Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Teste exploratório
1
A realização dos testes de software não tem o objetivo de eliminar completamente problemas decorrentes da fase de desenvolvimento do sistema, mas garante que o produto entregue ao cliente tenha muito mais qualidade.
Os testes exploratórios são aqueles que deixam o profissional mais livre para testar as partes do sistema, pois não dependem de um planejamento de testes formalmente elaborado e permitem que o testador explore o sistema para buscar problemas como bem desejar.
2
Desafio
A estratégia baseada em sessões define um tempo para a realização dos testes. Essa definição serve para sinalizar a todos que o testador está realizando testes e, com isso, assegurar que ele vai ficar totalmente focado durante o tempo definido – sem ser interrompido por telefonemas, reuniões, clientes ou colegas.
Considere que você trabalha como analista de testes em uma empresa fabricante de software. A sua próxima demanda consiste em realizar testes exploratórios na funcionalidade de login de um sistema que está sendo desenvolvido, utilizando a técnica heurística e a estratégia session based.
Essa missão foi definida para ser executada em 15 minutos, e sua tarefa é elaborar o charter que representa a missão.
As colunas Defeito encontrado e Sugestão de melhoria podem ser apresentadas em branco, desde que existam, pois o testador pode encontrar ou não defeitos e também pode ou não sugerir melhorias. Apesar disso, o charter deve prever o preenchimento desses itens.
Normalmente, os testes exploratórios não apresentam roteiro predefinido, tal como acontece nos testes convencionais. Para realizar um teste exploratório não é preciso, obrigatoriamente, ter conhecimento profundo a respeito do sistema que está sendo testado, mas é preciso que o testador seja alguém criativo, investigador e organizado.
Testes unitários
Os testes unitários são aqueles aplicados, preferencialmente, pelo próprio programador. Seu principal objetivo não é testar o sistema como um todo, e sim o inverso, ou seja, testar a menor parte em que um sistema pode ser testado. Essa menor parte é chamada de unidade, e vem daí o nome de teste unitário ou teste de unidade.
Atualmente, as linguagens de programação apresentam ferramentas específicas de teste que informam de maneira gráfica e amigável ao testador se o seu teste foi realizado com sucesso ou fracasso. O JUnit é uma das ferramentas mais importantes de testes unitários.
Com base na situação apresentada, crie as duas classes em Java, para que seja possível realizar testes unitários por meio do JUnit.
Os testes unitários são responsáveis por verificar se as menores partes do sistema estão funcionando de maneira condizente com os requisitos levantados. Geralmente, eles são realizados pelo próprio programador, e precisam focar em várias partes da estrutura.
Obrigado
22
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.png
image5.png

Mais conteúdos dessa disciplina