Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Articulações
Professora: Gracilene Oliveira
CONCEITO 
Uma articulação, é um ponto de contato entre dois ossos, entre osso e cartilagem ou entre osso e dentes. Quando dizemos que o osso se articula com outro osso, queremos dizer que os ossos formam uma articulação.
O estudo científico das articulações é chamado de artrologia ( artro = articulação;-logia= estudo). O estudo do movimento do corpo humano é chamado de cinesiologia ( cinesi( o)-= movimento)
CLASSIFICAÇÕES
A classificação funcional das articulações se relaciona com o grau de movimento que possibilitam. Funcionalmente, as articulações são classificadas como um dos seguintes tipos:
CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL
Sinartrose: Uma articulação imóvel.
Anfiartrose: Uma articulação ligeiramente móvel.
Diartrose: Uma articulação com liberdade de movimento; estas tem uma variedade de formatos e permitem diversos tipos diferentes de movimentos.
CLASSIFICAÇÕES HISTOLÓGICAs
Articulações fibrosas: As articulações que são formadas por uma massa sólida de tecido conjuntivo entre os ossos adjacentes.
Articulações cartilagíneas: Usam alguns tipos de cartilagem como tecido de conexão entre os ossos.
CLASSIFICAÇÕES
Articulações sinoviais: As articulações que incorporam uma cavidade lubrificada, chamada de cavidade articular.
As articulações são divididas em diversos tipos com base na estrutura das faces articulares, mas todas compartilham o esquema comum de uma cápsula envolvendo uma cavidade articular lubrificada
ARTICULAÇÕES FIBROSAS
são aquelas nas quais os ossos adjacentes são unidos por uma massa sólida de tecido conjuntivo denso não modelado. Existem três tipos de articulações fibrosas: suturas, sindesmoses e membranas interósseas.
SUTURAS
é uma articulação fibrosa composta por uma fina camada de tecido conjuntivo denso não modelado.
 Suturas são articulações que se formam à medida que os numerosos ossos do crânio entram em contato durante o desenvolvimento, e são articulações fixas.
SINDESMOSES
É uma articulação fibrosa na qual há uma distância maior entre as faces articulares e mais tecido conjuntivo denso não modelado do que em uma sutura. O tecido conjuntivo denso não modelado está normalmente disposto como um feixe (ligamento), e a articulação permite movimento limitado.
MEMBRANAS INTERÓSSEAS
É uma lâmina sólida de tecido conjuntivo denso, não modelado que une os ossos longos adjacentes e permite um pequeno movimento. Existem duas membranas interósseas, no corpo humano. Uma ocorre entre o rádio e a ulna, no antebraço e a outra, entre a tíbia e a fíbula, na perna
ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS
Em uma articulação cartilagínea existe tecido conjuntivo sólido que permite pouco ou nenhum movimento. Os ossos da articulação são conectados firmemente por cartilagem hialina ou fibrocartilagem. Os dois tipos de articulações cartilagíneas são as sincondroses e as sínfises.
SINCONDROSES
É uma articulação cartilagínea fixa cujo material de conexão é cartilagem hialina. Um exemplo de uma sincondrose é a lâmina epifisial (de crescimento), que une a epífise à diáfise de um osso em crescimento.
Quando os ossos param de crescer em comprimento o osso substitui a cartilagem hialina, e a sincondrose se torna uma sinostose, uma articulação ossificada
SÍNFISES
É uma articulação cartilagínea em que as extremidades dos ossos da articulação são recobertas por cartilagem hialina, mas os ossos são unidos por um disco chato e largo de fibrocartilagem. Todas as sínfises ocorrem na linha mediana do corpo. 
A sínfise púbica entre as faces anteriores dos ossos do quadril, que é ligeiramente móvel, é um exemplo de sínfise . Esse tipo de articulação também é encontrado na junção do manúbrio com o corpo do esterno e nos discos intervertebrais.
ARTICULAÇÕES SINOVIAIS
A característica de uma articulação sinovial que a distingue de outros tipos de articulações é a existência de um espaço, chamado cavidade articular, que é envolvido por uma cápsula que fixa os ossos da articulação. As articulações sinoviais variam de pouco móveis até as articulações mais móveis do corpo.
CÁPSULA ARTICULAR
A cápsula articular é composta de duas camadas:
Membrana fibrosa externa
Membrana sinovial interna
MEMBRANA FIBROSA
A membrana fibrosa geralmente é composta por tecido conjuntivo denso não modelado (principalmente fibras colágenas) que se fixa ao periósteo dos ossos da articulação; é, literalmente, uma continuação espessa do periósteo entre os dois ossos
MEMBRANA SINOVIAL
A camada interna da cápsula articular, a membrana sinovial, é composta por tecido conjuntivo areolar com fibras elásticas. Em muitas articulações sinoviais a membrana sinovial inclui acúmulos de tecido adiposo.
MEMBRANA SINOVIAL
A membrana sinovial produz líquido sinovial, que forma uma película fina sobre as superfícies, no interior da cápsula articular. O líquido sinovial é composto por ácido hialurônico, produzido por células semelhantes a fibroblastos situadas na membrana sinovial, e de líquido intersticial filtrado do plasma sanguíneo
LÍQUIDO SINOVIAL
Suas funções incluem a redução do atrito, lubrificando a articulação e absorvendo impactos. O líquido sinovial também fornece oxigênio e nutrientes para os condrócitos na cartilagem articular e remove dióxido de carbono e resíduos metabólicos (lembre-se de que a cartilagem é um tecido avascular, portanto, não possui vasos sanguíneos para realizar as duas últimas funções)
image4.png
image5.png
image2.png
image9.png
image7.png
image6.png
image3.png
image8.png
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina