Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Universidade do estado do Rio de Janeiro-UERJ
Curso: Ciências Biológicas Polo: Resende 
Aluna: Aline Ambé Sobral Pêgo Período: 7º
 Data: 20/03/2021
 
Biologia Molecular
EXTRAÇÃO DE DNA GENÔMICO
Introdução:
 Os Ácidos nucleicos são polímeros compostos por nucleotídeos chamados de DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico). Enquanto o DNA armazena informações genéticas, o RNA decodifica essas informações dentro da célula.
 O DNA (desoxirribonucleico), possui um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada, que pode ser do grupo das purinas: A (adenina) e G (guanina) e pirimidinas C (citosina) T (timina). Também possui ligações pontes de hidrogênio, o que lhe confere o formato de dupla fita. Se chama DESOXI, pois lhe falta um átomo de oxigênio do carbono 2’. 
 O RNA possui bases semelhantes, exceto a U (uracila) que substitui a T (timina). 
 Os processos de extração de DNA e RNA são muito parecidos, e consiste na lise, que é o rompimento das membranas celulares, que libera o DNA contido no núcleo. Para extração de RNA, é exigido limpeza e esterilização das vidrarias e o uso de reagentes fortes para inibir a enzima RNAse, pois por apresentar apenas uma fita simples, ele se torna mais instável e pode ser facilmente degradado por essa enzima que pode ocorrer em diversas superfícies. Já para extrair o DNA não necessita do uso de reagentes fortes para inibição de enzimas, precisando apenas de limpeza e esterilização do material a ser utilizado.
Objetivos:
- Compreender a estrutura dos ácidos nucléicos;
- Diferenciar a estrutura de DNA e RNA
- Perceber as diferenças a nível de extração de DNA e RNA
Materiais utilizados:
- 1 banana;
- ½ colher de sal de cozinha;
- 2 colheres de detergente;
- 1 pilão;
- 1 pano tipo perfex;
- 1 funil;
- 1 copo tipo cafezinho;
- Álcool;
- Água 
- 1 copo de vidro transparente
- 1 conta- gotas
Metodologia:
- Primeiramente, preparar a solução. Adicionar ao copo de café o detergente, o sal e água até encher o copo e misturar. 
- Macerar a banana em um pilão até virar uma massa homogênea.
- Em um recipiente de vidro, adicionar a solução e a banana macerada, e misturar bem. 
**(O detergente reage com as membranas fazendo com que elas se rompam, expondo o conteúdo celular. A solução impede om que o DNA reaja com as proteínas que auxiliam enovelamento pois o sal age como ionizante juntando o material que se desprende das células).
- Deixar a solução agir por 30 minutos;
- Colocar o funil com um pano perfex em um copo de vidro, despejar a mistura toda dentro para coar, coletando a parte líquida.
- Adicione o álcool na parte líquida aos poucos utilizando um conta gotas.
** (O álcool se liga com as moléculas de água, e como DNA é insolúvel em álcool, ele se separa da coluna de água e álcool, em forma de gomos brancos brilhantes, que podem ser retirados para visualização em microscópio).
Discussão: 
  A eletroforese permite realizar a separação de macromoléculas como DNA e RNA e possui diversas aplicações, mesmo com seu o baixo custo é preciso nos resultados. Uma amostra é aplicada em gel e a fonte eletroforese cria uma corrente elétrica, que faz a molécula migrar, quanto maior a molécula mais lento é o processo,, sendo assim, as moléculas de diferentes tamanhos realizam este trajeto de um polo a outro em tempo e velocidades diferente. Conforme a distância percorrida pela molécula, ela é comparada em bandas, o que irá ajudar na análise.
 Para visualizar, é usado luz UV e a amostra é submetida à corante, para permitir a leitura das bandas.
  Para realizar uma eletroforese se necessita de: Gel de Agarose, tampão de eletroforese, cuba e fontes de eletroforese, marcador de peso molecular, transluminador de UV e corante fluorescente.
 A eletroforese é utilizada em diferentes situações, como testes de paternidade, comparação de DNA em casos criminais, detectar expressão de proteínas etc.

Mais conteúdos dessa disciplina