Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em um corte frontal através do rim, são reveladas duas regiões distintas: uma área avermelhada de textura lisa, chamada córtex renal; e uma área marrom-avermelhada profunda, denominada medula renal. A medula consiste em 8-18 estruturas cuneiformes, as Pirâmides Renais. A base (extremidade mais larga) de cada pirâmide olha o córtex, e seu ápice (extremidade mais estreita), chamada papila renal, aponta para o hilo do rim. As partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais são chamadas colunas renais. Juntos, o córtex e as pirâmides renais da medula renal constituem a parte funcional, ou parênquima do rim. No parênquima estão as unidades funcionais dos rins – cerca de 1 milhão de estruturas microscópicas chamadas de néfrons. A urina, formada pelos néfrons, drena para os grandes ductos papilares, que se estendem ao longo das papilas renais das pirâmides. Os ductos drenam para estruturas chamadas Cálices Renais Menor e Maior. Cada rim tem 8-18 cálices menores e 2-3 cálices maiores. O cálice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal e a transporta até um cálice renal maior. Do cálice renal maior, a urina drena para a grande cavidade chamada Pelve Renal e depois para fora, pelo Ureter, até a bexiga urinária. O hilo renal se expande em uma cavidade, no rim, chamada seio renal.
Sobre a anatomia renal, assinale a alternativa CORRETA:
A Córtex possui apenas as pirâmides renais.
B As papilas renais projetam-se para além da estrutura externa renal.
C A estrutura interna real possui três regiões distintas: córtex, medula e pelve.
D Córtex é a estrutura renal mais externa.

Produzida pelos rins a partir da filtração do sangue, a urina é um dos principais mecanismos do corpo para eliminar substâncias desnecessárias e subprodutos do metabolismo, os quais poderiam causar prejuízos se ficassem acumulados. A água corresponde a 95% da composição da urina, enquanto os 5% restantes são formados por ureia, toxinas, alguns minerais e outras substâncias. Contudo, dependendo da ingestão de determinados alimentos ou medicamentos ou da presença de um problema de saúde, pode haver uma alteração na composição desse fluido, levando a uma mudança na sua coloração.
Sobre o exame de urina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nos exames de urina de rotina são analisadas características físicas como cor, aparência e densidade.
( ) Nos exames de urina de rotina são analisadas características químicas como, por exemplo, o pH.
( ) Nos exames de urina de rotina são analisadas estruturas microscópicas no sedimento.
( ) Nos exames de urina de rotina são necessários pelo menos 25 mL de volume.
A F - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - F.

Os exames de urina costumam ser bastante solicitados na prática clínica, pois através deles é possível avaliar as condições de saúde nos âmbitos renais e urinários. São exames simples, que podem ter várias formas e/ou condições de coleta a depender do estado do paciente.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizado o código a seguir:
I- Amostra aleatória.
II- Primeira amostra.
III- Urina 24h.
IV- Cateterizada.
( ) Amostra coletada a qualquer hora do dia. Usado apenas para triagem de rotina, porque a composição da urina muda ao longo do dia.
( ) Refere-se à primeira amostra da manhã. Esta amostra é coletada na primeira vez que o paciente urina pela manhã.
( ) Amostra necessária para testes de depuração de creatinina e muitos outros estudos hormonais.
( ) Amostra obtida através da inserção de um cateter ou tubo flexível estéril na bexiga através da uretra para retirar a urina.

A cor da urina pode dizer muito sobre a saúde. Infecções, desidratação, disfunções no fígado e problemas renais podem dar sinais através de sua coloração. Diariamente, os rins, após filtrarem o sangue, produzem entre 1,5 e 2 litros de urina para eliminar as toxinas do organismo.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A urina normalmente pode apresentar várias cores, que são determinadas geralmente por concentração dos pigmentos urocromo e, em menor grau, urobilina e uroeritrina.
II- Quanto maior a concentração de pigmentos, mais intensa será a cor, porém, pode haver outros responsáveis pela pigmentação urinária, como os medicamentos e a dieta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Espermograma é o exame realizado para avaliar a qualidade do sêmen em uma amostra coletada pelo próprio paciente por meio de masturbação. Os parâmetros dessa qualidade são preconizados pela Organização Mundial da Saúde. O exame pode avaliar tanto o aspecto do ejaculado como a quantidade e as condições dos espermatozoides, o que fornece informações para a avaliação da fertilidade do homem e revela outras condições de sua saúde reprodutiva.
Sobre a coleta de sêmen, analise as sentenças a seguir:
I- Orientar o paciente a obter a primeira parte da sua ejaculação no copo, pois acredita-se que seja o mais rico em esperma.
II- Orientar o paciente a ejacular diretamente em um recipiente estéril, fornecido pelo laboratório clínico.
III- Orientar o paciente a coletar o seu sêmen em um preservativo.
IV- Orientar o paciente a usar lubrificante, incluindo a saliva.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Atualmente, sabe-se que 95% da urina é água, 3% é ureia (composto que surge da quebra de proteínas somado a sódio, creatinina, potássio e cloro), mas há milhares de outros componentes em concentrações pequenas. Inclusive, é possível urinar pedras do rim quando elas são pequenas o suficiente. Todos os dias, o corpo produz entre 2 e 2,5 litros de urina. Ela não depende só da ingestão de líquidos: frutas e vegetais também são ricos em água e contribuem para compor o xixi. Em média, uma pessoa precisa fazer o ‘número 1’ sete vezes por dia, e cada jato dura em média 7 segundos. Isso, é claro, varia conforme a ingestão de comida e líquidos.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A urina pode ser classificada quanto a sua aparência física, composição química e também através de análises microscópicas.
( ) Dentre os parâmetros físicos, a urina pode ser classificada quanto à cor, odor clareza e volume.
( ) Dentre os parâmetros químicos temos a identificação de proteínas, células sanguíneas, glicose, pH, bilirrubina, urobinogênio, corpos cetônicos, nitritos e esterase leucocitária.
( ) Os exames de urina podem detectar: desidratação, nefrites, infecções, tumores, diabetes, hipertensão, doenças metabólicas, litíase, entre outras enfermidades.
A F - V - V - F.
B V - F - F - V.
C F - F - V - F.
D V - V - V - V.

O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato etc. Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores – que produzem a urina – e órgãos excretores – que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo. Os órgãos urinários compreendem os rins, que produzem a urina; os ureteres ou ductos, que transportam a urina para a bexiga, onde fica retida por algum tempo; e a uretra, através da qual a urina é expelida do corpo. Além dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário funcionam como um encanamento, constituindo as vias do trato urinário. Essas estruturas – ureteres, bexiga e uretra – não modificam a urina ao longo do caminho; ao contrário, elas armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.
Sobre os órgãos retroperitoneais, assinale a alternativa CORRETA:
A São órgãos emparelhados e dentro da parte inferior das costas.
B Não são essenciais para a manutenção da homeostase.
C Não são essenciais e não fazem a manutenção da pressão arterial.
D São órgãos desemparelhados e fora da parte inferior das costas.

Urina de 24 horas é uma análise da urina muito utilizada por diversos médicos para avaliar o funcionamento dos rins e investigar algumas alterações urinárias. Através dos resultados da urina de 24 horas, é possível definir a taxa de filtração de sangue pelos rins, chamada de taxa de filtração glomerular, pesquisar a presença de proteínas na urina e identificar as concentrações urinárias de vários sais minerais, entre eles, sódio, potássio, cálcio e fósforo. Nos últimos anos, porém, o exame da urina de 24 horas tem perdido popularidade, principalmente entre os nefrologistas, por ser este um procedimento que causa alguma inconveniência de ser feito, já que obriga o paciente a coletar sua urina para um coletor durante 24 horas ininterruptas.
Sobre a coleta de urina 24h, analise as sentenças a seguir:
I- O paciente deverá receber um recipiente grande, rotulado com seus dados e ainda com o intervalo da coleta.
II- Amostras 24h geralmente precisam ser refrigeradas durante o período da coleta.
III- Preferencialmente, o teste deve começar pela manhã.
IV- A amostra de urina de 24 horas é levada ao laboratório o mais breve possível, após o término do período de coleta.
A As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença II está correta.

O exame de urina, também conhecido como exame de urina tipo 1 ou exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), é um exame normalmente solicitado pelos médicos para identificar alterações no sistema urinário e renal devendo ser feito através da análise da primeira urina do dia. A coleta da urina para o exame pode ser feita em casa e não necessita de jejum, mas deve ser levada ao laboratório em até 2 horas para que seja analisada. O exame de urina do tipo 1 é um dos exames mais solicitados pelo médico, pois informa vários aspectos da saúde da pessoa, além de ser bastante simples e indolor. Além do EAS, há outros exames que avaliam a urina, como o exame de urina de 24 horas e o exame e urocultura, em que o xixi é analisado com o objetivo de identificar a presença de bactérias ou fungos.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Urina.
II- Exame físico da urina.
III- Urinálise.
IV- Anticorpos de esperma.
( ) É a amostra mais convenientemente obtida usada em testes de laboratório.
( ) Inclui a observação da aparência e concentração da urina e em menor grau o odor.
( ) Primeiro teste de laboratório realizado na medicina.
( ) Teste que fornece mais informações sobre a capacidade dos espermatozoides de penetrar em um óvulo ou sua velocidade e direção de natação.

A uretra masculina é um canal comum para a micção e ejaculação e se estende da bexiga até o óstio externo da uretra, seguindo um caminho de cerca de 20 cm. A uretra masculina pode ser dividida didaticamente em no mínimo três porções: prostática; membranosa; esponjosa. A uretra prostática, como o nome indica, atravessa a próstata. Ela possui um comprimento de cerca de 3 cm e é nela que os ductos que transportam a secreção produzida pela próstata desembocam. Quando a próstata aumenta de tamanho, como no caso da hiperplasia prostática benigna, pode ocorrer a compressão da uretra, o que leva a problemas como redução do fluxo urinário, vontade de urinar frequentemente e sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A A uretra prostática passa por toda a extensão da próstata.
B As glândulas mucosas podem ser encontradas por toda a extensão da uretra masculina, sendo a responsável por proteger a uretra do pH da urina.
C As glândulas bulbouretrais, também conhecidas como glândulas de Cowper, produzem e secretam muco na uretra para tamponar o pH uretral dur.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em um corte frontal através do rim, são reveladas duas regiões distintas: uma área avermelhada de textura lisa, chamada córtex renal; e uma área marrom-avermelhada profunda, denominada medula renal. A medula consiste em 8-18 estruturas cuneiformes, as Pirâmides Renais. A base (extremidade mais larga) de cada pirâmide olha o córtex, e seu ápice (extremidade mais estreita), chamada papila renal, aponta para o hilo do rim. As partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais são chamadas colunas renais. Juntos, o córtex e as pirâmides renais da medula renal constituem a parte funcional, ou parênquima do rim. No parênquima estão as unidades funcionais dos rins – cerca de 1 milhão de estruturas microscópicas chamadas de néfrons. A urina, formada pelos néfrons, drena para os grandes ductos papilares, que se estendem ao longo das papilas renais das pirâmides. Os ductos drenam para estruturas chamadas Cálices Renais Menor e Maior. Cada rim tem 8-18 cálices menores e 2-3 cálices maiores. O cálice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal e a transporta até um cálice renal maior. Do cálice renal maior, a urina drena para a grande cavidade chamada Pelve Renal e depois para fora, pelo Ureter, até a bexiga urinária. O hilo renal se expande em uma cavidade, no rim, chamada seio renal.
Sobre a anatomia renal, assinale a alternativa CORRETA:
A Córtex possui apenas as pirâmides renais.
B As papilas renais projetam-se para além da estrutura externa renal.
C A estrutura interna real possui três regiões distintas: córtex, medula e pelve.
D Córtex é a estrutura renal mais externa.

Produzida pelos rins a partir da filtração do sangue, a urina é um dos principais mecanismos do corpo para eliminar substâncias desnecessárias e subprodutos do metabolismo, os quais poderiam causar prejuízos se ficassem acumulados. A água corresponde a 95% da composição da urina, enquanto os 5% restantes são formados por ureia, toxinas, alguns minerais e outras substâncias. Contudo, dependendo da ingestão de determinados alimentos ou medicamentos ou da presença de um problema de saúde, pode haver uma alteração na composição desse fluido, levando a uma mudança na sua coloração.
Sobre o exame de urina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nos exames de urina de rotina são analisadas características físicas como cor, aparência e densidade.
( ) Nos exames de urina de rotina são analisadas características químicas como, por exemplo, o pH.
( ) Nos exames de urina de rotina são analisadas estruturas microscópicas no sedimento.
( ) Nos exames de urina de rotina são necessários pelo menos 25 mL de volume.
A F - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - F.

Os exames de urina costumam ser bastante solicitados na prática clínica, pois através deles é possível avaliar as condições de saúde nos âmbitos renais e urinários. São exames simples, que podem ter várias formas e/ou condições de coleta a depender do estado do paciente.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizado o código a seguir:
I- Amostra aleatória.
II- Primeira amostra.
III- Urina 24h.
IV- Cateterizada.
( ) Amostra coletada a qualquer hora do dia. Usado apenas para triagem de rotina, porque a composição da urina muda ao longo do dia.
( ) Refere-se à primeira amostra da manhã. Esta amostra é coletada na primeira vez que o paciente urina pela manhã.
( ) Amostra necessária para testes de depuração de creatinina e muitos outros estudos hormonais.
( ) Amostra obtida através da inserção de um cateter ou tubo flexível estéril na bexiga através da uretra para retirar a urina.

A cor da urina pode dizer muito sobre a saúde. Infecções, desidratação, disfunções no fígado e problemas renais podem dar sinais através de sua coloração. Diariamente, os rins, após filtrarem o sangue, produzem entre 1,5 e 2 litros de urina para eliminar as toxinas do organismo.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A urina normalmente pode apresentar várias cores, que são determinadas geralmente por concentração dos pigmentos urocromo e, em menor grau, urobilina e uroeritrina.
II- Quanto maior a concentração de pigmentos, mais intensa será a cor, porém, pode haver outros responsáveis pela pigmentação urinária, como os medicamentos e a dieta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Espermograma é o exame realizado para avaliar a qualidade do sêmen em uma amostra coletada pelo próprio paciente por meio de masturbação. Os parâmetros dessa qualidade são preconizados pela Organização Mundial da Saúde. O exame pode avaliar tanto o aspecto do ejaculado como a quantidade e as condições dos espermatozoides, o que fornece informações para a avaliação da fertilidade do homem e revela outras condições de sua saúde reprodutiva.
Sobre a coleta de sêmen, analise as sentenças a seguir:
I- Orientar o paciente a obter a primeira parte da sua ejaculação no copo, pois acredita-se que seja o mais rico em esperma.
II- Orientar o paciente a ejacular diretamente em um recipiente estéril, fornecido pelo laboratório clínico.
III- Orientar o paciente a coletar o seu sêmen em um preservativo.
IV- Orientar o paciente a usar lubrificante, incluindo a saliva.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Atualmente, sabe-se que 95% da urina é água, 3% é ureia (composto que surge da quebra de proteínas somado a sódio, creatinina, potássio e cloro), mas há milhares de outros componentes em concentrações pequenas. Inclusive, é possível urinar pedras do rim quando elas são pequenas o suficiente. Todos os dias, o corpo produz entre 2 e 2,5 litros de urina. Ela não depende só da ingestão de líquidos: frutas e vegetais também são ricos em água e contribuem para compor o xixi. Em média, uma pessoa precisa fazer o ‘número 1’ sete vezes por dia, e cada jato dura em média 7 segundos. Isso, é claro, varia conforme a ingestão de comida e líquidos.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A urina pode ser classificada quanto a sua aparência física, composição química e também através de análises microscópicas.
( ) Dentre os parâmetros físicos, a urina pode ser classificada quanto à cor, odor clareza e volume.
( ) Dentre os parâmetros químicos temos a identificação de proteínas, células sanguíneas, glicose, pH, bilirrubina, urobinogênio, corpos cetônicos, nitritos e esterase leucocitária.
( ) Os exames de urina podem detectar: desidratação, nefrites, infecções, tumores, diabetes, hipertensão, doenças metabólicas, litíase, entre outras enfermidades.
A F - V - V - F.
B V - F - F - V.
C F - F - V - F.
D V - V - V - V.

O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato etc. Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores – que produzem a urina – e órgãos excretores – que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo. Os órgãos urinários compreendem os rins, que produzem a urina; os ureteres ou ductos, que transportam a urina para a bexiga, onde fica retida por algum tempo; e a uretra, através da qual a urina é expelida do corpo. Além dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário funcionam como um encanamento, constituindo as vias do trato urinário. Essas estruturas – ureteres, bexiga e uretra – não modificam a urina ao longo do caminho; ao contrário, elas armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.
Sobre os órgãos retroperitoneais, assinale a alternativa CORRETA:
A São órgãos emparelhados e dentro da parte inferior das costas.
B Não são essenciais para a manutenção da homeostase.
C Não são essenciais e não fazem a manutenção da pressão arterial.
D São órgãos desemparelhados e fora da parte inferior das costas.

Urina de 24 horas é uma análise da urina muito utilizada por diversos médicos para avaliar o funcionamento dos rins e investigar algumas alterações urinárias. Através dos resultados da urina de 24 horas, é possível definir a taxa de filtração de sangue pelos rins, chamada de taxa de filtração glomerular, pesquisar a presença de proteínas na urina e identificar as concentrações urinárias de vários sais minerais, entre eles, sódio, potássio, cálcio e fósforo. Nos últimos anos, porém, o exame da urina de 24 horas tem perdido popularidade, principalmente entre os nefrologistas, por ser este um procedimento que causa alguma inconveniência de ser feito, já que obriga o paciente a coletar sua urina para um coletor durante 24 horas ininterruptas.
Sobre a coleta de urina 24h, analise as sentenças a seguir:
I- O paciente deverá receber um recipiente grande, rotulado com seus dados e ainda com o intervalo da coleta.
II- Amostras 24h geralmente precisam ser refrigeradas durante o período da coleta.
III- Preferencialmente, o teste deve começar pela manhã.
IV- A amostra de urina de 24 horas é levada ao laboratório o mais breve possível, após o término do período de coleta.
A As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença II está correta.

O exame de urina, também conhecido como exame de urina tipo 1 ou exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), é um exame normalmente solicitado pelos médicos para identificar alterações no sistema urinário e renal devendo ser feito através da análise da primeira urina do dia. A coleta da urina para o exame pode ser feita em casa e não necessita de jejum, mas deve ser levada ao laboratório em até 2 horas para que seja analisada. O exame de urina do tipo 1 é um dos exames mais solicitados pelo médico, pois informa vários aspectos da saúde da pessoa, além de ser bastante simples e indolor. Além do EAS, há outros exames que avaliam a urina, como o exame de urina de 24 horas e o exame e urocultura, em que o xixi é analisado com o objetivo de identificar a presença de bactérias ou fungos.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Urina.
II- Exame físico da urina.
III- Urinálise.
IV- Anticorpos de esperma.
( ) É a amostra mais convenientemente obtida usada em testes de laboratório.
( ) Inclui a observação da aparência e concentração da urina e em menor grau o odor.
( ) Primeiro teste de laboratório realizado na medicina.
( ) Teste que fornece mais informações sobre a capacidade dos espermatozoides de penetrar em um óvulo ou sua velocidade e direção de natação.

A uretra masculina é um canal comum para a micção e ejaculação e se estende da bexiga até o óstio externo da uretra, seguindo um caminho de cerca de 20 cm. A uretra masculina pode ser dividida didaticamente em no mínimo três porções: prostática; membranosa; esponjosa. A uretra prostática, como o nome indica, atravessa a próstata. Ela possui um comprimento de cerca de 3 cm e é nela que os ductos que transportam a secreção produzida pela próstata desembocam. Quando a próstata aumenta de tamanho, como no caso da hiperplasia prostática benigna, pode ocorrer a compressão da uretra, o que leva a problemas como redução do fluxo urinário, vontade de urinar frequentemente e sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A A uretra prostática passa por toda a extensão da próstata.
B As glândulas mucosas podem ser encontradas por toda a extensão da uretra masculina, sendo a responsável por proteger a uretra do pH da urina.
C As glândulas bulbouretrais, também conhecidas como glândulas de Cowper, produzem e secretam muco na uretra para tamponar o pH uretral dur.

Prévia do material em texto

10/07/2023, 10:13 Avaliação I - Individual
about:blank 1/6
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:828267)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 65701189
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Em um corte frontal através do rim, são reveladas duas regiões distintas: uma área avermelhada de 
textura lisa, chamada córtex renal; e uma área marrom-avermelhada profunda, denominada medula 
renal. A medula consiste em 8-18 estruturas cuneiformes, as Pirâmides Renais. A base (extremidade 
mais larga) de cada pirâmide olha o córtex, e seu ápice (extremidade mais estreita), chamada papila 
renal, aponta para o hilo do rim. As partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais 
são chamadas colunas renais. Juntos, o córtex e as pirâmides renais da medula renal constituem a 
parte funcional, ou parênquima do rim. No parênquima estão as unidades funcionais dos rins – cerca 
de 1 milhão de estruturas microscópicas chamadas de néfrons. A urina, formada pelos néfrons, drena 
para os grandes ductos papilares, que se estendem ao longo das papilas renais das pirâmides. Os 
ductos drenam para estruturas chamadas Cálices Renais Menor e Maior. Cada rim tem 8-18 cálices 
menores e 2-3 cálices maiores. O cálice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila 
renal e a transporta até um cálice renal maior. Do cálice renal maior, a urina drena para a grande 
cavidade chamada Pelve Renal e depois para fora, pelo Ureter, até a bexiga urinária. O hilo renal se 
expande em uma cavidade, no rim, chamada seio renal.
Sobre a anatomia renal, assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://www.auladeanatomia.com/sistemas/391/sistema-urinario. Acesso em: 11 nov. 2022.
A Córtex possui apenas as pirâmides renais.
B As papilas renais projetam-se para além da estrutura externa renal.
C A estrutura interna real possui três regiões distintas: córtex, medula e pelve.
D Córtex é a estrutura renal mais externa.
“Produzida pelos rins a partir da filtração do sangue, a urina é um dos principais mecanismos do 
corpo para eliminar substâncias desnecessárias e subprodutos do metabolismo, os quais poderiam 
causar prejuízos se ficassem acumulados. A água corresponde a 95% da composição da urina, 
enquanto os 5% restantes são formados por ureia, toxinas, alguns minerais e outras substâncias. 
Contudo, dependendo da ingestão de determinados alimentos ou medicamentos ou da presença de um 
problema de saúde, pode haver uma alteração na composição desse fluido, levando a uma mudança 
na sua coloração.” Sobre o exame de urina, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
( ) Nos exames de urina de rotina são analisadas características físicas como cor, aparência e 
densidade.
( ) Nos exames de urina de rotina são analisadas características químicas como, por exemplo, o pH.
( ) Nos exames de urina de rotina são analisadas estruturas microscópicas no sedimento.
( ) Nos exames de urina de rotina são necessários pelo menos 25 mL de volume.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: https://www.tuasaude.com/exame-de-urina. Acesso em: 15 nov. 2022.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
10/07/2023, 10:13 Avaliação I - Individual
about:blank 2/6
A V - V - V - F.
B F - V - F - V.
C F - F - F - V.
D V - F - V - F.
Os exames de urina costumam ser bastante solicitados na prática clínica, pois através deles é possível 
avaliar as condições de saúde nos âmbitos renais e urinários. São exames simples, que podem ter 
várias formas e/ou condições de coleta a depender do estado do paciente. Sobre o exposto, associe os 
itens, utilizado o código a seguir:
I- Amostra aleatória.
II- Primeira amostra.
III- Urina 24h.
IV- Cateterizada.
( ) Amostra coletada a qualquer hora do dia. Usado apenas para triagem de rotina, porque a 
composição da urina muda ao longo do dia.
( ) Refere-se à primeira amostra da manhã. Esta amostra é coletada na primeira vez que o paciente 
urina pela manhã.
( ) Amostra necessária para testes de depuração de creatinina e muitos outros estudos hormonais.
( ) Amostra obtida através da inserção de um cateter ou tubo flexível estéril na bexiga através da 
uretra para retirar a urina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - III - IV.
B II - III - I - IV.
C I - II - IV - III.
D III - II - IV - I.
“A cor da urina pode dizer muito sobre a saúde. Infecções, desidratação, disfunções no fígado e 
problemas renais podem dar sinais através de sua coloração. Diariamente, os rins, após filtrarem o 
sangue, produzem entre 1,5 e 2 litros de urina para eliminar as toxinas do organismo.” Sobre o 
exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A urina normalmente pode apresentar várias cores, que são determinadas geralmente por 
concentração dos pigmentos urocromo e, em menor grau, urobilina e uroeritrina.
PORQUE
II- Quanto maior a concentração de pigmentos, mais intensa será a cor, porém, pode haver outros 
responsáveis pela pigmentação urinária, como os medicamentos e a dieta.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/o-que-a-cor-da-urina-pode-revelar-sobre-a-
saude-dos-cidadaos. Acesso em: 15 nov. 2022.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3
4
10/07/2023, 10:13 Avaliação I - Individual
about:blank 3/6
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
“Espermograma é o exame realizado para avaliar a qualidade do sêmen em uma amostra coletada 
pelo próprio paciente por meio de masturbação. Os parâmetros dessa qualidade são preconizados pela 
Organização Mundial da Saúde. O exame pode avaliar tanto o aspecto do ejaculado como a 
quantidade e as condições dos espermatozoides, o que fornece informações para a avaliação da 
fertilidade do homem e revela outras condições de sua saúde reprodutiva.” Sobre a coleta de sêmen, 
analise as sentenças a seguir:
I- Orientar o paciente a obter a primeira parte da sua ejaculação no copo, pois acredita-se que seja o 
mais rico em esperma.
II- Orientar o paciente a ejacular diretamente em um recipiente estéril, fornecido pelo laboratório 
clínico.
III- Orientar o paciente a coletar o seu sêmen em um preservativo.
IV- Orientar o paciente a usar lubrificante, incluindo a saliva.Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://origen.com.br/espermograma/. Acesso em: 15 nov. 2022.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.
“Atualmente, sabe-se que 95% da urina é água, 3% é ureia (composto que surge da quebra de 
proteínas somado a sódio, creatinina, potássio e cloro), mas há milhares de outros componentes em 
concentrações pequenas. Inclusive, é possível urinar pedras do rim quando elas são pequenas o 
suficiente. Todos os dias, o corpo produz entre 2 e 2,5 litros de urina. Ela não depende só da ingestão 
de líquidos: frutas e vegetais também são ricos em água e contribuem para compor o xixi. Em média, 
uma pessoa precisa fazer o ‘número 1’ sete vezes por dia, e cada jato dura em média 7 segundos. Isso, 
é claro, varia conforme a ingestão de comida e líquidos.” Sobre o exposto, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A urina pode ser classificada quanto a sua aparência física, composição química e também 
através de análises microscópicas.
( ) Dentre os parâmetros físicos, a urina pode ser classificada quanto à cor, odor clareza e volume.
( ) Dentre os parâmetros químicos temos a identificação de proteínas, células sanguíneas, glicose, 
pH, bilirrubina, urobinogênio, corpos cetônicos, nitritos e esterase leucocitária.
( ) Os exames de urina podem detectar: desidratação, nefrites, infecções,tumores, diabetes, 
hipertensão, doenças metabólicas, litíase, entre outras enfermidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/01/6-informacoes-inusitadas-
sobre-o-xixi.html. Acesso em: 15 nov. 2022.
A V - F - F - V.
5
6
10/07/2023, 10:13 Avaliação I - Individual
about:blank 4/6
B V - V - V - V.
C F - V - V - F.
D F - F - V - F.
O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e 
armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina 
encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato etc. Este aparelho pode ser dividido em 
órgãos secretores – que produzem a urina – e órgãos excretores – que são encarregados de processar a 
drenagem da urina para fora do corpo. Os órgãos urinários compreendem os rins, que produzem a 
urina; os ureteres ou ductos, que transportam a urina para a bexiga, onde fica retida por algum tempo; 
e a uretra, através da qual a urina é expelida do corpo. Além dos rins, as estruturas restantes do 
sistema urinário funcionam como um encanamento, constituindo as vias do trato urinário. Essas 
estruturas – ureteres, bexiga e uretra – não modificam a urina ao longo do caminho; ao contrário, elas 
armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.
Sobre os órgãos retroperitoneais, assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://www.auladeanatomia.com/sistemas/391/sistema-urinario. Acesso em: 11 nov. 2022.
A Não são essenciais e não fazem a manutenção da pressão arterial.
B Não são essenciais para a manutenção da homeostase.
C São órgãos desemparelhados e fora da parte inferior das costas.
D São órgãos emparelhados e dentro da parte inferior das costas.
“Urina de 24 horas é uma análise da urina muito utilizada por diversos médicos para avaliar o 
funcionamento dos rins e investigar algumas alterações urinárias. Através dos resultados da urina de 
24 horas, é possível definir a taxa de filtração de sangue pelos rins, chamada de taxa de filtração 
glomerular, pesquisar a presença de proteínas na urina e identificar as concentrações urinárias de 
vários sais minerais, entre eles, sódio, potássio, cálcio e fósforo. Nos últimos anos, porém, o exame 
da urina de 24 horas tem perdido popularidade, principalmente entre os nefrologistas, por ser este um 
procedimento que causa alguma inconveniência de ser feito, já que obriga o paciente a coletar sua 
urina para um coletor durante 24 horas ininterruptas.” Sobre a coleta de urina 24h, analise as 
sentenças a seguir:
I- O paciente deverá receber um recipiente grande, rotulado com seus dados e ainda com o intervalo 
da coleta.
II- Amostras 24h geralmente precisam ser refrigeradas durante o período da coleta.
III- Preferencialmente, o teste deve começar pela manhã.
IV- A amostra de urina de 24 horas é levada ao laboratório o mais breve possível, após o término do 
período de coleta.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://www.mdsaude.com/exames-complementares/urina-24-horas/. Acesso em: 15 nov. 
2022.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença I está correta.
7
8
10/07/2023, 10:13 Avaliação I - Individual
about:blank 5/6
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
“O exame de urina, também conhecido como exame de urina tipo 1 ou exame EAS (Elementos 
Anormais do Sedimento), é um exame normalmente solicitado pelos médicos para identificar 
alterações no sistema urinário e renal devendo ser feito através da análise da primeira urina do dia. A 
coleta da urina para o exame pode ser feita em casa e não necessita de jejum, mas deve ser levada ao 
laboratório em até 2 horas para que seja analisada. O exame de urina do tipo 1 é um dos exames mais 
solicitados pelo médico, pois informa vários aspectos da saúde da pessoa, além de ser bastante 
simples e indolor. Além do EAS, há outros exames que avaliam a urina, como o exame de urina de 24 
horas e o exame e urocultura, em que o xixi é analisado com o objetivo de identificar a presença de 
bactérias ou fungos.” Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Urina.
II- Exame físico da urina.
III- Urinálise.
IV- Anticorpos de esperma.
( ) É a amostra mais convenientemente obtida usada em testes de laboratório.
( ) Inclui a observação da aparência e concentração da urina e em menor grau o odor.
( ) Primeiro teste de laboratório realizado na medicina.
( ) Teste que fornece mais informações sobre a capacidade dos espermatozoides de penetrar em um 
óvulo ou sua velocidade e direção de natação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: https://www.tuasaude.com/exame-de-urina. Acesso em: 15 nov. 2022.
A I - II - IV - III.
B III - II - IV - I.
C II - III - I - IV.
D I - II - III - IV.
"A uretra masculina é um canal comum para a micção e ejaculação e se estende da bexiga até o óstio 
externo da uretra, seguindo um caminho de cerca de 20 cm. A uretra masculina pode ser dividida 
didaticamente em no mínimo três porções: prostática; membranosa; esponjosa. A uretra prostática, 
como o nome indica, atravessa a próstata. Ela possui um comprimento de cerca de 3 cm e é nela que 
os ductos que transportam a secreção produzida pela próstata desembocam. Quando a próstata 
aumenta de tamanho, como no caso da hiperplasia prostática benigna, pode ocorrer a compressão da 
uretra, o que leva a problemas como redução do fluxo urinário, vontade de urinar frequentemente e 
sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada.”
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/uretra.htm. Acesso em: 11 nov. 2022.
A A uretra prostática passa por toda a extensão da próstata.
B As glândulas mucosas podem ser encontradas por toda a extensão da uretra masculina, sendo a
responsável por proteger a uretra do pH da urina.
9
10
10/07/2023, 10:13 Avaliação I - Individual
about:blank 6/6
C As glândulas bulbouretrais, também conhecidas como glândulas de Cowper, produzem e
secretam muco na uretra para tamponar o pH uretral durante os atos sexuais.
D O muco produzido pelas glândulas de Cowper é responsável por neutralizar o ambiente da uretra,
o que provoca o aumento da resistência à ejaculação.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina