Logo Passei Direto
Buscar

11 Consulta ao Paciente com Tuberculose

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Nas últimas décadas, desde o recrudescimento da tuberculose (TB) em consequência da epidemia de AIDS e os seus efeitos devastadores na população infectada pelo HIV, com alta letalidade, aumento de casos de TB resistente, além de um acometimento importante de populações socialmente vulneráveis, a TB se tornou um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
Em relação ao tratamento da TB, a infeção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) também se apresenta como um desafio dentro deste contexto. Em relação à ILTB, é INCORRETO afirmar que:
A. um indivíduo saudável quando exposto ao bacilo da TB tem em torno de 30% de chance de se infectar, oscilando esta taxa em função do grau de exposição.
B. as pessoas infectadas, em geral, permanecem saudáveis por muitos anos, com imunidade parcial ao bacilo, condição essa conhecida por ILTB - não apresentam nenhum sintoma e não transmitem a doença.
C. a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em torno de 15% da população mundial tenha ILTB, e que, pelo risco de adoecimento e/ou transmissão da TB é mandatório seu rastreio, ou pelo PPD, ou pelo IGRA, para definir conduta e possível tratamento.
D. ensaios de liberação do interferon-gama (InterferonGamma Release Assays – IGRA) são uma alternativa diagnóstica para detecção de ILTB. O teste IGRA se baseia na premissa de que as células anteriormente sensibilizadas com os antígenos da TB produzem altos níveis de interferon-gama, atualmente mais específicos para Mycobacterium tuberculosis, não sofrendo influência da vacinação prévia com BCG.

Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

- 
 
- 
 
ANEXO 0 2 
 
01 - Sobre a tuberculose, doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que apesar de poder acometer qualquer indivíduo, ainda é bastante prevalente em populações pobres e não assistidas por serviços de saúde, assinale a afirmativa correta. 
 
A. Trata-se de doença estritamente pulmonar, transmitida pelo ar, através de gotículas de saliva, o que justifica a sua rápida transmissão em domicílios pequenos que tenham uma pessoa doente, morando com vários habitantes, sem ventilação adequada e sem higiene eficiente. 
B. O agente de saúde deve ser capacitado para fazer a coleta, em domicílio, de exames que possam diagnosticar tuberculose, sendo ele mesmo o responsável pela observação da tomada diária do medicamento, de acordo com a estratégia DOTS (dose oral de tratamento supervisionada). 
C. O tratamento supervisionado faz parte de uma estratégia de observação direta da tomada de medicamento contra tuberculose e deve ser aliado à vontade política, aquisição e distribuição regular de medicamentos e alimentação de sistema de informação, entre outros pontos. 
D. O portador da doença deve começar imediatamente o tratamento da doença, e ter os seus utensílios bem como roupas de cama e banho separados, para que não haja contaminação dos outros habitantes do domicílio. 
 
 
02 - Puérpera, primeiro dia pós-parto, em tratamento para tuberculose iniciado há 5 dias, e com recémnascido em bom estado geral, assintomático, nascido de 38 semanas, pesando 2.900 g. Em relação ao contato mãe-bebê e o aleitamento, é correto afirmar: 
 
A. Libera alojamento conjunto e amamentação ao seio materno. 
B. Afasta o bebê da mãe e deixa com suplementação de fórmula láctea. 
C. Restringe contato com a mãe e libera a amamentação ao seio com máscara. 
D. Afastar da mãe por quatro semanas e oferecer leite materno ordenhado no copo. 
 
 
03 - A infecção latente da Tuberculose (ILTB) ocorre quando uma pessoa se encontra infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, sem manifestação da doença ativa. Sobre este assunto assinale a alternativa incorreta: 
 
A. O rastreio da ILTB deve passar pela exclusão de doença ativa. 
B. O diagnóstico da ILTB deve ser realizado por baciloscopia de escarro ou prova tuberculínica (PT). C. A resposta à prova tuberculínica (PT) deve ser lida de 48 a 72 horas após a aplicação, sendo considerada positiva a leitura maior ou igual a 5mm. 
D. O 3HP é um novo esquema de tratamento da ILTB de curta duração e consiste na tomada uma vez por semana dos medicamentos isoniazida(H) e rifapentina (P), durante três meses. 
 
 
 
 
 
 
 
04 Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Assinale a alternativa que contêm sintomas da Tuberculose. 
 
A. Perda de peso, febre intermitente e vômitos difusos. 
B. Febre vespertina, suor noturno, ganho de peso. 
C. Tosse por 1 semana e febre. 
D. Febre vespertina, suor noturno, perda de peso, tosse por 3 semanas ou mais. 
 
 
05 - Assinale a alternativa correta sobre a tuberculose, doença infecciosa e transmissível que necessita de diagnóstico e tratamento adequados para minimizar complicações. 
 
A. É causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, e afeta exclusivamente os pulmões (forma pulmonar). 
B. A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento ou por via oro-fecal. 
C. A forma pulmonar da doença, além de ser a mais frequente, é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão do Mycobacterium tuberculosis. 
D. A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, devendo ser aplicada aos 2 meses de idade. 
 
 
06 - Marlene é enfermeira da estratégia Saúde da Família em uma comunidade cujo índice de transmissão da tuberculose (TB) é maior do que a média do município. No âmbito da vigilância epidemiológica, ela está preparando uma atividade educativa para redução dos casos novos, na qual deve conduzir a população de sua área de abrangência ao conhecimento de quem transmite e quem não transmite tuberculose. A esse respeito, é correto afirmar que são transmissores 
 
A. os doentes com tuberculose pulmonar, especialmente, quando a quantidade de bacilos é grande e pode ser detectada pelo exame de baciloscopia de escarro. 
B. os doentes com baciloscopia negativa, mesmo que haja bacilos detectados pelo exame de cultura. 
C. quem tem tuberculose em outras partes do organismo. 
D. crianças pequenas, mesmo tendo tuberculose no pulmão, devido às características das lesões da tuberculose infantil. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
07 Nas últimas décadas, desde o recrudescimento da tuberculose (TB) em consequência da epidemia de AIDS e os seus efeitos devastadores na população infectada pelo HIV, com alta letalidade, aumento de casos de TB resistente, além de um acometimento importante de populações socialmente vulneráveis, a TB se tornou um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Em relação ao tratamento da TB, a infeção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) também se apresenta como um desafio dentro deste contexto. Em relação à ILTB, é INCORRETO afirmar que: 
 
A. um indivíduo saudável quando exposto ao bacilo da TB tem em torno de 30% de chance de se infectar, oscilando esta taxa em função do grau de exposição. 
B. as pessoas infectadas, em geral, permanecem saudáveis por muitos anos, com imunidade parcial ao bacilo, condição essa conhecida por ILTB - não apresentam nenhum sintoma e não transmitem a doença. 
C. a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em torno de 15% da população mundial tenha ILTB, e que, pelo risco de adoecimento e/ou transmissão da TB é mandatório seu rastreio, ou pelo PPD, ou pelo IGRA, para definir conduta e possível tratamento. 
D. ensaios de liberação do interferon-gama (InterferonGamma Release Assays – IGRA) são uma alternativa diagnóstica para detecção de ILTB. O teste IGRA se baseia na premissa de que as células anteriormente sensibilizadas com os antígenos da TB produzem altos níveis de interferon-gama, atualmente mais específi cos para Mycobacterium tuberculosis, não sofrendo influência da vacinação prévia com BCG. 
 
 
 
08 - HSX, 31 anos, chegou à Unidade Básica de Saúde (UBS) relatando tosse produtiva há três semanas, febre à tarde e sudorese noturna. Relata, ainda, que emagreceu muito nas últimas três semanas. O médico examinou o cliente e identificou suspeita de tuberculose. Podemos afirmar que a transmissão da doença 
 
A. se dá pelo contato com feridas e via sexual. 
B. é transmitida pelo contato com talheres e roupas de cama do portador da doença. 
C. acontece pelo contato pele a pele; a principal orientação é trocar todas as roupas de cama do portador da tuberculose. 
D. se faz por via respiratória, pela produção de aerossóis pela tosse, pela fala ou pelo espirro de um doente com tuberculose ativa de vias aéreas. 
 
 
 
09 - A fase inicial do exame bacteriológico para o diagnóstico da tuberculose que compreende a coleta, conservação e encaminhamento da amostra de escarro, é de responsabilidade da unidade de saúde que identifica o caso com suspeita de TB. Sobre as orientações para a coleta da amostra é correto afirmar que 
 
A. uma boa amostra de escarro deve ser proveniente da árvore brônquica, obtida após esforço da tosse. 
B. a melhor amostra deve ser colhida da faringe por aspiração ou esforço da tosse. 
C. o volume ideal para coleta é de 3 a 5ml de escarro, priorizando um volume mínimo de saliva. 
D. o ideal é fazer três coletas, sendo duas no mesmo dia, com
intervalo mínimo de 6 horas entre uma coleta e outra. 
10 Sabendo que a tuberculose (TB) é uma antiga enfermidade descrita como tísica, foi conhecida, no século XIX, como peste branca, ao dizimar centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, marque a alternativa INCORRETA: 
 
A. TB ganglionar periférica - É a forma mais frequente de TB extrapulmonar em pessoas vivendo com HiV (pVHiV) e em crianças, sendo mais comum abaixo dos 40 anos. 
B. O profissional de saúde deve orientar o paciente quanto ao procedimento de coleta: ao despertar pela manhã, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter três amostras de escarro. 
C. A TB pulmonar pós-primária ou secundária pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum no adolescente e no adulto jovem. tem como característica principal a tosse seca ou produtiva. 
D. O esquema básico de tratamento em crianças (

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Questões resolvidas

Nas últimas décadas, desde o recrudescimento da tuberculose (TB) em consequência da epidemia de AIDS e os seus efeitos devastadores na população infectada pelo HIV, com alta letalidade, aumento de casos de TB resistente, além de um acometimento importante de populações socialmente vulneráveis, a TB se tornou um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
Em relação ao tratamento da TB, a infeção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) também se apresenta como um desafio dentro deste contexto. Em relação à ILTB, é INCORRETO afirmar que:
A. um indivíduo saudável quando exposto ao bacilo da TB tem em torno de 30% de chance de se infectar, oscilando esta taxa em função do grau de exposição.
B. as pessoas infectadas, em geral, permanecem saudáveis por muitos anos, com imunidade parcial ao bacilo, condição essa conhecida por ILTB - não apresentam nenhum sintoma e não transmitem a doença.
C. a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em torno de 15% da população mundial tenha ILTB, e que, pelo risco de adoecimento e/ou transmissão da TB é mandatório seu rastreio, ou pelo PPD, ou pelo IGRA, para definir conduta e possível tratamento.
D. ensaios de liberação do interferon-gama (InterferonGamma Release Assays – IGRA) são uma alternativa diagnóstica para detecção de ILTB. O teste IGRA se baseia na premissa de que as células anteriormente sensibilizadas com os antígenos da TB produzem altos níveis de interferon-gama, atualmente mais específicos para Mycobacterium tuberculosis, não sofrendo influência da vacinação prévia com BCG.

Mais conteúdos dessa disciplina