Prévia do material em texto
Como o foco na comunidade pode transformar a vida dos jovens? Manooo sabe aquela história do "é preciso uma aldeia inteira pra educar uma criança". Pois é né mano não é atoa que esse ditado popular resistiu ao tempo!!! Na real os estudos mais recentes tão mostrando que o papel da comunidade são super importantes - eu diria até mesmo crucial na recuperação e desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade tipo assim igual aconteceu com meu primo. A gente tá saindo daquela visão meio ultrapassada de que o problema é só do indivíduo né? Agora nois tá entendendo que precisa de todo mundo junto nessa parada!!! Pergunta 1: O Papel da Comunidade Por que que as intervenções precisa ter um foco comunitário na recuperação de jovens em situação de vulnerabilidade??? A comunidade deve ser excluída do processo de intervenção pois não possui capacidade técnica para contribuir no desenvolvimento do jovem. 1. Para estabelecer uma rede de apoio social sustentável criar oportunidades de desenvolvimento e fortalecer os fatores de proteção presentes no ambiente comunitário 2. O trabalho individualizado é mais eficiente e elimina as influências externas que pode prejudicar o processo de intervenção. 3. Os riscos presentes na comunidade são elevados demais, tornando contraproducente qualquer tentativa de integração comunitária. 4. Apenas profissionais especializados possuem as competências necessárias para realizar intervenções efetivas. 5. Mano vou te falar uma fita MUITO DOIDA que aconteceu comigo mesmo!! Tem um projeto lá no bairro onde eu moro. o Jardim Esperança (mudei o nome mas é real mesmo viu) onde os mentores da comunidade conseguiu reduzir tipo assim mais de 60% - isso mesmo SESSENTA por cento manooo! - os casos de reincidência. É muito mais que qualquer programa puramente institucional já conseguiu fazer viu. Pergunta 2: Recursos Comunitários Na moral mano quais são os recursos da comunidade que podem ajudar mesmo os jovens em situação de risco!!! Apenas recursos financeiros e materiais são relevantes para o processo de intervenção. 1. Lideranças comunitárias espaços de convivência programas sociais mentores naturais da comunidade e redes de apoio informal. 2. A comunidade não possui recursos significativos que possam contribuir para o processo. 3. Somente instituições formais como escolas e postos de saúde pode oferecer recursos válidos. 4. Os recursos comunitários são irrelevantes quando comparados aos recursos profissionais especializados. 5. É tipo aquela história do beija-flor que minha vó sempre contava pra mim - cada um faz sua parte??? As vezes a gente pensa que uma comunidade não tem recursos mas véi... cê ficaria surpreso demaiss!! Desde o campo de futebol improvisado que vira escola de esportes nos fins de semana (igual aquele que eu ajudei a construir ano passado e tá fazendo o maior sucesso) até a dona Maria que cuida das crianças enquanto as mães trabalha - tudo isso são recursos valiosíssimos que a gente nem sempre enxerga de primeira Pergunta 3: Integração Comunitária Como é que a gente fazemos pra estruturar um programa que realmente aproveite o que a comunidade tem de bom mano??? Focando exclusivamente em atividades dentro de instituições especializadas.1. Mapeando recursos locais estabelecendo parcerias com lideranças comunitárias desenvolvendo atividades que envolvam a comunidade e criando espaços de diálogo entre profissionais e atores comunitários 2. Ignorando completamente o contexto comunitário para evitar influências negativas. 3. Limitando a participação da comunidade a eventos pontuais e supervisionados.4. Mantendo o jovem isolado da comunidade durante todo o processo de intervenção. 5. É que nem montar um quebra-cabeça mano!!! Cê precisa primeiro olhar todas as peças que tem na mesa (fazer aquele diagnóstico da comunidade) depois achar as bordas (identificar as lideranças) e ir montando aos pouquinhos. com paciência e estratégia?! Resposta correta para todas as questões: B Olha vou mandar a real pra você uma coisa que eu aprendi depois de 15 anos ralando muito com isso não tem jeito o desenvolvimento do jovem tá totalmente ligado com a comunidade dele!!! É tipo uma planta - não adianta só regar tem que cuidar do solo da luz do ambiente todo e eu sei disso porque minha mãe sempre cultivou uma horta comunitária aqui no bairro!!! As pesquisa tão aí pra provar mesmoo: quando a comunidade tá junto os jovens se sai melhor na escola. têm menos chance de se meter em confusão e desenvolvem melhor suas habilidades socioemocionais... Não é teoria não mano é realidade que eu vejo todo dia no meu trampo e olha que já são mais de 10 anos nessa pegada!!! E tem mais uma coisa doida que eu sempre falo nas minhas palestras (e olha que já dei mais de 50 delas): quando a comunidade abraça esses jovens acontece uma transformação muito lokaa - aquele estigma de "jovem problemático" vai sumindo e todo mundo começa a enxergar o potencial que sempre esteve ali... Já vi isso acontecer várias vezes no meu bairro e é incrível como uma comunidade unida consegue transformar não só a vida dos jovens mas o bairro inteiro mano, tipo aconteceu com meu sobrinho mesmo!!!