Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
Atividade 2
 
Leia o texto e, depois, responda a questão abaixo.
O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melhor de todas em relação às outras. O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada saudável, pois engendra consequências como o racismo e a discriminação, e às vezes chega ao extremo, levando pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferentes. [...] pode levar a atrocidades e massacres, assim como as atitudes de Hitler que perseguiu, discriminou e dizimou milhões de judeus apenas por achar sua raça melhor. Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico, seja uma pessoa ou até mesmo um povo. Por descriminarem outras culturas, acabam se isolando no seu ‘’mundo’’ e perdendo a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.
HERCULANO, Gabriel. Etnocentrismo e suas consequências. SCRIBD, 2019. Disponível em: . Acesso em: 24 de jun. de 2019 (adaptado).
Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.
Em sua resposta, exercite a escrita transcrevendo a pesquisa com suas palavras. Além disso, não esqueça de informar referências ou citações seguindo o modelo disponível e de acordo com a ABNT.
Resposta
O etnocentrismo pode se manifestar no nosso cotidiano de diversas formas, as quais podem ser individuais ou até mesmo em ações coletivas. Como exemplos podemos citar:
· Linguagem: em um contexto histórico houve a padronização do idioma dos colonizadores sobre os povos colonizados, obrigando-os a falaram a língua deles. Com relação a linguagem também podemos citar os sotaques de determinadas regiões, onde um grupo de pessoas acredito que determinados sotaques estão errados ou até mesmo “feios” para se ouvir.
· Religião: utilizando também o exemplo dos povos colonizadores, estes impuseram a sua religião ao colonizados, fazendo com que a religião dos colonizados fossem suprimidas. Nos dias atuais vemos que a fé tem sido ignorada ou até mesmo ridicularizada por grupos que não acreditam ou discordam de suas práticas.
· Práticas Medicinais: atualmente as práticas medicinais estão muito voltadas aos medicamentos/tratamentos produzidos pelas grandes farmacêuticas e laboratórios e muitas vezes são negligenciados ou menosprezados os tratamentos com ervas por acreditarem que não primitivos ou menos eficazes, ignorando o valor e a eficácia que essas tradições têm para aqueles que as praticam.
Portanto se faz necessário desenvolver o respeito pelas práticas culturais alheias, e evitar preconceitos que, como o texto aponta, podem levar a graves consequências, como exclusão, discriminação e até violência.

Mais conteúdos dessa disciplina