Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:
a. Todas as anteriores.
b. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é saber mais sobre o jurista que analisará o caso, sendo que ele pode ter sua preferência entre público ou privado.
c. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é escolher e analisar a situação apenas por um dos 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).
d. Nenhuma das anteriores.
e. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é combinar os 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).

É correto afirmar

Escolha uma opção:
a. Todas as alternativas estão corretas perante a estrutura da pirâmide de Kelsen.
b. Nenhuma das alternativas estão corretas.
c. O direito nunca reflete as vontades de uma sociedade. Na verdade o Direito é a própria sociedade, no sentido de que as regras de convivência em grupo pouco importam perante o sentimento de nação. Se houver conflitos sociais, que seja, desde que a economia vá bem e a taxa de desemprego sob controle.
d. O Direito e a sociedade sempre andaram de “mãos dadas” sendo que um nao existe sem o outro, e a evolução de um necessariamente implica na evolução do outro. Ambos coexistem em dependência.
e. O Direito serve tão somente para a classe dominante se sobrepôr à minoria oprimida. Verdade é que só beneficia os empresários e grandes brancos imperialistas.

Suponhamos que exista uma empresa chamada “A Turma EAD de Administração é Demais-LTDA” e que nesta empresa tenha 2 sócios, o Mévio e o Tício.

Como em sua graduação tiveram excelentes professores, administram a empresa com excelência, por isso a empresa, no último ano, decolou e está lucrando milhões por semana.

Com esse sucesso todos, os sócios começaram a aproveitar e experimentar certos luxos, como, por exemplo, a compra de dois carros superesportivos em nome da empresa, carros este que ambos utilizam para irem ao litoral todos os meses, ao menos uma vez por mês, com suas respectivas esposas.

Além disso, por conta do faturamento muito elevado, começaram a sonegar parte dos tributos devidos.

Diante desta situação, é correto afirmar que:

Escolha uma opção:
a. Por conta da confusão patrimonial (abuso da personalidade jurídica) e do cometimento de fraude tributária, é possível que os credores da empresa possam receber seus créditos cobrando-os pelo patrimônio dos sócios, tudo por meio do instituto da desconsideração da personalidade jurídica.
b. Se a empresa está faturando muito, os sócios devem mesmo aproveitar esse sucesso, antes que a onda passe e eles voltem à vida normal.
c. Essa empresa não existe na vida real, portanto não existe resposta possível para esse enunciado.
d. As dívidas da empresa nunca poderão atingir os patrimônios dos sócios, porque a empresa é uma LIMITADA e, portanto, existe uma separação entre o patrimônio da empresa e dos sócios.As dívidas da empresa nunca poderão atingir os patrimônios dos sócios, porque a empresa é uma LIMITADA e, portanto, existe uma separação entre o patrimônio da empresa e dos sócios.
e. A maioria das empresas do brasil sonegam tributo, isso não pode ser considerado

Segundo a teoria da empresa toda e qualquer atividade pode ser considerada empresária:
Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Portanto é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
a. Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Portanto é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
b. Desde que lícita e lucrativa. Critérios como habitualidade, pessoalidade, emprego de fatores de produção são irrelevantes frente à lucratividade.
c. Atividades ilegais também podem ser consideradas atividades empresárias, pois conjugam os fatores de produção, bem como são exercidas com impessoalidade. Não é a toa que muitos especialistas chamam o crime organizado de a “empresa do crime” ou o “negócio do tráfico.”
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Todas as alternativas estão corretas.

É correto afirmar que:
O princípio da obrigatoriedade diz que publicada uma lei, e passado o prazo da vacatio legis, tal lei passa a valer para todos. Ou seja, TODOS devem obedecê-la. Ninguém pode se escusar de cumprir a Lei alegando desconhecimento ou conhecimento equivocado. Em outras palavras, a ignorância da Lei ou a interpretação equivocada não é justificativa para desobedecê-la.
a. O princípio da obrigatoriedade diz que publicada uma lei, e passado o prazo da vacatio legis, tal lei passa a valer para todos. Ou seja, TODOS devem obedecê-la. Ninguém pode se escusar de cumprir a Lei alegando desconhecimento ou conhecimento equivocado. Em outras palavras, a ignorância da Lei ou a interpretação equivocada não é justificativa para desobedecê-la.
b. O princípio da obrigatoriedade é falho, tendo em vista que vivemos em um país livre e cada um pode fazer o que quiser, mesmo que não autorizado por lei, sendo fascista a vontade do estado de submeter todos os cidadãos ao regime inflexível e falho das Leis.
c. O princípio da irretroatividade diz que em regra, nos casos em que não cause danos ao contribuinte, extinga direitos nem restrinja a liberdade dos indivíduos a Lei não pode retroagir e atingir fatos e eventos passados. Porém, uma norma norma pode retroagir para atingir fatos passados sempre que o legislador quiser e a população pedir, conforme artigo 5º, inciso XXXVI da constituição federal.
d. O princípios da obrigatoriedade diz que em regra, a Lei não atinge, em hipótese alguma, fatos e eventos que já passaram. Ela passa a valer dali para frente somente, ou seja, dali pra frente todos são obrigados a cumprir o dispositivo legal.
e. O princípio da irretroatividade diz que a Lei não pode, em hipótese alguma, atingir fatos e eventos passados, mesmo na ausência total de riscos de Dano ao contribuinte, extinção de direitos, restrição de liberdades ou modificação de coisa julgada.

Quanto à classificação dos títulos de crédito:
I) Eles podem ser vinculados, quando só produzem efeitos legais se atenderem aos requisitos legais (cheque e duplicata, por exemplo). E livres quando não possuírem padrão definido em lei, e a forma com que é elaborado seja livre (letra de câmbio e promissória, por exemplo).
II) Podem ser à ordem de pagamento quando envolverem três elementos (sacador, sacado e beneficiário), por exemplo cheque, duplicata e letra de câmbio. Ou por promessa de pagamento, quando envolvem apenas 2 elementos (promitente e beneficiário), por exemplo nota promissória.
III) Podem ser verdadeiros quando sua existência e legalidade é certificada por um órgão, como um banco (exemplo do cheque e da duplicata). Ou Equivocados, quando sua existência não é certificada, mas ele ainda assim tem validade como prova da relação jurídica (promissória e homocinética, por exemplo).
a. Nenhuma está correta.
b. Apenas a II está correta.
c. Apenas a I está correta.
d. Apenas a I e a II estão corretas.
e. Todas estão corretas.

Sobre títulos de créditos podemos dizer que:

I) O princípio da cartularidade representa a materialização do título em cártula. Garantindo que o mesmo que postula a satisfação do crédito seja realmente o seu titular.

II) O princípio da literalidade diz que só produzirão efeitos jurídico-cambiais os atos lançados no próprio título, qualquer outra obrigação documentada em apartado não produzirão efeito se não estiverem incluídas no título.

III) O princípio da autonomia diz que em um título que documenta mais de uma obrigação, tais obrigações são independentes entre si. Ou seja, a anulação de uma obrigação não implica na anulação das demais ou na anulação do título todo.

IV) Segundo o princípio da Judicialidade todo título de crédito não poderá ser apresentado e cobrado de forma judicial sem antes o devedor dar uma justificativa plausível e por escrito da sua inadimplência.

Escolha uma opção:

a. A única afirmativa correta é a II.
b. A única afirmativa incorreta é a IV.
c. Estão corretas todas as afirmativas.
d. Nenhuma das afirmativas está correta.
e. As afirmativas corretas são somente a I e a IV.

É correto afirmar que:

I) O código civil brasileiro de 1850 tratava de normas de direitos comerciais/empresariais, e de normas do direito marítimo.

II) O código civil brasileiro de 2002 revogou somente a parte relativa às relações comerciais/empresariais, do código de 1850, cujas regras de Direito marítimo até hoje estão vigentes.

III) O código civil de 1850 sofreu grande influência do código comercial napoleônico.

Escolha uma opção:
a. Está incorreta apenas a alternativa I.
b. Está incerta apenas a afirmativa II.
c. Está correta apenas a alternativa III.
d. Estão corretas todas as alternativas.
e. Estão corretas somente as alternativas II e III.

Sobre a recuperação de empresas é correto afirmar que:

I) Não tem efetividade, por isso a maioria das empresas fecham no segundo ano de atividade

II) Tenta preservar a função social e a atividade empresária de empresas que enfrentam crise econômico-financeiras passíveis de superação

III) Podem ser extrajudiciais ou judiciais

IV) Visa a satisfação dos créditos dos credores, mas sem prejudicar a atividade da empresa e sua função social.

Escolha uma opção:
a. Nenhuma afirmativa está correta.
b. Somente a afirmativa I está errada.
c. Somente a afirmativa I está correta.
d. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:
a. Todas as anteriores.
b. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é saber mais sobre o jurista que analisará o caso, sendo que ele pode ter sua preferência entre público ou privado.
c. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é escolher e analisar a situação apenas por um dos 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).
d. Nenhuma das anteriores.
e. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é combinar os 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).

É correto afirmar

Escolha uma opção:
a. Todas as alternativas estão corretas perante a estrutura da pirâmide de Kelsen.
b. Nenhuma das alternativas estão corretas.
c. O direito nunca reflete as vontades de uma sociedade. Na verdade o Direito é a própria sociedade, no sentido de que as regras de convivência em grupo pouco importam perante o sentimento de nação. Se houver conflitos sociais, que seja, desde que a economia vá bem e a taxa de desemprego sob controle.
d. O Direito e a sociedade sempre andaram de “mãos dadas” sendo que um nao existe sem o outro, e a evolução de um necessariamente implica na evolução do outro. Ambos coexistem em dependência.
e. O Direito serve tão somente para a classe dominante se sobrepôr à minoria oprimida. Verdade é que só beneficia os empresários e grandes brancos imperialistas.

Sobre sociedades personificadas:

I) Na sociedade em comandita simples existem dois tipos de sócios, um deles só investe e ou outro só administra e exerce a atividade empresarial. O sócio investidor (comanditário) tem responsabilidade limitada ao valor da integralização das cotas subscritas, já o sócio que exerce a atividade empresária (comanditado) responde com patrimônio pessoal, integralmente pelas obrigações da empresa.

II) A diferença entre sociedade por comandita simples e comandita por ações é que a sociedade em comandita por ações pode ser suas ações vendidas na bolsa de valores, enquanto a em comandita simples não.

III) A sociedade limitada é a mais comum. Os sócios respondem solidariamente pela integralidade do capital social integralizado. Seu nome precisa ser acompanhado da expressão “limitada” ou “LTDA” ao final.

IV) As sociedades anônimas são chamadas assim pois ninguém conhece ao certo a totalidade desta empresa. Seu patrimônio é enorme e seus sócios são diversos. São anónimas ao fisco, aos órgãos de fiscalização e aos investidores no geral.

Escolha uma opção:
a. Estão incorretas as alternativas I e III.
b. Estão incorretas as afirmativas II e IV.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Estão corretas as afirmativas II e IV.
e. Todas as afirmativas estão incorretas.

Suponhamos que exista uma empresa chamada “A Turma EAD de Administração é Demais-LTDA” e que nesta empresa tenha 2 sócios, o Mévio e o Tício.

Como em sua graduação tiveram excelentes professores, administram a empresa com excelência, por isso a empresa, no último ano, decolou e está lucrando milhões por semana.

Com esse sucesso todos, os sócios começaram a aproveitar e experimentar certos luxos, como, por exemplo, a compra de dois carros superesportivos em nome da empresa, carros este que ambos utilizam para irem ao litoral todos os meses, ao menos uma vez por mês, com suas respectivas esposas.

Além disso, por conta do faturamento muito elevado, começaram a sonegar parte dos tributos devidos.

Diante desta situação, é correto afirmar que:

Escolha uma opção:
a. Por conta da confusão patrimonial (abuso da personalidade jurídica) e do cometimento de fraude tributária, é possível que os credores da empresa possam receber seus créditos cobrando-os pelo patrimônio dos sócios, tudo por meio do instituto da desconsideração da personalidade jurídica.
b. Se a empresa está faturando muito, os sócios devem mesmo aproveitar esse sucesso, antes que a onda passe e eles voltem à vida normal.
c. Essa empresa não existe na vida real, portanto não existe resposta possível para esse enunciado.
d. As dívidas da empresa nunca poderão atingir os patrimônios dos sócios, porque a empresa é uma LIMITADA e, portanto, existe uma separação entre o patrimônio da empresa e dos sócios.As dívidas da empresa nunca poderão atingir os patrimônios dos sócios, porque a empresa é uma LIMITADA e, portanto, existe uma separação entre o patrimônio da empresa e dos sócios.
e. A maioria das empresas do brasil sonegam tributo, isso não pode ser considerado

Segundo a teoria da empresa toda e qualquer atividade pode ser considerada empresária:
Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Portanto é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
a. Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Portanto é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
b. Desde que lícita e lucrativa. Critérios como habitualidade, pessoalidade, emprego de fatores de produção são irrelevantes frente à lucratividade.
c. Atividades ilegais também podem ser consideradas atividades empresárias, pois conjugam os fatores de produção, bem como são exercidas com impessoalidade. Não é a toa que muitos especialistas chamam o crime organizado de a “empresa do crime” ou o “negócio do tráfico.”
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Todas as alternativas estão corretas.

É correto afirmar que:
As fontes são mecanismos originários do Direito que buscam com que os julgadores atendam às demandas sociais com maior dinamicidade e rapidez, tendo em vista a constante demanda social por regulamentação jurídica. No Brasil as fontes são Leis, costumes, jurisprudência, doutrina, analogia, princípios e senso de equidade.
a. As fontes do Direito são uma mentira. Se o Direito surge dos conflitos sociais, só há uma fonte do direito, sendo ela decorrente de qualquer um dos envolvidos no conflito, que reclamam suas dores e questões e devem ser ouvidos pelos legisladores.
b. As fontes são mecanismos originários do Direito que buscam com que os julgadores atendam às demandas sociais com maior dinamicidade e rapidez, tendo em vista a constante demanda social por regulamentação jurídica. No Brasil as fontes são Leis, costumes, jurisprudência, doutrina, analogia, princípios e senso de equidade.
c. Nenhuma das afirmacoes são corretas.
d. As fontes do Direito são as situações em que podem alterar as normas, são elas a jurisdição, a academia, produção literária, manias, sentimento de vingança.
e. Todas as afirmações são corretas.

Sobre títulos de créditos podemos dizer que:

I) O princípio da cartularidade representa a materialização do título em cártula. Garantindo que o mesmo que postula a satisfação do crédito seja realmente o seu titular.

II) O princípio da literalidade diz que só produzirão efeitos jurídico-cambiais os atos lançados no próprio título, qualquer outra obrigação documentada em apartado não produzirão efeito se não estiverem incluídas no título.

III) O princípio da autonomia diz que em um título que documenta mais de uma obrigação, tais obrigações são independentes entre si. Ou seja, a anulação de uma obrigação não implica na anulação das demais ou na anulação do título todo.

IV) Segundo o princípio da Judicialidade todo título de crédito não poderá ser apresentado e cobrado de forma judicial sem antes o devedor dar uma justificativa plausível e por escrito da sua inadimplência.

Escolha uma opção:

a. A única afirmativa correta é a II.
b. A única afirmativa incorreta é a IV.
c. Estão corretas todas as afirmativas.
d. Nenhuma das afirmativas está correta.
e. As afirmativas corretas são somente a I e a IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:
a. Todas as anteriores.
b. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é saber mais sobre o jurista que analisará o caso, sendo que ele pode ter sua preferência entre público ou privado.
c. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é escolher e analisar a situação apenas por um dos 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).
d. Nenhuma das anteriores.
e. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é combinar os 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).

É correto afirmar

Escolha uma opção:
a. Todas as alternativas estão corretas perante a estrutura da pirâmide de Kelsen.
b. Nenhuma das alternativas estão corretas.
c. O direito nunca reflete as vontades de uma sociedade. Na verdade o Direito é a própria sociedade, no sentido de que as regras de convivência em grupo pouco importam perante o sentimento de nação. Se houver conflitos sociais, que seja, desde que a economia vá bem e a taxa de desemprego sob controle.
d. O Direito e a sociedade sempre andaram de “mãos dadas” sendo que um nao existe sem o outro, e a evolução de um necessariamente implica na evolução do outro. Ambos coexistem em dependência.
e. O Direito serve tão somente para a classe dominante se sobrepôr à minoria oprimida. Verdade é que só beneficia os empresários e grandes brancos imperialistas.

Suponhamos que exista uma empresa chamada “A Turma EAD de Administração é Demais-LTDA” e que nesta empresa tenha 2 sócios, o Mévio e o Tício.

Como em sua graduação tiveram excelentes professores, administram a empresa com excelência, por isso a empresa, no último ano, decolou e está lucrando milhões por semana.

Com esse sucesso todos, os sócios começaram a aproveitar e experimentar certos luxos, como, por exemplo, a compra de dois carros superesportivos em nome da empresa, carros este que ambos utilizam para irem ao litoral todos os meses, ao menos uma vez por mês, com suas respectivas esposas.

Além disso, por conta do faturamento muito elevado, começaram a sonegar parte dos tributos devidos.

Diante desta situação, é correto afirmar que:

Escolha uma opção:
a. Por conta da confusão patrimonial (abuso da personalidade jurídica) e do cometimento de fraude tributária, é possível que os credores da empresa possam receber seus créditos cobrando-os pelo patrimônio dos sócios, tudo por meio do instituto da desconsideração da personalidade jurídica.
b. Se a empresa está faturando muito, os sócios devem mesmo aproveitar esse sucesso, antes que a onda passe e eles voltem à vida normal.
c. Essa empresa não existe na vida real, portanto não existe resposta possível para esse enunciado.
d. As dívidas da empresa nunca poderão atingir os patrimônios dos sócios, porque a empresa é uma LIMITADA e, portanto, existe uma separação entre o patrimônio da empresa e dos sócios.As dívidas da empresa nunca poderão atingir os patrimônios dos sócios, porque a empresa é uma LIMITADA e, portanto, existe uma separação entre o patrimônio da empresa e dos sócios.
e. A maioria das empresas do brasil sonegam tributo, isso não pode ser considerado

Segundo a teoria da empresa toda e qualquer atividade pode ser considerada empresária:
Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Portanto é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
a. Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Portanto é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
b. Desde que lícita e lucrativa. Critérios como habitualidade, pessoalidade, emprego de fatores de produção são irrelevantes frente à lucratividade.
c. Atividades ilegais também podem ser consideradas atividades empresárias, pois conjugam os fatores de produção, bem como são exercidas com impessoalidade. Não é a toa que muitos especialistas chamam o crime organizado de a “empresa do crime” ou o “negócio do tráfico.”
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Todas as alternativas estão corretas.

É correto afirmar que:
O princípio da obrigatoriedade diz que publicada uma lei, e passado o prazo da vacatio legis, tal lei passa a valer para todos. Ou seja, TODOS devem obedecê-la. Ninguém pode se escusar de cumprir a Lei alegando desconhecimento ou conhecimento equivocado. Em outras palavras, a ignorância da Lei ou a interpretação equivocada não é justificativa para desobedecê-la.
a. O princípio da obrigatoriedade diz que publicada uma lei, e passado o prazo da vacatio legis, tal lei passa a valer para todos. Ou seja, TODOS devem obedecê-la. Ninguém pode se escusar de cumprir a Lei alegando desconhecimento ou conhecimento equivocado. Em outras palavras, a ignorância da Lei ou a interpretação equivocada não é justificativa para desobedecê-la.
b. O princípio da obrigatoriedade é falho, tendo em vista que vivemos em um país livre e cada um pode fazer o que quiser, mesmo que não autorizado por lei, sendo fascista a vontade do estado de submeter todos os cidadãos ao regime inflexível e falho das Leis.
c. O princípio da irretroatividade diz que em regra, nos casos em que não cause danos ao contribuinte, extinga direitos nem restrinja a liberdade dos indivíduos a Lei não pode retroagir e atingir fatos e eventos passados. Porém, uma norma norma pode retroagir para atingir fatos passados sempre que o legislador quiser e a população pedir, conforme artigo 5º, inciso XXXVI da constituição federal.
d. O princípios da obrigatoriedade diz que em regra, a Lei não atinge, em hipótese alguma, fatos e eventos que já passaram. Ela passa a valer dali para frente somente, ou seja, dali pra frente todos são obrigados a cumprir o dispositivo legal.
e. O princípio da irretroatividade diz que a Lei não pode, em hipótese alguma, atingir fatos e eventos passados, mesmo na ausência total de riscos de Dano ao contribuinte, extinção de direitos, restrição de liberdades ou modificação de coisa julgada.

Quanto à classificação dos títulos de crédito:
I) Eles podem ser vinculados, quando só produzem efeitos legais se atenderem aos requisitos legais (cheque e duplicata, por exemplo). E livres quando não possuírem padrão definido em lei, e a forma com que é elaborado seja livre (letra de câmbio e promissória, por exemplo).
II) Podem ser à ordem de pagamento quando envolverem três elementos (sacador, sacado e beneficiário), por exemplo cheque, duplicata e letra de câmbio. Ou por promessa de pagamento, quando envolvem apenas 2 elementos (promitente e beneficiário), por exemplo nota promissória.
III) Podem ser verdadeiros quando sua existência e legalidade é certificada por um órgão, como um banco (exemplo do cheque e da duplicata). Ou Equivocados, quando sua existência não é certificada, mas ele ainda assim tem validade como prova da relação jurídica (promissória e homocinética, por exemplo).
a. Nenhuma está correta.
b. Apenas a II está correta.
c. Apenas a I está correta.
d. Apenas a I e a II estão corretas.
e. Todas estão corretas.

Sobre títulos de créditos podemos dizer que:

I) O princípio da cartularidade representa a materialização do título em cártula. Garantindo que o mesmo que postula a satisfação do crédito seja realmente o seu titular.

II) O princípio da literalidade diz que só produzirão efeitos jurídico-cambiais os atos lançados no próprio título, qualquer outra obrigação documentada em apartado não produzirão efeito se não estiverem incluídas no título.

III) O princípio da autonomia diz que em um título que documenta mais de uma obrigação, tais obrigações são independentes entre si. Ou seja, a anulação de uma obrigação não implica na anulação das demais ou na anulação do título todo.

IV) Segundo o princípio da Judicialidade todo título de crédito não poderá ser apresentado e cobrado de forma judicial sem antes o devedor dar uma justificativa plausível e por escrito da sua inadimplência.

Escolha uma opção:

a. A única afirmativa correta é a II.
b. A única afirmativa incorreta é a IV.
c. Estão corretas todas as afirmativas.
d. Nenhuma das afirmativas está correta.
e. As afirmativas corretas são somente a I e a IV.

É correto afirmar que:

I) O código civil brasileiro de 1850 tratava de normas de direitos comerciais/empresariais, e de normas do direito marítimo.

II) O código civil brasileiro de 2002 revogou somente a parte relativa às relações comerciais/empresariais, do código de 1850, cujas regras de Direito marítimo até hoje estão vigentes.

III) O código civil de 1850 sofreu grande influência do código comercial napoleônico.

Escolha uma opção:
a. Está incorreta apenas a alternativa I.
b. Está incerta apenas a afirmativa II.
c. Está correta apenas a alternativa III.
d. Estão corretas todas as alternativas.
e. Estão corretas somente as alternativas II e III.

Sobre a recuperação de empresas é correto afirmar que:

I) Não tem efetividade, por isso a maioria das empresas fecham no segundo ano de atividade

II) Tenta preservar a função social e a atividade empresária de empresas que enfrentam crise econômico-financeiras passíveis de superação

III) Podem ser extrajudiciais ou judiciais

IV) Visa a satisfação dos créditos dos credores, mas sem prejudicar a atividade da empresa e sua função social.

Escolha uma opção:
a. Nenhuma afirmativa está correta.
b. Somente a afirmativa I está errada.
c. Somente a afirmativa I está correta.
d. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:
a. Todas as anteriores.
b. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é saber mais sobre o jurista que analisará o caso, sendo que ele pode ter sua preferência entre público ou privado.
c. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é escolher e analisar a situação apenas por um dos 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).
d. Nenhuma das anteriores.
e. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é combinar os 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal).

É correto afirmar

Escolha uma opção:
a. Todas as alternativas estão corretas perante a estrutura da pirâmide de Kelsen.
b. Nenhuma das alternativas estão corretas.
c. O direito nunca reflete as vontades de uma sociedade. Na verdade o Direito é a própria sociedade, no sentido de que as regras de convivência em grupo pouco importam perante o sentimento de nação. Se houver conflitos sociais, que seja, desde que a economia vá bem e a taxa de desemprego sob controle.
d. O Direito e a sociedade sempre andaram de “mãos dadas” sendo que um nao existe sem o outro, e a evolução de um necessariamente implica na evolução do outro. Ambos coexistem em dependência.
e. O Direito serve tão somente para a classe dominante se sobrepôr à minoria oprimida. Verdade é que só beneficia os empresários e grandes brancos imperialistas.

Sobre sociedades personificadas:

I) Na sociedade em comandita simples existem dois tipos de sócios, um deles só investe e ou outro só administra e exerce a atividade empresarial. O sócio investidor (comanditário) tem responsabilidade limitada ao valor da integralização das cotas subscritas, já o sócio que exerce a atividade empresária (comanditado) responde com patrimônio pessoal, integralmente pelas obrigações da empresa.

II) A diferença entre sociedade por comandita simples e comandita por ações é que a sociedade em comandita por ações pode ser suas ações vendidas na bolsa de valores, enquanto a em comandita simples não.

III) A sociedade limitada é a mais comum. Os sócios respondem solidariamente pela integralidade do capital social integralizado. Seu nome precisa ser acompanhado da expressão “limitada” ou “LTDA” ao final.

IV) As sociedades anônimas são chamadas assim pois ninguém conhece ao certo a totalidade desta empresa. Seu patrimônio é enorme e seus sócios são diversos. São anónimas ao fisco, aos órgãos de fiscalização e aos investidores no geral.

Escolha uma opção:
a. Estão incorretas as alternativas I e III.
b. Estão incorretas as afirmativas II e IV.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Estão corretas as afirmativas II e IV.
e. Todas as afirmativas estão incorretas.

Suponhamos que exista uma empresa chamada “A Turma EAD de Administração é Demais-LTDA” e que nesta empresa tenha 2 sócios, o Mévio e o Tício.

Como em sua graduação tiveram excelentes professores, administram a empresa com excelência, por isso a empresa, no último ano, decolou e está lucrando milhões por semana.

Com esse sucesso todos, os sócios começaram a aproveitar e experimentar certos luxos, como, por exemplo, a compra de dois carros superesportivos em nome da empresa, carros este que ambos utilizam para irem ao litoral todos os meses, ao menos uma vez por mês, com suas respectivas esposas.

Além disso, por conta do faturamento muito elevado, começaram a sonegar parte dos tributos devidos.

Diante desta situação, é correto afirmar que:

Escolha uma opção:
a. Por conta da confusão patrimonial (abuso da personalidade jurídica) e do cometimento de fraude tributária, é possível que os credores da empresa possam receber seus créditos cobrando-os pelo patrimônio dos sócios, tudo por meio do instituto da desconsideração da personalidade jurídica.
b. Se a empresa está faturando muito, os sócios devem mesmo aproveitar esse sucesso, antes que a onda passe e eles voltem à vida normal.
c. Essa empresa não existe na vida real, portanto não existe resposta possível para esse enunciado.
d. As dívidas da empresa nunca poderão atingir os patrimônios dos sócios, porque a empresa é uma LIMITADA e, portanto, existe uma separação entre o patrimônio da empresa e dos sócios.As dívidas da empresa nunca poderão atingir os patrimônios dos sócios, porque a empresa é uma LIMITADA e, portanto, existe uma separação entre o patrimônio da empresa e dos sócios.
e. A maioria das empresas do brasil sonegam tributo, isso não pode ser considerado

Segundo a teoria da empresa toda e qualquer atividade pode ser considerada empresária:
Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Portanto é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
a. Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Portanto é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
b. Desde que lícita e lucrativa. Critérios como habitualidade, pessoalidade, emprego de fatores de produção são irrelevantes frente à lucratividade.
c. Atividades ilegais também podem ser consideradas atividades empresárias, pois conjugam os fatores de produção, bem como são exercidas com impessoalidade. Não é a toa que muitos especialistas chamam o crime organizado de a “empresa do crime” ou o “negócio do tráfico.”
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Todas as alternativas estão corretas.

É correto afirmar que:
As fontes são mecanismos originários do Direito que buscam com que os julgadores atendam às demandas sociais com maior dinamicidade e rapidez, tendo em vista a constante demanda social por regulamentação jurídica. No Brasil as fontes são Leis, costumes, jurisprudência, doutrina, analogia, princípios e senso de equidade.
a. As fontes do Direito são uma mentira. Se o Direito surge dos conflitos sociais, só há uma fonte do direito, sendo ela decorrente de qualquer um dos envolvidos no conflito, que reclamam suas dores e questões e devem ser ouvidos pelos legisladores.
b. As fontes são mecanismos originários do Direito que buscam com que os julgadores atendam às demandas sociais com maior dinamicidade e rapidez, tendo em vista a constante demanda social por regulamentação jurídica. No Brasil as fontes são Leis, costumes, jurisprudência, doutrina, analogia, princípios e senso de equidade.
c. Nenhuma das afirmacoes são corretas.
d. As fontes do Direito são as situações em que podem alterar as normas, são elas a jurisdição, a academia, produção literária, manias, sentimento de vingança.
e. Todas as afirmações são corretas.

Sobre títulos de créditos podemos dizer que:

I) O princípio da cartularidade representa a materialização do título em cártula. Garantindo que o mesmo que postula a satisfação do crédito seja realmente o seu titular.

II) O princípio da literalidade diz que só produzirão efeitos jurídico-cambiais os atos lançados no próprio título, qualquer outra obrigação documentada em apartado não produzirão efeito se não estiverem incluídas no título.

III) O princípio da autonomia diz que em um título que documenta mais de uma obrigação, tais obrigações são independentes entre si. Ou seja, a anulação de uma obrigação não implica na anulação das demais ou na anulação do título todo.

IV) Segundo o princípio da Judicialidade todo título de crédito não poderá ser apresentado e cobrado de forma judicial sem antes o devedor dar uma justificativa plausível e por escrito da sua inadimplência.

Escolha uma opção:

a. A única afirmativa correta é a II.
b. A única afirmativa incorreta é a IV.
c. Estão corretas todas as afirmativas.
d. Nenhuma das afirmativas está correta.
e. As afirmativas corretas são somente a I e a IV.

Prévia do material em texto

Painel / Meus cursos / DEGCOM / 📝 AVALIAÇÕES 2024/2 / PROVA - AVP2024/2
Iniciado em sábado, 8 jun 2024, 08:06
Estado Finalizada
Concluída em sábado, 8 jun 2024, 08:24
Tempo
empregado
18 minutos 3 segundos
Avaliar 4,40 de um máximo de 6,00(73%)
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
É correto afirmar que:
I) O código civil brasileiro de 1850 tratava de normas de direitos comerciais/empresariais, e
de normas do direito marítimo.
II) O código civil brasileiro de 2002 revogou somente a parte relativa às relações
comerciais/empresariais, do código de 1850, cujas regras de Direito marítimo até hoje estão
vigentes.
III) O código civil de 1850 sofreu grande influência do código comercial napoleônico.
Escolha uma opção:
a. Está incorreta apenas a alternativa I.
b. Está incerta apenas a afirmativa II.
c. Está correta apenas a alternativa III.
d. Estão corretas todas as alternativas.
e. Estão corretas somente as alternativas II e III. 
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=1805
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=1805#section-4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=180871
Questão 2
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
É correto dizer que:
Escolha uma opção:
a. O indivíduo tem obrigações e direitos autonomos. Ele não tem nada a ver com a
convivência em sociedade. Tal afirmação é tão verdadeira que podemos provar de forma
fácil, por exemplo, com a morte de uma pessoa. Assim que uma pessoa morre morre com
ela suas obrigações e direitos, e esse desaparecimento repentino de direitos e obrigações
nao gera e nunca gerou conflitos sociais.
b. O direito, busca a pacificação social, porém sempre está atrasado em relação às
demandas. Pode-se afirmar que o direito só surge para pacificar algum conflito
preexistente. 
c. O direito sempre se antevém ao conflito social que ele busca resolver. Primeiro surgem
as normas e só então os conflitos, assim é correto afirmar que a sociedade sempre está
atrasada em relação ao Direito. Prova disso é que a norma sempre prevê um conflito futuro
a ser solucionado
d. Conflitos sociais não existem, normas não existem, direito nao existe, tudo é uma
mentira inventada pelas emissoras de televisão para dominar a massa consumidora e
trabalhadora deste país.
e. É possível existir direito sem sociedade, e sociedade sem o Direito. As pessoas, assim
como o mercado, se autorregulam, conforme suas religiões e posicionamentos políticos.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Sobre a recuperação de empresas é correto afirmar que:
 
I) Não tem efetividade, por isso a maioria das empresas fecham no segundo ano de
atividade
II) Tenta preservar a função social e a atividade empresária de empresas que enfrentam crise
econômico-financeiras passíveis de superação
III) Podem ser extrajudiciais ou judiciais
IV) Visa a satisfação dos créditos dos credores, mas sem prejudicar a atividade da empresa e
sua função social.
Escolha uma opção:
a. Nenhuma afirmativa está correta.
b. Somente a afirmativa I está errada.
c. Somente a afirmativa I está correta.
d. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. 
e. Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Todas as anteriores.
b. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é saber mais
sobre o jurista que analisará o caso, sendo que ele pode ter sua preferência entre público
ou privado.
c. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é escolher e
analisar a situação apenas por um dos 4 critérios principais (do interesse, do sujeito, da
subordinação e o critério formal).
d. Nenhuma das anteriores.
e. O ideal para diferenciar se uma norma é de direito público ou privado é combinar os 4
critérios principais (do interesse, do sujeito, da subordinação e o critério formal). 
Questão 5
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
É correto afirmar
Escolha uma opção:
a. Todas as alternativas estão corretas perante a estrutura da pirâmide de Kelsen.
b. Nenhuma das alternativas estão corretas.
c. O direito nunca reflete as vontades de uma sociedade. Na verdade o Direito é a
própria sociedade, no sentido de que as regras de convivência em grupo pouco importam
perante o sentimento de nação. Se houver conflitos sociais, que seja, desde que a
economia vá bem e a taxa de desemprego sob controle.
d. O Direito e a sociedade sempre andaram de “mãos dadas” sendo que um nao existe
sem o outro, e a evolução de um necessariamente implica na evolução do outro. Ambos
coexistem em dependência. 
e. O Direito serve tão somente para a classe dominante se sobrepôr à minoria oprimida.
Verdade é que só beneficia os empresários e grandes brancos imperialistas.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Sobre sociedades personificadas:
I) Na sociedade em comandita simples existem dois tipos de sócios, um deles só investe e
ou outro só administra e exerce a atividade empresarial. O sócio investidor (comanditário) tem
responsabilidade limitada ao valor da integralização das cotas subscritas, já o sócio que exerce
a atividade empresária (comanditado) responde com patrimônio pessoal, integralmente pelas
obrigações da empresa.
II) A diferença entre sociedade por comandita simples e comandita por ações é que a
sociedade em comandita por ações pode ser suas ações vendidas na bolsa de valores,
enquanto a em comandita simples não.
III) A sociedade limitada é a mais comum. Os sócios respondem solidariamente pela
integralidade do capital social integralizado. Seu nome precisa ser acompanhado da expressão
“limitada” ou “LTDA” ao final.
IV) As sociedades anônimas são chamadas assim pois ninguém conhece ao certo a totalidade
desta empresa. Seu patrimônio é enorme e seus sócios são diversos. São anónimas ao fisco,
aos órgãos de fiscalização e aos investidores no geral.
Escolha uma opção:
a. Estão incorretas as alternativas I e III. 
b. Estão incorretas as afirmativas II e IV.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Estão corretas as afirmativas II e IV.
e. Todas as afirmativas estão incorretas.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Suponhamos que exista uma empresa chamada “A Turma EAD de Administração é Demais-
LTDA” e que nesta empresa tenha 2 sócios, o Mévio e o Tício.
Como em sua graduação tiveram excelentes professores, administram a empresa com
excelência, por isso a empresa, no último ano, decolou e está lucrando milhões por semana.
Com esse sucesso todos, os sócios começaram a aproveitar e experimentar certos luxos,
como, por exemplo, a compra de dois carros superesportivos em nome da empresa, carros
este que ambos utilizam para irem ao litoral todos os meses, ao menos uma vez por mês, com
suas respectivas esposas.
Além disso, por conta do faturamento muito elevado, começaram a sonegar parte dos tributos
devidos.
 
Diante desta situação, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Por conta da confusão patrimonial (abuso da personalidade jurídica) e do cometimento
de fraude tributária, é possível que os credores da empresa possam receber seus créditos
cobrando-os pelo patrimônio dos sócios, tudo por meio do instituto da desconsideração da
personalidade jurídica. 
b. Se a empresa está faturando muito, os sócios devem mesmo aproveitar esse sucesso,
antes que a onda passe e eles voltem à vida normal.
c. Essa empresa não existe na vida real, portanto não existe resposta possível para esse
enunciado.
d. As dívidas da empresa nunca poderão atingir os patrimônios dos sócios, porque a
empresa é uma LIMITADA e, portanto, existe uma separação entre o patrimônio da
empresa e dos sócios.As dívidas da empresa nunca poderão atingir os patrimônios dos
sócios, porque a empresa é uma LIMITADA e, portanto, existe uma separação entre o
patrimônio da empresa e dos sócios.
e. A maioria das empresas do brasil sonegam tributo, isso não pode ser considerado
fraude,portanto não há consequência jurídica nenhuma.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Segundo a teoria da empresa toda e qualquer atividade pode ser considerada empresária:
Escolha uma opção:
a. Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não
seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária
ou artística. Portanto é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade
econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços. 
b. Desde que lícita e lucrativa. Critérios como habitualidade, pessoalidade, emprego de
fatores de produção são irrelevantes frente à lucratividade.
c. Atividades ilegais também podem ser consideradas atividades empresárias, pois
conjugam os fatores de produção, bem como são exercidas com impessoalidade. Não é a
toa que muitos especialistas chamam o crime organizado de a “empresa do crime” ou o
“negócio do tráfico”.
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
É correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O princípio da obrigatoriedade diz que publicada uma lei, e passado o prazo da vacatio
legis, tal lei passa a valer para todos. Ou seja, TODOS devem obedecê-la. Ninguém pode
se escusar de cumprir a Lei alegando desconhecimento ou conhecimento equivocado.
Em outras palavras, a ignorância da Lei ou a interpretação equivocada não é justificativa
para desobedecê-la. 
b. O princípio da obrigatoriedade é falho, tendo em vista que vivemos em um país livre e
cada um pode fazer o que quiser, mesmo que não autorizado por lei, sendo fascista a
vontade do estado de submeter todos os cidadãos ao regime inflexível e falho das Leis.
c. O princípio da irretroatividade diz que em regra, nos casos em que não cause danos
ao contribuinte, extinga direitos nem restrinja a liberdade dos indivíduos a Lei não pode
retroagir e atingir fatos e eventos passados. Porém, uma norma norma pode retroagir para
atingir fatos passados sempre que o legislador quiser e a população pedir, conforme artigo
5º, inciso XXXVI da constituição federal.
d. O princípios da obrigatoriedade diz que em regra, a Lei não atinge, em hipótese
alguma, fatos e eventos que já passaram. Ela passa a valer dali para frente somente, ou
seja, dali pra frente todos são obrigados a cumprir o dispositivo legal.
e. O princípio da irretroatividade diz que a Lei não pode, em hipótese alguma, atingir
fatos e eventos passados, mesmo na ausência total de riscos de Dano ao contribuinte,
extinção de direitos, restrição de liberdades ou modificação de coisa julgada.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Um grupo de empresários decidem lotear um pedaço de terra e constituir nele um condomínio
de luxo. Para tanto fazem um contrato de sociedade empresária entre si, bem como buscam a
regularização do projeto junto aos órgãos responsáveis. Disposições como meios de proteção
ao meio ambiente, padrões mínimos para a segurança das construções, exigências quando a
mobilidade, segurança, iluminação, etc. Exigências dos bombeiros, vigilância sanitária, etc
também foram cumpridadas. Os lotes foram vendidos de todos construíram de acordo com as
referidas normas.
Com base nisso:
Escolha uma opção:
a. O que vai decidir se o direito é público ou privado dependerá de qual fonte do direito
ele brotou. Se brota de fontes como a doutrina, a analogia e a jurisprudência será de direito
privado, se nasceu de fontes como as Leis, os costumes, os princípios e o senso de
igualdade é de direito público.
b. Podemos dizer que as normas que incidiram sobre a relação dos sócios, bem como
dos compradores do lote são de Direito Privado, já a relação do condomínio com as
exigências dos diversos órgãos públicos incidiram normas de Direito público, pois ao
combinar os critérios podemos perceber que todos eles indicam para sendo de direito
público. 
c. Se o condomínio criar nova norma por meio da assembléia, que proíbe animais dentro
do condomínio, por exemplo, essa norma será de direito público pois atingem toda aquela
população que vive dentro do condomínio, e diz respeito ao interesse daquele público (os
moradores do condomínio).
d. Não dá para saber quais normas são de direito público e quais são de direito privado,
tendo em vista que precisaríamos ir in locuo e fazer um estudo aplicando os 4 critérios para
se chegar nesta resposta (critério do interesse, critério do sujeito, critério da subordinação e
critério formal).
e. Os ramos do direito público são: direito Civil, comercial/empresarial, trabalhista e
internacional privado. Já os ramos do Direito Privado são: Direito constitucional,
administrativo, tributário, econômico, previdenciário, processual, penal, Eleitoral, Militar.
Portanto, a única relação existente na história do enunciado (o contrato de sociedade
empresária) decorre do direito público.
Questão 11
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Quanto à classificação dos títulos de crédito:
 
I) Eles podem ser vinculados, quando só produzem efeitos legais se atenderem aos
requisitos legais (cheque e duplicata, por exemplo). E livres quando não possuírem padrão
definido em lei, e a forma com que é elaborado seja livre (letra de câmbio e promissória, por
exemplo).
II) Podem ser à ordem de pagamento quando envolverem três elementos (sacador, sacado e
beneficiário), por exemplo cheque, duplicata e letra de câmbio. Ou por promessa de
pagamento, quando envolvem apenas 2 elementos (promitente e beneficiário), por exemplo
nota promissória.
III) Podem ser verdadeiros quando sua existência e legalidade é certificada por um órgão,
como um banco (exemplo do cheque e da duplicata). Ou Equivocados, quando sua existência
não é certificada, mas ele ainda assim tem validade como prova da relação jurídica
(promissória e homocinética, por exemplo).
Escolha uma opção:
a. Nenhuma está correta.
b. Apenas a II está correta.
c. Apenas a I está correta.
d. Apenas a I e a II estão corretas. 
e. Todas estão corretas.
Questão 12
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
É correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. As fontes do Direito são uma mentira. Se o Direito surge dos conflitos sociais, só há
uma fonte do direito, sendo ela decorrente de qualquer um dos envolvidos no conflito, que
reclamam suas dores e questões e devem ser ouvidos pelos legisladores.
b. As fontes são mecanismos originários do Direito que buscam com que os julgadores
atendam às demandas sociais com maior dinamicidade e rapidez, tendo em vista a
constante demanda social por regulamentação jurídica. No Brasil as fontes são Leis,
costumes, jurisprudência, doutrina, analogia, princípios e senso de equidade. 
c. Nenhuma das afirmações são corretas.
d. As fontes do Direito são as situações em que podem alterar as normas, são elas
a jurisdição, a academia, produção literária, manias, sentimento de vingança.
e. Todas as afirmações são corretas.
Questão 13
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Sobre sociedade empresária assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Todas as sociedades anônimas devem ter a expressão CIA ou COMPANHIA sempre
ao final de seu nome.
b. O termo “CIA” ou “companhia” sempre devem vir no início do nome das sociedades
anônimas.
c. Nas sociedades anônimas existem 2 tipos de ações, as preferenciais e as ordinárias.

d. As sociedades anônimas podem ser fechadas (quando suas ações são livremente
comercializadas) ou abertas (quando as ações não são comercializadas no mercado de
capitais.
e. Todas as alternativas estão erradas.
Questão 14
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
É correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A lei escrita de hoje em dia, assim como no código de talião/hamurabi, busca a
vingança contra o agressor. O conceito de indenização monetária/patrimonial é até legal,
mas nunca funcionou direito na prática, pois quando aplicada a parte lesada nunca é
verdadeiramente compensada. Por exemplo, se um sujeito segar o outro, para a vítima
mais vale furar o olho do seu agressor(como punição) do que receber uma indenização
patrimonial/monetária, assim como reza a Blíblia: “olho por olho, dente por dente”.
b. Os códigos escritos são uma invenção da burguesia para controlar o proletariado. Por
isso a expressão “o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre. É que
o de cima sobe e o de baixo desce!”.
c. O código de Talião contia a Lei de Hamurabi. Foi o código menos relevante da história
pois previa somente os conflitos, mas não a solução para eles. Muitas guerras e mutilações
aconteceram, por isso a expressão “olho por olho, dente por dente”.
d. Estão incorretas todas as afirmativas
e. O código de hamurabi é considerado um dos mais antigos códigos da humanidade, e
traz uma estrutura muito parecida com a dos códigos modernos. Tinha como pilar mestre a
Lei de Talião, que previa que quem sofria um dano, tinha direito de causar o mesmo tipo de
dano ao agressor (olho por olho, dente por dente). 
Questão 15
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Sobre títulos de créditos podemos dizer que:
I) O princípio da cartularidade representa a materialização do título em cártula. Garantindo
que o mesmo que postula a satisfação do crédito seja realmente o seu titular.
II) O princípio da literalidade diz que só produzirão efeitos jurídico-cambiais os atos lançados
no próprio título, qualquer outra obrigação documentada em apartado não produzirão efeito se
não estiverem incluídas no título.
III) O princípio da autonomia diz que em um título que documenta mais de uma obrigação,
tais obrigações são independentes entre si. Ou seja, a anulação de uma obrigação não implica
na anulação das demais ou na anulação do título todo.
IV) Segundo o princípio da Judicialidade todo título de crédito não poderá ser apresentado e
cobrado de forma judicial sem antes o devedor dar uma justificativa plausível e por escrito da
sua inadimplência.
Escolha uma opção:
a. A única afirmativa correta é a II.
b. A única afirmativa incorreta é a IV.
c. Estão corretas todas as afirmativas.
d. Nenhuma das afirmativas está correta.
e. As afirmativas corretas são somente a I e a IV. 

Mais conteúdos dessa disciplina