Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL - 5º C/D Termo - 2022
“Fixação de Conteúdo - Estudo Dirigido” 
1- “A” ateia fogo em seu carro, que estava quebrado, objetivando ser indenizado pela seguradora. O valor é efetivamente pago a “A”. Qual a tipificação legal do fato? Explique. 
Trata-se de fraude para recebimento de indenização ou valor de seguro. Art. 171, §2º, V. Destruir ou ocultar, no todo ou em parte, coisa própria. O veículo é uma coisa (móvel) própria de A, que foi destruída por ele mesmo.
2- Em época de festa junina, uma pessoa solta um balão que resulta em incêndio com perigo comum. No caso, existiu algum tipo de crime? Fundamente com lei sua resposta. 
Sim, trata-se do crime de incêndio culposo do art. 250, §2º. A pessoa soltou um balão, prática comum em época de festa junina, e, por não tomar os cuidados necessários, causou culposamente um incêndio com perigo comum. 
3- Como é realizada a prova no crime de explosão? Fundamente com lei. 
O crime de explosão está tipificado no art. 251. São previstas as seguintes condutas típicas: Provocar explosão (provocar estouro da substância), arremessar explosivo (lançar à distância) e colocação de explosivos (armar em determinado local). O objeto material é a dinamite ou substâncias de efeitos análogos ou qualquer outra substância explosiva de menor potencial. A consumação se dá com a provocação da situação de perigo a número indeterminado de pessoas. Ou seja, presente uma das condutas, utilizando alguma das substâncias e havendo a tentativa ou consumação do ato, terá ocorrido o crime.
4- Tício, munido de um spray contendo gás tóxico, começa expelir a substância gasosa nociva em certo local no qual se concentrava grande quantidade de pessoas, sendo contido por uma delas e impedido de dar prosseguimento à conduta. Não houve exposição efetiva a perigo de vida de terceiros. Tipifique a conduta de Tício e explique sua resposta. 
Tício praticou o crime de uso de gás tóxico ou asfixiante do art. 252 por tentativa. O crime se consuma quando é criada a situação de perigo comum, ou seja, a partir do momento que ele começou a expelir a substância gasosa nociva.
5- Em uma greve de professores, a tropa de choque da polícia militar utiliza, de maneira excessiva, gás lacrimogêneo e agride manifestantes. Essa conduta pode caracterizar quais tipos de crimes? Explique e fundamente. 
Essa conduta pode caracterizar o crime do art. 252 do uso de gás tóxico ou asfixiante por fazer uso irregular (excessivo) do gás lacrimogêneo. Pode também caracterizar o crime do art. 54, §2º, V, da Lei de Proteção ao Meio Ambiente que pune quem causa poluição pelo lançamento de resíduos gasosos em quantidade excessiva que resultem danos à saúde humana AAAAAAAAA
6- Existe crime na hipótese em que os diretores de uma empresa deixam de observar as normas de segurança e de proteção relativas à instalação de material nuclear? Explique e fundamente com lei. 
Sim, tipifica a conduta do art. 26 da Lei 6.453/77 que dispõe a responsabilidade criminal por atos relacionados com atividades nucleares. A pena é de reclusão de dois a oito anos.
7- Diferencie o crime de inundação do crime de usurpação de águas. 
O crime de inundação está tipificado no art. 254, 
O crime de usurpação de águas resguarda as águas que passem por determinado local, evitando que o dono do terreno sofra prejuízo caso alguém queira desviar o seu curso ou represa-las, sem autorização para tanto. 
8- Em uma festa, após o início de um incêndio, certa pessoa esconde o único extintor que existia no local. Uma pessoa morre queimada em razão do incêndio não provocado pelo agente. Discuta a tipificação do fato.
Tipifica o crime de subtração, ocultação ou inutilização de material de salvamento do art. 257. Como a pessoa não foi quem provocou o incêndio, responderá apenas por esse crime. Entretanto, como o crime doloso resultou morte, surge duas hipóteses: A pena será aplicada em dobro, conforme o art. 258, considerando a prática preterdolosa (pressupõe dolo na conduta inicial e culpa no resultado agravador); ou a pessoa será responsabilizada por homicídio doloso em concurso com o crime em sua figura simples.
9- A conduta do chamado “surfe ferroviário” pode ser tipificada no artigo 260, IV do Código Penal? Explique.
Não, a conduta do chamado “surf ferroviário” (viajar sobre o teto da composição férrea) significa perigo direto e iminente apenas para aquele que pratica e não para os demais passageiros (RT 760/690). Para ser tipificado o art. 260 a conduta deve gerar perigo concreto, ferir a incolumidade pública, diferente do que ocorre no “surf ferroviário”, que apenas gera perigo para aquele que o pratica.
10- Efetuar um chamado “rasante” com um avião monomotor para impressionar a namorada, constitui algum tipo de infração penal? Explique e tipifique a conduta. 
11- Um motorista que transporta alunos em uma “van”, ciente de que o freio do veículo está com defeito, capota o carro em decorrência desta falha. Milagrosamente ninguém se machuca. Houve crime? Fundamente. 
12- Com um estilingue, uma pessoa arremessa uma pedra em direção a um helicóptero que alçava voo após resgatar uma pessoa em uma rodovia. Tipifique essa conduta.
Crime de arremesso de projétil do art. 264. A conduta típica consiste em arremessar um objeto sólido capaz de ferir ou causar dano em coisas ou pessoas contra veículo destinado a transporte coletivo em movimento. 
13- Apresente a classificação doutrinária do crime de “atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública”.
O atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública está tipificado no art. 265, sendo um crime contra a incolumidade pública. A conduta típica consiste em atentar contra a segurança dos serviços, insto é, torná-los inseguros, perigosos; e atentar contra o funcionamento dos serviços (prestados por entidades públicas ou particulares), insto é, provocar a paralisação destes. É necessário que pessoas indeterminadas sejam ou possam ser prejudicadas. Trata-se de crime de perigo abstrato em que se presume o risco decorrente da ação. 
14- Um proprietário de uma empresa que atua no ramo de feijão, vende este produto alimentício colocando 800 gramas em cada saco. Entretanto, na indicação contida no pacote está consignado o peso de 01 Kg. Existe crime nesse caso? Fundamente com lei.
15- Existe alguma tese de inconstitucionalidade em face do crime de falsificação de remédios? Explique e fundamente com dispositivo de lei. 
Sim. A Lei n. 9.677/98 aumentou a pena em abstrato do crime do art. 273 para dez a quinze anos de reclusão e multa. A pena anteriormente prevista era de um a três anos de reclusão. Em 2015 a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça no julgamento no HC 239.363/PR reconheceu a inconstitucionalidade do preceito secundário deste dispositivo por ofensa aos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, porque o legislador teria sido precipitado na modificação legislativa ao estabelecer penas tão altas. Como consequência, determinou que, por analogia, devem ser aplicadas a este crime as penas do delito de tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei n. 111.343/06), sendo de reclusão de cinco a quinze anos. A decisão declarou a inconstitucionalidade do preceito secundário que se refere especificamente ao crime do art. 273, §1º-B, porque esta era a hipótese em julgamento no caso específico.
16- Um casal que registra, em um cartório de pessoas naturais, uma criança recém-nascida como se fossem pais biológicos da mesma, sendo que, na verdade, não são os pais verdadeiros, praticam qual tipo de crime? Explique. 
Crime do art. 242, parto suposto, supressão ou alteração de direito inerente ao estado civil de recém-nascido. É um crime contra o estado de filiação. Os sujeitos passivos são o Estado e as pessoas lesadas pela conduta. A consumação se dá quando o registro é efetivado.
LIVRO BASE: DIREITO PENAL ESQUEMATIZADO 
 Vol. 03 – Parte Especial: Cleber Mason.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina