Logo Passei Direto
Buscar

Questões Escritos Paulinos e cartas católicas

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Questão 1/10 - Cartas Paulinas e Gerais
Leia o extrato de texto:

“Paulus, significa fraco. Na forma hebraica, seu nome é Saul [...] e Saulos [...]. Segundo o costume comum entre os hebreus da diáspora, foi-lhe dado o nome de Paulo [...] pelo qual é chamado em todas as suas epístolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 2-3.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o nome de Paulo, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão

A Paulo, Paulus, pequeno, era mais adequado para o uso no meio dos gentios.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “O nome de Paulo, Paulus, pequeno, era um nome mais próprio para aproximar-se dos gentios” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 3).

B Paulo era um cidadão romano, e dessa forma o seu nome é um nome duplo, que deriva do grego e do latim contendo prenome e codnome.

C Paulo como cidadão romano possuía um nome duplo, que deriva do hebraico e do latim contendo prenome e nome gentio.
Você assinalou essa alternativa (C)

D Os judeus da diáspora normalmente continham três nomes, o judaico, o grego e o latino, uma vez que era uma grande honra ter o nome romano.

E Paulo era cidadão romano e como de costume possuía um único nome, o nome gentio.

a) Paulo, Paulus, pequeno, era mais adequado para o uso no meio dos gentios.
b) Paulo era um cidadão romano, e dessa forma o seu nome é um nome duplo, que deriva do grego e do latim contendo prenome e codnome.
c) Paulo como cidadão romano possuía um nome duplo, que deriva do hebraico e do latim contendo prenome e nome gentio.
d) Os judeus da diáspora normalmente continham três nomes, o judaico, o grego e o latino, uma vez que era uma grande honra ter o nome romano.
e) Paulo era cidadão romano e como de costume possuía um único nome, o nome gentio.

Questão 3/10 - Cartas Paulinas e Gerais
Leia o extrato de texto:

“Em vários momentos, [Paulo] se referiu e foi insistente em provar suas origens judaicas, e a sua formação naquela comunidade [...] Os judeus da diáspora eram suspeitos de não levar definitivamente a sério a fidelidade à lei de Moisés”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0

A Paulo foi instruído na tradição paterna, aprendendo hebraico e aramaico em casa.

B Paulo aprendeu hebraico em casa, aramaico na sinagoga, e possivelmente latim e grego na escola, onde passou pelas etapas primária, secundária e terciária.

C Paulo sendo judeu da diáspora não aprendeu o hebraico, mas aprendeu o aramaico em casa e o latim e grego na escola em Tarso.

D Paulo aprendeu o aramaico em casa, frequentou a escola grega, na sinagoga aprendeu o hebraico, comunicava-se em latim e possivelmente em língua siríaca.

a) Paulo foi instruído na tradição paterna, aprendendo hebraico e aramaico em casa.
b) Paulo aprendeu hebraico em casa, aramaico na sinagoga, e possivelmente latim e grego na escola, onde passou pelas etapas primária, secundária e terciária.
c) Paulo sendo judeu da diáspora não aprendeu o hebraico, mas aprendeu o aramaico em casa e o latim e grego na escola em Tarso.
d) Paulo aprendeu o aramaico em casa, frequentou a escola grega, na sinagoga aprendeu o hebraico, comunicava-se em latim e possivelmente em língua siríaca.

Questão 4/10 - Cartas Paulinas e Gerais
Leia o extrato de texto:

“Paulo não pretendia pregar na Galácia, mas ficou enfermo [...]. Mesmo que Paulo se apresentasse um tanto abatido fisicamente, os gálatas o receberam com calor e compreensão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre o objetivo da epístola aos Gálatas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0

A A epístola aos Gálatas foi escrita para judeus convertidos ao cristianismo com o objetivo de informar a eles que era preciso se circuncidarem.

B A epístola aos Gálatas tem o objetivo de servir como um documento para assegurar a liberdade cristã em Jesus Cristo.
Você assinalou essa alternativa (B)

C O objetivo da epístola aos Gálatas é confortar os novos convertidos ao cristianismo, para suportarem as perseguições.

D O objetivo principal da epístola aos Gálatas era o de apresentar o apóstolo Paulo, e pedir que cuidassem dele.

E O principal objetivo da carta aos Gálatas era o aconselhamento para que não comessem comidas oferecidas a ídolos.

a) A epístola aos Gálatas foi escrita para judeus convertidos ao cristianismo com o objetivo de informar a eles que era preciso se circuncidarem.
b) A epístola aos Gálatas tem o objetivo de servir como um documento para assegurar a liberdade cristã em Jesus Cristo.
c) O objetivo da epístola aos Gálatas é confortar os novos convertidos ao cristianismo, para suportarem as perseguições.
d) O objetivo principal da epístola aos Gálatas era o de apresentar o apóstolo Paulo, e pedir que cuidassem dele.
e) O principal objetivo da carta aos Gálatas era o aconselhamento para que não comessem comidas oferecidas a ídolos.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o primeiro tipo possível da vida de Paulo, assinale a alternativa correta:

A O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído a partir de suas epístolas, mas ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos escritos de Atos.
B O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído usando o livro de Atos.
C O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituindo sua vida usando o livro de Atos e suas epístolas, porém sendo reconstruções hipotéticas.
D O primeiro tipo possível da vida de Paulo é reconstituído a partir de suas epístolas, sendo essa a reconstituição mais assertiva de sua vida.
E O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria baseado no livro de Atos e nas epístolas paulinas, sendo essas reconstruções concretas.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a diáspora, assinale a alternativa correta:

A A diáspora significa união dos povos, era o nome usado para os povos sob domínio romano, a palavra é de origem grega.
B Diáspora é um substantivo feminino de origem grega que deriva da palavra diasporá e significa dispersão dos povos.
C Diáspora significa dispersão de povos, é uma expressão feminina de origem latina, essa dispersão pode ter origem política ou religiosa.
D Diáspora é uma expressão feminina, com origem hebraica, diz respeito as aos judeus dispersos na destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C.
E Devido à diáspora, Paulo via motivos para esconder a sua nacionalidade judaica, uma vez que corria risco de vida pela sua origem judaica.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o nome de Paulo, assinale a alternativa correta:

A Paulo, Paulus, pequeno, era mais adequado para o uso no meio dos gentios.
B Paulo era um cidadão romano, e dessa forma o seu nome é um nome duplo, que deriva do grego e do latim contendo prenome e codnome.
C Paulo como cidadão romano possuía um nome duplo, que deriva do hebraico e do latim contendo prenome e nome gentio.
D Os judeus da diáspora normalmente continham três nomes, o judaico, o grego e o latino, uma vez que era uma grande honra ter o nome romano.
E Paulo era cidadão romano e como de costume possuía um único nome, o nome gentio.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo como fariseu, assinale a alternativa correta:

A Paulo aprendeu em sua casa os mandamentos da Toráh, durante toda a sua juventude estudando com Gamaliel em Tarso.
B Paulo em sua juventude frequentava a sinagoga em Tarso, ali além de aprender o hebraico, também se tornou um fariseu, estudando as Escrituras com Gamaliel.
C Paulo como fariseu aluno de Gamaliel, foi um exímio perseguidor durante o ministério de Jesus.
D Paulo frequentou a sinagoga em Jerusalém estudando junto com Gamaliel, quando se mudou após ser adulto.
E Paulo aprendeu em casa os mandamentos da Lei, na juventude se mudou para Jerusalém se formando na tradição e interpretação das Escrituras com Gamaliel.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a cidade de Tarso, assinale a alternativa correta:
Tarso era uma importante cidade comercial, com diversas influências culturais passava por ela a estrada romana que ligava o Ocidente com o Oriente.
A A cidade de Tarso era vizinha de Jerusalém, o que facilitou para Paulo em sua juventude o estudo da Lei em Jerusalém.
B Tarso era uma cidade pequena e pouco conhecida nos tempos de Paulo, isso fez com que ele se mudasse para Jerusalém em sua juventude.
C Tarso era uma importante cidade comercial, com diversas influências culturais passava por ela a estrada romana que ligava o Ocidente com o Oriente.
D Inúmeras vezes o apóstolo Paulo faz referências a Tarso, isso prova que ele queria demonstrar a sua identidade romana para os gentios.
E Tarso ficava na região da Cilícia, na região da Ásia Menor, era uma cidade recente nos dias de Paulo, criada por Cesar Augusto.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o primeiro tipo possível da vida de Paulo, assinale a alternativa correta:
O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído unicamente com o auxílio das epístolas. Enfrentaríamos bastante dificuldade, pois ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos Atos dos Apóstolos.
A O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído a partir de suas epístolas, mas ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos escritos de Atos.
B O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído usando o livro de Atos.
C O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituindo sua vida usando o livro de Atos e suas epístolas, porém sendo reconstruções hipotéticas.
D O primeiro tipo possível da vida de Paulo é reconstituído a partir de suas epístolas, sendo essa a reconstituição mais assertiva de sua vida.
E O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria baseado no livro de Atos e nas epístolas paulinas, sendo essas reconstruções concretas.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre a primeira epístola aos Tessalonicenses, assinale a alternativa correta:
A primeira epístola aos Tessalonicenses foi escrita na primavera do ano 50 d.C., poucos meses depois da fundação da comunidade em Tessalônica.
A A primeira epístola aos Tessalonicenses foi escrita na primavera do ano 50 d.C., poucos meses depois da fundação da comunidade em Tessalônica.
B A primeira epístola aos Tessalonicenses demonstra que Paulo combateu pessoas apocalípticas, com falsas doutrinas.
C O motivo de Paulo escrever a epístolas aos Tessalonicenses foi por ter recebido notícias ruins a respeito de Tessalônica, através de Timóteo e Silas.
D Tessalônica foi alcançada por Paulo e Barnabé em sua Primeira Viagem Missionária.
E Timóteo e Silas informaram Paulo que muitos dos novos convertidos estavam enriquecendo, e Paulo escreve a epístola para os orientar sobre como ofertar.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o primeiro tipo possível da vida de Paulo, assinale a alternativa correta:

A O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído a partir de suas epístolas, mas ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos escritos de Atos.
B O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído usando o livro de Atos.
C O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituindo sua vida usando o livro de Atos e suas epístolas, porém sendo reconstruções hipotéticas.
D O primeiro tipo possível da vida de Paulo é reconstituído a partir de suas epístolas, sendo essa a reconstituição mais assertiva de sua vida.
E O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria baseado no livro de Atos e nas epístolas paulinas, sendo essas reconstruções concretas.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo como fariseu, assinale a alternativa correta:

A Paulo aprendeu em sua casa os mandamentos da Toráh, durante toda a sua juventude estudando com Gamaliel em Tarso.
B Paulo em sua juventude frequentava a sinagoga em Tarso, ali além de aprender o hebraico, também se tornou um fariseu, estudando as Escrituras com Gamaliel.
C Paulo como fariseu aluno de Gamaliel, foi um exímio perseguidor durante o ministério de Jesus.
D Paulo frequentou a sinagoga em Jerusalém estudando junto com Gamaliel, quando se mudou após ser adulto.
E Paulo aprendeu em casa os mandamentos da Lei, na juventude se mudou para Jerusalém se formando na tradição e interpretação das Escrituras com Gamaliel.

Considerando estas informações e os demais conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas, atente para as seguintes epístolas e relacione as cartas aos temas tratados:
( ) aprofundamento da eclesiologia do corpo de Cristo iniciada em Corinto.
( ) senhorio universal de Cristo.
( ) expectativa da parusia.
A 1 - 3 - 2
B 1 - 2 - 3
C 2 - 3 - 1
D 2 - 1 - 3
E 3 - 1 - 2

Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, qual assunto cristológico não é abordado na carta de Tiago?
A A ressurreição.
A O nome de Jesus enquanto Senhor.
B A qualificação de Jesus como glorioso.
C A vinda de Cristo.
D O juízo de Cristo.

Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre a esperança, de acordo com a Primeira Carta de Pedro, é correto afirmar que:
A É o sinal distintivo da pessoa que crê.
B É o sinal do incrédulo.
C É o sinal distintivo da pessoa que não entende o evangelho.
D É um sinal negativo.
E É o sinal distintivo da pessoa que possui conhecimento.

Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre o tema mais expressivo da primeira carta de Pedro, é correto afirmar que:
A A esperança cristã que está fundamentada em Cristo.
B O Apocalipse e o fim do mundo.
C A importância do conhecimento e do estudo científico.
D A esperança cristã no fim do Império Romano.
E O fim da igreja cristã.
a) A A esperança cristã que está fundamentada em Cristo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Questão 1/10 - Cartas Paulinas e Gerais
Leia o extrato de texto:

“Paulus, significa fraco. Na forma hebraica, seu nome é Saul [...] e Saulos [...]. Segundo o costume comum entre os hebreus da diáspora, foi-lhe dado o nome de Paulo [...] pelo qual é chamado em todas as suas epístolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 2-3.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o nome de Paulo, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão

A Paulo, Paulus, pequeno, era mais adequado para o uso no meio dos gentios.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “O nome de Paulo, Paulus, pequeno, era um nome mais próprio para aproximar-se dos gentios” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 3).

B Paulo era um cidadão romano, e dessa forma o seu nome é um nome duplo, que deriva do grego e do latim contendo prenome e codnome.

C Paulo como cidadão romano possuía um nome duplo, que deriva do hebraico e do latim contendo prenome e nome gentio.
Você assinalou essa alternativa (C)

D Os judeus da diáspora normalmente continham três nomes, o judaico, o grego e o latino, uma vez que era uma grande honra ter o nome romano.

E Paulo era cidadão romano e como de costume possuía um único nome, o nome gentio.

a) Paulo, Paulus, pequeno, era mais adequado para o uso no meio dos gentios.
b) Paulo era um cidadão romano, e dessa forma o seu nome é um nome duplo, que deriva do grego e do latim contendo prenome e codnome.
c) Paulo como cidadão romano possuía um nome duplo, que deriva do hebraico e do latim contendo prenome e nome gentio.
d) Os judeus da diáspora normalmente continham três nomes, o judaico, o grego e o latino, uma vez que era uma grande honra ter o nome romano.
e) Paulo era cidadão romano e como de costume possuía um único nome, o nome gentio.

Questão 3/10 - Cartas Paulinas e Gerais
Leia o extrato de texto:

“Em vários momentos, [Paulo] se referiu e foi insistente em provar suas origens judaicas, e a sua formação naquela comunidade [...] Os judeus da diáspora eram suspeitos de não levar definitivamente a sério a fidelidade à lei de Moisés”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0

A Paulo foi instruído na tradição paterna, aprendendo hebraico e aramaico em casa.

B Paulo aprendeu hebraico em casa, aramaico na sinagoga, e possivelmente latim e grego na escola, onde passou pelas etapas primária, secundária e terciária.

C Paulo sendo judeu da diáspora não aprendeu o hebraico, mas aprendeu o aramaico em casa e o latim e grego na escola em Tarso.

D Paulo aprendeu o aramaico em casa, frequentou a escola grega, na sinagoga aprendeu o hebraico, comunicava-se em latim e possivelmente em língua siríaca.

a) Paulo foi instruído na tradição paterna, aprendendo hebraico e aramaico em casa.
b) Paulo aprendeu hebraico em casa, aramaico na sinagoga, e possivelmente latim e grego na escola, onde passou pelas etapas primária, secundária e terciária.
c) Paulo sendo judeu da diáspora não aprendeu o hebraico, mas aprendeu o aramaico em casa e o latim e grego na escola em Tarso.
d) Paulo aprendeu o aramaico em casa, frequentou a escola grega, na sinagoga aprendeu o hebraico, comunicava-se em latim e possivelmente em língua siríaca.

Questão 4/10 - Cartas Paulinas e Gerais
Leia o extrato de texto:

“Paulo não pretendia pregar na Galácia, mas ficou enfermo [...]. Mesmo que Paulo se apresentasse um tanto abatido fisicamente, os gálatas o receberam com calor e compreensão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre o objetivo da epístola aos Gálatas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0

A A epístola aos Gálatas foi escrita para judeus convertidos ao cristianismo com o objetivo de informar a eles que era preciso se circuncidarem.

B A epístola aos Gálatas tem o objetivo de servir como um documento para assegurar a liberdade cristã em Jesus Cristo.
Você assinalou essa alternativa (B)

C O objetivo da epístola aos Gálatas é confortar os novos convertidos ao cristianismo, para suportarem as perseguições.

D O objetivo principal da epístola aos Gálatas era o de apresentar o apóstolo Paulo, e pedir que cuidassem dele.

E O principal objetivo da carta aos Gálatas era o aconselhamento para que não comessem comidas oferecidas a ídolos.

a) A epístola aos Gálatas foi escrita para judeus convertidos ao cristianismo com o objetivo de informar a eles que era preciso se circuncidarem.
b) A epístola aos Gálatas tem o objetivo de servir como um documento para assegurar a liberdade cristã em Jesus Cristo.
c) O objetivo da epístola aos Gálatas é confortar os novos convertidos ao cristianismo, para suportarem as perseguições.
d) O objetivo principal da epístola aos Gálatas era o de apresentar o apóstolo Paulo, e pedir que cuidassem dele.
e) O principal objetivo da carta aos Gálatas era o aconselhamento para que não comessem comidas oferecidas a ídolos.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o primeiro tipo possível da vida de Paulo, assinale a alternativa correta:

A O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído a partir de suas epístolas, mas ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos escritos de Atos.
B O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído usando o livro de Atos.
C O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituindo sua vida usando o livro de Atos e suas epístolas, porém sendo reconstruções hipotéticas.
D O primeiro tipo possível da vida de Paulo é reconstituído a partir de suas epístolas, sendo essa a reconstituição mais assertiva de sua vida.
E O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria baseado no livro de Atos e nas epístolas paulinas, sendo essas reconstruções concretas.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a diáspora, assinale a alternativa correta:

A A diáspora significa união dos povos, era o nome usado para os povos sob domínio romano, a palavra é de origem grega.
B Diáspora é um substantivo feminino de origem grega que deriva da palavra diasporá e significa dispersão dos povos.
C Diáspora significa dispersão de povos, é uma expressão feminina de origem latina, essa dispersão pode ter origem política ou religiosa.
D Diáspora é uma expressão feminina, com origem hebraica, diz respeito as aos judeus dispersos na destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C.
E Devido à diáspora, Paulo via motivos para esconder a sua nacionalidade judaica, uma vez que corria risco de vida pela sua origem judaica.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o nome de Paulo, assinale a alternativa correta:

A Paulo, Paulus, pequeno, era mais adequado para o uso no meio dos gentios.
B Paulo era um cidadão romano, e dessa forma o seu nome é um nome duplo, que deriva do grego e do latim contendo prenome e codnome.
C Paulo como cidadão romano possuía um nome duplo, que deriva do hebraico e do latim contendo prenome e nome gentio.
D Os judeus da diáspora normalmente continham três nomes, o judaico, o grego e o latino, uma vez que era uma grande honra ter o nome romano.
E Paulo era cidadão romano e como de costume possuía um único nome, o nome gentio.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo como fariseu, assinale a alternativa correta:

A Paulo aprendeu em sua casa os mandamentos da Toráh, durante toda a sua juventude estudando com Gamaliel em Tarso.
B Paulo em sua juventude frequentava a sinagoga em Tarso, ali além de aprender o hebraico, também se tornou um fariseu, estudando as Escrituras com Gamaliel.
C Paulo como fariseu aluno de Gamaliel, foi um exímio perseguidor durante o ministério de Jesus.
D Paulo frequentou a sinagoga em Jerusalém estudando junto com Gamaliel, quando se mudou após ser adulto.
E Paulo aprendeu em casa os mandamentos da Lei, na juventude se mudou para Jerusalém se formando na tradição e interpretação das Escrituras com Gamaliel.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a cidade de Tarso, assinale a alternativa correta:
Tarso era uma importante cidade comercial, com diversas influências culturais passava por ela a estrada romana que ligava o Ocidente com o Oriente.
A A cidade de Tarso era vizinha de Jerusalém, o que facilitou para Paulo em sua juventude o estudo da Lei em Jerusalém.
B Tarso era uma cidade pequena e pouco conhecida nos tempos de Paulo, isso fez com que ele se mudasse para Jerusalém em sua juventude.
C Tarso era uma importante cidade comercial, com diversas influências culturais passava por ela a estrada romana que ligava o Ocidente com o Oriente.
D Inúmeras vezes o apóstolo Paulo faz referências a Tarso, isso prova que ele queria demonstrar a sua identidade romana para os gentios.
E Tarso ficava na região da Cilícia, na região da Ásia Menor, era uma cidade recente nos dias de Paulo, criada por Cesar Augusto.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o primeiro tipo possível da vida de Paulo, assinale a alternativa correta:
O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído unicamente com o auxílio das epístolas. Enfrentaríamos bastante dificuldade, pois ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos Atos dos Apóstolos.
A O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído a partir de suas epístolas, mas ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos escritos de Atos.
B O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído usando o livro de Atos.
C O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituindo sua vida usando o livro de Atos e suas epístolas, porém sendo reconstruções hipotéticas.
D O primeiro tipo possível da vida de Paulo é reconstituído a partir de suas epístolas, sendo essa a reconstituição mais assertiva de sua vida.
E O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria baseado no livro de Atos e nas epístolas paulinas, sendo essas reconstruções concretas.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre a primeira epístola aos Tessalonicenses, assinale a alternativa correta:
A primeira epístola aos Tessalonicenses foi escrita na primavera do ano 50 d.C., poucos meses depois da fundação da comunidade em Tessalônica.
A A primeira epístola aos Tessalonicenses foi escrita na primavera do ano 50 d.C., poucos meses depois da fundação da comunidade em Tessalônica.
B A primeira epístola aos Tessalonicenses demonstra que Paulo combateu pessoas apocalípticas, com falsas doutrinas.
C O motivo de Paulo escrever a epístolas aos Tessalonicenses foi por ter recebido notícias ruins a respeito de Tessalônica, através de Timóteo e Silas.
D Tessalônica foi alcançada por Paulo e Barnabé em sua Primeira Viagem Missionária.
E Timóteo e Silas informaram Paulo que muitos dos novos convertidos estavam enriquecendo, e Paulo escreve a epístola para os orientar sobre como ofertar.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o primeiro tipo possível da vida de Paulo, assinale a alternativa correta:

A O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído a partir de suas epístolas, mas ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos escritos de Atos.
B O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído usando o livro de Atos.
C O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituindo sua vida usando o livro de Atos e suas epístolas, porém sendo reconstruções hipotéticas.
D O primeiro tipo possível da vida de Paulo é reconstituído a partir de suas epístolas, sendo essa a reconstituição mais assertiva de sua vida.
E O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria baseado no livro de Atos e nas epístolas paulinas, sendo essas reconstruções concretas.

A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo como fariseu, assinale a alternativa correta:

A Paulo aprendeu em sua casa os mandamentos da Toráh, durante toda a sua juventude estudando com Gamaliel em Tarso.
B Paulo em sua juventude frequentava a sinagoga em Tarso, ali além de aprender o hebraico, também se tornou um fariseu, estudando as Escrituras com Gamaliel.
C Paulo como fariseu aluno de Gamaliel, foi um exímio perseguidor durante o ministério de Jesus.
D Paulo frequentou a sinagoga em Jerusalém estudando junto com Gamaliel, quando se mudou após ser adulto.
E Paulo aprendeu em casa os mandamentos da Lei, na juventude se mudou para Jerusalém se formando na tradição e interpretação das Escrituras com Gamaliel.

Considerando estas informações e os demais conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas, atente para as seguintes epístolas e relacione as cartas aos temas tratados:
( ) aprofundamento da eclesiologia do corpo de Cristo iniciada em Corinto.
( ) senhorio universal de Cristo.
( ) expectativa da parusia.
A 1 - 3 - 2
B 1 - 2 - 3
C 2 - 3 - 1
D 2 - 1 - 3
E 3 - 1 - 2

Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, qual assunto cristológico não é abordado na carta de Tiago?
A A ressurreição.
A O nome de Jesus enquanto Senhor.
B A qualificação de Jesus como glorioso.
C A vinda de Cristo.
D O juízo de Cristo.

Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre a esperança, de acordo com a Primeira Carta de Pedro, é correto afirmar que:
A É o sinal distintivo da pessoa que crê.
B É o sinal do incrédulo.
C É o sinal distintivo da pessoa que não entende o evangelho.
D É um sinal negativo.
E É o sinal distintivo da pessoa que possui conhecimento.

Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre o tema mais expressivo da primeira carta de Pedro, é correto afirmar que:
A A esperança cristã que está fundamentada em Cristo.
B O Apocalipse e o fim do mundo.
C A importância do conhecimento e do estudo científico.
D A esperança cristã no fim do Império Romano.
E O fim da igreja cristã.
a) A A esperança cristã que está fundamentada em Cristo.

Prévia do material em texto

<p>Questão 1/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Paulus, significa fraco. Na forma hebraica, seu nome é Saul [...] e Saulos [...]. Segundo o costume comum entre os hebreus da diáspora, foi-lhe dado o nome de Paulo [...] pelo qual é chamado em todas as suas epístolas”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 2-3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o nome de Paulo, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 0.0Você não pontuou essa questão</p><p>A</p><p>Paulo, Paulus, pequeno, era mais adequado para o uso no meio dos gentios.</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “O nome de Paulo, Paulus, pequeno, era um nome mais próprio para aproximar-se dos gentios” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 3).</p><p>B</p><p>Paulo era um cidadão romano, e dessa forma o seu nome é um nome duplo, que deriva do grego e do latim contendo prenome e codnome.</p><p>C</p><p>Paulo como cidadão romano possuía um nome duplo, que deriva do hebraico e do latim contendo prenome e nome gentio.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>D</p><p>Os judeus da diáspora normalmente continham três nomes, o judaico, o grego e o latino, uma vez que era uma grande honra ter o nome romano.</p><p>E</p><p>Paulo era cidadão romano e como de costume possuía um único nome, o nome gentio.</p><p>Questão 2/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Essa carta nos apresenta os motivos pelos quais Paulo vinha sendo atacado: a base da aceitação perante Deus [...]; a supremacia e exclusiva suficiência de Cristo [...]; a validade do evangelho e do apostolado de Paulo [...]”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 6.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre a defesa do apostolado de Paulo, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Os crentes da região da Galácia receberam de forma agradável os escritos de Paulo, por outro lado houve uma forte resistência por parte dos judeus.</p><p>B</p><p>A epístola que leva o nome de Gálatas foi escrita para defender o apostolado de Paulo diante dos demais apóstolos de Jerusalém.</p><p>C</p><p>Paulo demonstrou que o ensino divulgado por ele era fruto de sua mente sã e moldada por seu conhecimento judaico.</p><p>D</p><p>O apóstolo, através da epístola, defende a legitimidade de seu apostolado e a autoridade divina do evangelho pregado.</p><p>Você assinalou essa alternativa (D)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “O apóstolo Paulo defendeu a legitimidade do seu apostolado, a autoridade divina do evangelho pregado por ele, a doutrina da justificação pela fé sem qualquer combinação de obras ou rituais legalistas e a eficiência dos princípios cristãos como base para a vida de liberdade em Cristo”. (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 6).</p><p>E</p><p>Paulo era fariseu e tinha o apoio do grupo chamado “judaizantes”, Paulo escreve a epístola para eles ensinando-os como conduzir os cristãos novos.</p><p>Questão 3/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Em vários momentos, [Paulo] se referiu e foi insistente em provar suas origens judaicas, e a sua formação naquela comunidade [...] Os judeus da diáspora eram suspeitos de não levar definitivamente a sério a fidelidade à lei de Moisés”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Paulo foi instruído na tradição paterna, aprendendo hebraico e aramaico em casa.</p><p>B</p><p>Paulo aprendeu hebraico em casa, aramaico na sinagoga, e possivelmente latim e grego na escola, onde passou pelas etapas primária, secundária e terciária.</p><p>C</p><p>Paulo sendo judeu da diáspora não aprendeu o hebraico, mas aprendeu o aramaico em casa e o latim e grego na escola em Tarso.</p><p>D</p><p>Paulo aprendeu o aramaico em casa, frequentou a escola grega, na sinagoga aprendeu o hebraico, comunicava-se em latim e possivelmente em língua siríaca.</p><p>Você assinalou essa alternativa (D)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Em casa, Paulo aprendeu aramaico. Na escola da sinagoga, hebraico. Ele deve também ter frequentado escola grega, onde passou pelas etapas primária, secundária e terciária [...]. Pertencia à elite intelectual. Paulo ainda comentou que havia pregado o Evangelho a todos os guardas pretorianos, visto que eles o vigiavam no cativeiro em Roma (Filipenses 1.13). Isso pressupõe a comunicação em latim. Além disto, aos cidadãos romanos se exigia o domínio da língua latina [...]. É provável que também tivesse falado a língua siríaca, pois foi pastor, junto com Barnabé, em Antioquia, na Síria (At 13)” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 5).</p><p>E</p><p>Uma vez que Paulo era judeu, ele foi instruído na Lei de Deus na sinagoga e o aramaico em casa, recusando-se a receber educação gentia.</p><p>Questão 4/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Paulo não pretendia pregar na Galácia, mas ficou enfermo [...]. Mesmo que Paulo se apresentasse um tanto abatido fisicamente, os gálatas o receberam com calor e compreensão”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre o objetivo da epístola aos Gálatas, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A epístola aos Gálatas foi escrita para judeus convertidos ao cristianismo com o objetivo de informar a eles que era preciso se circuncidarem.</p><p>B</p><p>A epístola aos Gálatas tem o objetivo de servir como um documento para assegurar a liberdade cristã em Jesus Cristo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “A epístola aos Gálatas foi escrita para uma comunidade de gentios convertidos e perturbados por indivíduos judaizantes e legalistas, que queriam impor a prática de rituais judaicos aos gentios. Seu objetivo era, principalmente, o de servir como um documento que assegurasse a liberdade cristã que os fiéis podem desfrutar em Jesus Cristo”. (Texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 4).</p><p>C</p><p>O objetivo da epístola aos Gálatas é confortar os novos convertidos ao cristianismo, para suportarem as perseguições.</p><p>D</p><p>O objetivo principal da epístola aos Gálatas era o de apresentar o apóstolo Paulo, e pedir que cuidassem dele.</p><p>E</p><p>O principal objetivo da carta aos Gálatas era o aconselhamento para que não comessem comidas oferecidas a ídolos.</p><p>Questão 5/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Quando o Cristianismo começou se estabelecer nas cidades em que o Judaísmo estava presente, a pergunta que frequentemente se fazia era: quem é a maior autoridade religiosa: Moisés ‘ou’ Cristo? Ou seria Moisés ‘e’ Cristo?”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre a importância da epístola aos Gálatas, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Após a epístola aos Romanos, a epístola aos Gálatas é considerada uma carta magna da fé cristã, é um documento que aborda o antigo Judaísmo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário:</p><p>alusões à perseguição do Imperador Domiciano, o que só aconteceu nos anos 90 [após a morte de Pedro]; e contém expressões próprias de Paulo” (livro-base, p. 250).</p><p>C</p><p>Contém alusões à perseguição de Nero.</p><p>D</p><p>O texto contém expressões que são próprias de Mateus.</p><p>E</p><p>Constante uso do hebraico nesta carta.</p><p>Questão 8/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o fragmento de texto a seguir:</p><p>"Amar a Deus é também amar a Jesus Cristo."</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 285.</p><p>Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, o que é amar a Jesus Cristo?</p><p>Nota: 11.0</p><p>A</p><p>Amar a Jesus Cristo é praticar o que Deus manda, isto é, amar os irmãos.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Amar a Jesus Cristo é praticar o que Deus manda, isto é, amar os irmãos (livro-base, p. 285).</p><p>B</p><p>Amar a Jesus é praticar a lei de Moisés.</p><p>C</p><p>Amar a Jesus Cristo é praticar o que Deus manda, isto é, seguir os ensinamentos deuteronômicos.</p><p>D</p><p>Amar a Jesus é obedecer os líderes da igreja, ainda que eles não obedeçam a Bíblia.</p><p>E</p><p>Amar a Jesus é viver de acordo apenas com os ensinamentos paulinos.</p><p>Questão 9/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Preste atenção nas informações que seguem:</p><p>“A pessoa que passa pelo sofrimento sempre cresce, amadurece, fica mais aberta às necessidades dos outros e menos cheia de si mesma”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 254.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas assinale a alternativa que responde qual é a função do sofrimento, segundo a Primeira Carta de Pedro:</p><p>Nota: 11.0</p><p>A</p><p>É uma forma do pecador pagar seus pecados.</p><p>B</p><p>É uma maneira de provar a fé e de amadurecer a fé.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Segundo a carta, está claro que os sofrimentos dos cristãos, por causa da fé abraçada, não têm comparação com a alegria que irão ter se perseverarem nela. O autor diz ainda que o sofrimento é uma maneira de provar a fé, isto é, ver se o cristão crê para valer ou só fala que crê. É também uma forma de purificar e amadurecer a fé (cf. 1Pd 1,6-9) (livro-base, p. 254).</p><p>Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)</p><p>C</p><p>É uma maneira de atingir a iluminação espiritual.</p><p>D</p><p>É uma maneira de comunicar a palavra de Deus.</p><p>E</p><p>É uma forma de penitência.</p><p>Questão 10/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Preste atenção nas informações que seguem:</p><p>“A introdução não deixa dúvidas quanto aos destinatários: “Aos eleitos que vivem como estrangeiros e peregrinos [diáspora] no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia” (1Pd 1,1), regiões situadas na Ásia Menor, atual Turquia.”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 250.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas assinale a alternativa que responde de onde vem as dificuldades que os destinatários da Primeira Carta de Pedro enfrentam:</p><p>Nota: 1.1</p><p>A</p><p>De seus amigos de ministério.</p><p>B</p><p>De seus novos amigos da igreja.</p><p>C</p><p>De seus antigos aliados no paganismo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>Segundo o autor, as dificuldades que os destinatários da carta enfrentam vêm de seus antigos aliados no paganismo: “Já é bastante, sem dúvida, ter feito no passado a vontade dos pagãos vivendo na devassidão, nas concupiscências, na embriaguez, nas orgias, bebedeiras e idolatrias infames. Agora eles acham estranho que já não mais os acompanheis na mesma devassidão desenfreada, e vos cobrem de injúrias” (1Pd 4,3-4) (livro-base, p. 251).</p><p>Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)</p><p>D</p><p>De seus familiares e filhos.</p><p>E</p><p>De seus amigos eleitos.</p><p>Questão 1/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o fragmento de texto a seguir:</p><p>"O amor é a fonte alimentadora e vivificante de nossas relações."</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 285.</p><p>Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas sobre o amor, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>O amor é uma realidade possível de ser praticada.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: "Realidade perfeitamente possível de se praticar, pois nascemos de Deus, por iniciativa dele" (1Jo 4,7.10) (livro-base, p. 285).</p><p>B</p><p>Não é possível praticar o amor.</p><p>C</p><p>O amor só é possível se for de Deus pelo ser humano.</p><p>D</p><p>O amor não é critério de salvação.</p><p>E</p><p>Devemos amar a Deus, mas não o próximo.</p><p>Questão 2/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Atente para as informações que seguem:</p><p>“[...] Paulo deu origem à uma tradição paulina Seus companheiros de jornada, bem como seus colaboradores, continuaram sua obra procurando corresponder aos desafios de cada comunidade e de cada povo”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos Paulinos e Cartas Católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p.225.</p><p>Considerando estas informações e os demais conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas, atente para as seguintes epístolas e relacione as cartas aos temas tratados:</p><p>1 - Colossenses</p><p>2 - II Tessalonicenses</p><p>3 – Efésios</p><p>(   ) aprofundamento da eclesiologia do corpo de Cristo iniciada em Corinto.</p><p>(   ) senhorio universal de Cristo.</p><p>(   ) expectativa da parusia.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>1 - 3 - 2</p><p>B</p><p>1 - 2 - 3</p><p>C</p><p>2 - 3 - 1</p><p>D</p><p>2 - 1 - 3</p><p>E</p><p>3 - 1 - 2</p><p>Você assinalou essa alternativa (E)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: “[3] A Carta aos Efésios [...] nela encontramos o aprofundamento da eclesiologia do corpo de Cristo iniciada em Corinto. [2] na Carta aos Colossenses [...] Cristo passa a exercer o seu senhorio Universal. [3] a Segunda Carta aos Tessalonicenses está centrada no tema da parusia” (livro-base, p. 226).</p><p>Questão 3/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o texto a seguir:</p><p>"A palavra Deus aparece 1.314 vezes no Novo Testamento."</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 284.</p><p>De acordo com o texto acima e com os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, assinale a alternativa que indica corretamente a carta (livro bíblico) que apresenta a definição de Deus:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Carta aos Gálatas.</p><p>B</p><p>Carta a Filemon.</p><p>C</p><p>Carta aos Efésios.</p><p>D</p><p>Primeira Carta de João.</p><p>Você assinalou essa alternativa (D)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: "As cartas de João, especialmente a primeira, nos trazem até algumas definições de Deus" (livro-base, p. 284).</p><p>E</p><p>Carta a Timóteo.</p><p>Questão 4/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Preste atenção nas informações que seguem:</p><p>“A questão dos destinatários que aparece na introdução da carta “às doze tribos que vivem na diáspora” (Tg 1,1) carece de maior precisão, a qual é buscada no interior do texto”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 242.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre os destinatários da carta de Tiago, é correto afirmar que:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>São pessoas que vivem uma vida abastada.</p><p>B</p><p>São pessoas que vivem em situações precárias, mas são livres.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Segundo Vouga (1996, p. 27), os destinatários</p><p>da carta de Tiago são pessoas que vivem em situações precárias, mas são livres (livro-base, p. 242).</p><p>Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)</p><p>C</p><p>São pessoas que vivem presas.</p><p>D</p><p>São pessoas que vivem em situações precárias, mas são presas.</p><p>E</p><p>São pessoas importantes no Império Romano.</p><p>Questão 5/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o fragmento de texto a seguir:</p><p>"Tiago abre sua carta apresentando-se como servo de Deus e de Cristo, de modo que a relação entre a teologia e a cristologia está bem alinhada (cf. Tg 1,1)".</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 287.</p><p>Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas sobre o mal, de acordo com o Apóstolo Tiago, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Segundo Tiago, o mal não vem de Deus.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: "Segundo Tiago, o mal não vem de Deus, pois Deus não prova ninguém com o mal" (livro-base, p. 287).</p><p>B</p><p>Conforme Tiago, o mal vem de Deus.</p><p>C</p><p>Considerando Tiago, o mal vem das igrejas.</p><p>D</p><p>De acordo com Tiago, o mal vem das religiões.</p><p>E</p><p>Conforme Tiago, o mal vem das lideranças religiosas.</p><p>Questão 6/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia com atenção:</p><p>“[Cristo] permanece para a eternidade [...]. Por isso é capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive para sempre para interceder por nós” [Hb 7,25].</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Trad. de Euclides Martins Balancin (et. al.)  São Paulo: Paulinas, 1993, p. 2248.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre a Carta aos Hebreus, qual o principal tema teológico abordado neste escrito?</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Milícias de anjos e hierarquias de demônios.</p><p>B</p><p>A vivência da Lei praticada por Jesus.</p><p>C</p><p>Sobre o sacerdócio de Cristo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: A carta aos Hebreus quer responder sobre o tema do sacerdócio de Cristo aos questionamentos. “Porque os cristãos estavam diante de um problema muito sério. Eles aprenderam que Jesus Cristo veio cumprir todas as profecias. Ora, no Antigo Testamento, o sacerdócio tem um lugar central e se fala de um sacerdócio eterno (cf. Gn 14,17-20 e Sl 110,4). Onde está o sacerdote no Novo Testamento? Jesus foi sacerdote também ou o cristianismo é uma religião sem sacerdote? Alguma coisa parece estar errada: ou Jesus foi sacerdote ou ele não cumpriu as profecias. Pelo que se sabe, Jesus não é filho de sacerdote e também nunca foi presidir cerimônias ou abençoar no templo. Portanto, não há provas externas visíveis de que Jesus foi sacerdote” (livro-base, p. 209-210).</p><p>D</p><p>Manutenção dos ritos judaicos para os pagãos convertidos.</p><p>E</p><p>Supremacia do primeiro testamento frente ao novo testamento.</p><p>Questão 7/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia a citação abaixo:</p><p>“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nosso olhos, o que contemplamos e o que nossas mão apalparam do Verbo da vida porque a Vida manifestou-se: nós a vimos e lhes damos testemunho e vos anunciamos a Vida eterna [...]”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Trad. de Euclides Martins Balancin (et. al.)  São Paulo: Paulinas, 1993, p.  2289.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre a natureza e qualidade da vida cristã na teologia joanina,  qual destes escritos possui sugestiva semelhança doutrinal com o Evangelho segundo João?</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>I Epístola de Pedro</p><p>B</p><p>Hebreus</p><p>C</p><p>I Epístola de João</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Sim. Há semelhança de estrutura e também de ensinamento: “Segundo Harrington (1985, p. 608), ‘a pronunciada semelhança de estrutura entre a Primeira Carta de João e o Quarto Evangelho [Ev. de João] obedece a uma sugestiva semelhança doutrinal: embora persigam fins diferentes, os dois escritos estão em total acordo quanto à natureza e qualidade da vida cristã’. Essa aproximação, percebida já por Dionísio, patriarca da Igreja de Alexandria no Egito (anos de 248-265), foi se confirmando com o passar dos tempos (1Jo 4,2)” (livro-base, p. 270).</p><p>D</p><p>Apocalipse</p><p>E</p><p>III Epístola de João</p><p>Questão 8/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o fragmento de texto a seguir:</p><p>"Segundo Tuñí e Alegre (2007, p. 304), a visão teológica da Primeira Carta de Pedro é surpreendentemente complexa."</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 286.</p><p>Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, assinale a alternativa que indica corretamente um tema teológico tratado na primeira carta de Pedro:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Pluralismo religioso.</p><p>B</p><p>Direitos humanos.</p><p>C</p><p>O mistério trinitário.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: O mistério trinitário é um tema teológico tratado na primeira carta de Pedro (livro-base, p. 286).</p><p>D</p><p>Religião e Gênero.</p><p>E</p><p>Ecumenismo.</p><p>Questão 9/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o texto a seguir:</p><p>"A religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, consiste em visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se livre da corrupção do mundo (Tg 1,27)".</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 287.</p><p>Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, para Deus, como pode ser verificada a piedade?</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A partir do cumprimento da lei.</p><p>B</p><p>A partir da obediência somente ao Novo Testamento.</p><p>C</p><p>A partir do exercício da caridade.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Para Deus, a piedade se verifica no exercício da caridade, pois “a religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, consiste em visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se livre da corrupção do mundo” (Tg 1,27) (livro-base, p. 287).</p><p>D</p><p>A partir da prática da lei mosaica.</p><p>E</p><p>Obedecendo apenas o Antigo Testamento.</p><p>Questão 10/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Preste atenção nas informações que seguem:</p><p>“A esperança de que um dia vou ficar rico é morta. A riqueza ninguém leva consigo depois da morte, mas a esperança de um dia conseguir a justiça é viva, porque a morte não é capaz de trancar seu caminho.”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 253.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre a esperança, de acordo com a Primeira Carta de Pedro, é correto afirmar que:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>É o sinal distintivo da pessoa que crê.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>A esperança é o sinal distintivo da pessoa que crê. Nela ingressamos pelo batismo. O batismo é um novo nascimento, a nós concedido por pura misericórdia do Pai em seu Filho, Jesus (livro-base, p. 254).</p><p>Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)</p><p>B</p><p>É o sinal do incrédulo.</p><p>C</p><p>É o sinal distintivo da pessoa que não entende o evangelho.</p><p>D</p><p>É um sinal negativo.</p><p>E</p><p>É o sinal distintivo da pessoa que possui conhecimento.</p><p>image1.wmf</p><p>image2.wmf</p><p>Esta é a alternativa correta porque: “Logo após a epístola aos Romanos, a epístola aos Gálatas é considerada a carta magna da fé cristã. Ela é um documento revolucionário com relação à forma dos cristãos abordarem o antigo Judaísmo. Por este motivo, a epístola aos Gálatas tem sido chamada de ‘Declaração de Independência Cristã’”. (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 3, 4)</p><p>B</p><p>Após as epístolas de Coríntio, a epístola aos Gálatas, é tida como uma carta magna da fé cristã.</p><p>C</p><p>A epístola aos Gálatas é um documento revolucionário contra o judaísmo, ao longo do tempo ela foi chamada de Manifesto Cristão.</p><p>D</p><p>A epístola aos Gálatas é entendida como uma carta magna da fé judaica e cristã, que explicava quais eram as primeiras práticas cristãs.</p><p>E</p><p>Logo após a epístola aos Gálatas vem a carta aos Romanos em termos de importância, sendo assim é chamada de Declaração de Independência Cristã.</p><p>Questão 6/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Paulo é tradicionalmente descrito como aluno de Gamaliel. O nome de Gamaliel não aparece nas epístolas de Paulo. No entanto, ele tem seu nome citado com respeito na literatura judaica. Ele fazia parte de um grupo de influentes escribas”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 6.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo como fariseu, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 0.0Você não pontuou essa questão</p><p>A</p><p>Paulo aprendeu em sua casa os mandamentos da Toráh, durante toda a sua juventude estudando com Gamaliel em Tarso.</p><p>B</p><p>Paulo em sua juventude frequentava a sinagoga em Tarso, ali além de aprender o hebraico, também se tornou um fariseu, estudando as Escrituras com Gamaliel.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>C</p><p>Paulo como fariseu aluno de Gamaliel, foi um exímio perseguidor durante o ministério de Jesus.</p><p>D</p><p>Paulo frequentou a sinagoga em Jerusalém estudando junto com Gamaliel, quando se mudou após ser adulto.</p><p>E</p><p>Paulo aprendeu em casa os mandamentos da Lei, na juventude se mudou para Jerusalém se formando na tradição e interpretação das Escrituras com Gamaliel.</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Vamos ver agora Paulo como fariseu. Seus pais seguiram os mandamentos da lei, a Toráh. Na sua juventude, ele viajou a Jerusalém para ali se formar na interpretação da Escritura e da tradição, sob direção de Gamaliel, um escriba pertencente à corrente dos fariseus, dentro do judaísmo da época (At 5.34)” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 6).</p><p>Questão 7/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Não temos um conhecimento preciso da data de nascimento de Paulo, [...]. Uma data provável, que poderia ser admitida, seria por volta do ano 5 de nossa era”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 8.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o primeiro tipo possível da vida de Paulo, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 0.0Você não pontuou essa questão</p><p>A</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído a partir de suas epístolas, mas ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos escritos de Atos.</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “O primeiro tipo possível seria uma vida reconstituída unicamente com o auxílio das epístolas. Enfrentaríamos bastante dificuldade, pois ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos Atos dos Apóstolos” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 8).</p><p>B</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído usando o livro de Atos.</p><p>C</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituindo sua vida usando o livro de Atos e suas epístolas, porém sendo reconstruções hipotéticas.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>D</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo é reconstituído a partir de suas epístolas, sendo essa a reconstituição mais assertiva de sua vida.</p><p>E</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria baseado no livro de Atos e nas epístolas paulinas, sendo essas reconstruções concretas.</p><p>Questão 8/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“[Primeira epístola aos Tessalonicenses] é um dos mais antigos documentos do Novo Testamento e, provavelmente, a segunda epístola paulina. Ele a escreveu logo após sua chegada a Corinto”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 10.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre a primeira epístola aos Tessalonicenses, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 0.0Você não pontuou essa questão</p><p>A</p><p>A primeira epístola aos Tessalonicenses foi escrita na primavera do ano 50 d.C., poucos meses depois da fundação da comunidade em Tessalônica.</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Portanto, a primeira carta foi escrita nos últimos meses do ano 50 e nos primeiros de 51, poucos meses depois da fundação da comunidade de Tessalônica e depois do envio de sua epístola aos Gálatas”. (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 10).</p><p>B</p><p>A primeira epístola aos Tessalonicenses demonstra que Paulo combateu pessoas apocalípticas, com falsas doutrinas.</p><p>C</p><p>O motivo de Paulo escrever a epístolas aos Tessalonicenses foi por ter recebido notícias ruins a respeito de Tessalônica, através de Timóteo e Silas.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>D</p><p>Tessalônica foi alcançada por Paulo e Barnabé em sua Primeira Viagem Missionária.</p><p>E</p><p>Timóteo e Silas informaram Paulo que muitos dos novos convertidos estavam enriquecendo, e Paulo escreve a epístola para os orientar sobre como ofertar.</p><p>Questão 9/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Segundo o costume comum entre os hebreus da diáspora, foi-lhe dado o nome de Paulo (At 13.9;2Pe 3.15), pelo qual é chamado em todas as suas epístolas. [...] Os judeus da Diáspora tinham muitas vezes dois nomes: judaico, e grego”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a diáspora, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A diáspora significa união dos povos, era o nome usado para os povos sob domínio romano, a palavra é de origem grega.</p><p>B</p><p>Diáspora é um substantivo feminino de origem grega que deriva da palavra diasporá e significa dispersão dos povos.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Diáspora significa dispersão de povos. É um substantivo feminino de origem grega, o qual deriva da palavra diasporá. Em geral, a dispersão de povos pode ter origem política ou religiosa” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 3).</p><p>C</p><p>Diáspora significa dispersão de povos, é uma expressão feminina de origem latina, essa dispersão pode ter origem política ou religiosa.</p><p>D</p><p>Diáspora é uma expressão feminina, com origem hebraica, diz respeito as aos judeus dispersos na destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C.</p><p>E</p><p>Devido à diáspora, Paulo via motivos para esconder a sua nacionalidade judaica, uma vez que corria risco de vida pela sua origem judaica.</p><p>Questão 10/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“[...] o que produz a salvação? Ela foi conseguida através do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo somente. É importante destacarmos o 'somente', pois a igreja de Gálatas queria</p><p>acrescentar algo mais à salvação, as obras bem-intencionadas”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 9.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre o Concílio em Jerusalém, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 0.0Você não pontuou essa questão</p><p>A</p><p>O Concílio em Jerusalém foi o primeiro Concílio da Igreja Cristã registrado em Atos 15, foi contra o ensino do apóstolo Paulo.</p><p>B</p><p>O Concílio foi a favor de Paulo e das ideias de liberdade cristã, isso serviu como solução para as controvérsias criadas pelos legalistas.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>C</p><p>O concílio foi a favor de Paulo pregar para os gentios, mas foi contra as suas ideias de liberdade cristã.</p><p>D</p><p>Após o Concílio em Jerusalém descrito em Atos 15, os legalistas cessaram as perseguições contra o apóstolo Paulo.</p><p>E</p><p>Após o Concílio, Paulo foi a Galácia levando as decisões do Concílio de Jerusalém com a declaração que não era mais preciso a circuncisão.</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Depois disso, Paulo visitou pessoalmente a Galácia levando as decisões do Concílio de Jerusalém e declarando que a circuncisão não era necessária (At 15:1 - 16:4)”. (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 8).</p><p>Questão 1/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Paulus, significa fraco. Na forma hebraica, seu nome é Saul [...] e Saulos [...]. Segundo o costume comum entre os hebreus da diáspora, foi-lhe dado o nome de Paulo [...] pelo qual é chamado em todas as suas epístolas”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 2-3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o nome de Paulo, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Paulo, Paulus, pequeno, era mais adequado para o uso no meio dos gentios.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “O nome de Paulo, Paulus, pequeno, era um nome mais próprio para aproximar-se dos gentios” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 3).</p><p>B</p><p>Paulo era um cidadão romano, e dessa forma o seu nome é um nome duplo, que deriva do grego e do latim contendo prenome e codnome.</p><p>C</p><p>Paulo como cidadão romano possuía um nome duplo, que deriva do hebraico e do latim contendo prenome e nome gentio.</p><p>D</p><p>Os judeus da diáspora normalmente continham três nomes, o judaico, o grego e o latino, uma vez que era uma grande honra ter o nome romano.</p><p>E</p><p>Paulo era cidadão romano e como de costume possuía um único nome, o nome gentio.</p><p>Questão 2/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Segundo o costume comum entre os hebreus da diáspora, foi-lhe dado o nome de Paulo (At 13.9;2Pe 3.15), pelo qual é chamado em todas as suas epístolas. [...] Os judeus da Diáspora tinham muitas vezes dois nomes: judaico, e grego”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a diáspora, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A diáspora significa união dos povos, era o nome usado para os povos sob domínio romano, a palavra é de origem grega.</p><p>B</p><p>Diáspora é um substantivo feminino de origem grega que deriva da palavra diasporá e significa dispersão dos povos.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Diáspora significa dispersão de povos. É um substantivo feminino de origem grega, o qual deriva da palavra diasporá. Em geral, a dispersão de povos pode ter origem política ou religiosa” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 3).</p><p>C</p><p>Diáspora significa dispersão de povos, é uma expressão feminina de origem latina, essa dispersão pode ter origem política ou religiosa.</p><p>D</p><p>Diáspora é uma expressão feminina, com origem hebraica, diz respeito as aos judeus dispersos na destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C.</p><p>E</p><p>Devido à diáspora, Paulo via motivos para esconder a sua nacionalidade judaica, uma vez que corria risco de vida pela sua origem judaica.</p><p>Questão 3/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“[...] o que produz a salvação? Ela foi conseguida através do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo somente. É importante destacarmos o 'somente', pois a igreja de Gálatas queria acrescentar algo mais à salvação, as obras bem-intencionadas”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 9.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre o Concílio em Jerusalém, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>O Concílio em Jerusalém foi o primeiro Concílio da Igreja Cristã registrado em Atos 15, foi contra o ensino do apóstolo Paulo.</p><p>B</p><p>O Concílio foi a favor de Paulo e das ideias de liberdade cristã, isso serviu como solução para as controvérsias criadas pelos legalistas.</p><p>C</p><p>O concílio foi a favor de Paulo pregar para os gentios, mas foi contra as suas ideias de liberdade cristã.</p><p>D</p><p>Após o Concílio em Jerusalém descrito em Atos 15, os legalistas cessaram as perseguições contra o apóstolo Paulo.</p><p>E</p><p>Após o Concílio, Paulo foi a Galácia levando as decisões do Concílio de Jerusalém com a declaração que não era mais preciso a circuncisão.</p><p>Você assinalou essa alternativa (E)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Depois disso, Paulo visitou pessoalmente a Galácia levando as decisões do Concílio de Jerusalém e declarando que a circuncisão não era necessária (At 15:1 - 16:4)”. (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 8).</p><p>Questão 4/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Paulo é tradicionalmente descrito como aluno de Gamaliel. O nome de Gamaliel não aparece nas epístolas de Paulo. No entanto, ele tem seu nome citado com respeito na literatura judaica. Ele fazia parte de um grupo de influentes escribas”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 6.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo como fariseu, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Paulo aprendeu em sua casa os mandamentos da Toráh, durante toda a sua juventude estudando com Gamaliel em Tarso.</p><p>B</p><p>Paulo em sua juventude frequentava a sinagoga em Tarso, ali além de aprender o hebraico, também se tornou um fariseu, estudando as Escrituras com Gamaliel.</p><p>C</p><p>Paulo como fariseu aluno de Gamaliel, foi um exímio perseguidor durante o ministério de Jesus.</p><p>D</p><p>Paulo frequentou a sinagoga em Jerusalém estudando junto com Gamaliel, quando se mudou após ser adulto.</p><p>E</p><p>Paulo aprendeu em casa os mandamentos da Lei, na juventude se mudou para Jerusalém se formando na tradição e interpretação das Escrituras com Gamaliel.</p><p>Você assinalou essa alternativa (E)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Vamos ver agora Paulo como fariseu. Seus pais seguiram os mandamentos da lei, a Toráh. Na sua juventude, ele viajou a Jerusalém para ali se formar na interpretação da Escritura e da tradição, sob direção de Gamaliel, um escriba pertencente à corrente dos fariseus, dentro do judaísmo da época (At 5.34)” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 6).</p><p>Questão 5/10</p><p>- Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Paulo não pretendia pregar na Galácia, mas ficou enfermo [...]. Mesmo que Paulo se apresentasse um tanto abatido fisicamente, os gálatas o receberam com calor e compreensão”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre o objetivo da epístola aos Gálatas, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A epístola aos Gálatas foi escrita para judeus convertidos ao cristianismo com o objetivo de informar a eles que era preciso se circuncidarem.</p><p>B</p><p>A epístola aos Gálatas tem o objetivo de servir como um documento para assegurar a liberdade cristã em Jesus Cristo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “A epístola aos Gálatas foi escrita para uma comunidade de gentios convertidos e perturbados por indivíduos judaizantes e legalistas, que queriam impor a prática de rituais judaicos aos gentios. Seu objetivo era, principalmente, o de servir como um documento que assegurasse a liberdade cristã que os fiéis podem desfrutar em Jesus Cristo”. (Texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 4).</p><p>C</p><p>O objetivo da epístola aos Gálatas é confortar os novos convertidos ao cristianismo, para suportarem as perseguições.</p><p>D</p><p>O objetivo principal da epístola aos Gálatas era o de apresentar o apóstolo Paulo, e pedir que cuidassem dele.</p><p>E</p><p>O principal objetivo da carta aos Gálatas era o aconselhamento para que não comessem comidas oferecidas a ídolos.</p><p>Questão 6/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Sabemos que Paulo nasceu na cidade de Tarso da Cilícia [...] e que residiu novamente ali, depois de sua fuga de Damasco, pois Jerusalém tornou-se uma ameaça, uma cidade bastante perigosa para ele, a tal ponto que nela corria sério risco de vida”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a cidade de Tarso, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A cidade de Tarso era vizinha de Jerusalém, o que facilitou para Paulo em sua juventude o estudo da Lei em Jerusalém.</p><p>B</p><p>Tarso era uma cidade pequena e pouco conhecida nos tempos de Paulo, isso fez com que ele se mudasse para Jerusalém em sua juventude.</p><p>C</p><p>Tarso era uma importante cidade comercial, com diversas influências culturais passava por ela a estrada romana que ligava o Ocidente com o Oriente.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Tarso era um local de várias influências culturais. [...] A cidade de Tarso era um grande centro cultural e comercial; contava com cerca de 300.000 habitantes. Por lá passava a estrada romana que ligava Oriente e Ocidente” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 4).</p><p>D</p><p>Inúmeras vezes o apóstolo Paulo faz referências a Tarso, isso prova que ele queria demonstrar a sua identidade romana para os gentios.</p><p>E</p><p>Tarso ficava na região da Cilícia, na região da Ásia Menor, era uma cidade recente nos dias de Paulo, criada por Cesar Augusto.</p><p>Questão 7/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Não temos um conhecimento preciso da data de nascimento de Paulo, [...]. Uma data provável, que poderia ser admitida, seria por volta do ano 5 de nossa era”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 8.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o primeiro tipo possível da vida de Paulo, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído a partir de suas epístolas, mas ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos escritos de Atos.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “O primeiro tipo possível seria uma vida reconstituída unicamente com o auxílio das epístolas. Enfrentaríamos bastante dificuldade, pois ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos Atos dos Apóstolos” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 8).</p><p>B</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído usando o livro de Atos.</p><p>C</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituindo sua vida usando o livro de Atos e suas epístolas, porém sendo reconstruções hipotéticas.</p><p>D</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo é reconstituído a partir de suas epístolas, sendo essa a reconstituição mais assertiva de sua vida.</p><p>E</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria baseado no livro de Atos e nas epístolas paulinas, sendo essas reconstruções concretas.</p><p>Questão 8/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“[Primeira epístola aos Tessalonicenses] é um dos mais antigos documentos do Novo Testamento e, provavelmente, a segunda epístola paulina. Ele a escreveu logo após sua chegada a Corinto”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 10.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre a primeira epístola aos Tessalonicenses, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A primeira epístola aos Tessalonicenses foi escrita na primavera do ano 50 d.C., poucos meses depois da fundação da comunidade em Tessalônica.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Portanto, a primeira carta foi escrita nos últimos meses do ano 50 e nos primeiros de 51, poucos meses depois da fundação da comunidade de Tessalônica e depois do envio de sua epístola aos Gálatas”. (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 10).</p><p>B</p><p>A primeira epístola aos Tessalonicenses demonstra que Paulo combateu pessoas apocalípticas, com falsas doutrinas.</p><p>C</p><p>O motivo de Paulo escrever a epístolas aos Tessalonicenses foi por ter recebido notícias ruins a respeito de Tessalônica, através de Timóteo e Silas.</p><p>D</p><p>Tessalônica foi alcançada por Paulo e Barnabé em sua Primeira Viagem Missionária.</p><p>E</p><p>Timóteo e Silas informaram Paulo que muitos dos novos convertidos estavam enriquecendo, e Paulo escreve a epístola para os orientar sobre como ofertar.</p><p>Questão 9/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Em vários momentos, [Paulo] se referiu e foi insistente em provar suas origens judaicas, e a sua formação naquela comunidade [...] Os judeus da diáspora eram suspeitos de não levar definitivamente a sério a fidelidade à lei de Moisés”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Paulo foi instruído na tradição paterna, aprendendo hebraico e aramaico em casa.</p><p>B</p><p>Paulo aprendeu hebraico em casa, aramaico na sinagoga, e possivelmente latim e grego na escola, onde passou pelas etapas primária, secundária e terciária.</p><p>C</p><p>Paulo sendo judeu da diáspora não aprendeu o hebraico, mas aprendeu o aramaico em casa e o latim e grego na escola em Tarso.</p><p>D</p><p>Paulo aprendeu o aramaico em casa, frequentou a escola grega, na sinagoga aprendeu o hebraico, comunicava-se</p><p>em latim e possivelmente em língua siríaca.</p><p>Você assinalou essa alternativa (D)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Em casa, Paulo aprendeu aramaico. Na escola da sinagoga, hebraico. Ele deve também ter frequentado escola grega, onde passou pelas etapas primária, secundária e terciária [...]. Pertencia à elite intelectual. Paulo ainda comentou que havia pregado o Evangelho a todos os guardas pretorianos, visto que eles o vigiavam no cativeiro em Roma (Filipenses 1.13). Isso pressupõe a comunicação em latim. Além disto, aos cidadãos romanos se exigia o domínio da língua latina [...]. É provável que também tivesse falado a língua siríaca, pois foi pastor, junto com Barnabé, em Antioquia, na Síria (At 13)” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 5).</p><p>E</p><p>Uma vez que Paulo era judeu, ele foi instruído na Lei de Deus na sinagoga e o aramaico em casa, recusando-se a receber educação gentia.</p><p>Questão 10/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Quando o Cristianismo começou se estabelecer nas cidades em que o Judaísmo estava presente, a pergunta que frequentemente se fazia era: quem é a maior autoridade religiosa: Moisés ‘ou’ Cristo? Ou seria Moisés ‘e’ Cristo?”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre a importância da epístola aos Gálatas, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Após a epístola aos Romanos, a epístola aos Gálatas é considerada uma carta magna da fé cristã, é um documento que aborda o antigo Judaísmo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Logo após a epístola aos Romanos, a epístola aos Gálatas é considerada a carta magna da fé cristã. Ela é um documento revolucionário com relação à forma dos cristãos abordarem o antigo Judaísmo. Por este motivo, a epístola aos Gálatas tem sido chamada de ‘Declaração de Independência Cristã’”. (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 3, 4)</p><p>B</p><p>Após as epístolas de Coríntio, a epístola aos Gálatas, é tida como uma carta magna da fé cristã.</p><p>C</p><p>A epístola aos Gálatas é um documento revolucionário contra o judaísmo, ao longo do tempo ela foi chamada de Manifesto Cristão.</p><p>D</p><p>A epístola aos Gálatas é entendida como uma carta magna da fé judaica e cristã, que explicava quais eram as primeiras práticas cristãs.</p><p>E</p><p>Logo após a epístola aos Gálatas vem a carta aos Romanos em termos de importância, sendo assim é chamada de Declaração de Independência Cristã.</p><p>Questão 1/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Paulus, significa fraco. Na forma hebraica, seu nome é Saul [...] e Saulos [...]. Segundo o costume comum entre os hebreus da diáspora, foi-lhe dado o nome de Paulo [...] pelo qual é chamado em todas as suas epístolas”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 2-3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o nome de Paulo, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Paulo, Paulus, pequeno, era mais adequado para o uso no meio dos gentios.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “O nome de Paulo, Paulus, pequeno, era um nome mais próprio para aproximar-se dos gentios” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 3).</p><p>B</p><p>Paulo era um cidadão romano, e dessa forma o seu nome é um nome duplo, que deriva do grego e do latim contendo prenome e codnome.</p><p>C</p><p>Paulo como cidadão romano possuía um nome duplo, que deriva do hebraico e do latim contendo prenome e nome gentio.</p><p>D</p><p>Os judeus da diáspora normalmente continham três nomes, o judaico, o grego e o latino, uma vez que era uma grande honra ter o nome romano.</p><p>E</p><p>Paulo era cidadão romano e como de costume possuía um único nome, o nome gentio.</p><p>Questão 2/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Não temos um conhecimento preciso da data de nascimento de Paulo, [...]. Uma data provável, que poderia ser admitida, seria por volta do ano 5 de nossa era”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 8.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre o primeiro tipo possível da vida de Paulo, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído a partir de suas epístolas, mas ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos escritos de Atos.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “O primeiro tipo possível seria uma vida reconstituída unicamente com o auxílio das epístolas. Enfrentaríamos bastante dificuldade, pois ninguém conseguiu uma reconstituição sem recorrer aos Atos dos Apóstolos” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 8).</p><p>B</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituído usando o livro de Atos.</p><p>C</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria reconstituindo sua vida usando o livro de Atos e suas epístolas, porém sendo reconstruções hipotéticas.</p><p>D</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo é reconstituído a partir de suas epístolas, sendo essa a reconstituição mais assertiva de sua vida.</p><p>E</p><p>O primeiro tipo possível da vida de Paulo seria baseado no livro de Atos e nas epístolas paulinas, sendo essas reconstruções concretas.</p><p>Questão 3/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Paulo é tradicionalmente descrito como aluno de Gamaliel. O nome de Gamaliel não aparece nas epístolas de Paulo. No entanto, ele tem seu nome citado com respeito na literatura judaica. Ele fazia parte de um grupo de influentes escribas”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 6.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo como fariseu, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Paulo aprendeu em sua casa os mandamentos da Toráh, durante toda a sua juventude estudando com Gamaliel em Tarso.</p><p>B</p><p>Paulo em sua juventude frequentava a sinagoga em Tarso, ali além de aprender o hebraico, também se tornou um fariseu, estudando as Escrituras com Gamaliel.</p><p>C</p><p>Paulo como fariseu aluno de Gamaliel, foi um exímio perseguidor durante o ministério de Jesus.</p><p>D</p><p>Paulo frequentou a sinagoga em Jerusalém estudando junto com Gamaliel, quando se mudou após ser adulto.</p><p>E</p><p>Paulo aprendeu em casa os mandamentos da Lei, na juventude se mudou para Jerusalém se formando na tradição e interpretação das Escrituras com Gamaliel.</p><p>Você assinalou essa alternativa (E)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Vamos ver agora Paulo como fariseu. Seus pais seguiram os mandamentos da lei, a Toráh. Na sua juventude, ele viajou a Jerusalém para ali se formar na interpretação da Escritura e da tradição, sob direção de Gamaliel, um escriba pertencente à corrente dos fariseus, dentro do judaísmo da época (At 5.34)” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 6).</p><p>Questão 4/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Quando o Cristianismo começou se estabelecer nas cidades em que o Judaísmo estava presente, a pergunta que frequentemente se fazia era: quem é a maior autoridade religiosa: Moisés ‘ou’ Cristo? Ou seria Moisés ‘e’ Cristo?”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele</p><p>está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre a importância da epístola aos Gálatas, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Após a epístola aos Romanos, a epístola aos Gálatas é considerada uma carta magna da fé cristã, é um documento que aborda o antigo Judaísmo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Logo após a epístola aos Romanos, a epístola aos Gálatas é considerada a carta magna da fé cristã. Ela é um documento revolucionário com relação à forma dos cristãos abordarem o antigo Judaísmo. Por este motivo, a epístola aos Gálatas tem sido chamada de ‘Declaração de Independência Cristã’”. (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 3, 4)</p><p>B</p><p>Após as epístolas de Coríntio, a epístola aos Gálatas, é tida como uma carta magna da fé cristã.</p><p>C</p><p>A epístola aos Gálatas é um documento revolucionário contra o judaísmo, ao longo do tempo ela foi chamada de Manifesto Cristão.</p><p>D</p><p>A epístola aos Gálatas é entendida como uma carta magna da fé judaica e cristã, que explicava quais eram as primeiras práticas cristãs.</p><p>E</p><p>Logo após a epístola aos Gálatas vem a carta aos Romanos em termos de importância, sendo assim é chamada de Declaração de Independência Cristã.</p><p>Questão 5/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Paulo não pretendia pregar na Galácia, mas ficou enfermo [...]. Mesmo que Paulo se apresentasse um tanto abatido fisicamente, os gálatas o receberam com calor e compreensão”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre o objetivo da epístola aos Gálatas, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A epístola aos Gálatas foi escrita para judeus convertidos ao cristianismo com o objetivo de informar a eles que era preciso se circuncidarem.</p><p>B</p><p>A epístola aos Gálatas tem o objetivo de servir como um documento para assegurar a liberdade cristã em Jesus Cristo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “A epístola aos Gálatas foi escrita para uma comunidade de gentios convertidos e perturbados por indivíduos judaizantes e legalistas, que queriam impor a prática de rituais judaicos aos gentios. Seu objetivo era, principalmente, o de servir como um documento que assegurasse a liberdade cristã que os fiéis podem desfrutar em Jesus Cristo”. (Texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 4).</p><p>C</p><p>O objetivo da epístola aos Gálatas é confortar os novos convertidos ao cristianismo, para suportarem as perseguições.</p><p>D</p><p>O objetivo principal da epístola aos Gálatas era o de apresentar o apóstolo Paulo, e pedir que cuidassem dele.</p><p>E</p><p>O principal objetivo da carta aos Gálatas era o aconselhamento para que não comessem comidas oferecidas a ídolos.</p><p>Questão 6/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Segundo o costume comum entre os hebreus da diáspora, foi-lhe dado o nome de Paulo (At 13.9;2Pe 3.15), pelo qual é chamado em todas as suas epístolas. [...] Os judeus da Diáspora tinham muitas vezes dois nomes: judaico, e grego”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a diáspora, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A diáspora significa união dos povos, era o nome usado para os povos sob domínio romano, a palavra é de origem grega.</p><p>B</p><p>Diáspora é um substantivo feminino de origem grega que deriva da palavra diasporá e significa dispersão dos povos.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Diáspora significa dispersão de povos. É um substantivo feminino de origem grega, o qual deriva da palavra diasporá. Em geral, a dispersão de povos pode ter origem política ou religiosa” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 3).</p><p>C</p><p>Diáspora significa dispersão de povos, é uma expressão feminina de origem latina, essa dispersão pode ter origem política ou religiosa.</p><p>D</p><p>Diáspora é uma expressão feminina, com origem hebraica, diz respeito as aos judeus dispersos na destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C.</p><p>E</p><p>Devido à diáspora, Paulo via motivos para esconder a sua nacionalidade judaica, uma vez que corria risco de vida pela sua origem judaica.</p><p>Questão 7/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“[Primeira epístola aos Tessalonicenses] é um dos mais antigos documentos do Novo Testamento e, provavelmente, a segunda epístola paulina. Ele a escreveu logo após sua chegada a Corinto”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 10.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre a primeira epístola aos Tessalonicenses, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A primeira epístola aos Tessalonicenses foi escrita na primavera do ano 50 d.C., poucos meses depois da fundação da comunidade em Tessalônica.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Portanto, a primeira carta foi escrita nos últimos meses do ano 50 e nos primeiros de 51, poucos meses depois da fundação da comunidade de Tessalônica e depois do envio de sua epístola aos Gálatas”. (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 10).</p><p>B</p><p>A primeira epístola aos Tessalonicenses demonstra que Paulo combateu pessoas apocalípticas, com falsas doutrinas.</p><p>C</p><p>O motivo de Paulo escrever a epístolas aos Tessalonicenses foi por ter recebido notícias ruins a respeito de Tessalônica, através de Timóteo e Silas.</p><p>D</p><p>Tessalônica foi alcançada por Paulo e Barnabé em sua Primeira Viagem Missionária.</p><p>E</p><p>Timóteo e Silas informaram Paulo que muitos dos novos convertidos estavam enriquecendo, e Paulo escreve a epístola para os orientar sobre como ofertar.</p><p>Questão 8/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“[...] o que produz a salvação? Ela foi conseguida através do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo somente. É importante destacarmos o 'somente', pois a igreja de Gálatas queria acrescentar algo mais à salvação, as obras bem-intencionadas”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 9.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 2, de Cartas paulinas e gerais, sobre o Concílio em Jerusalém, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>O Concílio em Jerusalém foi o primeiro Concílio da Igreja Cristã registrado em Atos 15, foi contra o ensino do apóstolo Paulo.</p><p>B</p><p>O Concílio foi a favor de Paulo e das ideias de liberdade cristã, isso serviu como solução para as controvérsias criadas pelos legalistas.</p><p>C</p><p>O concílio foi a favor de Paulo pregar para os gentios, mas foi contra as suas ideias de liberdade cristã.</p><p>D</p><p>Após o Concílio em Jerusalém descrito em Atos 15, os legalistas cessaram as perseguições contra o apóstolo Paulo.</p><p>E</p><p>Após o Concílio, Paulo foi a Galácia levando as decisões do Concílio de Jerusalém com a declaração que não era mais preciso a circuncisão.</p><p>Você assinalou essa alternativa (E)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Depois disso, Paulo visitou</p><p>pessoalmente a Galácia levando as decisões do Concílio de Jerusalém e declarando que a circuncisão não era necessária (At 15:1 - 16:4)”. (Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 8).</p><p>Questão 9/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Em vários momentos, [Paulo] se referiu e foi insistente em provar suas origens judaicas, e a sua formação naquela comunidade [...] Os judeus da diáspora eram suspeitos de não levar definitivamente a sério a fidelidade à lei de Moisés”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 4.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a formação de Paulo, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Paulo foi instruído na tradição paterna, aprendendo hebraico e aramaico em casa.</p><p>B</p><p>Paulo aprendeu hebraico em casa, aramaico na sinagoga, e possivelmente latim e grego na escola, onde passou pelas etapas primária, secundária e terciária.</p><p>C</p><p>Paulo sendo judeu da diáspora não aprendeu o hebraico, mas aprendeu o aramaico em casa e o latim e grego na escola em Tarso.</p><p>D</p><p>Paulo aprendeu o aramaico em casa, frequentou a escola grega, na sinagoga aprendeu o hebraico, comunicava-se em latim e possivelmente em língua siríaca.</p><p>Você assinalou essa alternativa (D)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Em casa, Paulo aprendeu aramaico. Na escola da sinagoga, hebraico. Ele deve também ter frequentado escola grega, onde passou pelas etapas primária, secundária e terciária [...]. Pertencia à elite intelectual. Paulo ainda comentou que havia pregado o Evangelho a todos os guardas pretorianos, visto que eles o vigiavam no cativeiro em Roma (Filipenses 1.13). Isso pressupõe a comunicação em latim. Além disto, aos cidadãos romanos se exigia o domínio da língua latina [...]. É provável que também tivesse falado a língua siríaca, pois foi pastor, junto com Barnabé, em Antioquia, na Síria (At 13)” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 5).</p><p>E</p><p>Uma vez que Paulo era judeu, ele foi instruído na Lei de Deus na sinagoga e o aramaico em casa, recusando-se a receber educação gentia.</p><p>Questão 10/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o extrato de texto:</p><p>“Sabemos que Paulo nasceu na cidade de Tarso da Cilícia [...] e que residiu novamente ali, depois de sua fuga de Damasco, pois Jerusalém tornou-se uma ameaça, uma cidade bastante perigosa para ele, a tal ponto que nela corria sério risco de vida”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLUCK, Marlon Ronald. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Cartas paulinas e gerais. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 3.</p><p>A partir do excerto anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 1, de Cartas paulinas e gerais, sobre a cidade de Tarso, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A cidade de Tarso era vizinha de Jerusalém, o que facilitou para Paulo em sua juventude o estudo da Lei em Jerusalém.</p><p>B</p><p>Tarso era uma cidade pequena e pouco conhecida nos tempos de Paulo, isso fez com que ele se mudasse para Jerusalém em sua juventude.</p><p>C</p><p>Tarso era uma importante cidade comercial, com diversas influências culturais passava por ela a estrada romana que ligava o Ocidente com o Oriente.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Tarso era um local de várias influências culturais. [...] A cidade de Tarso era um grande centro cultural e comercial; contava com cerca de 300.000 habitantes. Por lá passava a estrada romana que ligava Oriente e Ocidente” (Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 4).</p><p>D</p><p>Inúmeras vezes o apóstolo Paulo faz referências a Tarso, isso prova que ele queria demonstrar a sua identidade romana para os gentios.</p><p>E</p><p>Tarso ficava na região da Cilícia, na região da Ásia Menor, era uma cidade recente nos dias de Paulo, criada por Cesar Augusto.</p><p>Questão 1/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Atente para o recorte de texto que segue:</p><p>“Com o surgimento da crítica literária no estudo bíblico, uma análise interna do texto pôs em dúvida a autoria do apóstolo”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos Paulinos e Cartas Católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 250.</p><p>Considerando esta informação e os demais conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre a I Carta de Pedro, indique a alternativa que, segundo a crítica literária, aponta um motivo que coloca em dúvida a autoria do apóstolo Pedro:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>O texto contém expressões que são próprias de João.</p><p>B</p><p>O escrito contém alusões à perseguição dos cristão pelo Imperador Domiciano.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: “Os pontos considerados para a dúvida são: a carta está escrita num grego de boa qualidade, e Pedro era judeu (falava aramaico); contém alusões à perseguição do Imperador Domiciano, o que só aconteceu nos anos 90 [após a morte de Pedro]; e contém expressões próprias de Paulo” (livro-base, p. 250).</p><p>C</p><p>Contém alusões à perseguição de Nero.</p><p>D</p><p>O texto contém expressões que são próprias de Mateus.</p><p>E</p><p>Constante uso do hebraico nesta carta.</p><p>Questão 2/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Atente para as informações que seguem:</p><p>“[...] Paulo deu origem à uma tradição paulina Seus companheiros de jornada, bem como seus colaboradores, continuaram sua obra procurando corresponder aos desafios de cada comunidade e de cada povo”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos Paulinos e Cartas Católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p.225.</p><p>Considerando estas informações e os demais conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas, atente para as seguintes epístolas e relacione as cartas aos temas tratados:</p><p>1 - Colossenses</p><p>2 - II Tessalonicenses</p><p>3 – Efésios</p><p>(   ) aprofundamento da eclesiologia do corpo de Cristo iniciada em Corinto.</p><p>(   ) senhorio universal de Cristo.</p><p>(   ) expectativa da parusia.</p><p>Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>1 - 3 - 2</p><p>B</p><p>1 - 2 - 3</p><p>C</p><p>2 - 3 - 1</p><p>D</p><p>2 - 1 - 3</p><p>E</p><p>3 - 1 - 2</p><p>Você assinalou essa alternativa (E)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: “[3] A Carta aos Efésios [...] nela encontramos o aprofundamento da eclesiologia do corpo de Cristo iniciada em Corinto. [2] na Carta aos Colossenses [...] Cristo passa a exercer o seu senhorio Universal. [3] a Segunda Carta aos Tessalonicenses está centrada no tema da parusia” (livro-base, p. 226).</p><p>Questão 3/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o texto a seguir:</p><p>"A religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, consiste em visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se livre da corrupção do mundo (Tg 1,27)".</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 287.</p><p>Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, para Deus, como pode ser verificada a piedade?</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A partir do cumprimento da lei.</p><p>B</p><p>A partir da obediência somente ao Novo Testamento.</p><p>C</p><p>A partir do exercício da caridade.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Para Deus, a piedade se verifica no exercício da caridade, pois “a religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, consiste em visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se livre da corrupção do mundo” (Tg 1,27) (livro-base, p. 287).</p><p>D</p><p>A partir da prática da lei mosaica.</p><p>E</p><p>Obedecendo apenas o Antigo Testamento.</p><p>Questão 4/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o fragmento de texto a seguir:</p><p>"Segundo observam Tuñí e Alegre (2007, p. 280), causa surpresa o nome de Jesus aparecer somente duas vezes ao longo dos cinco</p><p>capítulos que constituem a Carta de Tiago".</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 295.</p><p>Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, qual assunto cristológico não é abordado na carta de Tiago?</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>A ressurreição.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Na carta de Tiago a morte e a ressurreição de Jesus não são mencionados (livro-base, p. 295).</p><p>B</p><p>O nome de Jesus enquanto Senhor.</p><p>C</p><p>A qualificação de Jesus como glorioso.</p><p>D</p><p>A vinda de Cristo.</p><p>E</p><p>O juízo de Cristo.</p><p>Questão 5/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o fragmento de texto a seguir:</p><p>"Tiago abre sua carta apresentando-se como servo de Deus e de Cristo, de modo que a relação entre a teologia e a cristologia está bem alinhada (cf. Tg 1,1)".</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 287.</p><p>Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas sobre o mal, de acordo com o Apóstolo Tiago, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Segundo Tiago, o mal não vem de Deus.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: "Segundo Tiago, o mal não vem de Deus, pois Deus não prova ninguém com o mal" (livro-base, p. 287).</p><p>B</p><p>Conforme Tiago, o mal vem de Deus.</p><p>C</p><p>Considerando Tiago, o mal vem das igrejas.</p><p>D</p><p>De acordo com Tiago, o mal vem das religiões.</p><p>E</p><p>Conforme Tiago, o mal vem das lideranças religiosas.</p><p>Questão 6/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Preste atenção nas informações que seguem:</p><p>“A esperança de que um dia vou ficar rico é morta. A riqueza ninguém leva consigo depois da morte, mas a esperança de um dia conseguir a justiça é viva, porque a morte não é capaz de trancar seu caminho.”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 253.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre a esperança, de acordo com a Primeira Carta de Pedro, é correto afirmar que:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>É o sinal distintivo da pessoa que crê.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>A esperança é o sinal distintivo da pessoa que crê. Nela ingressamos pelo batismo. O batismo é um novo nascimento, a nós concedido por pura misericórdia do Pai em seu Filho, Jesus (livro-base, p. 254).</p><p>Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)</p><p>B</p><p>É o sinal do incrédulo.</p><p>C</p><p>É o sinal distintivo da pessoa que não entende o evangelho.</p><p>D</p><p>É um sinal negativo.</p><p>E</p><p>É o sinal distintivo da pessoa que possui conhecimento.</p><p>Questão 7/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Preste atenção nas informações que seguem:</p><p>“A pessoa que passa pelo sofrimento sempre cresce, amadurece, fica mais aberta às necessidades dos outros e menos cheia de si mesma”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 254.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas assinale a alternativa que responde qual é a função do sofrimento, segundo a Primeira Carta de Pedro:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>É uma forma do pecador pagar seus pecados.</p><p>B</p><p>É uma maneira de provar a fé e de amadurecer a fé.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Segundo a carta, está claro que os sofrimentos dos cristãos, por causa da fé abraçada, não têm comparação com a alegria que irão ter se perseverarem nela. O autor diz ainda que o sofrimento é uma maneira de provar a fé, isto é, ver se o cristão crê para valer ou só fala que crê. É também uma forma de purificar e amadurecer a fé (cf. 1Pd 1,6-9) (livro-base, p. 254).</p><p>Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)</p><p>C</p><p>É uma maneira de atingir a iluminação espiritual.</p><p>D</p><p>É uma maneira de comunicar a palavra de Deus.</p><p>E</p><p>É uma forma de penitência.</p><p>Questão 8/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o excerto de texto a seguir:</p><p>"A visão teológica da Primeira Carta de Pedro é surpreendentemente complexa. Nela estão presentes o mistério trinitário, a vida terrena de Jesus, a Igreja, os sacramentos, a escatologia e a moral cristã."</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 286.</p><p>Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, assinale a alternativa que indica corretamente o tema que constitui, em certa medida, o núcleo central da obra petrina:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>O mistério trinitário.</p><p>B</p><p>A vida terrena de Jesus.</p><p>C</p><p>A escatologia.</p><p>D</p><p>A moral cristã.</p><p>Você assinalou essa alternativa (D)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: "A visão teológica da Primeira Carta de Pedro é surpreendentemente complexa. Nela estão presentes o mistério trinitário, a vida terrena de Jesus, a Igreja, os sacramentos, a escatologia e a moral cristã. Essa última constitui, em certa medida, o núcleo fundamental da obra petrina" (livro-base, p. 286).</p><p>E</p><p>Os sacramentos.</p><p>Questão 9/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o texto a seguir:</p><p>"A expressão Cristo, seguida ou antecipada da expressão Jesus, aparece 529 vezes no Novo Testamento: 266 vezes (50,28%) nas chamadas cartas autênticas de Paulo (1Ts; 1 e 2Cor; Gl; Rm, Fl; e Fm); 113 vezes (21,36%) nas cartas deuteropaulinas (Ef; Cl; 2Ts; 1 e 2Tm; e Tt); e 46 vezes (8,69%), nas cartas católicas."</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 288 - 289.</p><p>Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, sobre Jesus Cristo e o Antigo Testamento, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Jesus não tem nenhuma relação com o Antigo Testamento.</p><p>B</p><p>Jesus Cristo é o cumprimento constante das promessas do Antigo Testamento.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: "Jesus Cristo é o cumprimento das promessas constantes no Antigo Testamento" (livro-base, p. 288).</p><p>C</p><p>Para a Fé cristã, no Antigo Testamento não existem promessas sobre Jesus.</p><p>D</p><p>Para os cristãos, a mensagem de Deus está apenas no Novo Testamento.</p><p>E</p><p>Apenas o Antigo Testamento é a base da fé cristã.</p><p>Questão 10/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia com atenção:</p><p>“[Cristo] permanece para a eternidade [...]. Por isso é capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive para sempre para interceder por nós” [Hb 7,25].</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Trad. de Euclides Martins Balancin (et. al.)  São Paulo: Paulinas, 1993, p. 2248.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre a Carta aos Hebreus, qual o principal tema teológico abordado neste escrito?</p><p>Nota: 10.0</p><p>A</p><p>Milícias de anjos e hierarquias de demônios.</p><p>B</p><p>A vivência da Lei praticada por Jesus.</p><p>C</p><p>Sobre o sacerdócio de Cristo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (C)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: A carta aos Hebreus quer responder sobre o tema do sacerdócio de Cristo aos questionamentos. “Porque os cristãos estavam diante de um problema muito sério. Eles aprenderam que Jesus Cristo veio cumprir todas as profecias. Ora, no Antigo Testamento, o sacerdócio tem um lugar central e se fala de um sacerdócio eterno (cf. Gn 14,17-20 e Sl 110,4). Onde está o sacerdote no Novo Testamento? Jesus foi sacerdote também ou o cristianismo é</p><p>uma religião sem sacerdote? Alguma coisa parece estar errada: ou Jesus foi sacerdote ou ele não cumpriu as profecias. Pelo que se sabe, Jesus não é filho de sacerdote e também nunca foi presidir cerimônias ou abençoar no templo. Portanto, não há provas externas visíveis de que Jesus foi sacerdote” (livro-base, p. 209-210).</p><p>D</p><p>Manutenção dos ritos judaicos para os pagãos convertidos.</p><p>E</p><p>Supremacia do primeiro testamento frente ao novo testamento.</p><p>Questão 1/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Preste atenção nas informações que seguem:</p><p>“A questão dos destinatários que aparece na introdução da carta “às doze tribos que vivem na diáspora” (Tg 1,1) carece de maior precisão, a qual é buscada no interior do texto”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 242.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre os destinatários da carta de Tiago, é correto afirmar que:</p><p>Nota: 11.0</p><p>A</p><p>São pessoas que vivem uma vida abastada.</p><p>B</p><p>São pessoas que vivem em situações precárias, mas são livres.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Segundo Vouga (1996, p. 27), os destinatários da carta de Tiago são pessoas que vivem em situações precárias, mas são livres (livro-base, p. 242).</p><p>Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)</p><p>C</p><p>São pessoas que vivem presas.</p><p>D</p><p>São pessoas que vivem em situações precárias, mas são presas.</p><p>E</p><p>São pessoas importantes no Império Romano.</p><p>Questão 2/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Preste atenção nas informações que seguem:</p><p>“A autoria de Pedro, o apóstolo, estabelecido por Cristo à frente da Igreja (cf. Mt 16,18-19), foi defendida pela tradição por muito tempo”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 249.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre o tema mais expressivo da primeira carta de Pedro, é correto afirmar que:</p><p>Nota: 11.0</p><p>A</p><p>A esperança cristã que está fundamentada em Cristo.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>O tema mais expressivo dessa carta é a esperança cristã que, segundo o autor, está fundamentada na vida de Cristo, pedra viva, base da construção da comunidade (livro-base, p. 249).</p><p>Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)</p><p>B</p><p>O Apocalipse e o fim do mundo.</p><p>C</p><p>A importância do conhecimento e do estudo científico.</p><p>D</p><p>A esperança cristã no fim do Império Romano.</p><p>E</p><p>O fim da igreja cristã.</p><p>Questão 3/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Preste atenção nas informações que seguem:</p><p>“A esperança de que um dia vou ficar rico é morta. A riqueza ninguém leva consigo depois da morte, mas a esperança de um dia conseguir a justiça é viva, porque a morte não é capaz de trancar seu caminho.”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 253.</p><p>Considerando estas informações e os conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre a esperança, de acordo com a Primeira Carta de Pedro, é correto afirmar que:</p><p>Nota: 11.0</p><p>A</p><p>É o sinal distintivo da pessoa que crê.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>A esperança é o sinal distintivo da pessoa que crê. Nela ingressamos pelo batismo. O batismo é um novo nascimento, a nós concedido por pura misericórdia do Pai em seu Filho, Jesus (livro-base, p. 254).</p><p>Dimensão de Bloom: Lembrar (C), Receptividade (A)</p><p>B</p><p>É o sinal do incrédulo.</p><p>C</p><p>É o sinal distintivo da pessoa que não entende o evangelho.</p><p>D</p><p>É um sinal negativo.</p><p>E</p><p>É o sinal distintivo da pessoa que possui conhecimento.</p><p>Questão 4/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o fragmento de texto a seguir:</p><p>"O amor é a fonte alimentadora e vivificante de nossas relações."</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 285.</p><p>Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas sobre o amor, assinale a alternativa correta:</p><p>Nota: 11.0</p><p>A</p><p>O amor é uma realidade possível de ser praticada.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: "Realidade perfeitamente possível de se praticar, pois nascemos de Deus, por iniciativa dele" (1Jo 4,7.10) (livro-base, p. 285).</p><p>B</p><p>Não é possível praticar o amor.</p><p>C</p><p>O amor só é possível se for de Deus pelo ser humano.</p><p>D</p><p>O amor não é critério de salvação.</p><p>E</p><p>Devemos amar a Deus, mas não o próximo.</p><p>Questão 5/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o excerto de texto a seguir:</p><p>"A teologia das cartas católicas não apresenta grandes novidades em relação às demais epístolas nem em relação à realidade de Deus, mas está focada nas consequências da profissão de fé do crente em Deus".</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 284.</p><p>Considerando o texto acima e os conteúdos do livro base Escritos paulinos e cartas católicas, assinale a alternativa que indica corretamente o que é crer em Deus:</p><p>Nota: 11.0</p><p>A</p><p>Crer em Deus é viver em obediência aos seus mandamentos.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: Crer em Deus é viver em obediência aos seus mandamentos (livro-base, p. 284).</p><p>B</p><p>Crer em Deus é ir à missa.</p><p>C</p><p>Crer em Deus é viver conforme ensina Moises.</p><p>D</p><p>Crer em Deus é cumprir a lei.</p><p>E</p><p>Crer em Deus é obedecer o Papa.</p><p>Questão 6/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Leia o fragmento de texto a seguir:</p><p>"O reconhecimento do Cristo (Messias) na pessoa de Jesus faz do crente um nascido de Deus (cf. 1Jo 5,1). O mandamento de Deus é que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo (cf. 1Jo 3,23-24)".</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos paulinos e cartas católicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 293.</p><p>Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Escritos paulinos e cartas católicas, a centralidade de Jesus Cristo pode ser vista pela quantidade de vezes que seu nome aparece nas cartas joaninas. De que outra forma é também possível visualizar a centralidade de Cristo nessas cartas?</p><p>Nota: 11.0</p><p>A</p><p>Pela grande insistência no mandamento do amor.</p><p>Você assinalou essa alternativa (A)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: A centralidade de Jesus Cristo também pode ser vista pela grande insistência no mandamento de amor (livro-base, p. 294).</p><p>B</p><p>Pela insistência no mandamento da ressurreição.</p><p>C</p><p>Pela ênfase nos 10 mandamentos.</p><p>D</p><p>Pela insistência nos ensinamentos sobre a Trindade.</p><p>E</p><p>Pelo destaque na infância de Jesus.</p><p>Questão 7/10 - Cartas Paulinas e Gerais</p><p>Atente para o recorte de texto que segue:</p><p>“Com o surgimento da crítica literária no estudo bíblico, uma análise interna do texto pôs em dúvida a autoria do apóstolo”.</p><p>Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASAGRANDE, Moacir. Escritos Paulinos e Cartas Católicas. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 250.</p><p>Considerando esta informação e os demais conteúdos do livro–base Escritos paulinos e cartas católicas sobre a I Carta de Pedro, indique a alternativa que, segundo a crítica literária, aponta um motivo que coloca em dúvida a autoria do apóstolo Pedro:</p><p>Nota: 11.0</p><p>A</p><p>O texto contém expressões que são próprias de João.</p><p>B</p><p>O escrito contém alusões à perseguição dos cristão pelo Imperador Domiciano.</p><p>Você assinalou essa alternativa (B)</p><p>Você acertou!</p><p>Comentário: “Os pontos considerados para a dúvida são: a carta está escrita num grego de boa qualidade, e Pedro era judeu (falava aramaico); contém</p>

Mais conteúdos dessa disciplina