Logo Passei Direto
Buscar
Material

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Leia o texto e responda as perguntas: A lenda do ouro e da prata Há muitos e muitos anos, tantos que nem se pode contar, Sol e a Lua andavam sempre juntos no céu. Eles gostavam de fazer companhia um ao outro, mas um dia Sol, que era muito mal-humorado, irritou-se com a Lua e a mandou embora. Triste e magoada, ela desceu à Terra para chorar. E chorou e chorou tanto que suas lágrimas, caindo no solo, transformaram-se em prata. Veio então 0 homem e cavou a terra, para extrair a prata e se enriquecer. Nem ligou para a tristeza da Lua. A Lua achou melhor voltar para céu, mas foi morar bem longe do Sol. Depois de um bom tempo, Sol começou a sentir saudades da companheira. Triste, desceu à Terra para procurá-la. Como não a encontrou, chorou e chorou. Suas lágrimas penetraram na terra e converteram-se em ouro. Veio novamente homem, cavou a terra e extraiu o ouro, indiferente ao choro do Sol, que voltou para 0 céu. Agora ambos, Sol e Lua, andam pelo céu, cada um do seu lado. Em algumas claras tardes de verão, quando o Sol está se escondendo e a Lua está chegando, os dois conseguem se olhar de longe, com a esperança de um dia voltar a se encontrar. Lenda latino-americana. CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO: https://www.facebook.com/mayrafreitascarvalho

Mais conteúdos dessa disciplina