de Railon sobre Libras e a importância de mais membros no CAPED demonstra a necessidade de fortalecimento das iniciativas estudantis voltadas à inclusão. Por outro lado, Arlan Júnior trouxe uma reflexão essencial: a universidade ainda é um espaço de privilegiados, o que reforça a importância de políticas de democratização do ensino superior. Isso levanta questões sobre o acesso, a permanência e o real aproveitamento das oportunidades oferecidas pela instituição. A professora Vanessa também trouxe contribuições relevantes ao destacar o papel dos núcleos de políticas públicas (NAU e NAE) e indicar ferramentas como o AVAMEC para aprimoramento acadêmico. No entanto, a conversa poderia ter aprofundado mais as dificuldades estruturais que limitam a participação dos estudantes, como a falta de suporte financeiro e psicológico. Em síntese, o evento foi um espaço valioso de diálogo, mas também evidenciou a necessidade de se pensar criticamente sobre as desigualdades dentro da universidade. Aproveitar a vida acadêmica não deve ser um privilégio de poucos, mas um direito garantido a todos que ingressam no ensino superior.