Logo Passei Direto
Buscar

AVA 2 QUESTOES E RESPOSTAS FISIOPEDI

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “A síndrome de desconforto respiratório (SDR) constitui um distúrbio pulmonar comum que afeta principalmente os recém-nascidos (RNs) pré-termo. SDR decorre da produção insuficiente de surfactante e da imaturidade estrutural dos pulmões, levando a colapso alveolar. Do ponto de vista clínico, a SDR se apresenta logo após o nascimento, com taquipneia, batimento de asa do nariz, gemido, retrações, hipercapnia e/ou necessidade de oxigênio.”
A partir da leitura do trecho apresentado, ficam evidentes os sinais que o RN pode apresentar em casos de SDR. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a síndrome do desconforto respiratório, analise as afirmativas a seguir: I. Se não tratada, a SDR tem piora clínica seguida por recuperação em torno de três a cinco dias, quando se estabelece a produção adequada de surfactante. II. O nascimento atermo é um fator predisponente significativo para o desenvolvimento de SDR. III. Uma etapa importante na estabilização do RN consiste no estabelecimento de uma ventilação efetiva. IV. Evidências atuais sustentam a estratégia do CPAP inicial, começado no nascimento, para manejo da SDR com terapia de resgate com surfactante. Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
II e III.
I, III e IV.
I, II e III.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Uma das características do recém-nascido pré-termo (RNPT) é a condição de hipotonia global. O nível de hipotonia está relacionado com o grau de prematuridade, ou seja, quanto menor a IG, maior a amplitude de movimento. [...] Além disso, apresentam um risco aumentado das mais diversas complicações.”
Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados criança prematura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A adoção do padrão flexor bem como orientação da linha média e extensão e abdução das extremidades são posições adotadas pelo RNPT. Porque: II. A redução do tempo no ambiente uterino contribui para esta falta de flexão fisiológica do RNPT. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir: “Hipóxia intrauterina, asfixia perinatal, acidose respiratória e/ou metabólica e hipercapnia constituem os principais fatores que podem contribuir para a não reversibilidade da circulação fetal. Portanto, há manutenção da RVP com alta e baixa complacência pulmonar, criando assim um ciclo vicioso em que a vasoconstrição aumenta o shunt direito-esquerdo e o grau de hipoxemia.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a isquemia hipóxico-isquêmica, pode-se afirmar que os mecanismos de compensação do feto, em resposta à asfixia, objetivam preservar o fluxo sanguíneo dos seguintes órgãos:
Coração, cérebro e sistema músculo-esquelético.
Coração, cérebro e glândulas adrenais.
Coração, cérebro, pulmões e extremidades distais.
Coração, cérebro, glândulas adrenais e pulmões.
Coração, cérebro e pulmões.

Leia o trecho a seguir: “Embora prematuridade e baixo peso ao nascer (BPN) estejam interrelacionados, eles não são sinônimos. Somente cerca de dois terços dos RNs com baixo peso são pré-termo. Os RNs a termo que estão abaixo do percentil da distribuição da população nos índices de pesos ao nascer por gestação são considerados ‘pequenos para a idade gestacional’ (PIG).”
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre aspectos da prematuridade, analise as categorias relacionadas que dizem respeito à prematuridade a seguir e associe-as seus respectivos períodos característicos: 1) Prematuro limítrofe. 2) Muito prematuro. 3) Prematuro extremo. 4) Prematuro muito extremo. ( ) Idade gestacional igual ou inferior a 25 semanas. ( ) Idade gestacional inferior a 32 semanas. ( ) Idade gestacional entre 34 e 37 semanas. ( ) Idade gestacional entre 23 e 25 semanas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
3, 4, 1, 2.
1, 3, 4, 2.
2, 3, 1, 4.
3, 2, 1, 4.
2, 1, 3, 4.

Leia o trecho a seguir: “Nos primeiros anos de vida a criança passa por um intenso processo de maturação fisiológica e o desenvolvimento do recém-nascido (RN) é muito influenciado pelo ambiente em que cresce e pelos cuidados gerais que ele recebe.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre prematuridade, analise as afirmativas a seguir sobre estímulos precoces: I. O objetivo da estimulação sensorial é manter e direcionar a maturação fisiológica da criança. II. A estimulação é indicada somente quando a criança apresenta indícios de atraso no desenvolvimento neuromotor adequado. III. As condutas de estimulação têm como objetivo promover a interação dos pais com a criança e prevenir complicações musculoesqueléticas. IV. É inviável avaliar a qualidade dos estímulos aplicados, pois é difícil observar os comportamentos da criança. Está correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
I e III.
Incorreta: I e II.
III e IV.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “Na Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR), é possível observar no bebê desconforto respiratório, taquipneia, tiragem intercostal e subdiafragmática, gemidos expiratórios, batimento de asa do nariz, cianose e edema de extremidades.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a síndrome do desconforto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. O RN acometido pela síndrome do desconforto tende a apresentar redução da complacência pulmonar e aumento da resistência. II. Os recém-nascidos pré-termo são acometidos pela síndrome do desconforto respiratório muito frequentemente. III. Na síndrome do desconforto respiratório, há um déficit na produção de surfactante pelas pneumócitos do tipo II, sendo indicada sua reposição IV. A reposição de surfactante é indicada, visto que o processo de síntese, armazenamento e secreção acontece ao longo do tempo e não é significativo na reversão do quadro. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, V, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, V, V.

Leia o trecho a seguir: “A incidência global de hemorragia tem diminuído ao longo das últimas décadas em função da melhora dos cuidados perinatais e do aumento do uso de corticosteroides no pré-natal; entretanto, continua a ser uma causa significativa de mortalidade em recém-nascidos prematuros.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos fisiopatológicos da hemorragia cerebral em RNs, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O principal local de origem do processo hemorrágico é a matriz germinativa. Porque: II. A matriz germinativa tem maior propensão a desenvolver um processo hemorrágico pela imaturidade anatômica e à autorregulação vascular. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir: “O recém-nascido (RN) prematuro apresenta uma imaturidade global de órgãos e sistemas que o torna mais predisposto às lesões neurológicas e outras doenças, o que, associado a um meio externo inadequado em um período crítico para o desenvolvimento do sistema nervoso, confere ao RNPT uma maior suscetibilidade aos problemas do desenvolvimento neuropsicomotor.” Fonte: PRADO, C.; VALE, L. A. Fisioterapia neonatal e pediátrica. Barueri: Manole, 2012. p. 386. Por prematuridade, entende-se todo RN que nasce com menos de 37 semanas completas de gestação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a prematuridade, pode-se afirmar que o grau de prematuridade é definido por:
Peso e comprimento ao nascimento.
Idade gestacional, peso ao nascimento e circunferência da cabeça.
Peso ao nascimento e idade gestacional.
Idade gestacional e idade da mãe.
Idade gestacional, peso ao nascimento e tamanho em centímetros do bebê.

Leia o trecho a seguir: “Exige-se um profissional habilitado não apenas para realizar as manobras de higiene brônquica, mas que também saiba identificar quando as interromper, determinar suas necessidades, escolher a manobra mais adequada, bem como estar ciente dos seus possíveis efeitos indesejados. É fundamental que os procedimentos da fisioterapia respiratória sejam individualizados e realizados apenas quando claramente indicados e com objetivos bem definidos.”
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre os agravos que podem acometer os RNs, analise as patologias a seguir e associe-as com suas respectivas características: 1) Síndrome do desconforto respiratório. 2) Síndrome da aspiração de mecônio. 3) Asfixia perinatal. 4) Encefalopatia hipóxica isquêmica. ( ) Desconforto respiratório associado à retração intercostal, gemido expiratório, batimento de asa do nariz e leve cianose. ( ) Observam-se taquipneia, retrações, gemência, cianose e episódios de apneia, logo após o nascimento, com necessidade de oxigênio. ( ) Prejuízo da troca gasosa em um indivíduo, ocasionando hipoxia, hipercapnia e acidose progressivas. ( ) Diz respeito à incapacidade de manter a correta regulação do fluxo sanguíneo cerebral causando, geralmente, hemorragia. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
2, 1, 3, 4.
1, 3, 2, 4.
4, 2, 3, 1.
2, 3, 1, 4.
3, 1, 4, 2.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “A síndrome de desconforto respiratório (SDR) constitui um distúrbio pulmonar comum que afeta principalmente os recém-nascidos (RNs) pré-termo. SDR decorre da produção insuficiente de surfactante e da imaturidade estrutural dos pulmões, levando a colapso alveolar. Do ponto de vista clínico, a SDR se apresenta logo após o nascimento, com taquipneia, batimento de asa do nariz, gemido, retrações, hipercapnia e/ou necessidade de oxigênio.”
A partir da leitura do trecho apresentado, ficam evidentes os sinais que o RN pode apresentar em casos de SDR. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a síndrome do desconforto respiratório, analise as afirmativas a seguir: I. Se não tratada, a SDR tem piora clínica seguida por recuperação em torno de três a cinco dias, quando se estabelece a produção adequada de surfactante. II. O nascimento atermo é um fator predisponente significativo para o desenvolvimento de SDR. III. Uma etapa importante na estabilização do RN consiste no estabelecimento de uma ventilação efetiva. IV. Evidências atuais sustentam a estratégia do CPAP inicial, começado no nascimento, para manejo da SDR com terapia de resgate com surfactante. Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
II e III.
I, III e IV.
I, II e III.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Uma das características do recém-nascido pré-termo (RNPT) é a condição de hipotonia global. O nível de hipotonia está relacionado com o grau de prematuridade, ou seja, quanto menor a IG, maior a amplitude de movimento. [...] Além disso, apresentam um risco aumentado das mais diversas complicações.”
Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados criança prematura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A adoção do padrão flexor bem como orientação da linha média e extensão e abdução das extremidades são posições adotadas pelo RNPT. Porque: II. A redução do tempo no ambiente uterino contribui para esta falta de flexão fisiológica do RNPT. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir: “Hipóxia intrauterina, asfixia perinatal, acidose respiratória e/ou metabólica e hipercapnia constituem os principais fatores que podem contribuir para a não reversibilidade da circulação fetal. Portanto, há manutenção da RVP com alta e baixa complacência pulmonar, criando assim um ciclo vicioso em que a vasoconstrição aumenta o shunt direito-esquerdo e o grau de hipoxemia.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a isquemia hipóxico-isquêmica, pode-se afirmar que os mecanismos de compensação do feto, em resposta à asfixia, objetivam preservar o fluxo sanguíneo dos seguintes órgãos:
Coração, cérebro e sistema músculo-esquelético.
Coração, cérebro e glândulas adrenais.
Coração, cérebro, pulmões e extremidades distais.
Coração, cérebro, glândulas adrenais e pulmões.
Coração, cérebro e pulmões.

Leia o trecho a seguir: “Embora prematuridade e baixo peso ao nascer (BPN) estejam interrelacionados, eles não são sinônimos. Somente cerca de dois terços dos RNs com baixo peso são pré-termo. Os RNs a termo que estão abaixo do percentil da distribuição da população nos índices de pesos ao nascer por gestação são considerados ‘pequenos para a idade gestacional’ (PIG).”
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre aspectos da prematuridade, analise as categorias relacionadas que dizem respeito à prematuridade a seguir e associe-as seus respectivos períodos característicos: 1) Prematuro limítrofe. 2) Muito prematuro. 3) Prematuro extremo. 4) Prematuro muito extremo. ( ) Idade gestacional igual ou inferior a 25 semanas. ( ) Idade gestacional inferior a 32 semanas. ( ) Idade gestacional entre 34 e 37 semanas. ( ) Idade gestacional entre 23 e 25 semanas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
3, 4, 1, 2.
1, 3, 4, 2.
2, 3, 1, 4.
3, 2, 1, 4.
2, 1, 3, 4.

Leia o trecho a seguir: “Nos primeiros anos de vida a criança passa por um intenso processo de maturação fisiológica e o desenvolvimento do recém-nascido (RN) é muito influenciado pelo ambiente em que cresce e pelos cuidados gerais que ele recebe.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre prematuridade, analise as afirmativas a seguir sobre estímulos precoces: I. O objetivo da estimulação sensorial é manter e direcionar a maturação fisiológica da criança. II. A estimulação é indicada somente quando a criança apresenta indícios de atraso no desenvolvimento neuromotor adequado. III. As condutas de estimulação têm como objetivo promover a interação dos pais com a criança e prevenir complicações musculoesqueléticas. IV. É inviável avaliar a qualidade dos estímulos aplicados, pois é difícil observar os comportamentos da criança. Está correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
I e III.
Incorreta: I e II.
III e IV.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “Na Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR), é possível observar no bebê desconforto respiratório, taquipneia, tiragem intercostal e subdiafragmática, gemidos expiratórios, batimento de asa do nariz, cianose e edema de extremidades.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a síndrome do desconforto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. O RN acometido pela síndrome do desconforto tende a apresentar redução da complacência pulmonar e aumento da resistência. II. Os recém-nascidos pré-termo são acometidos pela síndrome do desconforto respiratório muito frequentemente. III. Na síndrome do desconforto respiratório, há um déficit na produção de surfactante pelas pneumócitos do tipo II, sendo indicada sua reposição IV. A reposição de surfactante é indicada, visto que o processo de síntese, armazenamento e secreção acontece ao longo do tempo e não é significativo na reversão do quadro. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, V, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, V, V.

Leia o trecho a seguir: “A incidência global de hemorragia tem diminuído ao longo das últimas décadas em função da melhora dos cuidados perinatais e do aumento do uso de corticosteroides no pré-natal; entretanto, continua a ser uma causa significativa de mortalidade em recém-nascidos prematuros.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos fisiopatológicos da hemorragia cerebral em RNs, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O principal local de origem do processo hemorrágico é a matriz germinativa. Porque: II. A matriz germinativa tem maior propensão a desenvolver um processo hemorrágico pela imaturidade anatômica e à autorregulação vascular. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir: “O recém-nascido (RN) prematuro apresenta uma imaturidade global de órgãos e sistemas que o torna mais predisposto às lesões neurológicas e outras doenças, o que, associado a um meio externo inadequado em um período crítico para o desenvolvimento do sistema nervoso, confere ao RNPT uma maior suscetibilidade aos problemas do desenvolvimento neuropsicomotor.” Fonte: PRADO, C.; VALE, L. A. Fisioterapia neonatal e pediátrica. Barueri: Manole, 2012. p. 386. Por prematuridade, entende-se todo RN que nasce com menos de 37 semanas completas de gestação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a prematuridade, pode-se afirmar que o grau de prematuridade é definido por:
Peso e comprimento ao nascimento.
Idade gestacional, peso ao nascimento e circunferência da cabeça.
Peso ao nascimento e idade gestacional.
Idade gestacional e idade da mãe.
Idade gestacional, peso ao nascimento e tamanho em centímetros do bebê.

Leia o trecho a seguir: “Exige-se um profissional habilitado não apenas para realizar as manobras de higiene brônquica, mas que também saiba identificar quando as interromper, determinar suas necessidades, escolher a manobra mais adequada, bem como estar ciente dos seus possíveis efeitos indesejados. É fundamental que os procedimentos da fisioterapia respiratória sejam individualizados e realizados apenas quando claramente indicados e com objetivos bem definidos.”
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre os agravos que podem acometer os RNs, analise as patologias a seguir e associe-as com suas respectivas características: 1) Síndrome do desconforto respiratório. 2) Síndrome da aspiração de mecônio. 3) Asfixia perinatal. 4) Encefalopatia hipóxica isquêmica. ( ) Desconforto respiratório associado à retração intercostal, gemido expiratório, batimento de asa do nariz e leve cianose. ( ) Observam-se taquipneia, retrações, gemência, cianose e episódios de apneia, logo após o nascimento, com necessidade de oxigênio. ( ) Prejuízo da troca gasosa em um indivíduo, ocasionando hipoxia, hipercapnia e acidose progressivas. ( ) Diz respeito à incapacidade de manter a correta regulação do fluxo sanguíneo cerebral causando, geralmente, hemorragia. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
2, 1, 3, 4.
1, 3, 2, 4.
4, 2, 3, 1.
2, 3, 1, 4.
3, 1, 4, 2.

Prévia do material em texto

<p>Conteúdo do exercício</p><p>1. Pergunta 1</p><p>0,1/0,1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Exige-se um profissional habilitado não apenas para realizar as manobras de higiene brônquica,</p><p>mas que também saiba identificar quando as interromper, determinar suas necessidades, escolher a</p><p>manobra mais adequada, bem como estar ciente dos seus possíveis efeitos indesejados. É</p><p>fundamental que os procedimentos da fisioterapia respiratória sejam individualizados e realizados</p><p>apenas quando claramente indicados e com objetivos bem definidos.”</p><p>Fonte: PRADO, C.; VALE, L. A. Fisioterapia neonatal e pediátrica. Barueri: Manole, 2012. p. 455.</p><p>Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre os agravos que podem</p><p>acometer os RNs, analise as patologias a seguir e associe-as com suas respectivas características:</p><p>1) Síndrome do desconforto respiratório.</p><p>2) Síndrome da aspiração de mecônio.</p><p>3) Asfixia perinatal.</p><p>4) Encefalopatia hipóxica isquêmica.</p><p>( ) Desconforto respiratório associado à retração intercostal, gemido expiratório, batimento de asa do</p><p>nariz e leve cianose.</p><p>( ) Observam-se taquipneia, retrações, gemência, cianose e episódios de apneia, logo após o</p><p>nascimento, com necessidade de oxigênio.</p><p>( ) Prejuízo da troca gasosa em um indivíduo, ocasionando hipoxia, hipercapnia e acidose</p><p>progressivas.</p><p>( ) Diz respeito à incapacidade de manter a correta regulação do fluxo sanguíneo cerebral causando,</p><p>geralmente, hemorragia.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>Ocultar opções de resposta</p><p>Correta:</p><p>2, 1, 3, 4.</p><p>Resposta correta</p><p>1, 3, 2, 4.</p><p>4, 2, 3, 1.</p><p>2, 3, 1, 4.</p><p>3, 1, 4, 2.</p><p>2. Pergunta 2</p><p>0,1/0,1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“A síndrome de desconforto respiratório (SDR) constitui um distúrbio pulmonar comum que afeta</p><p>principalmente os recém-nascidos (RNs) pré-termo. SDR decorre da produção insuficiente de</p><p>surfactante e da imaturidade estrutural dos pulmões, levando a colapso alveolar. Do ponto de vista</p><p>clínico, a SDR se apresenta logo após o nascimento, com taquipneia, batimento de asa do nariz,</p><p>gemido, retrações, hipercapnia e/ou necessidade de oxigênio.”</p><p>Fonte: POLIN, R. A.; YODER, M. C. Neonatologia prática. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. p.</p><p>181.</p><p>A partir da leitura do trecho apresentado, ficam evidentes os sinais que o RN pode apresentar em</p><p>casos de SDR.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a síndrome do desconforto</p><p>respiratório, analise as afirmativas a seguir:</p><p>I. Se não tratada, a SDR tem piora clínica seguida por recuperação em torno de três a cinco dias,</p><p>quando se estabelece a produção adequada de surfactante.</p><p>II. O nascimento atermo é um fator predisponente significativo para o desenvolvimento de SDR.</p><p>III. Uma etapa importante na estabilização do RN consiste no estabelecimento de uma ventilação</p><p>efetiva.</p><p>IV. Evidências atuais sustentam a estratégia do CPAP inicial, começado no nascimento, para manejo</p><p>da SDR com terapia de resgate com surfactante.</p><p>Está correto apenas o que se afirma em:</p><p>Ocultar opções de resposta</p><p>I, II e IV.</p><p>II e III.</p><p>Correta:</p><p>I, III e IV.</p><p>Resposta correta</p><p>I, II e III.</p><p>II e IV.</p><p>3. Pergunta 3</p><p>0,1/0,1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Uma das características do recém-nascido pré-termo (RNPT) é a condição de hipotonia global. O</p><p>nível de hipotonia está relacionado com o grau de prematuridade, ou seja, quanto menor a IG, maior</p><p>a amplitude de movimento. [...] Além disso, apresentam um risco aumentado das mais diversas</p><p>complicações.”</p><p>Fonte: PRADO, C.; VALE, L. A. Fisioterapia neonatal e pediátrica. Barueri: Manole, 2012. p. 416.</p><p>Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados criança prematura, analise as</p><p>asserções a seguir e a relação proposta entre elas:</p><p>I. A adoção do padrão flexor bem como orientação da linha média e extensão e abdução das</p><p>extremidades são posições adotadas pelo RNPT.</p><p>Porque:</p><p>II. A redução do tempo no ambiente uterino contribui para esta falta de flexão fisiológica do RNPT.</p><p>A seguir, assinale a alternativa correta:</p><p>Ocultar opções de resposta</p><p>Correta:</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>Resposta correta</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>4. Pergunta 4</p><p>0,1/0,1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Em geral, considera-se que o período neonatal abrange as primeiras 2 a 4 semanas da vida pós-</p><p>natal. O bebê típico, nascido no prazo normal, tem 48 a 53 cm de comprimento, e a cabeça responde</p><p>por um quarto dessa medida. O tamanho proporcionalmente grande da cabeça dificulta a aquisição e</p><p>manutenção do equilíbrio.”</p><p>Fonte: GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento</p><p>motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. p. 133.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado o desenvolvimento neuropsicomotor normal,</p><p>analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):</p><p>I. ( ) O sistema motor do RNPT é vulnerável e por isso é improvável que sofra ação do sistema</p><p>plástico-regenerativo.</p><p>II. ( ) O desenvolvimento motor é dependente do processo de maturação do SNC e das experiências</p><p>que a criança é exposta no seu ambiente.</p><p>III. ( ) A maturação neural está diretamente relacionada com o grau de mielinização, arborização</p><p>dendrítica e formação de sinapses das células nervosas.</p><p>IV. ( ) A criança nasce sem a habilidade de produzir padrões interativos e sensório-motores,</p><p>desenvolvendo-a tardiamente.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>Ocultar opções de resposta</p><p>V, V, F, F.</p><p>Correta:</p><p>F, V, V, F.</p><p>Resposta correta</p><p>F, V, F, V.</p><p>V, F, V, F.</p><p>F, F, V, V.</p><p>5. Pergunta 5</p><p>0,1/0,1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Hipóxia intrauterina, asfixia perinatal, acidose respiratória e/ou metabólica e hipercapnia</p><p>constituem os principais fatores que podem contribuir para a não reversibilidade da circulação fetal.</p><p>Portanto, há manutenção da RVP com alta e baixa complacência pulmonar, criando assim um ciclo</p><p>vicioso em que a vasoconstrição aumenta o shunt direito-esquerdo e o grau de hipoxemia.”</p><p>Fonte: SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. 2. ed. Barueri:</p><p>Manole, 2011. p. 91.</p><p>Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a isquemia hipóxico-isquêmica,</p><p>pode-se afirmar que os mecanismos de compensação do feto, em resposta à asfixia, objetivam</p><p>preservar o fluxo sanguíneo dos seguintes órgãos:</p><p>Ocultar opções de resposta</p><p>Coração, cérebro e sistema músculo-esquelético.</p><p>Correta:</p><p>Coração, cérebro e glândulas adrenais.</p><p>Resposta correta</p><p>Coração, cérebro, pulmões e extremidades distais.</p><p>Coração, cérebro, glândulas adrenais e pulmões.</p><p>Coração, cérebro e pulmões.</p><p>6. Pergunta 6</p><p>0,1/0,1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Embora prematuridade e baixo peso ao nascer (BPN) estejam interrelacionados, eles não são</p><p>sinônimos. Somente cerca de dois terços dos RNs com baixo peso são pré-termo. Os RNs a termo</p><p>que estão abaixo do percentil da distribuição da população nos índices de pesos ao nascer por</p><p>gestação são considerados ‘pequenos para a idade gestacional’ (PIG).”</p><p>Fonte: AVERY, G. B.; MACDONALD, M. G.; SESHIA, M. M. K. Neonatologia, fisiopatologia e</p><p>tratamento do recém-nascido. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 38.</p><p>Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre aspectos da</p><p>prematuridade, analise as categorias relacionadas que dizem respeito à prematuridade a seguir e</p><p>associe-as seus respectivos</p><p>períodos característicos.</p><p>1) Prematuro limítrofe.</p><p>2) Muito prematuro.</p><p>3) Prematuro extremo.</p><p>4) Prematuro muito extremo.</p><p>( ) Idade gestacional igual ou inferior a 25 semanas.</p><p>( ) Idade gestacional inferior a 32 semanas.</p><p>( ) Idade gestacional entre 34 e 37 semanas.</p><p>( ) Idade gestacional entre 23 e 25 semanas.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>Ocultar opções de resposta</p><p>3, 4, 1, 2.</p><p>1, 3, 4, 2.</p><p>2, 3, 1, 4.</p><p>Correta:</p><p>3, 2, 1, 4.</p><p>Resposta correta</p><p>2, 1, 3, 4.</p><p>7. Pergunta 7</p><p>0/0,1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Nos primeiros anos de vida a criança passa por um intenso processo de maturação fisiológica e o</p><p>desenvolvimento do recém-nascido (RN) é muito influenciado pelo ambiente em que cresce e pelos</p><p>cuidados gerais que ele recebe.”</p><p>Fonte: SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. 2. ed. Barueri:</p><p>Manole, 2011. p. 202.</p><p>Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre prematuridade, analise as</p><p>afirmativas a seguir sobre estímulos precoces:</p><p>I. O objetivo da estimulação sensorial é manter e direcionar a maturação fisiológica da criança.</p><p>II. A estimulação é indicada somente quando a criança apresenta indícios de atraso no</p><p>desenvolvimento neuromotor adequado.</p><p>III. As condutas de estimulação têm como objetivo promover a interação dos pais com a criança e</p><p>prevenir complicações musculoesqueléticas.</p><p>IV. É inviável avaliar a qualidade dos estímulos aplicados, pois é difícil observar os comportamentos</p><p>da criança.</p><p>Está correto apenas o que se afirma em:</p><p>Ocultar opções de resposta</p><p>I e IV.</p><p>I e III.</p><p>Resposta correta</p><p>Incorreta:</p><p>I e II.</p><p>III e IV.</p><p>II e III.</p><p>8. Pergunta 8</p><p>0,1/0,1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“Na Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR), é possível observar no bebê desconforto</p><p>respiratório, taquipneia, tiragem intercostal e subdiafragmática, gemidos expiratórios, batimento de</p><p>asa do nariz, cianose e edema de extremidades.”</p><p>Fonte: SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. 2. ed. Barueri:</p><p>Manole, 2011. p. 91.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a síndrome do desconforto, analise as</p><p>afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):</p><p>I. O RN acometido pela síndrome do desconforto tende a apresentar redução da complacência</p><p>pulmonar e aumento da resistência.</p><p>II. Os recém-nascidos pré-termo são acometidos pela síndrome do desconforto respiratório muito</p><p>frequentemente.</p><p>III. Na síndrome do desconforto respiratório, há um déficit na produção de surfactante pelas</p><p>pneumócitos do tipo II, sendo indicada sua reposição</p><p>IV. A reposição de surfactante é indicada, visto que o processo de síntese, armazenamento e</p><p>secreção acontece ao longo do tempo e não é significativo na reversão do quadro.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>Ocultar opções de resposta</p><p>Correta:</p><p>V, V, V, F.</p><p>Resposta correta</p><p>V, V, F, F.</p><p>F, F, V, V.</p><p>V, F, F, V.</p><p>F, V, V, V.</p><p>9. Pergunta 9</p><p>0,1/0,1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“A incidência global de hemorragia tem diminuído ao longo das últimas décadas em função da</p><p>melhora dos cuidados perinatais e do aumento do uso de corticosteroides no pré-natal; entretanto,</p><p>continua a ser uma causa significativa de mortalidade em recém-nascidos prematuros.”</p><p>Fonte: KLIEGMAN, R. M.; BEHRMAN, R. E.; JENSON, H. B. Nelson textbook of pediatrics. 18.</p><p>ed. Philadelphia: Saunders, 2009. p. 715.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos fisiopatológicos da</p><p>hemorragia cerebral em RNs, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:</p><p>I. O principal local de origem do processo hemorrágico é a matriz germinativa.</p><p>Porque:</p><p>II. A matriz germinativa tem maior propensão a desenvolver um processo hemorrágico pela</p><p>imaturidade anatômica e à autorregulação vascular.</p><p>A seguir, assinale a alternativa correta:</p><p>Ocultar opções de resposta</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>Correta:</p><p>As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>Resposta correta</p><p>As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>10. Pergunta 10</p><p>0,1/0,1</p><p>Leia o trecho a seguir:</p><p>“O recém-nascido (RN) prematuro apresenta uma imaturidade global de órgãos e sistemas que o</p><p>torna mais predisposto às lesões neurológicas e outras doenças, o que, associado a um meio externo</p><p>inadequado em um período crítico para o desenvolvimento do sistema nervoso, confere ao RNPT</p><p>uma maior suscetibilidade aos problemas do desenvolvimento neuropsicomotor.”</p><p>Fonte: PRADO, C.; VALE, L. A. Fisioterapia neonatal e pediátrica. Barueri: Manole, 2012. p. 386.</p><p>Por prematuridade, entende-se todo RN que nasce com menos de 37 semanas completas de gestação.</p><p>Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a prematuridade, pode-se afirmar que</p><p>o grau de prematuridade é definido por:</p><p>Ocultar opções de resposta</p><p>Peso e comprimento ao nascimento.</p><p>Idade gestacional, peso ao nascimento e circunferência da cabeça.</p><p>Correta:</p><p>Peso ao nascimento e idade gestacional.</p><p>Resposta correta</p><p>Idade gestacional e idade da mãe.</p><p>Idade gestacional, peso ao nascimento e tamanho em centímetros do bebê.</p>

Mais conteúdos dessa disciplina