Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

NOME: WILLIAN
CIDADE/UF: CHAPECÓ-SC
ATIVIDADE 03
Contexto
A Virtually foi procurada pelo investidor Rodrigo Nunes, o qual gostaria de colocar para locação dez imóveis de um empreendimento que foi entregue recentemente. Rodrigo gostaria que a garantia fosse feita por título de capitalização para aluguel, então precisa obter mais informações a respeito desse serviço (por exemplo, o valor das taxas). Ele também gostaria de saber o que é necessário para que a garantia seja feita pelo título de capitalização, como são feitos os repasses dos aluguéis e qual é a documentação que deve ser apresentada para efetivar o serviço.
 
Atividade
Elabore, por escrito, uma orientação sobre os procedimentos que devem ser realizados, como valores das taxas, garantia locatícia praticada, procedimento para realização da garantia pelo título de capitalização, forma como é realizado o repasse, bem como documentação que deve ser apresentada. Apresente também no mesmo documento com orientações, como anexo, o tipo de contrato que deverá ser estabelecido.
Quando o proprietário opta por alugar um imóvel, é imprescindível que ele tenha uma garantia de que o inquilino cumprirá todas as suas obrigações contratuais, a saber, o pagamento pontual do aluguel e encargos, bem como a adequada conservação do bem locado.
O título de capitalização, utilizado como garantia locatícia, funciona de maneira similar a uma caução. Caso o inquilino se torne inadimplente ou negligencie a manutenção do imóvel, o proprietário tem o direito de requisitar o resgate do título, utilizando o montante para cobrir eventuais dívidas.
Se, durante a vigência do contrato, não houver qualquer infração por parte do inquilino e este honrar todas as suas responsabilidades contratuais, o valor integral do título será restituído ao final do período de locação, corrigido conforme a Taxa Referencial (TR) vigente.
O montante do título de capitalização como garantia varia conforme o valor do aluguel e das obrigações acessórias, como o condomínio e o IPTU.
Vantagens para o Inquilino:
· Eliminação da necessidade de um fiador;
· Maior celeridade no processo de análise e liberação do contrato;
· Exigência de apenas comprovação de renda, sem a necessidade de uma análise cadastral detalhada;
· Inclusão de serviços gratuitos de assistência residencial, como chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, apoio para manutenção de computadores, conserto de eletrodomésticos, entre outros;
· Restituição integral do valor do título, acrescido da correção pela Taxa Referencial ao final do contrato;
· Oportunidade de participar de dois sorteios mensais realizados pela Loteria Federal, com premiação equivalente ao valor do título em espécie.
Vantagens do Título de Capitalização para o Proprietário:
· Em casos de inadimplência ou danos ao imóvel causados pelo inquilino, o proprietário ou a imobiliária pode facilmente resgatar o título para cobrir os prejuízos;
· Mais uma alternativa de garantia que facilita a locação do imóvel com maior rapidez e segurança.
O processo de resgatar o título de capitalização é descomplicado e pode ser realizado após a rescisão do contrato de locação, com a devida autorização do proprietário ou da imobiliária. Também é possível resgatar o título a qualquer momento, antes do término do contrato, seja para rescindi-lo ou para modificar a modalidade de garantia junto à imobiliária. Vale salientar que o título tem um prazo determinado, que pode variar de 12 a 15 meses. Caso o resgate ocorra antes desse prazo, o inquilino não terá direito à devolução integral do valor aplicado.
Caso o inquilino possua um título de capitalização, ele pode transferi-lo para a locação de outro imóvel, desde que a caução tenha sido liberada pela imobiliária ou proprietário.
Se o inquilino optar pelo título de capitalização como garantia locatícia, ele deverá apresentar os seguintes documentos:
· Documentos pessoais (RG e CPF);
· Ficha cadastral devidamente preenchida (pessoa física ou jurídica);
· Comprovação de renda superior a três vezes o valor do aluguel e encargos (condomínio e IPTU);
· Nome livre de restrições.

Mais conteúdos dessa disciplina