Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

COMUNICADO
Assunto: Acesso aos Documentos do Condomínio
Senhores(as) Condôminos(as), 
Viemos por meio deste informar que o artigo 1.348, inciso V e VII, ambos do Código Civil, bem como, o art. 22, §1º alínea g, da Lei nº 4.591/64 regulamentam as competências do síndico, dentre ais quais, encontra-se o de prestar contas a assembleia e manter à guarda durante o prazo de cinco anos para eventuais necessidades de verificação contábil, toda a documentação relativa ao condomínio.
Em dias atuais, é muito comum que as administradoras disponibilizarem os documentos digitalizados no site e aplicativo, bastando ao condômino ter login e senha para acessá-los.
Nesse sentido, o condômino ele pode e deve ter acesso aos documentos inerentes ao condomínio, para fins de transparência na gestão condominial, construção de uma boa convivência e, mitigar mal-entendidos e especulações sobre as finanças e as ações do condomínio.
Além disso, assim como os documentos não pertencem ao síndico, eles não pertencem ao condômino. Por isso, não podem ser retirados, a guarda física dos documentos devem ser mantidos na própria administração do condomínio (mais adequado para boa conservação). O condômino pode revisar em uma área do condomínio (escritório, sala de reunião etc.), não sendo permitido fazer cópias, sobretudo por deter dados sigilosos dos demais moradores, os quais encontra-se protegidos pela Lei nº 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 
Então, é importante usar o bom senso. Os condôminos devem respeitar a privacidade dos outros moradores e não têm direito a acesso a documentos que exponham os demais.
A administração não é uma tarefa exclusiva do síndico; é uma responsabilidade compartilhada que, quando abraçada por todos, resulta em um espaço mais agradável, eficiente e adaptado às necessidades dinâmicas de cada residente.
A Administração

Mais conteúdos dessa disciplina