Logo Passei Direto
Buscar

AOL2 HISTORIA

User badge image
Amanda Brasil

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “[...] Alimentando-se dos modelos de interpretação do real elaboradas pela ciência contemporânea, a arte e a arquitetura em particular tornavam-se, aos olhos do historicismo, capazes de ultrapassar os limites da própria razão para atingir, através da imaginação estética, um novo patamar da consciência da natureza e da sociedade, isto é, uma consciência a um só tempo racional e intuitiva do mundo, uma nova consciência que seria finalmente capaz de transformar, aperfeiçoando-a, a sociedade”.
De acordo com o excerto apresentado e o conteúdo estudado sobre historicismo e a importância da simbologia, a descrição refere-se a uma vertente da arquitetura pós-moderna mais radical em relação ao rompimento com o movimento modernista, porque:
compõe o aspecto compositivo, assim como os métodos construtivos da arquitetura neoclássica.
rejeita a contextualização com a cultura local e resgata a estética arquitetônica neoclássica.
consiste na tipologia arquitetônica descrita por Venturi como galpão decorado, devido ao resgate ornamental.
resgata a composição ornamental com elementos da arquitetura eclética, configurando-se na vertente pós-moderna historicista.
resgata a composição arquitetônica tradicional, configurando-se na vertente pós-moderna regionalista.

Um dos maiores expoentes da Pop Art foi o artista norte-americano Andy Warhol. Sua expressão artística consistiu em retratar a sociedade de consumo ao seu redor e, de certa forma, fomentar a cultura capitalista através de suas representações. Para Warhol, a arte deveria ser popular e acessível, antagonizando os preceitos tradicionais sobre a erudição do artista para concebê-la e do conhecimento técnico prévio do público para apreciá-la.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobe Pop Art, analise as afirmativas a seguir.
I. Algumas obras representavam objetos banais da vida cotidiana como uma peça artística, provocando a sensação de identificação com o grande público.
II. Apesar da aparência moderna das suas obras, Andy Warhol utilizava técnicas tradicionais de pintura.
III. A representação da imagem de personalidade artística configurava em uma homenagem, sem visar a crítica ao modo de vida das grandes estrelas.
IV. A simbologia das marcas de produtos de consumo era característica marcante das suas obras.
Está correto apenas o que se afirma em: I e IV.
II, III e IV.
I, III e IV.
III e IV.
I e II.

Leia o trecho a seguir: “Na arquitetura, no projeto e na obra construída, se observarmos mais detalhadamente, veremos peças “coladas”, “acomodadas”, sem percebermos nisso uma collage. Essas “contaminações” tão frequentes aproximam os espaços construídos dos espaços imaginados, o que também acentua a collage como um procedimento e uma contribuição para a arquitetura.”
De acordo com o trecho e o conteúdo estudado sobre a importância da composição de colagem na arquitetura, pode-se traçar um paralelo entre a composição artística Pós-Moderna e o ambiente construído. A obra Just what is it that makes today’s home’s so different, so appealing?, do artista britânico Richard Hamilton, marcou o nascimento da Pop Art, caracterizada pela forte influência da cultura de mídia do período, porque:
a técnica de colagem da obra utilizou recortes de revistas norte-americanas que enalteciam a cultura de consumo.
o ideal de beleza mostrado na obra era um padrão de desejo tipicamente norte-americano, sendo distinto do padrão britânico.
a composição da obra é uma imitação de uma cena tirada de um famoso filme norte-americano.
os bens de consumo mostrados na obra configuravam produtos fundamentais que atendiam as necessidades mais básicas de todas as classes.
a paleta de cores utilizadas remete aos ícones do cinema e música do Estados Unidos.

Leia o excerto a seguir: “Composta por Peter Cook, Ron Herron, David Greene, Dennis Crompton, Michael Webb e Warren Chalk, dentre outros contribuintes esporádicos, a revista [Archigram] se apresentou entre 1961 e 1974 munida de uma estética semelhante à Pop Art, movimento artístico pós-moderno dos anos 60, caracterizado pelas cores vibrantes e aspecto massivo de ênfase publicitária, e inúmeras ideias doidivanas, tais como as ‘Walking Cities’, mistos de cidades-robôs, dotadas de inteligência própria e incríveis recursos tecnológicos a lhes permitir transitar sobre oceanos [...]”.
Considerando a citação apresentada e o conteúdo estudado sobre os paradigmas sociais que contribuíram para o nascimento da Pop Art e a sua grande influência na arquitetura pós-moderna, analise as afirmativas a seguir.
I. A influência da Pop Art é provinda, principalmente, da cultura individualista intrínseca ao desejo de obtenção de bens de consumo materiais.
II. A Pop Art britânica surgiu de forma alheia à cultura norte-americana.
III. A Pop Art tinha como um de seus objetivos tornar a arte mais acessível e inclusiva.
IV. Os artistas da Pop Art rejeitavam qualquer reprodução de objetos banais do cotidiano, pois os consideravam de mau gosto artístico.
Está correto apenas o que se afirma em: I e III.
III e IV.
I e II.
I, II e IV.
II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Na cidade de Londres, esse pensar moderno se deu embalado pelo som de conjuntos musicais como os Rolling Stones, The Beatles e os Yardbirds [...] Além disso, foi impulsionado por discussões, conceitos e novos paradigmas que emergiram a partir de exposições de artes realizadas entre 1952 e 1956, quando se destacam as exposições Parallel of Life and Art (1953) e This is Tomorrow (1956). Essas exposições deram o tom do que viria constituir a Swinging London, como ficou conhecida a efervescência cultural e o modernismo de costumes da cidade, durante a segunda metade dos anos 1960 [...]”.
O trecho cita a exposição This is Tomorrow, organizada pelo Independent Group na Whitechapel Art Gallery, na década de 1950 em Londres e a sua influência no contexto cultural do período. Assim, de acordo com o conteúdo estudado sobre Pop Art e tendo em mente a importância da exposição para a arte e arquitetura pós-modernas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A exposição foi um marco para o nascimento do Pós-Modernismo, pois ocorreu a mostra de várias ideias transgressoras que influenciaram gerações de artistas e arquitetos.
II. ( ) É possível notar a influência da cultura norte-americana nas produções dos artistas na exposição This is Tomorrow, a exemplo da icônica colagem de Richard Hamilton.
III. ( ) O Independent Group visava romper com alguns conceitos modernos, mas pretendia manter a linguagem elitista na concepção artística.
IV. ( ) É possível traçar um ponto em comum entre o nascimento do Brutalismo e da Pop Art, pois as duas manifestações ocorreram na exposição.
V. ( ) A ludicidade das obras da Pop Art britânica foi mais marcante do que a norte-americana, pois utilizou de cores mais saturadas e técnicas compositivas mais avançadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: V, F, V, V, F.
Correta: V, V, F, V, F.
F, V, F, V, F.
V, F, F, F, V.
F, V, F, V, V.

A vertente pós-moderna baseada no regionalismo crítico tinha como princípio a contextualização da obra arquitetônica com o seu lugar de inserção, tanto de maneira material quanto antropológica. Dentro dessa vertente, podemos identificar obras de diferentes arquitetos que propuseram essa adequação de maneira física, cultural ou filosófica.
De acordo com as informações apresentadas e do conteúdo estudado sobre a arquitetura pós-moderna regionalista, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi o arquiteto Aldo Rossi quem resgatou uma antiga expressão romana para caracterizar o “espírito do lugar”, a qual toda a concepção arquitetônica deveria atender.
II. A forma pode ser uma materialização do genius loci, sendo esse um preceito subjetivo do regionalismo cultural.
III. A Casa da Cascata, do arquiteto Frank Lloyd Wright, é um exemplo de obra do regionalismo físico devido à sua leitura compositiva da paisagem.
IV. O emprego de técnicas construtivas locais é um atributo suficiente para caracterizar uma obra como regionalista.
Está correto apenas o que se afirma em: II, III e IV.
I e II.
Correta: I, II e III.
III e IV.
I e IV.

A citação apresentada fala sobre a importância do uso de tecnologia de ponta nas obras do arquiteto Norman Foster e de como a sua obra se tornou referência nessa vertente high-tech pós-moderna. A partir dessas informações, e do conteúdo estudado sobre arquitetura high-tech e a ostentação tecnológica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A contextualização física com o entorno na arquitetura high-tech como vertente pós-moderna não era um princípio fundamental, como visto no regionalismo.
II. A utilização de novas técnicas construtivas e materiais inovadores se tornou a premissa mais importante nessa composição arquitetônica.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “[...] Alimentando-se dos modelos de interpretação do real elaboradas pela ciência contemporânea, a arte e a arquitetura em particular tornavam-se, aos olhos do historicismo, capazes de ultrapassar os limites da própria razão para atingir, através da imaginação estética, um novo patamar da consciência da natureza e da sociedade, isto é, uma consciência a um só tempo racional e intuitiva do mundo, uma nova consciência que seria finalmente capaz de transformar, aperfeiçoando-a, a sociedade”.
De acordo com o excerto apresentado e o conteúdo estudado sobre historicismo e a importância da simbologia, a descrição refere-se a uma vertente da arquitetura pós-moderna mais radical em relação ao rompimento com o movimento modernista, porque:
compõe o aspecto compositivo, assim como os métodos construtivos da arquitetura neoclássica.
rejeita a contextualização com a cultura local e resgata a estética arquitetônica neoclássica.
consiste na tipologia arquitetônica descrita por Venturi como galpão decorado, devido ao resgate ornamental.
resgata a composição ornamental com elementos da arquitetura eclética, configurando-se na vertente pós-moderna historicista.
resgata a composição arquitetônica tradicional, configurando-se na vertente pós-moderna regionalista.

Um dos maiores expoentes da Pop Art foi o artista norte-americano Andy Warhol. Sua expressão artística consistiu em retratar a sociedade de consumo ao seu redor e, de certa forma, fomentar a cultura capitalista através de suas representações. Para Warhol, a arte deveria ser popular e acessível, antagonizando os preceitos tradicionais sobre a erudição do artista para concebê-la e do conhecimento técnico prévio do público para apreciá-la.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobe Pop Art, analise as afirmativas a seguir.
I. Algumas obras representavam objetos banais da vida cotidiana como uma peça artística, provocando a sensação de identificação com o grande público.
II. Apesar da aparência moderna das suas obras, Andy Warhol utilizava técnicas tradicionais de pintura.
III. A representação da imagem de personalidade artística configurava em uma homenagem, sem visar a crítica ao modo de vida das grandes estrelas.
IV. A simbologia das marcas de produtos de consumo era característica marcante das suas obras.
Está correto apenas o que se afirma em: I e IV.
II, III e IV.
I, III e IV.
III e IV.
I e II.

Leia o trecho a seguir: “Na arquitetura, no projeto e na obra construída, se observarmos mais detalhadamente, veremos peças “coladas”, “acomodadas”, sem percebermos nisso uma collage. Essas “contaminações” tão frequentes aproximam os espaços construídos dos espaços imaginados, o que também acentua a collage como um procedimento e uma contribuição para a arquitetura.”
De acordo com o trecho e o conteúdo estudado sobre a importância da composição de colagem na arquitetura, pode-se traçar um paralelo entre a composição artística Pós-Moderna e o ambiente construído. A obra Just what is it that makes today’s home’s so different, so appealing?, do artista britânico Richard Hamilton, marcou o nascimento da Pop Art, caracterizada pela forte influência da cultura de mídia do período, porque:
a técnica de colagem da obra utilizou recortes de revistas norte-americanas que enalteciam a cultura de consumo.
o ideal de beleza mostrado na obra era um padrão de desejo tipicamente norte-americano, sendo distinto do padrão britânico.
a composição da obra é uma imitação de uma cena tirada de um famoso filme norte-americano.
os bens de consumo mostrados na obra configuravam produtos fundamentais que atendiam as necessidades mais básicas de todas as classes.
a paleta de cores utilizadas remete aos ícones do cinema e música do Estados Unidos.

Leia o excerto a seguir: “Composta por Peter Cook, Ron Herron, David Greene, Dennis Crompton, Michael Webb e Warren Chalk, dentre outros contribuintes esporádicos, a revista [Archigram] se apresentou entre 1961 e 1974 munida de uma estética semelhante à Pop Art, movimento artístico pós-moderno dos anos 60, caracterizado pelas cores vibrantes e aspecto massivo de ênfase publicitária, e inúmeras ideias doidivanas, tais como as ‘Walking Cities’, mistos de cidades-robôs, dotadas de inteligência própria e incríveis recursos tecnológicos a lhes permitir transitar sobre oceanos [...]”.
Considerando a citação apresentada e o conteúdo estudado sobre os paradigmas sociais que contribuíram para o nascimento da Pop Art e a sua grande influência na arquitetura pós-moderna, analise as afirmativas a seguir.
I. A influência da Pop Art é provinda, principalmente, da cultura individualista intrínseca ao desejo de obtenção de bens de consumo materiais.
II. A Pop Art britânica surgiu de forma alheia à cultura norte-americana.
III. A Pop Art tinha como um de seus objetivos tornar a arte mais acessível e inclusiva.
IV. Os artistas da Pop Art rejeitavam qualquer reprodução de objetos banais do cotidiano, pois os consideravam de mau gosto artístico.
Está correto apenas o que se afirma em: I e III.
III e IV.
I e II.
I, II e IV.
II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Na cidade de Londres, esse pensar moderno se deu embalado pelo som de conjuntos musicais como os Rolling Stones, The Beatles e os Yardbirds [...] Além disso, foi impulsionado por discussões, conceitos e novos paradigmas que emergiram a partir de exposições de artes realizadas entre 1952 e 1956, quando se destacam as exposições Parallel of Life and Art (1953) e This is Tomorrow (1956). Essas exposições deram o tom do que viria constituir a Swinging London, como ficou conhecida a efervescência cultural e o modernismo de costumes da cidade, durante a segunda metade dos anos 1960 [...]”.
O trecho cita a exposição This is Tomorrow, organizada pelo Independent Group na Whitechapel Art Gallery, na década de 1950 em Londres e a sua influência no contexto cultural do período. Assim, de acordo com o conteúdo estudado sobre Pop Art e tendo em mente a importância da exposição para a arte e arquitetura pós-modernas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A exposição foi um marco para o nascimento do Pós-Modernismo, pois ocorreu a mostra de várias ideias transgressoras que influenciaram gerações de artistas e arquitetos.
II. ( ) É possível notar a influência da cultura norte-americana nas produções dos artistas na exposição This is Tomorrow, a exemplo da icônica colagem de Richard Hamilton.
III. ( ) O Independent Group visava romper com alguns conceitos modernos, mas pretendia manter a linguagem elitista na concepção artística.
IV. ( ) É possível traçar um ponto em comum entre o nascimento do Brutalismo e da Pop Art, pois as duas manifestações ocorreram na exposição.
V. ( ) A ludicidade das obras da Pop Art britânica foi mais marcante do que a norte-americana, pois utilizou de cores mais saturadas e técnicas compositivas mais avançadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: V, F, V, V, F.
Correta: V, V, F, V, F.
F, V, F, V, F.
V, F, F, F, V.
F, V, F, V, V.

A vertente pós-moderna baseada no regionalismo crítico tinha como princípio a contextualização da obra arquitetônica com o seu lugar de inserção, tanto de maneira material quanto antropológica. Dentro dessa vertente, podemos identificar obras de diferentes arquitetos que propuseram essa adequação de maneira física, cultural ou filosófica.
De acordo com as informações apresentadas e do conteúdo estudado sobre a arquitetura pós-moderna regionalista, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi o arquiteto Aldo Rossi quem resgatou uma antiga expressão romana para caracterizar o “espírito do lugar”, a qual toda a concepção arquitetônica deveria atender.
II. A forma pode ser uma materialização do genius loci, sendo esse um preceito subjetivo do regionalismo cultural.
III. A Casa da Cascata, do arquiteto Frank Lloyd Wright, é um exemplo de obra do regionalismo físico devido à sua leitura compositiva da paisagem.
IV. O emprego de técnicas construtivas locais é um atributo suficiente para caracterizar uma obra como regionalista.
Está correto apenas o que se afirma em: II, III e IV.
I e II.
Correta: I, II e III.
III e IV.
I e IV.

A citação apresentada fala sobre a importância do uso de tecnologia de ponta nas obras do arquiteto Norman Foster e de como a sua obra se tornou referência nessa vertente high-tech pós-moderna. A partir dessas informações, e do conteúdo estudado sobre arquitetura high-tech e a ostentação tecnológica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A contextualização física com o entorno na arquitetura high-tech como vertente pós-moderna não era um princípio fundamental, como visto no regionalismo.
II. A utilização de novas técnicas construtivas e materiais inovadores se tornou a premissa mais importante nessa composição arquitetônica.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

17/11/2023, 14:39 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197350_1/outline/assessment/_9227411_1/overview/attempt/_30078044_1/review/inline-feedback… 1/7
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“[...] Alimentando-se dos modelos de interpretação do real elaboradas pela ciência contemporânea, a arte e a arquitetura em particular tornavam-se, aos 
olhos do historicismo, capazes de ultrapassar os limites da própria razão para atingir, através da imaginação estética, um novo patamar da consciência da 
natureza e da sociedade, isto é, uma consciência a um só tempo racional e intuitiva do mundo, uma nova consciência que seria finalmente capaz de 
transformar, aperfeiçoando-a, a sociedade”.
Fonte: PUPPI, M. A nova história do século XIX e a redescoberta da dimensão imaginária da arquitetura. Vitruvius, São Paulo, ano 05, n. 058.02, 2005. 
Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.058/486>. Acesso em: 02 out. 2020.
De acordo com o excerto apresentado e o conteúdo estudado sobre historicismo e a importância da simbologia, a descrição refere-se a uma vertente da 
arquitetura pós-moderna mais radical em relação ao rompimento com o movimento modernista, porque:
compõe o aspecto compositivo, assim como os métodos construtivos da arquitetura neoclássica.
rejeita a contextualização com a cultura local e resgata a estética arquitetônica neoclássica.
consiste na tipologia arquitetônica descrita por Venturi como galpão decorado, devido ao resgate ornamental.
Resposta correta
Correta: 
resgata a composição ornamental com elementos da arquitetura eclética, 
configurando-se na vertente pós-moderna historicista.
resgata a composição arquitetônica tradicional, configurando-se na vertente pós-moderna regionalista.
Pergunta 2 1 / 1
Um dos maiores expoentes da Pop Art foi o artista norte-americano Andy Warhol. Sua expressão artística consistiu em retratar a sociedade de consumo ao 
seu redor e, de certa forma, fomentar a cultura capitalista através de suas representações. Para Warhol, a arte deveria ser popular e acessível, 
antagonizando os preceitos tradicionais sobre a erudição do artista para concebê-la e do conhecimento técnico prévio do público para apreciá-la.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobe Pop Art, analise as afirmativas a seguir.
I. Algumas obras representavam objetos banais da vida cotidiana como uma peça artística, provocando a sensação de identificação com o grande público.
II. Apesar da aparência moderna das suas obras, Andy Warhol utilizava técnicas tradicionais de pintura.
III. A representação da imagem de personalidade artística configurava em uma homenagem, sem visar a crítica ao modo de vida das grandes estrelas. 
IV. A simbologia das marcas de produtos de consumo era característica marcante das suas obras.
Está correto apenas o que se afirma em:
17/11/2023, 14:39 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197350_1/outline/assessment/_9227411_1/overview/attempt/_30078044_1/review/inline-feedback… 2/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Resposta correta
Correta: 
I e IV.
II, III e IV.
I, III e IV.
III e IV.
I e II.
Pergunta 3 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Na arquitetura, no projeto e na obra construída, se observarmos mais detalhadamente, veremos peças “coladas”, “acomodadas”, sem percebermos nisso 
uma collage. Essas “contaminações” tão frequentes aproximam os espaços construídos dos espaços imaginados, o que também acentua a collage como 
um procedimento e uma contribuição para a arquitetura.”
Fonte: SILVA, G. N. Collages arquitetônicas. Arquitextos, São Paulo, ano 09, n. 102.07, 2008. Disponível 
em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.102/98>. Acesso em: em 15 jul. 2020.
De acordo com o trecho e o conteúdo estudado sobre a importância da composição de colagem na arquitetura, pode-se traçar um paralelo entre a 
composição artística Pós-Moderna e o ambiente construído. A obra Just what is it that makes today’s home’s so different, so appealing?, do artista britânico 
Richard Hamilton, marcou o nascimento da Pop Art, caracterizada pela forte influência da cultura de mídia do período, porque:
Resposta correta
Correta: 
a técnica de colagem da obra utilizou recortes de revistas norte-americanas que 
enalteciam a cultura de consumo.
o ideal de beleza mostrado na obra era um padrão de desejo tipicamente norte-americano, sendo distinto do padrão britânico.
a composição da obra é uma imitação de uma cena tirada de um famoso filme norte-americano.
os bens de consumo mostrados na obra configuravam produtos fundamentais que atendiam as necessidades mais básicas de todas as classes.
a paleta de cores utilizadas remete aos ícones do cinema e música do Estados Unidos.
Pergunta 4 1 / 1
17/11/2023, 14:39 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197350_1/outline/assessment/_9227411_1/overview/attempt/_30078044_1/review/inline-feedback… 3/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Leia o excerto a seguir:
“Composta por Peter Cook, Ron Herron, David Greene, Dennis Crompton, Michael Webb e Warren Chalk, dentre outros contribuintes esporádicos, a revista 
[Archigram] se apresentou entre 1961 e 1974 munida de uma estética semelhante à Pop Art, movimento artístico pós-moderno dos anos 60, caracterizado 
pelas cores vibrantes e aspecto massivo de ênfase publicitária, e inúmeras ideias doidivanas, tais como as ‘Walking Cities’, mistos de cidades-robôs, 
dotadas de inteligência própria e incríveis recursos tecnológicos a lhes permitir transitar sobre oceanos [...]”.
Fonte: BORGES, V.; CYRINO, T.S. Utopia e produção arquitetônica. Archigram, uma nova forma de teoria. Arquitextos, São Paulo, ano 17, n. 196.01, 2016. 
Disponível em: <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.196/6221>. Acesso em: 15 jul. 2020.
Considerando a citação apresentada e o conteúdo estudado sobre os paradigmas sociais que contribuíram para o nascimento da Pop Art e a sua grande 
influência na arquitetura pós-moderna, analise as afirmativas a seguir.
I. A influência da Pop Art é provinda, principalmente, da cultura individualista intrínseca ao desejo de obtenção de bens de consumo materiais.
II. A Pop Art britânica surgiu de forma alheia à cultura norte-americana.
III. A Pop Art tinha como um de seus objetivos tornar a arte mais acessível e inclusiva.
IV. Os artistas da Pop Art rejeitavam qualquer reprodução de objetos banais do cotidiano, pois os consideravam de mau gosto artístico.
Está correto apenas o que se afirma em:
Resposta correta
Correta: 
I e III.
III e IV.
I e II.
I, II e IV.
II, III e IV.
Pergunta 5 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Na cidade de Londres, esse pensar moderno se deu embalado pelo som de conjuntos musicais como os Rolling Stones, The Beatles e os Yardbirds [...] 
Além disso, foi impulsionado por discussões, conceitos e novos paradigmas que emergiram a partir de exposições de artes realizadas entre 1952 e 1956, 
quando se destacam as exposições Parallel of Life and Art (1953) e This is Tomorrow (1956). Essas exposições deram o tom do que viria constituir a 
Swinging London, como ficou conhecida a efervescência cultural e o modernismo de costumes da cidade, durante a segunda metade dos anos 1960 [...]”.
Fonte: NÓBREGA, M. L. C. C.; QUEIROZ, C. E. J. Cinema e arquitetura em Blow up, no contexto da Swinging London. Arquitextos, São Paulo, ano 20, n. 
238.03, 2020. Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/20.238/7661>. Acesso em: 15 jul 2020.
O trecho cita a exposição This is Tomorrow, organizada pelo Independent Group na Whitechapel Art Gallery, na década de 1950 em Londres e a sua 
influência no contexto cultural do período. Assim, de acordo com o conteúdo estudado sobre Pop Art e tendo em mente a importância da exposição para a 
arte e arquitetura pós-modernas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A exposiçãofoi um marco para o nascimento do Pós-Modernismo, pois ocorreu a mostra de várias ideias transgressoras que influenciaram gerações 
de artistas e arquitetos.
II. ( ) É possível notar a influência da cultura norte-americana nas produções dos artistas na exposição This is Tomorrow, a exemplo da icônica colagem de 
Richard Hamilton.
III. ( ) O Independent Group visava romper com alguns conceitos modernos, mas pretendia manter a linguagem elitista na concepção artística.
IV. ( ) É possível traçar um ponto em comum entre o nascimento do Brutalismo e da Pop Art, pois as duas manifestações ocorreram na exposição.
V. ( ) A ludicidade das obras da Pop Art britânica foi mais marcante do que a norte-americana, pois utilizou de cores mais saturadas e técnicas compositivas 
mais avançadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.196/6221
17/11/2023, 14:39 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197350_1/outline/assessment/_9227411_1/overview/attempt/_30078044_1/review/inline-feedback… 4/7
Ocultar opções de resposta 
V, F, V, V, F.
Resposta correta
Correta: 
V, V, F, V, F.
F, V, F, V, F.
V, F, F, F, V
F, V, F, V, V.
Pergunta 6 1 / 1
A vertente pós-moderna baseada no regionalismo crítico tinha como princípio a contextualização da obra arquitetônica com o seu lugar de inserção, tanto 
de maneira material quanto antropológica. Dentro dessa vertente, podemos identificar obras de diferentes arquitetos que propuseram essa adequação de 
maneira física, cultural ou filosófica. 
De acordo com as informações apresentadas e do conteúdo estudado sobre a arquitetura pós-moderna regionalista, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi o arquiteto Aldo Rossi quem resgatou uma antiga expressão romana para caracterizar o “espírito do lugar”, a qual toda a concepção arquitetônica 
deveria atender.
II. A forma pode ser uma materialização do genius loci, sendo esse um preceito subjetivo do regionalismo cultural. 
III. A Casa da Cascata, do arquiteto Frank Lloyd Wright, é um exemplo de obra do regionalismo físico devido à sua leitura compositiva da paisagem.
IV. O emprego de técnicas construtivas locais é um atributo suficiente para caracterizar uma obra como regionalista.
Está correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
I e II. 
Resposta correta
Correta: 
I, II e III.
III e IV.
I e IV.
Pergunta 7 1 / 1
17/11/2023, 14:39 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197350_1/outline/assessment/_9227411_1/overview/attempt/_30078044_1/review/inline-feedback… 5/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
A instalação temporária para o recebimento das obras do artista pop Roy Lichtenstein, projetada pelos arquitetos Diogo Aguiar e João Jesus, em 2018, foi 
um espaço de 150 m² localizado dentro de um centro comercial na cidade de Lisboa, Portugal. A instalação para a mostra das obras do artista se dispôs 
através de três planos distintos e distribuídos de forma orgânica, estruturados em chapas escuras perfuradas para atribuir permeabilidade ao espaço, 
contando ainda com a utilização de cores que remetiam às obras do artista.
Assim, e de acordo com o conteúdo estudado sobre Pop Art e a sua influência na arquitetura, podemos classificar a obra de Lichtenstein como uma das 
precursoras do movimento norte-americano, juntamente com as obras do Warhol, porque:
Resposta correta
Correta: 
apropriava-se de elementos da cultura popular para criar uma releitura própria com 
técnicas artísticas inovadoras.
tornou a arte popular e desconstruiu o conceito vigente sobre a propaganda e a arte efêmera.
ressignificou as composições clássicas, criando uma releitura delas com novas ferramentas artísticas.
utilizou-se dos conceitos baseados na coletividade para dirigir críticas à cultura de consumo.
conscientizou as gerações seguintes sobre os impactos da sociedade capitalista para o meio ambiente.
Pergunta 8 1 / 1
Alguns conceitos são importantes de serem abordados pois oferecem uma exata contextualização histórica dos fatos que contribuíram para o surgimento 
de movimentos artísticos e arquitetônicos. Dessa forma, podemos entender como a conjuntura política e social atua diretamente no desenvolvimento da 
arquitetura em diferentes partes do mundo, sendo esta uma importante expressão temporal da sociedade.
De acordo com as informações apresentadas e com o conteúdo estudados sobre Pop Art, analise as denominações relativas ao movimento pós-moderno e 
associe-as com suas respectivas definições.
1) Archigram.
2) Team 10.
3) Independent Group.
4) Pop Art.
5) Brutalismo.
( ) Grupo de artistas e arquitetos britânicos, formado em 1952, que buscavam uma linguagem artística e representativa mais aproximada do público.
( ) Revista produzida por um grupo de arquitetos transgressores que propunha alterar os paradigmas da arquitetura com soluções utópicas.
( ) Movimento artístico destinado à cultura de massa com estética inspirada nos itens de consumo e em personalidades da música e do cinema dos EUA.
( ) Estilo arquitetônico caracterizado pela pureza formal e exposição do seu sistema estrutural e de instalações como partes que compõem a estética da 
construtiva.
( ) Grupo organizador do 10º CIAM de 1956, que propôs a revisão de conceitos modernos sobre arquitetura e cidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
3, 1, 5, 2, 4.
1, 3, 4, 2, 5.
3, 1, 2, 5, 4.
1, 4, 3, 5, 2.
17/11/2023, 14:39 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197350_1/outline/assessment/_9227411_1/overview/attempt/_30078044_1/review/inline-feedback… 6/7
Ocultar opções de resposta 
Resposta correta
Correta: 
3, 1, 4, 5, 2.
Pergunta 9 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
"Composto de duas partes, Aprendendo com Las Vegas tem na primeira o estudo de caso: a cidade dos prazeres, onde além de casamentos relâmpago e 
jogos de azar haveria o que aprender com alusões, ‘improvisações baratas’, ‘oásis em desertos de asfalto’ e totens informativos. Na segunda, se constrói a 
teoria das imagens referidas à arquitetura e absolve-se o ornamento do crime.”
Fonte: ESPALLARGAS GIMENEZ, L. A cidade dos prazeres. Vitruvius, São Paulo, ano 03, n. 034.01, 2004. Disponível 
em: <vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/03.034/3177>. Acesso em: 3 out. 2020.
A partir da leitura do trecho, podemos identificar a importância do estudo sobre a cidade de Las Vegas para a arquitetura pós-moderna, divulgado no livro 
Aprendendo com Las Vegas. Assim, e de acordo com o conteúdo estudado sobre as vertentes do Pós-Modernismo, analise as asserções a seguir e a 
relação proposta entre elas.
I. A presença da simbologia na composição da arquitetura observada na cidade tem relação direta com a cultura do consumo.
Porque:
II. O seu caráter cenográfico contribui para o distanciamento de seu público-alvo dos bens materiais, no sentido mercadológico.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta
Correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 10 0 / 1
Leia o excerto a seguir:
“A escolha das obras de Norman Foster, como referências para a discussão do processo de concepção arquitetônica com ênfase no papel da técnica, 
baseia-se na expressividade da produção do arquiteto na corrente High-tech, sabidamente caracterizada pela exploração simbólica do papel da tecnologia 
no todo construído. Autores consagrados, como Pahl, Montaner, ao caracterizarem a corrente de arquitetura High-tech, utilizam o trabalho de Foster como 
uma das principais referências.”
17/11/2023, 14:39 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197350_1/outline/assessment/_9227411_1/overview/attempt/_30078044_1/review/inline-feedback…7/7
Ocultar opções de resposta 
Fonte: GRALA DA CUNHA, E. Discussão sobre o papel da tecnologia no processo de concepção arquitetônica contemporânea: o caso Norman Foster. 
Vitruvius, São Paulo, ano 10, n. 118.00, 2010. Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.118/3369>. Acesso em: 03 out. 2020.
A citação apresentada fala sobre a importância do uso de tecnologia de ponta nas obras do arquiteto Norman Foster e de como a sua obra se tornou 
referência nessa vertente high-tech pós-moderna. A partir dessas informações, e do conteúdo estudado sobre arquitetura high-tech e a ostentação 
tecnológica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A contextualização física com o entorno na arquitetura high-tech como vertente pós-moderna não era um princípio fundamental, como visto no 
regionalismo
Porque:
II. A utilização de novas técnicas construtivas e materiais inovadores se tornou a premissa mais importante nessa composição arquitetônica.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Incorreta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina