Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As bactérias são encontradas em praticamente todos os ambientes da Terra, desde os mais extremos, como fontes hidrotermais e geleiras, até ambientes mais comuns, como o solo, a água e o corpo humano.
Indique qual é das características gerais das bactérias abaixo está correta.
A Reproduzem-se de forma sexuada.
B São unicelulares simples e procariontes.
C Possuem membrana nuclear.
D São seres eucariontes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As bactérias são encontradas em praticamente todos os ambientes da Terra, desde os mais extremos, como fontes hidrotermais e geleiras, até ambientes mais comuns, como o solo, a água e o corpo humano.
Indique qual é das características gerais das bactérias abaixo está correta.
A Reproduzem-se de forma sexuada.
B São unicelulares simples e procariontes.
C Possuem membrana nuclear.
D São seres eucariontes.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:1024554)
Peso da Avaliação 2,00
Prova 93724333
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
[Laboratório Virtual – Tipos de Semeadura e Urocultura] Em termos simples, a inoculação em microbiologia é o processo de introdução de microrganismos em um meio de cultura para que ele se reproduza lá. Em bacteriologia, existem várias técnicas utilizadas para a inoculação.
Com relação às observações feitas no experimento de tipos de semeadura e urocultura, assinale a alternativa CORRETA:
A A alça de Drigalski é um aparato utilizado para coleta de material biológico diretamente do paciente, especialmente feridas abertas.
B Após a coleta do material do paciente com swab, é necessário que este seja flambado antes de realizar a inoculação na placa.
C Ao abrir a placa de Petri para inoculação de material biológico, não é necessário estar em capela de fluxo laminar ou perto da chama do bico de Bunsen, pois o material já foi autoclavado.
D Depois de realizado o procedimento de coleta do material do paciente, e inoculação na placa apropriada, é necessário realizar uma incubação em estufa com temperatura controlada para que ocorra o crescimento bacteriano.
Para que uma doença se instale, faz-se necessária a presença de alguns fatores que podem favorecer o processo. Estes fatores fazem com que o corpo se torne mais suscetível ou não a uma doença. Sobre estes fatores, analise as sentenças a seguir:
I- Os aspectos genéticos do hospedeiro não são fatores determinantes na instalação e evolução de uma doença.
II- As condições climáticas possuem um significativo efeito sobre determinadas doenças.
III- O sexo pode ser um fator predisponente, tanto que mulheres tendem a ter mais infecções urinárias do que os homens.
IV- Nutrição, idade, meio ambiente, estilo de vida, ocupação laboral são condições que não favorecem o processo de doença.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença I está correta.
[Laboratório Virtual – Preparação do Meio de Cultura] Um meio de crescimento ou meio de cultura é um sólido, líquido ou semissólido projetado para suportar o crescimento de uma população de microrganismos ou células por meio do processo de proliferação celular. Diferentes tipos de meios são usados 
para o crescimento de diferentes tipos de células.
Com relação às observações feitas no experimento de preparo do meio de cultura, assinale a alternativa CORRETA:
A Por se tratar de um momento crucial, ao adicionar água ao meio de cultura para sua diluição, todo procedimento deve ser realizado em capela de fluxo laminar.
B Ao despejar o meio de cultura nas placas de Petri, não há necessidade de trabalhar em capela de fluxo laminar ou qualquer cuidado com contaminação similar.
C Os meios de cultura utilizados no laboratório clínico devem ser autoclavados antes mesmo de serem alocados na placa de Petri.
D Ao alocar o meio de cultura na autoclave, não há necessidade alguma de vedar o recipiente.
O microbioma é um termo que se refere ao conjunto de microrganismos, incluindo bactérias, fungos, vírus e outros organismos microscópicos, que habitam um determinado ambiente, como o corpo humano, o solo, os oceanos e até mesmo o espaço. A respeito do microbioma, analise as afirmativas a seguir:
I- O microbioma humano começa a se formar no momento do nascimento, sendo influenciado pelo tipo de parto que ocorre.
II- Bebês nascidos por cesariana têm seu primeiro contato com a pele da mãe, resultando em uma população bacteriana inicial composta por gêneros como Staphylococcus, Corynebacterium e Propionibacterium.
III- No parto vaginal, o bebê entra em contato com a microbiota da vagina da mãe, levando a uma população bacteriana inicial predominantemente composta por Lactobacillus.
IV- Ao longo da vida, o microbioma humano continua estável, sem mudanças e alterações (independentemente do ambiente). Por este motivo, a introdução a um microbioma saudável logo cedo é de extrema importância.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II e IV estão corretas
B As afirmativas II, III e IV estão corretas
C As afirmativas I, III e IV estão corretas
D As afirmativas I, II e III estão corretas
Quando ocorre uma infecção na pele ou via parenteral, os sintomas podem variar dependendo do microrganismo envolvido, da gravidade da infecção e da saúde geral do indivíduo. Os sintomas comuns podem incluir vermelhidão, inchaço, calor, dor, pus, febre e mal-estar geral. A respeito da pele, via parenteral 
e os processos infecciosos, analise as afirmativas a seguir:
I- A via enteral ocorre quando os microrganismos são depositados diretamente nos tecidos ou membranas mucosas, podendo ser desencadeada por perfurações, cirurgias e edemas.
II- Bactérias como as responsáveis pelo tétano e gangrena podem ser transmitidas por via parenteral, sendo introduzidas em ferimentos através de objetos perfurantes, como pregos.
III- No caso do tétano, as bactérias produzem toxinas, incluindo a tetanopasmina, uma neurotoxina que, ao ser disseminada pelo sistema circulatório, causa os sintomas característicos da doença.
IV- A disseminação das toxinas do tétano pelo corpo pode levar a intensas contraturas musculares, um dos principais sintomas clínicos do tétano.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, III e IV estão corretas
B As afirmativas I, II e III estão corretas
C As afirmativas II, III e IV estão corretas
 VOLTAR
A+Aumentar, FonteAlterar modo de visualização
1
2
3
4
5
Mobile User
D As afirmativas I, II e IV estão corretas
Nosso microbioma é formado a partir do nosso nascimento, no momento do parto ocorre o primeiro contato do bebê com o mundo externo e por isso os tipos de parto influenciam nesta colonização. A respeito da formação do microbioma, analise as sentenças a seguir:
I- Através do parto cesárea, o primeiro contato será com a pele da mãe, por isso os microrganismos dos gêneros Staphylococcus, Corynebacterium e Propoonibacterium serão os primeiros que o bebê terá contato.
II- Através do parto normal, o contato acontece via vaginal que é composto por uma microbiota própria, por isso a população bacteriana neste bebê será a maior parte composta por leveduras.
III- Estes microrganismos irão permanecer em nosso corpo durante nossa existência, alguns irão desempenhar o seu papel protetor, já outros em situações desfavoráveis, podem levar ao início de um processo patológico.
IV- Um corpo humano possui aproximadamente 1x10 13 células, e ainda abriga aproximadamente 1x10 14 células bacterianas. Portanto, nosso corpo possui 10 vezes mais células bacterianas do que células humanas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença II está correta.
O processo de infecção de um hospedeiro por um patógeno é uma interação complexa que envolve uma série de etapas desde o momento em que o patógeno entra em contato com o hospedeiro até o estabelecimento da infecção e o desenvolvimento de sintomas da doença.
Considerando o processo de instalação de uma doença em um indivíduo, indique qual é a etapa em que o microrganismo entra em contato com um hospedeiro suscetível, podendo ocorrer por contato direto, indireto ou por meio de vetores.
A Instalação do microrganismo em uma determinada região.
B Multiplicação do microrganismo.
C Transmissão do patógeno.
D Danos nas células do hospedeiro.
As enzimas bacterianas desempenham uma variedade de funções vitais para o metabolismo, sobrevivência e virulência das bactérias. Acerca das enzimas bacterianas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A enzima colagenase, produzida por diversas espécies do gênero Clostridium, desempenha um papel na disseminação da gangrena gasosa, fragmentando proteínas de colágeno presentes nos tecidos conectivos.( ) As proteases IgA têm a capacidade de destruir os anticorpos IgA, os quais normalmente impedem a aderência das bactérias às células do hospedeiro.
( ) A produção de enzimas como as proteases IgA está associada a agentes causais de doenças como gonorréia e meningite.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – V
B V – V – V
C F – F – F
D V – F – F
As bactérias são encontradas em praticamente todos os ambientes da Terra, desde os mais extremos, como fontes hidrotermais e geleiras, até ambientes mais comuns, como o solo, a água e o corpo humano.
Indique qual é das características gerais das bactérias abaixo está correta.
A Possuem membrana nuclear.
B São seres eucariontes.
C Reproduzem-se de forma sexuada.
D São unicelulares simples e procariontes.
As cápsulas bacterianas desempenham um papel crucial na virulência de muitas bactérias patogênicas. Uma cápsula bacteriana é uma camada externa de polissacarídeos ou proteínas que envolve a parede celular de certas bactérias.
Indique qual a função principal da cápsula bacteriana.
A Aumentar a capacidade de produção de toxinas pelas bactérias.
B Impedir a fagocitose pelas células de defesa do hospedeiro.
C Facilitar a motilidade das bactérias pela superfície onde se encontram.
D Promover a reprodução rápida das bactérias.
6
7
8
9
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina