Logo Passei Direto
Buscar

Atividade Online Pontuada 03

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As diferenças culturais têm sido o principal objeto de estudo da Antropologia Social, disciplina essa que compõe com a Sociologia e a Ciência Política as chamadas Ciências Sociais. Não obstante, a palavra cultura tem sido alvo de constantes modificações, implicando no estudo sobre o processo de desenvolvimento das mais distintas sociedades.
Sobre essa questão, é correto afirmar que:
a. A corrente evolucionista da Antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua Antropologia Estruturalista.
b. Segundo Edward Tylor, para se poder comparar o nível de desenvolvimento das sociedades é imprescindível o uso da pesquisa de campo, também conhecida como etnografia ou observação participante, conforme mostrou em seu livro intitulado 'Os argonautas do pacífico ocidental'.
c. Segundo as tradições mais contemporâneas da Antropologia evidenciadas no século XXI, os dados científicos de que dispomos atualmente confirmam de forma certeira que as diferenças genéticas hereditárias constituíram um fator de importância primordial diante das causas das diferenças que se manifestam por meio das culturas e das obras das distintas civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos.
d. A principal corrente da Antropologia no século XXI e que nasce no século XIX é o evolucionismo, corrente esta que trouxe o principal método para esse campo do conhecimento com a elaboração da chamada de etnografia.
e. No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês, em que Culture passa a ser 'este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade'.

O Feminismo teve Harriet Martineau (1802-1876) como a primeira socióloga, sendo uma defensora importante dos direitos das mulheres de votar, de ter acesso à educação superior e da igualdade de gênero na família. Analise as afirmativas abaixo sobre o teor da teoria feminista:
É correto apenas o que se afirma em:
I. A teoria feminista examina como o patriarcalismo funciona nos níveis micro e macrossociais, isto é, examina como a dominação masculina acontece nas grandes estruturas, tais como igrejas, empresas, política e na própria cultura de um país, nas pequenas estruturas, como as famílias e na vida cotidiana.
II. A teoria feminista sustenta que a dominação masculina e a subordinação feminina não são determinadas biologicamente, mas decorrem de estruturas de poder e de convenções sociais.
III. A teoria feminista se concentra nos diversos aspectos do patriarcalismo, isto é, o sistema de dominação masculina na sociedade. O patriarcalismo, conforme argumentam as feministas do século XIX, é tão ou mais importante do que as desigualdades de classe na determinação das oportunidades que uma pessoa obtém.
a. II e III
b. I e III.
c. I, II e III
d. I
e. I e II.

A Sociologia surge como algo mais do que a mera reflexão sobre a moderna sociedade que nasce a partir das Revoluções Francesa e Industrial. Suas explicações também tinham intenções práticas, objetivando interferir no rumo desta civilização, tanto para manter como para alterar os fundamentos da sociedade que a impulsionaram e a tornaram possível.
Sobre os principais autores clássicos da Sociologia é correto afirmar que:
a. Durkheim, como crítico do pensamento de Marx, sustentou que o comunismo aliena as pessoas, enquanto que Marx argumentava que o que aliena as pessoas é justamente o liberalismo e a organização dos trabalhadores.
b. Enquanto o objetivo do positivismo de Auguste Comte era a preservação da nova sociedade capitalista que emergia com as Revoluções Francesa e Industrial, Durkheim, diferentemente dessa abordagem, fará uma crítica radical a esse tipo de ordem social, expondo suas falhas e contradições, na medida em que critica o princípio do valor trabalho, defendendo veementemente a mão invisível do mercado, a partir da influência de Adam Smith.
c. A Sociologia hermenêutica weberiana pressupõe que os seres humanos são motivados exclusivamente pelo consumo, o que ele define como ação humana.
d. Talvez um dos conceitos mais centrais na teoria funcionalista de Durkheim seja o de ação social que, segundo o autor, deveria ser o principal objeto de estudo da Sociologia. Durkheim estudava aspectos mais cotidianos da vida dos indivíduos justamente por acreditar que o grande motivador da ação na vida das pessoas eram as ideias, as crenças e os valores, sendo também os principais catalizadores das mudanças sociais, e não apenas a estrutura das instituições ou a situação econômica do sujeito.
e. Baseado na metodologia desenvolvida em seu livro intitulado "As regras do método sociológico", Durkheim publica dois anos mais tarde "O Suicídio", fruto de uma pesquisa sobre as reais causas dos suicídios. Ele constatou que o suicídio é mais do que um simples ato individual de desespero e é fortemente influenciado por fatores sociais. Com isso, demonstrou a influência de fatos sociais na vida dos indivíduos e a importância de estudá-los para compreender a dinâmica da vida social.

A humanidade sempre teve curiosidade de compreender seu próprio comportamento, suas motivações e seus significados. No entanto, o projeto de fundar uma ciência que estudasse os humanos, é muito recente.
Analise as afirmacoes a seguir sobre as origens da Antropologia:
I. As primeiras reflexões antropológicas acontecem durante as explorações europeias ao redor da Terra. Buscando territórios que pudessem dominar e explorar comercialmente, os renascentistas exploram lugares desconhecidos e começam a elaborar reflexões e discursos sobre os habitantes que povoavam aqueles lugares.
II. As primeiras observações e os primeiros discursos disponíveis sobre os povos ”distantes”, provém de duas fontes principais, que são as reações dos primeiros viajantes, formando o que habitualmente chamamos de ”literatura de viagem”, e os relatórios dos missionários que acompanhavam a colonização europeia.
III. A questão relevante colocada na época, e que nasce desse primeiro confronto visual com as diferenças, é sobre se aqueles que acabaram de ser “descobertos”, pertencem à humanidade ou se são seres de outra espécie? O critério de julgamento, na época, era religioso, e se tratava de saber se aqueles “selvagens” tinham alma.
IV. A literatura de viagem era composta por narrativas acerca das experiências, descobertas e reflexões de um viajante durante seu percurso exploratório. Geralmente ilustra as pessoas, os eventos e aquilo que o autor vê ou sente, quando se encontra num país estrangeiro ou em lugar estranho.
a. II, III e IV
b. III e IV
c. I, II, III e IV
d. I, III e IV
e. I e II

Ao tratar do caráter relacional do poder, sobretudo no que se refere as ações sociais e suas motivações, encontramos na Sociologia compreensiva ou hermenêutica proposta por Max Weber a ideia de que uma ação social só tem um significado quando estabelece uma comunicação com os outros.
A partir das análises de Weber, está certo o que se afirma em:
a. A concepção objetivista de poder defendida por Weber presume que a autoridade para exercê-lo está situada apenas nas relações humanas, ou seja, nesse sentido não decorreria das estruturas das instituições que organizam as relações humanas.
b. Weber definiu o conceito de ação humana presumindo que os seres humanos são motivados sempre pelo lucro, embora também tenha tratado das ações racionais referentes a fins, a valores, ações tradicionais e afetivas.
c. Segundo Weber, o objeto de estudo da Sociologia são as ações sociais que visam compreender uma realidade infinita de relações humanas e a busca pela compreensão de suas motivações.
d. Weber distinguiu três tipos de dominação: a dominação legal racional, a dominação tradicional e dominação carismática. Entretanto, o autor é bastante criticado pela comunidade científica porque ao defender essa última, o autor se colocou como defensor do nazismo.
e. Para Weber, o poder existe independente das relações humanas e isso fica evidente em sua análise quando o autor trata da relevância das classes sociais em todo o planeta, para além da das castas, estamentos e outras formas de hierarquia social.

A teoria do conflito teve origem na obra do pensador social alemão Karl Marx. Membro da geração imediatamente anterior à de Émile Durkheim, Karl Marx observou a pobreza e o descontentamento produzidos pela Revolução Industrial e desenvolveu um argumento generalizado acerca da maneira como as sociedades se desenvolvem.
Que argumento foi esse?
a. Em vez de enfatizar a importância do conflito, o cerne de suas ideias é o equilíbrio social, isto é, o equilíbrio entre as classes no sentido de admitir que são diferentes por natureza.
b. O cerne de suas perspectivas é a luta de classes, isto é, os conflitos antagônicos insuperáveis entre os interesses das duas principais classes sociais no capitalismo.
c. Uma das maiores contribuições de Marx foi a de enfatizar como as várias instituições sociais devem operar a fim de assegurar o funcionamento regular da sociedade.
d. Marx enfatizou a importância de se compreender os motivos e significados que as pessoas atribuem às coisas para entender mais claramente o significado de suas ações.
e. Marx enfatizou que os americanos foram culturalmente educados a acreditarem que o talento e a iniciativa individual tornavam possível que as pessoas conseguissem praticamente qualquer coisa naquela terra de oportunidades.

Alguns antropólogos, no início da Antropologia e influenciados pelas ideias de Charles Darwin, desenvolveram a ideia de que a humanidade teria evoluído e que as diferentes culturas também seriam fruto de uma evolução cultural. Analise as afirmacoes a seguir sobre o desenvolvimento do conceito de Cultura:
É correto apenas o que se afirma em:
I. Para entender a obra de E. Tylor, por exemplo, é necessário compreender a época em que viveu e consequentemente o seu background intelectual. O seu livro foi produzido nos anos em que a Europa sofria o impacto da Origem das espécies, de Charles Darwin, e que a nascente antropologia foi dominada pela estreita perspectiva do evolucionismo unilinear.
II. A década de 60 do século XIX foi rica em trabalhos de orientação evolucionista. Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade.
III. Por detrás de cada um destes estudos evolucionistas, predominava a ideia de que a cultura se desenvolve de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas "sociedades mais avançadas".
a. I
b. I, II e III
c. I e III
d. II e III
e. I e II

o vento e o músculo dos animais e dos humanos. No entanto, a Revolução Industrial foi mais do que apenas a introdução da máquina no cotidiano do trabalho humano e seus constantes aperfeiçoamentos.
Marque a alternativa que apresenta o que a Revolução Industrial representou em termos de transformação para a sociedade europeia:
a. Representou o dono do meio transportador contra indenizações que venha a ser obrigado a pagar, por ter sido judicialmente considerado responsável pelo dano causado às grandes massas humanas aglomeradas nas cidades
b. Representou o triunfo da indústria socialista, administrada por burocratas estatais que aos poucos concentraram as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle do Estado, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades
c. Representou o triunfo da indústria capitalista, administrada por empresários que aos poucos concentraram as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de poucos, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades.
d. Representou um diferencial competitivo perante os demais players do mercado. Assim, como foi visto no afretamento dos navios, saber fazer a melhor opção em relação a frete e seguro trará segurança jurídica e redução de custos
e. Representou a decadência da indústria capitalista, administrada por empresários que aos poucos concentraram as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de sindicatos, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades

A Antropologia, mesmo mantendo pontos de articulação e confronto com a Filosofia, a Sociologia, a Psicologia e a História, torna-se um campo de investigação cada vez mais especializado, avançando dentro de sua própria prática científica e desenvolvendo métodos próprios de análise dos seres humanos.
Ao tratarmos desse campo do conhecimento científico, é correto afirmar que:
a. A natureza humana, característica inata aos seres humanos, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.
b. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
c. Partindo do pressuposto da existência de uma natureza humana, conforme mostrou Thomas Hobbes, a Antropologia Cultural que nasce com Franz Boas sugere que os indivíduos possuem uma linha única moral que será justamente o elemento que permitirá uma comparação orientada pela escala unilear, sugerida por ele.
d. Segundo as perspectivas mais contemporâneas da Antropologia, a cultura não é dinâmica, mas sim estática. Por isso, a importância em defender os valores estabelecidos pela tradição ocidental, tendo em vista a sua superioridade no processo civilizador.
e. O etnocentrismo, de fato, não é um fenômeno universal. Nesse sentido, é incomum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade ou mesmo a sua única expressão.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As diferenças culturais têm sido o principal objeto de estudo da Antropologia Social, disciplina essa que compõe com a Sociologia e a Ciência Política as chamadas Ciências Sociais. Não obstante, a palavra cultura tem sido alvo de constantes modificações, implicando no estudo sobre o processo de desenvolvimento das mais distintas sociedades.
Sobre essa questão, é correto afirmar que:
a. A corrente evolucionista da Antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua Antropologia Estruturalista.
b. Segundo Edward Tylor, para se poder comparar o nível de desenvolvimento das sociedades é imprescindível o uso da pesquisa de campo, também conhecida como etnografia ou observação participante, conforme mostrou em seu livro intitulado 'Os argonautas do pacífico ocidental'.
c. Segundo as tradições mais contemporâneas da Antropologia evidenciadas no século XXI, os dados científicos de que dispomos atualmente confirmam de forma certeira que as diferenças genéticas hereditárias constituíram um fator de importância primordial diante das causas das diferenças que se manifestam por meio das culturas e das obras das distintas civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos.
d. A principal corrente da Antropologia no século XXI e que nasce no século XIX é o evolucionismo, corrente esta que trouxe o principal método para esse campo do conhecimento com a elaboração da chamada de etnografia.
e. No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês, em que Culture passa a ser 'este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade'.

O Feminismo teve Harriet Martineau (1802-1876) como a primeira socióloga, sendo uma defensora importante dos direitos das mulheres de votar, de ter acesso à educação superior e da igualdade de gênero na família. Analise as afirmativas abaixo sobre o teor da teoria feminista:
É correto apenas o que se afirma em:
I. A teoria feminista examina como o patriarcalismo funciona nos níveis micro e macrossociais, isto é, examina como a dominação masculina acontece nas grandes estruturas, tais como igrejas, empresas, política e na própria cultura de um país, nas pequenas estruturas, como as famílias e na vida cotidiana.
II. A teoria feminista sustenta que a dominação masculina e a subordinação feminina não são determinadas biologicamente, mas decorrem de estruturas de poder e de convenções sociais.
III. A teoria feminista se concentra nos diversos aspectos do patriarcalismo, isto é, o sistema de dominação masculina na sociedade. O patriarcalismo, conforme argumentam as feministas do século XIX, é tão ou mais importante do que as desigualdades de classe na determinação das oportunidades que uma pessoa obtém.
a. II e III
b. I e III.
c. I, II e III
d. I
e. I e II.

A Sociologia surge como algo mais do que a mera reflexão sobre a moderna sociedade que nasce a partir das Revoluções Francesa e Industrial. Suas explicações também tinham intenções práticas, objetivando interferir no rumo desta civilização, tanto para manter como para alterar os fundamentos da sociedade que a impulsionaram e a tornaram possível.
Sobre os principais autores clássicos da Sociologia é correto afirmar que:
a. Durkheim, como crítico do pensamento de Marx, sustentou que o comunismo aliena as pessoas, enquanto que Marx argumentava que o que aliena as pessoas é justamente o liberalismo e a organização dos trabalhadores.
b. Enquanto o objetivo do positivismo de Auguste Comte era a preservação da nova sociedade capitalista que emergia com as Revoluções Francesa e Industrial, Durkheim, diferentemente dessa abordagem, fará uma crítica radical a esse tipo de ordem social, expondo suas falhas e contradições, na medida em que critica o princípio do valor trabalho, defendendo veementemente a mão invisível do mercado, a partir da influência de Adam Smith.
c. A Sociologia hermenêutica weberiana pressupõe que os seres humanos são motivados exclusivamente pelo consumo, o que ele define como ação humana.
d. Talvez um dos conceitos mais centrais na teoria funcionalista de Durkheim seja o de ação social que, segundo o autor, deveria ser o principal objeto de estudo da Sociologia. Durkheim estudava aspectos mais cotidianos da vida dos indivíduos justamente por acreditar que o grande motivador da ação na vida das pessoas eram as ideias, as crenças e os valores, sendo também os principais catalizadores das mudanças sociais, e não apenas a estrutura das instituições ou a situação econômica do sujeito.
e. Baseado na metodologia desenvolvida em seu livro intitulado "As regras do método sociológico", Durkheim publica dois anos mais tarde "O Suicídio", fruto de uma pesquisa sobre as reais causas dos suicídios. Ele constatou que o suicídio é mais do que um simples ato individual de desespero e é fortemente influenciado por fatores sociais. Com isso, demonstrou a influência de fatos sociais na vida dos indivíduos e a importância de estudá-los para compreender a dinâmica da vida social.

A humanidade sempre teve curiosidade de compreender seu próprio comportamento, suas motivações e seus significados. No entanto, o projeto de fundar uma ciência que estudasse os humanos, é muito recente.
Analise as afirmacoes a seguir sobre as origens da Antropologia:
I. As primeiras reflexões antropológicas acontecem durante as explorações europeias ao redor da Terra. Buscando territórios que pudessem dominar e explorar comercialmente, os renascentistas exploram lugares desconhecidos e começam a elaborar reflexões e discursos sobre os habitantes que povoavam aqueles lugares.
II. As primeiras observações e os primeiros discursos disponíveis sobre os povos ”distantes”, provém de duas fontes principais, que são as reações dos primeiros viajantes, formando o que habitualmente chamamos de ”literatura de viagem”, e os relatórios dos missionários que acompanhavam a colonização europeia.
III. A questão relevante colocada na época, e que nasce desse primeiro confronto visual com as diferenças, é sobre se aqueles que acabaram de ser “descobertos”, pertencem à humanidade ou se são seres de outra espécie? O critério de julgamento, na época, era religioso, e se tratava de saber se aqueles “selvagens” tinham alma.
IV. A literatura de viagem era composta por narrativas acerca das experiências, descobertas e reflexões de um viajante durante seu percurso exploratório. Geralmente ilustra as pessoas, os eventos e aquilo que o autor vê ou sente, quando se encontra num país estrangeiro ou em lugar estranho.
a. II, III e IV
b. III e IV
c. I, II, III e IV
d. I, III e IV
e. I e II

Ao tratar do caráter relacional do poder, sobretudo no que se refere as ações sociais e suas motivações, encontramos na Sociologia compreensiva ou hermenêutica proposta por Max Weber a ideia de que uma ação social só tem um significado quando estabelece uma comunicação com os outros.
A partir das análises de Weber, está certo o que se afirma em:
a. A concepção objetivista de poder defendida por Weber presume que a autoridade para exercê-lo está situada apenas nas relações humanas, ou seja, nesse sentido não decorreria das estruturas das instituições que organizam as relações humanas.
b. Weber definiu o conceito de ação humana presumindo que os seres humanos são motivados sempre pelo lucro, embora também tenha tratado das ações racionais referentes a fins, a valores, ações tradicionais e afetivas.
c. Segundo Weber, o objeto de estudo da Sociologia são as ações sociais que visam compreender uma realidade infinita de relações humanas e a busca pela compreensão de suas motivações.
d. Weber distinguiu três tipos de dominação: a dominação legal racional, a dominação tradicional e dominação carismática. Entretanto, o autor é bastante criticado pela comunidade científica porque ao defender essa última, o autor se colocou como defensor do nazismo.
e. Para Weber, o poder existe independente das relações humanas e isso fica evidente em sua análise quando o autor trata da relevância das classes sociais em todo o planeta, para além da das castas, estamentos e outras formas de hierarquia social.

A teoria do conflito teve origem na obra do pensador social alemão Karl Marx. Membro da geração imediatamente anterior à de Émile Durkheim, Karl Marx observou a pobreza e o descontentamento produzidos pela Revolução Industrial e desenvolveu um argumento generalizado acerca da maneira como as sociedades se desenvolvem.
Que argumento foi esse?
a. Em vez de enfatizar a importância do conflito, o cerne de suas ideias é o equilíbrio social, isto é, o equilíbrio entre as classes no sentido de admitir que são diferentes por natureza.
b. O cerne de suas perspectivas é a luta de classes, isto é, os conflitos antagônicos insuperáveis entre os interesses das duas principais classes sociais no capitalismo.
c. Uma das maiores contribuições de Marx foi a de enfatizar como as várias instituições sociais devem operar a fim de assegurar o funcionamento regular da sociedade.
d. Marx enfatizou a importância de se compreender os motivos e significados que as pessoas atribuem às coisas para entender mais claramente o significado de suas ações.
e. Marx enfatizou que os americanos foram culturalmente educados a acreditarem que o talento e a iniciativa individual tornavam possível que as pessoas conseguissem praticamente qualquer coisa naquela terra de oportunidades.

Alguns antropólogos, no início da Antropologia e influenciados pelas ideias de Charles Darwin, desenvolveram a ideia de que a humanidade teria evoluído e que as diferentes culturas também seriam fruto de uma evolução cultural. Analise as afirmacoes a seguir sobre o desenvolvimento do conceito de Cultura:
É correto apenas o que se afirma em:
I. Para entender a obra de E. Tylor, por exemplo, é necessário compreender a época em que viveu e consequentemente o seu background intelectual. O seu livro foi produzido nos anos em que a Europa sofria o impacto da Origem das espécies, de Charles Darwin, e que a nascente antropologia foi dominada pela estreita perspectiva do evolucionismo unilinear.
II. A década de 60 do século XIX foi rica em trabalhos de orientação evolucionista. Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade.
III. Por detrás de cada um destes estudos evolucionistas, predominava a ideia de que a cultura se desenvolve de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas "sociedades mais avançadas".
a. I
b. I, II e III
c. I e III
d. II e III
e. I e II

o vento e o músculo dos animais e dos humanos. No entanto, a Revolução Industrial foi mais do que apenas a introdução da máquina no cotidiano do trabalho humano e seus constantes aperfeiçoamentos.
Marque a alternativa que apresenta o que a Revolução Industrial representou em termos de transformação para a sociedade europeia:
a. Representou o dono do meio transportador contra indenizações que venha a ser obrigado a pagar, por ter sido judicialmente considerado responsável pelo dano causado às grandes massas humanas aglomeradas nas cidades
b. Representou o triunfo da indústria socialista, administrada por burocratas estatais que aos poucos concentraram as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle do Estado, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades
c. Representou o triunfo da indústria capitalista, administrada por empresários que aos poucos concentraram as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de poucos, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades.
d. Representou um diferencial competitivo perante os demais players do mercado. Assim, como foi visto no afretamento dos navios, saber fazer a melhor opção em relação a frete e seguro trará segurança jurídica e redução de custos
e. Representou a decadência da indústria capitalista, administrada por empresários que aos poucos concentraram as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de sindicatos, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades

A Antropologia, mesmo mantendo pontos de articulação e confronto com a Filosofia, a Sociologia, a Psicologia e a História, torna-se um campo de investigação cada vez mais especializado, avançando dentro de sua própria prática científica e desenvolvendo métodos próprios de análise dos seres humanos.
Ao tratarmos desse campo do conhecimento científico, é correto afirmar que:
a. A natureza humana, característica inata aos seres humanos, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.
b. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
c. Partindo do pressuposto da existência de uma natureza humana, conforme mostrou Thomas Hobbes, a Antropologia Cultural que nasce com Franz Boas sugere que os indivíduos possuem uma linha única moral que será justamente o elemento que permitirá uma comparação orientada pela escala unilear, sugerida por ele.
d. Segundo as perspectivas mais contemporâneas da Antropologia, a cultura não é dinâmica, mas sim estática. Por isso, a importância em defender os valores estabelecidos pela tradição ocidental, tendo em vista a sua superioridade no processo civilizador.
e. O etnocentrismo, de fato, não é um fenômeno universal. Nesse sentido, é incomum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade ou mesmo a sua única expressão.

Prévia do material em texto

- Meus cursos - - - Painel Estudos Socioantropológicos Atividades Pontuadas e Notas Atividade Online Pontuada 03
 
https://ceadsaladeaula.uvv.br/my/
https://ceadsaladeaula.uvv.br/course/view.php?id=326
https://ceadsaladeaula.uvv.br/course/view.php?id=326&section=2
https://ceadsaladeaula.uvv.br/mod/quiz/view.php?id=29093
Iniciado em sexta, 20 out 2023, 14:59
Estado Finalizada
Concluída em sexta, 20 out 2023, 15:27
Tempo
empregado
27 minutos 11 segundos
Avaliar 2,00 de um máximo de 2,00(100%)
Questão 1
Completo Atingiu 0,20 de 0,20
As diferenças culturais têm sido o principal objeto de estudo da Antropologia Social, disciplina essa que
compõe com a Sociologia e a Ciência Política as chamadas Ciências Sociais. Não obstante, a palavra cultura
tem sido alvo de constantes modificações, implicando no estudo sobre o processo de desenvolvimento das
mais distintas sociedades. 
Sobre essa questão, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais
de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo.
Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês, em que Culture passa a ser “este todo
complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos
pelo homem como membro de uma sociedade”.
b. Segundo Edward Tylor, para se poder comparar o nível de desenvolvimento das sociedades é imprescindível o uso da pesquisa
de campo, também conhecida como etnografia ou observação participante, conforme mostrou em seu livro intitulado “Os
argonautas do pacífico ocidental”.
c. A principal corrente da Antropologia no século XXI e que nasce no século XIX é o evolucionismo, corrente esta que trouxe o
principal método para esse campo do conhecimento com a elaboração da chamada de etnografia.
d. Segundo as tradições mais contemporâneas da Antropologia evidenciadas no século XXI, os dados científicos de que dispomos
atualmente confirmam de forma certeira que as diferenças genéticas hereditárias constituíram um fator de importância
primordial diante das causas das diferenças que se manifestam por meio das culturas e das obras das distintas civilizações dos
diversos povos ou grupos étnicos. .
e. A corrente evolucionista da Antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de
comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua
Antropologia Estrururalista.
Questão 2
Completo Atingiu 0,20 de 0,20
O Feminismo teve Harriet Martineau (1802-1876) como a primeira socióloga, sendo uma defensora importante
dos direitos das mulheres de votar, de ter acesso à educação superior e da igualdade de gênero na
família. Analise as afirmativas abaixo sobre o teor da teoria feminista:
 
I. A teoria feminista examina como o patriarcalismo funciona nos níveis micro e macrossociais, isto é, examina
como a dominação masculina acontece nas grandes estruturas, tais como igrejas, empresas, política e na
própria cultura de um país, nas pequenas estruturas, como as famílias e na vida cotidiana.
II. A teoria feminista sustenta que a dominação masculina e a subordinação feminina não são determinadas
biologicamente, mas decorrem de estruturas de poder e de convenções sociais.
III. A teoria feminista se concentra nos diversos aspectos do patriarcalismo, isto é, o sistema de dominação
masculina na sociedade. O patriarcalismo, conforme argumentam as feministas do século XIX, é tão ou mais
importante do que as desigualdades de classe na determinação das oportunidades que uma pessoa obtém

importante do que as desigualdades de classe na determinação das oportunidades que uma pessoa obtém
ou deixa de obter na vida.
 
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II e III
b. I e III.
c. I, II e III
d. I
e. I e II.
Questão 3
Completo Atingiu 0,20 de 0,20
A Sociologia surge como algo mais do que a mera reflexão sobre a moderna sociedade que nasce a partir das
Revoluções Francesa e Industrial. Suas explicações também tinham intenções práticas, objetivando interferir
no rumo desta civilização, tanto para manter como para alterar os fundamentos da sociedade que a
impulsionaram e a tornaram possível.
Sobre os principais autores clássicos da Sociologia é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a.  Durkheim, como crítico do pensamento de Marx, sustentou que o comunismo aliena as pessoas, enquanto que Marx
argumentava que o que aliena as pessoas é justamente o liberalismo e a organização dos trabalhadores.
b. A Sociologia hermenêutica weberiana pressupõe que os seres humanos são motivados exclusivamente pelo consumo, o que ele
define como ação humana.
c. Baseado na metodologia desenvolvida em seu livro intitulado "As regras do método sociológico", Durkheim publica dois anos
mais tarde "O Suicídio", fruto de uma pesquisa sobre as reais causas dos suicídios. Ele constatou que o suicídio é mais do que um
simples ato individual de desespero e é fortemente influenciado por fatores sociais. Com isso, demonstrou a influência de fatos
sociais na vida dos indivíduos e a importância de estudá-los para compreender a dinâmica da vida social.
d. Talvez um dos conceitos mais centrais na teoria funcionalista de Durkheim seja o de ação social que, segundo o autor, deveria ser
o principal objeto de estudo da Sociologia. Durkheim estudava aspectos mais cotidianos da vida dos indivíduos justamente por
acreditar que o grande motivador da ação na vida das pessoas eram as ideias, as crenças e os valores, sendo também os
principais catalizadores das mudanças sociais, e não apenas a estrutura das instituições ou a situação econômica do sujeito.
e. Enquanto o objetivo do positivismo de Auguste Comte era a preservação da nova sociedade capitalista que emergia com as
Revoluções Francesa e Industrial, Durkheim, diferentemente dessa abordagem, fará uma crítica radical a esse tipo de ordem
social, expondo suas falhas e contradições, na medida em que critica o princípio do valor trabalho, defendendo veementemente
a mão invisível do mercado, a partir da influência de Adam Smith.
Questão 4
Completo Atingiu 0,20 de 0,20
A humanidade sempre teve curiosidade de compreender seu próprio comportamento, suas motivações e
seus significados. No entanto, o projeto de fundar uma ciência que estudasse os humanos, é muito recente.
Analise as afirmações a seguir sobre as origens da Antropologia:
I. As primeiras reflexões antropológicas acontecem durante as explorações europeias ao redor da Terra.
Buscando territórios que pudessem dominar e explorar comercialmente, os renascentistas exploram lugares
desconhecidos e começam a elaborar reflexões e discursos sobre os habitantes que povoavam aqueles

desconhecidos e começam a elaborar reflexões e discursos sobre os habitantes que povoavam aqueles
lugares.
II. As primeiras observações e os primeiros discursos disponíveis sobre os povos ”distantes”, provém de duas
fontes principais, que são as reações dos primeiros viajantes, formando o que habitualmente chamamos de
”literatura de viagem”, e os relatórios dos missionários que acompanhavam a colonização europeia.
III. A questão relevante colocada na época, e que nasce desse primeiro confronto visual com as diferenças, é
sobre se aqueles que acabaram de ser “descobertos”, pertencem à humanidade ou se são seres de outra
espécie? O critério de julgamento, na época, era religioso, e se tratava de saber se aqueles “selvagens” tinham
alma.
IV. A literatura de viagem era composta por narrativas acerca das experiências, descobertas e reflexões de um
viajante durante seu percurso exploratório. Geralmente ilustra as pessoas, os eventos e aquilo que o autor vê
ou sente, quando se encontra num país estrangeiro ou em lugar estranho.
Estão corretas:
Escolha uma opção:
a. II,III e IV
b. III e IV
c. I, II, III e IV
d. I, III e IV
e. I e II
Questão 5
Completo Atingiu 0,20 de 0,20
As Ciências Sociais, sobretudo a Antropologia e a Sociologia, propõem que as ações humanas não são fruto
de simples escolhas individuais, na medida em que existe uma ordem social influenciando as ações de cada
indivíduo. Assim, as causas do comportamento humano baseiam-se, principalmente, nos padrões de relações
sociais que nos rodeiam, e esses padrões comportamentais são produzidos por nossas famílias, redes de
parentesco, vizinhanças, bairros, escola, igreja, aldeias, cidades, nações, meios de comunicação e qualquer
outro agrupamento que se mantém coeso pelas interações humanas regulares.
A partir desse entendimento, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a.  Recorrentemente, a Sociologia é associada à emergência do capitalismo. Diante disso, é possível afirmar que os principais
autores clássicos da Sociologia enxergam o capitalismo como algo negativo e que deve ser veementemente combatido.
b.  Toda a teia social que incide sobre os seres humanos que vivem em sociedade é formada por nossas redes de relacionamentos
que produzem significados, classificações e padrões de pensamento que servem para muitas coisas, desde promover uma
coesão social e fortalecer laços entre os participantes até moldar nossa conduta, capturar nossa subjetividade e nos transformar
em indivíduos obedientes poder econômico, familiar, científico ou de qualquer outra ordem.
 
c.  Karl Marx recorrentemente é tratado pela literatura acadêmica como o fundador da Sociologia e o responsável por dar esse
nome a esse campo do conhecimento.
d. A Sociologia nasce no século XIX, sobretudo a partir da influência das Revoluções Francesa e Industrial. Desse modo, ela busca
oferecer explicações orientadas por um único viés político, que é o socialismo.
e.  A Sociologia nasce afirmando que a sociedade é dividida em classes sociais e esse seria o primeiro pressuposto deste campo do
conhecimento, principalmente a partir dos escritos de seu fundador Auguste Comte.
Questão 6
Completo Atingiu 0,20 de 0,20

Ao tratar do caráter relacional do poder, sobretudo no que se refere as ações sociais e suas motivações,
encontramos na Sociologia compreensiva ou hermenêutica proposta por Max Weber a ideia de que uma ação
social só tem um significado quando estabelece uma comunicação com os outros. 
A partir das análises de Weber, está certo o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. Segundo Weber, o objeto de estudo da Sociologia são as ações sociais que visam compreender uma realidade infinita de
relações humanas e a busca pela compreensão de suas motivações.
 
b. Para Weber, o poder existe independente das relações humanas e isso fica evidente em sua análise quando o autor trata da
relevância das classes sociais em todo o planeta, para além da das castas, estamentos e outras formas de hierarquia social.
c. A concepção objetivista de poder defendida por Weber presume que a autoridade para exercê-lo está situada apenas nas
relações humanas, ou seja, nesse sentido não decorreria das estruturas das instituições que organizam as relações
humanas. 
d. Weber definiu o conceito de ação humana presumindo que os seres humanos são motivados sempre pelo lucro, embora
também tenha tratado das ações racionais referentes a fins, a valores, ações tradicionais e afetivas.
e. Weber distinguiu três tipos de dominação: a dominação legal racional, a dominação tradicional e dominação carismática.
Entretanto, o autor é bastante criticado pela comunidade científica porque ao defender essa última, o autor se colocou como
defensor do nazismo.
Questão 7
Completo Atingiu 0,20 de 0,20
A teoria do conflito teve origem na obra do pensador social alemão Karl Marx. Membro da geração
imediatamente anterior à de Émile Durkheim, Karl Marx observou a pobreza e o descontentamento produzidos
pela Revolução Industrial e desenvolveu um argumento generalizado acerca da maneira como as sociedades
se desenvolvem. 
Que argumento foi esse?
Escolha uma opção:
a.
O cerne de suas perspectivas é a luta de classes, isto é, os conflitos antagônicos insuperáveis entre os interesses das duas
principais classes sociais no capitalismo.
b. Uma das maiores contribuições de Marx foi a de enfatizar como as várias instituições sociais devem operar a fim de assegurar o
funcionamento regular da sociedade.
c. Em vez de enfatizar a importância do conflito, o cerne de suas ideias é o equilíbrio social, isto é, o equilíbrio entre as classes no
sentido de admitir que são diferentes por natureza.
d. Marx enfatizou a importância de se compreender os motivos e significados que as pessoas atribuem às coisas para entender
mais claramente o significado de suas ações.
e. Marx enfatizou que os americanos foram culturalmente educados a acreditarem que o talento e a iniciativa individual tornavam
possível que as pessoas conseguissem praticamente qualquer coisa naquela terra de oportunidades.
Questão 8
Completo Atingiu 0,20 de 0,20
Alguns antropólogos, no início da Antropologia e influenciados pelas ideias de Charles Darwin, desenvolveram
a ideia de que a humanidade teria evoluído e que as diferentes culturas também seriam fruto de uma
evolução cultural. Analise as afirmações a seguir sobre o desenvolvimento do conceito de Cultura:

I. Para entender a obra de E. Tylor, por exemplo, é necessário compreender a época em que viveu e
consequentemente o seu background intelectual. O seu livro foi produzido nos anos em que a Europa sofria o
impacto da Origem das espécies, de Charles Darwin, e que a nascente antropologia foi dominada pela estreita
perspectiva do evolucionismo unilinear.
II. A década de 60 do século XIX foi rica em trabalhos de orientação evolucionista. Uma série de estudiosos
tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as
explicações para os procedimentos sociais da atualidade.
III. Por detrás de cada um destes estudos evolucionistas, predominava a ideia de que a cultura se desenvolve
de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já
tinham sido percorridas pelas "sociedades mais avançadas".
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. I
b. I, II e III
c. II e III
d. I e II
e. I e III
Questão 9
Completo Atingiu 0,20 de 0,20
Na Inglaterra, com o desenvolvimento tecnológico promovendo a Revolução Industrial, o vapor e a eletricidade
substituíram as fontes tradicionais de energia utilizadas até então: a água, o vento e o músculo dos animais e
dos humanos. No entanto, a Revolução Industrial foi mais do que apenas a introdução da máquina no
cotidiano do trabalho humano e seus constantes aperfeiçoamentos.
Marque a alternativa que apresenta o que a Revolução Industrial representou em termos de transformação
para a sociedade europeia:
Escolha uma opção:
a. Representou o dono do meio transportador contra indenizações que venha a ser obrigado a pagar, por ter sido judicialmente
considerado responsável pelo dano causado às grandes massas humanas aglomeradas nas cidades
b. Representou o triunfo da indústria socialista, administrada por burocratas estatais que aos poucos concentraram as máquinas,
as terras e as ferramentas sob o controle do Estado, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores
independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades
c. Representou o triunfo da indústria capitalista, administrada por empresários que aos poucos concentraram as máquinas, as
terras e as ferramentas sob o controle de poucos, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores
independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades.
d. Representou um diferencial competitivo perante os demais players do mercado. Assim, como foi visto no afretamento dos navios,
saber fazer a melhor opção em relação a frete e seguro trará segurança jurídica e redução de custos
e. Representou a decadência da indústria capitalista,administrada por empresários que aos poucos concentraram as máquinas,
as terras e as ferramentas sob o controle de sindicatos, transformando populações inteiras de camponeses e trabalhadores
independentes em grandes massas humanas aglomeradas nas cidades

Questão 10
Completo Atingiu 0,20 de 0,20
A Antropologia, mesmo mantendo pontos de articulação e confronto com a Filosofia, a Sociologia, a Psicologia
e a História, torna-se um campo de investigação cada vez mais especializado, avançando dentro de sua
própria prática científica e desenvolvendo métodos próprios de análise dos seres humanos.
Ao tratarmos desse campo do conhecimento científico, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A natureza humana, característica inata aos seres humanos, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao
comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.
b. Partindo do pressuposto da existência de uma natureza humana, conforme mostrou Thomas Hobbes, a Antropologia Cultural que
nasce com Franz Boas sugere que os indivíduos possuem uma linha única moral que será justamente o elemento que permitirá
uma comparação orientada pela escala unilear, sugerida por ele.
c. O etnocentrismo, de fato, não é um fenômeno universal. Nesse sentido, é incomum a crença de que a própria sociedade é o
centro da humanidade ou mesmo a sua única expressão.
d. Segundo as perspectivas mais contemporâneas da Antropologia, a cultura não é dinâmica, mas sim estática. Por isso, a
importância em defender os valores estabelecidos pela tradição ocidental, tendo em vista a sua superioridade no processo
civilizador.
e. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de
vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos
pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
Terminar revisão
Atividade Online Pontuada 02 Seguir para... Manual: Como acessar a Aula… 

https://ceadsaladeaula.uvv.br/mod/quiz/view.php?id=29093
https://ceadsaladeaula.uvv.br/mod/assign/view.php?id=50497&forceview=1
https://ceadsaladeaula.uvv.br/mod/url/view.php?id=29108&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina