Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

DE 30 DE AGOSTO A 10 DE SETEMBRO
1
DIEGO VAZ SORGATO
PREFEITO
TIAGO RIBEIRO MACHADO
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
KÁTIA GOMES AUGUSTINAS
DIRETORA DA DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL
CÁSSIA FARIAS RIBEIRO
ELIANE DE SOUZA ALVES MATOS
JACQUELINE FLÁVIA SANTOS DA SILVA
KELLY CRISTINA PIRES DE CASTRO
LUCIMAR DE OLIVEIRA SILVA
SOLIDERANE SOUSA DE ANDRADE
SUELI DE FÁTIMA MATOS ALMEIDA
VIVIANE PEREIRA RORIZ
COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ELABORAÇÃO
FRANCISCO EVERTON DE SOUSA BARROS JÚNIOR
MAGDA MARQUES MELO
DESIGN E DIAGRAMAÇÃO
MAGDA MARQUES MELO
REVISÃO
Língua Portuguesa
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e
apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua
diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como
mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses, antecipação e
inferência; verificação de hipóteses, seleção e checagem.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições
lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos –
pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como
mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses (antecipação e
inferência); verificação de hipóteses (seleção e checagem);
(EF35LP29) Identificar, em narrativas cenário, personagem central, conflito gerador,
resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando
narrativas em primeira e terceira pessoas;
(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema
regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com
correspondências irregulares.
Matemática
(EF05MA19-D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de
tempo, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos
socioculturais.
(EF05MA04-A) Identificar frações equivalentes, em situações diversas, utilizando
materiais manipuláveis como tiras de frações, tangram
Geografia
(EF05GE09-A). Localizar os estados e as regiões brasileiras, bem como conhecer seus
limites e fronteiras.
Ciências
(EF05CI11-A) Associar o movimento aparente do Sol e das demais estrelas no céu ao
movimento de rotação daTerra.
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e
no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
História
(GO-EF05HI06-B) Compreender a importância da invenção da escrita para o registro da
História em seus diferentes tempos e suportes, e sua relação com a difusão do
conhecimento e da cultura.
1
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____1° DIA
O meio ambiente em primeiro lugar
Em um pequeno vilarejo havia um jovem aventureiro, que se chamava Pedro. Ele era
um rapaz esperto que adorava o meio ambiente, passava a maior parte do dia na floresta,
subindo em árvores, brincando com os animais. Pedro não tinha medo de nada, de nenhum
animal e adorava nadar em um rio que ficava perto de sua casa.
Certo dia, Pedro estava andando pela floresta, quando viu um movimento estranho, e
depois um tiro e um grito de um animal, muito curioso ele foi lá olhar.
Quando chegou ao local do tiro, viu muitos homens, todos armados e com motosserras,
cortando as árvores, matando e capturando animais.
Pedro chegou à frente deles e disse:
- Por que estão fazendo isso com os animais e com as árvores?
- Pegue ele! Falou o líder do bando.
Pedro correu e os homens foram atrás. Preparados para atirar, o líder do bando disse:
- Não atirem! Ele será nosso refém! Pois a polícia está atrás de nós!
No tempo em que ele estava conversando, Pedro subiu em um árvore e se escondeu.
A polícia chegou e prendeu o bando.
Pedro, um jovem aventureiro, que amava o meio ambiente, arriscou sua vida por ele.
Gênero textual: Contos Populares
O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo
começo, meio e fim da história, narrados de maneira breve, porém o suficiente para
contar a história completa.
Alguns tipos de conto:
Contos de fada;
Contos de encantamento;
Contos maravilhosos;
Contos de enigmas ou mistério;
Contos acumulativos;
Contos de assombração;
Contos de aventura.
Elementos do conto
A trama O cenário Problema
Conflito
Personagens Protagonista
Antagonista
Texto 1
01- Leia os textos abaixo, e responda as questões.
Dançando com o morto
A viúva estava na cozinha com o filho, contando feliz o dinheiro que tinha encontrado
debaixo do colchão, quando o marido, falecido fazia meses, apareceu e veio sentar-se à
mesa com eles.
A mulher não se intimidou:
- O que você está fazendo aqui, miserável?! Me dá paz! Você está morto! Trate de
voltar para debaixo da terra.
Texto 2
Professor, apresente aos alunos outros textos do gênero.
Explique aos alunos Os movimentos da Terra através de
vídeo.
2
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
1° DIA
- Nem pensar. Disse o morto. – Estou me sentindo vivinho.
A mulher mandou o filho buscar um espelho. Entregou ao morto para que ele visse a
sua cara de cadáver.
-É ... Estou abatido. Deve ser falta de exercício. Disse o falecido.
E mandou o filho buscar a sanfona, e convidou a mulher para dançar. Ela é claro, não
quis saber de dançar com o defunto, que cheirava pior que gambá.
O morto nem ligou. Começou dançar sozinho. De repente a mulher viu que um dedo
estava caindo, e ordenou:
- Toca mais rápido, menino!
Assim que o ritmo se acelerou, caiu outro pedaço.
Mas que depressa, que eu também vou dançar. Ela resolveu.
E começou a requebrar e saltar e jogou a perna para o alto e balançar a saia.
O marido, animado, tratava de acompanhar as piruetas da mulher, e enquanto isso o
corpo dele desmoronava. Até que só ficou a caveira pulando no chão, batendo o queixo.
A mulher caprichou uma pirueta, a caveira imitou e o queixo desmontou. Pronto.
Mas que depressa, a mulher mandou o filho buscar um baú para guardar os pedaços do
marido.
- Põe tudo que é dele, filho. Tudo que eu vou procurar uns pregos e um martelo.
Dali a pouco ela voltou e caprichou nas marteladas, para que o morto nunca mais
escapulisse.
E enterraram o defunto de novo. Depois jogaram bastante cimento em cima.
Só no dia seguinte a viúva lembrou do dinheiro do marido, que ela tinha deixado em
cima da mesa.
- Cadê!?!
- Uai, mãe! Não era para guardar no baú tudo que fosse dele?
Ângela Lago
a) O texto ____ é um conto de aventura.
b) O texto ____ é um conto se assombração.
02- Grife no texto 1 “ O meio ambiente em primeiro lugar”.
• (de verde) O personagem do conto;
• (de amarelo) Os diálogos do conto;
• (de azul) O lugar onde se passa a história;
• (de vermelho) O momento em que Pedro começa realmente a ter muito medo;
• (de laranja) O momento em que tudo é resolvido.
03- De acordo com o texto 2 “ Dançando com o morto”, marque um x na resposta correta.
a) A personagem do conto é
( ) a tia. ( ) a viúva.
( ) a vizinha. ( ) a madrinha.
Fonte: 
www2.bauru.sp.gov.br/arquivos/arquivos_site/se
c_educacao/atividades_pedagogica_distancia/2;
Fundamental/14;EMEF%20Thereza%20Tarzia/2
0;5º%20ANO%20%20-
%20D/1º%20BIMESTRE%20-
%20BLOCO%201%20_%2001-03-
21%20a%2026-03-21%20-
%205º%20ano%20D.pdf 
3
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
1° DIA
b) A história se passa na
( ) floresta. ( ) sala. ( ) cozinha. ( ) banheiro.
c) A complicação foi que
( ) o morto queria água. ( ) o morto queria dormir.
( ) o morto não queria ir embora. ( ) o morto queria passear.
d) O morto começou a dançar e
( ) a mulher dançou com ele. ( ) o filho dançou com ele.
( ) o morto estava se despedaçando.( ) o morto estava voltando a viver.
e) No final o filho
( ) não enterrou o morto. ( ) enterrou só algumas partes.
( ) enterrou o dinheiro junto. ( ) enterrou a mãe junto.
04- O texto 1, fala sobre o meio ambiente. O meio ambiente é composto por toda a
vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas e atmosfera do nosso planeta.
Você sabia que o planeta está sempre realizando movimento?
Translação:
É o movimento em que o planeta Terra
realiza uma volta completa ao entorno
do Sol.
É desenvolvido ao longo de 365 dias e
6 horas, ou seja, demora um ano para
que aconteça.
a) O movimento que a Terra faz em torno de si mesma, chama-se:
_____________________________
b) O movimento que a Terra faz em torno do Sol, chama-se:
_____________________________
c) Quanto tempo dura o movimento de rotação?
___________________________________
d) Para completar o movimento de translação é necessário _______ dias, ou _____ ano.
4
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
2° DIA
ANO DE LANÇAMENTO CONTO
1740 A BELA E A FERA 
1697 A BELA ADORMECIDA
1634 BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
1634 CINDERELA
1697 CHAPEUZINHO VERMELHO
1812 JOÃO E MARIA
1843 O PATINHO FEIO
1500 O GATO DE BOTAS
1698 RAPUNZEL
1837 A PEQUENA SEREIA
05- Leia, na tabela, a
data de lançamento
de 10 contos de fadas
muito conhecidos.
h
ttp
s://w
w
w
.to
d
am
ate
ria.co
m
.b
r/co
n
to
s-fad
as/
a) Observe as marcações na reta numérica e escreva o nome do conto lançado em cada
data marcada:
1500 17501550 1600 16501450 1700 18501800 19001400
06- Escreva, por extenso, o número que representa o ano de lançamento do conto Rapunzel:
__________________________________________________________________________
07- Qual é o conto mais antigo? ________________________________________________
08- Qual é o conto mais recente? _______________________________________________
09- Calcule a quanto tempo foi criado o conto “ João e Maria”: ________________________
10- Qual conto foi escrito no mesmo ano de “Chapeuzinho Vermelho”? _________________
11- Qual o conto foi escrito em cada ano decomposto abaixo:
a) 1 unidade de milhar+8 centenas+4 dezenas+3 unidades ___________________________
b) 1000+800+10+2 __________________________________________________________
12- Represente o ano de lançamento dos contos pedidos abaixo, em cada ábaco
correspondente:
A pequena Sereia Branca de Neve e os Sete Anões
A Bela e a Fera 
https://www.todamateria.com.br/contos-fadas/
https://www.todamateria.com.br/contos-fadas/
https://www.todamateria.com.br/contos-fadas/
5
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
3° DIA
A história do Eu, do Tu e do Ele
Era uma vez o Eu, o Tu e o Ele que moravam na mesma rua, numa pequena cidade.
Cada um deles vivia numa linda casinha, muito confortável, com vista para o mar. Os três tinham uma
boa vida pois nada lhes faltava: tinham boa comida, muitos brinquedos e uma caminha muito fofinha onde
todas as noites se aconchegavam e sonhavam lindos sonhos.
Mesmo não tendo nada de mau nas suas vidas, o Eu, o Tu e o Ele sentiam que algo lhes faltava, mas
não conseguiam descobrir o quê.
Numa linda manhã de sol, cada um deles saiu da sua casinha para dar um passeio, e coincidiu de se
encontrarem, os três, à beira mar. Por um instante, ficaram a olhar uns para os outros espantados, pois
nunca se tinham visto antes.
Então os três, curiosos em saber quem era cada um deles, começaram a falar todos ao mesmo tempo,
perguntando uns aos outros, quem eram, onde viviam e quais eram as suas brincadeiras favoritas.
Depois de muita conversa, gargalhadas e brincadeiras, o Eu, o Tu e o Ele descobriram finalmente
aquilo que lhes faltava… Eles precisavam de amigos! Precisavam de outros com quem pudessem partilhar
os seus afetos, as suas conversas e brincadeiras.
A partir daí, o Eu, o Tu e o Ele, passaram a ser Nós, um grupo de amigos muito unidos e feliz!
(Autoria: Tania Santos)
13- Qual gênero textual acima?
( ) Conto.
( ) Fábula.
( ) Piada.
14- Qual é a informação principal do texto?
( ) O Eu, o Tu e o Ele viviam sozinhos.
( ) Os três se encontraram à beira mar.
( ) O Eu, o Tu e o Ele precisavam de amigos.
15- Os personagens viviam:
( ) Em uma casa grande.
( ) No barco.
( ) Em uma casa confortável.
16- No trecho “ Numa linda manhã de sol,
cada um deles saiu da sua casinha”... A
expressão destacada indica:
( ) modo.
( ) lugar.
( ) tempo.
( ) intensidade.
17- O Eu, o Tu e o Ele participam do
campeonato de futebol da escola. Como são
muito jogadores em suas turmas, foi preciso
dividir o horário do treino desses alunos. A
escola recomendou que cada turma tivesse 2
horas de treino por dia e um intervalo de 30
minutos de uma turma para outra. A turma do
Eu inicia os treinos às 14h.
a) Que horas a turma do Eu termina o
treino?___________________________
b) Em qual horário a turma do Tu começa os
treinos? Lembrando que essa turma treina
após a turma do Eu. _________________
c) A turma seguinte é a turma do Ele. Porém,
houve um atraso de 10 minutos. Que horário
começaram a treinar?
____________________________________
Desafio!
Professor, revise Pronomes e Medidas de Tempo, utilizando
atividades complementares, explicação e intervenção.
6
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
3° DIA
18- O Eu está doente e foi ao médico. O médico prescreveu um remédio para tomar de 9h
em 9h. O primeiro comprimido ele tomou às 13h. Qual horário deve tomar o segundo
comprimido? ______________________________________________________________
19- O Tu tem 10 anos, na casa dele, tem permissão para assistir televisão durante 2 horas
por dia. Veja as opções de programação que ele mais gosta e os horários de início e
término de cada programa.
a) Quais programas o Tu poderá assistir de modo que o tempo que ele levará para assistí-
los sejam exatamente 2 horas? ____________________________________________
b) Se ele quisesse assistir Mundo dos Dinos e Dia de Brincar, sobraria ou faltaria para
completar as duas horas? ________________________________________________
Horário do programa Programa Período de duração 
do programa
7h30min às 8h Mundo dos Dinos 30 minutos
9 horas às 9h50min Dia de Brincar 50 minutos
10h10min às 10h45min Masterchef Mirim 35 minutos
17h45min às 18h20min Jornal da Bicharada 35 minutos
20- Quais são os personagens do conto da página anterior? __________________________
21- Esses personagens também são chamados de _________________________________
Caça-palavras
22- Procure, no diagrama abaixo, os pronomes:
EU TU ELE
NÓS VÓS ELES
23- Complete as frases com o pronome
adequado.
a) Os meninos moravam numa casa
confortável.
_____ moravam numa casa confortável.
b) As pessoas precisam de amigos.
_____ precisam de amigos.
c) Meus amigos e eu fomos no mar.
_____ fomos no mar.
d) Os amigos são curiosos.
_____ são curiosos.
7
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
4° DIA
Sopa de Pedras
Um rapaz pobre e faminto andava pelo campo em busca de alimento. Teve uma ideia e resolveu colocá-la
em prática. Escolheu um local próximo a uma casa com uma grande horta e alguns animais. Pediu aos donos
da casa que lhe emprestassem uma panela. Os donos não queriam emprestar, pois não gostavam de ajudar
outras pessoas. Mas o rapaz tanto insistiu que conseguiu a panela. Ele então preparou o fogo e colocou água
para ferver. Pegou algumas pedras, lavou-as bem e colocou dentro da água fervente. Os donos da casa
ficaram curiosos e perguntaram:
– O que você está cozinhando, rapaz?
– Uma deliciosa sopa de pedras! – respondeu ele.
– Mas como é possível fazer uma sopa de pedras? – indagou o casal.
– Muito simples! – ele explicou.
– Como vêem, tenho aqui no fogo uma panela com água fervendo e pedras cozinhando.
Sei fazer uma ótima sopa, mas se vocês tiverem algo para engrossá–la...comoum pedaço
de carne, batatas e feijões... Os donos da casa lhe deram carne, batatas e feijões. O rapaz colocou tudo dentro
da sopa e o cheiro começou a ficar bom. Ele então disse:
– Hum, se eu tivesse um pouco de tempero, a sopa ficaria bem mais apetitosa.
E novamente os donos da casa lhe deram tempero. Ele foi cozinhando e mexendo até que sopa ficou
pronta e foi consumida pelos três. Assim que terminaram, o rapaz tirou as pedras da panela e jogou-as fora. Os
donos da casa, espantados, disseram:
– Mas e as pedras?! Você não vai comer as pedras?!
– Comer as pedras?! – repetiu o rapaz, e fugiu correndo.
Disponível em: https://tinyurl.com/y2t8cwxt
24- O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique. ___________________
___________________________________________________________________________
25- Em que lugar a história acontece? ____________________________________________
26- A história que você leu é um conto de artimanha ou de esperteza. Coloque V para
verdadeiro ou F para falso.
( ) É uma história em que as personagens usam a esperteza para conseguir algo.
( ) É uma narrativa engraçada.
( ) É uma história que deixa o leitor com medo.
27-Qual foi a esperteza do rapaz? _______________________________________________
___________________________________________________________________________
28- Releia o final do conto, sublinhe e reescreva o trecho que mostra o humor da narrativa.
___________________________________________________________________________
29-Que motivo o rapaz teria para fugir? ___________________________________________
___________________________________________________________________________
30- Assinale a resposta correta. No texto "Sopa de Pedras"
( ) o narrador participa da história.
( ) o narrador somente conta a história.
https://tinyurl.com/y2t8cwxt
8
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
4° DIA
31- As regiões brasileiras correspondem às divisões do território nacional com base em
critérios, como aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos. O órgão responsável
pela regionalização do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que
divide o país, atualmente, em cinco regiões:
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul.
Escreva, ao lado de cada mapa, os estados das regiões correspondentes.
Um conto é uma narrativa que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos.
No Brasil, o conto surgiu através da imprensa em meados do século XIX.
Vamos conhecer um pouco sobre as regiões do nosso país? As Regiões do Brasil.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regioes-brasileiras.htm
Professor, apresente 
aos alunos as 
Regiões Brasileiras e 
o uso dos porquês. 
Use atividades 
complementar e 
vídeo explicativo. 
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regioes-brasileiras.htm
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regioes-brasileiras.htm
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regioes-brasileiras.htm
9
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
5° DIA
32- Qual a menor região brasileira em 
extensão territorial? ____________________
33- Qual a maior região brasileira em 
extensão territorial? ___________________
34- Qual é região brasileira possui mais 
estados? 
______________________________
35- Qual é região brasileira possui menos 
estados? 
______________________________
36- Qual é região brasileira mais 
desenvolvida?
____________________________________
37- Qual é região mais populosa do Brasil?
____________________________________
38- Qual região com a maior faixa litorânea?
____________________________________
39- Qual a única região brasileira que não 
possui litoral? _________________________
40- Qual é região mais fria do Brasil?
____________________________________
41- Qual o nome da região que você mora?
____________________________________
42- Vá na página anterior e circule o estado 
em que você mora.
Seu professor vai explicar um pouco mais
sobre Regiões Brasileiras. De acordo com as
informações obtidas, responda as questões
a seguir.
43- Leia as frases abaixo.
 Por que o Brasil é dividido em cinco
regiões?
 Elas são divididas em regiões, porque
facilita a coleta e organização de dados
sobre o país.
 Dividir o país em regiões é importante,
por quê?
 Gostaria de saber o porquê dessa
divisão.
Por que = Usado no início das perguntas.
Por quê? = Usado no fim das perguntas.
Porque = Usado nas respostas.
O porquê = Usado como um substantivo.
Eu não fiz a tarefa sobre as Regiões
Brasileiras _________ estava cansada e
não entendo o _________ não posso fazer
hoje.
_________ ficarei sem nota? ___________?
• Qual alternativa correta?
( ) porque, por quê, porquê, por quê.
( ) porque, porquê, por que, por quê.
( ) porque, por que, por que, por quê.
a) Complete as frases com o porque correto.
44- Forme uma frase com cada porque,
utilizando-os de maneira correta.
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
10
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
6° DIA
O Mistério assustador
Numa pequena cidade do interior havia um mistério nunca revelado. Todos os moradores
tinham medo e andavam apavorados. Tratava-se de uma pequena casa abandonada, onde
morou um antigo prefeito da cidadezinha. Após sua morte, os moradores passaram a ouvir
estranhos barulhos vindos de sua casa. Gritos e portas batendo eram sons que todos ouviam
ao se aproximar dela.
Certo dia, dois compadres resolveram entrar na casa, que intrigava todos os moradores
da pacata cidade.
Logo que se aproximaram do imóvel, começaram a ouvir barulhos de portas batendo. Os dois
ficaram muito assustados, mas não desistiram e entraram. Perceberam que o barulho vinha
do quarto, então subiram as escadas em direção a ele. Respiraram fundo, criaram coragem e
abriram a porta, mas não havia nada lá dentro.
Os dois compadres resolveram andar por toda a casa. Os barulhos continuavam cada vez
mais altos. Eles entraram na biblioteca, a porta se fechou e ficaram paralisados com aquilo
que viram. Soltaram um grito de horror que foi ouvido por todos na rua.
Desde esse dia, nunca mais se viu esses dois compadres.
E a cidade, que tinha um grande mistério, passou a ter dois, para o terror de todos os
moradores.
http://atividadesdownload.net/contos-de-misterio/(adaptado)
45- Qual a função social do gênero textual
Contos?
( ) Fazer o leitor sorrir.
( ) Transmitir a fantasia, a ficção, imaginar 
algo além da realidade, transpor o mundo das 
ideias, o mundo maravilhoso e alcançar 
sonhos de criança através da imaginação.
46- Quem narra essa história?
( ) Um narrador observador.
( ) O prefeito da cidade.
47- Quem são os personagens dessa história?
( ) O prefeito da cidade.
( ) Os dois compadres.
48- Na frase “Os dois compadres
resolveram andar por toda a casa.” Se
fosse apenas um compadre, como ficaria?
___________________________________ __
Frações Equivalentes
As frações equivalentes podem ser construídas a
partir da observação e comparação das
representações geométricas e também com o número
pelo qual se multiplicam ou se dividem o numerador e
o denominador da fração dada por um mesmo
número diferente de zero.
Para assistir uma
explicação sobre o
conteúdo, aproxime a
câmera do celular no QR
CODE ao lado.
49-Qual das frações abaixo é equivalente a
2/5?
( ) 4/10
( ) 12
( ) 5/10
( ) 5/8
Calcule aqui
Professor, explique aos alunos frações equivalentes. Dê preferência, a um vídeo gravado por você.
http://atividadesdownload.net/contos-de-misterio/(adaptado)
http://atividadesdownload.net/contos-de-misterio/(adaptado)
http://atividadesdownload.net/contos-de-misterio/(adaptado)
http://atividadesdownload.net/contos-de-misterio/(adaptado)
http://atividadesdownload.net/contos-de-misterio/(adaptado)11
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
6° DIA
50- Você viu na página anterior que a retomada da tabuada é muito importante para
resolvermos as atividades sobre frações equivalentes. Então, para nosso primeiro desafio, de
hoje, complete o quadro com os números que faltam.
x 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
1 1
2 6 16
3 12 30
4 24
5
6 30
7 70
8 24
9 72
10 40
F
R
A
Ç
Ô
E 
S 
E
Q
U
I
V
A
L
E
N
T
E
S 
51- O seu segundo desafio será responder abaixo, algumas propostas sobre frações
equivalentes.
a) Que fração cada figura representa? _____________
b) Essas frações são equivalentes? Por quê? _______
_____________________________________________
_____________________________________________
52- Qual das frações abaixo é equivalente a ?
a) b) c) d) 
53- No conto “O Mistério assustador”, onde se passa a história?
( ) No quarto de uma casa abandonada.
( ) Numa pequena cidade no interior.
54- Onde os dois compadres estavam quando foram vistos pela última vez? _______________
55- Retire do texto “O Mistério assustador”, duas palavras:
a) paroxítonas ____________ _____________ d) polissílaba __________ ____________
b) oxítonas _______________ _____________ e) trissílaba ____________ ___________
12
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
7° DIA
A BELA E A FERA
Era uma vez, um jovem príncipe que vivia em seu luxuoso e lindo castelo. Contudo, era egoísta e por isso
não tinha amigos. Em uma noite muito chuvosa, recebeu a visita de uma velhinha que pediu abrigo durante a
tempestade. Mal-humorado, se recusou a ajudá-la. Mas, ele não sabia que aquela velhinha era na verdade,
uma feiticeira disfarçada e que já sabia do egoísmo daquele príncipe. Sendo justa, lançou um feitiço
transformando-o em uma fera monstruosa. O encanto apenas poderia ser desfeito no dia em que ele recebesse
um beijo de amor verdadeiro.
Enquanto isso, em uma vila distante dali, vivia um comerciante com suas três lindas filhas. Contudo, a
caçula era a que mais se destacava não somente pela sua beleza, mas pela bondade e humildade. Era
chamada de Bela.
Gostava muito de ler e contava histórias para as crianças da vila. Em uma das diversas viagens que seu
pai fazia para vender os seus produtos, perguntou para as filhas o que elas queriam de presente. As mais
velhas pediram coisas luxuosas, enquanto Bela apenas uma rosa.
Durante a viagem, o pai da Bela enfrentou uma tempestade e encontrou um castelo que parecia
abandonando e se abrigou durante o temporal.
No dia seguinte, quando estava de partida, avistou uma árvore com muitas rosas e resolveu pegar uma para a
sua filha Bela. Mas ele não sabia que o palácio era a morada do príncipe que fora transformado em fera.
Enfurecido, a Fera o prende como seu prisioneiro, mas ele pede para se despedir de suas filhas, e a Fera
deixa.
No castelo, devido às condições de saúde do pai, ela propôs à Fera que o deixasse ir e que ficaria no lugar
dele como prisioneira. O príncipe enfeitiçado acata o pedido, enquanto o comerciante vai embora mas, promete
voltar para resgatar a filha.
Bela tornou-se prisioneira da Fera porém, não era mantida dentro de uma cela. Ela podia circular pelo
grande palácio. Foi acomodada em um dos melhores quartos e tinha acesso à biblioteca, local que amava pois,
adorava ler.
A Fera, começa a se encantar por Bela e a pede em casamento. Ela se recusa e oferece bondosamente
sua amizade. E ele aceita.
Com o passar do tempo, a Bela e a Fera foram se tornando amigos, enquanto ele se encantava cada vez
mais com sua beleza, inteligência, gentileza e bondade. Ela percebia que Fera, apesar da feiura, era uma
criatura bondosa e a tratava muito bem.
Apesar dos dias agradáveis que Bela passava no castelo, sentia saudade de seu pai. Então, ela pede à
Fera permissão para visitar o comerciante e ele concede o pedido.
A viagem de Bela durou dias, pois seu pai tinha adoecido. Mas ao retornar ao castelo encontra também a
Fera doente, porque ele achou que a tinha perdido para sempre.
Nesse momento, Bela percebe o quanto é amada e que também sentia algo muito forte por Fera: amizade,
amor e compaixão.
E chorando, pede que a Fera não morra e se case com ela. Então, ela o beija e o feitiço é desfeito. A Fera
volta a ser o belo príncipe. Eles se casam e vivem felizes para sempre.
https://www.guiaestudo.com.br/a-bela-e-a-fera
56- É possível saber quando acontece a história? Por quê? ___________________________
57- Onde se passa esse conto de fadas? _________________________________________
58- Quem são os personagens principais desse conto? ______________________________
59- Qual o conflito dessa história?________________________________________________
60- Qual foi a resolução do conflito desse conto?____________________________________
61- Como é o final da história? __________________________________________________
__________________________________________________________________________
Conto de fada!
https://www.guiaestudo.com.br/a-bela-e-a-fera
https://www.guiaestudo.com.br/a-bela-e-a-fera
https://www.guiaestudo.com.br/a-bela-e-a-fera
https://www.guiaestudo.com.br/a-bela-e-a-fera
https://www.guiaestudo.com.br/a-bela-e-a-fera
https://www.guiaestudo.com.br/a-bela-e-a-fera
https://www.guiaestudo.com.br/a-bela-e-a-fera
https://www.guiaestudo.com.br/a-bela-e-a-fera
https://www.guiaestudo.com.br/a-bela-e-a-fera
13
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
7° DIA
Era uma vez a história da escrita...
A históra da escrita
Eles escreviam em outros lugares, na pedra, na rocha, mas depois que surgiu o papiro
tudo mudou. Vamos conhecer um pouquinho a beleza dos mistérios da escrita. Como
surgiu, evoluiu, como se fez. Tudo começou com o nosso tataratatá, tataratatá, tataravô. A
família se abrigava na caverna, pra comer e pra morar. Não tinha lápis, nem caneta, nem
papel pra rabiscar, mas sempre tinha um jeito pra se comunicar, na voz e no trejeito, da
mão e do olhar. E além dos gestos, além dos sons, e muitos antes do índio Poty, já
desenhavam nas paredes. Direto pra Mesopotâmia, de olho pra mais um informe, os
sumérios inventaram a escrita, mas era complexa, até no nome: CUNEIFORME. Tudo em
placas de argila, com muitos símbolos, com muitos códigos, tudo difícil de decifrar. Lá no
Egito, mais nome esquisito, pra dizer e decorar: HIERÓGLIFO. Mil desenhos em uma
pedra era um empenho de lascar, mas à era escrita que tinham pra usar, sagrada e bem
dita na forma de ensinar. E os escribas no fim do mês, ficavam cobertos de pó.
Escrevendo textos e leis e o que mandava o Faraó. Preste atenção nesse furo, chega de
tanta pedreira. Revolucionaram a escrita, não é mais na placa, não é na rocha. Onde é
que é? É no papiro. A primeira folha de papel veio dessa planta, que não alimenta, mas
recebe tinta, fácil de escrever. A notícia viajou para Fenícia que criou um alfabeto sem
vogais. A peripécia vem da Grécia, que fez outro mais completo, com vogais! Mas só o de
Roma, espalhou suas sementes, e é usado no idioma de países diferentes, e agora
estamos nós, traçando linhas. Aprendendo a escrever, fazendo parte da história,
lembrando de agradecer. Aos mestres das pinturas rupestres, aos gênios de tantos
milênios.
Milton Karam. Turma dos escribas, mistérios da escrita e papiro.
62- Qual povo mesopotâmico inventou a escrita? ________________________________
63- Como era chamada a escrita dos povos mesopotâmicos e eram registradas em quê?
_______________________________________________________________________
64- No Egito, a escrita era chamada de ________________, ela era feita pelos ________.
Foi no Egito que descobriram a planta __________que deu origem ao papel.
65- O povo da _________criou o alfabeto sem vogais. E, na __________escreveram o
alfabeto com as vogais.
66- Os desenhos feitos pelosprimeiros homens recebiam o nome de pinturas ___________.
67- O texto fala que não podemos deixar de agradecer a quem? _____________________
_________________________________________________________________________
Explorando o texto!
Professor, acrescente atividade
complementar e explicação sobre o
conteúdo estudado.
14
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
8° DIA
Vamos produzir!
68- Para começar, leia as ideias, escolha uma em cada item, e pinte qual você escolheu:
Para começar a história
Há muitos, muitos
anos...
Era uma vez... Num reino
distante...
No mundo da
fantasia...
No tempo que as
galinhas tinham
dentes...
Onde vivia a princesa
Castelo Palácio Sítio Floresta Deserto
Como era a princesa
Bonita Feia Mentirosa Corajosa Inteligente
O que queria a princesa
Recuperar uma
poção mágica
Salvar o rei do
dragão
Encontrar um belo
príncipe
Descobrir um
tesouro secreto
Acabar com a
guerra no reino
Quem ajudou a princesa
Um príncipe Um feiticeiro Uma bruxa Um cavalheiro Um dragão
O problema da princesa ficou resolvido com
Uns sapatos
mágicos
Uma varinha de
condão
Uma máquina
inventada
Um tapete
voador
Uma chave
especial
Para terminar a história
E foram felizes
para sempre.
Pozinhos de
pirlimpimpim e a
história chegou ao
fim.
Acabado o conto
acrescentou-se
um ponto.
Louvado, louvado
está meu conto
acabado.
Ainda hoje comem
pão com melão.
a) No seu caderno, escreva seu conto. Use a criatividade e faça uma bela história. Acima,
temos algumas ideias, mas não se prenda apenas a elas. Você pode criar de acordo com
sua imaginação. Não se esqueça que todo conto possui começo, meio e fim.
15
ALUNO(A):_________________________________________________________ 
DATA:___/___/____
8° DIA
69- Se observarmos o céu noturno todos os dias, durante um mês inteiro, notaremos
mudanças no aspecto da Lua. Identifique a fase da Lua representada em cada uma das
imagens acima e, depois, responda:
a) Quantos dias, aproximadamente, dura cada fase da Lua?
_________________________________________________________________________
b) Qual é a fonte de iluminação da Lua?
_________________________________________________________________________
70- Escreva as sequências das estações do ano:
As fases da Lua representam os diferentes aspectos que vemos o satélite natural da Terra ao longo de um
ciclo. Isso acontece em virtude da variação da sua posição em relação ao nosso planeta e ao Sol.
A Lua apresenta quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma delas dura cerca de 7 a 8
dias.
Não sendo uma estrela, a Lua não emite luz própria. Entretanto, a vemos iluminada pois ela reflete a luz
proveniente do Sol
Professor, explique aos alunos o conteúdo por meio de vídeo explicativo.
As Estações do Ano 
São os períodos em que o ano é dividido de acordo com suas características climáticas. Existem quatro
estações do ano.
Como surgem as estações do ano?
As estações variam conforme a exposição aos raios solares, ou seja, de acordo com o movimento orbital da
Terra em relação ao Sol. Por esse motivo, os hemisférios Sul e Norte sempre estarão com as estações opostas.
Revisando...

Mais conteúdos dessa disciplina