Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ESCOLA MUSTAFA ALMEIDA TOBU
	PLANEJAMENTO QUINZENAL
	PROFESSOR(A): Missiane
	COMPONENTE CURRICULAR:
Língua Portuguesa
	ANO/SÉRIE: 1º ano
	TURMA: A e B
	COORDENADOR(A): Marta
	AULAS PREVISTAS:
	EXECUÇÃO: 30/10 a 01/12/23
	OBJETIVOS/CAPACIDADES:
	· Comunicar-se através da fala, empenhando-se em ouvir com atenção e em adequar à linguagem a diferentes situações comunicativas do cotidiano. Adquirir habilidades para conversar em grupo, expressar sentimentos, ideias e opiniões. Relatar acontecimentos, expor o que sabe sobre os temas estudados e recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto recontado.
· Interagir com materiais diversificados de leitura, experimentando modos de ler que combinem – em diferentes níveis, conforme os conhecimentos que tenha – estratégias de decodificação, seleção, antecipação, inferência e verificação.
· Produzir uma escrita alfabética ou que dela se aproxime.
· Produzir textos de autoria ditando para o professor ou colegas e, quando possível, de próprio punho. Bem como reescrever e revisar histórias conhecidas, mantendo as ideias principais e algumas características da linguagem escrita. Coletivamente ou com ajuda do professor.
	CONTEÚDOS:
	HABILIDADES:
· Planejamento e produção em colaboração com os colegas e ajuda do professor de recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana e que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio e/ou vídeo. Considerando a situação comunicativa e o tema /assunto/finalidade do texto.
· Apreciação de poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
· Reconhecimento de textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, expressões, comparações e palavras, relacionando-as com sensações e associações.
· Escrita de textos conhecidos levando em conta o gênero e o contexto de produção, de acordo com sua hipótese de escrita.
	OBJETO DE CONHECIMENTO:
· Apreciação de poemas e outros textos versificados.
· Construção do sistema de escrita alfabética. 
· Compreensão explícita e implícita.
· Planejamento e produção de recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana.
· Textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, expressões, comparações e palavras.
· Escrita.
	COMPETÊNCIA(S) DA BNCC:
	2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
6- (trabalho e projeto de vida): Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 
9- (empatia e cooperação): Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 
10- (responsabilidade e cidadania): Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar 
informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
9. Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às 
dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
	DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E/OU PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	AULA 1- Segunda-feira-30/10/23
Atividade permanente de alfabetização: escrita de lista de nomes próprios com a letra R
Eixo: escrita
Conteúdo: Construção do sistema de escrita alfabética. 
-A letra R (Ápis Mais p.189, 190, 191);
-Traçado da letra R;
-Pesquisa em jornais e revistas, 4 palavras com r no começo, 4 com r no meio e 4 com rr.
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O rei que odiava o verão.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Expor oralmente o assunto da aula e a atividades que serão desenvolvidas na aula;
- Realizar a atividade permanente de alfabetização: Propor que os alunos ditem para a professora, nomes próprios para a professora escrever em forma de lista, no quadro branco. Os alunos devem ditar os nomes e as letras que formam cada nome. Depois fazer leitura com ajuste com os alunos. Sugestões de nomes: Rose – Rita – Mara – Carol – Mário – Marina – Sara – Ari – Dora – Rosana – Maria – Amarildo. 
- Entregar os livros didáticos aos alunos e ajudá-los a abrir na página 189;
- Pedir aos alunos que façam leitura silenciosa do nome do personagem Renê em 3 formas de letras. Depois escrever o nome no quadro e fazer leitura coletiva com os estudantes;
- Ler para a turma a quadrinha da letra r e depois dá tempo para que façam o traçado do r nos quatro tipos;
- Na atividade 2, os alunos devem ligar de vermelho as letras maiúsculas e de azul as letras minúsculas;
- Na atividade 3, devem circular o r inicial das palavras;
- Na atividade memória em jogo,recitar a quadrinha com entonação adequada e observando as rimas, para os alunos repetirem depois;
- Pedir aos alunos que tentem memorizar os versos para depois recitarem sozinhos. 
- Propor que achem as palavras ratos, riso, ri e gato. pintem de amarelo as que começam com r e de azul a que começa com outra letra;
- Ler com os alunos as palavras e seus significados do quadro coleção de palavras;
- Fazer breve síntese da aula e fechá-la;
- Para casa:
PESQUISA 
Em jornais e revistas, pesquise 4 palavras com r no começo, 4 com r no meio e 4 com rr. Cole-as no caderno. 
AULA 2- Terça-feira-31/10/23
Atividade permanente: ditado visual com figuras de insetos
Eixo: Leitura
Conteúdo: Apreciação de poemas e outros textos versificados. (Ápis Mais p.105, 106)
Poema: O caracol;
Leitura individual, coletiva, com ajuste;
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:Conto: O rei que odiava o verão.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Expor o assunto da aula e as atividades a serem desenvolvidas;
- Realizar a atividade permanente de alfabetização: Entregar ditado visual impresso aos alunos e pedir que escrevam os nomes das figuras. Para os alunos não alfabéticos entregar o ditado com banco de palavras e para os alfabéticos entregar sem o banco. Depois que todos terminarem,que é uma obra feita por um artista popular que trabalha sem técnicas sofisticadas. 
· - Ler com os alunos as legendas de cada imagem;
· - Na atividade 1 explicar aos estudantes a importância da eletricidade. Como seria uma casa sem eletricidade? Ou um hospital? Conversar também sobre brinquedos e jogos de telefones celulares e tablets, aparelhos que precisam ser recarregados na rede elétrica. 
· - Na atividade 2 lembrá-los que brincar de soltar pipa/papagaio e de bilboquê (mostrados nas imagens) não demanda uso de energia elétrica. Oferecer outros exemplos de brincadeiras que também não precisam de eletricidade, como amarelinha, esconde-esconde, etc
· - Na página 71, ler o texto didático em voz alta. Solicitar aos estudantes que circulem todos as vezes que aparece a palavra “mancala”;
· - Conversar sobre o jogo Mancala. Estudiosos dizem que esse jogo provavelmente existe há cerca de 7 mil anos. Comentar que a mancala pode receber outras denominações (como adi, aware, baulê e oware). Os africanos 
· escravizados que foram trazidos ao Brasil vindos de diferentes regiões da África introduziram o jogo no país;
· - Mostrar no mapa mundi, os paises africanos citados no texto;
· - Fazer o fechamento da aula;
· - Para casa: Atividade de pesquisa proposta na página 71 do livro.
AULA 3- Terça-feira- 14/10/23
Conteúdo: Jogos e brincadeiras das culturas locais, indígenas e africanas no Brasil em diferentes tempos e suas características materiais.(Ligamundo geografia p.10,11,12);
-Roda de conversa sobre as brincadeiras: Curupira, Laranjas maduras, Corre cutia;
-Assistir vídeos das brincadeiras;
-Atividade prática: fazer as brincadeiras;
Procedimentos:
- Fazer breve retomada da aula anterior e apresentar o assunto da aula;
- Entregar cópias das página 10, 11 e 12 aos estudantes e propor que observem as ilustrações tentando descobrir quais são brincadeira que irão conhecer;
- Pedir que leiam de forma autônoma o nome da brincadeira e o da região, em cada página. Depois apresentar um mapa do Brasil e mostrar os estados onde as brincadeiras são mais comuns;
- Solicitar que acompanhem a leitura feita pela professora, das regras das brincadeiras e que procurem relacioná-las as ilustrações, uma por vez. Fazer os questionamentos propostos em cada brincadeira e dá tempo para os alunos se expressarem livremente, desde que esperem sua vez para falar;
- Na página 11 (brincadeira corre cutia) , estimular os alunos a relatarem brincadeiras parecidas com a descrita, identificando semelhanças e diferenças, como a parlenda que a acompanha, o nome da brincadeira e as regras;
- Projetar no data show videos das brincadeiras para a turma assistir;
- Levar os alunos para o pátio para brincarem com as brincadeiras apresentadas ou com a que os alunos acharam mais interessante e divertida.
- Voltar para a sala com os alunos e fazer o fechamento da aula.
AULA 4- Terça-feira- 21/11/23
Conteúdo: Jogos e brincadeiras das culturas locais, indígenas e africanas no Brasil em diferentes tempos e suas características materiais.(Ligamundo geografia p.13, 14, 15);
-Roda de conversa sobre as brincadeiras: Sete pecados; gato e rato
-Assistir vídeos das brincadeiras;
-Desenhar a brincadeira favorita;
Procedimentos:
- Retomada da aula anterior;
- Falar as crianças que vamos continuar conhecendo mais brincadeiras que são mais comuns em determinadas regiões do Brasil;
- Entregar cópias das páginas 13, 14 e 15 do livro de geografia (Ligamundo);
- Pedir aos estudantes que como na aula passada, observem as imagens tentando descobrir quais são as brincadeiras que irão conhecer. Depois pedir que individualmente e silenciosamente tentem ler os nomes das brincadeiras e regiões em que são comuns, em cada folha;
- Ler para os alunos o como se brinca de cada (brincadeira) página;
- Propor a resolução das atividades:
- Na atividade 4, pedir aos estudantes que simulem a situação descrita na brincadeira, imaginando as estratégias que utilizariam para atingir o colega com a bola;
- Na atividade 5, estimular os alunos a pensarem em diferentes estratégias: agachar, esticar os braços, enganar o rato, mostrar-se desinteressado e, de repente, pular em cima dele, etc
- Na atividade 6, retomar com os alunos os textos explicativos de cada brincadeira e os glossários que explicam cada uma das regiões mencionadas;
- Na atividade 7, estimular os alunos a relatarem seus modos de brincar; identificando semelhanças e diferenças com as brincadeiras apresentadas no livro, Eles deverão perceber que as brincadeiras sofrem variações de acordo com as pessoas que delas participam e os locais onde ocorrem;
- Na atividade 8, depois de prontos os desenhos dos alunos, estimular o compartilhamento das produções, sugerindo que verifiquem se as brincadeiras favoritas são as mesmas entre eles, se há uma brincadeira diferente, etc;
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 5- Terça-feira- 28/11/23
Conteúdo: Jogos e brincadeiras das culturas locais, indígenas e africanas no Brasil em diferentes tempos e suas características materiais.(Ligamundo geografia p.18,19, 26,27);
-Roda de conversa: brincadeiras do passado e do presente;
-Assistir vídeos das brincadeiras da comunidade Caiçara;
Procedimentos:
- Retomar a aula anterior e expor oralmente assunto da aula;
- Conversar com os alunos se eles conhecem alguma brincadeira que os pais ou avós brincavam e hoje não é mais comum ver alguém brincar ou se ainda brincam com alguma brincadeira ensinada por seus avós por exemplo;
- Entregar cópias das páginas do livro para os alunos e pedir que leiam na página 18 o titulo do texto e perguntar se imaginam sobre o que vai falar o texto;
- Ler o texto para os alunos e orientar a resolução da atividade proposta;
- Pedir as alunos que leiam suas respostas da atividade 2, para que comparem a realidade em que vivem com a do depoente do texto lido, verificando o que é diferente na maneira como brincam e se divertem;
- Na atividade 4, os alunos deverão perceber que atualmente a maioria das ruas não é segura para as brincadeiras, em razão do transito intenso de veículos, por exemplo;
- Pedir que observem as ilustrações das páginas 26 e 27 e ler o texto “Mais brincadeiras ao redor do Brasil” e também as legendas das fotografias para os alunos;
- Realizar as atividades das páginas oralmente;
- Pojetar no datashow videos das brincadeiras da comunidade Caiçara;
- Comentar os videos com os alunos;
- Fazer o fechamento da aula.
	VALORES ATITUDINAIS DESENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES/ SITUAÇÕES
	INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
	RECURSOS
	Zelo pelo patrimônio da escola
Disciplina
Bondade
Diligencia
Proatividade 
	A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades dos alunos. Além disso, será avaliado o desempenho dos alunos durante o desenvolvimento das atividades.
	Caderno
Lápis
Papel A4
Datashow
imagens
	REFERÊNCIAS
	- Plano de curso unificado, 1º ano..
- Ápis Mais , História 1º ano.
- Ligamundo, geografia 1º ano.
	DEVOLUTIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO:
	
ESCOLA MUSTAFA ALMEIDA TOBU
	PLANEJAMENTO QUINZENAL
	PROFESSOR(A): 
Missiane / Veronica
	COMPONENTE CURRICULAR:
Educação física
	ANO/SÉRIE: 1ª ano
	TURMA: A e B.
	COORDENADOR(A):Marta
	AULAS PREVISTAS: 5
	EXECUÇÃO: 30/10 a 27/11/23
	OBJETIVOS/CAPACIDADES:
	Resolver desafios corporais individualmente e utilizar diferentes habilidades motoras em circuitos de brincadeiras e jogos, tendo como referência o esforço pessoal.
	CONTEÚDOS:
	HABILIDADES:
Participação em atividades de brincadeiras e jogos do cotidiano de aprendizagem corporal, em que é preciso avaliar o próprio desempenho para estabelecer metas (com auxílio do professor).
	OBJETO DE CONHECIMENTO:
· A importância das Brincadeiras e jogos para o bem-estar físico e mental.
	COMPETENCIA DA BNCC:
Competência 2: Curiosidade intelectual, espírito investigativo. 
Competência 7: Argumentar com base em dados, formular ideias. 
	DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E/OU PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	
AULA 1- Segunda-feira-30/10/23CONTEÚDOS: A importância das Brincadeiras e jogos para o bem-estar físico e mental.
Programa Mind Lab
Jogo: Procurando Dodô 
Procedimentos:
- Expor o assunto da aula aos alunos;
- Retomar sobre a importancia dos jogos e brincadeiras que trazem o bem-estar fisico e mental, que exercitam o cérebro;
- Entregar o livro do aluno para juntos lermos as regras do jogo;
- Formar um círculo e ao centro organizar as peças do jogo com o material de demonstração;
- Fazer a demonstração do jogo para os alunos.
- Fazer várias jogadas exemplificando os tipos de perguntas que os participantes podem e também as que não devem fazer nas jogadas;
- Agradecer a todos pela participação no jogo;
- Arrumar o jogo e guardar.
- AULA 2- Segunda-feira- 06/11/23
CONTEÚDOS: A importância das Brincadeiras e jogos para o bem-estar físico e mental.
Programa Mind Lab
Jogo: Procurando Dodô.
Procedimentos:
- Retomar as regras do jogo procurando Dodô e como devem se comportar durante o mesmo;
- Formar grupos e entregar os jogos aos alunos;
- Passar pelos grupos dando assistência aos alunos;
- Recolher os jogos e guardá-los.
AULA 3- Segunda-feira- 13/11/23
CONTEÚDOS: A importância das Brincadeiras e jogos para o bem-estar físico e mental.
Programa Mind Lab
Jogo: Procurando Dodô.
- Atividades livro do aluno páginas 19- 23.
Procedimentos:
- Falar aos alunos que hoje iremos realizar atividades de escrita sobre o jogo procurando Dodô;
- Entregar os livros dos alunos;
- Pedir que abram na página 19;
- Ler a proposta de atividades para os estudantes e dá tempo para resolverem;
- Na atividade 3, relembrar com os alunos o método do Detetive;
- Socializar as atividades;
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 4 -Segunda-feira- 20/11/23
CONTEÚDOS: A importância das Brincadeiras e jogos para o bem-estar físico e mental.
Programa Mind Lab
Jogo: Procurando Dodô
Atividades do livro do aluno páginas 24-27.
Procedimentos:
- Falar aos alunos que vamos continuar a realizar atividades referentes ao jogo procurando Dodô e que hoje você vai imaginar o que o detetive está procurando e vai escrever e desehar o que imaginam;
- Entregar os livros aos alunos e pedir que observem a página 24 para resolver a atividade 4;
- Ler a atividade 5 e dá tempo para os estudantes resolverem;
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 5 -Segunda-feira- 27/11/23
CONTEÚDOS: A importância das Brincadeiras e jogos para o bem-estar físico e mental.
Programa Mind Lab
Jogo: Procurando Dodô
Procedimentos:
-- Retomar as regras do jogo procurando Dodô e como devem se comportar durante o mesmo;
- Formar grupos e entregar os jogos aos alunos;
- Passar pelos grupos dando assistência aos alunos;
- Recolher os jogos e guardá-los.
	VALORES ATITUDINAIS DESENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES/ SITUAÇÕES
	INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
	RECURSOS
	CRIATIVIDADE
AUTONIMIA
RESPEITO
COOPERAÇÃO
 EMPATIA
	A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades dos alunos. Além disso, será avaliado o desempenho dos alunos durante a desenvolvimento das atividades.
	Jogos
Alunos
Kit do mind Lab
	REFERÊNCIAS:
	Programa mente inovadora
	DEVOLUTIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO:
	
ESCOLA MUSTAFA ALMEIDA TOBU
	PLANEJAMENTO QUINZENAL
	PROFESSOR(A): MISSIANE /VERONICA
	COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
	ANO/SÉRIE: 1º
	TURMA: A /B
	COORDENADOR(A): MARTA
	AULAS PREVISTAS: 21
	EXECUÇÃO: 30/10 à 01/12
	OBJETIVOS/CAPACIDADES:
	· Perceber semelhanças e diferenças entre objetos considerando suas formas.
· Investigar regularidades em sequências numéricas para determinar padrões que possibilitem recitar e determinar o elemento ausente nas sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
· Utilizar informações sobre tempo, aplicando-as em situações do cotidiano.
· Resolver situações-problema envolvendo o sistema monetário brasileiro.
· Identificar eventos aleatórios em situações do cotidiano.
· Utilizar alguns procedimentos de cálculo mental como os relacionados a adicionar 1, tirar 1 e identificar diferentes adições com a mesma soma.
· Resolver situações-problema que envolvam algoritmos não convencionais e os significados das operações - composição, transformação, comparação e proporcionalidade indicando divisão em partes iguais –, por meio de estratégias e registros pessoais.
· Investigar regularidades em sequências numéricas para determinar padrões que possibilitem recitar e determinar o elemento ausente nas sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
	CONTEÚDOS:
	HABILIDADES:
· Relacionamento de figuras geométricas espaciais que têm superfícies arredondadas a objetos familiares do mundo físico.
· Identificação e nomeação de figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
· Organização e ordenação de objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como, cor, forma e medida.
· Identificação de grandezas como o tempo, em situações cotidianas.
· Reconhecimento e relacionamento de valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
· Classificação de eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.
· Construção de fatos básicos da adição e utilização em procedimentos de cálculo para resolução de problemas.
· Composição e decomposição de números de até duas ordens, por meio de diferentes adições e pelo valor posicional dos seus algarismos, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.
· Descrição, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), dos elementos ausentes em uma sequência recursiva de números naturais (mais 1, mais 2, menos 1, menos 2, mais 3, menos 3, mais 5 e menos 5), objetos ou figuras (triângulo, quadrado e círculo).
	OBJETO DE CONHECIMENTO:
· Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico.
· Figuras geométricas planas: reconhecimento e nomeação do formato de figuras planas em desenhos apresentados em diferentes posições.
· Figuras geométricas planas: reconhecimento e nomeação do formato das faces de figuras geométricas espaciais
· Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequência.
· Identificando grandeza no cotidiano.
· Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas.
· Noção de acaso.
· Construção de fatos básicos/fundamentais da adição.
· Composição e decomposição de números naturais por meio de diferentes adições.
· Sequências recursivas: observação e descrição de padrões utilizados em seriações numéricas de objetos ou figuras.
	DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E/OU PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	
1ª AULA: SEGUNDA-FEIRA 30/10/23
ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: Leitura dos números redondos;
UNIDADE TEMÁTICA: ÁLGEBRA;
CONTEÚDO: Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências. 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Álgebra/ Atividades 4;
PROCEDIMENOS:
- Realizar a atividade permanente de alfabetização matemática: Leitura dos números redondos;
- Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
-Entregar a atividade impressa para os alunos.
ATIVIDADE 4	
DANIELA E RAQUEL ORGANIZARAM OBJETOS DO MATERIAL ESCOLAR SOBRE UMA CARTEIRA. VEJA O QUE ELAS FIZERAM E IDENTIFIQUE A SEQUÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO ESTABELECIDA.
SE ELAS CONTINUAREM A COLOCAR OS OBJETOS SEGUINDO O PADRÃO, QUAIS DEVEM SER OS PRÓXIMOS TRÊS OBJETOS?
-Pedir que os alunos observem o desenho dos materiais escolares, da esquerda para a direita: lápis, borracha e apontador.
-Depois perguntar:
· Como estão dispostos os objetos? Um ao lado do outro.
· As imagens dos objetos se repetem? Sim.
· A partir de qual imagem começa a repetição?A partir da imagem do lápis.
· Quantas vezes cada imagem dos objetos se repete? Se repetem duas vezes.
· Um grupo é formado por quantas imagens de objetos? Um grupo é formado por três imagens.
· Quantos grupos completos podem ser formados por essas imagens? Dois grupos.
· Sobra alguma imagem de objeto sozinha? Não.
· Precisa de mais quantas imagens para formar outro grupo? Quais? Precisa de três imagens. Um lápis, uma borracha e um apontador.
· Observem que Daniela e Raquel organizaram os objetos em uma sequência, obedecendo a um padrão de organização: um lápis, uma borracha e um apontador, um lápis, uma borracha e um apontador.
- Escolha um aluno e peça que ele explique como continua a sequência, dizendo qual imagem vem a seguir.
-Certifique-se de que os alunos compreenderam o padrão existente na sequência.
-Circular pela sala para verificar se eles realizaram a atividade de acordo com o padrão observado.
-Socializar a atividade.
2ª AULA: TERÇA-FEIRA 31/10/23
ATIVIDADE PERMANENTE: Leitura de cédulas: dinheiro fantasia
UNIDADE TEMÁTICA: Grandezas e medidas
CONTEÚDO: Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas. (Ápis Mais p.113,114)
PROCEDIMENOS:
- Realizar a atividade permanente de alfabetização matemática;
- Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos;
- Realizar uma conversa informal sobre o sistema monetário e questionar os alunos sobre seus conhecimentos prévios acerca do assunto;
Atividade 1:
-Apresentar uma maneira de contar dinheiro. 
-Mostrar aos estudantes o recurso utilizado nos exemplos, com as setas, os números e as contagens que aparecem em cada cédula ou moeda que será adicionada. 
-Os estudantes podem usar esse método para realizar a atividade ou outro que preferirem. 
-Caso algum estudante use outro método, peça a ele que compartilhe com os colegas.
-As explorações das cédulas de 2 e de 5 reais possibilitam os agrupamentos e as contagens de 2 em 2 e de 5 em 5.
Atividade 2:
-Esta atividade envolve cálculo mental.
-Incentivá-los a efetuar cálculos mentalmente, mas respeitando o ritmo e as necessidades de cada um.
- No item B, os estudantes devem identificar as crianças que possuem a mesma quantia. 
-Pedir que analisem a composição de cédulas e moedas de cada uma e pergunte: “Paula e Melissa possuem as mesmas cédulas e moedas?”; “E Dora e Roberto?”. Espera-se que eles concluam que é possível fazer diferentes composições de cédulas e moedas para a mesma quantia.
- Socializar da atividade para que os alunos possam apreciar/observar os desenhos dos colegas;
- Fazer breve retomada do assunto da aula sintetizando-a;
-Fazer o fechamento da aula.
3ª AULA: QUARTA-FEIRA 01/11/23
ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: Ditado numérico: 131 a 139
UNIDADE TEMÁTICA: Geometria
CONTEÚDO: Figuras geométricas planas: reconhecimento e nomeação do formato de figuras planas em desenhos apresentados em diferentes posições. (Ápis Mais p.101, 102);
- Relacionar formas e cores.
PROCEDIMENOS:
- Realizar a atividade permanente de alfabetização matemática;
- Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos;
-Na atividade 5 pedir para os alunos pintar o desenho desta atividade, os estudantes devem relacionar formas e cores. Verificar se eles percebem que há partes quadradas de 2 tamanhos diferentes, mas que, por terem a mesma forma, devem ser pintadas com a mesma cor;
-Na atividade 6, disponibilizar tempo para que os estudantes identifiquem um padrão (ou regularidade) na sequência de figuras e incentiva-los a verbalizar a descrição do padrão para os colegas;
-Na atividade 7, pedir a alguns estudantes que descrevam suas resoluções.
-Na atividade 8, apresentar aos estudantes outras reproduções de obras de arte que contenham figuras geométricas planas e peça que identifiquem as figuras que conhecem. Por exemplo, as obras de arte do russo Wassily Kandinsky e da estadunidense Michelle Hinebrook costumeiramente apresentam traços retos e figuras geométricas.
- Socializar a atividade. 
- Sintetizar oralmente a aula;
- Fazer o fechamento da aula.
4ª AULA: SEXTA-FEIRA 03/11/23
UNIDADE TEMÁTICA: Probabilidade e estatística
CONTEÚDO: Noção de acaso. (Ápis Mais p.123(Ativ.13).129(ativ.6) Vida Criança -Objeto 2 p.101)
- Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvida;
PROCEDIMENOS:
Atividade 1 (Ápis Mais 123, ativ. 13)
-Inicialmente, perguntar aos estudantes quais são as possibilidades de resultado: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Em seguida, questione-os sobre quais dessas possibilidades Débora precisa tirar para ter mais pontos do que Vera (5 ou 6).
-A partir dessas perguntas, analise coletivamente cada frase para determinar se são verdadeiras ou falsas.
-Como ampliação, sugira aos estudantes que corrijam as frases para torná-las verdadeiras. Por exemplo, a
segunda frase pode ser escrita como “É possível Débora começar a partida.”.
Atividade 2 (Ápis Mais 129, ativ. 6)
- Inicialmente, perguntar aos estudantes quais são as possibilidades de resultado ao lançar um dado convencional. Em seguida, pedir que reflitam sobre cada afirmação e analisem as possibilidades de resultado. Pedir também que justifiquem suas respostas. Por exemplo, para a primeira afirmação: “Não é impossível Lia conseguir 4 pontos, ela pode obter 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 pontos no lançamento do dado.”; para a segunda: “Não é certeza que Lia vai conseguir 4 pontos, pois qualquer uma das possibilidades pode sair no dado.”; para a última afirmação: “Não é certeza que Lia conseguirá mais pontos do que Júlia, pois Lia pode tirar 1, 2 ou 3 no dado.
Atividade 3 (Vida Criança -Objeto 2 p.101) -Impressa 
-Antes de realizar a atividade 6, promover alguns questionamentos, a fim de verificar se os alunos reconhecem acontecimentos que podem ocorrer com certeza, que seja possível de acontecer e que seja
impossível. Para a realização dessa atividade, verificar se eles identificam o que são vogais e o que são
consoantes. Essa atividade aborda a classificação da ocorrência de um evento ao acaso. Se julgar conveniente, apresente na lousa 5 fichas com 3 vogais e 2 consoantes e questione-os de modo a identificar
que, nesse caso, ao sortear uma dessas fichas é possível que a letra indicada seja uma vogal.
-As atividades 7 e 8 visam avaliar se os alunos classificam os eventos que envolvem o acaso em possível
ou impossível. Se necessário, antes de eles realizarem as questões propostas na atividade 7, peça-lhes
que determinem quantas bolinhas de cada cor há na caixa. Na atividade 8, desenhe uma reta numérica
na lousa, indique os números 1 e 50 e peça aos alunos que digam onde o número 65 deve ser indicado.
- Socializar a atividade. 
- Sintetizar oralmente a aula;
- Fazer o fechamento da aula.
5ª AULA: SEGUNDA-FEIRA 06/11/23
ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: Leitura do quadro numérico
UNIDADE TEMÁTICA: ÁLGEBRA
CONTEÚDO: Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências. 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ÁLGEBRA
Atividades 5;
PROCEDIMENTOS:
-- Realizar a atividade permanente de alfabetização matemática: Leitura dos números redondos;
- Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
-Entregar a atividade impressa para os alunos.
ATIVIDADE 5	
CADA CRIANÇA ESCOLHEU UMA DECORAÇÃO DIFERENTE PARA SUA FESTA. LIGUE CADA SEQUÊNCIA DE BALÕES À CONTINUAÇÃO CORRESPONDENTE:
-Entregar para os alunos a atividade impressa e leia a consigna, pedindo que observem o padrão de cada sequência.
-Em seguida, faça os seguintes questionamentos:
-JULIANA
-Quais são os formatos dos balões da decoração que Juliana escolheu? Balões redondos e de coração.
-Quais são as cores dos balões da decoração que Juliana escolheu? As cores dos balões são: azul, verde e amarelo.
-Na decoração da festa de Juliana, existem cores de balões que se repetem? Quais? Sim, as cores azul, verde e amarelo.
-Quantas vezes as cores se repetem? Duas vezes.
-A partir de qual cor de balão começa a repetição? A partir do balão de cor azul.
-Quantos grupos completos podemos formar com essa sequência de balões?Dois grupos.
-A decoração que Juliana escolheu apresenta uma sequência? Qual? Sim. Primeiro um balão azul, depois um balão verde e em seguida um balão amarelo. Novamente um balão azul, depois um balão verde e por último um balão amarelo.
-Como continua a sequência de balões escolhida por Juliana? A sequência que inicia com o balão azul, depois o verde e por último o amarelo.
-MARIA
-Quais são os formatos dos balões da decoração que Maria escolheu? Balões redondos e de coração.
-Quais são as cores dos balões da decoração que Maria escolheu? As cores dos balões são: amarelo, vermelho e verde.
-Na decoração da festa de Maria existem cores de balão que se repetem? Quais? Sim, as cores amarelo, vermelho e verde.
-Quantas vezes as cores se repetem? Duas vezes.
-A partir de qual cor de balão começa a repetição? A partir do balão de cor amarela.
-Quantos grupos completos podemos formar com essa sequência de balões? Dois grupos.
-A decoração que Maria escolheu apresenta uma sequência? Qual? Sim. Primeiro um balão redondo amarelo, depois um balão redondo vermelho e em seguida um balão de coração verde. Novamente um balão redondo amarelo, depois um balão redondo vermelho e por último um balão de coração verde.
-Como continua a sequência de balões escolhida por Maria? A sequência que inicia com o balão amarelo, depois o vermelho e por último o verde.
-LUAN
-Quais são as cores dos balões da decoração que Luan escolheu? As cores dos balões são: azul e amarelo.
-Na decoração da festa de Luan existem cores de balões que se repetem? Quais? Sim, as cores azul e amarelo.
-Quantas vezes as cores se repetem? Quatro vezes a cor azul e duas vezes a cor amarela.
-A partir de qual cor de balão começa a repetição? A partir do balão de cor azul.
-Quantos grupos completos podemos formar com essa sequência de balões? Dois grupos.
-A decoração que Luan escolheu apresenta uma sequência? Qual? Sim. Primeiro um balão azul, depois outro balão azul e em seguida um balão amarelo. Novamente um balão azul, outro balão azul e por último um balão amarelo.
-Como continua a sequência de balões escolhida por Luan? A sequência que inicia com o balão azul, outro balão azul e por último um balão amarelo.
-FELIPE
-Quais são as cores dos balões da decoração que Felipe escolheu? As cores dos balões são: azul e amarelo.
-Na decoração da festa de Felipe, existem cores de balões que se repetem? Quais? Sim, as cores azul e amarelo.
-Quantas vezes as cores se repetem? Duas vezes a cor azul e quatro vezes a cor amarela.
-A partir de qual cor de balão começa a repetição? A partir do balão de cor azul.
-Quantos grupos completos podemos formar com essa sequência de balões? Dois grupos.
-A decoração que Felipe escolheu apresenta uma sequência? Qual? Sim. Primeiro um balão azul, depois um balão amarelo e em seguida outro balão amarelo. Novamente um balão azul, depois um balão amarelo e por último outro balão amarelo.
-Como continua a sequência de balões escolhida por Felipe? A sequência que inicia com o balão azul, depois um balão amarelo e por último outro balão amarelo.
-Certificar-se de que eles entenderam as sequências de figuras e cores e o padrão como estão dispostos, para que façam a correspondência do último outro balão amarelo.
- Socializar a atividade. 
- Sintetizar oralmente a aula;
- Fazer o fechamento da aula.
6ª AULA: TERÇA-FEIRA 07/11/23
ATIVIDADE PERMANENTE: contagem e sobrecontagem
UNIDADE TEMÁTICA: Números
CONTEÚDO: Construção de fatos básicos/fundamentais da adição. (Ápis Mais p.191);
- Utilizar o material dourado e a sequência das dezenas exatas 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 e 90
para efetuar adições e subtrações de dezenas inteiras. 
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
-Construir com os estudantes uma reta numérica na sala de aula, marcando os números de 10 em 10. Pedir a um estudante que se posicione no 0 e que dê 1 passo para a frente na reta; marque o número 10. Pedir a ele que dê mais 1 passo para a frente e marque o número 20; e assim sucessivamente.
-Depois, organizar os estudantes em fila a partir do 0 da reta numérica e proponha a cada um deles
movimentações sobre a reta andando até a dezena inteira que você disser. A partir dessa dezena,
o estudante observa as dezenas inteiras maiores do que ela (que estão à sua frente) e as dezenas
inteiras menores (que estão atrás dele).
-Na atividade 1, permitir que os estudantes realizem concretamente as operações dos itens usando o material dourado e, em seguida, sistematizem o registro.
- Na atividade 2, retomar a estratégia de cálculo de adições e subtrações usando a reta numérica, mas agora “andando” de 10 em 10, adicionando e subtraindo dezenas exatas.
-Após a explicação propor que resolvam as questões pedidas;
- Circular pela sala fazendo as intervenções necessárias;
- Corrigir a atividade coletivamente no quadro branco;
- Fazer o fechamento da aula;
7ª AULA: QUARTA-FEIRA 08/11/23
ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: Ditado numérico: 140-149
UNIDADE TEMÁTICA: Grandezas e medidas
CONTEÚDO: Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas. (Ápis Mais p.115)
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas (Ápis Mais p.115)
;
-Na atividade 4, ao observar a quantia indicada em cada produto, usando R$, os estudantes devem ser capazes de associá-la ao valor escrito por extenso e a uma possibilidade de representá-lo com cédulas e moedas. 
-Caso algum estudante ligue o 2º quadro (1 cédula de 10 reais e 2 moedas de 1 real) à quantia de 7 reais, pode ser que tenha reconhecido a cédula de 10 reais como cédula de 5 reais. Para corrigir isso, identifique as características e a quantia de cada cédula junto com a turma e oriente os estudantes a anotar esses valores. 
-Em seguida, acompanhe-os na adição das quantias, conferindo as estratégias utilizadas e corrigindo-as se necessário.
- Conversar com os estudantes sobre outras formas de pagamento, como os cartões de débito e de crédito, transferências e os cheques, e a diferença entre elas.
-Após a explicação propor que resolvam as questões pedidas;
- Circular pela sala fazendo as intervenções necessárias;
- Corrigir a atividade coletivamente no quadro branco;
- Fazer o fechamento da aula;	
8ª AULA: QUINTA-FEIRA 09/11/23
Atividade permanente: leitura dos meses do ano
 UNIDADE TEMÁTICA: Números
CONTEÚDO: Construção de fatos básicos/fundamentais da adição. (Ápis Mais p.192);
-Efetuar as operações na reta numérica e resolver a situações problemas;
PROCEDIMENOS:
· -Realizar a atividade permanente de alfabetização;
· -Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
· - Se houver necessidade utilizar o material dourado para apoio da resolução das questões;
· -Para a atividade 2, os estudantes podem utilizar a reta numérica do livro para calcular as adições e subtrações indicadas;
· -Na atividade 3, pedir aos estudantes que comentem com os colegas a estratégia que escolheram utilizar;
· -Após a explicação propor que resolvam as questões pedidas;
· - Circular pela sala fazendo as intervenções necessárias;
· - Corrigir a atividade coletivamente no quadro branco com a participação dos alunos;
· - Fazer o fechamento da aula;	
9ª AULA: SEXTA-FEIRA 10/11/23
UNIDADE TEMÁTICA: Geometria
CONTEÚDO: Figuras geométricas planas: reconhecimento e nomeação do formato de figuras planas em desenhos apresentados em diferentes posições. (Ápis Mais p.106, 107 (ativ. 4));
-Utilizar as peças do TANGRAN e montar figuras;
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
· -Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
· -Na atividade 1, inicie fazendo perguntas como: “A bola rola com facilidade?”; “Quantas pontas tem a casquinha de sorvete?”; “O tambor tem alguma ponta em seu formato?”; “Quantos lados tem a caixa de sapato?”. 
· -Essesquestionamentos têm como objetivo fazer com que os estudantes percebam algumas características em relação ao formato dos objetos e dos sólidos geométricos.
· -Na atividade 2, perguntar se os estudantes conhecem o tangram e disponibilizar as peças para que manipulem e explorem o formato delas.
· -Solicitar que os estudantes indiquem as quantidades utilizando números naturais.
· -Na atividade 4, página 107, os estudantes devem identificar as formas geométricas e pintar de acordo com as instruções. 
· - Circular pela sala fazendo as intervenções necessárias;
· - Corrigir a atividade coletivamente;
- Fazer o fechamento da aula;
10ª AULA: SEGUNDA-FEIRA 13/11/23
ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: Leitura dos números redondos
UNIDADE TEMÁTICA: ÁLGEBRA
CONTEÚDO: Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências. 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ÁLGEBRA
Atividades 6;
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
-Verificar se os alunos têm lápis de cor para resolver a atividade.
-Entregar para os alunos a atividade impressa e ler a consigna.
ATIVIDADE 6	
OBSERVE AS CORES QUE BRUNO USOU PARA PINTAR A PULSEIRA E CONTINUE PINTANDO NA SEQUÊNCIA, ATÉ QUE TODA A PULSEIRA ESTEJA PINTADA. SIGA O PADRÃO.
-Iniciar as atividades fazendo as seguintes intervenções:
-Quais foram as cores escolhidas por Bruno? Ele escolheu as cores vermelho, amarelo e azul.
-Quantas vezes a cor vermelha se repetiu? E a cor amarela? E a cor azul? Cada cor se repetiu duas vezes.
-A partir de qual cor começa a repetição? A partir da cor vermelha. 
-Quantas grupos completos foi possível formar? Dois grupos.
-É possível formar um padrão com essas cores seguindo a ordem escolhida por Bruno? Qual? Sim, primeiro inicia-se com a cor vermelha, em seguida a cor amarela e depois a cor azul. Novamente a cor vermelha, depois a cor amarela, em seguida a cor azul e segue assim até terminar a pulseira.
-Certificar-se de que eles entenderam as sequências de cores e o padrão que deverão seguir para realizar a atividade.
-Circular pela sala para verificar se eles realizaram a atividade de acordo com o padrão apresentado.
-Caso seja necessário, faça outras intervenções.
- Circular pela sala fazendo as intervenções necessárias;
- Corrigir a atividade coletivamente;
- Fazer o fechamento da aula;
11ª AULA: TERÇA-FEIRA 14/11/23
ATIVIDADE PERMANENTE: contagem e sobrecontagem
TEMÁTICA: Grandezas e medidas
CONTEÚDO: Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas. (Ápis Mais p.116);
-Jogo: À procura de quantias;
-Seguir as instruções no livro didático;
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
- Pedir que os alunos abram os livros na página 116;
-Jogo: À procura de quantias: Este jogo consiste basicamente em realizar a contagem de dinheiro e, de maneira intuitiva, trabalhar com as possibilidades de adição dos valores das cédulas de 5 reais e de 2 reais. 
-Propor às duplas de estudantes que joguem algumas partidas até se familiarizarem com as regras do jogo.
-Para isso, eles podem copiar o quadro no caderno para fazer as marcações. 
MATERIAL NECESSÁRIO
• 2 LÁPIS DE CORES DIFERENTES (1 PARA CADA PARTICIPANTE)
• 1 SAQUINHO NÃO TRANSPARENTE
• 10 NOTAS RECORTADAS DO MEU BLOQUINHO: 5 NOTAS DE  5 NOTAS DE 
COMO JOGAR
• OS PARTICIPANTES DEVEM MISTURAR BEM AS NOTAS, COLOCÁ-LAS NO SAQUINHO NÃO TRANSPARENTE E DECIDIR QUEM COMEÇA A PARTIDA.
• EM CADA JOGADA, O PARTICIPANTE DEVE RETIRAR, SEM OLHAR, 3 NOTAS DO SAQUINHO E CALCULAR A QUANTIA TOTAL OBTIDA.
• DEPOIS, DEVE PINTAR 1 CASA CORRESPONDENTE A ESSA QUANTIA NO QUADRO, DEVOLVER AS 3 NOTAS NO SAQUINHO E PASSAR A VEZ PARA O OUTRO PARTICIPANTE.
• SE TODAS AS CASAS COM A QUANTIA CORRESPONDENTE DO QUADRO ESTIVEREM PINTADAS, O JOGADOR DEVE PASSAR A VEZ.
• O PRIMEIRO A PINTAR TODAS AS CASAS DO QUADRO SERÁ O VENCEDOR.
- Fazer o fechamento da aula;
12ª AULA: SEGUNDA-FEIRA 20/11/23
ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: Leitura do quadro numérico
UNIDADE TEMÁTICA: ÁLGEBRA
CONTEÚDO: Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências. 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ÁLGEBRA/ Atividades 7;
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
-Entregar para os alunos a atividade impressa e leia a consigna.
ATIVIDADE 7	
OBSERVE	O	PADRÃO	DAS	FITAS	E	DESENHE	OS	TRÊS	PRÓXIMOS ELEMENTOS DE CADA SEQUÊNCIA.
-Iniciar as atividades fazendo as seguintes intervenções:
-Na letra A, qual o primeiro elemento da sequência? Uma nuvem pequena.
-As imagens se repetem? Sim.
-A partir de qual imagem começa a repetição? A partir da imagem de uma nuvem pequena.
-Quantas vezes cada imagem se repete? Se repete duas vezes.
-Um grupo é formado por quantas imagens? Um grupo é formado por três imagens.
-Quantos grupos completos podem ser formados por essas imagens? Dois grupos.
-Precisa de mais quantas imagens para formar outro grupo? Quais? Precisa de mais três imagens. Uma nuvem pequena, um sol e uma nuvem grande.
-Na letra B, qual o primeiro elemento da sequência? Uma estrela grande. 
-Nessa sequência, as imagens se repetem? Quantas vezes? Sim, cada imagem se repete três vezes.
-A partir de qual imagem começa a repetição? A partir da imagem da estrela grande.
-Um grupo é formado por quantas imagens? Um grupo é formado por três imagens.
-Quantos grupos completos podem ser formados por essas imagens? Três grupos.
-Alguma imagem fica sem grupo? Não.
-Precisa de mais quantas imagens para formar outro grupo? Quais? Precisa de mais três imagens. Uma estrela grande, uma estrela pequena e uma lua.
-Na letra C, qual o primeiro elemento da sequência? Uma carinha.
-As imagens se repetem? Quantas vezes? Sim, a carinha se repete três vezes e o coração se repete seis vezes.
-A partir de qual imagem começa a repetição? A partir da imagem da carinha.
-Um grupo é formado por quantas imagens? Um grupo é formado por três imagens.
-Quantos grupos completos podem ser formados por essas imagens? Três grupos.
-Precisa de mais quantas imagens para formar outro grupo? Quais? Precisa de mais três imagens. Uma carinha e dois corações.
-Observem que as imagens dos desenhos que estão em cada fita são organizadas em uma sequência, obedecendo a um padrão de organização.
-Certificar-se de que os alunos compreenderam o padrão existente em cada uma das sequências.
-Circular pela sala para verificar se eles realizaram a atividade de acordo com o padrão observado.
-Caso seja necessário, fazer outras intervenções.
-Socializar a atividade.
13ª AULA: TERÇA-FEIRA 21/11/23
ATIVIDADE PERMANENTE: leitura de horas no relógio
UNIDADE TEMÁTICA: Geometria
CONTEÚDO: Figuras geométricas planas: reconhecimento e nomeação do formato das faces de figuras geométricas espaciais. (Vida Criança -objeto 2 p.104,105,106)
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
-Entregar a atividade impressa para os alunos;
 
- Com o auxílio dos alunos, analisar a imagem da atividade 1 e conversem a respeito dos elementos apresentados. Questiona-los sobre o que exatamente a menina está fazendo na cena e leve-os a discutir sobre o formato da caixa perguntando-lhes se já manipularam algum objeto semelhante. 
-Questionar quais exemplos de objetos do mundo físico que tenham esse mesmo formato, exemplo: caixas de sapato, caixas de leite, paralelepípedos e livros.
- Levar para a sala de aula outros objetos com diferentes formatos e distribua-os aos alunos, orientando-os a manipulá-los. Durante essa dinâmica, pedir aos alunos que desenhem em seus cadernos os formatos das diferentes figuras geométricas planas que podem ser identificadas nas faces desses objetos.
- Solicitar que eles respondam o exercício;
-Circular pelasala para verificar se eles realizaram a atividade de acordo com o que foi solicitado.
-Caso seja necessário, fazer intervenções.
-Socializar a atividade.
14ª AULA: QUARTA-FEIRA 22/11/23
ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: Ditado numérico: 150-159
 UNIDADE TEMÁTICA: Grandezas e medidas
CONTEÚDO: Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas. (Ápis Mais p.117)
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
- Pedir que os alunos abram os livros na página 117;
-Na atividade 1 apresentar o número 20 aos estudantes utilizando o contexto do dinheiro, por meio da cédula de 20 reais. Verificar se eles compreendem que as 20 moedas de 1 real correspondem a 1 cédula de 20 reais.
-No item D, orientar os estudantes a compartilhar a composição de cédulas com os colegas para verificar se fizeram composições diferentes.
- Circular pela sala fazendo as intervenções necessárias;
- Corrigir a atividade coletivamente;
- Fazer o fechamento da aula;
15ª AULA: QUINTA-FEIRA 23/11/23
CONTEÚDO: ATIVIDADE PERMANENTE: Contagem e sobrecontagem
UNIDADE TEMÁTICA: Números
CONTEÚDO: Composição e decomposição de números naturais por meio de diferentes adições. (Ápis Mais p.202( ativ.1,2),203 (ativ.4)
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
- Pedir que os alunos abram os livros na página 202-203;
- Na atividade 1, página 202, pedir aos estudantes que falem quantas figurinhas Priscila tem, depois pedir que leiam quantas figurinhas a menos Márcio tem. 
-Fazer perguntas até eles perceberem que a expressão a menos significa que eles devem efetuar uma subtração, determinando assim a quantidade de figurinhas de Márcio.
-Fazer o mesmo procedimento para que eles determinem a quantidade de figurinhas de Rui, mas agora efetuando a operação de adição.
- Na atividade 2 (página 202) e atividade 4 (página 203), caso os alunos tenham dificuldades, fazer perguntas como: “1 dezena equivale a quantas unidades?”; “Como os agrupamentos de 10 em 10 ajudam na contagem dos botões?”.
- Circular pela sala fazendo as intervenções necessárias;
- Corrigir a atividade coletivamente;
- Fazer o fechamento da aula;
16ª AULA: SEXTA-FEIRA 24/11/23
Unidade Temática: Álgebra
Conteúdo: Sequências recursivas: observação e descrição de padrões utilizados em seriações numéricas de objetos ou figuras.
Sequência didática Álgebra/ atividade 8
PROCEDIMENOS:
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
-Entregar a atividade impressa para os alunos e leia a consigna.
ATIVIDADE 8	
DESCUBRA A REGRA QUE A ARANHA USOU PARA CHEGAR ATÉ A SUA TEIA E COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.
-Iniciar a atividade fazendo as seguintes intervenções:
-Algum número da sequência se repetiu? Não
-Qual o primeiro número da sequência? E o segundo? E o terceiro? O primeiro é o número 2, o segundo é o 4 e o terceiro é o 6.
-O primeiro número é maior ou menor do que o segundo número? É menor.
-Podemos dizer que essa numeração está aumentando ou diminuindo? Aumentando.
-O segundo número representa quantas quantidades a mais que o primeiro número? Representa 2 quantidades.
-O terceiro número representa quantas quantidades a mais que o segundo número? Representa 2 quantidades.
-Foi possível perceber que existe um salto de um número para outro? De quanto em quanto? Sim, de 2 em 2.
-Então, podemos afirmar que a sequência seguiu um padrão utilizando saltos de 2 em 2, estabelecendo uma sequência em ordem crescente.
-Caso os alunos ainda não consigam perceber os números ausentes na sequência, iniciar a contagem com os saltos até que os alunos descubram esses números.
-Certificar-se de que eles entenderam o padrão que essa sequência apresenta para que digam quais os números que faltaram ser colocados.
-Agora que já sabemos o padrão para organizar a sequência, quais serão os números que deverão ser colocados no caminho da teia da Aranha? Os números que deverão ser colocados são 8, 14, 18, 24, 26, 32, 38, 42 e 44.
-Socializar a atividade.
17ª AULA: SEGUNDA-FEIRA 27/11/23
ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: Leitura dos números redondos
Unidade Temática: Álgebra
Conteúdo: Sequências recursivas: observação e descrição de padrões utilizados em seriações numéricas de objetos ou figuras.
Sequência didática Álgebra/ atividade 9
PROCEDIMENOS:
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
-Entregar a atividade impressa para o aluno.
ATIVIDADE 9	
DESENHE AS BOLINHAS NAS PEÇAS DE DOMINÓ DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA QUE MARA ORGANIZOU.
-Leia para os alunos e peça que realizem a atividade.
-Inicie a atividade fazendo as seguintes intervenções:
-As peças de dominó estão divididas? Em quantas partes? Sim. Em duas partes.
-A quantidade de bolinhas que aparece na parte de cima e na parte de baixo de cada peça são as mesmas? Não, apresentam quantidade diferente.
-Na parte de cima das três primeiras peças, a quantidade de bolinhas foi aumentando ou diminuindo? Foi diminuindo de 1 em 1.
-Na parte de baixo das três primeiras peças, a quantidade de bolinhas foi aumentando ou diminuindo? Foi aumentando de 1 em 1.
-Qual padrão está sendo apresentado? O padrão apresentado mostra que a quantidade de bolinhas na parte de cima do dominó está diminuindo de 1 em 1, ou seja, está em ordem decrescente e na parte de baixo está aumentando de 1 em 1, ou seja, na ordem crescente.
-Quais serão os próximos desenhos a serem feitos nas peças em branco? Na primeira peça em branco, terá três bolinhas na parte de cima e quatro na parte de baixo. E na segunda peça em branco, terá duas bolinhas na parte de cima e cinco na parte de baixo.
-Enquanto os estudantes resolvem a atividade, circule pela sala, observando se eles se apropriaram das regularidades que foram encontradas.
- Fazer o fechamento da aula;
18ª AULA: TERÇA-FEIRA 28/11/23
ATIVIDADE PERMANENTE: contagem com tampinhas
UNIDADE TEMÁTICA: Grandezas e medidas
CONTEÚDO: Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas. (Ápis Mais p.124)
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
- Pedir que os alunos abram os livros na página 124;
-Usar as notas e as moedas recortadas do meu bloquinho;
-Na atividade explorar e descobrir os estudantes devem encontrar 2 possibilidades de obter as quantias 8, 15, 22 e 25 reais. Reparar que há várias maneiras de fazer essas representações, usando diferentes cédulas e as moedas de 1 real, em diferentes quantidades.
-Pedir aos estudantes que relatem para a turma como resolveram esta atividade. 
-Aproveitar a ocasião e relacionar a atividade com questões de ordem prática que exigem raciocínio. Por exemplo: “Preciso levar 15 reais até o mercado. Se eu não quiser carregar muitas cédulas, então que cédulas devo pegar?”; “E se eu precisar levar 22 reais, então que cédulas devo levar? Precisarei de moedas? Quais?”.
- Solicitar que as crianças resolvam a atividade 1, item “a”, “b” e “c” na página 125;
- Circular pela sala fazendo as intervenções necessárias;
- Corrigir a atividade coletivamente;
- Fazer o fechamento da aula;
19ª AULA: QUARTA-FEIRA 29/11/23
ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: Ditado numérico: 160-169
UNIDADE TEMÁTICA: Geometria
CONTEÚDO: Figuras geométricas planas: reconhecimento e nomeação do formato de figuras planas em desenhos apresentados em diferentes posições. (Vida Criança -objeto 2 p.107)
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
-Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
- Entregar a atividade impressa para os alunos;
-Ler o enunciado da atividade 5 com os alunos e reserve alguns minutos da aula para que eles
observem a imagem apresentada. 
-Propor a eles alguns questionamentos que os levem a interpretar a cenacomposta apenas por figuras geométricas planas, perguntando-lhes, por exemplo, quais elementos podem ser distinguidos. Espera-se que eles citem elementos como parede, telhado, janelas, porta e Sol.
-Para a resolução da atividade, levar para a sala de aula vários desenhos compostos por figuras geométricas planas, facilitando, dessa maneira, a identificação visual.
-Solicitar que que resolvam a atividade;
- Circular pela sala fazendo as intervenções necessárias;
- Corrigir a atividade coletivamente;
- Fazer o fechamento da aula;
20ª AULA: QUINTA-FEIRA 30/11/23
UNIDADE TEMÁTICA: Grandezas e medidas
ATIVIDADE PERMANENTE: LEITURA DE HORAS NO RELÓGIO
CONTEÚDO: Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas. (Ápis Mais p.125)
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
- Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
- Entregar os livros didáticos aos alunos e ajudá-los a abrirem na página 125;
- Ler com os alunos o enunciado da atividade;
- Na atividade 2, os estudantes devem colocar em ordem as quantias da atividade anterior, da menor para a maior. Assim, estão ordenando números que representam valores monetários.
- Dar tempo para os alunos resolverem
- Acompanhar as crianças durante a resolução da atividade;
-Fazer as intervenções necessárias;
- Corrigir a atividade de forma coletiva;
21ª AULA: SEXTA-FEIRA 01/12/23
Unidade Temática: Álgebra
Conteúdo: Sequências recursivas: observação e descrição de padrões utilizados em seriações numéricas de objetos ou figuras.
Sequência didática Álgebra/ atividade 10
PROCEDIMENOS:
-Realizar a atividade permanente de alfabetização;
- Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos e as atividades a serem desenvolvidas;
-Organizar a turma em duplas.
-Entregar a atividade e leia para os alunos a questão 1. É preciso realizar a leitura, questão por questão.
ATIVIDADE 10	
QUESTÃO 1
OBSERVE O PADRÃO E COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO.
	40
	39
	
	37
	
	
	
	
	32
	31
	30
	
	28
	
	26
	
	
	23
	22
	
	20
	
	
	
	
	
	
	
	
	11
OBSERVE O QUADRO E RESPONDA:
· QUAL É O NÚMERO QUE ESTÁ ENTRE 15 E 13? 	
QUESTÃO 2
A) COLOQUE OS NÚMEROS ABAIXO EM ORDEM DECRESCENTE: 25, 26, 24, 29, 28, 27, 30, 31, 32
	32
	31
	30
	29
	28
	27
	26
	25
	24
B) ESTES NÚMEROS ESTÃO DECRESCENDO DE QUANTO EM QUANTO?
-Após a leitura da questão 1, explique para os alunos que podemos organizar quadros numéricos em que os números são escritos do maior para o menor, é o caso do quadro apresentado na questão, que começou a partir do número 40.
-Solicitar que eles preencham o quadro.
-Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala, observando se eles estão realizando a atividade de acordo com o padrão observado.
-Depois do quadro preenchido, faça questionamentos que possam explorar esse quadro com os números escritos em ordem decrescente:
-Na primeira linha as quantidades estão aumentando ou diminuindo? De quanto em quanto? Na primeira linha as quantidades diminuem. De 1 em 1.
-E na segunda e terceira linha, as quantidades estão aumentando ou diminuindo? De quanto em quanto? As quantidades estão diminuindo. De 1 em 1.
-Na primeira coluna as quantidades estão aumentando ou diminuindo? De quanto em quanto? Na primeira coluna as quantidades diminuem. De 10 em 10.
-E na segunda e terceira coluna, as quantidades estão aumentando ou diminuindo? De quanto em quanto? As quantidades estão diminuindo. De 10 em 10.
-Observando o quadro, na sequência dos números que terminam em 6, que regularidade podemos observar? que os números diminuem de 10 em 10.
-Agora observando a sequência dos números que começam com 3, que regularidade podemos observar? que os números diminuem de 1 em 1.
-Leia a segunda questão e dê um tempo para que possam resolver.
-Enquanto os estudantes resolvem a atividade, circule pela sala, observando se eles se apropriaram das regularidades que foram encontradas. As estratégias usadas pelas crianças nesta atividade são variadas.
-Após todos os alunos responderem a questão 2, faça os seguintes questionamentos:
-O número 32 tem quantas quantidades a menos que o número 31? Tem 1 quantidade a menos.
-E o número 30 tem quantas quantidades a menos que o número 29? Tem 1 quantidade a menos.
-Ao organizar os números, percebemos que eles estão aumentando ou diminuindo? De quanto em quanto? Estão diminuindo. De 1 em 1.
-Os alunos precisam perceber que ao realizarem a atividade na ordem decrescente, os números vão diminuindo de 1 em 1, se fosse na ordem crescente, aumentariam de 1 em 1.
-À medida que a criança vai construindo o sentido de número, vai desenvolvendo capacidades de contagem progressivamente mais elaboradas. Contar a partir de certa ordem crescente ou decrescente é uma capacidade que requer certa abstração.
- Dar tempo para os alunos resolverem
- Acompanhar as crianças durante a resolução da atividade;
-Fazer as intervenções necessárias;
- Corrigir a atividade de forma coletiva;
	VALORES ATITUDINAIS DESENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES/ SITUAÇÕES
	INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
	RECURSOS
	· Respeito;
· Responsabilbidade;
· Dedicaçao;
· Autoconfiança;
· Proatividade.
	A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades dos alunos. Além disso, será avaliado o desempenho dos alunos durante a desenvolvimento das atividades.
	
· Livro didático;
· pincel;
· Lápis;
· Caderno;
· Impressora;
· Borracha;
· Folha de papel A4.
	REFERÊNCIAS
	Plano de curso Unificado 1º ano...
Ápis Mais : matemática: 1º ano/ Luiz Roberto Dante, Fernando Viana. --1. ed. --São Paulo : Editora Ática S.A., 2021. ( Livro de estudante e Manual do professor) 
Vida Criança : Matemática : 1º ano / editora responsável: Thais Marcelle de Andrade. -- 1. ed. –- São Paulo :Saraiva Educação S.A., 2021.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ÁLGEBRA – 1º ano;
	DEVOLUTIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO:
	
ESCOLA MUSTAFA ALMEIDA TOBU
	PLANEJAMENTO QUINZENAL
	PROFESSOR(A): MISSSIANE /VERONICA
	COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
	ANO/SÉRIE: 1º
	TURMA: A / B
	COORDENADOR(A): MARTA
	AULAS PREVISTAS: 8
	EXECUÇÃO:01/11 -29/11
	OBJETIVOS/CAPACIDADES:
	· Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
· Descrever e comparar atividades de trabalho e diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
	CONTEÚDOS:
	HABILIDADES:
•	Produção de jogos e brincadeiras.
· Descrição e comparação de diferentes formas de moradia e os diversos objetos de uso doméstico, levando em conta quais materiais e as tecnologias (ou técnicas) usadas em sua produção.
	OBJETO DE CONHECIMENTO:
· Os jogos e brincadeiras em diferentes lugares.
· Tipos de moradias e materiais utilizados em suas construções.
	DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E/OU PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	
1ª AULA: Quarta-feira: 01/11/23
CONTEÚDO: Os jogos e brincadeiras em diferentes lugares. (Ápis Mais p.37,38,39)
PROCEDIMENOS:
-Roda de conversa: Brincar é muito bom;
-Comentar com os estudantes que as brincadeiras podem ter nomes diferentes dependendo do lugar. 
-Apresentar fotografias de crianças brincando e perguntar quais das brincadeiras não são possíveis de serem feitas dentro de casa.
-Brincando com figuras geométricas;
- Orientar os estudantes a trazer caixas usadas de papelão de diferentes formatos e tamanhos, assim como pequenos bonecos ou bonecas. Inicialmente, forme dois ou três grupos e disponha-os em círculos traçados
no chão.
-Distribua as caixas e os bonecos aleatoriamente, dentro e/ou fora dos círculos. Promova perguntas envolvendo as relações topológicas (ao lado, entre, perto, longe, dentro, fora, etc.), explorando as diferentes posições: “O boneco ‘X’ está dentro ou fora do círculo?; “Ao lado ou em frente a caixa ‘Y’?”; “Ele está entre as caixas ‘Y’ e ‘Z’?“; “Quais bonecos o estudante ‘A’ consegue ver?“; “Quais bonecos estão na frente da caixa quadrada?“,entre outros exemplos.
- Deve ficar evidente para os estudantes que, em função de sua posição na roda, cada um tem uma visão diferente e que as localizações apresentadas por eles (entre, perto, longe, etc.) vão ser diferentes para cada um.
-Fazer inicialmente no espaço real e só depois trabalhar no espaço do papel.
-Na atividade 3, página 39, pedir que os alunos reproduzam a casinha no espaço indicado, e em seguida, responder as letras A e B;
- Na atividade 4, para completar o desenho, perguntar aos estudantes quantos quadradinhos são usados para traçar as formas que faltam em cada uma das malhas. Por exemplo, o telhado é formado por linhas diagonais que ocupam três quadradinhos cada.
- Dar tempo para os alunos resolverem a atividade;
- Acompanhar as crianças durante a resolução da atividade;
-Fazer as intervenções necessárias;
- Fazer o fechamento da aula;
2ª AULA: Quarta-feira: 08/11/23
CONTEÚDO: Os jogos e brincadeiras em diferentes lugares. (Ápis Mais p.40,41);
PROCEDIMENOS:
-Roda de conversa: Brincadeiras pelo mundo;
-Pedir que os alunos abram o livro na página 40-41;
-Levar mapa-múndi ou mapa do Brasil para a sala de aula, para que seja possível obter uma localização mais precisa dos lugares evidenciados. Ressaltar que eles foram escolhidos como exemplos, mas que essas brincadeiras também existem em muitos outros lugares do mundo;
-Verificar se os estudantes reconhecem que algumas brincadeiras – como o esqui, por exemplo – não podem ser praticadas no Brasil, pois não há condições climáticas favoráveis para sua prática. No caso do esqui, vale dizer que em alguns lugares do Brasil as pessoas adaptaram a brincadeira e deslizam sobre pranchas em dunas de areia, por exemplo.
-Na atividade 1, é importante que os estudantes percebam que há diferentes maneiras de brincar e também
brincadeiras e brinquedos iguais no mundo todo.
-Na atividade 2, estimular os estudantes a observar as características dos brinquedos: o material do qual são feitos, o formato, o tamanho, as cores e a utilidade.
Na atividade 3, os estudantes refletem sobre as semelhanças entre as brincadeiras que praticam e as brincadeiras de outros lugares do mundo. Incentive-os a realizar a comparação e oriente-os a expressar o que acharam das brincadeiras que não conheciam. Depois, estimular a se perguntarem qual brincadeira que
eles realizam também deve ser realizada por crianças que vivem em outros lugares.
-Na atividade 4, é importante que os estudantes reconheçam diferenças e semelhanças entre as brincadeiras atuais e as do passado. Por exemplo, antigamente, brincava-se mais em espaços externos, como as ruas; atualmente, grande parte delas, principalmente as ruas das grandes cidades, tem grande fluxo de veículos. Portanto, é comum que as crianças passem muito tempo ocupadas com brincadeiras dentro de casa, principalmente em função da difusão de aparelhos eletrônicos.
-Citar algumas brincadeiras de antigamente e verifique se os estudantes as conhecem, como: balança-caixão
(as crianças correm, agacham, levantam e brincam de esconde-esconde); estátua (vence quem fica imóvel por
mais tempo, mesmo sendo provocado); cabra-cega (de olhos vendados, a criança é alertada pelos amigos dos
obstáculos pelo caminho); queimada (que envolve agilidade, pois é preciso se livrar das boladas para não sair do jogo); pega-pega (que envolve corrida e agilidade para fugir do pegador), etc. Se houver oportunidade, organizar os estudantes no pátio ou na quadra de esportes da escola e sugira a prática dessas brincadeiras.
- Dar tempo para os alunos resolverem a atividade;
- Acompanhar as crianças durante a resolução da atividade;
-Fazer as intervenções necessárias;
- Fazer o fechamento da aula;
3ª AULA: Quarta-feira: 22/11/23
CONTEÚDO: Tipos de moradias e materiais utilizados em suas construções. (Ápis Mais p.24,25);
PROCEDIMENOS:
-Pedir que os alunos abram o livro na página 24-25;
-Explorar as fotografias perguntando aos estudantes quais materiais foram utilizados na construção das diferentes moradias. 
-Explicar que há outros tipos de materiais, por exemplo: na região Sul do Brasil, há casas feitas de pedra; no polo norte, os inuítes usam casas feitas com blocos de gelo (iglus) quando saem para pescar; os indígenas usam palha de palmeira para fazer ocas, etc.
-Valorizar a importância da moradia em nossa vida, independentemente de como é (grande ou pequena), pois
nela convivemos com a nossa família e estamos protegidos do frio, das chuvas, entre outras adversidades.
-Conversar com os estudantes sobre o desrespeito ao direito à moradia que atinge muitas pessoas no Brasil e no mundo. Perguntar se eles reconhecem as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que vivem em situação de rua (falta de abrigo, inexistência de local adequado para higiene e alimentação) e o que poderia ser feito para resolver essa situação. Incentiva-los também a expressar o que sentem ao saber que existem pessoas que não têm acesso à moradia digna.
Na atividade 1, resgatar experiências prévias sobre a diversidade de moradias que eles conhecem.
-Na atividade 2, realizar a leitura das palavras em voz alta. Comentar que para construir moradias as pessoas utilizam recursos da natureza. Por exemplo: da madeira das árvores, é possível fazer portas, janelas e móveis. Discuta também com os estudantes que, dependendo do lugar e dos costumes de cada povo, os materiais usados são diferentes.
-Na atividade 3, fazer na lousa uma lista com todas as respostas dos estudantes. Orienta-los a contar aos colegas sobre familiares que desenvolvem essas ou outras atividades.
- Dar tempo para os alunos resolverem a atividade;
- Acompanhar as crianças durante a resolução da atividade;
-Fazer as intervenções necessárias;
- Fazer o fechamento da aula;
4ª AULA: Quarta-feira: 29/11/23
CONTEÚDO: Tipos de moradias e materiais utilizados em suas construções. (Ápis Mais p.26,27 28,29);
PROCEDIMENOS:
-Roda de conversa: Objeto nas moradias;
-Pedir que os alunos abram o livro na página 26;
-Expor oralmente o assunto a ser trabalhado; 
-Ler o texto: Em cada coisa, um encanto...
-Pedir que os alunos resolvam as atividades do livro;
-Fazer um mapa da cozinha de sua moradia;
-Na atividade 5, ampliar a atividade trabalhando as relações topológicas (perto, longe, dentro, fora, ao lado, etc.). Inicialmente, como exemplo, apresente algumas imagens e oriente os estudantes a criar oralmente frases explorando as relações topológicas. Se necessário, anotar na lousa as palavras que identificam as relações topológicas que podem ser usadas na atividade.
-Na atividade 2, página 29, a cor dos móveis pode auxiliar os estudantes a identificar os locais em que devem
fazer os desenhos na visão de cima para baixo (visão vertical), pois as cores se repetem nas duas ilustrações.
-Conversar com os estudantes sobre os diferentes tipos de objeto usados nas salas das moradias. Com base na descrição da sala apresentada na atividade e dos objetos nela presentes, pode-se analisar outros tipos de salas, objetos, materiais com que foram confeccionados, etc.
-Acompanhe os estudantes na realização desta atividade.
-Fazer as intervenções necessárias;
- Fazer o fechamento da aula;
	VALORES ATITUDINAIS DESENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES/ SITUAÇÕES
	INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
	RECURSOS
	· Respeito;
· Responsabilidade;
· Dedicação;
· Autoconfiança;
· Proatividade.
	A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades dos alunos. Além disso, será avaliado o desempenho dos alunos durante a desenvolvimento das atividades.
	· Livro didático;
· Mapa mundi;
· pincel;
· Lápis;
· Caderno;
· Borracha.
	REFERÊNCIAS
	Plano de curso Unificado 1º ano.
Geografia. Ápis Mais: Ensino Fundamental Anos Iniciais : 1º ano/ Ana Trincone, Terezinha Bertin, Vera Marchezi. ---1. ed. --São Paulo: Editora Ática S.A., 2021- ( livro do estudante e manual do professor).
	DEVOLUTIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO:
	
ESCOLA MUSTAFA ALMEIDA TOBU
	PLANEJAMENTO QUINZENAL
	PROFESSOR(A):Missiane / Veronica
	COMPONENTE CURRICULAR: Artes
	ANO/SÉRIE: 
1º Ano
	TURMA: A/B
	COORDENADOR(A): Marta
	AULAS PREVISTAS:
4 aulas
	EXECUÇÃO: 03/11 à 01/12
	OBJETIVOS/CAPACIDADES:
	
•	Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais, nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
	CONTEÚDOS:
	HABILIDADES:
•	Observação e apreciação de obras/reproduções, percebendo e reconhecendo as diversas modalidades de produção visual. 
•	Observação e apreciação das produções dos colegas, respeitando as diferentes escolhas, formas de expressão e estilos pessoais.
	OBJETO DE CONHECIMENTO:
· Apreciação de pintura, desenho e escultura e outros.
· PROJETO DIVERSIDADE ETNICO RACIAL: A ÁFRICA E NÓS an Gogh.
	DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E/OU PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	
1ª AULA: SEXTA-FEIRA: 03/11/23
Conteúdo: Apreciação de pintura, desenho e escultura e outros.
Apreciação e releitura da obra Pescador – Tarsila do Amaral 
PROCEDIMENTOS:
-Iniciar a aula estabelecendo um diálogo com a turma sobre Tarsila do Amaral, nesse diálogo faz as seguintes questões:
·         Vocês já viram essa foto, sabem o nome dessa mulher?
·         Vocês já ouviram falar sobre Tarsila do Amaral?
·         Sabem o que ela fazia?
·         Sabiam que quando ela era criança gostava de desenhar e pintar?
 O que será que ela desenhava e pintava? 
·     - Mostrar algumas obras de Tarsila e perguntar às crianças se elas conseguem encontrar na pintura alguma figura que já conhecem, e deixar que as crianças se expressem livremente.
·    - Falar o nome da obra e contar, em linguagem simples, um pouco sobre a vida da pintora.   
O Pescador - Este quadro tem um colorido excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi comprado pelo governo russo.
OBSERVE A TELA O PESCADOR E FAÇA UM LINDO COLORIDO
	
2ª AULA: SEXTA-FEIRA: 10/11/23
Conteúdo: Apreciação de pintura, desenho e escultura e outros.
Apreciação e releitura da obra Abaporu – Tarsila do Amaral.
PROCEDIMENTOS:
*Mostrar imagem da obra Abaporu para as crianças e ler com elas o texto informativo;
 Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura europeia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
 
- Falar para as crianças: agora que vocês já apreciaram a tela abaporu reproduza essa linda tela do seu jeito.
3ª AULA: SEXTA-FEIRA: 24/11/23
PROJETO DIVERSIDADE ETNICO RACIAL: A ÁFRICA E NÓS 
PROCEDIMENTOS:
 -Confecção de galinha d´angola com massa de modelar ou pintura feita com moldes das mãos formando a galinha d’angola e pintura de desenho;
Procedimentos: 
- Solicitar que as crianças pintem com lápis de cor ou giz de cera, uma gravura com desenho da personagem da 
 brincando com sua galinha de Angola.
Conversa informal sobre o assunto da aula; em seguida convidar as crianças para assistir ao "Filme do livro Bruna e a Galinha d'angola". Ou contar a história. Socializar a história por meio de perguntas e respostas explorando a oralidade dos alunos. 
Passar também imagens reais sobre a galinha da angola.
Apresentar a música infantil: O galinho de Angola, as crianças gostam muito dessa música. Cantar e se divertir!
Depois entregar o desenho de uma galinha de angola para as crianças pintarem com lápis de cor ou giz de cera, massa de modelar; ou com tinta guache, fazendo um carimbo com as mãos.
 
4ª AULA: SEXTA-FEIRA: 01/1/23
Conteúdo: Apreciação de pintura, desenho e escultura e outros.
Apreciação e releitura do quadro Girassol - Van Gogh.
PROCEDIMENTOS:
- Conversa informal para apresentar o conteúdo, levantamento dos conhecimentos prévios;
- Falar sobre a obra 'Os girassóis' de Van Gogh, explorando o assunto e apresente a eles a tela "Os Girassóis", de Van Gogh.
- Apreciação e releitura do quadro "Os Girassóis", de Van Gogh.
- Falar sobre a obra 'Os girassóis' de Van Gogh, explorando o assunto e se possível apresente a eles a tela que pode ser impressa em papel e distribuída entre todos.
 
A tela "Os Girassóis" é tida como uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês. Ela foi trabalhada com pouquíssima cor, além do amarelo, que invade toda tela diante dos nossos olhos. Os tons vermelhos, azuis e verdes que aparecem tem a função de realçar a luminosidade do amarelo. Van Gogh pintou uma série de girassóis (7 quadros com um número de três, cinco, doze e quinze girassóis). Nenhum outro pintor poderia captar a beleza que ele imprimia em suas telas. O amarelo dos girassóis vinha carregado de luz da mais pura magia, como se neles tivessem agregados pedaços do sol.'
- Depois de falar sobre a obra, fazer a reprodução da mesma usando várias técnicas como pintura, recorte e colagem. 
- Fazer os girassóis com formas de docinhos abertas, para o miolo pode usar pedacinhos de EVA marrom. 
	VALORES ATITUDINAIS DESENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES/ SITUAÇÕES
- Interagir, nas aulas demostrando interesse pelo que está sendo estudado, 
-Expressar opiniões a respeito dos temas e conteúdos abordados em sala de aula; 
-Respeitar a opinião diferente dos colegas.
-Respeito;
-Responsabilidade;
-Dedicação.
	INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
- Participação oral e escrita nas atividades;
-A avaliação será continua em todo processo de ensino aprendizagem;
	RECURSOS
· Lápis;
· Caderno;
· Borracha
· Data show;
· Notbook;
· Gravuras;
· Impressora;
· Papel a4;
· Alunos;
· Professora;
· Lápis colorido;
· Livro didático.
	
	
	
	REFERÊNCIAS
	Plano de curso Unificado 1º ano...
	DEVOLUTIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO:
	
ESCOLA MUSTAFA ALMEIDA TOBU
	PLANEJAMENTO QUINZENAL
	PROFESSOR(A): MISSIANE /VERONICA
	COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO
	ANO/SÉRIE: 1º ANO
	TURMA: A/B
	COORDENADOR(A): MARTA
	AULAS PREVISTAS: 4
	EXECUÇÃO:03/11 à 01/12
	OBJETIVOS/CAPACIDADES:
	· Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
	CONTEÚDOS:
	HABILIDADES:
· Identificação das diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.
	OBJETO DE CONHECIMENTO:
· O ser humano, no contexto social, em suas manifestações de ideias, gostos, sentimentos e crenças.
	COMPETÊNCIA GERAL DA BNCC:
	DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E/OU PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	1ª AULA: SEXTA-FEIRA: 03/11/23
Conteúdo: O ser humano, no contexto social, em suas manifestações de ideias, gostos, sentimentos e crenças.
PROCEDIMENTOS:
- Conversa informal sobre o assunto da aula;
- Ler a história (as borboletinhas humildade e paciência): 
Fazer algumas perguntas sobre a história;
· O que acontece quando a humildade usa as duas asas para voar? 
· Qual é o nome das asas da humildade? 
· O que a humildade pode ser? 
· A humildade convida a amiga paciência para fazer o quê junto com ela? 
· Qual é o nome das asas da amiga paciência?- Entregar atividade impressa aos alunos;
Atividade:
SIGA O CAMINHO DA BORBOLETA HUMILDADE E DESCULBRA QUIS SÃO SEUS VALORES.REESCREVA AS PALVRAS NO ESPAÇO ABAIXO.
 
2ª AULA: SEXTA-FEIRA: 10/11/23
Conteúdo: O ser humano, no contexto social, em suas manifestações de ideias, gostos, sentimentos e crenças.
PROCEDIMENTOS:
- Conversa informal sobre o conteúdo estudado;
- Ler o texto para as crianças (HUMILDADE)
- Entregar atividade impressa aos alunos e explica-la, depois pedir que resolvam;
PROCURE NO DIAGRAMA AS PALAVRAS DO BANCO DE DADOS.
DEPOIS COPIE NAS PLAQUINHAS ABAIXO.
	
 
	
 ALEGRE PACIENTE PRESTATIVO 
 
 HUMILDADE AMOR
3ª AULA: SEXTA-FEIRA: 24/11/23
Conteúdo: O ser humano, no contexto social, em suas manifestações de ideias, gostos, sentimentos e crenças.
PROCEDIMENTOS:
- Conversa informal sobre o conteúdo trabalhado;
- Continuar com o texto da aula anterior.
FAÇA UM LINDO DESENHO MOSTRANDO UM GESTO DE HUMILDADE.
4ª AULA: SEXTA-FEIRA: 01/12/23
Conteúdo: O ser humano, no contexto social, em suas manifestações de ideias, gostos, sentimentos e crenças.
PROCEDIMENTOS:
PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
O professor pode identificar e explorar a forma como as personagens manifestam seus sentimentos, ideias e crenças.
ATIVIDADES:
UM POTINHO DE MIM:
SE VOCÊ PUDESSE GUARDAR TUDO O QUE VOCÊ GOSTA DENTRO DESTE POTINHO, O QUE VOCÊ GUARDARIA?
ROLETA DAS EMOÇÕES
DESENHE (OU ESCREVA) O QUE FAZ VOCÊ SENTIR CADA UMA DAS EMOÇÕES DA
ROLETA:
	VALORES ATITUDINAIS DESENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES/ SITUAÇÕES
	INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
	RECURSOS
	Educação
· Respeito;
· Responsabilbidade;
· Dedicaçao;
· Autoconfiança;
· Proatividade.
	A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades dos alunos. Além disso, será avaliado o desempenho dos alunos durante a desenvolvimento das atividades.
	· Impressora;
· pincel;
· Papel A4;
· Lápis;
· Caderno;
· Borracha.
· Lápis de cor;
	REFERÊNCIAS
	
	DEVOLUTIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO:
	
image3.jpeg
image66.png
image67.png
image4.jpeg
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.jpeg
image23.jpeg
image24.png
image25.jpeg
image26.jpeg
image27.png
image28.jpeg
image29.emf
image30.emf
image31.emf
image32.emf
image33.emf
image34.png
image35.png
image36.emf
image37.emf
image38.emf
image39.emf
image40.emf
image41.emf
image42.emf
image43.png
image44.jpeg
image45.jpeg
image46.emf
image47.emf
image48.emf
image49.emf
image1.jpeg
image50.png
image51.jpeg
image52.jpeg
image53.jpeg
image54.png
image55.png
image56.jpeg
image2.png
image57.jpeg
image58.png
image59.jpeg
image60.png
image61.png
image62.png
image63.png
image64.jpeg
image65.jpegfazer correção de forma coletiva;
- Entregar os livros didáticos aos alunos e pedir que abram na página 105;
- Fazer leitura de contextualização proposto no livro;
- Ler a história em versos para os alunos acompanharem com o dedo ou lápis;
- Apresentar o texto em cartaz e fazer leitura compartilhada com a turma;
- No primeiro momento da leitura compartilhada, chamar a atenção dos estudantes para o formato visual do texto. Destacar que as frases curtas e a maneira como o texto está distribuído na página permitem afirmar que se trata de um poema. Pedir-lhes que contem o número de versos. Chamar-lhes a atenção para as ações destacadas nos versos coloridos, para que eles percebam a variação de uma frase para a outra. 
- Solicitar que observem as ilustrações relacionadas às frases em destaque;
- Enfatizar o uso do travessão, uma das marcas da fala na escrita, e a pontuação final, que constitui marcas da expressividade (uso de . , ..., !), como forma de desenvolver as habilidades dos estudantes de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos e de identificar outros sinais no texto, lém das letras, como pontos finais, de interrogação e de exclamação e seus efeitos na entonação;
- Fazer leitura jogralizada: os estudantes devem ler com expressividade os versos coloridos e memorizá-los, além de falar em conjunto toda vez que chegarem ao verso;
- Chamar alguns alunos para lerem sozinhos, em voz alta ,algum verso ou palavra;
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 3- Quarta-feira-01/10/23
Atividade permanente de alfabetização: leitura com ajuste: Trechos do poema ‘O caracol”;
Eixo: Leitura
Conteúdo: Apreciação de poemas e outros textos versificados. (Ápis Mais p.106,107);
-Compreensão do texto;
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:Conto: O rei que odiava o verão.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Copiar um trecho do poema “O Caracol “ no quadro branco e fazer leitura com ajuste com a turma;
- Entregar os livros para os alunos e ajudá-los a abrirem na página 106;
- Falar aos alunos que hoje iremos fazer atividade de compreensão do poema que lemos no dia anterior;
- Fazer uma compreensão oral ( fazer perguntas para os alunos responderem oralmente) antes de realizar as atividades propostas de escrita para levantamento de dados sobre o texto: personagem principal; personagens com quem o caracol se encontra; sequência dos fatos ou ordem de aparecimento dos personagens;
- Ir lendo os enunciados um a um com os alunos certificando-se que entenderam o que deve ser feito e dá tempo para resolverem;
- Nas atividades 1, 2 e 3 os alunos irão localizar elementos da narrativa, ainda que não nomeados: personagens e enredo (sequência de ações);
- Na atividade 4 pedir aos estudantes que apresentem outros exemplos envolvendo o uso da palavra mas. Desse modo, reforça-se o sentido que ela expressa: oposição à ideia anterior;
- Na atividade 5 incentivar a expressão das sensações dos estudantes ao final da história, mediando a participação de todos na produção de uma resposta coletiva, a ser registrada na lousa pelo professor. Depois, como resposta à atividade, incentivar a cópia da frase no livro;
- Na atividade 6, retomar a leitura do texto reforçando a divisão em versos e a ocorrência de rimas, para que os estudantes apreciem no texto versificado essa estrutura e seu efeito de encantamento;
- A atividade 7 leva o estudante a reconhecer que os textos literários apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento;
- Na atividade 8 mesmo que o estudante escreva só palavras sem ligação ou uma frase incompleta, considerar essa produção de texto, pois escrever espontaneamente de forma alfabética, usando letras que representem fonemas, é uma habilidade a ser exercitada ao longo do ano;
- Passar pelas mesas dando assistência e fazendo as intervenções necessárias a medida que os alunos resolvem as atividades;
- A correção das atividades será feita de forma coletiva uma a uma, a medida que os alunos executam as resoluções;
- Fazer breve síntese da aula e fechá-la.
-Para casa, atividade impressa:
AULA - Quinta-feira-02/11/23- FERIADO
AULA 4- Sexta-feira- 03/11/23
Atividade permanente: identificar na lista somente os nomes de animais;
Eixo: escrita
Conteúdo: Construção do sistema de escrita alfabética. 
-A letra C (Ápis Mais p.111, 112(ativ. 3,1);
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:Conto: O rei que odiava o verão.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Fazer correção do para casa;
- Apresentar oralmente o assunto da aula e as atividades que serão desenvolvidas;
- Entregar os livros didáticos aos alunos e propor que abram na página 111;
- Realizar a atividade permanente de alfabetização: Propor que os alunos leiam as palavras da atividade 1, item A do livro e façam um x nos nomes de insetos. Fazer correção de forma coletiva. A professora escreve as palavras no quadro e ler com os alunos para juntos identificarem os nomes de insetos;
- Apresentar a letra C e os seus sons. Conversar com as crianças retomando e mostrando que as letras têm sons. Discutir com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra C. Escrever algumas palavras no quadro e pedir as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas; sugestões de palavras: CABANA- CUBO- COPO- CEBOLA- CINEMA- MERCADO- SUCO-   Mostrar também palavras que tenham C no meio e no final da palavra.  Se possível assistir o vídeo: Clipe “As letras falam” no youtube; 
- Após a realização da atividade permanente os alunos devem ler os nomes das figuras e resolver o item a proposto no livro: pintar o nome caracol toda vez que encontrar; no item b, circular a palavra que indica o que só o caracol tem; no item c, escrever o nome do menino;
- Na atividade 3 estimular a recitação do nome das letras, coletivamente e em voz alta, como forma de memorização da sequência alfabética;
- Na atividade 1 da página 112 os alunos devem ler e ligar os nomes as figuras correspondentes; 
- Sintetizar o assunto e fazer o fechamento da aula;
- Para casa: atividade impressa:
AULA 5- Segunda-feira- 06/11/23
Atividade permanente: Observar as letras que estão no caracol, e escrever o maior número de palavras com elas; p.112
Eixo: escrita
Conteúdo: Construção do sistema de escrita alfabética. 
-A letra C (Ápis Mais p.112(ativ. 2,3), 113 (ativ. 4));	
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Corrigir a atividade de casa; 
- Apresentar oralmente o assunto da aula e as atividades que serão desenvolvidas;
- Entregar os livros didáticos e pedir aos alunos que abram na página 112;
- Formar duplas para a realização da atividade permanente: A dupla deve observar as letras contidas no caracol da atividade 2 do livro e escrever no caderno o maior número de palavras, com elas.sugerir 
aos estudantes que utilizem o alfabeto móvel para realizar a atividade. Socializar a atividade;
- A atividade 3 tem o objetivo de que os estudantes identifiquem semelhanças entre sons de sílabas mediais e finais. Ela tem também o objetivo de estimular a escrita espontânea de palavras de forma alfabética usando letras/grafemas que representam fonemas. Fazer leitura pausada da palavra caneca e ajudar os estudantes a identificarem o seu som final para então escreverem palavras que rimem com ela;
- Na atividade 4,propor que resolvam a cruzadinha da letra c e retomar as orientações de como preenchê-la. Ler a palavra central com os alunos. Pedirque observem as imagens e escolham uma para começar a preencher os quadradinhos com as letras que formam o nome da figura. verificar se os estudantes apresentam alguma dificuldade em relação à escrita da palavra cão, em razão do uso do til. Acompanhar os alunos durante a resolução da atividade;
- Socializar a atividade 3 com a participação dos alunos no quadro e corrigir as outras atividades coletivamente; 
- Sintetizar a aula e fechá-la;
- Para casa: atividade impressa
AULA 6- Terça-feira- 07/11/23
Atividade permanente: leitura de frase p.108
Eixo: Leitura
Conteúdo: Apreciação de poemas e outros textos versificados. (Ápis Mais p.108);
VOCABULÁRIO EM FOCO;
- Escolher o bicho que vai entrar na história e completar os versos:
- Leitura em duplas do Poema: O caracol.	
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Fazer correção do para casa;
- Expor oralmente o assunto da aula e as atividades que serão desenvolvidas na aula;
- Entregar os livros didáticos alunos para abrirem na página 108;
- Realizar a atividade permanente de alfabetização: propor que os alunos observem cada quadro de imagens e leiam silenciosamente as frases abaixo de cada um. Sortear alguns alunos para lerem as frases em voz alta;
- Explicar a atividade 2 para os alunos. Eles irão escolher o animal que vai entrar na história e completar os versos;
- Passar pelas mesas dando assistência aos alunos, fazendo as devidas intervenções, se necessário, quanto a escrita das palavras;
- Propor que os alunos leiam para os colegas os versos completados por eles;
- Formar duplas para treinarem a leitura do poema: O caracol;
- Propor que cada dupla leia uma estrofe do poema para os colegas;
- Tecer elogios para as duplas que realizarem a leitura;
- Retomar o assunto da aula e sintetizá-la fazendo o fechamento da mesma.
- Para casa:
AULA 7- Quarta-feira- 08/11/23
Atividade permanente de alfabetização: Leitura com ajuste (último verso do poema p.109)
Eixo: Leitura
Conteúdo: Apreciação de poemas e outros textos versificados. (Ápis Mais p.262,263,264)
-Leitura individual em voz alta;
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Fazer correção da tarefa de casa;
- Expor oralmente o assunto da aula e as atividades que serão desenvolvidas na aula;
- Realizar a atividade permanente de alfabetização: copiar no quadro branco o ultimo verso da história em versos “O caracol” e fazer leitura com ajuste com a turma;
- Entregar os livros didáticos aos alunos e ajudá-los a abrirem na página 262;
- Fazer leitura dos textos das páginas das páginas 262-264 para os alunos acompanharem;
- Propor que os alunos escolham um dos tres textos e treinem silenciosamente a leitura do texto escolhido;
- Passar pelas mesas dando assistência aos alunos;
- Pedir que cada aluno leia o texto escolhido, em voz alta;
- Tecer elogios aos alunos que lerem;
- Fazerr o fechamento da aula.
- Para casa:
AULA 7- Quinta-feira- 09/11/23
ATIVIDADE PERMANENTE: frase embaralhada p.113;
Eixo: escrita
Conteúdo: Construção do sistema de escrita alfabética. 
-A letra C (Ápis Mais p.113, 114);
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Corrigir o para casa;
- Expor oralmente o assunto da aula e as atividades que serão desenvolvidas na aula;
- Entregar os livros didáticos aos estudantes e ajudá-los a abrirem na página 113;
- Realizar a atividade permanente de alfabetização com os alunos: Ler as palavras embaralhadas, da frase , e perguntar: Desta forma que lemos, a frase tem sentido? Propor que organizem, coletivamente, as palavras para formar frase(s) com sentido. Pedir que os estudantes ditem as palavras na ordem certa para a professora escrever no quadro branco e ir fazendo intervenções, se necessário. Fazer leitura com ajuste da(s) frase(s) formadas com os alunos. Perguntar: Quantas palavras tem esta frase? Pintar os espaços entre as palavras na frase para que os alunos percebam onde começa e termina cada palavra.
- Ler o enunciado da questão 2 e palavras para os alunos. para que formem as frases;
- Dá tempo para que os estudantes tentem formar as frases sozinhos e depois socializar a atividade;
- Realizar a atividade mesma letra outro som, para que os alunos juntamente com a professora leiam as palavras e pintem de azul os nomes que começam com a letra c com o mesmo som de casa e pintem de verde os nomes que começam com a letra c com o mesmo som de cigarra;
- Fazer a correção da atividade, coletivamente, com a utilização do quadro branco.
- Fazer breve síntese da aula retomando o conteúdo;
- Fazer o fechamento da aula.
- Para casa: atividade impressa;
AULA 8- Sexta-feira- 10/11/23
Eixo: escrita
Conteúdo: Construção do sistema de escrita alfabética. 
-A letra C (Ápis Mais P.115,116);
DITADO DE PALMAS;
-Traçado da letra C;	
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Coriigir o para casa;
- Apresentar oralmente o assunto da aula aos alunos;
- Falar que a primeira atividade será um ditado de palmas e explicá-lo; 
- Ditar palavras iniciadas com a letra C. Os estudantes baterão palmas uma vez quando o som representado pela letra for /k/ e duas vezes quando for /s/. Usar apenas palavras iniciadas com a letra C para facilitar a discriminação do som pelos estudantes. Sugestões de palavras: Cecília, cinema, coruja, cadeira, cebola, cinto, cocada, Carmem, cipó, coco, cuia, cachorro, cera, cuidado, cereja, céu, capim, César, Celina;
- Entregar os livros didáticos aos alunos e ajudá-los a abrirem na página 115;
- Propor aos alunos que leiam o nome do personagem escritos em três tipos de letras, silenciosamente;
- Ler com os alunos a quadrinha da letra c, na página 116, e ao mesmo tempo executando o traçado da letra para os alunos visualizarem;
- Orientar os estudantes a fazerem o traçado da letra c nos quatro tipos de letras;
- Na questão 2, os alunos ligarão de vermelho as letras maiúsculas e de azul as minúsculas. Na questão 3 circularão a letra c nas palavras;
- Fazer a correção das atividades coletivamente e com a participação dos alunos no quadro branco;
- Fazer o fechamento da aula com breve síntese do assunto;
- Para casa:
AULA 9- Segunda-feira- 13/11/23
Atividade permanente de alfabetização: Alfabeto na lata;
Eixo: Produção (Ápis pág. 109, 110)
Conteúdo: Reescrita de histórias conhecidas (fábulas, contos de fadas e acumulativos).
-Produção coletiva;
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Corrigir a lição de casa;
- Apresentar oralmente o assunto da aula e as atividades que serão desenvolvidas;
- Realizar a atividade permanente de alfabetização: Entregar uma lata com alfabeto móvel para a primeira criança da primeira fila e colocar uma música para tocar enquanto elas passam a lata para os colegas. De vez enquantopara-se a música e a criança que estiver com a lata na mão, abre e tira uma letra, fala o nome desta letra e seu som e vai ao quadro escrever uma palavra iniciada com esta letra;
- Entregar os livros didáticos aos alunos e ajudá-los a abrirem na página 109;
- Explicar aos estudantes que agora chegou a hora da produção, vamos aumentar a história em versos “O caracol”, acrescentando novos animais. Pedir que observem as figuras dos tres animais contidos na atividade proposta e leiam seus nomes. Depois ler para os alunos: imaginem que em seu caminho o caracol tenha encontrado estes animais: peixe, cão, coelho o que será que ele pode ter desejado ao encontrar esses bichinhos? 
- Na página 110, fazer um registro coletivo em que o professor escreve o que os estudantes produziram oralmente. Durante o registro, chamar a atenção para algumas convenções da escrita: espaçamento entre as palavras, pontuação, uso do travessão, o formato de versos (um em cada linha) e a completude de cada um deles;
- Após terminar de completar os versos fazer leitura coletiva e orientar os alunos a completarem os versos no livro;
- Acompanhar aos alunos durante a escrita/cópia no livro;
- Fazer o fechamento da aula;
- Para casa:
AULA 10- Terça-feira- 14/11/23
Eixo: escrita
Conteúdo: Construção do sistema de escrita alfabética e ortografia: 
Jogos de alfabetização:
Alfabéticos: ABC Montando palavras
Não alfabéticos: Primeiras sílabas;
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Corrigir a tarefa de casa;
- Falar para os alunos que hoje iremos montar palavras através de jogos;
- Orientar as crianças como devem se comportar durante os jogos;
- Formar grupos e entregar os jogos;
- Explicar as regras de cada jogo;
- Propor que iniciem os jogos;
- Acompanhar os grupos observando as questões que estão se pondo e fazer intervenções;
- Propor que ao terminarem de montar, leiam todos as palavras novamente;
- Ajudar os alunos na leitura das palavras montadas.
- Pedir aos estudantes que arrumem os jogos;
- Recolher e guardar os jogos.
AULA 11- Segunda-feira- 20/11/23
Atividade permanente de alfabetização: lista de aves
PROJETO DIVERSIDADE ETNICO RACIAL: A ÁFRICA E NÓS: 1ª etapa
Eixo: oralidade:
Conteúdo: Escuta atenta
 exploração do livro “Bruna e a Galinha D’Angola;
Assistir o vídeo da história;
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Realizar a atividade permanente de alfabetização: propor que os alunos ditem nomes de aves para a professora escrever no quadro branco. Os alunos falam os nomes e com que letras se escrevem cada palavra. Fazer leitura com ajuste da lista produzida;
- Colocar os alunos sentados em círculo e iniciar a aula  com algumas perguntas problematizadoras para observar o que as crianças já sabem ou não sobre o assunto:
-Vocês conhecem uma galinha d’angola?
-Por que ela tem esse nome?
- Vocês já ouviram em algum lugar o nome Angola? - Como são as cores desse animal?
-Podemos comer a carne desta ave?
-Como ela vive, se alimenta, se reproduz?
-Você conhece alguma música ou história que fala sobre essa ave?
Deixar as crianças falarem tudo que sabem sobre a galinha de Angola e também o que elas imaginam sobre essa ave;
- Apresentar o livro “Bruna e a Galinha D’Angola”, falar sobre o assunto do livro (cultura afro brasileira), sobre a autora, ilustrador... Falar que a avó da menina, personagem do livro, tinha vindo da África;
-Apresentar às crianças, o globo terrestre e mostrar onde fica a África;
para os alunos e explorar as imagens , titulo, 
- Ler a sinopse do livro:Uma menina chamada Bruna, através da ajuda da avó e do tio encontra um animal para lhe fazer companhia, uma galinha d’Angola. A partir daí encontra amigas e descobre tradições sobre as origens da avó que remontam ao continente africano, neste caso, a Angola. Assim se passam tradições orais entre os povos, pelos contos de histórias;
- Projetar o video da história e assistir com os alunos:
- Socializar a história por meio de perguntas e respostas explorando a oralidade dos alunos:
Quais são os principais personagens?são: a menina Bruna, sua avó Nanã e a galinha Conquém.
Quem era Ósún?
De onde veio a vovó Naná e o que ela trouxe?
Com o que Bruna sonhou?
O que o tio de Bruna ensinou para ela?
Porque Bruna fez uma galinha de barro?
Qual foi o presente que Bruna ganhou no seu aniversário?
As meninas da aldeia, que não eram amigas de Bruna, se aproximaram dela. Expliquem o motivo e o que elas fizeram juntas?
O que as meninas encontraram no quintal e o quê aconteceu depois?
Vocês gostaram do final da história? Por quê? 
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 12- Terça-feira- 21/11/23
PROJETO DIVERSIDADE ETNICO RACIAL: A ÁFRICA E NÓS: 2ª etapa
Eixo: Leitura
Conteúdo: Textos narrativos de maior porte.
Texto: “Bruna e a Galinha D’Angola;
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Retomar a aula anterior;
- Falar o assunto da aula para os alunos;
- Apresentar o cartaz com um trecho do texto “Bruna e a galinha de angola”:
· Fazer a leitura coletiva;
· Fazer a leitura acompanhando com o dedo; 
· Fazer o ajuste do falado ao escrito;
· Identificar os personagens e destacar seus nomes;
· Identificar o personagem principal;
· Identificar a ideia principal do texto 
- Entregar aos alunos o texto “Bruna e a galinha de angola:
BRUNA E A GALINHA D'ANGOLA
GERCILGA DE ALMEIDA
BRUNA ERA UMA MENINA QUE SE SENTIA MUITO SOZINHA. SUA AVÓ VEIO DA ÁFRICA E SEMPRE LHE CONTAVA HISTÓRIAS. UMA QUE ELA GOSTAVA MUITO ERA A DO PANÔ DA GALINHA QUE SUA AVÓ TROUXERA DA ÁFRICA. 
“CONTA A LENDA DE UMA ALDEIA AFRICANA QUE ÓSÚN ERA UMA MENINA QUE SE SENTIA SÓ E PARA LHE FAZER COMPANHIA RESOLVEU CRIAR O QUE ELA CHAMAVA DE " O SEU POVO”. FOI ASSIM QUE SURGIU CONQUÉM, A GALINHA D’ANGOLA.
BRUNA ENTÃO PEDIU A SEU TIO QUE ERA UM BOM OLEIRO, QUE LHE ENSINASSE A TRABALHAR COM BARRO. BRUNA ENTÃO MODELOU NA ARGILA A GALINHA D’ANGOLA E PASSOU A BRINCAR COM ELA.
NO DIA DE SEU ANIVERSÁRIO, SUA AVÓ LHE DEU UMA GALINHA D’ANGOLA DE VERDADE QUE ANDAVA E GRITAVA:
_ CONQUÉM! CONQUÉM!
AS OUTRAS CRIANÇAS DA ALDEIA QUE NÃO BRINCAVAM COM BRUNA FORAM SE APROXIMANDO DELA E PEDINDO PARA BRINCAR COM A CONQUÉM, AÍ BRUNA ARRANJOU MUITAS AMIGAS E FIZERAM MUITAS GALINHAS DE BARRO IGUAIS A CONQUÉM.
UM DIA AS CRIANÇAS ACHARAM NO BAÚ DA AVÓ DE BRUNA UM PANÔ QUE CONTAVA A LENDA AFRICANA DOS ANIMAIS QUE AJUDARAM A CONQUÉM NA CRIAÇÃO DO MUNDO E DE SEU POVO. CONQUÉM ESPALHOU AS SEMENTES NA TERRA, O LAGARTO DESCEU PARA VER SE A TERRA ERA FIRMA E O POMBO FOI AVISAR AOS OUTROS ANIMAIS QUE PODIAM VIR POVOAR AQUELE LUGAR.
BRUNA E SUAS AMIGAS FICARAM MUITO CONHECIDAS, PORQUE TODOS DA ALDEIA SE JUNTAVAM PARA OUVIREM A HISTÓRIA DO PANÔ.
SUA AVÓ RESOLVEU ENSINAR AS MENINAS A PINTAREM TECIDOS, COMO OS QUE ELA FAZIA NA ÁFRICA, ISSO FEZ COM QUE A ALDEIA FICASSE CONHECIDA.
FOI ASSIM QUE TODAS AS PESSOAS DA ALDEIA DE BRUNA DECIDIRAM TORNÁ-LA MAIS BONITA E PINTARAM SUAS CASAS COM AS CORES DOS PANÔS DA GALINHA D’ANGOLA.
UM DIA A CONQUÉM SUMIU E TODAS AS MENINAS SAÍRAM A SUA PROCURA CHAMANDO:
_ CONQUÉM, ONDE VOCÊ ESTÁ?
COM QUEM NÓS VAMOS BRINCAR?
TANTO PROCURARAM QUE A ACHARAM ESCONDIDA NO MATO. AS MENINAS ENCONTRARAM UM NINHO COM UM BELO OVO QUE ELA PROTEGIA E CHOCAVA.
TEMPOS DEPOIS, CADA MENINA DA ALDEIA TINHA SUA GALINHA D’ANGOLAE ATÉ HOJE O POVO DAQUELA ALDEIA CONTA A HISTÓRIA DE BRUNA E DA GALINHA D’ANGOLA PARA AQUELES QUE COMPRAM OS BELOS TECIDOS PINTADOS PELAS MENINAS.
-Propor que façam a leitura silenciosa;
-Fazer leitura para os alunos acompanharem;
-Depois propor que alguns alunos leiam trechos do texto;
- Colar o texto nos cadernos dos alunos; 
- Fazer o fechamento da aula.
- Para casa:
AULA 13- Quarta-feira- 22/11/23
Atividade permanente de alfabetização: leitura com ajuste: trecho do texto: Bruna e a galinha D’Angola;
PROJETO DIVERSIDADE ETNICO RACIAL: A ÁFRICA E NÓS:3 ª etapa
-Eixo: leitura e escrita
Conteúdo: Textos narrativos de maior porte.
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Vistar o para casa;
- Retomar a aula anterior;
- Falar o assunto da aula de hoje;
- Fazer novamente leitura com ajuste de trecho da história: Bruna e a galinha D’angola;
- Fazer leitura coletiva da história que os alunos já tem coladas no caderno;
- Entregar atividades de escrita, impressa para os alunos;
 
- Explicar as atividades e resolver a atividade 1 coletivamente (VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA;
- Passar pelas mesas dando assistência aos alunos;
- Socializar a atividade 2 com a participação dos alunos no quadro;
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 14- Quinta-feira- 23/11/23
PROJETO DIVERSIDADE ETNICO RACIAL: A ÁFRICA E NÓS: 4ª etapa: eixo: escrita alfabética
Conteúdo: Construção do sistema de escrita alfabética e ortografia:
leitura do conto africano: como surgiu a galinha D’Angola;
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Retomar a aula anterior;
- Falar para os alunos o assunto da aula e as atividades que serão desenvolvidas;
- Entregar impresso, aos alunos, o conto africano: como surgiu a galinha d’angola;
CONTO AFRICANO: COMO SURGIU A GALINHA D”ANGOLA
            ANTIGAMENTE AS AVES VIVIAM FELIZES NOS CAMPOS E FLORESTAS 
AFRICANAS, ATÉ QUE A INVEJA SE INSTALOU ENTRE ELAS TORNANDO INSUPORTÁVEL A CONVIVÊNCIA.
            NESSA OCASIÃO, QUASE TODOS OS PÁSSAROS PASSARAM A INVEJAR A FAMÍLIA DO MELRO, QUE ERA MUITO BONITO. O MACHO, COM SUA PLUMAGEM NEGRA E SEU BICO AMARELO –ALARANJADO, DESPERTAVA EM TODOS A VONTADE DE SER IGUAL A ELE. AS FÊMEAS TINHA O DORSO PRETO, O PEITO PARDO-ESCURO, MALHADO DE PARDO-CLARO, E A GARGANTA COM MANCHAS ESBRANQUIÇADAS. ELAS CAUSAVAM INVEJA MAIOR AINDA.
            O MELRO, VAIDOSO, CERTO DE SUA BELEZA, PROMETEU QUE SE TODAS AS AVES O OBEDECESSEM USARIA SEUS PODERES MÁGICOS E OS TORNARIA NEGROS COM PLUMAGEM BRILHANTE. ENTRETANTO, OS PÁSSAROS LOGO COMEÇARAM A DESOBEDECÊ-LO. ENTÃO ELE, FURIOSO, JUROU VINGANÇA, ROGOU-LHES UMA PRAGA E DEU-LHES CORES E ASPECTOS DIFERENTES.
            PARA A GALINHA D”ANGOLA, DISSE QUE SERIA MAGRA E SENTIRIA FRAQUEZA CONSTANTE. FEZ COM QUE SEU CORPO SE TORNASSE PINTADO ASSIM  COMO O DE UM LEOPARDO. DESSA FORMA, SERIA DEVORADA POR AQUELES FELINOS, QUE NÃO SUPORTARIAM VER OUTRO ANIMAL QUE TIVESSE O CORPO TÃO BELO, PINTADO DE UMA MANEIRA SEMELHANTE AO DELES. ELA PAGARIA ASSIM POR SUA INVEJA. E FOI ISSO QUE ACONTECEU.
            DESDE ESSE DIA A GALINHA D”ANGOLA, EMBORA SEJA MUITO ESPERTA E VOE PARA FUGIR DOS CAÇADORES, VIVE RECLAMANDO TO FRACA, TO FRACA. COM SUAS PERNINHAS MAGRAS, FOGE COM SEU BANDO ASSIM QUE SURGE ALGUM PERIGO E É MUITO DIFÍCIL ALCANÇÁ-LA. SUAS PENAS, CINZAS, BRANCAS OU AZULADAS, SÃO SEMPRE MANCHADINHAS DE ESCURO TORNANDO AS GALINHAS D”ANGOLA BELAS E COBIÇADAS.
- Fazer leitura para os alunos acompanharem;
- Conversar com os alunos sobre o texto lido;
- Entregar atividade de escrita sobre o livro Bruna e a galinha d’angola;
 
- Explicar as atividades e dá tempo para os alunos resolverem;
- Acompanhar os alunos durante a resolução da atividade fazendo as devidas intervenções;
- Socilaizar a atividade com a participação dos alunos no quadro;
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 15- Sexta-feira- 24/11/23
Atividade permanente:
Roda de leitores -Ação do projeto Viajando no Mundo da Leitura
PROJETO DIVERSIDADE ETNICO RACIAL: A ÁFRICA E NÓS: 5ª etapa
Texto informativo sobre a galinha D’Angola;
Vídeos;
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Retomar a aula anterior;
- Falar o assunto da aula e as atividades que iremos realizar;
- Ler para os alunos texto informativo sobre a galinha d’angola:
Também chamada de galinha-da-guiné, galinha-da-índia, galinhola, angolinha, cocá e coquém, a galinha-d’angola ainda conta com exemplares nas versões cinza, cinza-claro, branca e pampa. Tem origem na região sul do Saara, na África, e aqui chegou no período da colonização, trazida pelos portugueses.
Além da beleza, a galinha-d’angola fornece carne com sabor de ave de caça, lembrando a do faisão, e ovos nutritivos, que podem contribuir para a renda mensal do criador, caso a intenção seja vender os produtos para obter lucro com a atividade.
O comércio de matrizes, filhotes ou aves ornamentais é mais uma opção para o produtor, que deve lembrar que a existência de um mercado comprador próximo às instalações do plantel é uma das condições para assegurar o retorno do investimento.
Por ser resistente e rústica, a galinha-d’angola raramente adoece, facilitando ainda mais a criação, que é de baixo custo, com engorda rápida e produtiva e ninhadas de até 60 ovos. É um animal ideal para viver em sítios, fazendas e em quintais de residências, onde em um pequeno espaço um galinheiro pode ser montado pelo próprio criador e com materiais existentes no local, como pedaços de madeira, pregos e telas de arame.
Sem exigir alimentação muito elaborada e, portanto, de preço elevado, o manejo da ave é barato. Consumidora de insetos, gafanhotos, cigarrinhas das pastagens, lagartas de esterco de gado, formigas, cupins e carrapatos, a galinha-d’angola também é considerada importante no controle biológico do meio ambiente.
Por ser arisca, pode ajudar na guarda da propriedade. A galinha-d’angola cacareja imediatamente se percebe a presença de estranhos ou qualquer anormalidade por perto. E como voa e corre com velocidade, tem habilidade para escapar de qualquer ameaça ou ataque de predadores.
 REPRODUÇÃO Inicia-se de seis a oito meses de idade. Com um manejo correto, é possível ter de duas a três posturas entre agosto e dezembro, produzindo de 50 a 60 ovos. Contudo, como as galinhas-d’angola nem sempre são boas mães, recolha os ovos para colocá-los em incubadoras com temperatura entre 37 ºC e 38 ºC, seguindo as instruções dos fabricantes. Outra alternativa é usar uma galinha comum para chocar os ovos. Após o nascimento, depois de 28 dias de choco, mantenha os filhotes separados da criação por 30 dias.
- Entregar aos alunos um resumo do texto com atividades de fixação;
 ATIVIDADES:
1- QUE OUTROS NOME A GALINHA D’ANGOLA É CHAMADA:
___________________________________________________
___________________________________________________ 
2- O QUE A GALINHA D’ANGOLA NOS FORNECE?
___________________________________________________ 
___________________________________________________ 
3- SEGUNDO O TEXTO A GALINHA D’ANGOLA É CONSUMIDORA DE QUAIS INSETOS?
____________________________________________________ 
____________________________________________________
4- CONFORME O TEXTO LIDO, COM UM MANEJO CORRETO, É POSSÍVEL A GALINHA D’ANGOLA TER DE DUAS A TRÊS POSTURASENTRE AGOSTO E DEZEMBRO, PRODUZINDO:
(A) DE 05 A 06 OVOS. (C) DE DE 50 A 600 AVOS.
(B) DE 05 A 60 OVOS. (D) DE 50 A 60 OVOS.
-Levar para a sala imagens de outras aves da África e montar um mural;
-Assistir vários pequenos vídeos sobre a galinha de Angola: Como os pintinhos nascem, de que precisam para viver, a origem da galinha de Angola, os tipos de galinha de Angola.
Sugestões de vídeos:
 
 
- Fazer o fechamento da aula.
- Para casa:
Sábado -25/11/23 - CULMINÂNCIA DO PROJETO ÁFRICA E NÓS.
AULA 16- Segunda-feira- 27/11/23
Atividade permanente de alfabetização: Alfabeto na lata;
Eixo: Leitura
Conteúdo: Leitura e compreensão de listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas e instruções de montagem.(Ápis Mais p.157,158)
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
-Corrigir o para casa;
- Realizar a atividade permanente de alfabetização: Entregar uma lata com figuras dentro, para a primeira criança da primeira fila e colocar uma música para tocar enquanto elas passam a lata para os colegas. De vez enquanto para-se a música e a criança que estiver com a lata na mão, abre e tira uma figura, fala o nome do que está representado na imagem, a letra inicial do nome desta figura e seu som e vai ao quadro escrever o nome desta figura. A professora faz as cabíveis intervenções no momento da escrita ou depois que o aluno terminar de escrever a palavra;
- Entregar os livros aos alunos para que abram na página 157;
- Ler com os alunos o texto de contextualização;
- Após a leitura compartilhada do texto do boxe de antecipação da leitura, incentivar os estudantes a falar/relembrar sobre os itens que julgarem essenciais em um convite – lugar, data, hora, remetente, destinatário, descrição do evento;
- encorajar os alunos para a observação do convite antes da realização da leitura compartilhada do texto. Orientá-los a observar os detalhes, como o formato e a distribuição das palavras e da imagem no papel. Instigar a comparação do formato deste tipo texto com o de textos das unidades anteriores para identificar semelhanças e diferenças entre os gêneros já estudados. Por exemplo: linha contínua ou versos, presença ou não de título, observação do suporte, etc
- Copiar o texto/convite no quadro branco e fazer leitura compartilhada com os alunos;
-Levar os estudantes a perceber que, diferentemente de textos estudados anteriormente, no gênero convite não é necessário haver título;
- Propor que realizem as atividades de compreensaõ do texto. Ler os comandos e certificar-se de que entenderam o que deve ser feito. Dá tempo para os alunos pensarem e busarem as respostas de cada questão;
- As atividades de 1 a 6 têm o propósito de levar os estudantes a identificar a função sociocomunicativa do convite, considerando a circulação deste gênero em esferas da vida social das quais os estudantes participam, de modo que reconheçam para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu e a quem se destinam. Na atividade 6 ao assinalar o que não pode faltar em um convite, os estudantes respondem à questão que antecedeu a leitura do texto;
- Corrigir as atividades coletivamente;
- Sintetizar a aula fazendo o fechamento da mesma.
 AULA 17- Terça-feira- 28/11/23
Eixo: escrita
Conteúdo: Construção do sistema de escrita alfabética e ortografia: 
Jogos de alfabetização:
Alfabéticos: Palavras cruzadas
Não alfabéticos: dominó divisão silábica.
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
-Apresentar oralmente o assunto da aula enfatizando sua importância;
- Formar grupos e entregar os jogos aos grupos;
- Explicar aos alunos as regras dos jogos e propor que iniciem as jogadas;
- Passar pelos grupos observando as questões que estão se colocando e dá assistência aos alunos fazendo intervenções cabíveis;
- Orientar os grupos a fazerem leitura sempre a leitura do texo/palavras formadas por eles e os colegas no final de cada jogada;
- Ao término dos jogos, pedir que os alunos organizem as peças dos jogos com cuidado e depois guardá-los;
- Fazer retomada do conteúdo e fechar a aula.
AULA 18- Quarta-feira- 29/11/23
Atividade permanente de alfabetização: Leitura lista dos meses dos anos;
Eixo: Leitura
Conteúdo: Leitura e compreensão de listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas e instruções de montagem. (Ápis Mais p.159, 160(ativ.1,2)
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Expor oralmente o assunto da aula e as atividades que serão realizadas;
- Escrever uma lista com os nomes dos meses do ano e fazer leitura com ajuste com os alunos;
- Entregar os livros dos alunos e pedir que abram na página 159;
- Pedir que observem o quadro e perguntar: o que está representado na página? Como é o formato deste texto? ;
- Ler novamente com os alunos o calendário do ano de 2023 contido na página e explorar com os alunos algumas questões sobre a quantidade de meses tem um ano, dias da semana, quantidade de dias de cada mês, quantas semanas tem um mês...
- Propor a realização da atividade e ler os comandos para os alunos fazerem a resolução;
- Na página 160, ler o texto que explica para que serve a agenda e orientar que os alunos realizem as atividades 1 e 2;
- Socializar as atividades;
- Fazer breve retomada do assunto da aula e fechá-la.
AULA 19- Quinta-feira- 30/11/23
Atividade permanente de alfabetização: escrita de lista de alimentos da festa de aniversário; 
Eixo: escrita
Conteúdo: Construção do sistema de escrita alfabética e ortografia. (Ápis Mais p.164) 
-Reconhecimento a separação das palavras por espaços em branco na escrita de uma frase.
-Ordem alfabética.
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto: O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Apresentar aos alunos os assuntos da aula e o que será desenvolvido durante a aula;
- Falar aos alunos que primeiramente iremos escrever uma lista de alimentos que tem em festa de aniversário. Propor que os alunos ditem para a professora escrever no quadro, os nomes e as letras com que se escreve cada palavra. Ao terminar de escrever a lista fazer leitura com ajuste dos nomes e pedir que escrevam a lista no caderno;
- Entregar os livros aos alunos para que abram na página 164;
- ler para os alunos uma a uma das questões explicando e dando tempo para fazerem a resolução das atividades;
- Na atividade 7 pedir que utilizem o silabário móvel para a formação de palavras;
- Na atividade 8 dá explicações sobre o que é ordem alfabético e propor a resolução coletiva da atividade.
- Socializar as atividades;
- Sintetizar oralmente os assuntos da aula;
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 20- Sexta-feira- 01/12/23
Eixo: Oralidade
Conteúdo: Características da conversação espontânea presencial./ Aspectos não linguísticos(paralinguísticos) no ato da fala.(Ápis Mais p.160)
PRÁTICA DE ORALIDADE CONVITE FALADO 
UM DIA DIFERENTE
Atividades permanentes: 
· Momento inicial: projeto conhecendo valores e construindo a cidadania;
· Leitura feita pela professora:Gênero:conto:O Rei maluco e a rainha mais ainda.
· Calendário, chamada, pauta no quadro (escrita e socialização);
· Leitura coletiva do alfabeto;
· Escrita do nome próprio.
Procedimentos:
- Falar aos alunos que hoje iremos produzir um convite;
- Entregar os livros dos alunos para juntos lermos as orientações para a produção;
- Propor aos alunos fazermos uma produção coletiva;
- Fazer uma votação para saber que tipo de convite a turma irá fazer. Sugestões: Passeio, partida de futebol, gincana, jogo, lanche, cinema, noite do pijama. 
- Após a turma decidir qual será o convite, decidir também para que evento é o convite; para quem ele será enviado (nome do convidado); data, local e hora do evento; nome de quem está convidando; 
- Escrever no quadro branco o convite ditado pelos alunos;
- Após terminar de escrever, ler o convite com os alunos e pedir que escrevam num pedaço de papel cartão ou cartolina e depois façam uma ilustração.
- Expor a produção dos alunos no mural ou varal;
- Fazer o fechamento da aula.
	VALORES ATITUDINAIS DESENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES/ SITUAÇÕES
	INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
	RECURSOS
	· Respeito;
· Responsabilbidade;
· Dedicaçao;
· Autoconfiança;
· Proatividade;
· Persistencia;
· Educação.
	A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades dos alunos. Além disso, será avaliado o desempenho dos alunos durante o desenvolvimento das atividades.
	· Datashow
· Livro didático;
· Impressora;
· Papel A4;
· Lápis de cor;
· Caderno;
· Teoura sem ponta
· Borracha.
· Quadro branco;
· Pincel
· Livro de história infantil: Bruna e a galinha d´angola. (Gercilga de Almeida)
· vídeos informativos sobre a galinha de Angola.
· Vídeo sobre o livro em questão.
· Vídeo da música em questão.
· Mural;
· giz de cera,
· tinta guache,
· massa de modelar, 
· globo terrestre.
	REFERÊNCIAS
	Plano de curso Unificado 1º ano...
Ápis Mais: : Língua Portuguesa: 1º ano/ Ana Trincone, Terezinha Bertin, Vera Marchezi. ---1. ed. --São Paulo: Editora Ática S.A., 2021- ( livro do estudante e manual do professor)
Google:
Apostila das famílias silábicas: https://cantinhoensinarvivianrosa.com.br
https://onlinecursosgratuitos.com/60-atividades-com-a-letra-c-para-imprimir...
www://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2021/07/atividades-com-letra-r-e-plano-de-aula.html
	DEVOLUTIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO:
	
ESCOLA MUSTAFA ALMEIDA TOBU
	PLANEJAMENTO QUINZENAL
	PROFESSOR(A): Missiane/ Veronica
	COMPONENTE CURRICULAR:
Ciencias
	ANO/SÉRIE: 1º ano
	TURMA: “A” E “B”
	COORDENADOR(A): Marta
	AULAS PREVISTAS:
 8 aulas 
	EXECUÇÃO:30/10 a 30/11.
	OBJETIVOS/CAPACIDADES:
	· Comunicar de modo oral, escrito e através de desenhos ou outras representações gráficas, suas perguntas, suposições, dados e conclusões, valorizando as diferentes observações dos colegas e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias e registros.
	CONTEÚDOS:
	HABILIDADES:
•Disponibilidade para participar das atividades diárias de cuidado com a higiene do corpo ou do ambiente.
•Relações entre os cuidados dos seres humanos com o meio ambiente e sua preservação.
•Explicitação de hipóteses e deduções feitas, a partir de imagens e títulos de textos de interesse científico lidos pelo professor.
•Uso da escrita como registro de atividades de Ciências, acompanhando o desenho ou outra forma de representação gráfica ou tridimensional (como as coleções).
	OBJETO DE CONHECIMENTO:
• Histórias de invenções tecnológicas. 	
• Importância da higiene com o corpo e preservação do meio ambiente.
	COMPETÊNCIA(S) DA BNCC:
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
	DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E/OU PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	
AULA 1- Segunda-feira- 30/10/2023
CONTEÚDO: Histórias de invenções tecnológicas. (Ápis Mais p.108-111)
-Roda de conversa: Indo cada vez mais longe;
-Observação de imagens;
-Atividade prática: construindo seu próprio avião;
Procedimentos:
· - Apresentar oralmente o assunto da aula e perguntar aos alunos quais meios de transportes eles conhecem;
· - Entregar os livros didáticos aos alunos e ajudá-los a abrirem na página 108;
· - Explorar com os estudantes a imagem de abertura do capítulo, que mostra crianças brincando em um veículo híbrido (carro- avião-foguete). Depois, aproveitar para comentar a pergunta feita pelo mascote, ampliando o debate: “Quais são os que vocês mais utilizam?”; “O que vocês pensam a respeito de meios de transporte?”; “Vocês gostam de viajar? Que meios de transporte já utilizaram para isso?”; “Qual meio de transporte vocês ainda não usaram e gostariam de usar?”.
· - Na página 109-atividade prática-entregar folhas de papel aos alunos e explicar a eles que planadores são aeronaves que voam apenas com o auxílio das asas, sem participação do motor (a asa-delta é um exemplo de planador). Ler com os alunos o passo a passo de como fazer o avião de papel para que os alunos sigam as instruções e façam a dobradura;
· - Realizar com os alunos as atividades de escrita propostas nas páginas 110 e 111;
· - Corrigir as atividades coletivamente com a utilização do quadro branco;
- Sintetizar a aula e fechá-la.
AULA 2- Segunda-feira- 06/11/2023
CONTEÚDO: Histórias de invenções tecnológicas. (Ápis Mais p.112,113)
-Estudo do texto: Rumo ao espaço;
-Leitura: Santos Dumont, o homem que queria ter asas;
Procedimentos:
- Conversa informal sobre o assunto em estudo;
· - Entregar os livros didáticos aos alunos e pedir que abram nas páginas 112 e 113;
· - Propor aos estudantes que observem as imagens das páginas e deem seus palpites sobre o que o texto trata;
· - Pedir aos estudantes que “passem os olhos” no texto e identifiquem os termos em destaque. Inicialmente, ler esses termos com eles, procurando ressaltar as sílabas tônicas de cada termo ao pronunciá-los;
· - Ler o texto com os alunos o texto: Rumo ao espaço com os alunos. Durante a leitura conjunta, procurar associar o tema tratado no texto com o conhecimento anterior dos estudantes: Quais são os meios de transporte aéreos que conhecemos?. Após a leitura, convidá-los a reler o texto individualmente. Desafiá-los, nessa releitura, a localizar no texto expressões como “no início do século” e “a partir de”, que dão encadeamento aos parágrafos e localizam o acontecimento no tempo. Incentivá-los a usar essas expressões em seus textos e quando estiverem conversando 
sobre os meios de transporte aqui apresentados. 
· - Durante os debates sobre o conteúdo do texto, ao falar sobre balões aéreos, comentar com os estudantes que hoje em dia os balões modernos são usados geralmente para o lazer;
· - Ler também para os alunos o texto:Santos Dumont, o homem que queria ter asas:
Santos Dumont, o homem que queria ter asas 
O homem não é passarinho, mas sempre quis voar. E sabe quem realizou esse desejo? Um brasileiro [...]: Alberto Santos Dumont. Há quase 100 anos ele fez um avião levantar voo pela primeira vez: o 14-Bis! [...] Na primeira tentativa, Santos Dumont colocou em um balão comprido um motor de automóvel e um leme, como o de um barco, para guiar. O balão, chamado Dirigível no 1 ficou muito bonito, levantou voo e… caiu. Mas Santos Dumont não desistiu. Rapidamente botou de pé o Dirigível no 2, que… também caiu. Só com um terceiro dirigível o brasileiro conseguiu realizar seu desejo de voar em um balão que pudesse controlar! Então, quis fazer um balão que desse a volta na Torre Eiffel. E não é que conseguiu?! Com essa invenção, ganhou o prêmioDeutsche, muito importante na aviação. [...] Depois dos balões, no entanto, Santos Dumont começou a querer criar uma máquina que voasse mesmo sendo mais pesada que o ar. Por isso, pensou em construir um avião com asas e rabo na frente, para ajudar a levantar voo. E conseguiu! O famoso 14-Bis decolou pela primeira vez no dia 23 de outubro de 1906. [...] Em 1907, construiu outro avião, o Demoiselle e, em 1909, lançou o Demoiselle novo. Esse ultraleve [...] foi o primeiro avião produzido em larga escala [...]. 
MEIRELLES, C. Santos Dumont, o homem que queria ter asas. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 10 maio 2005. Disponível em: https://tedit.net/slpt3s. Acesso em: 30 maio 2021.
- Após a leitura deixar as crianças se expressarem sobre o que ouviram;
- Continuar com as atividades do livro:
- Na atividade 2 no item a, estimular os estudantes a identificar no texto da página anterior os nomes dos meios de transporte. No item b, incentivar os estudantes a recontarem o que aprenderam com a leitura do texto. É importante dar tempo e deixá-los a vontade para se expressarem. Procurar favorecer o desenvolvimento da linguagem, orientando-os a usarem expressões para “marcar” o tempo, tais como “a partir de”, “naquela época”, “hoje em dia”, etc. Concluídas as atividades, utilizar a linha do tempo apresentada na página 113 para conversar com eles sobre o fato de que o conhecimento científico-tecnológico faz parte de nosso dia a dia e se modifica com o passar do tempo. Esse conhecimento tem um aspecto prático e também dinâmico, porque está em constante interação com o exercício das profissões e a vida social. 
- Fazer breve síntese da aula e fechá-la.
AULA 3 - Quinta-feira- 09/11/2023
CONTEÚDO: Histórias de invenções tecnológicas. (Ápis Mais p.114,115,116,117)
-Observação de imagens;
-Leitura de legendas;
-Procedimento de estudos: Leitura de esquema;
Procedimentos:
- Retomar a aula anterior;
- Expor oralmente o assunto da aula;
- Entregar os livros aos alunos e pedir que observem as imagens dos quadros;
- Inicialmente, antes de ler as legendas com os estudantes, pedir a eles que numerem de 1 a 4 a sequência de ocorrência dos eventos. Depois de ler as legendas, pedir que numerem novamente as fotografias. Por fim, promover o debate: “A numeração feita inicialmente está de acordo com a numeração feita agora, depois da leitura das legendas?”. 
- Incentivar os alunos a observarem que o ônibus espacial, no momento da partida (fotografia 1), está acoplado a foguetes muito potentes. São esses foguetes que impulsionam a espaçonave para fora do planeta (fotografia 2). Para retornar ao planeta, esses foguetes não são necessários (fotografia 4). A fotografia 3 foi obtida da ISS (International Space Station; em português, Estação Espacial Internacional), que pode ser vista à esquerda na fotografia; o ônibus espacial está à direita;
- Enfatizar a importância de os estudantes comunicarem informações de maneira objetiva e precisa;
- Na página 115 con tinua a leitura de legendas para a associação com as fotografias mais adequadas;
- Na página 116 reproduzir o esquema no quadro branco e retomar o significado de meios de trasnportes para então ler com os alunos;
- Propor a resolução de forma coletiva, da atividade da página 117 para que a professora escreva as respostas no quadro e as crianças copiem no livro;
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 4- Segunda-feira:13/11/23
CONTEÚDO: Histórias de invenções tecnológicas. (Ápis Mais p.118,119)
-Observação de imagens;
-Atividade de sistematização;
Procedimentos:
- Apresentar o assunto da aula, retomando a aula anterior;
- Entregar os livros aos alunos e ajudá-los a abrirem na página 118;
- Ler o poema da atividade 1 para os alunos e verificar se durante os debates os estudantes usam a expressão “meios de transporte” para explicar o que a ideia das “caixas que andam” representa. 
- Na atividade 2 os alunos irão desenhar mais “caixas que andam” e que tenham diferentes formatos;
- Projetar a imagem da atividade da página 119 no data-show e explicar a atividade para os alunos propondo primeiramente uma observação da imagem para expressarem o que ela representa e resolver coletivamente dando tempo para cada um pensar e então socializar as respostas;
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 5: Segunda-feira- 20/11/23
CONTEÚDO: Importância da higiene com o corpo e preservação do meio ambiente.(Buriti Mais p.56,57);
-Roda de conversa: Cuidados com o ambiente;
-Pesquisa: Preencher o gráfico como cuido do ambiente;
Procedimentos:
- Expor o assunto da aula para os alunos;
- Fazer uma roda de conversa sobre sobre cuidados com o ambiente e a importância de um ambiente saudável para a nossa saúde;
- Entregar cópias das páginas 56 e 57 do livro “Buriti mais” para os alunos;
- Ler com os estudantes os textos sobre os cuidados com o ambiente dando oportunidade para os alunos expressarem seus entendimentos sobre o que foi lido;
- Ler para os alunos os comandos das atividades;
- Na atividade 1, realizar a pesquisa para o preenchimento do gráfico, de forma coletiva;
- Na atividade 2, instigar os estudantes a perceber que os cuidados com o ambiente depende de várias ações. Cada uma das alternativas traz impactos positivos, mas em conjunto podem ser muito mais efetivas.
-Socializar as atividades ;
- Fazer o fechamento da aula.
 AULA 6: Quinta-feira-23/11/23 
CONTEÚDO: Importância da higiene com o corpo e preservação do meio ambiente. (Buriti Mais p.58,59);
-Leitura de cartaz;
-Assistir o filme: Wall -E, Pixar, 2008 (1h 37 min).
Procedimentos:
- Retomada da aula anterior e retomar ao conteúdo enfatizando a sua importância;
- Entregar copias das páginas 58 e 59 do livro Buriti mais para os alunos e pedir que observem o cartaz da primeira página, depois pedir que façam uma leitura silenciosa do mesmo;
- Ler para os alunos o texto escrito do cartaz e as perguntas propostas para a turma dialogar;
- Continuar com a leitura do texto sobre a reciclagem e depois orientar os alunos a realizarem a atividade da página 59;
- Projetar o filme Wall -E, Pixar, 2008 no datashow e assistir com os alunos;
- Perguntar se gostaram do filme e de que parte mais gostaram
- Fazer o fechamento da aula.
 
 AULA 7: Segunda-feira-27/11/23 
CONTEÚDO: Importância da higiene com o corpo e preservação do meio ambiente. (Buriti Mais p.60, 61);
Atividade prática: construção de jogo com tampinhas e palitos;
Procedimentos:
- Retomar a aula anterior;
- Expor oralmente o assunto da aula as atividades que serão realizadas;
- Entregar cópia do texto instrucional para reutilizar tampinhas de garrafa pet para criar um jogo;
- Ler com os alunos todo o texto e formar grupos;
- Entregar alguns materiais e pedir que as crianças que peguem as tampinhas que a professora pediu antecipadamente;
- Passar pelos grupos dando assistência aos alunos;
- Após a confecção do brinquedo entregar atividade de sistematização;
- Ler e explicar a atividade para resolver coletivamente;
- Tecer elogios aos alunos pelo trabalho realizado;
- Fazer o fechamento da aula.
AULA 8: Quinta-feira-30/11/23 
CONTEÚDO: Importância da higiene com o corpo e preservação do meio ambiente. (Buriti Mais p.62, 63);
Procedimentos:
- Retomar ao assunto das aulas anteriores relembrando com os alunos alguns exemplos de hábitos de cuidados importantes para manter a saúde da mente. Depois explorar um dos hábitos que as crianças mais gostam: brincar. Após checar a representação da brincadeira de cada um, na atividade 3, verificar se os estudantes identificam e citam corretamente um exemplo de hábito de bem-estar. Caso contrário, retomar esse conteúdo enfatizando que estes hábitos consistem em atividades prazerosas e que não oferecem riscos á saude;
- Conversar com os estudantes sobre como subutilizamos muitos objetos, jogando fora sem que tenham sido utilizados em toda sua capacidade. Muitas vezes um objeto quebra e em vez de consertarmos, jogamos fora. Dá exemplos de ações ou atividades que podem explorar os significados dos termos: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Repensar:Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente. Devemos repensar, por exemplo, nosso consumo e como fazemos o descarte dos nossos resíduos. Repensar é o início dessa mudança.
Reduzir: Diz-se respeito, principalmente, ao nosso comportamento consumista. “Eu preciso realmente disso?” Faça essa pergunta sempre que for adquirir um novo produto. Além disso, reduzir significa poupar. Devemos saber economizar quando o assunto são os nossos recursos naturais. Esse é o caso, por exemplo, da água potável, que é, muitas vezes, utilizada de maneira indiscriminada.
Reutilizar: É possível utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados. Algumas embalagens podem ser reaproveitadas ou mesmo utilizadas para outras finalidades. Exemplos:Criar brinquedos utilizando materiais que seriam descartados; Fazer uma oficina de customização de roupas utilizando peças que estão guardadas e sem uso; Criar utensílios, como porta-lápis, vasos decorados para plantas, porta-joias e caixas organizadoras, utilizando materiais que seriam descartados, como caixas de sapatos e garrafas pet.
Reciclar: Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto. Reciclar é importante, pois ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerado e também reduz a utilização dos nossos recursos naturais. Entre os materiais que podem ser reciclados estão: o papel, o plástico e o alumínio.
- Propor a resolução da atividade 4, página 64. Ao final da atividade, perguntar aos estudantes quais atitudes podem prejudicar o meio ambiente( jogar lixo no chão, retirar plantas do seu ambiente e deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes) e pedir a eles que expliquem suas respostas. Certificar-se que eles entendem a importância da destinação adequada ao lixo e de reutilizar objetos e materiais.
- Socializar a atividade;
- Fazer breve síntese oral do assunto da aula;
- Fazer o fechamento da aula.
	VALORES ATITUDINAIS DESENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES/ SITUAÇÕES
	INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
	RECURSOS
	Educação
•	Ética
•	Dedicação
•	Dignidade
•	autoconfiança
•	Empatia 
•	Diligencia
	A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades dos alunos. Além disso, será avaliado o desempenho dos alunos durante o desenvolvimento das atividades.
	Livro didático
Datashow
notebook
Lapís de cor
Figuras
Grafit
caderno
	REFERÊNCIAS
	- Plano de curso Unificado 1º ano..
- Ápis mais, Ciência 1º ano
- Buriti Mais, Ciências 1º ano
	DEVOLUTIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO:
	
ESCOLA MUSTAFA ALMEIDA TOBU
	PLANEJAMENTO QUINZENAL
	PROFESSOR(A): Missiane/ Verônica
	COMPONENTE CURRICULAR:
História
	ANO/SÉRIE: 1º ano
	TURMA: “A” e “B”.
	COORDENADOR(A):Marta
	AULAS PREVISTAS: 5
	EXECUÇÃO: 31/10 a 28/11/23.
	OBJETIVOS/CAPACIDADES:
	Identificar características de diferentes objetos envolvidos em jogos e brincadeiras, pertencentes à cultura local, às culturas indígenas e africanas no Brasil, no presente e em diferentes tempos, reconhecendo mudanças e permanências em seus elementos culturais.
	CONTEÚDOS:
	HABILIDADES:
· Participação em conversa sobre objetos usados em jogos e brincadeiras, pertencentes à cultura local, e às culturas indígenas e africanas no Brasil, e pertencentes a diferentes tempos, identificando suas características materiais, como foram feitos e por quem, seu uso, e suas mudanças e permanências com o tempo. 
· Participação em situações coletivas de comparação entre jogos e brincadeiras do presente e do passado, identificando suas mudanças e permanências.
	OBJETO DE CONHECIMENTO:
· Jogos e brincadeiras das culturas locais, indígenas e africanas no Brasil em diferentes tempos e suas características materiais.
	COMPETÊNCIA(S) BNCC:
5. Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.
	DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E/OU PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
	AULA 1- Terça-feira- 31/10/23
Conteúdo: Conteúdo: Jogos e brincadeiras das culturas locais, indígenas e africanas no Brasil em diferentes tempos e suas características materiais.(Ápis Mais p.66-69)
-Roda de conversa: brincadeiras e jogos que as crianças conhecem;
-Leitura do poema: Corda;
- Estudo do texto: Jogos e brincadeiras;
-Observação de imagens;
-Leitura do texto: Brincadeiras indígenas;
-Atividade prática: brincar com bloquinhos;
Procedimentos:
- Apresentar o assunto da aula e levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do conteúdo: Conversar sobre brincadeiras e jogos que as crianças conhecem;
- Entregar os livros didáticos de História e pedir que abram na página 66;
- Ler em voz alta o poema “Corda”. Em seguida solicitar voluntários que se interessem em ler em voz alta para 
toda a turma. Auxiliar os estudantes na leitura esclarecendo o significado das palavras mais difíceis, como sinuosa (uma linha ou caminho torto, em formato de onda); e cento (quantia que corresponde a cem). Depois, propor aos estudantes o desafio de encontrarem palavras que rimem entre si (como “arco” e “barco”, “tira” e “caipira” ou “aguenta” e “cinquenta”). Anotar na lousa as rimas encontradas. 
- Na atividade 1, organizar uma roda de conversa sobre o poema. Qual é sua relação com a ilustração? Chamar a atenção para o fato de que texto e imagem tratam da brincadeira de pular corda. Perguntar se eles gostam de pular corda e quais são as sensações que têm durante a brincadeira. Explique que pular corda é uma brincadeira muito antiga. 
- Na Atividade 2 comentar com os estudantes que, embora o trabalho infantil seja proibido no Brasil, algumas crianças têm pouco ou nenhum tempo para brincar porque trabalham para ajudar no sustento de suas famílias;
- Trabalhar os significados da palavra antigamente ,na página 68, minha coleção de palavras de história, oferecendo alguns exemplos que podem ajudar a turma na composição das frases primeira atividade. Em seguida, explicar aos estudantes que algumas brincadeiras de antigamente são raras hoje em dia, como bambolê e passa-anel. Outras, porém, ainda fazem sucesso entre as crianças. 
- Na página 69, conversar com os alunos sobre a ilustração: quem são essas crianças? Identificar elementos como a relação com a natureza e as pinturas corporais. Evitar associar indígenas com pessoas que não usam roupas. Durante a leitura, orientá-los a circular as palavras ou expressões que indicam brincadeiras e escrever na lousa o que encontraram, contribuindo para a compreensão de textos e para o conhecimento alfabético e o desenvolvimento de vocabulário; 
- Perguntar se entre eles há a divisão entre brincadeiras “de meninas” e “de meninos” . Explicar-lhes que as brincadeiras são formas de as crianças explorarem o mundo e que não se deve restringi-las entre os gêneros. 
Comentar que essa divisão de gêneros para as brincadeiras foi criada por muitas sociedades, mas que não há 
nenhuma brincadeira que deva ser exclusivamente praticada por meninas ou por meninos;
- Socializar as atividades;
- Oferecer bloquinhos para os alunos brincarem ;
- Fechar a aula com uma breve síntese.
AULA 2- Terça-feira- 07/11/23
· Conteúdo: Jogos e brincadeiras das culturas locais, indígenas e africanas no Brasil em diferentes tempos e suas características materiais. (Ápis Mais p.70,71);
· -Observação de imagens;
· -Leitura de legendas;
· -Brinquedos que usa energia elétrica e brinquedos que não usa energia;
· -Roda de conversa sobre o jogo Mancala;
· Procedimentos:
· - Retomar a aula anterior e apresentar oralmente o assunto da aula e as atividades a serem desenvolvidas;
· - Entregar o livro de História aos estudantes e pedir que observem as imagens da página 70;
· - Perguntar: Todas as imagens são do mesmo tipo (fotografia, pintura , etc.)? 
· que cada uma delas mostra? O que elas têm com comum? Conseguem identificar as brincadeiras das imagens? Falar sobre a xilogravura Menino brincando de arraia explicando

Mais conteúdos dessa disciplina