Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O que é direito tributário?
Parte do direito que cuida de relações administrativas constitucionais.
Parte do Direito Financeiro que estuda as relações entre os entes federativos.
parte do Direito Financeiro que estuda as relações jurídicas entre o Estado (Fisco) e os particulares (contribuintes), no que concerne à instituição, arrecadação, fiscalização e extinção do tributo. É direito autônomo, pois se rege por princípios e normas próprias.
 Compreendemos o Direito Tributário como o ramo do direito que disciplina os poderes executivo, legislativo e judiciário.
Conceitue Tributo: 
 Tributo é uma prestação pecuniária (em dinheiro), mas que não é obrigatória, constitua sanção de ato ilícito (contrário à lei) instituído em lei (só a lei cria tributos) e cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada, ou seja, a lei diz como o tributo deve ser cobrado.
 Tributo é uma prestação pecuniária (em dinheiro) e compulsória (obrigatória) que não constitua sanção de ato ilícito (contrário à lei) instituído em lei (só a lei cria tributos) e cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada, ou seja, a lei diz como o tributo deve ser cobrado.
 Tributo é uma prestação que pode ser paga com bens móveis e imóveis, não podendo ser paga em dinheiro, e compulsória (obrigatória) que não constitua sanção de ato ilícito (contrário à lei) instituído em lei (só a lei cria tributos) e cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada, ou seja, a lei diz como o tributo deve ser cobrado.
Tributo é uma prestação pecuniária (bens e serviços) e compulsória (não obrigatória) que não constitua sanção de ato ilícito (de acordo com à lei).
A Constituição Federal cita espécies tributárias, são elas, exceto:
 Impostos 
Taxas
 Empréstimo Compulsório 
 Contribuição Aduaneira
O que é taxa?
Tributo que tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte (art. 16 do CTN).
 Tributo de competência comum da União, Estado, Distrito Federal e Municípios, incidente sobre a valorização de determinado imóvel decorrente da realização de obra pública. Trata-se de tributo vinculado a determinada atuação estatal, no caso a execução de obra pública que acarrete valorização dos imóveis da região.
Sua principal característica é o fato de que os valores arrecadados não ingressam de forma permanente no tesouro nacional, são considerados receita temporária, tendo a União a obrigação de restituir os valores após determinado lapso de tempo. Eis a razão de seu nome.
 Tributo  de  competência  comum  da  União,  Estado,  Distrito  Federal  e Municípios, cujo fato gerador é vinculado a uma atuação específica do Estado em relação contribuinte, consistente no exercício regular do poder de polícia (art. 78 do CTN) ou na utilização efetiva ou potencial de serviço público divisível e específico (art. 77 do CTN).
Conceitue Sistema Tributário Nacional
O Sistema Tributário do ponto de vista da federação, que seria o conjunto de tributos organizados segundo a distribuição do poder tributário (União, Estado, DF e Municípios).    
Conjunto das normas reguladoras e dos tributos cobrados em todo o território nacional, exclusivamente pelos estados da federação.
Conjunto das normas reguladoras e dos tributos cobrados em todo o território nacional, exclusivamente pelo governo federal
 Conjunto das normas reguladoras e dos tributos cobrados somente na região sudeste do país, independente da titularidade deste ou daquele ente público.
São características dos impostos, exceto: 
Compulsória;
Pecuniária;
Prestação instituída em lei;
    Institucional.
Tributos são divididos em 3, são eles: 
Vinculado, não vinculado, contribuição social.
 Vinculado, não vinculado e contribuição sindical.    
Vinculado, não vinculado, contribuição previdenciária.    
Nenhuma das alternativas acima. 
As contribuições se dividem em 3 espécies, são elas, exceto: 
 Contribuição social
 Contribuição previdenciária
Corporativa 
 Interventiva 
O Sistema Constitucional Tributário está topograficamente previsto no Capítulo I, Título VI da Constituição Federal\88, podendo ser didaticamente estudado em três grupos, exceto:
A repartição das competências tributárias entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios
Os princípios tributários e as limitações ao poder de tributar;
Os princípios constitucionais.
A partilha direta e indireta do produto da arrecadação.
São características da   competência tributária, exceto:
 Exclusividade
 Indelegabilidade
 incaducabilidade
Inconstitucional

Mais conteúdos dessa disciplina