Logo Passei Direto
Buscar

Patologias do Ombro

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O principal desa o dos cirurgiões que lidam com as lesões do plexo braquial é a reconstituição da complicada distribuição desses nervos. Nesse sentido, o conhecimento da anatomia do plexo braquial é fundamental para uma prática de excelência. A partir disso, analise atentamente os itens a seguir.
Estão corretos os itens:
I. As lesões que ocorrem cranialmente em relação à emergência das raízes nervosas são denominadas intraforaminais ou avulsão da raiz. Essas lesões não têm prognóstico para reconstrução microcirúrgica. Para que se possa reconstruir os nervos constituídos por essa raiz dani cada, deve-se sacri car um nervo normal para funcionar como doador. A esse processo denominase neurotização
II. O nervo toracodorsal é responsável pela inervação das digitações do músculo serrátil anterior e emerge próximo aos forames vertebrais de C5, C6 e C7.
III. O nervo supraescapular origina-se logo após a fusão de C5 e C6, abaixo do omo-hióideo, aproximadamente 2 cm acima da clavícula. Como a maior parte dos casos de lesões do plexo ocorre por mecanismo de tração, há deslocamento de todas as estruturas no sentido caudal; frequentemente o nervo supraescapular é encontrado sob a clavícula.
IV. As neurorra as terminoterminais são procedimentos em que o epineuro externo é aberto para a retirada de broses intraneurais. Nas lesões do plexo, esses procedimentos são realizados quando ocorrem lesões parciais com neuromas em continuidade e que tenham condução distal após o estímulo elétrico apropriado.
A I e II, apenas.
B II e III, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D I, II, III e IV.

Um paciente de 57 anos apresenta dor no ombro esquerdo e você suspeita de lesão do manguito rotador. Ao examinar o paciente, há dor a palpação e abdução do ombro esquerdo.
O músculo acometido provavelmente é o:
A Supraespinhal.
B Redondo menor.
C Redondo maior.
D Infraespinhal.
E Subescapular.

Mulher de 55 anos de idade vem apresentando dor de intensidade progressiva no ombro esquerdo há um mês. O histórico médico é signi cativo para obesidade e diabete tipo 2. Não há febre nem histórico de problemas em coluna cervical ou ombros.
Além de analgésico e anti-in amatório, a próxima conduta recomendada é
Ao exame físico: ombro direito normal; há dor intensa difusamente ao redor do ombro esquerdo à movimentação, associada à redução passiva e ativa dos movimentos em todos os planos; a força e a sensibilidade de ambos os braços são normais. Radiogra as simples do ombro esquerdo são normais.
A injeção de corticosteroide na articulação glenoumeral.
B injeção de corticosteroide no espaço subacromial.
C ressonância magnética do ombro afetado.
D tomografia computadorizada do ombro afetado.
E encaminhamento para fisioterapia.

Paciente feminino, 58 anos, diabética em uso de metformina, apresenta queixa de dor no ombro esquerdo há 3 meses, com piora progressiva nos últimos dias.
Qual o provável diagnóstico
Refere que a dor surge ao movimentar-se, principalmente ao executar movimentos com os braços acima do nível dos ombros, melhorando com repouso e com uso de anti-in amatórios.
Exame físico: arco de movimento ativo à esquerda limitado por dor, com teste de Neer e Hawkins positivos, teste de supinação e speed test negativos, rotações interna e externa relativamente preservados, testes de Cozen e Mill negativos.
A Síndrome do impacto.
B Tendinopatia de cabeça longa do bíceps.
C Epicondilite lateral.
D Bursite subacromial.

Essa síndrome é mais comum em mulheres de meia-idade e consiste na compressão da veia subclávia e dos nervos do plexo braquial.
Assinale a alternativa correta:
As regiões mais afetadas são o triângulo interescaleno (artéria e nervos), o espaço costoclavicular (veia) e a área subcoracoide (artéria, veia e nervos).
A Pectus escavatum.
B Síndrome da Veia Cava superior.
C Síndrome do desfiladeiro torácico.
D Síndrome da Subclávia aberrante.

Mulher, 54 anos, com ombro doloroso à direita e suspeita clínica de lesão do manguito rotador.
O músculo mais provavelmente comprometido é:
Ao exame, ombro direito com dor e importante limitação para rotação interna.
A Redondo menor
B Supraespinhal
C Infraespinhal
D Subescapular

A lesão do manguito rotador é umas das principais causas de dor no ombro.
Os músculos que formam este grupo são:
A Infraespinhal, redondo maior e supraescapular.
B Supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor.
C Supraespinhal, redondo menor, redondo maior e deltoide.
D Deltoide, bíceps e supraespinhal.
E Supraespinhal, infraepsinhal, subescapular e redondo maior.

Mulher de 56 anos há 9 meses apresenta dor na região anterolateral dos ombros com piora ao abduzir e elevar os braços e limitação para carregar pesos.
O diagnóstico e a conduta são:
Nega trauma associado, parestesias ou paresia dos membros. AP: diabética, hipertensa, dislipidêmica em uso irregular de losartana 100 mg/dia, metformina 1000 mg/dia e sinvastatina 40 mg/dia.
Exame físico: dor à manobra do arco doloroso com abdução dos braços a 80º, teste de Neer, Hawkins e Jobe positivos bilateralmente.
A polineuropatia periférica diabética; eletroneuromiografia, antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes.
B cervicobraquialgia; TC de coluna cervical e eletroneuromiografia, AINE e fisioterapia.
C miopatia necrosante imunomediada induzida por estatina; dosar CPK e anticorpos, eletroneuromiografia, biópsia muscular, altas doses de prednisona.
D doença do manguito rotador; fisioterapia, AINE, orientação para não realizar movimentos acima do nível dos ombros e evitar sobrecarga.

Assinale a alternativa incorreta quanto a Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT):
A A SDT refere-se à compressão dos vasos subclávios e dos nervos do plexo braquial na região do desfiladeiro torácico.
B Mais comumente, os sintomas se desenvolvem secundariamente ao comprometimento neural.
C Os sintomas associados a SDT variam dependendo da estrutura anatômica comprimida. Em mais de 90% dos casos são relatadas manifestações neurais.
D Uma vez confirmado o diagnóstico de SDT, a conduta inicial de tratamento é cirúrgico.
E O teste de Adson provoca um estreitamento do espaço entre os escalenos anterior e médio, resultando em compressão da artéria subclávia e do plexo braquial.

O tendão da cabeça longa do bíceps, embora anatomicamente não faça parte do tendão do manguito rotador, desempenha ação semelhante, ao abaixar e comprimir a cabeça umeral de encontro à glenoide.
A manobra acima descrita é denominada:
Sua in amação pode ser detectada posicionando o cotovelo a 90 graus, junto ao tronco, com o antebraço pronado. Pede-se ao paciente para tentar fazer a supinação contra a resistência. A manifestação de dor no sulco intertubercular, durante este teste, indica a presença de tendinite.
A Phalen.
B Yergason.
C Jobe.
D Yocum.

Soraia, 58 anos, solteira, diagnóstico prévio de depressão, com sintomas de ansiedade piorados nos últimos meses devido à pandemia de coronavírus, busca seu médico de família com queixa de dor em ombro direito que vem se agravando paulatinamente ao longo dos últimos dois meses, piorando durante à noite.
Sobre o caso em questão é correto afirmar:
Por conta fez uso de Ibuprofeno 600mg de 8-8 h por 7 dias há cerca de um mês, mas achou que teve alívio muito discreto e momentâneo.
Nega outras queixas ou outros problemas de saúde. Ao exame apresenta dor à palpação de região deltoidea com limitação (" rme") de abdução tanto ativa quanto passiva a cerca de 60 graus.
Também apresenta limitação ativa e passiva para rotação externa. Não apresenta calor ou rubor local.
Aposentada, mora só, próximo à mãe, sendo responsável por seus cuidados. De esforço físico, cita somente a limpeza de sua casa.
A Uma injeção com anestésico no espaço extra articular subacromial pode auxiliar no diagnóstico diferencial entre tendinopatia do manguito rotador e capsulite adesiva.
B A restrição importante para abdução torna a hipótese diagnóstica de capsulite adesiva como a mais provável. Confirmado diagnóstico, terapia cirúrgica está indicada.
C Embora a hipótese de capsulite adesiva não possa ser descartada, a presença de limitação da rotação externa tanto ativa quanto passiva indica diagnóstico mais provável de tendinite bicipital.
D Caso Soraia apresente um teste de Jobe positivo, dado ser um teste bastante específico, o diagnóstico de ruptura do tendão do músculo deltoide seria praticamente fechado.

Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) são doenças relacionadas ao ambiente de trabalho que traz consequências signi cativas para os funcionários e impacta na produtividade da empresa.
Sobre as lesões osteomusculares, assinale a alternativa correta.
A A bursite ocorre em várias localizações, tais como cotovelo, joelho, ombro, e pode ser causada por sífilis, tuberculose, brucelose, gonorreia, entre outras doenças.
B A síndrome de colisão do ombro, também chamada de "síndrome do impacto", é uma síndrome clínica que pode resultar em dor, fraqueza e perda dos movimentos do braço.
C Na síndrome do manguito rotador, o quadro clínico caracteriza-se por dor intermitente no ombro, que piora com esforços físicos e à noite. A dor nunca se irradia para a face lateral do braço.
D No exercício laboral, movimentos repetitivos, esforços físicos e jornadas de trabalho excessivas não devem ser considerados fatores causadores de lesões osteomusculares.
E A epicondilite lateral (cotovelo do golfista) é a inflamação do tendão do músculo flexor carpo radial e quadrado pronador.

Mulher, 55 anos de idade, sofreu queda sobre o ombro evoluindo com dor na região anterolateral do ombro e braço.
Assinale a alternativa que corresponde à lesão mais provável.
Exame físico: incapacidade de rotação lateral do ombro e teste de Patte positivo. As radiogra as do ombro são normais.
A Lesão do tendão do supraespinal.
B Lesão do tendão do subescapular.
C Lesão do tendão do peitoral maior.
D Lesão do tendão do infraespinal.

O plexo braquial emerge, na região cervical, entre os músculos:
A Esternocleidomastoideo e escaleno anterior.
B Escaleno anterior e escaleno médio.
C Escaleno médio e escaleno posterior.
D Escaleno posterior e trapézio.

O teste de Gerber, ou Lift-off test, pesquisa o músculo:
A Supraespinhoso.
B Infraespinhoso.
C Redondo menor.
D Subescapular.

Qual a inervação dos músculos redondo maior e infraespinhoso, respectivamente?
A Nervo toracodorsal e supraescapular.
B Nervo axilar e toracodorsal.
C Nervo axilar e supraescapular.
D Nervo escapular dorsal e supraescapular.

As afecções do ombro são comuns, e muitas vezes provocam grande incapacidade funcional. A história clínica, por vezes, é insu ciente para o diagnóstico das lesões do manguito rotador.
Para o auxílio diagnóstico da síndrome do impacto do ombro, pode-se usar o teste de;
A Phalen.
B Allen.
C Neer.
D Yergason.

A síndrome da compressão torácica ou do desfiladeiro torácico se caracteriza por compressão de:
A) Artéria e/ou veia subclávia e/ou nervo do plexo braquial.
B) Ducto torácico.
C) Artéria torácica interna.
D) Veia cava superior.

Observando a história do paciente João e a discussão entre a médica da USF e o colega residente em ortopedia, a melhor opção na consulta realmente teria sido:
A melhor opção na consulta realmente teria sido:
A A informada pelo residente de ortopedia de referenciar o paciente para o ortopedista já que esse tipo de situação não se resolve na Atenção Primária à Saúde.
B A de não encaminhar, mas solicitar ultrassonografia do ombro e não a ressonância magnética, pois é mais barato para os pacientes que frequentam a Atenção Primária à Saúde.
C A tomada pela médica, pois a história e exames físicos reforçam a avaliação de tendinopatia e o manejo inicial deveria ser como o recomendado pelo profissional.
D A orientada pelo residente de ortopedia, somente após a chegada do resultado da ressonância magnética, que é o exame padrão ouro para os sintomas do paciente.
E A orientada pelo residente de ortopedia, porém sem a necessidade do exame de imagem, já que a história e exame físico reforçam lesão que requer tratamento cirúrgico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O principal desa o dos cirurgiões que lidam com as lesões do plexo braquial é a reconstituição da complicada distribuição desses nervos. Nesse sentido, o conhecimento da anatomia do plexo braquial é fundamental para uma prática de excelência. A partir disso, analise atentamente os itens a seguir.
Estão corretos os itens:
I. As lesões que ocorrem cranialmente em relação à emergência das raízes nervosas são denominadas intraforaminais ou avulsão da raiz. Essas lesões não têm prognóstico para reconstrução microcirúrgica. Para que se possa reconstruir os nervos constituídos por essa raiz dani cada, deve-se sacri car um nervo normal para funcionar como doador. A esse processo denominase neurotização
II. O nervo toracodorsal é responsável pela inervação das digitações do músculo serrátil anterior e emerge próximo aos forames vertebrais de C5, C6 e C7.
III. O nervo supraescapular origina-se logo após a fusão de C5 e C6, abaixo do omo-hióideo, aproximadamente 2 cm acima da clavícula. Como a maior parte dos casos de lesões do plexo ocorre por mecanismo de tração, há deslocamento de todas as estruturas no sentido caudal; frequentemente o nervo supraescapular é encontrado sob a clavícula.
IV. As neurorra as terminoterminais são procedimentos em que o epineuro externo é aberto para a retirada de broses intraneurais. Nas lesões do plexo, esses procedimentos são realizados quando ocorrem lesões parciais com neuromas em continuidade e que tenham condução distal após o estímulo elétrico apropriado.
A I e II, apenas.
B II e III, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D I, II, III e IV.

Um paciente de 57 anos apresenta dor no ombro esquerdo e você suspeita de lesão do manguito rotador. Ao examinar o paciente, há dor a palpação e abdução do ombro esquerdo.
O músculo acometido provavelmente é o:
A Supraespinhal.
B Redondo menor.
C Redondo maior.
D Infraespinhal.
E Subescapular.

Mulher de 55 anos de idade vem apresentando dor de intensidade progressiva no ombro esquerdo há um mês. O histórico médico é signi cativo para obesidade e diabete tipo 2. Não há febre nem histórico de problemas em coluna cervical ou ombros.
Além de analgésico e anti-in amatório, a próxima conduta recomendada é
Ao exame físico: ombro direito normal; há dor intensa difusamente ao redor do ombro esquerdo à movimentação, associada à redução passiva e ativa dos movimentos em todos os planos; a força e a sensibilidade de ambos os braços são normais. Radiogra as simples do ombro esquerdo são normais.
A injeção de corticosteroide na articulação glenoumeral.
B injeção de corticosteroide no espaço subacromial.
C ressonância magnética do ombro afetado.
D tomografia computadorizada do ombro afetado.
E encaminhamento para fisioterapia.

Paciente feminino, 58 anos, diabética em uso de metformina, apresenta queixa de dor no ombro esquerdo há 3 meses, com piora progressiva nos últimos dias.
Qual o provável diagnóstico
Refere que a dor surge ao movimentar-se, principalmente ao executar movimentos com os braços acima do nível dos ombros, melhorando com repouso e com uso de anti-in amatórios.
Exame físico: arco de movimento ativo à esquerda limitado por dor, com teste de Neer e Hawkins positivos, teste de supinação e speed test negativos, rotações interna e externa relativamente preservados, testes de Cozen e Mill negativos.
A Síndrome do impacto.
B Tendinopatia de cabeça longa do bíceps.
C Epicondilite lateral.
D Bursite subacromial.

Essa síndrome é mais comum em mulheres de meia-idade e consiste na compressão da veia subclávia e dos nervos do plexo braquial.
Assinale a alternativa correta:
As regiões mais afetadas são o triângulo interescaleno (artéria e nervos), o espaço costoclavicular (veia) e a área subcoracoide (artéria, veia e nervos).
A Pectus escavatum.
B Síndrome da Veia Cava superior.
C Síndrome do desfiladeiro torácico.
D Síndrome da Subclávia aberrante.

Mulher, 54 anos, com ombro doloroso à direita e suspeita clínica de lesão do manguito rotador.
O músculo mais provavelmente comprometido é:
Ao exame, ombro direito com dor e importante limitação para rotação interna.
A Redondo menor
B Supraespinhal
C Infraespinhal
D Subescapular

A lesão do manguito rotador é umas das principais causas de dor no ombro.
Os músculos que formam este grupo são:
A Infraespinhal, redondo maior e supraescapular.
B Supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor.
C Supraespinhal, redondo menor, redondo maior e deltoide.
D Deltoide, bíceps e supraespinhal.
E Supraespinhal, infraepsinhal, subescapular e redondo maior.

Mulher de 56 anos há 9 meses apresenta dor na região anterolateral dos ombros com piora ao abduzir e elevar os braços e limitação para carregar pesos.
O diagnóstico e a conduta são:
Nega trauma associado, parestesias ou paresia dos membros. AP: diabética, hipertensa, dislipidêmica em uso irregular de losartana 100 mg/dia, metformina 1000 mg/dia e sinvastatina 40 mg/dia.
Exame físico: dor à manobra do arco doloroso com abdução dos braços a 80º, teste de Neer, Hawkins e Jobe positivos bilateralmente.
A polineuropatia periférica diabética; eletroneuromiografia, antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes.
B cervicobraquialgia; TC de coluna cervical e eletroneuromiografia, AINE e fisioterapia.
C miopatia necrosante imunomediada induzida por estatina; dosar CPK e anticorpos, eletroneuromiografia, biópsia muscular, altas doses de prednisona.
D doença do manguito rotador; fisioterapia, AINE, orientação para não realizar movimentos acima do nível dos ombros e evitar sobrecarga.

Assinale a alternativa incorreta quanto a Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT):
A A SDT refere-se à compressão dos vasos subclávios e dos nervos do plexo braquial na região do desfiladeiro torácico.
B Mais comumente, os sintomas se desenvolvem secundariamente ao comprometimento neural.
C Os sintomas associados a SDT variam dependendo da estrutura anatômica comprimida. Em mais de 90% dos casos são relatadas manifestações neurais.
D Uma vez confirmado o diagnóstico de SDT, a conduta inicial de tratamento é cirúrgico.
E O teste de Adson provoca um estreitamento do espaço entre os escalenos anterior e médio, resultando em compressão da artéria subclávia e do plexo braquial.

O tendão da cabeça longa do bíceps, embora anatomicamente não faça parte do tendão do manguito rotador, desempenha ação semelhante, ao abaixar e comprimir a cabeça umeral de encontro à glenoide.
A manobra acima descrita é denominada:
Sua in amação pode ser detectada posicionando o cotovelo a 90 graus, junto ao tronco, com o antebraço pronado. Pede-se ao paciente para tentar fazer a supinação contra a resistência. A manifestação de dor no sulco intertubercular, durante este teste, indica a presença de tendinite.
A Phalen.
B Yergason.
C Jobe.
D Yocum.

Soraia, 58 anos, solteira, diagnóstico prévio de depressão, com sintomas de ansiedade piorados nos últimos meses devido à pandemia de coronavírus, busca seu médico de família com queixa de dor em ombro direito que vem se agravando paulatinamente ao longo dos últimos dois meses, piorando durante à noite.
Sobre o caso em questão é correto afirmar:
Por conta fez uso de Ibuprofeno 600mg de 8-8 h por 7 dias há cerca de um mês, mas achou que teve alívio muito discreto e momentâneo.
Nega outras queixas ou outros problemas de saúde. Ao exame apresenta dor à palpação de região deltoidea com limitação (" rme") de abdução tanto ativa quanto passiva a cerca de 60 graus.
Também apresenta limitação ativa e passiva para rotação externa. Não apresenta calor ou rubor local.
Aposentada, mora só, próximo à mãe, sendo responsável por seus cuidados. De esforço físico, cita somente a limpeza de sua casa.
A Uma injeção com anestésico no espaço extra articular subacromial pode auxiliar no diagnóstico diferencial entre tendinopatia do manguito rotador e capsulite adesiva.
B A restrição importante para abdução torna a hipótese diagnóstica de capsulite adesiva como a mais provável. Confirmado diagnóstico, terapia cirúrgica está indicada.
C Embora a hipótese de capsulite adesiva não possa ser descartada, a presença de limitação da rotação externa tanto ativa quanto passiva indica diagnóstico mais provável de tendinite bicipital.
D Caso Soraia apresente um teste de Jobe positivo, dado ser um teste bastante específico, o diagnóstico de ruptura do tendão do músculo deltoide seria praticamente fechado.

Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) são doenças relacionadas ao ambiente de trabalho que traz consequências signi cativas para os funcionários e impacta na produtividade da empresa.
Sobre as lesões osteomusculares, assinale a alternativa correta.
A A bursite ocorre em várias localizações, tais como cotovelo, joelho, ombro, e pode ser causada por sífilis, tuberculose, brucelose, gonorreia, entre outras doenças.
B A síndrome de colisão do ombro, também chamada de "síndrome do impacto", é uma síndrome clínica que pode resultar em dor, fraqueza e perda dos movimentos do braço.
C Na síndrome do manguito rotador, o quadro clínico caracteriza-se por dor intermitente no ombro, que piora com esforços físicos e à noite. A dor nunca se irradia para a face lateral do braço.
D No exercício laboral, movimentos repetitivos, esforços físicos e jornadas de trabalho excessivas não devem ser considerados fatores causadores de lesões osteomusculares.
E A epicondilite lateral (cotovelo do golfista) é a inflamação do tendão do músculo flexor carpo radial e quadrado pronador.

Mulher, 55 anos de idade, sofreu queda sobre o ombro evoluindo com dor na região anterolateral do ombro e braço.
Assinale a alternativa que corresponde à lesão mais provável.
Exame físico: incapacidade de rotação lateral do ombro e teste de Patte positivo. As radiogra as do ombro são normais.
A Lesão do tendão do supraespinal.
B Lesão do tendão do subescapular.
C Lesão do tendão do peitoral maior.
D Lesão do tendão do infraespinal.

O plexo braquial emerge, na região cervical, entre os músculos:
A Esternocleidomastoideo e escaleno anterior.
B Escaleno anterior e escaleno médio.
C Escaleno médio e escaleno posterior.
D Escaleno posterior e trapézio.

O teste de Gerber, ou Lift-off test, pesquisa o músculo:
A Supraespinhoso.
B Infraespinhoso.
C Redondo menor.
D Subescapular.

Qual a inervação dos músculos redondo maior e infraespinhoso, respectivamente?
A Nervo toracodorsal e supraescapular.
B Nervo axilar e toracodorsal.
C Nervo axilar e supraescapular.
D Nervo escapular dorsal e supraescapular.

As afecções do ombro são comuns, e muitas vezes provocam grande incapacidade funcional. A história clínica, por vezes, é insu ciente para o diagnóstico das lesões do manguito rotador.
Para o auxílio diagnóstico da síndrome do impacto do ombro, pode-se usar o teste de;
A Phalen.
B Allen.
C Neer.
D Yergason.

A síndrome da compressão torácica ou do desfiladeiro torácico se caracteriza por compressão de:
A) Artéria e/ou veia subclávia e/ou nervo do plexo braquial.
B) Ducto torácico.
C) Artéria torácica interna.
D) Veia cava superior.

Observando a história do paciente João e a discussão entre a médica da USF e o colega residente em ortopedia, a melhor opção na consulta realmente teria sido:
A melhor opção na consulta realmente teria sido:
A A informada pelo residente de ortopedia de referenciar o paciente para o ortopedista já que esse tipo de situação não se resolve na Atenção Primária à Saúde.
B A de não encaminhar, mas solicitar ultrassonografia do ombro e não a ressonância magnética, pois é mais barato para os pacientes que frequentam a Atenção Primária à Saúde.
C A tomada pela médica, pois a história e exames físicos reforçam a avaliação de tendinopatia e o manejo inicial deveria ser como o recomendado pelo profissional.
D A orientada pelo residente de ortopedia, somente após a chegada do resultado da ressonância magnética, que é o exame padrão ouro para os sintomas do paciente.
E A orientada pelo residente de ortopedia, porém sem a necessidade do exame de imagem, já que a história e exame físico reforçam lesão que requer tratamento cirúrgico.

Prévia do material em texto

Patologias do Ombro
vinicius martins - 500.237.318-69
Acessar Lista
Questão 1 Plexo Braquial Patologias do Ombro
O principal desa o dos cirurgiões que lidam com as lesões do plexo braquial é a reconstituição da complicada distribuição
desses nervos. Nesse sentido, o conhecimento da anatomia do plexo braquial é fundamental para uma prática de
excelência. A partir disso, analise atentamente os itens a seguir.
I. As lesões que ocorrem cranialmente em relação à emergência das raízes nervosas são denominadas intraforaminais ou
avulsão da raiz. Essas lesões não têm prognóstico para reconstrução microcirúrgica. Para que se possa reconstruir os
nervos constituídos por essa raiz dani cada, deve-se sacri car um nervo normal para funcionar como doador. A esse
processo denominase neurotização
II. O nervo toracodorsal é responsável pela inervação das digitações do músculo serrátil anterior e emerge próximo aos
forames vertebrais de C5, C6 e C7.
III. O nervo supraescapular origina-se logo após a fusão de C5 e C6, abaixo do omo-hióideo, aproximadamente 2 cm
acima da clavícula. Como a maior parte dos casos de lesões do plexo ocorre por mecanismo de tração, há deslocamento
de todas as estruturas no sentido caudal; frequentemente o nervo supraescapular é encontrado sob a clavícula.
IV. As neurorra as terminoterminais são procedimentos em que o epineuro externo é aberto para a retirada de broses
intraneurais. Nas lesões do plexo, esses procedimentos são realizados quando ocorrem lesões parciais com neuromas em
continuidade e que tenham condução distal após o estímulo elétrico apropriado.
Estão corretos os itens: 
A I e II, apenas.
B II e III, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D I, II, III e IV.
4000216207
Questão 2 Diagnóstico Apresentação clínica
Um paciente de 57 anos apresenta dor no ombro esquerdo e você suspeita de lesão do manguito rotador. Ao examinar o
paciente, há dor a palpação e abdução do ombro esquerdo. O músculo acometido provavelmente é o:
A Supraespinhal.
B Redondo menor.
C Redondo maior.
D Infraespinhal.
E Subescapular.
4000207677
https://med.estrategia.com/cadernos-e-simulados/cadernos/2be41914-825d-4e4d-b423-849c4bc19cf7
Questão 3 Condutas e tratamento
Mulher de 55 anos de idade vem apresentando dor de intensidade progressiva no ombro esquerdo há um mês. O histórico
médico é signi cativo para obesidade e diabete tipo 2. Não há febre nem histórico de problemas em coluna cervical ou
ombros. Ao exame físico: ombro direito normal; há dor intensa difusamente ao redor do ombro esquerdo à movimentação,
associada à redução passiva e ativa dos movimentos em todos os planos; a força e a sensibilidade de ambos os braços são
normais. Radiogra as simples do ombro esquerdo são normais. Além de analgésico e anti-in amatório, a próxima conduta
recomendada é
A injeção de corticosteroide na articulação glenoumeral.
B injeção de corticosteroide no espaço subacromial.
C ressonância magnética do ombro afetado.
D tomografia computadorizada do ombro afetado.
E encaminhamento para fisioterapia.
4000190466
Questão 4 Apresentação clínica Diagnóstico
Paciente feminino, 58 anos, diabética em uso de metformina, apresenta queixa de dor no ombro esquerdo há 3 meses, com
piora progressiva nos últimos dias. Refere que a dor surge ao movimentar-se, principalmente ao executar movimentos com
os braços acima do nível dos ombros, melhorando com repouso e com uso de anti-in amatórios. Exame físico: arco de
movimento ativo à esquerda limitado por dor, com teste de Neer e Hawkins positivos, teste de supinação e speed test
negativos, rotações interna e externa relativamente preservados, testes de Cozen e Mill negativos.Qual o provável
diagnóstico
A Síndrome do impacto.
B Tendinopatia de cabeça longa do bíceps.
C Epicondilite lateral.
D Bursite subacromial.
4000189575
Questão 5 Síndrome do Desf iladeiro Torácico
Essa síndrome é mais comum em mulheres de meia-idade e consiste na compressão da veia subclávia e dos nervos do
plexo braquial. As regiões mais afetadas são o triângulo interescaleno (artéria e nervos), o espaço costoclavicular (veia) e a
área subcoracoide (artéria, veia e nervos).
A Pectus escavatum.
B Síndrome da Veia Cava superior.
C Síndrome do desfiladeiro torácico.
D Síndrome da Subclávia aberrante.
4000187526
Questão 6 Apresentação clínica
Mulher, 54 anos, com ombro doloroso à direita e suspeita clínica de lesão do manguito rotador. Ao exame, ombro direito
com dor e importante limitação para rotação interna. O músculo mais provavelmente comprometido é:
A Redondo menor
B Supraespinhal
C Infraespinhal
D Subescapular
4000183080
Questão 7 Anatomia muscular e inervação Epidemiologia e f isiopatologia
A lesão do manguito rotador é umas das principais causas de dor no ombro. Os músculos que formam este grupo são:
A Infraespinhal, redondo maior e supraescapular.
B Supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor.
C Supraespinhal, redondo menor, redondo maior e deltoide.
D Deltoide, bíceps e supraespinhal.
E Supraespinhal, infraepsinhal, subescapular e redondo maior.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000181871
Questão 8 Diagnóstico
Para o diagnóstico clínico da síndrome do des ladeiro torácico (Thoracic Outlet Syndrome – TOS), patologia que acomete
geralmente mulheres na meia idade, algumas manobras clínicas podem ser empregadas, como o teste de
A percussão dígito digital do trapézio (Chvostek).
B extensão do membro superior (Blumberg).
C abdução do membro superior (Lapinski).
D escaleno (Adson).
E extensão da mão ipsilateral à lesão (Tinel).
Essa questão possui comentário do professor no site 4000191065
Questão 9 Síndrome do Manguito Rotador
Mulher de 56 anos há 9 meses apresenta dor na região anterolateral dos ombros com piora ao abduzir e elevar os braços e
limitação para carregar pesos. Nega trauma associado, parestesias ou paresia dos membros. AP: diabética,
hipertensa, dislipidêmica em uso irregular de losartana 100 mg/dia, metformina 1000 mg/dia e sinvastatina 40 mg/dia.
Exame físico: dor à manobra do arco doloroso com abdução dos braços a 80º, teste de Neer, Hawkins e Jobe positivos
bilateralmente. O diagnóstico e a conduta são:
A polineuropatia periférica diabética; eletroneuromiografia, antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes.
B cervicobraquialgia; TC de coluna cervical e eletroneuromiografia, AINE e fisioterapia.
C miopatia necrosante imunomediada induzida por estatina; dosar CPK e anticorpos, eletroneuromiografia, biópsia
muscular, altas doses de prednisona.
D doença do manguito rotador; fisioterapia, AINE, orientação para não realizar movimentos acima do nível
dos ombros e evitar sobrecarga.
4000170059
Questão 10 Síndrome do Desf iladeiro Torácico Apresentação clínica Diagnóstico
Assinale a alternativa incorreta quanto a Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT):
A A SDT refere-se à compressão dos vasos subclávios e dos nervos do plexo braquial na região do desfiladeiro
torácico
B Mais comumente, os sintomas se desenvolvem secundariamente ao comprometimento neural.
C Os sintomas associados a SDT variam dependendo da estrutura anatômica comprimida. Em mais de 90% dos
casos são relatadas manifestações neurais
D Uma vez confirmado o diagnóstico de SDT, a conduta inicial de tratamento é cirúrgico
E O teste de Adson provoca um estreitamento do espaço entre os escalenos anterior e médio, resultando em
compressão da artéria subclávia e do plexo braquial.
4000167960
Questão 11 Semiologia do ombro
O tendão da cabeça longa do bíceps, embora anatomicamente não faça parte do tendão do manguito rotador,
desempenha ação semelhante, ao abaixar e comprimir a cabeça umeral de encontro à glenoide. Sua in amação pode ser
detectada posicionando o cotovelo a 90 graus, junto ao tronco, com o antebraço pronado. Pede-se ao paciente para
tentar fazer a supinação contra a resistência. A manifestação de dor no sulco intertubercular, durante este teste, indica a
presença de tendinite. A manobraacima descrita é denominada:
A Phalen.
B Yergason.
C Jobe.
D Yocum.
4000166378
Questão 12 Diagnóstico Condutas e tratamento Apresentação clínica
Soraia, 58 anos, solteira, diagnóstico prévio de depressão, com sintomas de ansiedade piorados nos últimos meses devido
à pandemia de coronavírus, busca seu médico de família com queixa de dor em ombro direito que vem se agravando
paulatinamente ao longo dos últimos dois meses, piorando durante à noite. Por conta fez uso de Ibuprofeno 600mg de 8-8
h por 7 dias há cerca de um mês, mas achou que teve alívio muito discreto e momentâneo. Nega outras queixas ou outros
problemas de saúde. Ao exame apresenta dor à palpação de região deltoidea com limitação ("" rme"") de abdução tanto
ativa quanto passiva a cerca de 60 graus. Também apresenta limitação ativa e passiva para rotação externa. Não apresenta
calor ou rubor local. Aposentada, mora só, próximo à mãe, sendo responsável por seus cuidados. De esforço físico, cita
somente a limpeza de sua casa. Sobre o caso em questão é correto afirmar:
A Uma injeção com anestésico no espaço extra articular subacromial pode auxiliar no diagnóstico diferencial entre
tendinopatia do manguito rotador e capsulite adesiva.
B A restrição importante para abdução torna a hipótese diagnóstica de capsulite adesiva como a mais provável.
Confirmado diagnóstico, terapia cirúrgica está indicada.
C Embora a hipótese de capsulite adesiva não possa ser descartada, a presença de limitação da rotação externa
tanto ativa quanto passiva indica diagnóstico mais provável de tendinite bicipital
D Caso Soraia apresente um teste de Jobe positivo, dado ser um teste bastante específico, o diagnóstico de
ruptura do tendão do músculo deltoide seria praticamente fechado.
4000172990
Questão 13 Semiologia da coluna vertebral Semiologia da mão Semiologia do ombro
Baseado nas técnicas semiológicas de exame físico osteomuscular, relacione as opções de locais/morbidades testados e
os respectivos testes. 
a) Tendinopatia de ombro. 
b) Síndrome do túnel do carpo. 
c) Espondilite anquilosante. 
d) Tendinite de Quervain. 
1) Jobe; 
2) Schober; 
3) Phalen;
4) Filkenstein.
A a-1; b-3; c-2; d-4.
B a-1; b-4; c-2; d-3.
C a-4; b-3; c-2; d-1.
D a-4; b-1; c-2; d-3.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000170677
Questão 14 Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho DORT Lesão por esf orços repetitivos LER
Síndrome do Impacto do Ombro
Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) são doenças relacionadas ao ambiente de trabalho que traz
consequências signi cativas para os funcionários e impacta na produtividade da empresa. Por essa razão, é fundamental
conhecer suas características para auxiliar no diagnóstico precoce. Sobre as lesões osteomusculares, assinale a alternativa
correta.
A A bursite ocorre em várias localizações, tais como cotovelo, joelho, ombro, e pode ser causada por sífilis,
tuberculose, brucelose, gonorreia, entre outras doenças.
B A síndrome de colisão do ombro, também chamada de ""síndrome do impacto"", é uma síndrome clínica que
pode resultar em dor, fraqueza e perda dos movimentos do braço.
C Na síndrome do manguito rotador, o quadro clínico caracteriza-se por dor intermitente no ombro, que piora com
esforços físicos e à noite. A dor nunca se irradia para a face lateral do braço.
D No exercício laboral, movimentos repetitivos, esforços físicos e jornadas de trabalho excessivas não devem ser
considerados fatores causadores de lesões osteomusculares.
E A epicondilite lateral (cotovelo do golfista) é a inflamação do tendão do músculo flexor carpo radial e quadrado
pronador.
4000145101
Questão 15 Semiologia do ombro
Mulher, 55 anos de idade, sofreu queda sobre o ombro evoluindo com dor na região anterolateral do ombro e braço.
Exame físico: incapacidade de rotação lateral do ombro e teste de Patte positivo. As radiogra as do ombro são normais.
Assinale a alternativa que corresponde à lesão mais provável.
A Lesão do tendão do supraespinal.
B Lesão do tendão do subescapular.
C Lesão do tendão do peitoral maior.
D Lesão do tendão do infraespinal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000144778
Questão 16 Síndrome do Desf iladeiro Torácico
O plexo braquial emerge, na região cervical, entre os músculos:
A Esternocleidomastoideo e escaleno anterior.
B Escaleno anterior e escaleno médio.
C Escaleno médio e escaleno posterior.
D Escaleno posterior e trapézio.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000132978
Questão 17 Semiologia do ombro
O teste de Gerber, ou Lift-off test, pesquisa o músculo:
A Supraespinhoso.
B Infraespinhoso.
C Redondo menor.
D Subescapular.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000132955
Questão 18 Anatomia muscular e inervação
Qual a inervação dos músculos redondo maior e infraespinhoso, respectivamente?
A Nervo toracodorsal e supraescapular.
B Nervo axilar e toracodorsal.
C Nervo axilar e supraescapular.
D Nervo escapular dorsal e supraescapular.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000131712
Questão 19 Testes para impacto do ombro Síndrome do Impacto do Ombro
As afecções do ombro são comuns, e muitas vezes provocam grande incapacidade funcional. A história clínica, por vezes,
é insu ciente para o diagnóstico das lesões do manguito rotador. Dessa forma, lança-se mão do exame físico, com a
realização de testes especiais. Para o auxílio diagnóstico da síndrome do impacto do ombro, pode-se usar o teste de;
A Phalen.
B Allen.
C Neer.
D Yergason.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000131242
Questão 20 Apresentação clínica
A síndrome da compressão torácica ou do desfiladeiro torácico se caracteriza por compressão de:
 
A Artéria e/ou veia subclávia e/ou nervo do plexo braquial.
 
B Ducto torácico.
 
C Artéria torácica interna.
 
D Veia cava superior.
4000129390
Questão 21 Síndrome do Manguito Rotador
João tem 45 anos e vem à Unidade de Saúde da Família (UFS) referindo dor no ombro direto, que piora quando eleva o
membro superior acima da cabeça. Nega história de trauma. Trabalha como estoquista em um supermercado. Ao exame
físico, foi identi cado dor na região subacromial à palpação; amplitude de movimento preservada à movimentação passiva e
diminuída à movimentação ativa de elevação; dor no teste de Apley, força preservada e dor nas manobras de Neer e
Hawkins. Pela história exame físico, a médica da USF identi ca tendinopatia do manguito rotador e orienta crioterapia, uso
de AINE, repouso relativo (fornece atestado para 10 dias) e encaminhamento para sioterapia. Discutindo o caso com um
colega residente de ortopedia, a médica foi repreendida por não ter encaminhado o paciente João para o especialista ou
por não ter solicitado uma ressonância magnética do ombro, pois havia o risco de haver lesão no tendão do
supraespinhoso. Observando a história do paciente João e a discussão entre a médica da USF e o colega residente em
ortopedia, a melhor opção na consulta realmente teria sido:
A A informada pelo residente de ortopedia de referenciar o paciente para o ortopedista já que esse tipo de situação
não se resolve na Atenção Primária à Saúde.
B A de não encaminhar, mas solicitar ultrassonografia do ombro e não a ressonância magnética, pois é mais barato
para os pacientes que frequentam a Atenção Primária à Saúde.
C A tomada pela médica, pois a história e exames físicos reforçam a avaliação de tendinopatia e o manejo inicial
deveria ser como o recomendado pelo profissional. 
D A orientada pelo residente de ortopedia, somente após a chegada do resultado da ressonância magnética, que é
o exame padrão ouro para os sintomas do paciente.
E A orientada pelo residente de ortopedia, porém sem a necessidade do exame de imagem, já que a história e
exame físico reforçam lesão que requer tratamento cirúrgico.
4000128439
Questão 22 Epidemiologia e f isiopatologia
As estruturas anatômicas que entram em colisão em pacientescom a síndrome do impacto do ombro são
A tubérculo maior do úmero e terço distal da clavícula.
B terço distal da clavícula e tubérculo menor do úmero.
C tubérculo menor do úmero e acrômio.
D acrômio e tubérculo maior do úmero.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000120291
Questão 23 Apresentação clínica
A tendinite dos rotadores é a principal causa de dor no ombro e caracteriza-se, ao exame físico, por:
A Aumento de volume da região deltoidea.
B Atrofia da musculatura bicipital.
C Dor à flexão do ombro contra resistência e à abdução ativa.
D Luxação da cabeça umeral.
E Edema na articulação do ombro
Essa questão possui comentário do professor no site 4000116440
Questão 24 Diagnóstico
Mulher, 40 anos, professora de escola pública estadual há 15 anos, começou a apresentar dor no ombro com limitação de
movimentos de elevação e abdução do braço direito, interferindo em suas atividades cotidianas e laborais, tais como:
pentear o cabelo, abotoar o sutiã e escrever na lousa. Nega história de trauma local. Diante do quadro clínico, assinale a
alternativa correta quanto à hipótese diagnóstica:
A Síndrome do desfiladeiro cervical
B Síndrome do túnel do carpo
C Síndrome do manguito rotador
D Tendinite de Quervain
Essa questão possui comentário do professor no site 4000104252
Questão 25 Diagnóstico
Mulher, 32a, procura Unidade de Pronto Atendimento por dor em pontada, contínua e progressiva no quarto e quinto dedos
da mão direita há 1 mês, com piora há 3 dias associada a palidez e parestesia ao estender roupas no varal, sem melhora com
analgésicos. Exame físico: PA= 124x76 mmHg, FC= 87 bpm, FR= 17 irpm, Oximetria de pulso (ar ambiente)= 99%. PARA O
DIAGNÓSTICO DEVE-SE REALIZAR A MANOBRA DE:
A Adson.
B Phalen.
C Neer.
D Cattell Braasch.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000099408
Questão 26 Apresentação clínica Diagnóstico
Os testes de Adson, Roos, Halsted e Wright são usados para o diagnóstico da síndrome:
A de savant
B de Behçet
C de Ehlers-Danlos
D do desfiladeiro torácico
Essa questão possui comentário do professor no site 4000084220
Questão 27 Capsulite adesiva
Paciente masculino, 55 anos de idade, diabético, queixa-se de dor na região do ombro direito há 3 meses. Não consegue
mais realizar atividades domésticas, como passar roupas ou trocar uma lâmpada no teto. A dor é contínua, inclusive durante
a noite. O médico suspeita de capsulite adesiva do ombro. Quanto ao achado no exame físico mais característico nesta
doença, assinale a alternativa correta.
A Atrofia da musculatura do supraespinhoso e infraespinhoso.
B Atrofia da musculatura escapular, com elevação da mesma.
C Diminuição da amplitude de movimento somente ativo.
D Diminuição da amplitude de movimento somente passivo.
E Diminuição da amplitude de movimento passivo e ativo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000061984
Questão 28 Síndrome do Manguito Rotador
Paciente, 60 anos, é cozinheira e procura a unidade de saúde porque há 3 semanas vem apresentando forte dor em ombro
direito, principalmente ao cozinhar, varrer a casa e estender roupa no varal. O que tirou a dor momentaneamente foi tomar
um medicamento originalmente prescrito para seu marido após uma cirurgia do joelho. Observa que, talvez pelo uso desse
fármaco, cou com o intestino "ressecado". Mesmo assim solicita receita porque gostou muito dos efeitos e a farmácia
exigiu prescrição médica para lhe vender. Avalie as asserções a seguir: 
I) Provavelmente trata-se de constipação por uso de derivados de opioide 
II) Anamnese e exame físico não bastam para de nir a abordagem terapêutica e o exame de escolha é o ultrassom, por ter
baixo custo. 
III) Trata-se de uma dor de ritmo inflamatório e, portanto, AINE auxiliaria no processo cicatricial da lesão no ombro. 
IV) Paciente deve ser orientada a realizar repouso absoluto do ombro para que haja remissão completa da dor. 
Assinale a alternativa que indique a (s) assertiva (s) CORRETA (S):
A Apenas a I está correta.
B Apenas a III está correta.
C Apenas I e III estão corretas.
D Apenas I e II estão corretas.
E Todos estão corretas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000051849
Questão 29 Anatomia muscular e inervação Epidemiologia e f isiopatologia
No estudo do manguito rotador, frequentemente acometido por lesões que determinam dor no ombro, análises
microangiográficas revelam uma área hipovascular (zona crítica de Codman) que se localiza
A Na região subacromial proximal.
B Na região da inserção do infraespinal na pequena tuberosidade.
C A 3 cm proximal à inserção do supraespinal na grande tuberosidade.
D Imediatamente proximal à inserção do supraespinal na grande tuberosidade.
E Na região 2 cm proximal à inserção do infraespinal na pequena tuberosidade.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000049248
Questão 30 Diagnóstico
Paciente com 45 anos apresenta dor na região do ombro esquerdo, progressiva nos últimos 6 meses. Está relacionada com
certos movimentos do membro superior, principalmente à abdução acima da linha da escápula durante prática esportiva e
na sua atividade laboral, a qual exerce com um pouco de di culdade por causa da dor. Nota também que às vezes, à noite,
mesmo em repouso, tem episódios dolorosos que o incomodam durante o sono ao se deitar sobre o ombro. É praticante
de basquetebol, desde a adolescência. Acerca da situação descrita pode se afirmar que:
A O paciente tem um diagnóstico de síndrome da ruptura de manguito rotador.
B A progressão dos sintomas foi decorrente de ruptura total de tendão na região do ombro.
C O impacto em qualidade de vida deve ser fator determinante na escolha do tipo de tratamento.
D Deve-se realizar uma tomografia computadorizada para decidir a indicação do tratamento cirúrgico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017759
Questão 31 Anatomia muscular e inervação
O(s) músculos(s) responsável(eis) pelo movimento de retração da escápula (posição de "atenção") e sua(s) respectiva(s)
inervação(ões) é(são):
A Trapézio - nervo escapular dorsal.
B Rombóides - nervo acessório espinhal.
C Elevador da escápula - ramos do nervo escapular dorsal.
D Rombóides - nervo escapular dorsal. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000110335
Questão 32 Síndrome do Manguito Rotador
Homem de 53 anos apresenta dor na região lateral do ombro esquerdo há 3 meses. Houve aumento progressivo da
intensidade da dor que hoje o impede de trabalhar como pintor de parede. A dor é descrita como profunda, de moderada
intensidade e que apresenta períodos de melhora durante o dia. A pior está relacionada com elevação do ombro. O que é
correto afirmar? 
A O tratamento conservador da síndrome do manguito rotador (ou ombro doloroso ou pinçamento do manguito) é
baseado no fortalecimento do músculo deltoide para compensação da deficiência do manquito rotador
B Devido ao alto custo da ressonância magnética, a substituição deste exame pela combinação de radiografia e
ultrassonografia é adequada para investigação do quadro descrito 
C A positividade dos testes de Neer, Hawkins-Kennedy e Yocum, no exame físico, são fortemente sugestivos de
instabilidade anterior do ombro
D A elevação da cabeça umeral em relação à glenóide na radiografia em AP verdadeiro do ombro é típica de
luxação superior do ombro
Essa questão possui comentário do professor no site 4000104933
Questão 33 Síndrome do Manguito Rotador Tendinite do Manguito Rotador ou Síndrome do Manguito Rotatório
Homem de 55 anos de idade, diabético, com dor no ombro esquerdo que piora à noite, a rotação externa, a abdução
contra resistência e fez a manobra do pinçamento que foi positiva. Qual o diagnóstico mais provável deste paciente?
A Síndrome do desfiladeiro.
B Bursite subacromial.
C Síndrome do manguito rotador.
D Ruptura do tendão supra espinhoso.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000098433
Questão 34 Ortopedia Reumatologia
Assinalea alternativa INCORRETA.
A O diagnóstico de fibromialgia (FM) é puramente clínico, não havendo exame complementar que favoreça a sua
realização.
B Dor generalizada associada à rigidez articular, fadiga e distúrbios do sono são alterações comuns na FM.
C O tendão do músculo supra-espinhal é o principal tendão envolvido na síndrome do impacto dos ombros.
D A epicondilite lateral, ou cotovelo de tenista, é causada pela lesão do tendão do flexor comum em sua inserção
no cotovelo.
E A tendinite de Dequervain corresponde à lesão dos tendões do extensor curto e do abdutor longo do polegar.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000082564
Questão 35 Semiologia do ombro
Paciente com lesão de tendão do músculo bíceps braquial porção longa. O teste clínico que indica está lesão, é:
A teste de Yergasson
B teste de Thompson
C teste de Gerber
D teste de Neer
E teste de Tinel
Essa questão possui comentário do professor no site 4000041542
Questão 36 Capsulite adesiva
A Capsulite Adesiva (CA), também conhecida como “ombro congelado ” ou bursite obliterativa, caracteriza-se por dor e
limitação importante dos movimentos ativos e passivos do ombro para todos os planos. Sendo características
epidemiológicas dessa doença em relação à concomitância com a Hiperglicemia os seguintes aspectos, EXCETO:
A Pode ocorrer simultaneamente à síndrome da dor complexa regional do tipo 1, caracterizando a síndrome ombro-
mão.
B Sua prevalência é três a cinco vezes maior nos portadores de DM do que na população geral.
C Nos diabéticos é frequentemente bilateral e em idades mais avançadas.
D Além disso, 20 a 30% dos pacientes não diabéticos com CA apresentam intolerância à glicose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000026851
Questão 37 Condutas e tratamento Condutas e tratamento
R.D.S, de 32 anos de idade, operadora de caixa, previamente hígida, queixa-se de dor no ombro direito há cerca de 1 mês,
relacionada com suas atividades trabalhistas. Ao exame físico, nota-se desconforto à palpação da topogra a de supra -
espinhal, testes de Hawkins e Yokum positivos, assim como contração contra resistida dolorosa na abdução e na rotação
externa. Os testes neurodinâmicos são negativos. 
Considerando a hipótese diagnóstica de síndrome do impacto do ombro associada à disfunção de manguito rotador, julgue
o item a seguir. 
A principal base do tratamento consiste no exercício físico, especialmente com foco na fase excêntrica da contração
muscular.
A Certo.
B Errado.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017468
Questão 38 Diagnóstico Tendinite do Manguito Rotador ou Síndrome do Manguito Rotatório Diagnóstico
R.D.S, de 32 anos de idade, operadora de caixa, previamente hígida, queixa-se de dor no ombro direito há cerca de 1 mês,
relacionada com suas atividades trabalhistas. Ao exame físico, nota-se desconforto à palpação da topogra a de supra -
espinhal, testes de Hawkins e Yokum positivos, assim como contração contra resistida dolorosa na abdução e na rotação
externa. Os testes neurodinâmicos são negativos. Considerando a hipótese diagnóstica de síndrome do impacto do ombro
associada à disfunção de manguito rotador, julgue o item a seguir. 
O exame de imagem é necessário para orientação da terapêutica.
A Certo.
B Errado.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017460
Questão 39 Capsulite adesiva
A presença de Capsulite Adesiva (CA) associa-se à idade e à duração da doença no Diabético, principalmente no DM1, o
que explica a maioria das associações a outras complicações crônicas do diabetes. Não há, no entanto, clara relação com
o grau de controle glicêmico. 
Das alternativas a seguir, é inadequada a seguinte associação:
A Pacientes diabéticos com CA têm níveis de colesterol e triglicerídeos mais elevados, e alguns estudos mostram
associação com o infarto agudo do miocárdio.
B A alteração patológica básica é um espessamento da cápsula articular, que adere à cabeça do úmero, resultando
em redução acentuada do volume da articulação glenoumeral.
C Ocorre perda da amplitude de movimento da articulação, levando à disfunção, à dificuldade de rotação externa e
à abdução do ombro acometido.
D Pessoas com diabetes têm quadros, em geral, mais dolorosos, com maior duração e pior resposta ao tratamento.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000011424
Questão 40 Epidemiologia e f isiopatologia Doença de LeggCalvéPerthes Epicondilites
Em relação ao exame clínico ortopédico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O tronco inferior do plexo braquial e a artéria subclávia passam entre os músculos escalenos anterior e médio e sobre a
primeira costela; a compressão dessas estruturas pode resultar de uma costela cervical.
( ) Quando uma radiogra a é solicitada, em uma minoria dos casos ela será realizada na incidência padrão, englobando uma
projeção anteroposterior (AP) e uma projeção em perfil.
( ) O cotovelo do tenista é a causa mais comum de dor no cotovelo em pacientes que procuram clínicas ortopédicas.
( ) Na doença de Perthes, há um distúrbio da irrigação sanguínea para a epífese da cabeça femoral, de modo que uma parte
de tamanho variável sofre uma forma de necrose avascular.
Assinale a sequência correta.
A V, V, F, F.
B V, F, V, V.
C F, F, V, F.
D F, V, F, V.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000126487
Questão 41 Anatomia muscular e inervação
Qual é o nervo que inerva a região deltoide?
A Mediano.
B Musculocutâneo.
C Axilar.
D Cutâneo medial do braço.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000126468
Questão 42 Síndrome do Manguito Rotador Tendinite do Manguito Rotador ou Síndrome do Manguito Rotatório
Graça, 38 anos, saudável, diarista, refere dor em ombro direito há 3 meses, toda vez que lava as janelas e retira ltros do ar
condicionado para limpeza. Relata di culdades para pentear o cabelo e que a dor tem piorado progressivamente. Nega
traumas, fraturas ou problemas prévios relacionados ao aparelho osteomuscular. Ao exame clínico, não apresenta
deformidades aparentes no braço ou no ombro, e, ao exame físico, não foi veri cada redução de força. O diagnóstico mais
provável para essa paciente é:
A Tendinopatia do manguito rotador.
B Capsulite adesiva.
C Luxação da articulação acrômioclavicular.
D Osteoartrite da articulação glenoumeral.
4000080296
Questão 43 Diagnóstico Tendinite do Manguito Rotador ou Síndrome do Manguito Rotatório
Paciente de 58 anos, empregado em uma madeireira há 06 meses, procura Unidade de Saúde com queixa de dor ao
mobilizar o braço direito. Refere importante limitação de suas atividades, com di culdade para elevar o braço, porém, sem
perda de força do membro acometido. Ao exame físico, dor no teste de Apley e nas manobras de avaliação de síndrome
do impacto (Neer e Hawkins), amplitude de movimentos preservada à mobilização passiva e força preservada no teste
contra a resistência. 
Com os dados de história e exame físico, o médico suspeita tratar-se de um caso de:
A Capsulite adesiva.
B Luxação da articulação acromioclavicular.
C Tendinopatia do manguito rotador.
D Osteoartrite da articulação acromioclavicular.
E Ruptura de estruturas do manguito rotator.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064827
Questão 44 Anatomia muscular e inervação
O músculo do manguito rotador que realiza rotação interna do ombro é o:
A Redondo menor.
B Redondo maior.
C Supraespinhoso. 
D Subescapular.
E Infraespinhoso.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000052738
Questão 45 Diagnóstico
Mulher de 34 anos, violinista da orquestra sinfônica, apresenta, há três meses, dor no membro superior esquerdo, localizada
na face interna do braço e irradiada até a mão. Notou que, há três semanas, durante uma turnê de inverno, apresentou
alterações na coloração nos dedos da mão esquerda, que tornaram-se pálidos, cianóticos e avermelhados. 
O diagnóstico mais compatível é:A Síndrome do desfiladeiro cervicotorácico, com compressão de C5 e C6.
B Síndrome do desfiladeiro cervicotorácico, com compressão de C8 e T1.
C Síndrome do desfiladeiro cervicotorácico, com compressão de C6 e C7.
D Síndrome do desfiladeiro cervicotorácico, com compressão pelo músculo axilopeitoral.
E Síndrome da arcada de Langer, com compressão da artéria subclávia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000052677
Questão 46 Anatomia muscular e inervação
O uso inadequado e contínuo de muletas pode lesar o nervo axilar, comprometendo inclusive a função motora dos
membros superiores. Excluindo-se a lesão iatrogênica, que pode ocorrer em procedimentos ortopédicos no ombro, a
lesão do nervo axilar não é comum nos esportes e existem duas principais causas em atletas: lesão por trauma direto e a
síndrome do espaço quadrangular, por onde o nervo axilar atravessa. A estrutura citada que faz parte dos limites desse
espaço é:
A Músculo deltoide.
B Músculo peitoral maior.
C Tendão da cabeça longa do bíceps.
D Músculo redondo menor.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000029688
Questão 47 Diagnóstico
Mulher de 23 anos refere que há 4 meses notou o crescimento de um nódulo endurecido na fossa supraclavicular esquerda,
doloroso à palpação e a movimentação do membro superior homolateral. Apresentava, também, certa restrição à
mobilidade do mesmo. Ao exame, apresentava lesão nodular profunda na fossa supraclavicular esquerda de consistência
endurecida, dolorosa à palpação e à elevação do membro superior, acompanhada de diminuição gradativa do pulso radial e
parestesia quando fazia essa manobra. Sobre o quadro descrito, assinale a alternativa correta
A Metástase de carcinoma de ápice pulmonar. 
B Neuroma do plexo braquial. 
C Costela cervical. 
D Rabdomiossarcoma do músculo levantador da escápula. 
E Osteossarcoma de clavícula.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000113132
Questão 48 Diagnóstico
Homem, 40 anos, apresenta dor no ombro e braço esquerdo associada à fraqueza e parestesia no membro superior
homolateral que pioram com a manobra do escaleno. O diagnóstico mais provável é:
A síndrome da compressão do desfiladeiro torácico.
B fístula arteriovenosa.
C eritromelalgia.
D síndrome do manguito rotator.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074418
Questão 49 Diagnóstico
Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho DORT Lesão por esf orços repetitivos LER
Paciente de 44 anos, masculino, trabalhador da construção civil, comparece em consulta na Unidade de Saúde com quadro
de dor em ombro direito há mais de 01 ano com piora nos últimos meses associada à perda de força, após intensi cação de
carga de trabalho. Nega trauma no local da dor. Ao exame físico, apresenta região subacromial dolorosa, dor no teste de
Apley, amplitude preservada à mobilização passiva, notável redução de força e dor nas manobras de avaliação de síndrome
do impacto (Neer e Hawkins). 
De acordo com a sintomatologia do paciente e o exame físico, o médico suspeita de:
A Ruptura de estruturas do manguito rotador.
B Tendinopatia do manguito rotador.
C Osteoartrite da articulação glenoumeral. 
D Tendinite da cabeça longa do bíceps.
E Ruptura de tendões do bíceps.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000062722
Questão 50 Epidemiologia e f isiopatologia
É um tendão que, por apresentar uma zona hipovascularizada na sua inserção no tubérculo maior do úmero, possui maior
predisposição para desenvolver a síndrome do impacto. Trata-se do tendão:
A supraespinhal.
B redondo menor.
C infraespinhal.
D subescapular.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000018795
Questão 51 Síndrome do Desf iladeiro Torácico
Sobre a Síndrome do Desfiladeiro Torácico, assinale a afirmação incorreta:
A A compressão do plexo braquial ocorre mais raramente, sendo a compressão vascular a principal causa.
B A compressão é geralmente realizada por feixes fibromusculares, pelo músculo escaleno anterior, pela primeira
costela ou costelas cervicais.
C Os sintomas mais comuns são dor e parestesia no pescoço, ombro, braços e mãos.
D O diagnóstico é geralmente clínico e o tratamento inicial é conservador.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000112862
Questão 52 Epidemiologia e f isiopatologia
A lesão do manguito rotador é causa frequente de dor em ombro e de consulta em ambulatório geral e ortopédico. Qual
das afirmativas abaixo está correta quanto à evolução dessa lesão? 
A A lesão inicial ocorre no tendão do infraespinal e secundariamente afeta o supraespinal.
B Mesmo em lesões avançadas, o tendão do músculo subescapular está preservado.
C Com a lesão e insuficiência do manguito, o tendão da porção longa do bíceps exerce a função de estabilizar a
cabeça umeral.
D Com a lesão avançada do manguito rotador, a cabeça umeral migra em direção posterior, causando limitação da
rotação interna.
E A luxação ou rompimento do tendão da porção curta do bíceps causa sobrecarga articular, com consequente
instabilidade glenoumeral e degeneração articular.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050646
Questão 53 Polimialgia reumática Diagnóstico
Paciente do sexo masculino, 70 anos de idade, procura atendimento no ambulatório de clínica médica com queixa de dor e
rigidez em cintura escapular bilateralmente, febre não aferida e fadiga há mais ou menos 2 meses. Sem outras queixas
clínicas naquele momento. Exames complementares demonstraram VHS = 100 mm, anemia normocítica e normocrômica,
trombocitose. PCR = 12. Creatinoquinase (CK) e aldolase foram normais. 
Sobre o paciente em questão, qual a principal hipótese diagnóstica?
A Fibromialgia.
B Tendinopatia do manguito rotador.
C Polimiosite.
D Polimialgia reumática.
E Espondilite Anquilosante.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000000492
Questão 54 Diagnóstico
Trabalhadores de um frigorí co de bovinos, que utilizam força no manuseio de facões e mantêm os braços elevados acima
do nível dos ombros, têm procurado o serviço médico por dores osteomusculares. O trabalho é executado em pé e a
jornada diária atinge até 10 horas. Queixam-se comumente de dor intermitente na região dos ombros que piora com a
elevação dos braços e di culdades na abdução, na rotação externa e na manutenção dos braços elevados. O diagnóstico
do quadro musculotendíneo descrito é estabelecido preferencialmente por meio de achados: 
A de alterações à eletromiografia. 
B de exame físico e por ultrassonografia de ombro.
C de lesão ao raio X de ombro.
D de alterações sensitivas ao teste de monofilamento.
E positivos à artroscopia. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000092582
Questão 55 Diagnóstico
Trabalhadores de um frigorí co de bovinos, que utilizam força no manuseio de facões e mantêm os braços elevados acima
do nível dos ombros, têm procurado o serviço médico por dores osteomusculares. O trabalho é executado em pé e a
jornada diária atinge até 10 horas. Queixam-se comumente de dor intermitente na região dos ombros, que piora com a
elevação dos braços, e di culdades na abdução, na rotação externa e na manutenção dos braços elevados. O quadro
clínico mais provável é:
A Tenossinovite de De Quervain.
B Síndrome do túnel do carpo.
C Síndrome do pronador redondo.
D Síndrome do desfiladeiro torácico.
E Síndrome do manguito rotador.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000092577
Questão 56 Anatomia muscular e inervação
Que estruturas tendinosas fazem parte do manguito rotador?
A Subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor.
B Supraespinhal, infraespinhal, peitoral maior e deltoide.
C Redondo maior, romboide, supraespinhal e infraespinhal.
D Subescapular, supraespinhal, infraespinhal e romboide.
E Supraespinhal, infraespinhal, redondo maior e redondo menor.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000054809
Questão 57 Diagnóstico
A senhora Mariana, 35 anos,refere parestesias no ombro e no braço esquerdo. Ela também notou uma estrutura de
consistência endurecida, óssea, no lado esquerdo do pescoço, acima da clavícula. 
Qual dos seguintes diagnósticos está melhor associado aos sintomas apresentados por Mariana?
A síndrome de Horner. 
B osteopetrose. 
C tumor de Pancoast.
D deslocamento do ombro.
E síndrome do desfiladeiro torácico
Essa questão possui comentário do professor no site 4000025367
Questão 58 Síndrome do Desf iladeiro Torácico
Mulher de 23 anos comparece à unidade de saúde com história de dor em membro superior direito. Ao exame físico,
observam-se fraqueza motora e atro a progressiva da musculatura intrínseca da mão. Os pulsos periféricos são palpáveis,
não existem outras alterações. Investigação radiológica mostrou processos transversos da sétima vértebra cervical
alongados. Qual exame complementar deve ser solicitado na sequência imediata da investigação para elucidação
diagnóstica e estabelecimento de terapêutica? 
A Venograma.
B Angiografia.
C Cintilografia óssea.
D Eletroneuromiografia. 
4000013672
Questão 59 Semiologia do ombro
Sobre os testes para o Manguito Rotador, assinale a alternativa CORRETA. (VER IMAGEM)
A O teste de Gerber verifica a integridade do m. subescapular.
B O teste de Yocum avalia o m. infraespinal.
C O teste de Hawkins-Kennedy identifica possível lesão do m. redondo menor.
D O teste de Patte é feito com o MS ao lado do tórax e cotovelo em 90º de flexão.
E O teste da “rotação interna” verifica lesão do m. supraespinal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000066599
Questão 60 Semiologia do ombro
Em relação à semiologia do membro superior, é VERDADEIRO:
A O teste do impacto de Neer é utilizado para avaliar a estabilidade da articulação glenoumeral.
B O teste de Jobe é a manobra mais adequada para a avaliação das epicondilites mediais.
C O teste de impacto de Yocum é utilizado para reproduzir o impacto entre a cabeça do úmero e o processo
coronoide.
D O teste de Neer consiste na elevação ativa, abrupta do membro superior no plano da escápula.
E O teste de Jobe é semelhante ao teste do supraespinhal, porém é realizado com o membro superior em rotação
interna e polegar voltado para o chão.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000066466
Questão 61 Síndrome do Desf iladeiro Torácico
A síndrome do desfiladeiro torácico consiste na compressão:
A Dos nervos do plexo cervical inferior por osteófitos.
B Da artéria carótida comum.
C Traqueal e esofágica por tumores cervicais e de mediastino superior.
D Ou desvio da traqueia por bócio intratorácico.
E Dos vasos subclávios e dos nervos do plexo braquial.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064829
Questão 62 Anatomia muscular e inervação
Qual é o músculo que se origina da segunda a quinta costelas, próximo da união do osso à cartilagem e se insere na ponta
do processo coracoide da escápula?
A Grande peitoral.
B Serrátil anterior.
C Subescapular.
D Pequeno peitoral.
E Grande dorsal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064328
Questão 63 Síndrome do Desf iladeiro Torácico
Uma das causas de cervicobraquialgia é a síndrome do des ladeiro torácico, na qual ocorre compressão dos vasos
subclávios e axilares e dos troncos do plexo braquial. Com relação a essa síndrome, considere as afirmativas a seguir.
I. Na manobra de Adson, a ausência de pulso significa teste positivo.
II. Tanto a elevação do braço quanto a “queda” dos ombros causam a compressão.
III. A presença de costela cervical é fundamental para o diagnóstico.
IV. Um dos pontos de compressão ocorre entre os músculos escalenos anterior e médio.
Assinale a alternativa correta.
A Somente as afirmativas I e II são corretas.
B Somente as afirmativas II e IV são corretas.
C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000049587
Questão 64 Síndrome do Impacto do Ombro
Dor no ombro é a terceira queixa musculoesquelética mais frequente de consulta médica. Com o avançar da idade,
alterações degenerativas do manguito rotador podem levar a sua rotura. Em relação à síndrome do impacto, assinale a
alternativa correta.
A O supraespinhoso é com frequência o último elemento do manguito a ser lesado.
B A elevação anterior do membro superior é o movimento desencadeante do impacto.
C O principal local de atrito é o esporão inferior da articulação acromioclavicular.
D O ligamento córaco-acromial protege o manguito rotador.
E O formato do acrômio não influencia a ocorrência do impacto.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000049544
Questão 65 Condutas e tratamento
Paciente com 55 anos que se queixa de dor no ombro direito (dominante) iniciada há 2 meses de modo insidioso, que piora
com movimentos de elevação do ombro e rotação interna, com diagnóstico clínico de síndrome do impacto e que
melhorou com o teste da xilocaína deve ser tratado com:
A fisioterapia por 6 a 12 meses com fortalecimento muscular.
B cirurgia aberta ou artroscópica para bursectomia e acromioplastia.
C fisioterapia em 2 etapas: estiramento capsular e reforço muscular.
D cirurgia somente após 18 meses de tratamento conservador sem melhora.
E fisioterapia em 3 etapas: alívio da dor, estiramento capsular e reforço muscular. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050687
Questão 66 Anatomia do ombro
São considerados rotadores internos do ombro, exceto:
A Infra-espinhal
B Redondo maior
C Subescapular
D Peitoral maior
E Grande dorsal
Essa questão possui comentário do professor no site 4000022322
Questão 67 Semiologia da mão Semiologia do ombro
As manobras de Yergason é um Phalen são semiologicamente úteis para o diagnóstico, respectivamente, de:
A Cistos sinoviais e tendinite de calcâneo;
B Tendinite Bicipital e Síndrome do Túnel do Carpo;
C Compressão do nervo ulnar e compressão do nervo femoral;
D Tendinite de Quervain e tenossinovite estenosante.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000019391
Questão 68 Anatomia muscular e inervação
O professor de anatomia do primeiro semestre da Faculdade de Medicina da UFC pergunta para a turma de onde vem a
inervação motora dos músculos do dorso. Qual, dentre as opções abaixo é a resposta correta para o questionamento? 
A Nervos esplâncnicos 
B Ramos comunicantes cinzentos
C Raízes dorsais
D Nervo vago
E Ramos primários dorsais
Essa questão possui comentário do professor no site 4000013602
Questão 69 Anatomia muscular e inervação
A lesão do nervo torácico longo (nervo de Bell) pode causar a “escápula alada” devido à desnervação de qual músculo?
A Subescapular.
B Grande dorsal.
C Grande peitoral.
D Serrátil anterior.
E Pequeno peitoral.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000120539
Questão 70 Anatomia muscular e inervação
O músculo pequeno peitoral insere-se no:
A Processo coracoide da escápula.
B Tubérculo maior do úmero.
C Colo do úmero.
D Tubérculo menor do úmero.
E Terço lateral da clavícula.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000120535
Questão 71 Diagnóstico
Trabalhadores de montadora de veículos procuram o Serviço Médico da Empresa com queixas de dores osteomusculares
que atingem os membros superiores daqueles cuja atividade exige uso de força no manuseio repetido de peças pesadas e
manutenção dos braços elevados acima do nível dos ombros. O trabalho é executado em pé todo o tempo e a jornada
diária chega a 10 horas. Vários trabalhadores encontram-se afastados do trabalho com DORT. O quadro clínico mais comum
é de dor intermitente na região do ombro, que piora com a elevação do braço, di culdades na abdução, rotação externa e
na manutenção do braço elevado. Com base nas informações, o quadro clínico que está acometendo os trabalhadores,
provavelmente, é de:
A síndrome de Dupuytren
B tendinitede De Quervain
C síndrome do pronador redondo
D síndrome do manguito rotator
E ombro de golfista
Essa questão possui comentário do professor no site 4000087064
Questão 72 Síndrome do Desf iladeiro Torácico
Na síndrome do desfiladeiro torácico, é correto afirmar que:
A o diagnóstico é primariamente clínico.
B o tratamento cirúrgico é o primeiro recurso a ser adotado.
C angiografia deve ser feita de rotina.
D a cirurgia tem índice de sucesso superior a 80%.
E dor e parestesia são sintomas raros.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000009577
Respostas:
1 C 2 A 3 E 4 A 5 C 6 D 7 B 8 D 9 D 10 D 11 B
12 A 13 A 14 B 15 D 16 B 17 D 18 C 19 C 20 A 21 C 22 D
23 C 24 C 25 A 26 D 27 E 28 A 29 D 30 C 31 D 32 B 33 C
34 D 35 A 36 C 37 A 38 B 39 D 40 B 41 C 42 A 43 C 44 D
45 B 46 D 47 C 48 A 49 A 50 A 51 A 52 C 53 D 54 B 55 E
56 A 57 E 58 D 59 A 60 E 61 E 62 D 63 B 64 D 65 E 66 A
67 B 68 E 69 D 70 A 71 D 72 A

Mais conteúdos dessa disciplina