Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Aluno: LUCICLÉIA DA SILVA SOARES Pólo: ___INHUMA-PI ____________ 
 
QUÍMICA ORGÂNICA (HIDROCARBONETOS) 
 
PETRÓLEO 
 	 
Dessalinização do petróleo 
Nesse processo, é adicionado ao petróleo uma quantidade de água para dissolver todo e qualquer sal que esteja presente. Como o petróleo é menos denso que a água, ficando por cima dela, logo em seguida é feita a separação dessa água com sais do petróleo por meio do método da decantação. 
 
Destilação fracionada dos componentes do petróleo 
O método mais básico para realizar a separação dos componentes do petróleo é a destilação fracionada. Ela é utilizada porque possui como princípio básico a diferença no ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea. 
Durante a destilação fracionada, o petróleo é submetido a aquecimento e a diferentes pressões, o que faz com que seus componentes passem para o estado gasoso. Cada substância no estado gasoso apresenta uma densidade diferente (em virtude do ponto de ebulição diferente) e, à medida que os gases vão passando pelos obstáculos presentes na torre de destilação, eles ocupam áreas específicas dessa torre. 
Quando o gás entra em uma dessas áreas, começa a ser resfriado e volta para o estado líquido. 
 
Representação esquemática de uma torre de fracionamento 
Na imagem a seguir, podemos ter uma noção maior de como ocorre a destilação do petróleo. Na parte de cima da torre, ficam as frações com o menor ponto de ebulição; na parte inferior, estão as frações com maior ponto de ebulição. Isso ocorre porque as substâncias com menor ponto de ebulição conseguem atravessar os obstáculos da torre de fracionamento com mais facilidade, ocupando regiões mais altas. 
 
Após a leitura do texto, responda às questões. 
1) Diferentes temperaturas de ebulição do petróleo bruto geram diferentes produtos. Liste os produtos derivados desta ebulição e suas respectivas temperaturas. 
Gás refinado – 20 graus 
Gasolina – 30 graus 
Nafta – 110 graus 
Querosene – 180 graus 
Diesel- 260 graus 
Óleo lubrificante 280 – graus 
Óleo Combustível – 300 graus 
Resíduos- 340 graus 
2- O petróleo é obtido no mar e consequentemente há certa quantidade de sal em seu volume. Como é feito a retirada desse sal? 
O petróleo bruto extraído do mar, especialmente em regiões com alta salinidade, contém uma quantidade significativa de sais dissolvidos em água que o acompanha. Para evitar problema, o petróleo bruto passa por um processo de dessalgação antes de ser refinado. Esse processo tem como objetivo remover a água salgada emulsionada no petróleo.As principais etapas do processo de dessalgação são: Mistura com água doce: O petróleo bruto é misturado com água doce, o que ajuda a diluir os sais e a facilitar a separação da fase aquosa. Aquecimento: A mistura é aquecida para reduzir a viscosidade do petróleo e facilitar a coalescência das gotas de água salgada. Adição de produtos químicos: São adicionados produtos químicos (demulsificantes) que ajudam a quebrar a emulsão entre o petróleo e a água, facilitando a separação das fases. Decantação: A mistura é encaminhada para um tanque de sedimentação, onde a água salgada, por ser mais densa, se separa do petróleo e se deposita no fundo do tanque. Separação: A água salgada é então removida do fundo do tanque, enquanto o petróleo, agora com menor teor de sal, é encaminhado para os processos de refino.
A dessalgação é um processo fundamental para a indústria de refino de petróleo, pois garante a qualidade dos produtos finais e protege os equipamentos utilizados no processo de refino. Além disso, a água produzida no processo de dessalgação pode ser tratada e reutilizada, contribuindo para a sustentabilidade da operação.
3-O octano é um dos principais constituintes da gasolina, que é uma mistura de hidrocarbonetos. Qual a fórmula molecular do octano? 
A fórmula molecular do octano é C₈H₁₈. Isso significa que cada molécula de octano possui: 8 átomos de carbono (C): O prefixo "oct" em octano indica a presença de oito átomos de carbono na cadeia principal da molécula. 18 átomos de hidrogênio (H): Os átomos de hidrogênio se ligam aos átomos de carbono para completar a estrutura da molécula.
4-Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos somente de átomos de quais elementos químicos? 
Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por dois elementos químicos: carbono (C) e hidrogênio (H).
5-O gás liquefeito de petróleo, GLP, é uma mistura de propano, C3H8, e butano, C4H10. Logo, esse gás é uma mistura de hidrocarbonetos de qual classe estudada? Explique. 
O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é uma mistura de hidrocarbonetos pertencente à classe dos alcanos.
Para entendermos por que o propano e o butano, componentes do GLP, são classificados como alcanos, precisamos analisar suas estruturas moleculares: alcanos que são hidrocarbonetos que possuem apenas ligações simples entre os átomos de carbono. Propano (C₃H₈): Possui três átomos de carbono ligados entre si por ligações simples e oito átomos de hidrogênio completando as valências do carbono. Butano (C₄H₁₀): Possui quatro átomos de carbono ligados entre si por ligações simples e dez átomos de hidrogênio completando as valências do carbono.Como podemos observar, tanto o propano quanto o butano possuem apenas ligações simples entre os átomos de carbono, o que os caracteriza como alcanos.
 
6-Do ponto de vista da química orgânica, porque existem frutas e legumes coloridos? Cite exemplos e explique a relação existente entre os benefícios desses alimentos e o estudo da química orgânica. 
 As cores que vemos nas frutas e legumes são resultado da presença de moléculas orgânicas complexas chamadas pigmentos. A química orgânica nos permite desvendar os segredos das cores vibrantes das frutas e legumes, revelando a complexidade molecular que está por trás de seus benefícios para a saúde. Ao consumir uma variedade de alimentos coloridos, estamos não apenas nutrindo nosso corpo, mas também explorando a beleza e a sofisticação da natureza. São exemplos: Cenoura (laranja): Rica em beta-caroteno; Morango (vermelho): Rico em antocianinas. Espinafre (verde): Rico em clorofila.
image1.png
image2.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina