Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

TRABALHO DE FISIOLOGIA
PRINCIPIOS DA HOMEOSTASE: A homeostase ou homeostasia é o processo pelo qual o organismo mantém constantes as condições internas necessárias para a vida.
	O termo é aplicado ao conjunto de processos que previnem variações na fisiologia de um organismo.
	Embora as condições externas estejam sujeitas as variações, os mecanismos homeostáticos garantem que os efeitos destas mudanças sejam mínimos para os organismos.
	No homem e em outros mamíferos a homeostase ocorre tanto nas células isoladas como nas integradas, nos fluidos corporais, tecidos e órgãos. Assim, a homeostase ocorre em nível celular e corporal.
FUNCIONAMENTO: Quando ocorre a mudança de uma variável, o sistema pode reagir segundo dois tipos de feedback:
· O feedback negativo é a reação pela qual o sistema responde de modo a reverter a direção da mudança. Visando a manter estáveis as variáveis, permite a manutenção da homeostase. Por exemplo: quando a concentração corporal de dióxido de carbono aumenta, os pulmões são estimulados a aumentar a sua atividade e expelir mais dióxido de carbono. A termorregulação é outro exemplo de feedback negativo. Quando a temperatura corporal sobe, ou desce, receptores na pele e no hipotálamo sentem a alteração, desencadeia uma ordem no cérebro que dá início a uma reação no sentido de gerar ou libertar calor, conforme seja o caso.
	No feedback negativo, o órgão X estimula o órgão Y, cuja função inibe ou paralisa a atividade do órgão X. Em outras palavras, o estímulo bloqueia o seu próprio "estimulador".
· No feedback positivo, a resposta amplifica a mudança da variável. Isto tem um efeito desestabilizador, pelo que não contribui para a homeostase. O feedback positivo é menos comum nos sistemas naturais do que o feedback negativo, mas tem as suas aplicações. Por exemplo: nos nervos, um potencial elétrico limite desencadeia a geração de um potencial de ação muito mais elevado (ver também ponto de equilíbrio). Outros eventos de feedback positivo são a coagulação do sangue e vários eventos na gestação.
	O feedback positivo é quando um órgão y estimula um órgão x, e este, através de produtos da sua atividade, retro estimula o órgão y, intensificando sua ação. Um mecanismo destes, isoladamente, levaria à exaustão ou esgotamento energético do sistema. Por isso, o feedback positivo está sempre acoplado a feedback negativo.
EXEMPLOS: Podemos resumir a homeostase como um mecanismo de regulação do corpo, alguns exemplos são: A composição estável do sangue é o que torna possível a manutenção da invariabilidade do líquido extracelular. Enquanto que a composição constante desse líquido protege cada célula das mudanças que ocorrem no meio externo.
	O sistema circulatório é essencial para a manutenção da homeostase, pois proporciona metabólitos aos tecidos e elimina os produtos não utilizados. Além de também atuar na regulação da temperatura e no sistema imunológico.
	Mesmo assim, os níveis de substâncias no sangue dependem do controle de outros órgãos:
· Sistema respiratório e sistema nervoso: regulam o nível de dióxido de carbono;
· Fígado e pâncreas: controlam a produção, o consumo e as reservas de glicose;
· Rins: responsáveis pela concentração de hidrogênio, sódio, potássio e íons fosfato;
· Glândulas endócrinas: controlam os níveis de hormônios no sangue;
· Hipotálamo: recebe informações do cérebro, sistema nervoso e endócrino, sendo que a integração de todos estes sinais torna possível o controle da termorregulação, o equilíbrio de energia e a regulação dos fluidos corporais.
Homeostase Térmica
A homeostase térmica consiste em alguns mecanismos que o corpo humano utiliza para manter a sua temperatura constante. São eles:
· Tremor dos músculos esqueléticos para produzir calor quando a temperatura do corpo é muito baixa;
· Suor que evapora e esfria o corpo quando a temperatura está muito elevada;
· Metabolismo da gordura.
Leia também sobre Homeotermia.
Homeostase Química
A homeostase química são mecanismos utilizados pelo corpo humano para manter o seu equilíbrio químico, como:
· Pâncreas produz insulina e glucagon para regular os níveis de glicose no sangue (glicemia);
· Pulmões absorvem oxigênio (O2) e eliminam dióxido de carbono (CO2);
· Rins excretam ureia e regulam as concentrações de água e íons.
E a capacidade de regulação, de um indivíduo tem de manter seu organismo em equilíbrio, exemplo regulação de temperatura corporal. Homeostase é a tendência do organismo a manter a estabilidade. 
Ex. ... Se você tem febre a temperatura sobe, então para manter a estabilidade seu corpo transpira visando baixar a temperatura.
	https://www.todamateria.com.br/homeostase/ 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Homeostase

Mais conteúdos dessa disciplina