Logo Passei Direto
Buscar
Sabendo que a tuberculose (TB) é uma antiga enfermidade descrita como tísica, foi conhecida, no século XIX, como peste branca, ao dizimar centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, marque a alternativa INCORRETA: A. TB ganglionar periférica - É a forma mais frequente de TB extrapulmonar em pessoas vivendo com HiV (pVHiV) e em crianças, sendo mais comum abaixo dos 40 anos. B. O profissional de saúde deve orientar o paciente quanto ao procedimento de coleta: ao despertar pela manhã, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter três amostras de escarro. C. A TB pulmonar pós-primária ou secundária pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum no adolescente e no adulto jovem. tem como característica principal a tosse seca ou produtiva. D. O esquema básico de tratamento em crianças (< de 10 anos de idade) é composto por dois fármacos na fase intensiva (RHZ), e três na fase de manutenção (RH), com apresentações farmacológicas individualizadas (comprimidos e/ou suspensão).
User badge image
leila christina

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que está INCORRETA: A. TB ganglionar periférica - É verdade que essa forma é comum em pessoas vivendo com HIV e em crianças, especialmente abaixo dos 40 anos. Portanto, essa alternativa está correta. B. Orientação sobre coleta de escarro - A descrição do procedimento de coleta de escarro está correta, pois envolve a coleta de amostras pela manhã após a higiene bucal. Portanto, essa alternativa está correta. C. TB pulmonar pós-primária ou secundária - É verdade que essa forma pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adolescentes e adultos jovens, e a tosse pode ser seca ou produtiva. Portanto, essa alternativa está correta. D. Esquema básico de tratamento em crianças - O tratamento da tuberculose em crianças geralmente envolve o uso de fármacos, mas a descrição do esquema pode não estar correta. O tratamento padrão para crianças é frequentemente baseado em rifampicina e isoniazida, mas a combinação e a fase de manutenção podem variar. A descrição de "dois fármacos na fase intensiva (RHZ)" e "três na fase de manutenção (RH)" pode não ser a mais comum ou correta. Diante da análise, a alternativa que parece estar INCORRETA é a D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nas últimas décadas, desde o recrudescimento da tuberculose (TB) em consequência da epidemia de AIDS e os seus efeitos devastadores na população infectada pelo HIV, com alta letalidade, aumento de casos de TB resistente, além de um acometimento importante de populações socialmente vulneráveis, a TB se tornou um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Em relação ao tratamento da TB, a infecção latente pelo *Mycobacterium tuberculosis* (ILTB) também se apresenta como um desafio dentro deste contexto. Em relação à ILTB, é INCORRETO afirmar que:
A. um indivíduo saudável quando exposto ao bacilo da TB tem em torno de 30% de chance de se infectar, oscilando esta taxa em função do grau de exposição.
B. as pessoas infectadas, em geral, permanecem saudáveis por muitos anos, com imunidade parcial ao bacilo, condição essa conhecida por ILTB - não apresentam nenhum sintoma e não transmitem a doença.
C. a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em torno de 15% da população mundial tenha ILTB, e que, pelo risco de adoecimento e/ou transmissão da TB é mandatório seu rastreio, ou pelo PPD, ou pelo IGRA, para definir conduta e possível tratamento.
D. ensaios de liberação do interferon-gama (*Interferon Gamma Release Assays – IGRA*) são uma alternativa diagnóstica para detecção de ILTB. O teste IGRA se baseia na premissa de que as células anteriormente sensibilizadas com os antígenos da TB produzem altos níveis de interferon-gama, atualmente mais específico para casos por *Mycobacterium tuberculosis*, não sofrendo influência da vacinação prévia com BCG.

Mais conteúdos dessa disciplina