Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RESENHA ARGUMENTATIVA
As alterações realizadas nas leis trabalhistas no ano de 2024 são importantes e bastantes necessárias para que o empregador possa obter elementos somados na questão dos seus benefícios, no qual o empregador tem por obrigação em lei oferecer para os mesmos.
A grande importância de cada trabalhador estar ciente dos seus direitos com as mudanças ocorridas atualmente é imprescindível, até para que ele tenha o conhecimento em exigir os seus direitos no âmbito do seu trabalho.
Infelizmente muitos trabalhadores não sabem nem o que são as leis trabalhistas, ou seja, não possuem o entendimento das regras que definem os direitos e deveres para as organizações e os colaboradores. Diante disso a grande importância deles estarem cientes das informações é crucial, pois com isto serão conhecedores dos direitos como salário justo, benefícios e segurança social. 
A existência das leis trabalhistas sempre ajudou a solucionar problemas existentes no âmbito organizacional esclarecendo as diretrizes que devem ser cumpridas, como a exatidão no horário da jornada de trabalho, acompanhado das horas extras, adicionais, férias, FGTS, décimo terceiro salário e o seguro-desemprego. Se não houvesse as leis, seria impossível uma harmonia entre o empregador e empregado, como eram horríveis as relações antes de sua criação.
Em 2024, as principais orientações dos direitos do trabalhador é a sua carteira de trabalho assinada, onde a mesma formaliza o vínculo entre empregador e empregado, e juntamente por ser o documento que fixa os dados sobre o cargo que esta exercendo, o valor acordado e o tempo da jornada de trabalho. No ano de 2019 com a alteração da carteira física para a digital tem facilitado à gestão de dados e melhorou a transparência das informações.
Outros pontos importantes são o tempo de descanso, adicional noturno, exame médico, alterações no abono de férias, e etc.
Neste ano de 2024 ocorreu o aumento de salário, sendo reajustadas em 3,85 do INPC até 2023, as novas regras para a licença maternidade, alterações para a licença paternidade, mudanças na contribuição sindical, entre outros.
Com todas essas questões que sempre ocorrem ao passar dos anos, entende-se que a importância das leis trabalhistas garantindo os direitos e deveres de trabalhadores e empresas é indispensável. E com as novas regras existentes em 2024, ajuda a garantir que os direitos sejam obedecidos.
2.1- Qual é a importância e o principal objetivo da CF/88 em relação às Leis trabalhista e previdenciária em nosso País?: (Peso: 1.0)
A constituição prestigiou as relações coletivas do trabalho, fortalecendo a autonomia sindical, liberdade de organização, principalmente aos servidores públicos, e disponibilizou o direito de greve para trabalhadores da iniciativa privada e do setor público. A Constituição foi um marco democrático no Direito do Trabalho brasileiro, fortalecendo os direitos e garantias fundamentais para todos os trabalhadores, como os direitos sociais, igualdade, direitos individuais, liberdade de organização, direito de greve e o modelo de seguridade social. O principal objetivo é construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantindo o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, promovendo o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, cor, sexo, idade e etc.
2.2- Como estudantes da ciência da administração, os direitos dos trabalhadores previstos no art. 7ª da CF/88, iHifffff CLT: DLEI nº.: 5.452 de 01/05/1943 e LEI Nº.: 13.467, de 13/07/2017 devem ser revogados e/ou implementados ? Justifique sua Resposta (Peso: 1,0)
Tratando-se de direito aos trabalhadores, jamais uma lei desta poderá ser revogada, pois com a mesma a partir de sua alteração obtendo a aprovação para a flexibilização do mercado de trabalho, a simplificação das relações entre trabalhadores e empregados, promoveu melhorias como a desburocratização de alguns procedimentos trabalhistas, disponibilizou mais liberdade aos empregados em relação a seus direitos anteriores, regulamentou a modalidade trabalhista através de contratos intermitentes. 
Então com todas essas melhorias ocorridas a partir das alterações em novembro de 2017, é inviável revogar, e sim o certo e justo é implementar novas melhorias para que as relações de empregador e empregado sejam cada vez melhores.
2.3- Como administradores, iHifffffcite 10 dos direitos dos trabalhadores previstos no art. 7º da CF/88 e, caso identifiquem algum ou mais que não é e/ou não são cumprido(s) em sua totalidade, que providências adotariam?) JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: (peso: 1,0)
Os direitos dos trabalhadores em sua totalidade são mais de 20 direitos que precisam ser cumpridos diante das exigências da constituição federal do artigo 7º. Infelizmente algumas empresas ainda não cumprem de fato como a regra impõe, como a licença paternidade, o abono de férias e o adicional noturno, e para que isso seja mudado, é só ir até o Ministério do Trabalho, denunciar e informar que o empregador não está cumprindo com a sua obrigação no que a lei determina.
Porém, assim como as organizações precisam seguir as normas impostas pelas leis, os trabalhadores também precisam cumprir, até para que eles possam ter o direito de procurar pelos seus direitos nos casos do descumprimento por parte do empregador, e o órgão competente para ambas as situações é o Ministério do Trabalho.
.

Mais conteúdos dessa disciplina