Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questões de Revisão
Parasitologia Veterinária Prof.ª: Luciana Viero
1- Diferencie comensalismo de mutualismo.
Comensalismo: Uma espécie (comensal) se beneficia nutricionalmente, enquanto a outra não sofre qualquer alteração (beneficio unidirecional). Pode ser facultativo. 
Mutualismo: Associação permanente mutuamente benéfica e dependente. Ex: líquens (algas e fungos), microbiota ruminal e os bovinos, cupins e flora microbacteriana. Geralmente representa uma relação obrigatória.
2- Explique uma parasitíase. 
Condição na qual o parasita é potencialmente patogênico, mas não causa danos aparentes ao hospedeiro (estado de portador). 
3- O que é um parasita obrigatório? 
Organismo incapaz de ter vida livre. Aquele que precisa de um hospedeiro para sobreviver. EX: Toxoplasma.
4- Qual a classificação dos parasitas quanto ao número de hospedeiros?
Monoxeno ou direto: Necessita somente de um hospedeiro. Infesta ou infecta diretamente seu HD, sem necessitar de HI. Por exemplo, Haemonchus.
Heteroxeno ou indireto: Quando existem dois ou mais hospedeiros. Por exemplo, ciclo de Fasciola (o parasito passa uma parte do ciclo no interior de um molusco e a outra em um vertebrado). Podem ser classificados, conforme o número de hospedeiros, em
dioxeno (ciclo com dois hospedeiros), trioxeno (o ciclo é concluído com três hospedeiros), e assim por diante. Não necessariamente os hospedeiros são dois ou três diferentes. Por exemplo: um ciclo de parasito dioxeno pode ocorrer todo em apenas um hospedeiro, ou seja, em cada fase de vida do parasito ele se alimenta no mesmo hospedeiro – deixa-o para fazer uma troca de pele no ambiente e depois retorna para se alimentar no hospedeiro do qual tinha se alimentado ou em outro animal presente no local.
5- O que é um hospedeiro paratênico? 
É o ser vivo que serve de refúgio temporário para o parasita e atua como hospedeiro de transporte. É aquele que alberga o parasita. Entra no ciclo por acidente. Por exemplo, os ratos no ciclo de Toxocara canis ingerem ovos no ambiente e albergam as larvas do verme nos seus tecidos. Se o rato for ingerido por um cão (HD do T. canis), o parasita se desenvolve até a forma adulta no intestino delgado do canino. Não são essenciais para a continuação do ciclo, mas facilitam a transmissão do parasita para seus hospedeiros.
6- Diferencie prevalência de incidência.
Prevalência - número total de casos na população em dado instante. A prevalência reflete um retrato instantâneo da população.
 Incidência - freqüência da doença num determinado período de tempo (casos novos). É calculada a partir do número de casos novos em relação à população não infectada.
7- Cite exemplos de:
a)Fonte de Infecção: Organismo vertebrado onde o agente pode sobreviver e multiplicar-se, tendo acesso ao meio exterior. Exemplos: doentes, portadores, reservatórios.
b) Via de Eliminação: É o meio ou veículo pelo qual o parasita é eliminado da fonte de
infecção (secreções, excreções, sangue, descamações epiteliais, leite, placenta). 
c) Via de Transmissão: É o meio ou veículo pelo qual o parasita alcança o novo
hospedeiro (água, ar, poeiras, solo, fômites, alimentos, hospedeiros intermediários e vetores).
8- Diferencie infecção de infestação.
✓ Infecção: invasão e colonização do organismo hospedeiro por parasitos internos, como helmintos e protozoários.
✓ Infestação: ataque ao organismo hospedeiro por parasitos externos, como os artrópodes.
9- Que tipo de dano as infecções parasitárias subclínicas podem causar em ruminantes? Baixo crescimento, Perda de peso; Diminuição na produção de leite, carne e lã; Reprodução Tardia.
10- Explique o dimorfismo sexual dos nematoides.
Apresentam dimorfismo sexual. Ou seja, a fêmea é diferente do macho. Normalmente os machos são menores e sua porção posterior é afilada e curva, para facilitar a cópula. A fecundação é cruzada e o desenvolvimento é indireto.
11- Cite a sequência típica de desenvolvimento dos nematoides.
O crescimento da larva é interrompido durante a muda por períodos de letargia onde a larva não se alimenta e nem se move. A maioria dos nematoides chega até o hospedeiro pela ingestão da larva L3 dentro do ovo ou livre. Alguns gêneros de parasitas podem penetrar ativamente a pele íntegra do hospedeiro e outros necessitam de artrópodes hematófagos para a sua dispersão.
12- Parasita fresco, possui ovários brancos, enrolados no intestino, repleto de sangue. Cite nome, ciclo biológico e local da parasitose. As fêmeas colocam até 15 mil ovos/dia.
Os ovos passam para L1 no pasto e se desenvolvem em L3 em um período de 5 dias, mas podem levar semanas ou meses quando em ambientes de temperaturas mais frias. Após a ingestão e o desencapsulamento no rúmen, a L3 realiza duas mudas no interior das glândulas gástricas. Até o desenvolvimento da última muda, penetram na mucosa, onde se alimentam de sangue. Depois, os adultos migram livremente na superfície da mucosa. O período pré-patente é de 2 a 3 semanas em ovinos e 4 semanas em bovinos.
13- Explique o dano causado pela ostertagia na mucosa do estômago. Nódulos por Ostertagia comprimem glândulas diminuição da produção HCl.
- Ao abandonar nódulos para voltar à luz intestinal, ocorre destruição de células gástricas acentuando deficiência de HCl 
- Elevação do pH do abomaso de 2-3 para 7, interferindo na digestão péptica (pepsina inibida em pH acima de 4,5)
- pH acima de 7,0 predispõe ao desenvolvimento de bactérias anaeróbias- diarreia
14- O macho apresenta espículos longos e finos com ponta fundida. Qual é o parasita? Nematóides.
15- Nematodirus não possui ciclo direto. Por quê? L1, L2, L3 permanecem dentro do ovo e a L3 para sair do ovo, precisam de estímulo térmico ,ou seja, necessita ser ingerido em forma de ovo, para que dentro do hospedeiro o ovo eclodir e liberar L3.
16- Quais as características da infecção por L3 no Bunostomum?
A infecção com as L3 pode ocorrer por via percutânea ou oral. Após a penetração na pele, as L3 migram para os pulmões, onde se transformam em L4, e estas atingem o trato gastrintestinal em mais ou menos 11 dias. As larvas ingeridas normalmente não fazem a migração pulmonar. Elas continuam seu desenvolvimento no intestino. Período pré-patente. Seis semanas após a penetração e de 7 a 10 semanas após a ingestão.
17- Explique o ciclo biológico de Strongyloides.
Atingem principalmente animais jovens (primeiros meses de idade) e podem afetar fêmeas em lactação. A penetração das larvas na pele causa irritação, inflamação local e dermatite localizada (que pode ser purulenta). A passagem das larvas pelo pulmão pode causar processos inflamatórios, como bronquite e pneumonia. As formas adultas que estão no intestino promovem a erosão das vilosidades intestinais, provocando infecção e levando à enterite catarral, que apresenta muito muco. Podem acarretar também aumento do peristaltismo intestinal, provocando diarreia, má absorção alimentar e desidratação, o que acarreta diminuição do desenvolvimento dos animais jovens. Em casos graves,leva à morte do animal.
18- Quais as características do ovo de Trichuris?
As fêmeas têm extremidade posterior simples e são ovíparas.Os ovos têm formato de barril, casca lisa e cor castanha e apresentam um opérculo saliente em cada um dos polos. Os machos têm a porção posterior em espiral e apenas um espículo, que é envolvido por uma bainha, dando aspecto de prepúcio. Os ovos saem nas fezes do hospedeiro e, no meio ambiente, embrionam em aproximadamente 30 dias em temperatura de 25°C. Os ovos larvados contendo a L1 podem permanecer viáveis no ambiente por anos. O ovo embrionado, se for ingerido pelo hospedeiro, libera a L1 no intestino delgado, a qual migra até o intestino grosso, invadindo a mucosa epitelial. Nesse local, fazem quatro mudas, passando a L2, L3, L4 e L5 (adultos jovens), machos ou fêmeas. Os adultos ficam fixados pela parte anterior no epitélio intestinal, onde copulam. A fêmea faz a postura dos ovos (2 mil a 5 mil ovos/dia), que saem com as fezes para o meio ambiente. O período de vida dos parasitos adultos no hospedeiroé, em média, de 3 a 4 meses.
19- O que é o ciclo de Loss? Ciclo de Loss, também de nominado de Ciclo Pulmonar, acontece quando nematelmintos adentram no corpo do hospedeiro e caem na corrente sanguínea, seguindo para o pulmão, onde podem sofrer mudanças. Os mesmos causam o rompimento dos capilares e se instalam na árvore alveolar, subindo pelos brônquios até alcançar a faringe, onde são expelidos ou engolidos.
20- Quais as características gerais dos platelmintos?
Ventosas e ganchos: órgãos de fixação; Tubo digestivo incompleto ou ausente; Hermafroditas; Maioria: ciclo heteróxeno; Não apresentam sistemas circulatório; esquelético e respiratório; Não segmentados (Trematóides) e segmentados (Cestóides)
21- Explique o ciclo da Fascíola Hepática. Cercária é oval ou arredondada, mede 20 µm e possui uma cauda simples medindo 500 µm que se agita como chicote.
Cercárias nadam por algum tempo, perdem cauda e se encistam fixando-se à vegetação-metacercária
• Metacercárias podem sobreviver na vegetação por até 3 meses entre 20 a 30 ºC
• Infecção de caramujo por um miracídio pode gerar mais de 600 metacercárias.
Trematóide jovem atravessa a parede intestinal "cavidade peritoneal " parênquima hepático (migram por 6 a 8 semanas) " dutos biliares onde amadurecem sexualmente (demora 2 meses).
22- Ciclo biológico do cestódeo mais comum de bovinos.
Moniezia: HD contém vermes adultos no intestino (1)
• Eliminação de proglotes grávidos pelas fezes (2)
• Ingestão dos ovos (3) pelo HI (4)
• Larvas cisticercóides (5) se desenvolvem no HI em 2 a 6 meses e HI é ingerido pelo HD (6)
• HD: cestóides vivem de 2 a 6 semanas quando são eliminados pelas fezes.
image1.tmp

Mais conteúdos dessa disciplina