Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CITRUSFRESCH
INDÚSTRIA DE BEBIDAS LTDA
	
CONTROLE DA QUALIDADE
INSPEÇÃO DIMENSIONAL
DOCUMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE
PROCEDIMENTO INTERNO
	
1º EDIÇÃO: 28/08/21
REVISÃO 00
PÁGINA 1 DE 1
	
Titulo:
	
	
	
Responsável: 
	
Erica do Prado Vilar Silva
	
	
	
	
	SUMÁRIO
1 - OBJETIVO 
2 – CAMPOS DE APLICAÇÃO
3 – AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE
4 – METODOLOGIAS / DETALHAMENTO
1- OBJETIVO:
O objetivo deste procedimento é estabelecer a sistemática para medição da peça suporte da dosadora da maquina engarrafadora unidade nº 03 para obter o controle da qualidade e conformidade com as especificações de projeto.
2- CAMPO DE APLICAÇÃO:
Este POP aplica-se ao setor de manutenção e controle da qualidade, para equipe responsável da medição da peça de suporte da dosadora.
3- AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE:
A responsabilidade pela e medição das peças é do Coordenador do laboratório de Meteorologia da empresa, juntamente com o Gerente de qualidade e/ou das pessoas por ele designadas, conforme Metodologia e detalhamento.
4- METODOLOGIAS / DETALHAMENTO:
4.1 ESCOLHAS DO INSTRUMENTO ADEQUADO:
A escolha do instrumento adequado será de acordo a cada cota: Paquímetro externo, interno, profundidade ou micrômetro.
Escolha da resolução adequada: utilize a regra dos 10 (divida a tolerância por dez).
4.2 PREPARATIVOS PARA MEDIÇÃO COM PAQUIMETRO.
Para ser usado corretamente, o paquímetro precisa ter seus encostos limpos e a peça a ser medida deve estar posicionada corretamente entre eles. Neste posicionamento, é importante abrir o paquímetro com uma distancia maior que a dimensão do objeto a ser medido. O centro do encosto fixo deve ser encostado em uma das extremidades da peça, e então fechamos suavemente o paquímetro até que o encosto móvel toque a outra extremidade, feito a leitura, o paquímetro deve ser aberto e a peça retirada, sem que os encostos a toquem.
 
4.2.1 DIMENSÕES EXTERNAS.
Na medição de dimensões externas, a peça deve ser colocada o mais profundamente possível entre os dois bicos de medição para evitar o desgaste na ponta dos bicos. Para maior segurança nas medições, as superfícies de medição dos bicos e da peça devem estar bem apoiadas.
4.2.2 DIMENSÕES INTERNAS.
Nas medições internas, as orelhas precisam ser colocadas o mais profundamente possível e o paquímetro deve estar sempre paralelo a peça que está sendo medida. Para maior segurança nas medições de diâmetros internos, as superfícies de medição das orelhas devem coincidir com a linha de centro do furo.
4.2.3 DIMENSÕES DE PROFUINDIDADE.
Nas medições de profundidade, apoia-se o paquímetro corretamente sobre a peça, evitando que fique inclinado.
4.2.4 RESSALTOS.
Em medições de ressaltos, coloca-se a parte do paquímetro apropriada para ressaltos perpendicularmente a superfície de referencia da peça. A haste de medição de profundidade deve ser evitada, para este tipo de medição não permite um apoio firme.
4.3 PREPARATIVOS PARA MEDIÇÃO COM MICRÔMETRO:
Antes de iniciar a medição de uma peça devemos verificar o instrumento de acordo com sua capacidade. Para os micrometros cuja capacidade é de 0 a 25 mm, ou de 0 a 1º, precisamos tomar os seguintes cuidados:
· Limpar cuidadosamente as partes move, eliminando poeiras e sujeiras, com o pano macio e limpo.
· Antes do uso, limpar as faces de medições; usar somente uma folha de papel macio;
· Encostar suavemente as faces de medição usando apenas a catraca: em seguida,
· Verificar a coincidência das linhas de referencia da bainha com a chave de micrometro, que normalmente acompanha o instrumento. “Para verificar micrometro, de maior capacidade, ou seja, de 25 a 50 mm, de 50 a 75 mm etc., ou de 1” a 2”, 2” a 3” etc., devemos ter o mesmo cuidado e utilizar os mesmo procedimentos.
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina