Logo Passei Direto
Buscar

Avaliacao II - Individual

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um dos sonhos mais antigos da educação é encontrar uma maneira de tornar os alunos mais inteligentes - não apenas mais informados ou habilidosos, mas, na verdade, mais capazes de aprender novas informações de todos os tipos. Dessa forma, vários grupos de pesquisadores têm desenvolvido e avaliado programas de ensino projetados para aumentar as habilidades de pensamento geral dos alunos. Sobre ferramentas que auxiliam na produção de um aluno inteligente, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As habilidades de resolução de problemas são ensinadas por meio de uma série de etapas, incluindo, por exemplo, análise de meios-fins e representação de problemas.
II- A solução criativa de problemas requer tempo de incubação, suspensão de julgamento, ambientes propícios, análise de problemas, aplicação de habilidades de pensamento e feedback.
III- Habilidades de pensamento incluem, por exemplo, planejamento, classificação, pensamento divergente, identificação de suposições, reconhecimento de informações enganosas e geração de perguntas.
IV- As habilidades de pensamento não podem ser ensinadas por meio de programas estruturados; estas são características inatas no indivíduo, além de que criar uma cultura de pensamento na sala de aula é uma técnica extremamente difícil.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

As consequências que enfraquecem o comportamento são chamadas de punidores. Observe que há o mesmo problema na definição de punição e na definição de reforço: se uma consequência aparentemente desagradável não reduz a frequência do comportamento que segue, não é necessariamente um punidor.
Sobre as consequências que enfraquecem o comportamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O uso de consequências desagradáveis ou estímulos aversivos caracteriza a punição de apresentação, como quando um aluno é repreendido.
( ) Elogios verbais e outros tipos de feedback são reforçadores extrínsecos que aumentam o interesse intrínseco.
( ) A retirada de uma consequência agradável descreve a punição de remoção.
( ) Envolve a cobrança de um custo aos alunos que estão se comportando de maneira inadequada, como um minuto de detenção depois da escola para cada minuto fora da tarefa, chamado de custo de resposta.
A F - V - F - V.
B F - V - F - F.
C V - F - V - F.
D V - F - V - V.

As informações que uma pessoa percebe e presta atenção são transferidas para o segundo componente do sistema de memória, a memória de trabalho. Este é um sistema de armazenamento que armazena uma quantidade de informações por um período curto de tempo. Os pensamentos que temos consciência de ter em um determinado momento estão sendo mantidos em nossa memória de curto prazo (de trabalho). Quando paramos de pensar em algo, isso desaparece de nossa memória de curto prazo.
Sobre a memória de curto prazo, analise as sentenças a seguir:
I- Esta memória é também conhecida como memória de trabalho, justamente pelo fato de ser uma memória ativa. Onde a mente trabalha as informações, as organiza e envia para o armazenamento ou então ao descarte.
II- O ensaio é um trabalho efetuado na memória de curto prazo, no qual se enfatiza a execução da memória, transformando o pensamento em ação e assim o fortificando dentro da memória de trabalho.
III- Ensinar uma grande gama de informações é eficaz para a memória de trabalho, pois este processo auxiliará a permanência da memória ativa, facilitando o conhecimento a penetrar na memória de longo prazo.
IV- Alguns estudos realizados constataram que a memória de trabalho possui capacidade limitada, ou seja, possui uma quantidade específica de espaço para alocar informações ao mesmo tempo.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Um reforçador é qualquer consequência que fortalece (ou seja, aumenta a frequência de) um comportamento. Observe que a eficácia do reforçador deve ser demonstrada. Não podemos presumir que uma determinada consequência seja um reforçador até que tenhamos evidências de que ela fortalece o comportamento de um determinado indivíduo.
Sobre os reforçadores, assinale a alternativa CORRETA:
A Os reforçadores se enquadram em duas categorias amplas: primários e secundários.
B Comida, água, segurança, calor e sexo são alguns exemplos de reforçadores secundários.
C Os reforçadores primários são reforçadores que adquirem seu valor por estarem associados a reforçadores primários ou outros reforçadores secundários bem estabelecidos.
D Os reforçadores secundários satisfazem às necessidades humanas básicas.

No final dos anos 1800 e no início dos anos 1900, o cientista russo Ivan Pavlov e seus colegas estudaram o processo digestivo em cães. Dessa forma, eles conseguiram observar o comportamento que os animais apresentavam quando chegava na hora de sua refeição ou mesmo quando sentiam o cheiro do alimento.
Com base no condicionamento clássico de Pavlov, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estímulo incondicionado.
II- Resposta incondicionada.
III- Estímulos neutros.
IV- Estímulo condicionado.
( ) Não possuem influência nas respostas em questão.
( ) Se refere a um estímulo apresentado sem treino ou experiência prévia.
( ) Se refere ao aprendizado e treino de uma resposta.
( ) Acontece automaticamente sem a necessidade de um treino ou experiência prévia.

A mente humana é uma criadora de significado. Desde o primeiro microssegundo que você vê, ouve, prova ou sente algo, você inicia um processo de decidir o que é, como se relaciona com o que você já sabe e se é importante manter em sua mente ou deve ser descartado. Todo esse processo pode ocorrer de forma consciente, inconsciente ou ambas.
Sobre os Processos Executivos utilizados no modelo de processamento de informação de aprendizagem e memória, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Processos Executivos – Registro de memória.
( ) Processos Executivos – Registro de memorando.
( ) Processos Executivos – Memória de trabalho.
( ) Processos Executivos – Memória de longo prazo.
A F - V - F - V.
B F - V - F - F.
C V - F - V - F.
D V - F - V - V.

Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes é o esquema de reforçamento. Este termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço. Existem vários esquemas de reforçamento, e cabe ao profissional escolher e utilizá-los de maneira eficiente.
Sobre os esquemas de reforçamento e suas devidas funções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Esquema de reforçamento de intervalo variável (IV).
II- Esquema de reforçamento de razão variável (RV).
III- Esquema de reforçamento contínuo.
IV- Esquema de razão fixa (RF).
V- Esquemas de reforçamento de intervalo fixo (IF).
( ) Se refere ao uso contínuo de um comportamento que gera um reforço. Ex.: colocar uma moeda na máquina de refrigerantes.
( ) Não possui vínculo com uma necessidade específica de quantidade de comportamentos, mas é certo que os comportamentos serão reforçados em algum momento.
( ) O vínculo não está na quantidade de comportamentos, mas sim em períodos específicos.
( ) Não possui dependência do tempo em questão, mas estabelece vínculo com a quantidade de comportamentos.
( ) O reforço não está ligado à quantidade de comportamentos apresentados, tem relação com períodos, os quais não se apresentam na mesma taxa.

Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes deles é o esquema de reforçamento (ALBERTO; TROUTMAN, 2013). Esse termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço.
Sobre os esquemas de reforçamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Razão fixa.
II- Razão variável.
III- Intervalo fixo.
IV- Intervalo variável.
( ) Está disponível apenas em determinados horários periódicos. O exame final é um exemplo clássico. Esse planejamento cria um padrão interessante de comportamento. O indivíduo pode fazer muito pouco até um pouco antes do reforço estar disponível e, então, despender um jorro de esforço conforme o tempo para o reforço se aproximar.
( ) Está disponível em alguns momentos, mas não em outros, e não temos ideia de quando um comportamento será reforçado. Um exemplo disso é fazer verificações pontuais de alunos que estão fazendo as tarefas em sala de aula. Os alunos são reforçados se estiverem trabalhando bem no momento específico em que o professor aparece. Como eles não podem prever quando o professor os verificará, os alunos devem estar fazendo um bom trabalho o tempo todo.
( ) É aquele em que o número de comportamentos necessários para o reforço é imprevisível, embora seja certo que os comportamentos acabarão por ser reforçados. Por exemplo, uma máquina caça-níqueis é um reforçamento de razão variável. Pode valer a pena após uma única puxada e após 200 puxadas na próxima vez, e não há como prever qual puxada vencerá.
( ) É dado após um número fixo de comportamentos. Por exemplo, pode-se dizer: “assim que terminar dez problemas, você pode ir lá fora”. Independentemente do tempo que demore, os alunos são reforçados assim que concluem dez problemas.

Nos métodos instrucionais de aprendizagem cooperativa, ou aprendizagem assistida por pares, os alunos trabalham juntos em pequenos grupos para ajudar uns aos outros a aprender. Muitas abordagens diferentes para a aprendizagem cooperativa são usadas. Muitos métodos de aprendizagem cooperativa bastante diferentes foram desenvolvidos e pesquisados. Existem inúmeras estratégias de aprendizagem cooperativa informal que muitos professores usam como parte regular de sua prática.
Referindo-se à estratégias de aprendizagem cooperativa informal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os alunos em equipes de quatro membros recebem números secretos de 1 a 4. Os alunos estudam juntos, tentando garantir que todos os membros da equipe conheçam o material. Em seguida, o professor chama, por exemplo, todos os “números 2” para responder. Eles podem então receber uma pergunta ou um problema para trabalhar sem a ajuda de seus colegas de equipe, este trabalho se refere ao Relator Aleatório.
( ) No Relator Aleatório, a ideia é motivar os membros da equipe a criar um líder e que este possa ensinar aos outros e focar no aprendizado de todos os membros da equipe.
( ) Na estratégia Pense-Pares-Compartilhe, a ideia é fazer com que os alunos falem sobre seus entendimentos atuais com um colega. Isso garante que mesmo os alunos muito tímidos ou hesitantes tenham oportunidades de rotina para discutir os tópicos que estão sendo ensinados.
( ) Na estratégia Aprendizagem Baseada em Projetos, os métodos de aprendizagem baseada em projetos existem há muito tempo na educação. Piaget foi o criador desta estratégia na década de 1920. Hoje, a aprendizagem baseada em projetos pode ser a forma mais popular de aprendizagem cooperativa.
( ) Os métodos empregados na aprendizagem baseada em projetos variam amplamente, mas, em geral, envolvem os alunos que trabalham em grupos escolhidos por eles mesmos. Cada grupo pode trabalhar em sua própria tarefa, que também pode ser escolhida por ele mesmo.
A F - F - V - V - F.
B V - V - F - F - V.
C V - F - V - F - V.
D F - V - F - V - F.

Os reforçadores se enquadram em duas categorias amplas: primários e secundários. Os reforçadores primários satisfazem às necessidades humanas básicas. Os reforçadores secundários são reforçadores que adquirem seu valor por estarem associados a reforçadores primários ou outros reforçadores secundários bem estabelecidos.
Sobre as três categorias básicas de reforçadores secundários, analise as sentenças a seguir:
I- Reforçadores sociais: elogios, sorrisos, abraços ou atenção.
II- Reforçadores de atividade: acesso a tarefas básicas, leitura ou atividades rotineiras.
III- Reforçadores simbólicos: dinheiro, notas, estrelas ou pontos que os indivíduos podem trocar por outros reforçadores.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um dos sonhos mais antigos da educação é encontrar uma maneira de tornar os alunos mais inteligentes - não apenas mais informados ou habilidosos, mas, na verdade, mais capazes de aprender novas informações de todos os tipos. Dessa forma, vários grupos de pesquisadores têm desenvolvido e avaliado programas de ensino projetados para aumentar as habilidades de pensamento geral dos alunos. Sobre ferramentas que auxiliam na produção de um aluno inteligente, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As habilidades de resolução de problemas são ensinadas por meio de uma série de etapas, incluindo, por exemplo, análise de meios-fins e representação de problemas.
II- A solução criativa de problemas requer tempo de incubação, suspensão de julgamento, ambientes propícios, análise de problemas, aplicação de habilidades de pensamento e feedback.
III- Habilidades de pensamento incluem, por exemplo, planejamento, classificação, pensamento divergente, identificação de suposições, reconhecimento de informações enganosas e geração de perguntas.
IV- As habilidades de pensamento não podem ser ensinadas por meio de programas estruturados; estas são características inatas no indivíduo, além de que criar uma cultura de pensamento na sala de aula é uma técnica extremamente difícil.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

As consequências que enfraquecem o comportamento são chamadas de punidores. Observe que há o mesmo problema na definição de punição e na definição de reforço: se uma consequência aparentemente desagradável não reduz a frequência do comportamento que segue, não é necessariamente um punidor.
Sobre as consequências que enfraquecem o comportamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O uso de consequências desagradáveis ou estímulos aversivos caracteriza a punição de apresentação, como quando um aluno é repreendido.
( ) Elogios verbais e outros tipos de feedback são reforçadores extrínsecos que aumentam o interesse intrínseco.
( ) A retirada de uma consequência agradável descreve a punição de remoção.
( ) Envolve a cobrança de um custo aos alunos que estão se comportando de maneira inadequada, como um minuto de detenção depois da escola para cada minuto fora da tarefa, chamado de custo de resposta.
A F - V - F - V.
B F - V - F - F.
C V - F - V - F.
D V - F - V - V.

As informações que uma pessoa percebe e presta atenção são transferidas para o segundo componente do sistema de memória, a memória de trabalho. Este é um sistema de armazenamento que armazena uma quantidade de informações por um período curto de tempo. Os pensamentos que temos consciência de ter em um determinado momento estão sendo mantidos em nossa memória de curto prazo (de trabalho). Quando paramos de pensar em algo, isso desaparece de nossa memória de curto prazo.
Sobre a memória de curto prazo, analise as sentenças a seguir:
I- Esta memória é também conhecida como memória de trabalho, justamente pelo fato de ser uma memória ativa. Onde a mente trabalha as informações, as organiza e envia para o armazenamento ou então ao descarte.
II- O ensaio é um trabalho efetuado na memória de curto prazo, no qual se enfatiza a execução da memória, transformando o pensamento em ação e assim o fortificando dentro da memória de trabalho.
III- Ensinar uma grande gama de informações é eficaz para a memória de trabalho, pois este processo auxiliará a permanência da memória ativa, facilitando o conhecimento a penetrar na memória de longo prazo.
IV- Alguns estudos realizados constataram que a memória de trabalho possui capacidade limitada, ou seja, possui uma quantidade específica de espaço para alocar informações ao mesmo tempo.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Um reforçador é qualquer consequência que fortalece (ou seja, aumenta a frequência de) um comportamento. Observe que a eficácia do reforçador deve ser demonstrada. Não podemos presumir que uma determinada consequência seja um reforçador até que tenhamos evidências de que ela fortalece o comportamento de um determinado indivíduo.
Sobre os reforçadores, assinale a alternativa CORRETA:
A Os reforçadores se enquadram em duas categorias amplas: primários e secundários.
B Comida, água, segurança, calor e sexo são alguns exemplos de reforçadores secundários.
C Os reforçadores primários são reforçadores que adquirem seu valor por estarem associados a reforçadores primários ou outros reforçadores secundários bem estabelecidos.
D Os reforçadores secundários satisfazem às necessidades humanas básicas.

No final dos anos 1800 e no início dos anos 1900, o cientista russo Ivan Pavlov e seus colegas estudaram o processo digestivo em cães. Dessa forma, eles conseguiram observar o comportamento que os animais apresentavam quando chegava na hora de sua refeição ou mesmo quando sentiam o cheiro do alimento.
Com base no condicionamento clássico de Pavlov, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estímulo incondicionado.
II- Resposta incondicionada.
III- Estímulos neutros.
IV- Estímulo condicionado.
( ) Não possuem influência nas respostas em questão.
( ) Se refere a um estímulo apresentado sem treino ou experiência prévia.
( ) Se refere ao aprendizado e treino de uma resposta.
( ) Acontece automaticamente sem a necessidade de um treino ou experiência prévia.

A mente humana é uma criadora de significado. Desde o primeiro microssegundo que você vê, ouve, prova ou sente algo, você inicia um processo de decidir o que é, como se relaciona com o que você já sabe e se é importante manter em sua mente ou deve ser descartado. Todo esse processo pode ocorrer de forma consciente, inconsciente ou ambas.
Sobre os Processos Executivos utilizados no modelo de processamento de informação de aprendizagem e memória, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Processos Executivos – Registro de memória.
( ) Processos Executivos – Registro de memorando.
( ) Processos Executivos – Memória de trabalho.
( ) Processos Executivos – Memória de longo prazo.
A F - V - F - V.
B F - V - F - F.
C V - F - V - F.
D V - F - V - V.

Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes é o esquema de reforçamento. Este termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço. Existem vários esquemas de reforçamento, e cabe ao profissional escolher e utilizá-los de maneira eficiente.
Sobre os esquemas de reforçamento e suas devidas funções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Esquema de reforçamento de intervalo variável (IV).
II- Esquema de reforçamento de razão variável (RV).
III- Esquema de reforçamento contínuo.
IV- Esquema de razão fixa (RF).
V- Esquemas de reforçamento de intervalo fixo (IF).
( ) Se refere ao uso contínuo de um comportamento que gera um reforço. Ex.: colocar uma moeda na máquina de refrigerantes.
( ) Não possui vínculo com uma necessidade específica de quantidade de comportamentos, mas é certo que os comportamentos serão reforçados em algum momento.
( ) O vínculo não está na quantidade de comportamentos, mas sim em períodos específicos.
( ) Não possui dependência do tempo em questão, mas estabelece vínculo com a quantidade de comportamentos.
( ) O reforço não está ligado à quantidade de comportamentos apresentados, tem relação com períodos, os quais não se apresentam na mesma taxa.

Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes deles é o esquema de reforçamento (ALBERTO; TROUTMAN, 2013). Esse termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço.
Sobre os esquemas de reforçamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Razão fixa.
II- Razão variável.
III- Intervalo fixo.
IV- Intervalo variável.
( ) Está disponível apenas em determinados horários periódicos. O exame final é um exemplo clássico. Esse planejamento cria um padrão interessante de comportamento. O indivíduo pode fazer muito pouco até um pouco antes do reforço estar disponível e, então, despender um jorro de esforço conforme o tempo para o reforço se aproximar.
( ) Está disponível em alguns momentos, mas não em outros, e não temos ideia de quando um comportamento será reforçado. Um exemplo disso é fazer verificações pontuais de alunos que estão fazendo as tarefas em sala de aula. Os alunos são reforçados se estiverem trabalhando bem no momento específico em que o professor aparece. Como eles não podem prever quando o professor os verificará, os alunos devem estar fazendo um bom trabalho o tempo todo.
( ) É aquele em que o número de comportamentos necessários para o reforço é imprevisível, embora seja certo que os comportamentos acabarão por ser reforçados. Por exemplo, uma máquina caça-níqueis é um reforçamento de razão variável. Pode valer a pena após uma única puxada e após 200 puxadas na próxima vez, e não há como prever qual puxada vencerá.
( ) É dado após um número fixo de comportamentos. Por exemplo, pode-se dizer: “assim que terminar dez problemas, você pode ir lá fora”. Independentemente do tempo que demore, os alunos são reforçados assim que concluem dez problemas.

Nos métodos instrucionais de aprendizagem cooperativa, ou aprendizagem assistida por pares, os alunos trabalham juntos em pequenos grupos para ajudar uns aos outros a aprender. Muitas abordagens diferentes para a aprendizagem cooperativa são usadas. Muitos métodos de aprendizagem cooperativa bastante diferentes foram desenvolvidos e pesquisados. Existem inúmeras estratégias de aprendizagem cooperativa informal que muitos professores usam como parte regular de sua prática.
Referindo-se à estratégias de aprendizagem cooperativa informal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os alunos em equipes de quatro membros recebem números secretos de 1 a 4. Os alunos estudam juntos, tentando garantir que todos os membros da equipe conheçam o material. Em seguida, o professor chama, por exemplo, todos os “números 2” para responder. Eles podem então receber uma pergunta ou um problema para trabalhar sem a ajuda de seus colegas de equipe, este trabalho se refere ao Relator Aleatório.
( ) No Relator Aleatório, a ideia é motivar os membros da equipe a criar um líder e que este possa ensinar aos outros e focar no aprendizado de todos os membros da equipe.
( ) Na estratégia Pense-Pares-Compartilhe, a ideia é fazer com que os alunos falem sobre seus entendimentos atuais com um colega. Isso garante que mesmo os alunos muito tímidos ou hesitantes tenham oportunidades de rotina para discutir os tópicos que estão sendo ensinados.
( ) Na estratégia Aprendizagem Baseada em Projetos, os métodos de aprendizagem baseada em projetos existem há muito tempo na educação. Piaget foi o criador desta estratégia na década de 1920. Hoje, a aprendizagem baseada em projetos pode ser a forma mais popular de aprendizagem cooperativa.
( ) Os métodos empregados na aprendizagem baseada em projetos variam amplamente, mas, em geral, envolvem os alunos que trabalham em grupos escolhidos por eles mesmos. Cada grupo pode trabalhar em sua própria tarefa, que também pode ser escolhida por ele mesmo.
A F - F - V - V - F.
B V - V - F - F - V.
C V - F - V - F - V.
D F - V - F - V - F.

Os reforçadores se enquadram em duas categorias amplas: primários e secundários. Os reforçadores primários satisfazem às necessidades humanas básicas. Os reforçadores secundários são reforçadores que adquirem seu valor por estarem associados a reforçadores primários ou outros reforçadores secundários bem estabelecidos.
Sobre as três categorias básicas de reforçadores secundários, analise as sentenças a seguir:
I- Reforçadores sociais: elogios, sorrisos, abraços ou atenção.
II- Reforçadores de atividade: acesso a tarefas básicas, leitura ou atividades rotineiras.
III- Reforçadores simbólicos: dinheiro, notas, estrelas ou pontos que os indivíduos podem trocar por outros reforçadores.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Prévia do material em texto

17/09/2023, 09:43 Avaliação II - Individual
about:blank 1/6
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:885655)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 69491153
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Um dos sonhos mais antigos da educação é encontrar uma maneira de tornar os alunos mais inteligentes - 
não apenas mais informados ou habilidosos, mas, na verdade, mais capazes de aprender novas 
informações de todos os tipos. Dessa forma, vários grupos de pesquisadores têm desenvolvido e avaliado 
programas de ensino projetados para aumentar as habilidades de pensamento geral dos alunos. Sobre 
ferramentas que auxiliam na produção de um aluno inteligente, analise as sentenças a seguir:
 I- As habilidades de resolução de problemas são ensinadas por meio de uma série de etapas, incluindo, 
por exemplo, análise de meios-fins e representação de problemas.
II- A solução criativa de problemas requer tempo de incubação, suspensão de julgamento, ambientes 
propícios, análise de problemas, aplicação de habilidades de pensamento e feedback.
III- Habilidades de pensamento incluem, por exemplo, planejamento, classificação, pensamento 
divergente, identificação de suposições, reconhecimento de informações enganosas e geração de 
perguntas.
IV- As habilidades de pensamento não podem ser ensinadas por meio de programas estruturados; estas 
são características inatas no indivíduo, além de que criar uma cultura de pensamento na sala de aula é 
uma técnica extremamente difícil.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
As consequências que enfraquecem o comportamento são chamadas de punidores. Observe que há o 
mesmo problema na definição de punição e na definição de reforço: se uma consequência aparentemente 
desagradável não reduz a frequência do comportamento que segue, não é necessariamente um punidor. 
Sobre as consequências que enfraquecem o comportamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e 
F para as falsas:
(    ) O uso de consequências desagradáveis ou estímulos aversivos caracteriza a punição de apresentação, 
como quando um aluno é repreendido.
(    ) Elogios verbais e outros tipos de feedback são reforçadores extrínsecos que aumentam o interesse 
intrínseco.
(    ) A retirada de uma consequência agradável descreve a punição de remoção.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
Priscyla Goncalves Ferreira Barbosa
Priscyla Goncalves Ferreira Barbosa
17/09/2023, 09:43 Avaliação II - Individual
about:blank 2/6
(    ) Envolve a cobrança de um custo aos alunos que estão se comportando de maneira inadequada, como 
um minuto de detenção depois da escola para cada minuto fora da tarefa, chamado de custo de resposta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - F.
D F - V - F - V.
As informações que uma pessoa percebe e presta atenção são transferidas para o segundo componente do 
sistema de memória, a memória de trabalho.Este é um sistema de armazenamento que armazena uma 
quantidade de informações por um período curto de tempo. Os pensamentos que temos consciência de ter 
em um determinado momento estão sendo mantidos em nossa memória de curto prazo (de trabalho). 
Quando paramos de pensar em algo, isso desaparece de nossa memória de curto prazo. Sobre a memória 
de curto prazo, analise as sentenças a seguir:
I- Esta memória é também conhecida como memória de trabalho, justamente pelo fato de ser uma 
memória ativa. Onde a mente trabalha as informações, as organiza e envia para o armazenamento ou 
então ao descarte.
II- O ensaio é um trabalho efetuado na memória de curto prazo, no qual se enfatiza a execução da 
memória, transformando o pensamento em ação e assim o fortificando dentro da memória de trabalho.
III- Ensinar uma grande gama de informações é eficaz para a memória de trabalho, pois este processo 
auxiliará a permanência da memória ativa, facilitando o conhecimento a penetrar na memória de longo 
prazo.
IV- Alguns estudos realizados constataram que a memória de trabalho possui capacidade limitada, ou 
seja, possui uma quantidade específica de espaço para alocar informações ao mesmo tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
Um reforçador é qualquer consequência que fortalece (ou seja, aumenta a frequência de) um 
comportamento. Observe que a eficácia do reforçador deve ser demonstrada. Não podemos presumir que 
uma determinada consequência seja um reforçador até que tenhamos evidências de que ela fortalece o 
comportamento de um determinado indivíduo.
Sobre os reforçadores, assinale a alternativa CORRETA:
A Os reforçadores primários são reforçadores que adquirem seu valor por estarem associados a
reforçadores primários ou outros reforçadores secundários bem estabelecidos.
3
4
17/09/2023, 09:43 Avaliação II - Individual
about:blank 3/6
B Os reforçadores se enquadram em duas categorias amplas: primários e secundários.
C Comida, água, segurança, calor e sexo são alguns exemplos de reforçadores secundários.
D Os reforçadores secundários satisfazem às necessidades humanas básicas.
No final dos anos 1800 e no início dos anos 1900, o cientista russo Ivan Pavlov e seus colegas estudaram 
o processo digestivo em cães. Dessa forma, eles conseguiram observar o comportamento que os animais 
apresentavam quando chegava na hora de sua refeição ou mesmo quando sentiam o cheiro do alimento. 
Com base no condicionamento clássico de Pavlov, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estímulo incondicionado.
II- Resposta incondicionada.
III- Estímulos neutros.
IV- Estímulo condicionado.
(    ) Não possuem influência nas respostas em questão.
(    ) Se refere a um estímulo apresentado sem treino ou experiência prévia.
(    ) Se refere ao aprendizado e treino de uma resposta.
(    ) Acontece automaticamente sem a necessidade de um treino ou experiência prévia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A IV - III - II - I.
B I - IV - II - III.
C II - I - IV - II.
D III - I - IV - II.
A mente humana é uma criadora de significado. Desde o primeiro microssegundo que você vê, ouve, 
prova ou sente algo, você inicia um processo de decidir o que é, como se relaciona com o que você já 
sabe e se é importante manter em sua mente ou deve ser descartado. Todo esse processo pode ocorrer de 
forma consciente, inconsciente ou ambas. Sobre os Processos Executivos utilizados no modelo de 
processamento de informação de aprendizagem e memória, classifique V para as opções verdadeiras e F 
para as falsas:
(    ) Processos Executivos – Registro de memória.
(    ) Processos Executivos – Registro de memorando.
(    ) Processos Executivos – Memória de trabalho.
(    ) Processos Executivos – Memória de longo prazo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B F - V - F - F.
5
6
17/09/2023, 09:43 Avaliação II - Individual
about:blank 4/6
C V - F - V - F.
D V - F - V - V.
Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes é o 
esquema de reforçamento. Este termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a 
quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço. 
Existem vários esquemas de reforçamento, e cabe ao profissional escolher e utilizá-los de maneira 
eficiente. Sobre os esquemas de reforçamento e suas devidas funções, associe os itens, utilizando o 
código a seguir:
 I- Esquema de reforçamento de intervalo variável (IV).
II- Esquema de reforçamento de razão variável (RV).
III- Esquema de reforçamento contínuo.
IV- Esquema de razão fixa (RF).
V- Esquemas de reforçamento de intervalo fixo (IF).
(    ) Se refere ao uso contínuo deum comportamento que gera um reforço. Ex.: colocar uma moeda na 
máquina de refrigerantes. 
(    ) Não possui vínculo com uma necessidade específica de quantidade de comportamentos, mas é certo 
que os comportamentos serão reforçados em algum momento.
(    ) O vínculo não está na quantidade de comportamentos, mas sim em períodos específicos.
(    ) Não possui dependência do tempo em questão, mas estabelece vínculo com a quantidade de 
comportamentos.
(    ) O reforço não está ligado à quantidade de comportamentos apresentados, tem relação com períodos, 
os quais não se apresentam na mesma taxa. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - II - I - IV - III.
B III - II - V - IV - I.
C III - V - IV - II - I.
D II - III - I - V - IV.
Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes deles é o 
esquema de reforçamento (ALBERTO; TROUTMAN, 2013). Esse termo se refere à frequência com que 
os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a 
previsibilidade do reforço. Sobre os esquemas de reforçamento, associe os itens, utilizando o código a 
seguir:
I- Razão fixa.
II- Razão variável.
III- Intervalo fixo.
IV- Intervalo variável.
7
8
17/09/2023, 09:43 Avaliação II - Individual
about:blank 5/6
(    ) Está disponível apenas em determinados horários periódicos. O exame final é um exemplo clássico. 
Esse planejamento cria um padrão interessante de comportamento. O indivíduo pode fazer muito pouco 
até um pouco antes do reforço estar disponível e, então, despender um jorro de esforço conforme o tempo 
para o reforço se aproximar.
(    ) Está disponível em alguns momentos, mas não em outros, e não temos ideia de quando um 
comportamento será reforçado. Um exemplo disso é fazer verificações pontuais de alunos que estão 
fazendo as tarefas em sala de aula. Os alunos são reforçados se estiverem trabalhando bem no momento 
específico em que o professor aparece. Como eles não podem prever quando o professor os verificará, os 
alunos devem estar fazendo um bom trabalho o tempo todo.
(    ) É aquele em que o número de comportamentos necessários para o reforço é imprevisível, embora 
seja certo que os comportamentos acabarão por ser reforçados. Por exemplo, uma máquina caça-níqueis é 
um reforçamento de razão variável. Pode valer a pena após uma única puxada e após 200 puxadas na 
próxima vez, e não há como prever qual puxada vencerá.  
(    ) É dado após um número fixo de comportamentos. Por exemplo, pode-se dizer: “assim que terminar 
dez problemas, você pode ir lá fora”. Independentemente do tempo que demore, os alunos são reforçados 
assim que concluem dez problemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALBERTO, P. A.; TROUTMAN, A. C. Applied behavior analysis for teachers. 9. ed. Upper 
Saddle River: Pearson, 2013.
A III - I - IV - II.
B II - IV - I - III.
C III - IV - II - I.
D I - II - III - IV.
Nos métodos instrucionais de aprendizagem cooperativa, ou aprendizagem assistida por pares, os alunos 
trabalham juntos em pequenos grupos para ajudar uns aos outros a aprender. Muitas abordagens 
diferentes para a aprendizagem cooperativa são usadas.  Muitos métodos de aprendizagem cooperativa 
bastante diferentes foram desenvolvidos e pesquisados. Existem inúmeras estratégias de aprendizagem 
cooperativa informal que muitos professores usam como parte regular de sua prática. Referindo-se à 
estratégias de aprendizagem cooperativa informal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
(    ) Os alunos em equipes de quatro membros recebem números secretos de 1 a 4. Os alunos estudam 
juntos, tentando garantir que todos os membros da equipe conheçam o material. Em seguida, o professor 
chama, por exemplo, todos os “números 2” para responder. Eles podem então receber uma pergunta ou 
um problema para trabalhar sem a ajuda de seus colegas de equipe, este trabalho se refere ao Relator 
Aleatório.
(    ) No Relator Aleatório, a ideia é motivar os membros da equipe a criar um líder e que este possa 
ensinar aos outros e focar no aprendizado de todos os membros da equipe.
(    ) Na estratégia Pense-Pares-Compartilhe, a ideia é fazer com que os alunos falem sobre seus 
entendimentos atuais com um colega. Isso garante que mesmo os alunos muito tímidos ou hesitantes 
tenham oportunidades de rotina para discutir os tópicos que estão sendo ensinados.
(    ) Na estratégia Aprendizagem Baseada em Projetos, os métodos de aprendizagem baseada em projetos 
existem há muito tempo na educação. Piaget foi o criador desta estratégia na década de 1920. Hoje, a 
aprendizagem baseada em projetos pode ser a forma mais popular de aprendizagem cooperativa.
9
17/09/2023, 09:43 Avaliação II - Individual
about:blank 6/6
(    ) Os métodos empregados na aprendizagem baseada em projetos variam amplamente, mas, em geral, 
envolvem os alunos que trabalham em grupos escolhidos por eles mesmos. Cada grupo pode trabalhar em 
sua própria tarefa, que também pode ser escolhida por ele mesmo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F - V.
B V - F - V - F - V.
C F - V - F - V - F.
D F - F - V - V - F.
Os reforçadores se enquadram em duas categorias amplas: primários e secundários. Os reforçadores 
primários satisfazem às necessidades humanas básicas. Os reforçadores secundários são reforçadores que 
adquirem seu valor por estarem associados a reforçadores primários ou outros reforçadores secundários 
bem estabelecidos. Sobre as três categorias básicas de reforçadores secundários, analise as sentenças a 
seguir:
I- Reforçadores sociais: elogios, sorrisos, abraços ou atenção.
II- Reforçadores de atividade: acesso a tarefas básicas, leitura ou atividades rotineiras.
III- Reforçadores simbólicos: dinheiro, notas, estrelas ou pontos que os indivíduos podem trocar por 
outros reforçadores.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina