Logo Passei Direto
Buscar

Prova Eletronica Metodologia do Ensino Lingua Inglesa

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “A integração das habilidades linguísticas atinge, portanto, também contextos linguísticos, extralinguísticos, situacionais e extrasssituacionais – todos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa no mundo globalizado.” FURLANETTO, Priscila Fernanda. O professor global e o ensino da Língua Inglesa: uma visão a partir do pós-método. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 110.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, sobre as características específicas de cada uma das habilidades linguística, assinale a alternativa correta:
Em todas as línguas, o desenvolvimento de speaking (fala) é fundamental. Por isso o papel do professor ao analisar estratégias: skimming, scanning, predicting, discussing, summarizing são essenciais para o desenvolvimento completo e significativo para o conhecimento do aluno.
O trabalho com listening (escuta) é uma forma de aprimorar a compreensão dos alunos em relação à língua falada, desenvolvendo as conexões e relações que estabelecem com a qualidade e proficiência.
Deve-se considerar que a habilidade da fala é a mais importante dentre todas, já que não apenas pelo trato com as possibilidades interpretativas, mas pelo simples fato de desenvolver-se em meios aos mais variados modelos e especificidades em relação aos usos linguísticos.
O listening (escuta) é uma habilidade que diz respeito aos variados modelos de textos, além do trabalho com o desafiador poder de reconhecer a relacionar os vocábulos.
Trabalhar com speaking (fala), não garante que os alunos tenham o contato com falantes nativos da língua, o que faz com que os desmotivem a aprender inglês.

Leia o texto a seguir: “O surgimento do hipertexto veio como uma nova abordagem para a exploração de documentos caracterizados por essa não linearidade. Eles propõem uma maneira de interconectar porções de informações e acessá-las seguindo o curso natural do raciocínio do usuário que executa uma pesquisa, elabora um documento ou realiza uma série de outras tarefas que envolvem o uso do computador como suporte à recuperação de informação textual.” JÚNIOR, Edson Félix de Souza; ALVES, Kely Aparecida. Hipertexto: início, evolução e características. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, maio/ago., 2018.
Considerando o fragmento de texto lido e os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, assinale a alternativa que descreve de modo geral o que é hipertexto.
É um texto clássico, escrito e organizado a partir da prosa.
Um texto que não foi feito de forma digital, mas foi digitalizado sem proporcionar interações.
Diz respeito ao texto que encontramos no formato de poesia.
É um texto que apresenta link, possibilitando a interação com vários outros textos.
É um texto criado para a interação com os jogos de adolescentes.

Sabe-se que ao incorporar uma língua estrangeira no currículo de ensino, é preciso considerar determinados aspectos. De acordo com os PCNs há três fatores que devem ser considerados, os quais têm uma continuidade na forma como são aplicados pela BNCC hoje: fatores históricos, os que são relativos à comunidade e relativos à tradição. Sendo assim, indique a alternativa que melhor descreve o fator histórico.
Representa e desempenha papel importante do ponto de vista das trocas que se estabelecem entre o Brasil e o país da língua-alvo.
Apresenta uma relação entre as convivências de comunidades locais e imigrantes como um critério de inclusão de determinada língua.
Justifica-se a partir da relação de aspectos: culturais, efetivas e de parentescos.
É o fator que está relacionado ao papel que a língua específica represente em certos momentos da história da humanidade.
É o fator que desempenha influência nas relações culturais entre os países não falantes da língua.

Leia o fragmento de texto a seguir: “As práticas de leitura em inglês promovem, por exemplo, o desenvolvimento de estratégias de reconhecimento textual (o uso de pistas verbais e não verbais para formulação de hipóteses e inferências) e de investigação sobre as formas pelas quais os contextos de produção favorecem processos de significação e reflexão crítica/problematização dos temas tratados.” (Base Nacional Comum Curricular, p. 243)
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, como é esperado que seja o papel de leitor desempenhando pelo aluno? Assinale a alternativa correta.
A percepção do texto como um todo, decifrando cada significado de modo que a interpretação não seja o seu maior objetivo, mas o reconhecimento vocabular.
Uma interação ativa como leitor, ouvinte e espectador de textos que são escritos, orais e multissemióticos, variando assim as possibilidades de interpretação.
Cabe ao aluno interpretar os textos isoladamente, aplicando o processo da tradução, sem que haja preocupação em reconhecer os variados tipos de texto.
Espera-se que o aluno leia e reconheça as características lexicais do texto, sem que estabelecer determinadas relações entre as partes do mesmo texto.
O papel do leitor é apenas de decodificar as palavras em língua inglesa e entende-las.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Diferentes teorias sobre a natureza da linguagem e como as línguas são apresentadas implicam diferentes maneiras de ensino a linguagem e diferentes métodos fazem uso de diferentes tipos de atividades em sala de aula.” FURLANETTO, Priscila Fernanda. O professor global e o ensino da Língua Inglesa: uma visão a partir do pós-método. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 75.
Considerando o fragmento de texto a seguir e os conteúdos apresentados na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, assinale a alternativa que apresenta a definição para método.
É a não caracterização do lugar da língua-alvo no currículo e o tempo para o ensino.
É a descrição da natureza do assunto em questão a ser ensinado.
É um plano global para a apresentação ordenada do material da língua.
É a forma particular de trabalho do professor: em sua mestria particular e na composição da classe.
É uma habilidade particular, um planejamento, ou uma maneira de fazer para alcançar um objetivo imediato.

Considere o fragmento de texto a seguir: “A cibercultura é uma forma natural de cultura que emergiu juntamente com o surgimento das tecnologias digitais, as quais cada vez mais ganham destaque na sociedade moderna, com presença constante no espaço social. Sinônimo de ligação, disseminação e interação entre as formas culturais existentes no mundo; cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais, presente no cotidiano dos cidadãos; cultura consolidada pela comunicação virtual, a partir do uso contínuo de computadores e de outros suportes tecnológicos.” SOUZA, Elisa Maris Pinheiro. A cibercultura e ensino da Língua Portuguesa. Revista comunicação universitária. Revista Comunicação Universitária, Belém, PA, V.1, N.1, 2021, p. 1-16.
Considerando o fragmento de texto lido e os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, indique a alternativa que melhor define cibercultura de acordo com os conceitos abordados por Pierr Lévy:
Refere-se à cultura que não é palpável, ou seja, é aquela que é criada pelas pessoas apenas como fonte teórica.
Diz respeito ao modo como a sociedade se comporta em relação aos textos que são oriundos da internet, desprezando outras possibilidades de comunicação.

Considerando o fragmento lido com os conteúdos da disciplina, no que diz respeito ao ensino de língua inglesa, por que não devemos considerar apenas o inglês americano e o inglês britânico?
São vários os países que têm como língua oficial a inglesa, além disso, há um alto número de falantes não nativos do inglês no mundo.

Sabe-se que os instrumentos são formas de organizar o aprendizado dos alunos, de modo a evidenciar os conteúdos que foram trabalhados, com o propósito de investigar o entendimento dos alunos em meio ao processo. Sendo assim, considerando os conteúdos apresentados na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, no que consiste o processo de autoavaliação?
Permitir ao aluno se autoavaliar julgando seu processo de aprendizagem e percebendo os pontos positivos e negativos.

Tendo em vista as informações sobre a oralidade previstas pela BNCC, e os conteúdos da disciplina e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, quais são as quatro competências necessárias para desenvolver a proficiência, levando em contato a habilidade da oralidade? Assinale a alternativa correta:
Gramatical, estratégica, sociolinguística e discursiva.
Gramatical, estratégica, lexical e discursiva.
Gramatical, linguística, estrutural, lexical.
Gramatical, estratégica, lexical e argumentativa.
Gramatical, estrutural, lexical e discursiva.

Monte Mór defende a ideia de que há mudanças conceituais no desenvolvimento de língua e linguagem, o que nos faz pensar que o trabalho do professor de língua inglesa deve estar engajado com as mudanças sociais e, principalmente, considerando as que envolvem as particularidades dos textos.
Sendo assim, considerando os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e o fragmento de texto lido, de que forma podemos compreender o trabalho visando essas particularidades? Assinale a alternativa correta:
Partindo da relação entre os âmbitos sociais e culturais, desenvolvendo um trabalho pautado apenas no letramento, sem levar em conta os avanços 'sociais'.
Devemos considerar apenas as particularidades da língua, em relação à sua estrutura, sem considerar os parâmetros contextuais.

De que forma podemos compreender o trabalho visando essas particularidades? Assinale a alternativa correta:
Devemos considerar apenas as particularidades da língua, em relação à sua estrutura, sem considerar os parâmetros contextuais.
A partir da relação falante nativo e não nativo, sem considerar os aspectos de análise linguística, que dizem respeito aos usos.
O trabalho deve ser desenvolvido numa perspectiva de alfabetização, seguindo os meios que usamos no ensino da língua materna.
Partindo da relação entre os âmbitos sociais e culturais, desenvolvendo um trabalho pautado apenas no letramento, sem levar em conta os avanços “sociais”.
A partir da percepção de multiletramento, o que nos faz refletir sobre as práticas sociais do mundo digital.

Considere o texto a seguir: “O trabalho com gêneros verbais e híbridos, potencializados principalmente pelos meios digitais, possibilita vivenciar, de maneira significativa e situada, diferentes modos de leitura (ler para ter uma ideia geral do texto, buscar informações específicas, compreender detalhes etc.), bem como diferentes objetivos de leitura (ler para pesquisar, para revisar a própria escrita, em voz alta para expor ideias e argumentos, para agir no mundo, posicionando-se de forma crítica, entre outras).”
A partir do fragmento de texto acima e dos conteúdos da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, quais são os critérios que devem ser levados em conta ao organizar as atividades de prática de leitura? Assinale a alternativa correta.
As atividades devem envolver sempre níveis complexos de leitura e interação, como forma de provocar o aluno como leitor.
Deve-se considerar a estrutura do texto, já que os gêneros são organizados por ano e nível de estudo.
É preciso considerar apenas as estruturas sintáticas, sem que haja necessidade de reconhecer a linguagem presente no texto.
É preciso levar em conta a escolha do texto, já que o uso de determinadas expressões envolve temáticas que não são favoráveis para o trabalho textual.
A diversidade dos gêneros, considerando a complexidade do texto, reconhecendo as ideias e formas de expressão que dizem respeito aos contextos sociais.

Considerando o texto lido e os conteúdos da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, sabe-se que os parâmetros propostos por Kumaravadivelu têm uma influência na organização pedagógica. Sendo assim, indique a alternativa que melhor define praticabilidade.
Trata-se de uma habilidade que o professor deve realizar dentro do contexto educacional a partir dos aspectos linguísticos, sociais e culturais.
É a prática que não deve envolver a autonomia e muito menos trabalhar com a conscientização do idioma.
Trata-se da contextualização dos componentes que desintegram as habilidades da linguagem.
É a ruptura de teorizadores, a partir da elaboração de uma prática que o professor desenvolve visando facilitar a interação e promover a autonomia do aluno.
Diz respeito à consciência sociopolítica desempenhada pelo professor, para desmembrar a teoria da prática.

Tendo em vista as informações sobre o trabalho com os conhecimentos linguísticos previstos na BNCC e os conteúdos apresentados na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, como deve acontecer o trabalho pedagógico gerador a partir conhecimentos linguísticos? Assinale a alternativa correta:
O trabalho deve acontecer com base na apropriação e adequação da linguagem.
O trabalho deve ser acontecer apenas pensando na estrutura, sem considerar o uso contextual da língua inglesa.
Não é necessário considerar a variação linguística, nem mesmo a inteligibilidade da língua.
Não há preocupação nenhuma com a adequação da linguagem e nem com conhecimento padrão da língua.
O professor deve organizar atividades de completar lacunas em relação à estrutura da língua.

Nessa perspectiva, a língua inglesa é descrita na BNCC, partindo da premissa metodológica do ensino, que há um foco na função social e política da língua, a qual apresenta como status língua franca.
Considerando o fragmento de texto lido e os conteúdos da aula 2 da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, indique a alternativa que apresenta de que forma a ancoragem entre língua e cultura pode influenciar no aprendizado da língua inglesa.
O conhecimento cultural tem grande influência no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa, já que essa deve ser vista a partir do seu fator social, estabelecendo as relações entre diferentes pessoas e lugares.
Esta ancoragem representa o ensino da língua inglesa de forma isolada, estabelecendo as relações entre as regras gramaticais e não ao uso da língua no âmbito social.
O processo cultural tem influência no ensino da língua, já que cabe ao professor aprimora-se das técnicas desenvolvidas em países que têm o inglês como língua oficial.
Esta ancoragem estabelece relações entre as formas como a língua inglesa é ensinada no mundo e não tem relação efetivamente com o uso da língua. Há uma influência entre cultura e o ensino de língua, quando considerado o ensino para os aprendizes brasileiros.

A partir da leitura do fragmento e dos conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, sabemos que os gêneros textuais, segundo Marcuschi, são forma verbais de ação social, com isso qual a reação resultante nos interlocutores?
Assinale a alternativa correta.
Os interlocutores assumem o papel de decodificar do processo de leitura e reconhecimento dos gêneros.
Os interlocutores não devem demonstrar nenhum tipo de reação, já que apenas recebem o texto, sem participação social.
Eles devem agir a partir de um modelo de comunicação, sempre provocando uma reação contrário ao que o texto propõe.
Cabe aos interlocutores o papel de apenas receber as informações, sem que nenhuma interação de cunho social.
Os gêneros são como modelos comunicativos que servem para criar determinadas expectativas no interlocutor.

Tendo em vista os conteúdos da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, qual é o papel do professo em relação ao trabalho com os gêneros textuais?
Assinale a alternativa correta.
É necessário que o professor adapte as atividades, respeitando o contexto e complexidade, promovendo atividades que levem em conta as características dos gêneros estudados.
O professor precisa adaptar as atividades, sem modificar os gêneros trabalhos, já que a complexidade não precisa ser levada em conta.
O professor deve escolher apenas os textos que sejam mais fáceis e de compreensão regular aos alunos.
Os gêneros textuais devem ser considerados a partir da facilidade e não da complexidade.
O professor não tem papel diferente dos alunos nesse processo, já que juntos irão construir as atividades e deixar de lado as que são mais difíceis.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “A integração das habilidades linguísticas atinge, portanto, também contextos linguísticos, extralinguísticos, situacionais e extrasssituacionais – todos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa no mundo globalizado.” FURLANETTO, Priscila Fernanda. O professor global e o ensino da Língua Inglesa: uma visão a partir do pós-método. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 110.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, sobre as características específicas de cada uma das habilidades linguística, assinale a alternativa correta:
Em todas as línguas, o desenvolvimento de speaking (fala) é fundamental. Por isso o papel do professor ao analisar estratégias: skimming, scanning, predicting, discussing, summarizing são essenciais para o desenvolvimento completo e significativo para o conhecimento do aluno.
O trabalho com listening (escuta) é uma forma de aprimorar a compreensão dos alunos em relação à língua falada, desenvolvendo as conexões e relações que estabelecem com a qualidade e proficiência.
Deve-se considerar que a habilidade da fala é a mais importante dentre todas, já que não apenas pelo trato com as possibilidades interpretativas, mas pelo simples fato de desenvolver-se em meios aos mais variados modelos e especificidades em relação aos usos linguísticos.
O listening (escuta) é uma habilidade que diz respeito aos variados modelos de textos, além do trabalho com o desafiador poder de reconhecer a relacionar os vocábulos.
Trabalhar com speaking (fala), não garante que os alunos tenham o contato com falantes nativos da língua, o que faz com que os desmotivem a aprender inglês.

Leia o texto a seguir: “O surgimento do hipertexto veio como uma nova abordagem para a exploração de documentos caracterizados por essa não linearidade. Eles propõem uma maneira de interconectar porções de informações e acessá-las seguindo o curso natural do raciocínio do usuário que executa uma pesquisa, elabora um documento ou realiza uma série de outras tarefas que envolvem o uso do computador como suporte à recuperação de informação textual.” JÚNIOR, Edson Félix de Souza; ALVES, Kely Aparecida. Hipertexto: início, evolução e características. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, maio/ago., 2018.
Considerando o fragmento de texto lido e os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, assinale a alternativa que descreve de modo geral o que é hipertexto.
É um texto clássico, escrito e organizado a partir da prosa.
Um texto que não foi feito de forma digital, mas foi digitalizado sem proporcionar interações.
Diz respeito ao texto que encontramos no formato de poesia.
É um texto que apresenta link, possibilitando a interação com vários outros textos.
É um texto criado para a interação com os jogos de adolescentes.

Sabe-se que ao incorporar uma língua estrangeira no currículo de ensino, é preciso considerar determinados aspectos. De acordo com os PCNs há três fatores que devem ser considerados, os quais têm uma continuidade na forma como são aplicados pela BNCC hoje: fatores históricos, os que são relativos à comunidade e relativos à tradição. Sendo assim, indique a alternativa que melhor descreve o fator histórico.
Representa e desempenha papel importante do ponto de vista das trocas que se estabelecem entre o Brasil e o país da língua-alvo.
Apresenta uma relação entre as convivências de comunidades locais e imigrantes como um critério de inclusão de determinada língua.
Justifica-se a partir da relação de aspectos: culturais, efetivas e de parentescos.
É o fator que está relacionado ao papel que a língua específica represente em certos momentos da história da humanidade.
É o fator que desempenha influência nas relações culturais entre os países não falantes da língua.

Leia o fragmento de texto a seguir: “As práticas de leitura em inglês promovem, por exemplo, o desenvolvimento de estratégias de reconhecimento textual (o uso de pistas verbais e não verbais para formulação de hipóteses e inferências) e de investigação sobre as formas pelas quais os contextos de produção favorecem processos de significação e reflexão crítica/problematização dos temas tratados.” (Base Nacional Comum Curricular, p. 243)
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, como é esperado que seja o papel de leitor desempenhando pelo aluno? Assinale a alternativa correta.
A percepção do texto como um todo, decifrando cada significado de modo que a interpretação não seja o seu maior objetivo, mas o reconhecimento vocabular.
Uma interação ativa como leitor, ouvinte e espectador de textos que são escritos, orais e multissemióticos, variando assim as possibilidades de interpretação.
Cabe ao aluno interpretar os textos isoladamente, aplicando o processo da tradução, sem que haja preocupação em reconhecer os variados tipos de texto.
Espera-se que o aluno leia e reconheça as características lexicais do texto, sem que estabelecer determinadas relações entre as partes do mesmo texto.
O papel do leitor é apenas de decodificar as palavras em língua inglesa e entende-las.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Diferentes teorias sobre a natureza da linguagem e como as línguas são apresentadas implicam diferentes maneiras de ensino a linguagem e diferentes métodos fazem uso de diferentes tipos de atividades em sala de aula.” FURLANETTO, Priscila Fernanda. O professor global e o ensino da Língua Inglesa: uma visão a partir do pós-método. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 75.
Considerando o fragmento de texto a seguir e os conteúdos apresentados na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, assinale a alternativa que apresenta a definição para método.
É a não caracterização do lugar da língua-alvo no currículo e o tempo para o ensino.
É a descrição da natureza do assunto em questão a ser ensinado.
É um plano global para a apresentação ordenada do material da língua.
É a forma particular de trabalho do professor: em sua mestria particular e na composição da classe.
É uma habilidade particular, um planejamento, ou uma maneira de fazer para alcançar um objetivo imediato.

Considere o fragmento de texto a seguir: “A cibercultura é uma forma natural de cultura que emergiu juntamente com o surgimento das tecnologias digitais, as quais cada vez mais ganham destaque na sociedade moderna, com presença constante no espaço social. Sinônimo de ligação, disseminação e interação entre as formas culturais existentes no mundo; cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais, presente no cotidiano dos cidadãos; cultura consolidada pela comunicação virtual, a partir do uso contínuo de computadores e de outros suportes tecnológicos.” SOUZA, Elisa Maris Pinheiro. A cibercultura e ensino da Língua Portuguesa. Revista comunicação universitária. Revista Comunicação Universitária, Belém, PA, V.1, N.1, 2021, p. 1-16.
Considerando o fragmento de texto lido e os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, indique a alternativa que melhor define cibercultura de acordo com os conceitos abordados por Pierr Lévy:
Refere-se à cultura que não é palpável, ou seja, é aquela que é criada pelas pessoas apenas como fonte teórica.
Diz respeito ao modo como a sociedade se comporta em relação aos textos que são oriundos da internet, desprezando outras possibilidades de comunicação.

Considerando o fragmento lido com os conteúdos da disciplina, no que diz respeito ao ensino de língua inglesa, por que não devemos considerar apenas o inglês americano e o inglês britânico?
São vários os países que têm como língua oficial a inglesa, além disso, há um alto número de falantes não nativos do inglês no mundo.

Sabe-se que os instrumentos são formas de organizar o aprendizado dos alunos, de modo a evidenciar os conteúdos que foram trabalhados, com o propósito de investigar o entendimento dos alunos em meio ao processo. Sendo assim, considerando os conteúdos apresentados na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, no que consiste o processo de autoavaliação?
Permitir ao aluno se autoavaliar julgando seu processo de aprendizagem e percebendo os pontos positivos e negativos.

Tendo em vista as informações sobre a oralidade previstas pela BNCC, e os conteúdos da disciplina e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, quais são as quatro competências necessárias para desenvolver a proficiência, levando em contato a habilidade da oralidade? Assinale a alternativa correta:
Gramatical, estratégica, sociolinguística e discursiva.
Gramatical, estratégica, lexical e discursiva.
Gramatical, linguística, estrutural, lexical.
Gramatical, estratégica, lexical e argumentativa.
Gramatical, estrutural, lexical e discursiva.

Monte Mór defende a ideia de que há mudanças conceituais no desenvolvimento de língua e linguagem, o que nos faz pensar que o trabalho do professor de língua inglesa deve estar engajado com as mudanças sociais e, principalmente, considerando as que envolvem as particularidades dos textos.
Sendo assim, considerando os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e o fragmento de texto lido, de que forma podemos compreender o trabalho visando essas particularidades? Assinale a alternativa correta:
Partindo da relação entre os âmbitos sociais e culturais, desenvolvendo um trabalho pautado apenas no letramento, sem levar em conta os avanços 'sociais'.
Devemos considerar apenas as particularidades da língua, em relação à sua estrutura, sem considerar os parâmetros contextuais.

De que forma podemos compreender o trabalho visando essas particularidades? Assinale a alternativa correta:
Devemos considerar apenas as particularidades da língua, em relação à sua estrutura, sem considerar os parâmetros contextuais.
A partir da relação falante nativo e não nativo, sem considerar os aspectos de análise linguística, que dizem respeito aos usos.
O trabalho deve ser desenvolvido numa perspectiva de alfabetização, seguindo os meios que usamos no ensino da língua materna.
Partindo da relação entre os âmbitos sociais e culturais, desenvolvendo um trabalho pautado apenas no letramento, sem levar em conta os avanços “sociais”.
A partir da percepção de multiletramento, o que nos faz refletir sobre as práticas sociais do mundo digital.

Considere o texto a seguir: “O trabalho com gêneros verbais e híbridos, potencializados principalmente pelos meios digitais, possibilita vivenciar, de maneira significativa e situada, diferentes modos de leitura (ler para ter uma ideia geral do texto, buscar informações específicas, compreender detalhes etc.), bem como diferentes objetivos de leitura (ler para pesquisar, para revisar a própria escrita, em voz alta para expor ideias e argumentos, para agir no mundo, posicionando-se de forma crítica, entre outras).”
A partir do fragmento de texto acima e dos conteúdos da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, quais são os critérios que devem ser levados em conta ao organizar as atividades de prática de leitura? Assinale a alternativa correta.
As atividades devem envolver sempre níveis complexos de leitura e interação, como forma de provocar o aluno como leitor.
Deve-se considerar a estrutura do texto, já que os gêneros são organizados por ano e nível de estudo.
É preciso considerar apenas as estruturas sintáticas, sem que haja necessidade de reconhecer a linguagem presente no texto.
É preciso levar em conta a escolha do texto, já que o uso de determinadas expressões envolve temáticas que não são favoráveis para o trabalho textual.
A diversidade dos gêneros, considerando a complexidade do texto, reconhecendo as ideias e formas de expressão que dizem respeito aos contextos sociais.

Considerando o texto lido e os conteúdos da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, sabe-se que os parâmetros propostos por Kumaravadivelu têm uma influência na organização pedagógica. Sendo assim, indique a alternativa que melhor define praticabilidade.
Trata-se de uma habilidade que o professor deve realizar dentro do contexto educacional a partir dos aspectos linguísticos, sociais e culturais.
É a prática que não deve envolver a autonomia e muito menos trabalhar com a conscientização do idioma.
Trata-se da contextualização dos componentes que desintegram as habilidades da linguagem.
É a ruptura de teorizadores, a partir da elaboração de uma prática que o professor desenvolve visando facilitar a interação e promover a autonomia do aluno.
Diz respeito à consciência sociopolítica desempenhada pelo professor, para desmembrar a teoria da prática.

Tendo em vista as informações sobre o trabalho com os conhecimentos linguísticos previstos na BNCC e os conteúdos apresentados na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, como deve acontecer o trabalho pedagógico gerador a partir conhecimentos linguísticos? Assinale a alternativa correta:
O trabalho deve acontecer com base na apropriação e adequação da linguagem.
O trabalho deve ser acontecer apenas pensando na estrutura, sem considerar o uso contextual da língua inglesa.
Não é necessário considerar a variação linguística, nem mesmo a inteligibilidade da língua.
Não há preocupação nenhuma com a adequação da linguagem e nem com conhecimento padrão da língua.
O professor deve organizar atividades de completar lacunas em relação à estrutura da língua.

Nessa perspectiva, a língua inglesa é descrita na BNCC, partindo da premissa metodológica do ensino, que há um foco na função social e política da língua, a qual apresenta como status língua franca.
Considerando o fragmento de texto lido e os conteúdos da aula 2 da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, indique a alternativa que apresenta de que forma a ancoragem entre língua e cultura pode influenciar no aprendizado da língua inglesa.
O conhecimento cultural tem grande influência no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa, já que essa deve ser vista a partir do seu fator social, estabelecendo as relações entre diferentes pessoas e lugares.
Esta ancoragem representa o ensino da língua inglesa de forma isolada, estabelecendo as relações entre as regras gramaticais e não ao uso da língua no âmbito social.
O processo cultural tem influência no ensino da língua, já que cabe ao professor aprimora-se das técnicas desenvolvidas em países que têm o inglês como língua oficial.
Esta ancoragem estabelece relações entre as formas como a língua inglesa é ensinada no mundo e não tem relação efetivamente com o uso da língua. Há uma influência entre cultura e o ensino de língua, quando considerado o ensino para os aprendizes brasileiros.

A partir da leitura do fragmento e dos conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, sabemos que os gêneros textuais, segundo Marcuschi, são forma verbais de ação social, com isso qual a reação resultante nos interlocutores?
Assinale a alternativa correta.
Os interlocutores assumem o papel de decodificar do processo de leitura e reconhecimento dos gêneros.
Os interlocutores não devem demonstrar nenhum tipo de reação, já que apenas recebem o texto, sem participação social.
Eles devem agir a partir de um modelo de comunicação, sempre provocando uma reação contrário ao que o texto propõe.
Cabe aos interlocutores o papel de apenas receber as informações, sem que nenhuma interação de cunho social.
Os gêneros são como modelos comunicativos que servem para criar determinadas expectativas no interlocutor.

Tendo em vista os conteúdos da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, qual é o papel do professo em relação ao trabalho com os gêneros textuais?
Assinale a alternativa correta.
É necessário que o professor adapte as atividades, respeitando o contexto e complexidade, promovendo atividades que levem em conta as características dos gêneros estudados.
O professor precisa adaptar as atividades, sem modificar os gêneros trabalhos, já que a complexidade não precisa ser levada em conta.
O professor deve escolher apenas os textos que sejam mais fáceis e de compreensão regular aos alunos.
Os gêneros textuais devem ser considerados a partir da facilidade e não da complexidade.
O professor não tem papel diferente dos alunos nesse processo, já que juntos irão construir as atividades e deixar de lado as que são mais difíceis.

Prévia do material em texto

IncorretaPergunta 1 
0 / 3 pts 
Leia o excerto a seguir: 
 
“A integração das habilidades linguísticas atinge, portanto, também contextos 
linguísticos, extralinguísticos, situacionais e extrasssituacionais – todos 
essenciais para o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa no mundo 
globalizado.” 
FURLANETTO, Priscila Fernanda. O professor global e o ensino da Língua 
Inglesa: uma visão a partir do pós-método. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 110. 
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da disciplina Metodologia do 
Ensino da Língua Inglesa, sobre as características específicas de cada uma das 
habilidades linguística, assinale a alternativa correta: 
 
Em todas as línguas, o desenvolvimento de speaking (fala) é fundamental. Por 
isso o papel do professor ao analisar estratégias: skimming, scanning, predicting, 
discussing, summarizing são essenciais para o desenvolvimento completo e 
significativo para o conhecimento do aluno. 
 
 
O trabalho com listening (escuta) é uma forma de aprimorar a compreensão dos 
alunos em relação à língua falada, desenvolvendo as conexões e relações que 
estabelecem com a qualidade e proficiência. 
 
 
Deve-se considerar que a habilidade da fala é a mais importante dentre todas, já 
que não apenas pelo trato com as possibilidades interpretativas, mas pelo 
simples fato de desenvolver-se em meios aos mais variados modelos e 
especificidades em relação aos usos linguísticos. 
 
 
O listening (escuta) é uma habilidade que diz respeito aos variados modelos de 
textos, além do trabalho com o desafiador poder de reconhecer a relacionar os 
vocábulos. 
 
 
Trabalhar com speaking (fala), não garante que os alunos tenham o contato com 
falantes nativos da língua, o que faz com que os desmotivem a aprender inglês. 
 
 
IncorretaPergunta 2 
0 / 3 pts 
Leia o texto a seguir: 
 
“Ao longo do tempo, surgiram diferentes maneiras de explicar o processo de 
ensino-aprendizagem de uma língua. Podemos citar cronologicamente a forma 
como teóricos clássicos e essenciais para a discussão do tema o tratam. De 
acordo com essa visão, a história do ensino de língua é dividida em era: métodos, 
abordagens e pós-método.” 
FURLANETTO, Priscila Fernanda. O professor global e o ensino da Língua 
Inglesa: uma visão a partir do pós-método. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 74. 
 
Considerando os processos de ensino-aprendizagem da língua inglesa, assinale a 
alternativa que apresenta a definição de abordagem propostas por Edward 
Anthony. 
 
São as diferentes atividades realizadas pelo professor com o propósito de se 
atingir o objetivo. 
 
 
É o lugar da língua-alvo no currículo e o tempo disponível para o 
desenvolvimento de determinadas atividades. 
 
 
Caracteriza-se como a ideia de uma determinada teoria que pode ser utilizada 
pelo professor. 
 
 
É o plano global para a apresentação ordenada do material da língua. 
 
 
É a prática desenvolvida, as diferentes possibilidades de se levar o conteúdo aos 
alunos. 
 
 
Pergunta 3 
3 / 3 pts 
Considere o fragmento de texto a seguir: 
 
 
“Durante o processo de aprendizagem da língua inglesa, cada aprendiz 
desenvolve alguma estratégia para auxiliar no seu aprendizado. Alguns ouvem 
músicas de seus cantores favoritos para aprimorarem a compreensão oral, 
aumentar o conhecimento de vocabulário; outros preferem ver filmes e há 
àqueles que formam grupos de conversação para praticar o inglês.” 
Disponível 
em: http://anais.letras.ufmg.br/index.php/SEVFALE/VISEVFALE/paper/viewFile
/138/142Links to an external site.. Acesso em 07 de ago, 2022. 
 
A partir da leitura do fragmento e dos conteúdos apresentados na 
disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, sabemos que as estratégias 
são fundamentais para que o trabalho seja desenvolvido de maneira eficaz e 
contextualizado. Sendo assim, indique a alternativa que apresenta a estratégias 
que reconhece o conteúdo de forma contextualizada: 
 
Comunicativa 
 
 
Cognitivas 
 
 
Metacognitivas 
 
 
Linguísticas 
 
 
Sociais 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos da 
Aula 11, temos que o seguinte: Estratégia metacognitiva - O aluno busca 
alternativas que abrangem investigação específico para o seu aprendizado, 
buscando as referências dentro e fora a sala de aula; Estratégias cognitivas - É o 
processo de reconhecer o conteúdo de forma contextualizado; Estratégias 
sociais - São estratégias que dizem respeito às relações entre os 
interlocutores; Estratégias de comunicação - Estão associadas aos métodos 
empregados pelos estudantes para facilitar e permitir que o processo de 
comunicação de fato aconteça. 
http://anais.letras.ufmg.br/index.php/SEVFALE/VISEVFALE/paper/viewFile/138/142
http://anais.letras.ufmg.br/index.php/SEVFALE/VISEVFALE/paper/viewFile/138/142
 
Pergunta 4 
3 / 3 pts 
Leia o texto a seguir: 
 
“O surgimento do hipertexto veio como uma nova abordagem para a exploração 
de documentos caracterizados por essa não linearidade. Eles propõem uma 
maneira de interconectar porções de informações e acessá-las seguindo o curso 
natural do raciocínio do usuário que executa uma pesquisa, elabora um 
documento ou realiza uma série de outras tarefas que envolvem o uso do 
computador como suporte à recuperação de informação textual.” 
JÚNIOR, Edson Félix de Souza; ALVES, Kely Aparecida. Hipertexto: início, 
evolução e características. Revista Brasileira de Biblioteconomia e 
Documentação, v. 14, n. 2, maio/ago., 2018. 
 
Considerando o fragmento de texto lido e os conteúdos da 
disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, assinale a alternativa que 
descreve de modo geral o que é hipertexto. 
 
É um texto clássico, escrito e organizado a partir da prosa. 
 
 
Um texto que não foi feito de forma digital, mas foi digitalizado sem 
proporcionar interações. 
 
 
Diz respeito ao texto que encontramos no formato de poesia. 
 
 
É um texto que apresenta link, possibilitando a interação com vários outros 
textos. 
 
 
É um texto criado para a interação com os jogos de adolescentes. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos da 
Aula 10 temos que é necessário compreender o modo como os textos se 
organizam na web, para evidenciar um trabalho contextualizado pautado no uso 
real da língua, por meio dos gêneros textuais. Nada mais, nada menos, de um 
modo geral hipertexto é “um texto que apresenta link”, possibilitando a interação 
com vários outros textos, o que imediatamente possibilita o acesso à rede de 
significados, por meio de uma intertextualidade. 
 
IncorretaPergunta 5 
0 / 3 pts 
Sabe-se que ao incorporar uma língua estrangeira no currículo de ensino, é 
preciso considerar determinados aspectos. De acordo com os PCNs há três 
fatores que devem ser considerados, os quais têm uma continuidade na forma 
como são aplicados pela BNCC hoje: fatores históricos, os que são relativos à 
comunidade e relativos à tradição. Sendo assim, indique a alternativa que melhor 
descreve o fator histórico. 
 
Representa e desempenha papel importante do ponto de vista das trocas que se 
estabelecem entre o Brasil e o país da língua-alvo. 
 
 
Apresenta uma relação entre as convivências de comunidades locais e imigrantes 
como um critério de inclusão de determinada língua. 
 
 
Justifica-se a partir da relação de aspectos: culturais, efetivas e de parentescos. 
 
 
É o fator que está relacionado ao papel que a língua específica represente em 
certos momentos da história da humanidade. 
 
 
É o fator que desempenha influência nas relações culturais entre os países não 
falantes da língua. 
 
 
Pergunta 6 
3 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“Escrever requer um bom vocabulário, então os alunos precisam criar listas com 
as novas palavras ou expressões e tentar incorporar na sua escrita. A internet 
auxiliar muito no processo com oportunidades dos estudantesque escrevem 
blogs, ou se expressam por meio de suas opiniões em inglês.” 
MESQUITA, Maria Lucia Estivallet. Didática e métodos de ensino de língua 
inglesa. Curitiba: Contentus, 2020, p. 57. 
 
A partir da leitura do fragmento de texto lido e os conteúdos da 
disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, no momento de organizar as 
atividades pedagógicas, o que devemos levar em consideração quando temos o 
intuito de desenvolver a progressão da complexidade da escrita? Assinale a 
alternativa correta: 
 
É preciso desenvolver as estratégias de planejamento, sem que seja necessário 
considerar a revisão textual. 
 
 
É preciso analisar as condições da produção, sem considerar o lugar social em 
que o texto circula. 
 
 
O texto precisa ser organizado, mas não há necessidade de hierarquizar as 
informações presentes nele. 
 
 
Refletir sobre os diferentes contextos e situações sociais, reconhecendo os 
recursos linguísticos e estilísticos necessários. 
 
 
Devemos considerar apenas o que o aluno apresentou em relação a erros, 
deixando de lado o que ele já assimilou. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos da 
Aula 7, temos os seguintes critérios para desenvolver a progressão do texto: 
Refletir sobre os diferentes contextos e situações sociais, reconhecendo os 
recursos linguísticos e estilísticos necessários; Analisar as condições de 
produção, bem como reconhecer o lugar social em que o texto circula, bem 
como o papel social do leitor; Considerar os aspectos sociodiscursivos, 
estabelecendo relações entre outras produções; Reconhecer as características 
dos textos literários; Estabelecer as relações de intertextualidade; Estabelecer as 
relações entre as partes dos textos; Organizar e hierarquizar as informações 
dentro do texto; Desenvolver estratégias de planejamento e revisão textual. 
 
Pergunta 7 
3 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“As práticas de leitura em inglês promovem, por exemplo, o desenvolvimento de 
estratégias de reconhecimento textual (o uso de pistas verbais e não verbais para 
formulação de hipóteses e inferências) e de investigação sobre as formas pelas 
quais os contextos de produção favorecem processos de significação e reflexão 
crítica/problematização dos temas tratados.” 
(Base Nacional Comum Curricular, p. 243) 
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da disciplina Metodologia do 
Ensino da Língua Inglesa, como é esperado que seja o papel de leitor 
desempenhando pelo aluno? Assinale a alternativa correta. 
 
A percepção do texto como um todo, decifrando cada significado de modo que a 
interpretação não seja o seu maior objetivo, mas o reconhecimento vocabular. 
 
 
Uma interação ativa como leitor, ouvinte e espectador de textos que são 
escritos, orais e multissemióticos, variando assim as possibilidades de 
interpretação. 
 
 
Cabe ao aluno interpretar os textos isoladamente, aplicando o processo da 
tradução, sem que haja preocupação em reconhecer os variados tipos de texto. 
 
 
Espera-se que o aluno leia e reconheça as características lexicais do texto, sem 
que estabelecer determinadas relações entre as partes do mesmo texto. 
 
 
O papel do leitor é apenas de decodificar as palavras em língua inglesa e 
entende-las. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos 
apresentados na Aula 6 da disciplina, quando falamos em práticas da linguagem 
estamos nos referindo e proporcionando ao nosso aluno, que assumirá a posição 
de leitor, uma interação ativa como leitor, ouvinte e espectador de textos que 
são escritos, orais e multissemióticos, variando assim as possibilidades de 
interpretação. 
 
IncorretaPergunta 8 
0 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“Diferentes teorias sobre a natureza da linguagem e como as línguas são 
apresentadas implicam diferentes maneiras de ensino a linguagem e diferentes 
métodos fazem uso de diferentes tipos de atividades em sala de aula.” 
FURLANETTO, Priscila Fernanda. O professor global e o ensino da Língua 
Inglesa: uma visão a partir do pós-método. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 75. 
 
Considerando o fragmento de texto a seguir e os conteúdos apresentados na 
disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, assinale a alternativa que 
apresenta a definição para método. 
 
É a não caracterização do lugar da língua-alvo no currículo e o tempo para o 
ensino. 
 
 
É a descrição da natureza do assunto em questão a ser ensinado. 
 
 
É um plano global para a apresentação ordenada do material da língua. 
 
 
É a forma particular de trabalho do professor: em sua mestria particular e na 
composição da classe. 
 
 
É uma habilidade particular, um planejamento, ou uma maneira de fazer para 
alcançar um objetivo imediato. 
 
 
IncorretaPergunta 9 
0 / 3 pts 
Considere o fragmento de texto a seguir: 
 
“A cibercultura1é uma forma natural de cultura que emergiu juntamente com 
o surgimento das tecnologias digitais, as quais cada vez mais ganham dest
aque na sociedade moderna, com presença constante no espaço social. 
Sinônimo de ligação, 
disseminação e interação entre as formas culturais existentes no mundo; c
ultura 
contemporânea marcada pelas tecnologias digitais, presente no cotidiano 
dos cidadãos; cultura consolidada pela comunicação virtual, a partir do uso 
contínuo de computadores e de outros suportes tecnológicos.” 
SOUZA, Elisa Maris Pinheiro. A cibercultura e ensino da Língua 
Portuguesa. Revista comunicação universitária. Revista Comunicação 
Universitária, Belém, PA, V.1, N.1, 2021, p. 1-16. 
 
Considerando o fragmento de texto lido e os conteúdos da 
disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, indique a alternativa que 
melhor define cibercultura de acordo com os conceitos abordados por Pierr 
Lévy: 
 
Refere-se à cultura que não é palpável, ou seja, é aquela que é criada pelas 
pessoas apenas como fonte teórica. 
 
 
Diz respeito ao modo como a sociedade se comporta em relação aos textos que 
são oriundos da internet, desprezando outras possibilidades de comunicação. 
 
 
Cibercultura é saber utilizar os recursos tecnológicos de forma mais apropriada 
possível, facilitando suas atividades diárias. 
 
 
A cibercultura representa as técnicas, determinadas atitudes, valores e 
pensamentos que se desenvolvem com o ciberespaço. 
 
 
É a cultura de massa, que representa os novos gostos musicais e as formas de 
comunicação pela internet, como os sites de relacionamento. 
 
 
IncorretaPergunta 10 
0 / 3 pts 
Considere o fragmento de texto a seguir: 
 
“Em todas as línguas, é essencial adquirir boas habilidades em relação à leitura. 
Os estudantes precisam ler as instruções e posteriormente livros e outros textos 
mais longos que exigem o interesse deles. Contudo, isso leva tempo e dedicação 
para aprimorar a leitura. Os estudantes de uma língua estrangeira podem ler 
artigos na internet e livros em inglês para praticar essa habilidade.” 
MESQUITA, Maria Lucia Estivallet. Didática e métodos de ensino de língua 
inglesa. Curitiba: Contentus, 2020, p. 57. 
 
A partir da leitura do fragmento acima e dos conteúdos da 
disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, sabe-se que há estratégias 
de leitura que podem ser trabalhadas com os alunos para aprimorar o 
reconhecimento com o texto. Indique a alternativa que melhor 
descreve summarizing. 
 
O professor seleciona um parágrafo do texto e incentiva os alunos a deduzirem o 
que está acontecendo. 
 
 
Os alunos leem o texto de forma mais de perto, mesmo que não tenham 
entendido tudo que está presente. 
 
 
O professor pode preparar uma discussão guiada com os alunos deixando-os se 
comunicar e explorar suas próprias. 
 
 
Os alunos podem recontar a história com as próprias palavras como uma 
oportunidade de desenvolver a escrita ou até mesmo a fala. 
 
 
Após a leitura, aideia é que os alunos descobrem a ideia geral do texto. 
 
Pontuação do teste: 12 de 30 
Pergunta 1 
3 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“Escrever requer um bom vocabulário, então os alunos precisam criar listas com 
as novas palavras ou expressões e tentar incorporar na sua escrita. A internet 
auxiliar muito no processo com oportunidades dos estudantes que escrevem 
blogs, ou se expressam por meio de suas opiniões em inglês.” 
MESQUITA, Maria Lucia Estivallet. Didática e métodos de ensino de língua 
inglesa. Curitiba: Contentus, 2020, p. 57. 
 
A partir da leitura do fragmento de texto lido e os conteúdos da 
disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, no momento de organizar as 
atividades pedagógicas, o que devemos levar em consideração quando temos o 
intuito de desenvolver a progressão da complexidade da escrita? Assinale a 
alternativa correta: 
 
Devemos considerar apenas o que o aluno apresentou em relação a erros, 
deixando de lado o que ele já assimilou. 
 
 
O texto precisa ser organizado, mas não há necessidade de hierarquizar as 
informações presentes nele. 
 
 
É preciso desenvolver as estratégias de planejamento, sem que seja necessário 
considerar a revisão textual. 
 
 
É preciso analisar as condições da produção, sem considerar o lugar social em 
que o texto circula. 
 
 
Refletir sobre os diferentes contextos e situações sociais, reconhecendo os 
recursos linguísticos e estilísticos necessários. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos da 
Aula 7, temos os seguintes critérios para desenvolver a progressão do texto: 
Refletir sobre os diferentes contextos e situações sociais, reconhecendo os 
recursos linguísticos e estilísticos necessários; Analisar as condições de 
produção, bem como reconhecer o lugar social em que o texto circula, bem 
como o papel social do leitor; Considerar os aspectos sociodiscursivos, 
estabelecendo relações entre outras produções; Reconhecer as características 
dos textos literários; Estabelecer as relações de intertextualidade; Estabelecer as 
relações entre as partes dos textos; Organizar e hierarquizar as informações 
dentro do texto; Desenvolver estratégias de planejamento e revisão textual. 
 
IncorretaPergunta 2 
0 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“A língua é um sistema social e não um sistema individual. Ela preexiste a nós, 
não podemos, em qualquer sentido simples, ser seus autores. Falar uma língua 
não significa apenas expressar nossos pensamentos mais interiores e originais; 
significa ativar a imensa gama de significados que já estão embutidos em nossa 
cultura e em nossos sistemas culturais.” 
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Thomaz 
Tadeu da Silva e Guarcira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006, p. 40. 
 
Considerando o fragmento lido com os conteúdos da disciplina, no que diz 
respeito ao ensino de língua inglesa, por que não devemos considerar apenas o 
inglês americano e o inglês britânico? Assinale a alternativa correta. 
 
Os Estados Unidos perderam força social para a Inglaterra, e o sistema de ensino 
de língua estrangeiras resolveu considerar que não são modelos para os 
aprendizes. 
 
 
A mudança ocorreu a partir do momento que o inglês passa a ser dominado 
pelos francos. 
 
 
Do ponto de vista cultural, os países do oriente são os que têm mais influência 
nos requisitos ligados ao aprendizado da língua inglesa. 
 
 
Os países que falam inglês apresentam cada um deles o seu parâmetro para os 
requisitos relacionados ao ensino da língua. 
 
 
São vários os países que têm como língua oficial a inglesa, além disso, há um alto 
número de falantes não nativos do inglês no mundo. 
 
 
Pergunta 3 
3 / 3 pts 
Sabe-se que os instrumentos são formas de organizar o aprendizado dos alunos, 
de modo a evidenciar os conteúdos que foram trabalhados, com o propósito de 
investigar o entendimento dos alunos em meio ao processo. Sendo assim, 
considerando os conteúdos apresentados na disciplina Metodologia do Ensino 
da Língua Inglesa, no que consiste o processo de autoavaliação? Assinale a 
alternativa correta: 
 
Verificar a compreensão oral e ortografia. 
 
 
Avaliar a capacidade de expressão, interpretação e organização na produção 
textual. 
 
 
Avaliar tanto a aquisição de dados singulares quanto a capacidade de formular 
ideias e redigi-las. 
 
 
Avaliar o quanto o aluno apreendeu dos dados singulares e específicos do 
conteúdo. 
 
 
Permitir ao aluno se autoavaliar julgando seu processo de aprendizagem e 
percebendo os pontos positivos e negativos. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos 
apresentados na Aula 12, ao processo da autoavaliação tem como natureza 
analisar a compreensão oral ou escrita que o aluno faz do seu próprio processo 
de aprendizagem e como função permitir ao aluno se autoavaliar julgando seu 
processo de aprendizagem e percebendo os pontos positivos e negativos. 
 
Pergunta 4 
3 / 3 pts 
Considere o fragmento de texto a seguir: 
 
“Em que pese as diferenças entre uma terminologia e outra, suas ênfases, pontos 
de contato e eventuais sobreposições, o tratamento dado ao componente na 
BNCC prioriza o foco da função social e política do inglês e, nesse sentido, passa 
a tratá-la em seu status de língua franca. O conceito não é novo e tem sido 
recontextualizado por teóricos do campo em estudos recentes que analisam os 
usos da língua inglesa no mundo contemporâneo.” 
(Base Nacional Comum Curricular, p. 241) 
 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos da disciplina 
de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, assinale a alternativa que apresenta 
a definição para língua franca. 
 
A língua que deve ser utilizada apenas pelos falantes nativos de uma 
determinada língua. 
 
 
É a língua internacional que foi criada pelos experts em informática, para 
sistematizar o uso sequencial de dados. 
 
 
Língua internacional que serve como instrumento de comunicação entre pessoas 
de lugares e culturas diferentes. 
 
 
Língua global que serve como instrumento requisitado pelos cargos da saúde 
apenas. 
 
 
Língua falada pelos povos francos que se tornou internacional. 
 
Comentário: Esta alternativa está correta, pois de acordo com os conteúdos 
apresentados na disciplina, cada época tem sua língua franca, e segundo Marcos 
Bagno, caracteriza-se “como uma língua internacional que serviu (serve) como 
instrumento auxiliar de comunicação entre pessoas de lugares e culturas (e 
línguas) diferentes (BAGNO, 2004, p. 79), integrando diversos povos, costumes e 
culturas diversificados, por meio de um único sistema de signos, uma única 
língua. Desta forma, hoje, o inglês tem papel fundamental estabelecendo 
combinações e diversificações culturais entre os diversos países, integrando de 
forma global até mesmo os que não têm o inglês como língua materna, se 
apropriando do signo, e transformando a língua. 
 
Pergunta 5 
3 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
As práticas de produção de textos propostas no eixo escrita consideram dois 
aspectos do ato de escrever. Por um lado, enfatizam sua natureza processual e 
colaborativa. Esse processo envolve movimentos ora coletivos, ora individuais, 
de planejamento-produção-revisão, nos quais são tomadas e avaliadas as 
decisões sobre as maneiras de comunicar o que se deseja, tendo em mente 
aspectos como o objetivo do texto, o suporte que lhe permitirá circulação social 
e seus possíveis leitores. Por outro lado, o ato de escrever é também concebido 
como prática social e reitera a finalidade da escrita condizente com essa prática, 
oportunizando aos alunos agir com protagonismo.” 
(Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 244) 
 
Considerando os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua 
Inglesa e o fragmento acima, como deve ser trabalhada a prática da escrita com 
os alunos em línguainglesa, seguindo os direcionamentos da BNCC? Assinale a 
alternativa correta: 
 
O aluno pode escrever da forma como achar mais conveniente, sem que haja 
preocupação com o planejamento do texto. 
 
 
O texto deve ser tratado como um emaranhado de palavras, apenas 
considerando o vocabulário aprendido e não o planejamento textual. 
 
 
A escrita deve acontecer de forma processual e colaborativa, a partir do 
planejamento e revisão textual. 
 
 
A prática da escrita está atrelada ao modo de comunicação formal, sem 
considerar a revisão do texto. 
 
 
Os alunos devem escrever de forma bastante rígida, de modo a não apresentar 
em nenhuma hipótese erros. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com a Aula 7, O 
documento considera a prática a partir dos aspectos da natureza processual e 
colaborativa, envolvendo os momentos coletivos, individuais, o planejamento 
para a produção de um texto, a revisão textual. 
 
Pergunta 6 
3 / 3 pts 
Leia o texto a seguir: 
 
“A oralidade também proporciona o desenvolvimento de uma série de 
comportamentos e atitudes – como arriscar-se e se fazer compreender, dar voz 
e vez ao outro, entender e acolher a perspectiva do outro, superar mal-
entendidos e lidar com a insegurança, por exemplo.” 
(Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 243) 
 
Tendo em vista as informações sobre a oralidade previstas pela BNCC, e os 
conteúdos da disciplina e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, quais são as 
quatro competências necessárias para desenvolver a proficiência, levando em 
contato a habilidade da oralidade? Assinale a alternativa correta: 
 
Gramatical, estratégica, lexical e discursiva. 
 
 
Gramatical, estratégica, lexical e argumentativa. 
 
 
Gramatical, linguística, estrutural, lexical. 
 
 
Gramatical, estrutural, lexical e discursiva. 
 
 
Gramatical, estratégica, sociolinguística e discursiva. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos da 
Aula 9, as quatro competências são: gramatical, estratégica, sociolinguística e 
discursiva. Gramatical – requer as habilidades de ouvir, compreender e aplicar as 
regras da morfologia e da sintaxe para entender o texto oral. Estratégica – 
requer a habilidade de usar indícios linguísticos ou conhecimentos de mundo 
para chegar aos significados. Sociolinguística – requer o conhecimento de 
expectativas relacionadas ao uso apropriado da linguagem nova e o uso dessas 
expectativas como base para a compreensão do que é ouvido. Discursiva – 
reque o conhecimento de como o discurso opera em relação à coesão e à 
coerência, bem como o de reconhecer e entender o que é ouvido em períodos 
curtos ou extensos. 
 
Pergunta 7 
3 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“A língua inglesa integra-se compativelmente com um plano educacional voltado 
para o desenvolvimento de “new mindsets”. Essa seria, portanto, uma proposta a 
ser expandida pelos envolvidos num plano afinado com essa possibilidade.” 
(MONTE M, W. M. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no 
ensino de línguas estrangeiras. Letras & Letras, [S. l.], v. 26, n. 2, 2011. 
Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25637. 
Acesso em: 17 jul. 2022. p. 475) 
 
Monte Mór defende a ideia de que há mudanças conceituais no 
desenvolvimento de língua e linguagem, o que nos faz pensar que o trabalho do 
professor de língua inglesa deve estar engajado com as mudanças sociais e, 
principalmente, considerando as que envolvem as particularidades dos textos. 
Sendo assim, considerando os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da 
Língua Inglesa e o fragmento de texto lido, de que forma podemos compreender 
o trabalho visando essas particularidades? Assinale a alternativa correta: 
 
Devemos considerar apenas as particularidades da língua, em relação à sua 
estrutura, sem considerar os parâmetros contextuais. 
 
 
A partir da relação falante nativo e não nativo, sem considerar os aspectos de 
análise linguística, que dizem respeito aos usos. 
 
 
O trabalho deve ser desenvolvido numa perspectiva de alfabetização, seguindo 
os meios que usamos no ensino da língua materna. 
 
 
Partindo da relação entre os âmbitos sociais e culturais, desenvolvendo um 
trabalho pautado apenas no letramento, sem levar em conta os avanços “sociais”. 
 
 
A partir da percepção de multiletramento, o que nos faz refletir sobre as práticas 
sociais do mundo digital. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos 
apresentados na Aula 6, temos que a BNCC apresenta a ideia ampliada do 
letramento, a partir da percepção de multiletramento, o que nos faz refletir 
sobre as práticas sociais do mundo digital. 
 
IncorretaPergunta 8 
0 / 3 pts 
Considere o texto a seguir: 
“O trabalho com gêneros verbais e híbridos, potencializados principalmente 
pelos meios digitais, possibilita vivenciar, de maneira significativa e situada, 
diferentes modos de leitura (ler para ter uma ideia geral do texto, buscar 
informações específicas, compreender detalhes etc.), bem como diferentes 
objetivos de leitura (ler para pesquisar, para revisar a própria escrita, em voz alta 
para expor ideias e argumentos, para agir no mundo, posicionando-se de forma 
crítica, entre outras).” 
 
A partir do fragmento de texto acima e dos conteúdos da disciplina 
de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, quais são os critérios que devem 
ser levados em conta ao organizar as atividades de prática de leitura? Assinale a 
alternativa correta. 
 
As atividades devem envolver sempre níveis complexos de leitura e interação, 
como forma de provocar o aluno como leitor. 
 
 
Deve-se considerar a estrutura do texto, já que os gêneros são organizados por 
ano e nível de estudo. 
 
 
É preciso considerar apenas as estruturas sintáticas, sem que haja necessidade 
de reconhecer a linguagem presente no texto. 
 
 
É preciso levar em conta a escolha do texto, já que o uso de determinadas 
expressões envolve temáticas que não são favoráveis para o trabalho textual. 
 
 
A diversidade dos gêneros, considerando a complexidade do texto, 
reconhecendo as ideias e formas de expressão que dizem respeito aos contextos 
sociais. 
 
 
IncorretaPergunta 9 
0 / 3 pts 
Considere o fragmento de texto a seguir: 
 
“A aprendizagem baseada em competências é focada em conectar formação e 
aprendizagem dos estudantes, preparando-os para atuar com eficácia no 
ambiente de trabalho. Além disso, ele busca atender às demandas da sociedade 
em permanente transformação, bem como as necessidades do setor produtivo.” 
Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/bncc/aprendizagem-
baseada-em-competencias/Links to an external site.. Acesso em 7 de ago, 2022. 
 
Levando em conta o fragmento de texto e os conteúdos da disciplina 
de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, o que deve ser considerado no 
processo avaliativo quando se leva em consideração um trabalho desenvolvido a 
partir das habilidades e competências? Assinale a alternativa correta: 
 
As relações entre estrutura da língua e contexto. 
 
 
Reconhecer a idade os alunos, já que nem todos sabem a língua inglesa. 
 
 
Aspectos sociais e culturais não precisam ser considerados. 
 
 
Os aspectos sociais, interculturais e discursivos. 
 
 
Apenas os conteúdos estruturados, sem considerar o que o aluno já conhece. 
 
 
Pergunta 10 
3 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“O estudo de uma língua baseado em gêneros textuais atua como um facilitador, 
visto que coloca o aprendiz em contato com todas as habilidades linguísticas, 
sejam orais ou escritas.” 
https://www.edocente.com.br/blog/bncc/aprendizagem-baseada-em-competencias/
https://www.edocente.com.br/blog/bncc/aprendizagem-baseada-em-competencias/
ALVES, Anilda Costa et al.. O ensino de língua inglesa a partir do gênero textual 
propaganda. Anais II CONEDU... Campina Grande:Realize Editora, 2015. 
Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16409>. Acesso 
em 07 de ago, 2022. 
 
Tendo em vista os conteúdos da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua 
Inglesa, qual é o papel do professo em relação ao trabalho com os gêneros 
textuais? Assinale a alternativa correta. 
 
Os gêneros textuais devem ser considerados a partir da facilidade e não da 
complexidade. 
 
 
O professor precisa adaptar as atividades, sem modificar os gêneros trabalhos, já 
que a complexidade não precisa ser levada em conta. 
 
 
O professor deve escolher apenas os textos que sejam mais fáceis e de 
compreensão regular aos alunos. 
 
 
O professor não tem papel diferente dos alunos nesse processo, já que juntos 
irão construir as atividades e deixar de lado as que são mais difíceis. 
 
 
É necessário que o professor adapte as atividades, respeitando o contexto e 
complexidade, promovendo atividades que levem em conta as características 
dos gêneros estudados. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos da 
Aula 8, cabe, então, ao professor adaptar as atividades, respeitando o contexto e 
complexidade em relação ao alunado, promovendo atividades que levem em 
conta as características dos gêneros estudados, proporcionando a autonomia de 
leitura e produção do aluno. 
Pontuação do teste: 21 de 30 
Detalhes da última tentativa: 
Tempo: 
23 
minutos 
Pontuação atual: 21 de 30 
Pontuação 
mantida: 
21 de 30 
2 tentativas até o momento 
Visualizar tentativas anteriores 
Mais 1 tentativa disponível 
Fazer o teste novamente 
(Será mantida sua pontuação mais alta) 
Pergunta 1 
3 / 3 pts 
Leia o texto a seguir: 
 
“A oralidade também proporciona o desenvolvimento de uma série de 
comportamentos e atitudes – como arriscar-se e se fazer compreender, dar voz 
e vez ao outro, entender e acolher a perspectiva do outro, superar mal-
entendidos e lidar com a insegurança, por exemplo.” 
(Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 243) 
 
Tendo em vista as informações sobre a oralidade previstas pela BNCC, e os 
conteúdos da disciplina e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, quais são as 
quatro competências necessárias para desenvolver a proficiência, levando em 
contato a habilidade da oralidade? Assinale a alternativa correta: 
 
Gramatical, estratégica, sociolinguística e discursiva. 
 
 
Gramatical, estratégica, lexical e discursiva. 
 
 
Gramatical, linguística, estrutural, lexical. 
 
 
Gramatical, estratégica, lexical e argumentativa. 
 
 
Gramatical, estrutural, lexical e discursiva. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos da 
Aula 9, as quatro competências são: gramatical, estratégica, sociolinguística e 
https://gruposeb.instructure.com/courses/13542/quizzes/32846/history
https://gruposeb.instructure.com/courses/13542/quizzes/32846/take?user_id=21249
discursiva. Gramatical – requer as habilidades de ouvir, compreender e aplicar as 
regras da morfologia e da sintaxe para entender o texto oral. Estratégica – 
requer a habilidade de usar indícios linguísticos ou conhecimentos de mundo 
para chegar aos significados. Sociolinguística – requer o conhecimento de 
expectativas relacionadas ao uso apropriado da linguagem nova e o uso dessas 
expectativas como base para a compreensão do que é ouvido. Discursiva – 
reque o conhecimento de como o discurso opera em relação à coesão e à 
coerência, bem como o de reconhecer e entender o que é ouvido em períodos 
curtos ou extensos. 
 
IncorretaPergunta 2 
0 / 3 pts 
Sabe-se que ao incorporar uma língua estrangeira no currículo de ensino, é 
preciso considerar determinados aspectos. De acordo com os PCNs há três 
fatores que devem ser considerados, os quais têm uma continuidade na forma 
como são aplicados pela BNCC hoje: fatores históricos, os que são relativos à 
comunidade e relativos à tradição. Sendo assim, indique a alternativa que melhor 
descreve o fator histórico. 
 
Justifica-se a partir da relação de aspectos: culturais, efetivas e de parentescos. 
 
 
Apresenta uma relação entre as convivências de comunidades locais e imigrantes 
como um critério de inclusão de determinada língua. 
 
 
Representa e desempenha papel importante do ponto de vista das trocas que se 
estabelecem entre o Brasil e o país da língua-alvo. 
 
 
É o fator que desempenha influência nas relações culturais entre os países não 
falantes da língua. 
 
 
É o fator que está relacionado ao papel que a língua específica represente em 
certos momentos da história da humanidade. 
 
 
IncorretaPergunta 3 
0 / 3 pts 
Leia o excerto abaixo: 
 
“Baseado nas discussões de Prabhu (1990), Kumaravadivelu (2001, 2003, 2006) 
escreveu sobre a condição pós-método, destacando a importância em se 
estabelecerem práticas fluidas, e não mecânicas e fixas, pelo docente, e pautadas 
nos parâmetros de particularidade, praticidade e possibilidade.” 
SANTOS, Elaine Maria; SANTOS, Gildete; GOMES, Rodrigo. O ensino de língua 
inglesa na condição do pós-método. UFS, 2015, p. 47. 
 
Considerando o texto lido e os conteúdos da disciplina de Metodologia do 
Ensino da Língua Inglesa, sabe-se que os parâmetros propostos por 
Kumaravadivelu têm uma influência na organização pedagógica. Sendo assim, 
indique a alternativa que melhor define praticabilidade. 
 
Trata-se de uma habilidade que o professor deve realizar dentro do contexto 
educacional a partir dos aspectos linguísticos, sociais e culturais. 
 
 
É a prática que não deve envolver a autonomia e muito menos trabalhar com a 
conscientização do idioma. 
 
 
Trata-se da contextualização dos componentes que desintegram as habilidades 
da linguagem. 
 
 
É a ruptura de teorizadores, a partir da elaboração de uma prática que o 
professor desenvolve visando facilitar a interação e promover a autonomia do 
aluno. 
 
 
Diz respeito à consciência sociopolítica desempenhada pelo professor, para 
desmembrar a teoria da prática. 
 
 
IncorretaPergunta 4 
0 / 3 pts 
Leia o texto a seguir: 
 
“O estudo do léxico e da gramática, envolvendo formas e tempos verbais, 
estruturas frasais e conectores discursivos, entre outros, tem como foco levar os 
alunos, de modo indutivo, a descobrir o funcionamento sistêmico do inglês. Para 
além da definição do que é certo e do que é errado, essas descobertas devem 
propiciar reflexões sobre noções como “adequação”, “padrão”, “variação 
linguística” e “inteligibilidade”, levando o estudante a pensar sobre os usos da 
língua inglesa.” 
(Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 245) 
Tendo em vista as informações sobre o trabalho com os conhecimentos 
linguísticos previstos na BNCC e os conteúdos apresentados na 
disciplina Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, como deve acontecer o 
trabalho pedagógico gerador a partir conhecimentos linguísticos? Assinale a 
alternativa correta: 
 
O trabalho deve acontecer com base na apropriação e adequação da linguagem. 
 
 
O trabalho deve ser acontecer apenas pensando na estrutura, sem considerar o 
uso contextual da língua inglesa. 
 
 
Não é necessário considerar a variação linguística, nem mesmo a inteligibilidade 
da língua. 
 
 
Não há preocupação nenhuma com a adequação da linguagem e nem com 
conhecimento padrão da língua. 
 
 
O professor deve organizar atividades de completar lacunas em relação à 
estrutura da língua. 
 
 
Pergunta 5 
3 / 3 pts 
Leia o excerto a seguir: 
 
“Para que o aluno aprenda uma língua, é preciso que ela faça sentido para ele, 
que ele compreende que pode fazer uso dela para a comunicação, mas mais 
variadas situações. Assim, segundo Kumaravadivelu (2001) o processor deve 
estar consciente do seu ambiente de ensino.” 
FURLANETTO, Priscila Fernanda. O professor global e o ensino da Língua 
Inglesa: uma visão a partir do pós-método. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 80. 
 
Levando em contato o fragmento de texto lido e os conteúdosda disciplina 
de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa, a atividade pedagógica consiste na 
organização prática e divisão de três parâmetros segundo 
Kumaravadivelu. Quais são os três parâmetros apresentados pelo autor? 
Assinale a alternativa correta: 
 
Prática, possibilidade e potencialidade. 
 
 
Particularidade, praticabilidade e possibilidade. 
 
 
Poder, prática e potencialidade. 
 
 
Particularidade, poder e possibilidade. 
 
 
Particularidade, prática e potencial. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos da 
Aula 5, Kumaravadivelu, o conceito de pós-método significa a busca por uma 
alternativa para o método, em oposição a um método alternativo. Dessa forma, a 
atividade pedagógica consiste em uma divisão de parâmetros “particularidade, 
praticabilidade e possibilidade”. 
 
Pergunta 6 
3 / 3 pts 
Considere o texto a seguir: 
 
Somo seres sociais e, portanto, temos a necessidade de estar em constante 
movimento, fazer conexões, agir e interagir com outras pessoas, que, assim 
como nós, também querem ensinar, aprender e adquirir experiências, dessa 
forma, podemos dizer que a aprendizagem da Língua Inglesa encoraja-nos a 
participar mais ativamente de questões complexas relacionadas à nossa cidade, 
ao nosso estado, ao nosso país e ao mundo.” 
FURLANETTO, Priscila Fernanda. O professor global e o ensino da língua 
inglesa: uma visão do pós-método. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 26. 
 
Considerando o fator social, o cultural e o político do aprendizado de uma língua, 
por que a expressão ‘falante nativo’ deve ser questionada? 
 
A expressão ‘falante nativo’ pode ser questionada, já que do ponto de vista social 
e cultural a língua pode variar dentro de um mesmo território, não 
representando um único inglês falado e correto. 
 
 
O questionamento que se faz rem relação à expressão ‘falante nativo’ diz 
respeito ao número de falantes provenientes de países que não tem o inglês 
como língua oficial. 
 
 
O falante nativo não deve ser questionado, já que representa o falar mais 
adequado e coerente da língua inglesa, caracterizando o inglês um único padrão. 
 
 
Deve ser questionada a expressão falante nativo, já que países como o Brasil 
também apresentam falantes nativos, os quais têm domínio em relação ao uso da 
língua. 
 
 
Os únicos falantes nativos que devem ser levados em consideração são os 
americanos e britânicos, pois representam os únicos falares adequados e 
coerentes da língua inglesa. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos da 
Aula 1 da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, a expressão 
“falante nativo” pode ser questionada no ponto de vista do uso da língua, já que 
há diferenças culturais e sociais pensando no aprendizado de uma língua em um 
único país. Afinal, quando generalizamos o falante nativo, colocamos em voga 
um padrão de uso que pode não existir na realidade. Nessa perspectiva, a língua 
inglesa é descrita na BNCC, partindo da premissa metodológica do ensino, que 
há um foco na função social e política da língua, a qual apresenta como 
status língua franca. “Nessa perspectiva, são acolhidos e legitimados os usos que 
dela fazem falantes espalhados no mundo inteiro, com diferentes repertórios 
linguísticos e culturais, o que possibilita, por exemplo, questionar a visão de que 
o único inglês “correto” – e a ser ensinado – é aquele falado por estadunidenses 
ou britânicos.” (BNCC, 2018, p. 241). 
 
Pergunta 7 
3 / 3 pts 
Leia o texto a seguir: 
 
“Há uma ancoragem entre língua e cultura, que é fundamental para 
compreendermos como se dá a ancoragem entre a língua e a cultura e de que 
modo essa relação e simbiose afetam o processo de ensinar e aprender línguas, 
em nosso caso específico, português como língua estrangeira / língua segunda.” 
MENDES, Edleise. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-
aprendizagem de LE/L2. Revista Entre Linguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 204. 
 
Considerando o fragmento de texto lido e os conteúdos da aula 2 da disciplina 
de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, indique a alternativa que apresenta 
de que forma a ancoragem entre língua e cultura pode influenciar no 
aprendizado da língua inglesa. 
 
O conhecimento cultural tem grande influência no processo de ensino-
aprendizagem da língua inglesa, já que essa deve ser vista a partir do seu fator 
social, estabelecendo as relações entre diferentes pessoas e lugares. 
 
 
Esta ancoragem representa o ensino da língua inglesa de forma isolada, 
estabelecendo as relações entre as regras gramaticais e não ao uso da língua no 
âmbito social. 
 
 
O processo cultural tem influência no ensino da língua, já que cabe ao professor 
aprimora-se das técnicas desenvolvidas em países que têm o inglês como língua 
oficial. 
 
 
Esta ancoragem estabelece relações entre as formas como a língua inglesa é 
ensinada no mundo e não tem relação efetivamente com o uso da língua. 
 
 
Há uma influência entre cultura e o ensino de língua, quando considerado o 
ensino para os aprendizes brasileiros. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos 
apresentados na Aula 2, temos que no processo de ensino-aprendizagem de uma 
língua estrangeira, há uma influência a partir da relação entre as diferentes 
pessoas e diferentes lugares de forma muito positiva a capacidade de 
conhecimento e o desenvolvimento de aprendizagem. Portanto, a cultura dos 
alunos deve ser levada em conta, ora um conhece muito sobre jogos, ora outro 
tem conhecimento acerca das relações internacionais, ou ainda um deles tem 
conhecimento sobre culinária, informática, etc. Esses são fatores que devem ser 
levados em conta já que a língua não pode ser separada da cultura, para 
compreender ainda mais essa relação é essencial destacar a importância de cada 
uma delas, de modo a praticar o conhecimento cultural a partir das 
especificidades de um povo, de comunidades diferenciadas. 
 
Pergunta 8 
3 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“A língua inglesa integra-se compativelmente com um plano educacional voltado 
para o desenvolvimento de “new mindsets”. Essa seria, portanto, uma proposta a 
ser expandida pelos envolvidos num plano afinado com essa possibilidade.” 
(MONTE M, W. M. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no 
ensino de línguas estrangeiras. Letras & Letras, [S. l.], v. 26, n. 2, 2011. 
Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25637. 
Acesso em: 17 jul. 2022. p. 475) 
 
Monte Mór defende a ideia de que há mudanças conceituais no 
desenvolvimento de língua e linguagem, o que nos faz pensar que o trabalho do 
professor de língua inglesa deve estar engajado com as mudanças sociais e, 
principalmente, considerando as que envolvem as particularidades dos textos. 
Sendo assim, considerando os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino da 
Língua Inglesa e o fragmento de texto lido, de que forma podemos compreender 
o trabalho visando essas particularidades? Assinale a alternativa correta: 
 
Partindo da relação entre os âmbitos sociais e culturais, desenvolvendo um 
trabalho pautado apenas no letramento, sem levar em conta os avanços “sociais”. 
 
 
Devemos considerar apenas as particularidades da língua, em relação à sua 
estrutura, sem considerar os parâmetros contextuais. 
 
 
A partir da percepção de multiletramento, o que nos faz refletir sobre as práticas 
sociais do mundo digital. 
 
 
O trabalho deve ser desenvolvido numa perspectiva de alfabetização, seguindo 
os meios que usamos no ensino da língua materna. 
 
 
A partir da relação falante nativo e não nativo, sem considerar os aspectos de 
análise linguística, que dizem respeito aos usos. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos 
apresentados na Aula 6, temos que a BNCC apresenta a ideia ampliada do 
letramento, a partir dapercepção de multiletramento, o que nos faz refletir 
sobre as práticas sociais do mundo digital. 
 
IncorretaPergunta 9 
0 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“O trabalho com gêneros textuais é imprescindível no ensino de línguas 
estrangeiras, haja visto que sempre que nos comunicamos, escolhemos 
determinado gênero para isso. O trabalho com os gêneros, portanto, em tem 
foco nos interlocutores e através deles podemos estar mais próximos da 
realidade dos aprendizes.” 
ALVES, Anilda Costa et al.. O ensino de língua inglesa a partir do gênero textual 
propaganda. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. 
Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16409>. Acesso 
em 07 de ago, 2022. 
 
A partir da leitura do fragmento e dos conteúdos da disciplina Metodologia do 
Ensino da Língua Inglesa, sabemos que os gêneros textuais, segundo Marcuschi, 
são forma verbais de ação social, com isso qual a reação resultante nos 
interlocutores? Assinale a alternativa correta. 
 
Os interlocutores assumem o papel de decodificar do processo de leitura e 
reconhecimento dos gêneros. 
 
 
Os interlocutores não devem demonstrar nenhum tipo de reação, já que apenas 
recebem o texto, sem participação social. 
 
 
Eles devem agir a partir de um modelo de comunicação, sempre provocando 
uma reação contrário ao que o texto propõe. 
 
 
Cabe aos interlocutores o papel de apenas receber as informações, sem que 
nenhuma interação de cunho social. 
 
 
Os gêneros são como modelos comunicativos que servem para criar 
determinadas expectativas no interlocutor. 
 
 
Pergunta 10 
3 / 3 pts 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“O estudo de uma língua baseado em gêneros textuais atua como um facilitador, 
visto que coloca o aprendiz em contato com todas as habilidades linguísticas, 
sejam orais ou escritas.” 
ALVES, Anilda Costa et al.. O ensino de língua inglesa a partir do gênero textual 
propaganda. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. 
Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16409>. Acesso 
em 07 de ago, 2022. 
 
Tendo em vista os conteúdos da disciplina de Metodologia do Ensino da Língua 
Inglesa, qual é o papel do professo em relação ao trabalho com os gêneros 
textuais? Assinale a alternativa correta. 
 
É necessário que o professor adapte as atividades, respeitando o contexto e 
complexidade, promovendo atividades que levem em conta as características 
dos gêneros estudados. 
 
 
O professor precisa adaptar as atividades, sem modificar os gêneros trabalhos, já 
que a complexidade não precisa ser levada em conta. 
 
 
O professor deve escolher apenas os textos que sejam mais fáceis e de 
compreensão regular aos alunos. 
 
 
Os gêneros textuais devem ser considerados a partir da facilidade e não da 
complexidade. 
 
 
O professor não tem papel diferente dos alunos nesse processo, já que juntos 
irão construir as atividades e deixar de lado as que são mais difíceis. 
 
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois de acordo com os conteúdos da 
Aula 8, cabe, então, ao professor adaptar as atividades, respeitando o contexto e 
complexidade em relação ao alunado, promovendo atividades que levem em 
conta as características dos gêneros estudados, proporcionando a autonomia de 
leitura e produção do aluno. 
Pontuação do teste: 18 de 30 
Detalhes da última tentativa: 
Tempo: 
25 
minutos 
Pontuação atual: 18 de 30 
Pontuação 
mantida: 
21 de 30 
3 tentativas até o momento 
Visualizar tentativas anteriores 
Nenhuma tentativa restante 
 
https://gruposeb.instructure.com/courses/13542/quizzes/32846/history

Mais conteúdos dessa disciplina