Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

1. 
Sua empresa ofereceu um workshop para todos os funcionários a respeito de interação humano-computador. Na ocasião, o palestrante falou sobre a importância de verificar, por meio da utilização pelos usuários, se a interface realmente serve para fazer o que eles queriam que ela fizesse.
Atento, você logo percebeu que o palestrante estava falando de:
C. 
affordance.
O palestrante estava se referindo ao affordance, que é a possibilidade que um artefato possui de ser utilizado conforme havia sido projetado, sem que essa seja a única maneira de ele ser útil. As demais características tratam de aspectos inerentes aos softwares e artefatos em geral.
2. 
Você trabalha como designer em uma empresa e recebeu a tarefa de realizar manutenção em uma interface. Quando a recebeu, ficou surpreso com o fato de ela ser muito variada e reunir no mesmo design elementos de vídeo, voz, imagens e muita interatividade.
Assinale a alterantiva que indica corretamente o tipo de interface em que será feita a manutenção:
E. 
multimídia.
A interface na qual será feita a manutenção é do tipo multimídia, que tem esse nome porque reúne vários comandos integrados em um único sistema, dando ao usuário mais possibilidades e recursos para sua interação. As demais modalidades de interfaces se referem a formas mais específicas, que não combinam vários tipos de elementos.
3. 
Você trabalha como técnico de montagem em uma indústria automotiva. Durante o seu trabalho, acompanha a montagem dos veículos, que é feita por partes, pelas próprias máquinas.
Nesse sentido, pode-se dizer que você tem contato com máquinas de qual tipo de interface?
B. 
Robôs.
De acordo com o enunciado, o contato é feito com máquinas que utilizam robôs como interface. Eles consistem em um tipo de interface que praticamente trabalha sozinha, depois de obviamente receber comandos de pessoas. Apesar de serem mais comuns na indústria, os robôs estão se expandindo, podendo ser utilizados até mesmo em cirurgias hospitalares atualmente. Os demais tipos de interface se referem a elementos que normalmente são utilizados em telas e dispositivos apresentados para interação pelo usuário.
4. 
Caso você precise fazer um levantamento, junto aos usuários, a fim de verificar se a utilização de um artefato torna a realização das suas tarefas diárias mais fácil, e se eles conseguem realiza-las por completo sem que a interação se torne algo ruim para eles, é porque você precisará avaliar qual critério de qualidade?
A. 
Usabilidade.
Nesse caso será preciso avaliar o critério de qualidade chamado de usabilidade, pois um nível elevado de usabilidade significa que o usuário tem satisfação em utilizar determinado artefato, e que consegue realizar suas atividades de maneira fácil e eficiente. Os demais elementos apresentados referem-se a características isoladas, que são esperadas dos artefatos quando entregues aos usuários.
5. 
Se você, como designer, precisar idealizar uma interface que tenha recursos como leitura de voz, para que pessoas com deficiência visual consigam interagir com o artefato, é porque você precisará manter o foco em qual importante elemento da interação humano-computador?
D. 
Acessibilidade.
Nesse caso, é preciso manter o foco na acessibilidade, que é o elemento de um artefato que demonstra a preocupação do designer em atender a todos os tipos de usuários, tenham eles limitações de cunho permanente, temporário ou situacional, permitindo que, além de o artefato atender ao estabelecido em lei, todas as pessoas possam utilizar o artefato da sua própria maneira. Apesar de serem importantes, os demais elementos citados não se preocupam especificamente em incluir pessoas com deficiência na utilização da interface.

Mais conteúdos dessa disciplina