Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIDAZA TÓPICOS INTEGRADORES II
Farmácia
	
	Os Medicamentos são produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico (Lei nº5.991 de 17/12/1973).
	Os medicamentos devem ser administrados de acordo com a enfermidade , na dose correta e na hora prescrita. As formas medicamentosas correspondem às diferentes maneiras de apresentar o medicamento, podendo ser classificadas como sólidas, líquidas, semisólidas e gasosas. 
	Formas sólidas: As vantagens é que geralmente têm um sabor agradável e outras nem tem sabor, fácil deglutição, possui dosagem exata e são portáteis. As desvantagem são que mesmo sendo de fácil deglutição, existem pessoas com distúrbio de deglutição e nesse caso, são contraindicadas. Podem causar desconforto estomacal, dependendo da quantidade administrada. 
	Pós e granulados: São pós ou grânulos liofilizados, solúveis ou insolúveis. È constituído por partículas de pó resistente ao manuseio, que foram agregados em volumes uniformes e secos. Absorção facilitada e efeito farmacológico mais rápido. A desvantagem é que o sabor pode ser desagradável. 
	Comprimidos: contém dose única, obtido pela compressão de um ou mais princípio ativo, são encontrados em diversas tamanhos e formatos. Baixo custo, facilidade de administração, precisão de dosagem, como desvantagem apresenta o ajuste da dose por comprimido.
	Drágeas: São comprimidos revestidos de melhor deglutição e mascara o sabor do medicamento. Diabéticos deve utilizar com cuidado devido conter çúcar. 
	Cápsulas: invólucro solúvel duro ou mole que contém dose única do principio ativo. Se abrir a capsula o efeito pode ser modificado, limitação de uso por idosos e crianças.
	Supositórios: podem apresentar diversas formas e tamanhos. São próprios para introduzir em orifícios vaginal, uretral ou retal. Quando a fusão, dissolução ou derretimento ocorrem devido a temperatura do corpo, sua ação acontece.
	Óvulos: Supositório de uso vaginal, dose única, que contém um ou mais principio ativo. 
	Forma líquida: A vantagem se dá pela facilidade de administração, rápida absorção e maior facilidade em ajustar a dose. Como desvantagem é maios acessibilidade de agentes microbianos e alterações físico-quimicas, devido a umidade. Existe mais dificuldade em mascarar sabor e odor.
	Solução: A vantagem dessa forma é que tem um paladar mais doce, dá maior aderência ao medicamento e facilidade de deglutição. A desvantagem é a maior quantidade de açúcar, deve ser utilizado com moderação por diabéticos. 
	Xaropes: Forma farmacêutica aquosa, com grande concentração de açúcar Utilizado para substâncias com gosto desagradáveis e para paciente que têm dificuldade em engolir comprimido. 
	Elixir: Têm como base água e álcool e são pouco viscoso. Desvantagem é que por conter álcool seu uso é limitado para alguns pacientes. 
	Suspensão: Contém partículas sólidas não solúveis, acumulam-se no fundo do recipiente, precisando balançar bem sempre que for utilizar. 
	Emulsões: Solução que possui pequenas partículas de um liquido dispersa em outro liquido. Geralmente água / óleo.
	Injetáveis: Dose precisa e atinge rapidamente os tecidos, efeito rápido e controlado.
	Tinturas e extratos: Preparação alcoólica ou hidroalcoólica que resulta da extração de drogas animais ou vegetais.
	Formas gasosas: O organismo absorve de forma rápida e eficiente. A desvantagem é que não tem uma administração precisa e um controle da dosagem . Ex. Aerossóis ( spray).
	Formas semi-sólidas: As vantagens são facilidade na absorção e efeito rápido. Facilidade de armazenamento e no transporte. As desvantagens são quanto à absorção na pele, podendo diferir entre um tipo ou outro de formas farmacêuticas semissólidas. Estão classificadas em Géis; Loções; Unguentos; Linimentos; Ceratos; Pastas; Cremes e pomadas.
	Para tratar uma criança com episódio de vômito e que não pode deglutir, podemos aplicar a medicação por via injetável. Podemos utilizar o vonau , é indicado para o tratamento de náuseas e vômitos provocados por algum tratamento. Outra opção é por via retal, supositório, tem rápida absorção. O Enjomin supositório (dimenidrato), 
REFERÊNCIAS
https://www.saude.go.gov.br/images/imagens_migradas/upload/arquivos/2012-01/medicamentos.pdf
https://ibapcursos.com.br/formas-farmaceuticas-e-vias-de-administracao-de-medicamentos/
https://farmaceuticodigital.com/2014/10/formas-farmaceuticas.html
www.unifal-mg.edu.br/extensao/wp-content/uploads/sites/96/2022/04/como-usar-corretamenteas-formas.pdf

Mais conteúdos dessa disciplina