Logo Passei Direto
Buscar

2023-4- FISIOLOGIA DOS ANIMAIS - TODAS UNIDADES

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A ligação do neurotransmissor pode gerar uma mudança potencial excitatória pós-sináptica (PEPS) ou potencial inibitória pós-sináptica (PIPS). Sobre PEPS e PIPS, é correto afirmar:
a. O PIPS tem ação despolarizante, ou seja, torna o interior da célula mais positivo, trazendo o potencial de membrana mais perto de seu limiar de excitação. Já um PEPS tende a manter o potencial de membrana do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.
b. Tanto PIPS quanto PEPS têm ação despolarizante, ou seja, tornam o interior da célula mais positivo, trazendo o potencial de membrana mais perto de seu limiar de excitação
c. Tanto PIPS quanto PEPS tendem a manter o potencial de membrana do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.
d. O PEPS tem ação despolarizante, ou seja, torna o interior da célula mais positivo, trazendo o potencial de membrana mais perto de seu limiar de excitação. Já um PIPS tende a manter o potencial de membrana do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.
e. Não há ação exclusiva de PIPS e PEPS quanto a excitação da membrana da célula pós-sináptica.
A resposta correta é: O PEPS tem ação despolarizante, ou seja, torna o interior da célula mais positivo, trazendo o potencial de membrana mais perto de seu limiar de excitação. Já um PIPS tende a manter o potencial de membrana do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.

De forma resumida, podemos classificar os mecanismos de transporte através da membrana plasmática em transporte passivo e transporte ativo. O transporte passivo é aquele em que o transporte de moléculas ocorre sem gasto de energia (ATP), enquanto o transporte ativo envolve o gasto de energia (ATP). É considerado transporte passivo:
a. Contratransporte
b. Bomba de Cálcio
c. Co-transporte
d. Osmose
e. Bomba Sódio-Potássio
A resposta correta é: Osmose

Depois que cada potencial de ação termina, o potencial de membrana aumenta levemente e fica levemente mais negativo que o estado de repouso. A esse momento chamamos de:
a. Estabilidade da membrana.
b. Negatividade da membrana.
c. Hiperpolarização da membrana.
d. Hipopolarização da membrana.
e. Polarização da membrana.
A resposta correta é: Hiperpolarização da membrana.

Os potenciais elétricos basicamente se dividem em potencial de repouso e potencial de ação. Chamamos de potencial de ação:
a. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de contração da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.
b. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de duplicação da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.
c. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de apoptose da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.
d. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de repouso da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.
e. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de reprodução da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.
A resposta correta é: A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de repouso da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.

O músculo esquelético é composto de feixes de fibras musculares esqueléticas, que geralmente se estendem por todo o comprimento do músculo. Eles são chamados de fibras, em vez de células, por causa de sua forma. As fibras musculares esqueléticas têm muitas das mesmas partes estruturais que outras células. Vários deles, no entanto, levam nomes diferentes, por exemplo, o sarcolema é relativo à:

a. Citoplasma de uma fibra muscular
b. Núcleo de uma fibra muscular
c. Membrana plasmática de uma fibra muscular
d. Retículo endoplasmático de uma fibra muscular
e. Mitocôndrias de uma fibra muscular

O ventrículo esquerdo é uma câmara de paredes finas, pois só precisa exercer pressão suficiente para forçar o sangue do ventrículo para o pulmão próximo. Os vasos condutores do pulmão dividem-se rapidamente em um vasto leito capilar, de modo que há pouca resistência ao fluxo de sangue. O ventrículo esquerdo, entretanto, deve gerar força suficiente para bombear o sangue para toda a circulação sistêmica. Para conseguir isso, o ventrículo esquerdo é uma câmara de paredes espessas, que se contrai em espiral com força suficiente para abrir a:

a. Válvula da artéria pulmonar e bombear sangue para todo o corpo.
b. Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para todo o corpo.
c. Válvula mitral e bombear sangue para todo o corpo.
d. Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para o pulmão.
e. Válvula tricúspide da aorta e bombear sangue para o pulmão.

O rim permite que um animal coma e beba de acordo com seus hábitos sem alterar a composição de seus compartimentos de fluidos. O suprimento sanguíneo renal é normalmente de cerca de 20% do débito cardíaco. Aproximadamente 99% do fluxo sanguíneo vão para o córtex e 1% para a medula. O córtex é a parte externa do rim, que contém a maioria dos néfrons. A medula é a parte interna do rim e contém os néfrons especializados na região justa-medular, imediatamente próxima à medula. Para produzir urina, os néfrons e os ductos coletores realizam três funções básicas, sendo elas:

a. Filtração cortical, reabsorção tubular e secreção glomerular.
b. Filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular.
c. Filtração tubular, reabsorção glomerular e secreção nas alças de Henle.
d. Filtração medular, reabsorção glomerular e secreção tubular.
e. Filtração nas alças de Henle, reabsorção glomerular e secreção tubular.

O trato gastrointestinal tem capacidade de gerar motilidade por meio de contração tônica ou fásica. Avalie as sentenças a seguir e as classifique em verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) As contrações tônicas são aquelas contrações que são mantidas por vários minutos até horas seguidas. Elas ocorrem nos esfíncteres do trato, bem como no estômago anterior.
( ) Contrações fásicas consistem em breves períodos de relaxamento e contração, ocorrendo na parte posterior do estômago e no intestino delgado, sendo realizadas pela musculatura externa.
( ) A motilidade pode ser hiperativa (hipermotilidade), levando à diarreia ou vômito.
( ) A motilidade pode ser hipoativa (hipomotilidade), levando à constipação ou vômito. Tanto a motilidade hiper quanto a hipoativa podem causar dor abdominal.

a. V, F, F, V.
b. F, V, V, F.
c. F, V, F, V.
d. V, V, V, V.
e. F, F, V, V.

( V) ou falso (F).

( ) O peristaltismo ocorre geralmente antes de uma refeição.
( ) As contrações peristálticas ocorrem em padrões de ondas que viajam por curtos comprimentos do trato gastrointestinal de uma seção para a próxima.
( ) A segmentação ocorre durante e logo após uma refeição em comprimentos curtos em padrões segmentados ou aleatórios ao longo do intestino.
( ) O processo de segmentação é realizado pelo relaxamento dos músculos longitudinais enquanto os músculos circulares se contraem em sessões alternadas, misturando, assim, a comida.

a. F, V, V, V.
b. F, F, V, V.
c. F, V, F, V.
d. V, F, F, V.
e. F, V, V, F.

Uma célula nervosa é capaz de permanecer em repouso e disparar potenciais de ação. Por meio dessa capacidade, essas células podem interagir com outras células, influenciando as suas atividades. A esse evento de comunicação entre uma célula nervosa e uma célula-alvo, que pode ou não ser outro neurônio, dá-se o nome de:
a. Apoptose
b. Potencial de repouso
c. Sinapse
d. Potencial de ação
e. Replicação celular
A resposta correta é: Sinapse

O músculo esquelético é composto de feixes de fibras musculares esqueléticas, que geralmente se estendem por todo o comprimento do músculo. Eles são chamados de fibras, em vez de células, por causa de sua forma. As fibras musculares esqueléticas têm muitas das mesmas partes estruturais que outras células. Vários deles, no entanto, levam nomes diferentes, por exemplo, o sarcolema é relativo à:
a. Citoplasma de uma fibra muscular
b. Núcleo de uma fibra muscular
c. Membrana plasmática de uma fibra muscular
d. Retículo endoplasmático de uma fibra muscular
e. Mitocôndrias de uma fibra muscular

O acoplamento Excitação-Contração (E-C) no músculo cardíaco é semelhante ao acoplamento E-C no músculo esquelético, mas tem algumas características únicas. O potencial de ação ventricular começa com a abertura dos canais de Na+ dependentes de voltagem, que fornecem a despolarização. Os canais de Ca++ dependentes de voltagem se abrem durante a despolarização do sódio e, assim como no músculo esquelético, os canais de Ca++ estão localizados dentro dos túbulos T, que ficam muito próximos ao retículo sarcoplasmático (RS). Esses íons Ca++ que fluem através dos canais de Ca++ do túbulo T acionam a abertura dos canais de liberação de cálcio do:

a. Sarcolema
b. Retículo sarcoplasmático
c. Sarcômero
d. Núcleo celular
e. Sarcoplasma

subestimado dos sistemas circulatório, imunológico e metabólico. É composto de:

a. Fluido linfático, vasos linfáticos, vênulas e células linfáticas.
b. Fluido linfático, vasos linfáticos, linfonodos ou gânglios linfáticos e células linfáticas.
c. Fluido linfático, vasos linfáticos, arteríolas e células linfáticas.
d. Fluido linfático, vasos linfáticos, arteríolas, vênulas e células linfáticas.
e. Fluido linfático, vasos linfáticos e células linfáticas.

O ventrículo direito é uma câmara de paredes finas, pois só precisa exercer pressão suficiente para forçar o sangue do ventrículo para o pulmão próximo. Os vasos condutores do pulmão dividem-se rapidamente em um vasto leito capilar, de modo que há pouca resistência ao fluxo de sangue. O ventrículo esquerdo, entretanto, deve gerar força suficiente para bombear o sangue para toda a circulação sistêmica. Para conseguir isso, o ventrículo esquerdo é uma câmara de paredes espessas, que se contrai em espiral com força suficiente para abrir a:

a. Válvula da artéria pulmonar e bombear sangue para todo o corpo.
b. Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para todo o corpo.
c. Válvula mitral e bombear sangue para todo o corpo.
d. Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para o pulmão.
e. Válvula tricúspide da aorta e bombear sangue para o pulmão.

O trato gastrointestinal tem capacidade de gerar motilidade por meio de contração tônica ou fásica. Avalie as sentenças a seguir e as classifique em verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) O peristaltismo ocorre geralmente antes de uma refeição.
( ) As contrações peristálticas ocorrem em padrões de ondas que viajam por curtos comprimentos do trato gastrointestinal de uma seção para a próxima.
( ) A segmentação ocorre durante e logo após uma refeição em comprimentos curtos em padrões segmentados ou aleatórios ao longo do intestino.
( ) O processo de segmentação é realizado pelo relaxamento dos músculos longitudinais enquanto os músculos circulares se contraem em sessões alternadas, misturando, assim, a comida.

a. F, V, V, V.
b. F, F, V, V.
c. F, V, F, V.
d. V, F, F, V.
e. F, V, V, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A ligação do neurotransmissor pode gerar uma mudança potencial excitatória pós-sináptica (PEPS) ou potencial inibitória pós-sináptica (PIPS). Sobre PEPS e PIPS, é correto afirmar:
a. O PIPS tem ação despolarizante, ou seja, torna o interior da célula mais positivo, trazendo o potencial de membrana mais perto de seu limiar de excitação. Já um PEPS tende a manter o potencial de membrana do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.
b. Tanto PIPS quanto PEPS têm ação despolarizante, ou seja, tornam o interior da célula mais positivo, trazendo o potencial de membrana mais perto de seu limiar de excitação
c. Tanto PIPS quanto PEPS tendem a manter o potencial de membrana do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.
d. O PEPS tem ação despolarizante, ou seja, torna o interior da célula mais positivo, trazendo o potencial de membrana mais perto de seu limiar de excitação. Já um PIPS tende a manter o potencial de membrana do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.
e. Não há ação exclusiva de PIPS e PEPS quanto a excitação da membrana da célula pós-sináptica.
A resposta correta é: O PEPS tem ação despolarizante, ou seja, torna o interior da célula mais positivo, trazendo o potencial de membrana mais perto de seu limiar de excitação. Já um PIPS tende a manter o potencial de membrana do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.

De forma resumida, podemos classificar os mecanismos de transporte através da membrana plasmática em transporte passivo e transporte ativo. O transporte passivo é aquele em que o transporte de moléculas ocorre sem gasto de energia (ATP), enquanto o transporte ativo envolve o gasto de energia (ATP). É considerado transporte passivo:
a. Contratransporte
b. Bomba de Cálcio
c. Co-transporte
d. Osmose
e. Bomba Sódio-Potássio
A resposta correta é: Osmose

Depois que cada potencial de ação termina, o potencial de membrana aumenta levemente e fica levemente mais negativo que o estado de repouso. A esse momento chamamos de:
a. Estabilidade da membrana.
b. Negatividade da membrana.
c. Hiperpolarização da membrana.
d. Hipopolarização da membrana.
e. Polarização da membrana.
A resposta correta é: Hiperpolarização da membrana.

Os potenciais elétricos basicamente se dividem em potencial de repouso e potencial de ação. Chamamos de potencial de ação:
a. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de contração da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.
b. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de duplicação da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.
c. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de apoptose da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.
d. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de repouso da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.
e. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de reprodução da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.
A resposta correta é: A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de repouso da membrana, que se propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.

O músculo esquelético é composto de feixes de fibras musculares esqueléticas, que geralmente se estendem por todo o comprimento do músculo. Eles são chamados de fibras, em vez de células, por causa de sua forma. As fibras musculares esqueléticas têm muitas das mesmas partes estruturais que outras células. Vários deles, no entanto, levam nomes diferentes, por exemplo, o sarcolema é relativo à:

a. Citoplasma de uma fibra muscular
b. Núcleo de uma fibra muscular
c. Membrana plasmática de uma fibra muscular
d. Retículo endoplasmático de uma fibra muscular
e. Mitocôndrias de uma fibra muscular

O ventrículo esquerdo é uma câmara de paredes finas, pois só precisa exercer pressão suficiente para forçar o sangue do ventrículo para o pulmão próximo. Os vasos condutores do pulmão dividem-se rapidamente em um vasto leito capilar, de modo que há pouca resistência ao fluxo de sangue. O ventrículo esquerdo, entretanto, deve gerar força suficiente para bombear o sangue para toda a circulação sistêmica. Para conseguir isso, o ventrículo esquerdo é uma câmara de paredes espessas, que se contrai em espiral com força suficiente para abrir a:

a. Válvula da artéria pulmonar e bombear sangue para todo o corpo.
b. Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para todo o corpo.
c. Válvula mitral e bombear sangue para todo o corpo.
d. Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para o pulmão.
e. Válvula tricúspide da aorta e bombear sangue para o pulmão.

O rim permite que um animal coma e beba de acordo com seus hábitos sem alterar a composição de seus compartimentos de fluidos. O suprimento sanguíneo renal é normalmente de cerca de 20% do débito cardíaco. Aproximadamente 99% do fluxo sanguíneo vão para o córtex e 1% para a medula. O córtex é a parte externa do rim, que contém a maioria dos néfrons. A medula é a parte interna do rim e contém os néfrons especializados na região justa-medular, imediatamente próxima à medula. Para produzir urina, os néfrons e os ductos coletores realizam três funções básicas, sendo elas:

a. Filtração cortical, reabsorção tubular e secreção glomerular.
b. Filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular.
c. Filtração tubular, reabsorção glomerular e secreção nas alças de Henle.
d. Filtração medular, reabsorção glomerular e secreção tubular.
e. Filtração nas alças de Henle, reabsorção glomerular e secreção tubular.

O trato gastrointestinal tem capacidade de gerar motilidade por meio de contração tônica ou fásica. Avalie as sentenças a seguir e as classifique em verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) As contrações tônicas são aquelas contrações que são mantidas por vários minutos até horas seguidas. Elas ocorrem nos esfíncteres do trato, bem como no estômago anterior.
( ) Contrações fásicas consistem em breves períodos de relaxamento e contração, ocorrendo na parte posterior do estômago e no intestino delgado, sendo realizadas pela musculatura externa.
( ) A motilidade pode ser hiperativa (hipermotilidade), levando à diarreia ou vômito.
( ) A motilidade pode ser hipoativa (hipomotilidade), levando à constipação ou vômito. Tanto a motilidade hiper quanto a hipoativa podem causar dor abdominal.

a. V, F, F, V.
b. F, V, V, F.
c. F, V, F, V.
d. V, V, V, V.
e. F, F, V, V.

( V) ou falso (F).

( ) O peristaltismo ocorre geralmente antes de uma refeição.
( ) As contrações peristálticas ocorrem em padrões de ondas que viajam por curtos comprimentos do trato gastrointestinal de uma seção para a próxima.
( ) A segmentação ocorre durante e logo após uma refeição em comprimentos curtos em padrões segmentados ou aleatórios ao longo do intestino.
( ) O processo de segmentação é realizado pelo relaxamento dos músculos longitudinais enquanto os músculos circulares se contraem em sessões alternadas, misturando, assim, a comida.

a. F, V, V, V.
b. F, F, V, V.
c. F, V, F, V.
d. V, F, F, V.
e. F, V, V, F.

Uma célula nervosa é capaz de permanecer em repouso e disparar potenciais de ação. Por meio dessa capacidade, essas células podem interagir com outras células, influenciando as suas atividades. A esse evento de comunicação entre uma célula nervosa e uma célula-alvo, que pode ou não ser outro neurônio, dá-se o nome de:
a. Apoptose
b. Potencial de repouso
c. Sinapse
d. Potencial de ação
e. Replicação celular
A resposta correta é: Sinapse

O músculo esquelético é composto de feixes de fibras musculares esqueléticas, que geralmente se estendem por todo o comprimento do músculo. Eles são chamados de fibras, em vez de células, por causa de sua forma. As fibras musculares esqueléticas têm muitas das mesmas partes estruturais que outras células. Vários deles, no entanto, levam nomes diferentes, por exemplo, o sarcolema é relativo à:
a. Citoplasma de uma fibra muscular
b. Núcleo de uma fibra muscular
c. Membrana plasmática de uma fibra muscular
d. Retículo endoplasmático de uma fibra muscular
e. Mitocôndrias de uma fibra muscular

O acoplamento Excitação-Contração (E-C) no músculo cardíaco é semelhante ao acoplamento E-C no músculo esquelético, mas tem algumas características únicas. O potencial de ação ventricular começa com a abertura dos canais de Na+ dependentes de voltagem, que fornecem a despolarização. Os canais de Ca++ dependentes de voltagem se abrem durante a despolarização do sódio e, assim como no músculo esquelético, os canais de Ca++ estão localizados dentro dos túbulos T, que ficam muito próximos ao retículo sarcoplasmático (RS). Esses íons Ca++ que fluem através dos canais de Ca++ do túbulo T acionam a abertura dos canais de liberação de cálcio do:

a. Sarcolema
b. Retículo sarcoplasmático
c. Sarcômero
d. Núcleo celular
e. Sarcoplasma

subestimado dos sistemas circulatório, imunológico e metabólico. É composto de:

a. Fluido linfático, vasos linfáticos, vênulas e células linfáticas.
b. Fluido linfático, vasos linfáticos, linfonodos ou gânglios linfáticos e células linfáticas.
c. Fluido linfático, vasos linfáticos, arteríolas e células linfáticas.
d. Fluido linfático, vasos linfáticos, arteríolas, vênulas e células linfáticas.
e. Fluido linfático, vasos linfáticos e células linfáticas.

O ventrículo direito é uma câmara de paredes finas, pois só precisa exercer pressão suficiente para forçar o sangue do ventrículo para o pulmão próximo. Os vasos condutores do pulmão dividem-se rapidamente em um vasto leito capilar, de modo que há pouca resistência ao fluxo de sangue. O ventrículo esquerdo, entretanto, deve gerar força suficiente para bombear o sangue para toda a circulação sistêmica. Para conseguir isso, o ventrículo esquerdo é uma câmara de paredes espessas, que se contrai em espiral com força suficiente para abrir a:

a. Válvula da artéria pulmonar e bombear sangue para todo o corpo.
b. Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para todo o corpo.
c. Válvula mitral e bombear sangue para todo o corpo.
d. Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para o pulmão.
e. Válvula tricúspide da aorta e bombear sangue para o pulmão.

O trato gastrointestinal tem capacidade de gerar motilidade por meio de contração tônica ou fásica. Avalie as sentenças a seguir e as classifique em verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) O peristaltismo ocorre geralmente antes de uma refeição.
( ) As contrações peristálticas ocorrem em padrões de ondas que viajam por curtos comprimentos do trato gastrointestinal de uma seção para a próxima.
( ) A segmentação ocorre durante e logo após uma refeição em comprimentos curtos em padrões segmentados ou aleatórios ao longo do intestino.
( ) O processo de segmentação é realizado pelo relaxamento dos músculos longitudinais enquanto os músculos circulares se contraem em sessões alternadas, misturando, assim, a comida.

a. F, V, V, V.
b. F, F, V, V.
c. F, V, F, V.
d. V, F, F, V.
e. F, V, V, F.

Prévia do material em texto

<p>13/11/2023, 09:46 Avaliação - Unidade I: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2498808&cmid=628726 1/6</p><p>Página inicial Minhas disciplinas 2023/4 - Fisiologia dos Animais Domésticos UNIDADE I</p><p>Avaliação - Unidade I</p><p>Iniciado em terça, 24 out 2023, 14:32</p><p>Estado Finalizada</p><p>Concluída em terça, 24 out 2023, 14:36</p><p>Tempo</p><p>empregado</p><p>3 minutos 52 segundos</p><p>Avaliar 0,50 de um máximo de 0,50(100%)</p><p>Questão 1</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>A despolarização é considerada a primeira fase do potencial de ação. Nessa fase, um estímulo qualquer capaz</p><p>de gerar um potencial elétrico na membrana estimula a abertura de canais de Na+ dependentes de voltagem.</p><p>Conforme os canais se abrem, mais cargas positivas vão adentrando a célula, gerando mais estímulos para a</p><p>abertura de novos canais de Na+ dependentes de voltagem, favorecendo ainda mais o fluxo desses íons de fora</p><p>para dentro da célula por:</p><p>a. Bomba de cálcio</p><p>b. Difusão</p><p>c. Bomba de sódio e potássio</p><p>d. Contra-transporte</p><p>e. Cotransporte</p><p>A resposta correta é: Difusão</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/course/view.php?id=22032</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/course/view.php?id=22032&section=3</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/view.php?id=628726</p><p>13/11/2023, 09:46 Avaliação - Unidade I: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2498808&cmid=628726 2/6</p><p>Questão 2</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 3</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>A ligação do neurotransmissor pode gerar uma mudança potencial excitatória pós-sináptica (PEPS) ou</p><p>potencial inibitória pós-sináptica (PIPS). Sobre PEPS e PIPS, é correto afirmar:</p><p>a. O PIPS tem ação despolarizante, ou seja, torna o interior da célula mais positivo, trazendo o potencial de</p><p>membrana mais perto de seu limiar de excitação. Já um PEPS tende a manter o potencial de membrana</p><p>do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.</p><p>b. Tanto PIPS quanto PEPS têm ação despolarizante, ou seja, tornam o interior da célula mais positivo,</p><p>trazendo o potencial de membrana mais perto de seu limiar de excitação</p><p>c. Tanto PIPS quanto PEPS tendem a manter o potencial de membrana do neurônio pós-sináptico abaixo do</p><p>limiar de excitação.</p><p>d. O PEPS tem ação despolarizante, ou seja, torna o interior da célula mais positivo, trazendo o potencial de</p><p>membrana mais perto de seu limiar de excitação. Já um PIPS tende a manter o potencial de membrana</p><p>do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.</p><p>e. Não há ação exclusiva de PIPS e PEPS quanto a excitação da membrana da célula pós-sináptica.</p><p>A resposta correta é: O PEPS tem ação despolarizante, ou seja, torna o interior da célula mais positivo, trazendo o</p><p>potencial de membrana mais perto de seu limiar de excitação. Já um PIPS tende a manter o potencial de</p><p>membrana do neurônio pós-sináptico abaixo do limiar de excitação.</p><p>As membranas celulares, também chamadas de membranas plasmáticas, são estruturas que formam</p><p>camadas limítrofes entre dois compartimentos celulares, separando o meio intracelular do extracelular. Essa</p><p>membrana é fundamental para garantir a manutenção de organelas, nutrientes e citoplasma dentro da célula,</p><p>e ainda para garantir condições externas adequadas. É função da membrana plasmática:</p><p>a. Contração celular</p><p>b. Síntese de proteínas</p><p>c. Relaxamento celular</p><p>d. Formação de camada limítrofe</p><p>e. Secreção enzimática</p><p>A resposta correta é: Formação de camada limítrofe</p><p>13/11/2023, 09:46 Avaliação - Unidade I: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2498808&cmid=628726 3/6</p><p>Questão 4</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 5</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>De forma resumida, podemos classificar os mecanismos de transporte através da membrana plasmática em</p><p>transporte passivo e transporte ativo. O transporte passivo é aquele em que o transporte de moléculas ocorre</p><p>sem gasto de energia (ATP), enquanto o transporte ativo envolve o gasto de energia (ATP). É considerado</p><p>transporte passivo:</p><p>a. Contratransporte</p><p>b. Bomba de Cálcio</p><p>c. Co-transporte</p><p>d. Osmose</p><p>e. Bomba Sódio-Potássio</p><p>A resposta correta é: Osmose</p><p>Depois que cada potencial de ação termina, o potencial de membrana aumenta levemente e fica levemente</p><p>mais negativo que o estado de repouso. A esse momento chamamos de:</p><p>a. Estabilidade da membrana.</p><p>b. Negatividade da membrana.</p><p>c. Hiperpolarização da membrana.</p><p>d. Hipopolarização da membrana.</p><p>e. Polarização da membrana.</p><p>A resposta correta é: Hiperpolarização da membrana.</p><p>13/11/2023, 09:46 Avaliação - Unidade I: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2498808&cmid=628726 4/6</p><p>Questão 6</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 7</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Diferentes mecanismos de transporte de íons são capazes de gerar certa diferença de potencial elétrico através</p><p>da membrana, por meio da diferença de concentrações de cargas dentro e fora da célula. Algumas células</p><p>específicas, como células musculares e neurônios, podem ser consideradas como excitáveis, pois:</p><p>a. São capazes de alterar o potencial de repouso na presença de estímulos.</p><p>b. São capazes de se mover para outros tecidos na presença de estímulos.</p><p>c. São capazes de se destruir na presença de estímulos.</p><p>d. São capazes de alterar a conformação na presença de estímulos.</p><p>e. São capazes de se duplicar na presença de estímulos.</p><p>A resposta correta é: São capazes de alterar o potencial de repouso na presença de estímulos.</p><p>Os potenciais elétricos basicamente se dividem em potencial de repouso e potencial de ação. Chamamos de</p><p>potencial de ação:</p><p>a. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de contração da membrana, que se propaga em</p><p>forma de corrente elétrica pela membrana.</p><p>b. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de duplicação da membrana, que se propaga em</p><p>forma de corrente elétrica pela membrana.</p><p>c. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de apoptose da membrana, que se propaga em</p><p>forma de corrente elétrica pela membrana.</p><p>d. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de repouso da membrana, que se propaga em forma</p><p>de corrente elétrica pela membrana.</p><p>e. A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de reprodução da membrana, que se propaga em</p><p>forma de corrente elétrica pela membrana.</p><p>A resposta correta é: A alteração súbita, rápida e transitória do potencial de repouso da membrana, que se</p><p>propaga em forma de corrente elétrica pela membrana.</p><p>13/11/2023, 09:46 Avaliação - Unidade I: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2498808&cmid=628726 5/6</p><p>Questão 8</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 9</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Quando o número de íons Na+ que entram na célula é maior que o número de íons K+ que saem e a polaridade</p><p>intracelular estiver positiva, a permeabilidade da membrana à entrada dos íons Na+ volta ao normal, e sua</p><p>entrada para de ser potencializada. Simultaneamente, em função da pressão positiva e do gradiente de</p><p>concentração química do próprio K+ , os canais de K+ dependentes de voltagem se abrem, e os íons são:</p><p>a. Transferidos para dentro da célula.</p><p>b. Incorporados pela célula.</p><p>c. Neutralizados pela célula.</p><p>d. Destruídos pela célula.</p><p>e. Transferidos para fora da célula.</p><p>A resposta correta é: Transferidos para fora da célula.</p><p>Quando um potencial de ação atinge a membrana da extremidade axonal pré-sináptica, os canais de Ca++</p><p>dependentes de voltagem se abrem, e os íons que estão em maior concentração fora da célula são</p><p>transportados para dentro da célula. Ao adentrar a célula, os íons permitem que as vesículas sinápticas se</p><p>fundam à membrana celular, liberando seu conteúdo de neurotransmissor na fenda sináptica. Os</p><p>neurotransmissores se ligam, então, aos seus receptores presentes na membrana dendrítica pós-sináptica, e</p><p>essa ligação promove a:</p><p>a. Apenas o fechamento de canais iônicos, o que pode resultar em mudança generalizada no potencial da</p><p>membrana.</p><p>b. Apenas a abertura de canais iônicos, o que pode resultar em mudança generalizada no potencial da</p><p>membrana.</p><p>c. Apenas o fechamento de canais iônicos, o que pode resultar em mudança localizada no potencial da</p><p>membrana.</p><p>d. Abertura ou fechamento de canais iônicos, o que pode resultar em mudança localizada no potencial da</p><p>membrana.</p><p>e. Apenas a abertura de canais iônicos, o que pode resultar em mudança localizada no potencial da</p><p>membrana.</p><p>A resposta correta é: Abertura ou fechamento de canais iônicos, o que pode resultar em mudança localizada no</p><p>potencial da membrana.</p><p>13/11/2023, 09:46 Avaliação - Unidade I: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2498808&cmid=628726 6/6</p><p>Questão 10</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Uma célula nervosa é capaz de permanecer em repouso e disparar potenciais de ação. Por meio dessa</p><p>capacidade, essas células podem interagir com outras células, influenciando as suas atividades. A esse evento</p><p>de comunicação entre uma célula nervosa e uma célula-alvo, que pode ou não ser outro neurônio, dá-se o</p><p>nome de:</p><p>a. Apoptose</p><p>b. Potencial de repouso</p><p>c. Sinapse</p><p>d. Potencial de ação</p><p>e. Replicação celular</p><p>A resposta correta é: Sinapse</p><p>Atividade anterior</p><p>◄ Slides Videoaula 3</p><p>Seguir para...</p><p>Próxima atividade</p><p>Videoaula 1 ►</p><p>Manter contato</p><p>UNINGÁ</p><p> https://www.uninga.br</p><p> Mobile : 0800 800 5009</p><p>   </p><p> Obter o aplicativo para dispositivos móveis</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/resource/view.php?id=628725&forceview=1</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/page/view.php?id=628727&forceview=1</p><p>https://www.uninga.br/</p><p>tel:Mobile : 0800 800 5009</p><p>https://www.facebook.com/uninga.edu.br/</p><p>https://www.youtube.com/channel/UCFfrZpSpL4DflIFl78P2TSQ</p><p>https://www.instagram.com/uningaoficial/?hl=pt</p><p>https://api.whatsapp.com/send?phone=44%2099825-1515</p><p>https://download.moodle.org/mobile?version=2020061502.11&lang=pt_br&iosappid=633359593&androidappid=com.moodle.moodlemobile</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade II: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525624&cmid=628733 1/6</p><p>Página inicial Minhas disciplinas 2023/4 - Fisiologia dos Animais Domésticos UNIDADE II</p><p>Avaliação - Unidade II</p><p>Iniciado em quarta, 1 nov 2023, 14:32</p><p>Estado Finalizada</p><p>Concluída em quarta, 1 nov 2023, 14:40</p><p>Tempo</p><p>empregado</p><p>8 minutos 12 segundos</p><p>Avaliar 0,50 de um máximo de 0,50(100%)</p><p>Questão 1</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 2</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Ao contrário do músculo esquelético, no qual um impulso nervoso excita o sarcolema para produzir seu próprio</p><p>impulso, o músculo cardíaco é dito:</p><p>a. Hiperexcitável</p><p>b. Periexcitável</p><p>c. Não excitável</p><p>d. Hipoexcitável</p><p>e. Autoexcitável</p><p>A resposta correta é: Autoexcitável</p><p>As fibras musculares apresentam estrias transversais e, por isso, o músculo é chamado de estriado. Essa</p><p>formação de imagens de estrias transversais só ocorre em função da presença de:</p><p>a. Miofilamentos finos</p><p>b. Sarcômeros</p><p>c. Miofilamentos grossos e finos</p><p>d. Tropomiosina</p><p>e. Miofilamentos grossos</p><p>A resposta correta é: Sarcômeros</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/course/view.php?id=22032</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/course/view.php?id=22032&section=4</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/view.php?id=628733</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade II: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525624&cmid=628733 2/6</p><p>Questão 3</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 4</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>As moléculas globulares de actina são encadeadas como contas para formar dois filamentos fibrosos, que se</p><p>torcem um ao redor do outro para formar o volume de cada filamento fino. As moléculas de actina e miosina</p><p>têm uma atração química uma pela outra, mas, em repouso, os sítios ativos nas moléculas de actina são</p><p>cobertos por longas moléculas de:</p><p>a. Tropomiosina</p><p>b. Serina</p><p>c. Troponina</p><p>d. Miosina</p><p>e. Actina</p><p>A resposta correta é: Tropomiosina</p><p>Cada fibra muscular contém mil ou mais subunidades paralelas, chamadas miofibrilas. Lado a lado em cada</p><p>miofibrila estão milhares de miofilamentos grossos e finos. Quatro tipos diferentes de moléculas de proteína</p><p>compõem os miofilamentos:</p><p>a. Miosina, actina, serina e troponina</p><p>b. Miosina, actina, tropomiosina e serina</p><p>c. Serina, actina, tropomiosina e troponina</p><p>d. Miosina, serina, tropomiosina e troponina</p><p>e. Miosina, actina, tropomiosina e troponina.</p><p>A resposta correta é: Miosina, actina, tropomiosina e troponina.</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade II: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525624&cmid=628733 3/6</p><p>Questão 5</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 6</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Cada músculo esquelético é um órgão que consiste em vários tecidos integrados. Esses tecidos incluem as</p><p>fibras musculares esqueléticas, vasos sanguíneos, fibras nervosas e tecido conjuntivo. Cada músculo</p><p>esquelético tem três camadas de tecido conjuntivo que o envolvem, fornecem estrutura ao músculo e</p><p>compartimentalizam as fibras musculares dentro do músculo. Cada músculo é envolto em uma bainha de</p><p>tecido conjuntivo denso e irregular, chamado:</p><p>a. Endomísio</p><p>b. Epimísio</p><p>c. Miomísio</p><p>d. Perimísio</p><p>e. Apomísio</p><p>A resposta correta é: Epimísio</p><p>Certas estruturas não encontradas em outras células estão presentes nas fibras musculares esqueléticas. Por</p><p>exemplo, feixes de fibras muito finas - miofibrilas - estendem-se longitudinalmente ao longo das fibras</p><p>musculares esqueléticas e quase preenchem seu sarcoplasma. As miofibrilas, por sua vez, são formadas por:</p><p>a. Miofilamentos finos</p><p>b. Sarcômeros</p><p>c. Tropomiosina</p><p>d. Miofilamentos grossos e finos</p><p>e. Miofilamentos grossos</p><p>A resposta correta é: Miofilamentos grossos e finos</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade II: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525624&cmid=628733 4/6</p><p>Questão 7</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 8</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>O músculo esquelético é composto de feixes de fibras musculares esqueléticas, que geralmente se estendem</p><p>por todo o comprimento do músculo. Eles são chamados de fibras, em vez de células, por causa de sua forma.</p><p>As fibras musculares esqueléticas têm muitas das mesmas partes estruturais que outras células. Vários deles,</p><p>no entanto, levam nomes diferentes, por exemplo, o sarcolema é relativo à:</p><p>a. Citoplasma de uma fibra muscular</p><p>b. Núcleo de uma fibra muscular</p><p>c. Membrana plasmática de uma fibra muscular</p><p>d. Retículo endoplasmático de uma fibra muscular</p><p>e. Mitocôndrias de uma fibra muscular</p><p>A resposta correta é: Membrana plasmática de uma fibra muscular</p><p>O tronco cerebral é composto pelo mesencéfalo, ponte e medula oblonga, e é o local onde centros nervosos</p><p>inferiores estão abrigados. A medula exerce o controle sobre:</p><p>a. As funções cardiovasculares, digestivas e reprodutivas.</p><p>b. As funções reprodutivas, digestivas e respiratórias.</p><p>c. As funções cardiovasculares, digestivas e respiratórias.</p><p>d. As funções cardiovasculares, digestivas, respiratórias e reprodutivas.</p><p>e. As funções cardiovasculares, reprodutivas e respiratórias.</p><p>A resposta correta é: As funções cardiovasculares, digestivas e respiratórias.</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade II: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525624&cmid=628733 5/6</p><p>Questão 9</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 10</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Os neurônios sensoriais são neurônios que transportam estímulos sensoriais do corpo e do mundo exterior para</p><p>o SNC. Neurônios sensoriais que transportam impulsos nervosos de informações sensoriais para o SNC e o</p><p>cérebro são referidos como:</p><p>a. Interneurônios</p><p>b. Neurônios aferentes</p><p>c. Neurônios motores</p><p>d. Neurônios eferentes</p><p>e. Neurônios deferentes</p><p>A resposta correta é: Neurônios aferentes</p><p>Para realizar o poderoso encurtamento, ou contração, de uma fibra muscular, vários sarcômeros precisam se</p><p>contrair por meio de processos coordenados</p><p>e de maneira gradual. Em circunstâncias normais, uma fibra</p><p>muscular esquelética permanece “em repouso” até ser estimulada por um sinal de um tipo especial de célula</p><p>nervosa chamada:</p><p>a. Interneurônio</p><p>b. Mioneurônio</p><p>c. Neurônio sensorial</p><p>d. Neurônio muscular</p><p>e. Neurônio motor</p><p>A resposta correta é: Neurônio motor</p><p>Atividade anterior</p><p>◄ Slides Videoaula 3</p><p>Seguir para...</p><p>Próxima atividade</p><p>Videoaula 1 ►</p><p>Manter contato</p><p>UNINGÁ</p><p> https://www.uninga.br</p><p> Mobile : 0800 800 5009</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/resource/view.php?id=628732&forceview=1</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/page/view.php?id=628734&forceview=1</p><p>https://www.uninga.br/</p><p>tel:Mobile : 0800 800 5009</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade II: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525624&cmid=628733 6/6</p><p>   </p><p> Obter o aplicativo para dispositivos móveis</p><p>https://www.facebook.com/uninga.edu.br/</p><p>https://www.youtube.com/channel/UCFfrZpSpL4DflIFl78P2TSQ</p><p>https://www.instagram.com/uningaoficial/?hl=pt</p><p>https://api.whatsapp.com/send?phone=44%2099825-1515</p><p>https://download.moodle.org/mobile?version=2020061502.11&lang=pt_br&iosappid=633359593&androidappid=com.moodle.moodlemobile</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade III: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525655&cmid=628740 1/6</p><p>Página inicial Minhas disciplinas 2023/4 - Fisiologia dos Animais Domésticos UNIDADE III</p><p>Avaliação - Unidade III</p><p>Iniciado em quarta, 1 nov 2023, 14:48</p><p>Estado Finalizada</p><p>Concluída em quarta, 1 nov 2023, 15:04</p><p>Tempo</p><p>empregado</p><p>16 minutos 11 segundos</p><p>Avaliar 0,50 de um máximo de 0,50(100%)</p><p>Questão 1</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 2</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>A camada mais interna dos vasos sanguíneos é uma camada de células endoteliais que estão em contato</p><p>íntimo com o sangue. Quando a pressão hidrostática do fluxo dentro de um vaso aumenta, as células</p><p>endoteliais sofrem tensão paralela à superfície do vaso, exercida pelo próprio sangue. O estresse da tensão faz</p><p>com que as células endoteliais liberem óxido nítrico (NO), uma molécula sinalizadora gasosa que:</p><p>a. Relaxa o músculo cardíaco sem alterar o diâmetro do vaso</p><p>b. Relaxa o músculo cardíaco e diminui o diâmetro do vaso.</p><p>c. Relaxa o músculo liso e aumenta o diâmetro do vaso.</p><p>d. Relaxa o músculo liso e diminui o diâmetro do vaso.</p><p>e. Relaxa o músculo cardíaco e aumenta o diâmetro do vaso.</p><p>A resposta correta é: Relaxa o músculo liso e aumenta o diâmetro do vaso.</p><p>Apesar de o coração possuir quatro câmaras, é melhor considerá-lo como duas bombas separadas</p><p>funcionando em paralelo, com cada átrio se enchendo simultaneamente, drenando para os ventrículos</p><p>simultaneamente e os ventrículos se contraindo simultaneamente. O átrio direito recebe sangue das:</p><p>a. Veias cavas superior e inferior.</p><p>b. Arco aórtico.</p><p>c. Veias pulmonares.</p><p>d. Apenas da veia cava superior.</p><p>e. Apenas da veia cava inferior.</p><p>A resposta correta é: Veias cavas superior e inferior.</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/course/view.php?id=22032</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/course/view.php?id=22032&section=5</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/view.php?id=628740</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade III: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525655&cmid=628740 2/6</p><p>Questão 3</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 4</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>As válvulas A-V permanecem fechadas durante a contração isovolumétrica, impedindo o retorno do sangue aos</p><p>átrios. Isso ocorre mesmo que a pressão nos ventrículos exceda a dos átrios. Quando o músculo ventricular se</p><p>contrai com força suficiente para gerar mais pressão no sangue dentro do ventrículo do que existe dentro da</p><p>árvore arterial, as válvulas semilunares se abrem e o sangue é ejetado dos ventrículos. Esse é o volume de</p><p>ejeção e marca:</p><p>a. A isquemia</p><p>b. A diástole</p><p>c. Microcirculação</p><p>d. O débito cardíaco</p><p>e. A sístole</p><p>A resposta correta é: A sístole</p><p>As veias pulmonares coletam sangue oxigenado e o devolvem ao átrio esquerdo. Novamente, o sangue se move</p><p>passivamente a favor de um gradiente de pressão através da válvula A-V para dentro do ventrículo esquerdo.</p><p>Na contratura, o ventrículo esquerdo bombeia sangue pela:</p><p>a. Válvula mitral para o tronco pulmonar.</p><p>b. Válvula tricúspide para a aorta.</p><p>c. Válvula tricúspide o tronco pulmonar.</p><p>d. Válvula mitral para a aorta.</p><p>e. Válvula semilunar para a aorta.</p><p>A resposta correta é: Válvula semilunar para a aorta.</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade III: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525655&cmid=628740 3/6</p><p>Questão 5</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 6</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>O acoplamento Excitação-Contração (E-C) no músculo cardíaco é semelhante ao acoplamento E-C no</p><p>músculo esquelético, mas tem algumas características únicas. O potencial de ação ventricular começa com a</p><p>abertura dos canais de Na+ dependentes de voltagem, que fornecem a despolarização. Os canais de Ca++</p><p>dependentes de voltagem se abrem durante a despolarização do sódio e, assim como no músculo esquelético,</p><p>os canais de Ca++ estão localizados dentro dos túbulos T, que ficam muito próximos ao retículo</p><p>sarcoplasmático (RS). Esses íons Ca++ que fluem através dos canais de Ca++ do túbulo T acionam a abertura</p><p>dos canais de liberação de cálcio do:</p><p>a. Sarcolema</p><p>b. Retículo sarcoplasmático</p><p>c. Sarcômero</p><p>d. Núcleo celular</p><p>e. Sarcoplasma</p><p>A resposta correta é: Retículo sarcoplasmático</p><p>O coração é um órgão muscular, com tamanho variável dependendo da espécie, composto por quatro</p><p>câmaras: átrio esquerdo e direito e ventrículos esquerdo e direito. As paredes dos átrios são finas, refletindo a</p><p>baixa pressão exercida pelo sangue que retorna ao coração. Sobre as câmaras cardíacas, é correto afirmar que:</p><p>a. Os átrios se conectam aos seus respectivos ventrículos por válvulas atrioventriculares (A-V), que se abrem</p><p>sempre que a pressão no átrio excede a do ventrículo.</p><p>b. O ventrículo direito se conecta ao átrio esquerdo pela válvula tricúspide.</p><p>c. As válvulas do coração estão conectadas à parede do átrio por músculos papilares e cordas tendíneas,</p><p>extensões de tecido conjuntivo que deram origem ao nome “cordas cardíacas”.</p><p>d. O ventrículo esquerdo se conecta ao átrio direito pela válvula mitral.</p><p>e. O átrio direito se conecta ao átrio esquerdo pela válvula tricúspide.</p><p>A resposta correta é: Os átrios se conectam aos seus respectivos ventrículos por válvulas atrioventriculares (A-</p><p>V), que se abrem sempre que a pressão no átrio excede a do ventrículo.</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade III: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525655&cmid=628740 4/6</p><p>Questão 7</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 8</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>O fluxo linfático no corpo é um processo único, que ocorre de uma maneira diferente de qualquer outro fluido</p><p>corporal. No espaço intersticial, o fluido composto de plasma e proteínas vazado do sistema vascular, restos</p><p>celulares, microrganismos e células imunes é absorvido pelos capilares linfáticos. As células endoteliais</p><p>sobrepostas criam as microválvulas “semelhantes a botões” encontradas nos capilares linfáticos de</p><p>extremidade romba, permitindo apenas o fluxo de fluido unidirecional. O fluido está sob um desequilíbrio de</p><p>pressão e flui para os capilares secundários à:</p><p>a. Sístole cardíaca</p><p>b. Sístole e diástole cardíacas</p><p>c. Pressão global e oncótica</p><p>d. Pressão oncótica e concentração iônica</p><p>e. Pressão hidrostática e oncótica</p><p>A resposta correta é: Pressão hidrostática e oncótica</p><p>O sistema linfático é um componente importante e muitas vezes subestimado dos sistemas circulatório,</p><p>imunológico e metabólico. É composto de:</p><p>a. Fluido linfático, vasos linfáticos, vênulas e células linfáticas.</p><p>b. Fluido linfático, vasos linfáticos, linfonodos ou gânglios linfáticos e células linfáticas.</p><p>c. Fluido linfático, vasos linfáticos, arteríolas</p><p>e células linfáticas.</p><p>d. Fluido linfático, vasos linfáticos, arteríolas, vênulas e células linfáticas.</p><p>e. Fluido linfático, vasos linfáticos e células linfáticas.</p><p>A resposta correta é: Fluido linfático, vasos linfáticos, linfonodos ou gânglios linfáticos e células linfáticas.</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade III: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525655&cmid=628740 5/6</p><p>Questão 9</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 10</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>O ventrículo direito é uma câmara de paredes finas, pois só precisa exercer pressão suficiente para forçar o</p><p>sangue do ventrículo para o pulmão próximo. Os vasos condutores do pulmão dividem-se rapidamente em um</p><p>vasto leito capilar, de modo que há pouca resistência ao fluxo de sangue. O ventrículo esquerdo, entretanto,</p><p>deve gerar força suficiente para bombear o sangue para toda a circulação sistêmica. Para conseguir isso, o</p><p>ventrículo esquerdo é uma câmara de paredes espessas, que se contrai em espiral com força suficiente para</p><p>abrir a:</p><p>a. Válvula da artéria pulmonar e bombear sangue para todo o corpo.</p><p>b. Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para todo o corpo.</p><p>c. Válvula mitral e bombear sangue para todo o corpo.</p><p>d. Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para o pulmão.</p><p>e. Válvula tricúspide da aorta e bombear sangue para o pulmão.</p><p>A resposta correta é: Válvula semilunar da aorta e bombear sangue para todo o corpo.</p><p>Quando o sangue deixa o ventrículo esquerdo, ele entra na aorta, um grande vaso muscular com um rico</p><p>suprimento de tecido elástico. A retração elástica da aorta contribui com energia para o fluxo contínuo de</p><p>sangue através do restante dos vasos sanguíneos. Da aorta, o sangue flui para as artérias condutoras, que</p><p>também têm paredes bastante espessas e, depois, para as arteríolas. A cada nível de ramificação, um vaso se</p><p>divide em múltiplos vasos, expandindo a área transversal total dos vasos arteriais. As paredes desses vasos</p><p>contêm:</p><p>a. Tecido conjuntivo e músculo cardíaco, que não altera o diâmetro do vaso.</p><p>b. Tecido conjuntivo e músculo esquelético, que altera continuamente o diâmetro do vaso.</p><p>c. Tecido conjuntivo e músculo esquelético, que não altera o diâmetro do vaso.</p><p>d. Tecido conjuntivo e músculo liso, que altera continuamente o diâmetro do vaso.</p><p>e. Tecido conjuntivo e músculo cardíaco, que altera continuamente o diâmetro do vaso.</p><p>A resposta correta é: Tecido conjuntivo e músculo liso, que altera continuamente o diâmetro do vaso.</p><p>Atividade anterior</p><p>◄ Slides Videoaula 3</p><p>Seguir para...</p><p>Próxima atividade</p><p>Videoaula 1 ►</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/resource/view.php?id=628739&forceview=1</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/page/view.php?id=628741&forceview=1</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade III: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2525655&cmid=628740 6/6</p><p>Manter contato</p><p>UNINGÁ</p><p> https://www.uninga.br</p><p> Mobile : 0800 800 5009</p><p>   </p><p> Obter o aplicativo para dispositivos móveis</p><p>https://www.uninga.br/</p><p>tel:Mobile : 0800 800 5009</p><p>https://www.facebook.com/uninga.edu.br/</p><p>https://www.youtube.com/channel/UCFfrZpSpL4DflIFl78P2TSQ</p><p>https://www.instagram.com/uningaoficial/?hl=pt</p><p>https://api.whatsapp.com/send?phone=44%2099825-1515</p><p>https://download.moodle.org/mobile?version=2020061502.11&lang=pt_br&iosappid=633359593&androidappid=com.moodle.moodlemobile</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade IV: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2537746&cmid=628749 1/6</p><p>Página inicial Minhas disciplinas 2023/4 - Fisiologia dos Animais Domésticos UNIDADE IV</p><p>Avaliação - Unidade IV</p><p>Iniciado em segunda, 6 nov 2023, 11:11</p><p>Estado Finalizada</p><p>Concluída em segunda, 6 nov 2023, 11:25</p><p>Tempo</p><p>empregado</p><p>14 minutos 31 segundos</p><p>Avaliar 0,50 de um máximo de 0,50(100%)</p><p>Questão 1</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>A absorção de nutrientes e outros compostos pelo trato gastrointestinal ocorre após os processos digestivos. O</p><p>intestino delgado é o local primário para a digestão e eventual absorção de nutrientes. Na verdade, mais de 95%</p><p>dos nutrientes obtidos da alimentação, incluindo proteínas, gorduras e carboidratos, são absorvidos no intestino</p><p>delgado. A absorção de nutrientes ocorre em todo o intestino delgado, deixando apenas água, alguns minerais e</p><p>fibras indigeríveis para o trânsito no intestino grosso. Existem três mecanismos que movem os nutrientes do</p><p>lúmen, ou interior do intestino, através da membrana celular e para dentro da própria célula de absorção. Eles</p><p>são:</p><p>a. Absorção passiva, facilitada e cooperativa.</p><p>b. Absorção cooperativa, facilitada e ativa.</p><p>c. Absorção passiva, facilitada e ativa.</p><p>d. Absorção passiva, cooperativa e ativa.</p><p>e. Absorção ativa, facilitada e contracorrente.</p><p>A resposta correta é: Absorção passiva, facilitada e ativa.</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/course/view.php?id=22032</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/course/view.php?id=22032&section=6</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/view.php?id=628749</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade IV: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2537746&cmid=628749 2/6</p><p>Questão 2</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 3</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>A bile é produzida nas células do fígado e armazenada na vesícula biliar, de onde é secretada no duodeno por</p><p>meio do ducto biliar. De forma geral, a bile contém sais biliares, bilirrubina (um produto residual da degradação</p><p>da hemoglobina) e colesterol. O componente de sais biliares é uma substância ativa não enzimática, que facilita</p><p>a absorção de gorduras, ajudando-as a formar uma emulsão com a água devido à sua natureza anfotérica.</p><p>Esses sais são formados:</p><p>a. Nos enterócitos a partir de ácidos biliares combinados com um aminoácido.</p><p>b. Nos néfrons a partir de ácidos biliares combinados com um aminoácido.</p><p>c. Nas ilhotas pancreáticas a partir de ácidos biliares combinados com um aminoácido.</p><p>d. Nos linfonodos a partir de ácidos biliares combinados com um aminoácido.</p><p>e. Nos hepatócitos a partir de ácidos biliares combinados com um aminoácido.</p><p>A resposta correta é: Nos hepatócitos a partir de ácidos biliares combinados com um aminoácido.</p><p>A liberação das enzimas digestivas é regulada por sinais neurais, hormonais ou parácrinos, porém, pode ser</p><p>potencializada por estimulação parassimpática. Sobre enzimas digestivas e suas funções, é correto afirmar que:</p><p>a. A amilase salivar atua nos lipídios.</p><p>b. Lipase atua em proteínas.</p><p>c. A maltase atua em proteínas.</p><p>d. A pepsina atua em carboidratos.</p><p>e. A tripsina e quimotripsina atuam em peptídeos.</p><p>A resposta correta é: A tripsina e quimotripsina atuam em peptídeos.</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade IV: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2537746&cmid=628749 3/6</p><p>Questão 4</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 5</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Na digestão fermentativa, os substratos moleculares são decompostos pela ação de bactérias e outros</p><p>microrganismos. A hidrólise enzimática de grandes moléculas é uma parte essencial da digestão fermentativa,</p><p>assim como para a digestão glandular. A principal diferença entre os dois processos é que:</p><p>a. Na digestão fermentativa, os substratos são alterados em menor grau.</p><p>b. A digestão fermentativa é muito mais rápida do que a digestão glandular.</p><p>c. As enzimas da digestão fermentativa são de origem microbiana, e não provenientes do animal</p><p>hospedeiro.</p><p>d. A digestão fermentativa ocorre junto do estômago químico, como uma forma extra de digestão e, por isso,</p><p>é mais eficiente.</p><p>e. Os compartimentos fermentativos posicionados antes do estômago são chamados de pré-estômagos e</p><p>são pouco desenvolvidos nos ruminantes.</p><p>A resposta correta é: As enzimas da digestão fermentativa são de origem microbiana, e não provenientes do</p><p>animal hospedeiro.</p><p>O rim permite que um animal coma e beba de acordo com seus hábitos sem alterar a composição de seus</p><p>compartimentos</p><p>de fluidos. O suprimento sanguíneo renal é normalmente de cerca de 20% do débito cardíaco.</p><p>Aproximadamente 99% do fluxo sanguíneo vão para o córtex e 1% para a medula. O córtex é a parte externa do</p><p>rim, que contém a maioria dos néfrons. A medula é a parte interna do rim e contém os néfrons especializados na</p><p>região justa-medular, imediatamente próxima à medula. Para produzir urina, os néfrons e os ductos coletores</p><p>realizam três funções básicas, sendo elas:</p><p>a. Filtração cortical, reabsorção tubular e secreção glomerular.</p><p>b. Filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular.</p><p>c. Filtração tubular, reabsorção glomerular e secreção nas alças de Henle.</p><p>d. Filtração medular, reabsorção glomerular e secreção tubular.</p><p>e. Filtração nas alças de Henle, reabsorção glomerular e secreção tubular.</p><p>A resposta correta é: Filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular.</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade IV: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2537746&cmid=628749 4/6</p><p>Questão 6</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 7</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>O Sistema Nervoso Entérico (SNE) é o sistema nervoso intrínseco do trato gastrointestinal, contendo um sistema</p><p>de neurônios em forma de malha. Esse sistema coordena a digestão, secreção e motilidade para atingir a</p><p>absorção adequada de nutrientes. Incluídas no sistema nervoso entérico estão as células intersticiais de Cajal.</p><p>Essas células posicionadas entre as duas camadas musculares criam:</p><p>a. O arcabouço estrutural do plexo mioentérico, que exibe controle sobre as camadas musculares</p><p>longitudinais e circulares.</p><p>b. As secreções iônicas intragástricas.</p><p>c. As enzimas digestivas secretadas no lúmen intestinal.</p><p>d. Atividade intrínseca do marca-passo e são as principais responsáveis pela propagação de potenciais de</p><p>ação em ondas lentas encontradas em todo o trato gastrointestinal.</p><p>e. Nenhuma das alternativas está correta.</p><p>A resposta correta é: Atividade intrínseca do marca-passo e são as principais responsáveis pela propagação de</p><p>potenciais de ação em ondas lentas encontradas em todo o trato gastrointestinal.</p><p>O sistema renal, também chamado de sistema urinário, é formado pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. A</p><p>função geral do sistema é filtrar uma vasta quantidade de fluido por dia, o que permite a excreção de toxinas,</p><p>resíduos metabólicos e excesso de íons, mantendo as substâncias essenciais no sangue. O rim regula a</p><p>osmolaridade plasmática por meio da:</p><p>a. Modulação da quantidade de água, proteínas e eletrólitos no sangue.</p><p>b. Modulação da quantidade de água, solutos e eletrólitos no sangue.</p><p>c. Modulação da quantidade de minerais, gorduras e eletrólitos no sangue.</p><p>d. Modulação da quantidade de água, minerais e vitaminas no sangue.</p><p>e. Modulação da quantidade de proteínas, minerais e vitaminas no sangue.</p><p>A resposta correta é: Modulação da quantidade de água, solutos e eletrólitos no sangue.</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade IV: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2537746&cmid=628749 5/6</p><p>Questão 8</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>Questão 9</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>O trato gastrointestinal é o sistema de órgãos do corpo responsável pela digestão, absorção e excreção de</p><p>matéria. Vários órgãos e glândulas trabalham de forma colaborativa por meio de mecanismos complexos,</p><p>usando centros de controle distintos. São eles:</p><p>a. Controle miogênico e neural.</p><p>b. Controle miogênico, humoral e neural.</p><p>c. Controle miogênico, hormonal e neural.</p><p>d. Controle humoral, hormonal e neural.</p><p>e. Controle miogênico, hormonal e humoral.</p><p>A resposta correta é: Controle miogênico, hormonal e neural.</p><p>O trato gastrointestinal tem capacidade de gerar motilidade por meio de contração tônica ou fásica. Avalie as</p><p>sentenças a seguir e as classifique em verdadeiro (V) ou falso (F).</p><p>(   ) As contrações tônicas são aquelas contrações que são mantidas por vários minutos até horas seguidas.</p><p>Elas ocorrem nos esfíncteres do trato, bem como no estômago anterior.</p><p>(   ) Contrações fásicas consistem em breves períodos de relaxamento e contração, ocorrendo na parte</p><p>posterior do estômago e no intestino delgado, sendo realizadas pela musculatura externa.</p><p>(   ) A motilidade pode ser hiperativa (hipermotilidade), levando à diarreia ou vômito.</p><p>(   ) A motilidade pode ser hipoativa (hipomotilidade), levando à constipação ou vômito. Tanto a motilidade</p><p>hiper quanto a hipoativa podem causar dor abdominal.</p><p>a. V, F, F, V.</p><p>b. F, V, V, F.</p><p>c. F, V, F, V.</p><p>d. V, V, V, V.</p><p>e. F, F, V, V.</p><p>A resposta correta é: V, V, V, V.</p><p>13/11/2023, 09:47 Avaliação - Unidade IV: Revisão da tentativa</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/quiz/review.php?attempt=2537746&cmid=628749 6/6</p><p>Questão 10</p><p>Completo</p><p>Atingiu 0,05 de 0,05</p><p>O trato gastrointestinal tem capacidade de gerar motilidade por meio de contração tônica ou fásica. Avalie as</p><p>sentenças a seguir e as classifique em verdadeiro (V) ou falso (F).</p><p>(   ) O peristaltismo ocorre geralmente antes de uma refeição.</p><p>(   ) As contrações peristálticas ocorrem em padrões de ondas que viajam por curtos comprimentos do trato</p><p>gastrointestinal de uma seção para a próxima.</p><p>(  ) A segmentação ocorre durante e logo após uma refeição em comprimentos curtos em padrões</p><p>segmentados ou aleatórios ao longo do intestino.</p><p>(  ) O processo de segmentação é realizado pelo relaxamento dos músculos longitudinais enquanto os músculos</p><p>circulares se contraem em sessões alternadas, misturando, assim, a comida.</p><p>a. F, V, V, V.</p><p>b. F, F, V, V.</p><p>c. F, V, F, V.</p><p>d. V, F, F, V.</p><p>e. F, V, V, F.</p><p>A resposta correta é: F, V, V, V.</p><p>Atividade anterior</p><p>◄ Conclusão</p><p>Seguir para...</p><p>Próxima atividade</p><p>Estudo de Caso ►</p><p>Manter contato</p><p>UNINGÁ</p><p> https://www.uninga.br</p><p> Mobile : 0800 800 5009</p><p>   </p><p> Obter o aplicativo para dispositivos móveis</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/resource/view.php?id=628748&forceview=1</p><p>https://ambienteonline.uninga.br/mod/assign/view.php?id=628750&forceview=1</p><p>https://www.uninga.br/</p><p>tel:Mobile : 0800 800 5009</p><p>https://www.facebook.com/uninga.edu.br/</p><p>https://www.youtube.com/channel/UCFfrZpSpL4DflIFl78P2TSQ</p><p>https://www.instagram.com/uningaoficial/?hl=pt</p><p>https://api.whatsapp.com/send?phone=44%2099825-1515</p><p>https://download.moodle.org/mobile?version=2020061502.11&lang=pt_br&iosappid=633359593&androidappid=com.moodle.moodlemobile</p>

Mais conteúdos dessa disciplina