Logo Passei Direto
Buscar

Princípios e Métodos de Supervisao de Ensino

User badge image
Camila

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Se a Escola é o local privilegiado para a formação de sujeitos críticos, capazes de agir para transformar o que não está bom na Sociedade e educar pressupõe transformar e acreditar que todos vão aprender que devem estar na Escola na idade adequada, estudando os conteúdos adequados às suas necessidades educacionais, que a Educação ainda é o caminho para promover a ascensão social, pessoal, profissional, emocional e intelectual de todos os indivíduos e que a Ação Supervisora pode contribuir para que os professores e a própria gestão repensem suas práticas e suas concepções, tornando a Escola reflexiva, que pensa sobre si e encontra caminhos para seguir em busca da qualidade de ensino, é preciso que o Supervisor de Ensino:
Assinale a alternativa CORRETA que caracteriza as ações do Supervisor na Escola, atualmente.
I- Conheça os problemas da Escola, seu contexto social, bem como os profissionais que ali trabalham, identificando os pontos possíveis de aperfeiçoamento no trabalho pedagógico e administrativo da Instituição.
II- Encontre tempo em sua agenda para visitar as salas de aulas, bem como para participar do horário coletivo da Unidade Escolar e assim possa vivenciar as práticas pedagógicas que ali acontecem, e também diagnosticar as necessidades de formação continuada dos professores.
III- Centralize suas ações na parte administrativa, vistoriando prontuários de professores, funcionários e alunos, verifique se a merenda escolar está sendo servida conforme determinam os órgãos superiores, vistorie se o espaço físico da Escola está sendo conservado etc.
IV- Juntamente com a equipe escolar, realize estudos e pesquisas sobre temas e situações do cotidiano escolar, contribuindo com indicações de livro e textos, bem como práticas pedagógicas que possam acrescentar e propiciar a produção de conhecimentos entre a equipe técnica e a docente da Escola.
a. I, II e III, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. II, III, e IV, apenas.
e. I e II, apenas.

Um ensino de qualidade envolve uma Escola que tenha professores bem preparados, motivados e com boas condições profissionais, na qual haja condições favoráveis para uma relação efetiva com os alunos, que facilite conhecê-los, acompanhá-los e orientá-los.
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que:
A qualidade de ensino está intimamente ligada à formação do professor, ou seja, a formação do professor poderá contribuir para melhorar a qualidade de ensino da Escola.
É necessário que o docente, além de ministrar aulas, acompanhe o processo de aprendizagem, avalie e oriente o aluno nos estudos. Mas, para que isso aconteça, é preciso rever a prática do professor em sala de aula.
Atualmente, ainda encontramos muitos professores ministrando aulas com as características de uma educação tradicional, em que prevalece a exposição verbal, repetição e memorização de conteúdo, com predomínio de autoridade do professor.
a. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª é falsa.
b. As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª não justifica a primeira.
c. As duas proposições são falsas.
d. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira.
e. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.

O Supervisor de Ensino ocupa um lugar de destaque no sistema educacional, pois é corresponsável pela gestão e pela qualidade do ensino, influenciando direta ou indiretamente o trabalho diário da equipe de professores.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
I- Quando se fala em qualidade de ensino, logo se relaciona a formação teórica e prática do professor, pois ele, como mediador no processo de ensino aprendizagem, propicia ao aluno uma aquisição de conhecimento que lhe será útil.
II- O Supervisor de Ensino, ao se assumir como líder que é, estará contribuindo para que a escola atinja seus objetivos, que é oferecer um ensino de qualidade a seus alunos, pois estará realizando um trabalho abrangente e articulado com os professores e a equipe escolar.
III- A oferta de qualidade do ensino independe da situação apresentada pelas escolas atualmente: profissionais de Educação não sendo tratados com o devido respeito, alunos sem o menor compromisso com a educação e falta de valorização profissional.
IV- A qualidade de ensino ofertada por uma escola está relacionada à atuação do trabalho da supervisão, se este está mais direcionado à parte administrativa ou pedagógica.
a. V, V, F, V.
b. F, V, V, F.
c. F,V,F,V.
d. V,F,F,V.
e. F,F,V,V.

De acordo com Hunter (2004, p.27), um líder instituído de poder pode forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, pois pode ter sido colocado no cargo porque é parente ou amigo de alguém, porque herdou dinheiro ou poder, ou pode constituir-se como autoridade, utilizando a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que o líder quer por causa de sua influência pessoal. Já Metax (2006, p.16) divide liderança em três tipos: Autocrata, Liberal e Democrática.
Assinale a alternativa que corresponde o tipo de Liderança Democrática:
I- As decisões são debatidas pelo grupo, estimuladas e assistidas pelo líder. O grupo sugere as providências e técnicas para atingir as metas. As distribuições de tarefas ficam a cargo do grupo.
II- Apenas a líder fixa as diretrizes, sem a participação do grupo. O líder determina as providências e as técnicas a serem utilizadas.
III- As decisões são tomadas em grupo, com a participação mínima do líder. O líder se envolve pouco sobre como a tarefa será executada.
a. III, apenas.
b. I, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II, apenas.
e. I e III, apenas.

Os Supervisores de Ensino tornam-se cada vez mais necessários nos sistemas de ensino, vez que suas atribuições são voltadas para a melhoria da Educação.
Orientando-se pelos estudos sobre o uso das tecnologias na Educação, assinale a alternativa que NÃO retrata o correto:
a. À medida que os supervisores e professores planejam suas atividades com a utilização das tecnologias de forma crítico-reflexiva, elas refletem de forma positiva na aprendizagem dos alunos e na formação do professor.
b. Para que os alunos possam interagir com as tecnologias de modo crítico e criativo, é necessário que os professores, supervisores e orientadores conheçam e saibam utilizar educacionalmente as tecnologias disponíveis.
c. Os supervisores utilizam tecnologias com o objetivo de dinamizar, agilizar, enriquecer, incentivar a reflexão e organizar seu trabalho diário.
d. Tratando-se do uso da Tecnologia na Educação, estudos comprovam que seu uso contribui para melhorar o desempenho do aluno; porém, para o professor, não interfere em sua prática pedagógica.
e. Os equipamentos tecnológicos são ferramentas mediadoras do processo de aprendizagem e esse valor deverá estar expresso na Proposta Pedagógica da Escola.

Entre as atribuições do Supervisor de Ensino, consta que ele deve orientar as escolas sob sua responsabilidade quanto ao cumprimento de normas legais estabelecidas e das determinações decorrentes das autoridades superiores.
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar:
a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.
b. As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª não justifica a 1ª.
c. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª não justifica a primeira.
d. As duas proposições são falsas.
e. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira.

Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que:
Resposta Selecionada: c. As duas proposições são falsas.
a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª.
b. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira.
c. As duas proposições são falsas.
d. A duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.
e. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª é falsa.

O Supervisor de Ensino deve ter ciência da importância do trabalho político pedagógico no atual contexto, como figura de colaboração que assegurará a formação integral do aluno e zelará pela Educação de qualidade, muito além do que outrora, quando apenas controlava e fiscalizava a Escola.
Leia a afirmação a seguir sobre uma dessas características do Supervisor de Ensino, na qual se omitiu (lacuna) o tipo.
a. Líder
b. Coordenador Pedagógico
c. Orientador Profissional
d. Burocrata
e. Inspetor

O Supervisor de Ensino atua na mudança e na formação de cidadania, instituído nos princípios de liberdade, igualdade e justiça, marco na construção efetiva da democracia.
Analise as assertivas a seguir quanto à veracidade V para Verdadeiro e F para Falso.
I - O papel da escola hoje consiste em formar cidadãos para conviver em sociedade e transformá-la, bem como capacitá-los para enfrentar o mundo do trabalho.
II - Atualmente, o papel do Supervisor de Ensino está mais ligado à parte burocrática da Escola, baseada na educação tecnicista e se traduz em verificar livros, repassar técnicas aos professores, controlar frequência de alunos, assinar papeis.
III - A atuação do Supervisor de Ensino se desenvolve por meio de planejamento, acompanhamento e controle. Acompanhamento é o ato de elaborar um “roteiro” de tudo que será realizado no período letivo, seja semestral ou anual. É importante analisar uma dada realidade, refletir sobre as condições existentes, prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades buscando alcançar os objetivos propostos.
IV - A ação supervisora deve propiciar que os objetivos da Educação sejam alcançados e, para isso, o Supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasamento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.
a. F, V, F, V.
b. V, V, F, F.
c. V, V, F, V.
d. F, F, V, V.
e. V, F, F, V.

Uma ação supervisora atenciosa e preocupada com a eficiente organização escolar e com o processo pedagógico da Escola contribui para o bom andamento do trabalho escolar.
Orientando-se pelos estudos da ação supervisora na Escola, assinale a alternativa que NÃO corresponde funções do Supervisor de Ensino:
a. Uma das funções do Supervisor de Ensino é visitar as escolas que lhes são atribuídas.
b. A atuação do Supervisor de Ensino na Escola é de grande importância para se garantir resultados positivos na aprendizagem, bem como garantir a execução de conhecimentos concretos que possibilitem às pessoas novas perspectivas de vida e saberes.
c. Manter-se atento ao funcionamento da Secretaria da Escola nos aspectos relativos a prontuários de alunos e professores, preocupar-se em vistoriar o Livro de Ponto dos professores e funcionários e Diário de Classe, participar das reuniões pedagógicas apresentando contribuições e subsídios, são algumas das atribuições do Supervisor quando visita a Escola.
d. O Supervisor deve sempre acompanhar o trabalho docente e discente, assessorando os professores em sua busca da melhoria da qualidade do ensino.
e. O êxito do trabalho do Supervisor independe do trabalho coletivo docente, vez que o envolvimento de muitas pessoas num projeto aumenta o desgaste geral de energia, prejudicando a eficiência do processo educacional e a eficácia dos resultados.

Antigamente, a atuação do Supervisor de Ensino na Escola, estava ligada somente à parte administrativa, burocrática, preenchimento de papéis e a execução de ordens superiores, não contribuindo para a construção de uma Escola Pública de qualidade.
Para que a expectativa expressa pelo aluno na charge se concretize, a postura do Supervisor de Ensino, quando em visita à Escola, deve:
I - Contribuir para a construção e o desenvolvimento das relações democráticas na Escola.
II - Impor na escola ordem e respeito, pois o professor é um especialista que já sabe o que deve ser ensinado em sala de aula.
III - Trabalhar de forma articulada com o gestor escolar, coordenador pedagógico e professores.
IV - Organizar e desenvolver cursos de formação continuada para toda a comunidade escolar.
a. I, III, e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. I, e II, apenas.
e. II e IV, apenas.

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (1988, Art. 205), a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família e, estando a Supervisão a serviço de um ensino de qualidade, podemos AFIRMAR que a Ação Supervisora envolve:
a. Apoio na elaboração do Projeto Pedagógico da Escola, estimulando reflexões na análise das propostas e medidas necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, acompanhando resultados e aplicação de medidas de correção de rumo, se necessárias.
b. Auditoria na Escola, cobrando iniciativas no sentido de garantir um mínimo de qualidade de ensino, bem como preservação e manutenção do prédio e equipamento escolares.
c. Apoio à Escola Pública nas suas queixas em relação às dificuldades que encontra em relação à falta de estrutura administrativa e pedagógica na Unidade, e que na maioria das vezes não encontra respaldo dos Órgãos Centrais.
d. Ser porta voz dos Órgãos Superiores levando a todas as escolas as orientações estabelecidas, de modo a garantir que todas desenvolvam as mesmas atividades e projetos para alcançarem resultados iguais.
e. Fiscalização da Escola Pública, pois o Supervisor deve verificar os resultados do rendimento escolar, a elaboração e o cumprimento da Proposta Pedagógica, inspecionar o prédio escolar e cobrar dos professores melhores resultados nos índices de aprendizagem dos seus alunos.

Orientando-se pelos estudos sobre liderança, assinale a alternativa que NÃO caracteriza um líder:
a. Ter visão do futuro e contribuir da melhor forma possível para os objetivos da equipe.
b. Ter a função de unir os elementos do grupo para que juntos possam alcançar seus objetivos.
c. Influenciar pessoas se para comprometerem voluntariamente com os objetivos do grupo.
d. Habilidade de influenciar as pessoas para trabalhar com entusiasmo para alcançar objetivos comuns.
e. Ter a autoridade para mandar e exigir a obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles.

Como agente de Supervisão, o Supervisor de Ensino é responsável pela qualidade do ensino oferecido pelas escolas.
I- Como agente pedagógico e administrativo junto às unidades escolares, o Supervisor atua numa relação de parceria, companheirismo, articulador e elemento de apoio e formulação das propostas pedagógicas das escolas, orientando, acompanhando e avaliando a sua execução, prevenindo falhas, redirecionando metas e orientando as equipes escolares.
II- O Supervisor deve avaliar os impactos dos programas e das medidas implementadas, propondo alternativas de melhoria, superação ou correção dos desajustes detectados às respectivas instâncias.
III- O Supervisor de Ensino, atualmente, deve estar focado na definição de políticas públicas educacionais, referentes à Educação Básica e Ensino Superior, atuando junto aos órgãos formuladores dessas políticas, para assegurar diretrizes e procedimentos que garantam o cumprimento dos princípios e objetivos da Educação Escolar.
IV- Cabe ao Supervisor de Ensino fortalecer os canais de participação da comunidade, propor e executar políticas educacionais e, ao mesmo tempo, constituir como elemento de articulação e mediação entre essas políticas e as propostas pedagógicas desenvolvidas em cada uma das escolas das redes pública e privada, exercendo, no sistema de ensino, as funções de assessorar, acompanhar, orientar, avaliar e controlar os processos educacionais implementados nos diferentes níveis desse sistema.
a. I e III, apenas.
b. III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. IV, apenas.
e. II, apenas.

De acordo com Rangel (apud LAGAR et al, 2013, p.45): “O supervisor não é um técnico encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um controlador de produção, sua função e seu papel assume uma posição social e politicamente maior, de líder, de coordenador, que estimula o grupo a compreensão – contextualizada e crítica de suas ações e, também, de seus direitos”.
Sendo assim, cabe atualmente ao Supervisor:
I- Ser parceiro do docente, visando à conclusão de uma aprendizagem real, significativa.
II- Ter a capacidade de ouvir, de conduzir os trabalhos de acordo com o diálogo, com as competências necessárias.
III- Ser um profissional consciente de seu papel de mediador do trabalho docente, de facilitador das ações pedagógicas e de orientador de práticas condizentes com o cenário onde fica o seu trabalho.
IV- Saber aplicar as políticas centralmente decididas e simultaneamente fiscalizar se essas mesmas políticas são seguidas.
a. I, II e III, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, III e IV.

Fundamentando-se nos estudos sobre atribuições da equipe de supervisão em nível de instância regional, analise as assertivas a seguir quanto à veracidade V para Verdadeiro e F para Falso.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
I) Participar da elaboração e do desenvolvimento de programas de Educação continuada propostos pela Secretaria da Educação para aprimoramento da gestão escolar.
II) Auxiliar a equipe na formulação da proposta pedagógica, acompanhando sua execução e sugerindo reformulações quando necessário.
III) Realizar estudos e pesquisas, dar pareceres e propor ações voltadas para o desenvolvimento do sistema de ensino.
IV) Orientar a implementação do currículo, adotado pela Secretaria da Educação, acompanhando e avaliando sua execução e redirecionando rumos, quando necessário.
a. F, F, V, V
b. F, V, F, V
c. V, V, F, V
d. V, V, F, F.
e. V, F, V, F

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Se a Escola é o local privilegiado para a formação de sujeitos críticos, capazes de agir para transformar o que não está bom na Sociedade e educar pressupõe transformar e acreditar que todos vão aprender que devem estar na Escola na idade adequada, estudando os conteúdos adequados às suas necessidades educacionais, que a Educação ainda é o caminho para promover a ascensão social, pessoal, profissional, emocional e intelectual de todos os indivíduos e que a Ação Supervisora pode contribuir para que os professores e a própria gestão repensem suas práticas e suas concepções, tornando a Escola reflexiva, que pensa sobre si e encontra caminhos para seguir em busca da qualidade de ensino, é preciso que o Supervisor de Ensino:
Assinale a alternativa CORRETA que caracteriza as ações do Supervisor na Escola, atualmente.
I- Conheça os problemas da Escola, seu contexto social, bem como os profissionais que ali trabalham, identificando os pontos possíveis de aperfeiçoamento no trabalho pedagógico e administrativo da Instituição.
II- Encontre tempo em sua agenda para visitar as salas de aulas, bem como para participar do horário coletivo da Unidade Escolar e assim possa vivenciar as práticas pedagógicas que ali acontecem, e também diagnosticar as necessidades de formação continuada dos professores.
III- Centralize suas ações na parte administrativa, vistoriando prontuários de professores, funcionários e alunos, verifique se a merenda escolar está sendo servida conforme determinam os órgãos superiores, vistorie se o espaço físico da Escola está sendo conservado etc.
IV- Juntamente com a equipe escolar, realize estudos e pesquisas sobre temas e situações do cotidiano escolar, contribuindo com indicações de livro e textos, bem como práticas pedagógicas que possam acrescentar e propiciar a produção de conhecimentos entre a equipe técnica e a docente da Escola.
a. I, II e III, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. II, III, e IV, apenas.
e. I e II, apenas.

Um ensino de qualidade envolve uma Escola que tenha professores bem preparados, motivados e com boas condições profissionais, na qual haja condições favoráveis para uma relação efetiva com os alunos, que facilite conhecê-los, acompanhá-los e orientá-los.
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que:
A qualidade de ensino está intimamente ligada à formação do professor, ou seja, a formação do professor poderá contribuir para melhorar a qualidade de ensino da Escola.
É necessário que o docente, além de ministrar aulas, acompanhe o processo de aprendizagem, avalie e oriente o aluno nos estudos. Mas, para que isso aconteça, é preciso rever a prática do professor em sala de aula.
Atualmente, ainda encontramos muitos professores ministrando aulas com as características de uma educação tradicional, em que prevalece a exposição verbal, repetição e memorização de conteúdo, com predomínio de autoridade do professor.
a. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª é falsa.
b. As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª não justifica a primeira.
c. As duas proposições são falsas.
d. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira.
e. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.

O Supervisor de Ensino ocupa um lugar de destaque no sistema educacional, pois é corresponsável pela gestão e pela qualidade do ensino, influenciando direta ou indiretamente o trabalho diário da equipe de professores.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
I- Quando se fala em qualidade de ensino, logo se relaciona a formação teórica e prática do professor, pois ele, como mediador no processo de ensino aprendizagem, propicia ao aluno uma aquisição de conhecimento que lhe será útil.
II- O Supervisor de Ensino, ao se assumir como líder que é, estará contribuindo para que a escola atinja seus objetivos, que é oferecer um ensino de qualidade a seus alunos, pois estará realizando um trabalho abrangente e articulado com os professores e a equipe escolar.
III- A oferta de qualidade do ensino independe da situação apresentada pelas escolas atualmente: profissionais de Educação não sendo tratados com o devido respeito, alunos sem o menor compromisso com a educação e falta de valorização profissional.
IV- A qualidade de ensino ofertada por uma escola está relacionada à atuação do trabalho da supervisão, se este está mais direcionado à parte administrativa ou pedagógica.
a. V, V, F, V.
b. F, V, V, F.
c. F,V,F,V.
d. V,F,F,V.
e. F,F,V,V.

De acordo com Hunter (2004, p.27), um líder instituído de poder pode forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, pois pode ter sido colocado no cargo porque é parente ou amigo de alguém, porque herdou dinheiro ou poder, ou pode constituir-se como autoridade, utilizando a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que o líder quer por causa de sua influência pessoal. Já Metax (2006, p.16) divide liderança em três tipos: Autocrata, Liberal e Democrática.
Assinale a alternativa que corresponde o tipo de Liderança Democrática:
I- As decisões são debatidas pelo grupo, estimuladas e assistidas pelo líder. O grupo sugere as providências e técnicas para atingir as metas. As distribuições de tarefas ficam a cargo do grupo.
II- Apenas a líder fixa as diretrizes, sem a participação do grupo. O líder determina as providências e as técnicas a serem utilizadas.
III- As decisões são tomadas em grupo, com a participação mínima do líder. O líder se envolve pouco sobre como a tarefa será executada.
a. III, apenas.
b. I, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II, apenas.
e. I e III, apenas.

Os Supervisores de Ensino tornam-se cada vez mais necessários nos sistemas de ensino, vez que suas atribuições são voltadas para a melhoria da Educação.
Orientando-se pelos estudos sobre o uso das tecnologias na Educação, assinale a alternativa que NÃO retrata o correto:
a. À medida que os supervisores e professores planejam suas atividades com a utilização das tecnologias de forma crítico-reflexiva, elas refletem de forma positiva na aprendizagem dos alunos e na formação do professor.
b. Para que os alunos possam interagir com as tecnologias de modo crítico e criativo, é necessário que os professores, supervisores e orientadores conheçam e saibam utilizar educacionalmente as tecnologias disponíveis.
c. Os supervisores utilizam tecnologias com o objetivo de dinamizar, agilizar, enriquecer, incentivar a reflexão e organizar seu trabalho diário.
d. Tratando-se do uso da Tecnologia na Educação, estudos comprovam que seu uso contribui para melhorar o desempenho do aluno; porém, para o professor, não interfere em sua prática pedagógica.
e. Os equipamentos tecnológicos são ferramentas mediadoras do processo de aprendizagem e esse valor deverá estar expresso na Proposta Pedagógica da Escola.

Entre as atribuições do Supervisor de Ensino, consta que ele deve orientar as escolas sob sua responsabilidade quanto ao cumprimento de normas legais estabelecidas e das determinações decorrentes das autoridades superiores.
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar:
a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.
b. As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª não justifica a 1ª.
c. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª não justifica a primeira.
d. As duas proposições são falsas.
e. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira.

Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que:
Resposta Selecionada: c. As duas proposições são falsas.
a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª.
b. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira.
c. As duas proposições são falsas.
d. A duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.
e. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª é falsa.

O Supervisor de Ensino deve ter ciência da importância do trabalho político pedagógico no atual contexto, como figura de colaboração que assegurará a formação integral do aluno e zelará pela Educação de qualidade, muito além do que outrora, quando apenas controlava e fiscalizava a Escola.
Leia a afirmação a seguir sobre uma dessas características do Supervisor de Ensino, na qual se omitiu (lacuna) o tipo.
a. Líder
b. Coordenador Pedagógico
c. Orientador Profissional
d. Burocrata
e. Inspetor

O Supervisor de Ensino atua na mudança e na formação de cidadania, instituído nos princípios de liberdade, igualdade e justiça, marco na construção efetiva da democracia.
Analise as assertivas a seguir quanto à veracidade V para Verdadeiro e F para Falso.
I - O papel da escola hoje consiste em formar cidadãos para conviver em sociedade e transformá-la, bem como capacitá-los para enfrentar o mundo do trabalho.
II - Atualmente, o papel do Supervisor de Ensino está mais ligado à parte burocrática da Escola, baseada na educação tecnicista e se traduz em verificar livros, repassar técnicas aos professores, controlar frequência de alunos, assinar papeis.
III - A atuação do Supervisor de Ensino se desenvolve por meio de planejamento, acompanhamento e controle. Acompanhamento é o ato de elaborar um “roteiro” de tudo que será realizado no período letivo, seja semestral ou anual. É importante analisar uma dada realidade, refletir sobre as condições existentes, prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades buscando alcançar os objetivos propostos.
IV - A ação supervisora deve propiciar que os objetivos da Educação sejam alcançados e, para isso, o Supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasamento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.
a. F, V, F, V.
b. V, V, F, F.
c. V, V, F, V.
d. F, F, V, V.
e. V, F, F, V.

Uma ação supervisora atenciosa e preocupada com a eficiente organização escolar e com o processo pedagógico da Escola contribui para o bom andamento do trabalho escolar.
Orientando-se pelos estudos da ação supervisora na Escola, assinale a alternativa que NÃO corresponde funções do Supervisor de Ensino:
a. Uma das funções do Supervisor de Ensino é visitar as escolas que lhes são atribuídas.
b. A atuação do Supervisor de Ensino na Escola é de grande importância para se garantir resultados positivos na aprendizagem, bem como garantir a execução de conhecimentos concretos que possibilitem às pessoas novas perspectivas de vida e saberes.
c. Manter-se atento ao funcionamento da Secretaria da Escola nos aspectos relativos a prontuários de alunos e professores, preocupar-se em vistoriar o Livro de Ponto dos professores e funcionários e Diário de Classe, participar das reuniões pedagógicas apresentando contribuições e subsídios, são algumas das atribuições do Supervisor quando visita a Escola.
d. O Supervisor deve sempre acompanhar o trabalho docente e discente, assessorando os professores em sua busca da melhoria da qualidade do ensino.
e. O êxito do trabalho do Supervisor independe do trabalho coletivo docente, vez que o envolvimento de muitas pessoas num projeto aumenta o desgaste geral de energia, prejudicando a eficiência do processo educacional e a eficácia dos resultados.

Antigamente, a atuação do Supervisor de Ensino na Escola, estava ligada somente à parte administrativa, burocrática, preenchimento de papéis e a execução de ordens superiores, não contribuindo para a construção de uma Escola Pública de qualidade.
Para que a expectativa expressa pelo aluno na charge se concretize, a postura do Supervisor de Ensino, quando em visita à Escola, deve:
I - Contribuir para a construção e o desenvolvimento das relações democráticas na Escola.
II - Impor na escola ordem e respeito, pois o professor é um especialista que já sabe o que deve ser ensinado em sala de aula.
III - Trabalhar de forma articulada com o gestor escolar, coordenador pedagógico e professores.
IV - Organizar e desenvolver cursos de formação continuada para toda a comunidade escolar.
a. I, III, e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. I, e II, apenas.
e. II e IV, apenas.

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (1988, Art. 205), a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família e, estando a Supervisão a serviço de um ensino de qualidade, podemos AFIRMAR que a Ação Supervisora envolve:
a. Apoio na elaboração do Projeto Pedagógico da Escola, estimulando reflexões na análise das propostas e medidas necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, acompanhando resultados e aplicação de medidas de correção de rumo, se necessárias.
b. Auditoria na Escola, cobrando iniciativas no sentido de garantir um mínimo de qualidade de ensino, bem como preservação e manutenção do prédio e equipamento escolares.
c. Apoio à Escola Pública nas suas queixas em relação às dificuldades que encontra em relação à falta de estrutura administrativa e pedagógica na Unidade, e que na maioria das vezes não encontra respaldo dos Órgãos Centrais.
d. Ser porta voz dos Órgãos Superiores levando a todas as escolas as orientações estabelecidas, de modo a garantir que todas desenvolvam as mesmas atividades e projetos para alcançarem resultados iguais.
e. Fiscalização da Escola Pública, pois o Supervisor deve verificar os resultados do rendimento escolar, a elaboração e o cumprimento da Proposta Pedagógica, inspecionar o prédio escolar e cobrar dos professores melhores resultados nos índices de aprendizagem dos seus alunos.

Orientando-se pelos estudos sobre liderança, assinale a alternativa que NÃO caracteriza um líder:
a. Ter visão do futuro e contribuir da melhor forma possível para os objetivos da equipe.
b. Ter a função de unir os elementos do grupo para que juntos possam alcançar seus objetivos.
c. Influenciar pessoas se para comprometerem voluntariamente com os objetivos do grupo.
d. Habilidade de influenciar as pessoas para trabalhar com entusiasmo para alcançar objetivos comuns.
e. Ter a autoridade para mandar e exigir a obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles.

Como agente de Supervisão, o Supervisor de Ensino é responsável pela qualidade do ensino oferecido pelas escolas.
I- Como agente pedagógico e administrativo junto às unidades escolares, o Supervisor atua numa relação de parceria, companheirismo, articulador e elemento de apoio e formulação das propostas pedagógicas das escolas, orientando, acompanhando e avaliando a sua execução, prevenindo falhas, redirecionando metas e orientando as equipes escolares.
II- O Supervisor deve avaliar os impactos dos programas e das medidas implementadas, propondo alternativas de melhoria, superação ou correção dos desajustes detectados às respectivas instâncias.
III- O Supervisor de Ensino, atualmente, deve estar focado na definição de políticas públicas educacionais, referentes à Educação Básica e Ensino Superior, atuando junto aos órgãos formuladores dessas políticas, para assegurar diretrizes e procedimentos que garantam o cumprimento dos princípios e objetivos da Educação Escolar.
IV- Cabe ao Supervisor de Ensino fortalecer os canais de participação da comunidade, propor e executar políticas educacionais e, ao mesmo tempo, constituir como elemento de articulação e mediação entre essas políticas e as propostas pedagógicas desenvolvidas em cada uma das escolas das redes pública e privada, exercendo, no sistema de ensino, as funções de assessorar, acompanhar, orientar, avaliar e controlar os processos educacionais implementados nos diferentes níveis desse sistema.
a. I e III, apenas.
b. III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. IV, apenas.
e. II, apenas.

De acordo com Rangel (apud LAGAR et al, 2013, p.45): “O supervisor não é um técnico encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um controlador de produção, sua função e seu papel assume uma posição social e politicamente maior, de líder, de coordenador, que estimula o grupo a compreensão – contextualizada e crítica de suas ações e, também, de seus direitos”.
Sendo assim, cabe atualmente ao Supervisor:
I- Ser parceiro do docente, visando à conclusão de uma aprendizagem real, significativa.
II- Ter a capacidade de ouvir, de conduzir os trabalhos de acordo com o diálogo, com as competências necessárias.
III- Ser um profissional consciente de seu papel de mediador do trabalho docente, de facilitador das ações pedagógicas e de orientador de práticas condizentes com o cenário onde fica o seu trabalho.
IV- Saber aplicar as políticas centralmente decididas e simultaneamente fiscalizar se essas mesmas políticas são seguidas.
a. I, II e III, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, III e IV.

Fundamentando-se nos estudos sobre atribuições da equipe de supervisão em nível de instância regional, analise as assertivas a seguir quanto à veracidade V para Verdadeiro e F para Falso.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
I) Participar da elaboração e do desenvolvimento de programas de Educação continuada propostos pela Secretaria da Educação para aprimoramento da gestão escolar.
II) Auxiliar a equipe na formulação da proposta pedagógica, acompanhando sua execução e sugerindo reformulações quando necessário.
III) Realizar estudos e pesquisas, dar pareceres e propor ações voltadas para o desenvolvimento do sistema de ensino.
IV) Orientar a implementação do currículo, adotado pela Secretaria da Educação, acompanhando e avaliando sua execução e redirecionando rumos, quando necessário.
a. F, F, V, V
b. F, V, F, V
c. V, V, F, V
d. V, V, F, F.
e. V, F, V, F

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Avaliação Geral da Disciplina 
 
Usuário Camila Vieira Farias de Almeida UCS_POSEAD_Supervisão e Orientação 
Educacional_1A_20231 
Curso Princípios e Métodos da Supervisão de Ensino - 40h_Turma_01_022023 
Teste Avaliação Geral da Disciplina 
Iniciado 23/02/23 02:11 
Enviado 23/02/23 23:42 
Status Completada 
Resultado da 
tentativa 
8 em 10 pontos 
Tempo decorrido 21 horas, 30 minutos 
Resultados exibidos Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários 
• Pergunta 1 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Leia as informações contidas nas colunas “A” e “B” e, em seguida, assinale a alternativa 
que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas. 
Coluna “A” 
I- Apenas a líder fixa as diretrizes sem a participação do grupo. Ele determina as 
providências e as técnicas a serem utilizadas. 
II- As decisões são tomadas em grupo, com a participação mínima do líder. Ele pouco se 
envolve em relação às tarefas a serem executadas. 
III- Cabe ao líder estimular, assistir e aceitar as decisões tomadas pelo grupo após terem 
sido por eles debatidas. O grupo sugere as providências e técnicas para atingir as metas. 
As distribuições de tarefas ficam a cargo do grupo. 
IV- O líder tem habilidade de motivar e influenciar as mudanças pretendidas, designando 
poderes à sua equipe para que faça com que as ações em prol do pretendido aconteçam, 
independente dos obstáculos a serem vencidos. 
Coluna “B” 
1- Líder Democrático 
2- Líder Autocrático 
3- Líder Liberal 
A sequência CORRETA desta associação é: 
 
Resposta Selecionada: e. I2, II3, III1, IV1. 
Respostas: a. I1, II2, III1, IV3. 
 b. I1, II3, III1, IV2. 
 c. I1, II1, III2, IV3. 
 d. I3, II1, III2, IV2. 
 e. I2, II3, III1, IV1. 
Comentário 
da resposta: 
Líder democrático – As decisões são discutidas pelo grupo, bem como o grupo 
sugere providências para atingir as metas. O líder acompanha e estimula o 
trabalho. Líder autocrático – O líder determina o que deve ser feito sem a 
participação do grupo. Líder liberal – A participação do líder é mínima ou 
nenhuma. As decisões são tomadas pelo grupo. 
 
 
• Pergunta 2 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Se a Escola é o local privilegiado para a formação de sujeitos críticos, capazes de agir para 
transformar o que não está bom na Sociedade e educar pressupõe transformar e acreditar 
que todos vão aprender que devem estar na Escola na idade adequada, estudando os 
conteúdos adequados às suas necessidades educacionais, que a Educação ainda é o 
caminho para promover a ascensão social, pessoal, profissional, emocional e intelectual de 
todos os indivíduos e que a Ação Supervisora pode contribuir para que os professores e a 
própria gestão repensem suas práticas e suas concepções, tornando a Escola reflexiva, 
que pensa sobre si e encontra caminhos para seguir em busca da qualidade de ensino, é 
preciso que o Supervisor de Ensino: 
I- Conheça os problemas da Escola, seu contexto social, bem como os profissionais que ali 
trabalham, identificando os pontos possíveis de aperfeiçoamento no trabalho pedagógico e 
administrativo da Instituição. 
II- Encontre tempo em sua agenda para visitar as salas de aulas, bem como para participar 
do horário coletivo da Unidade Escolar e assim possa vivenciar as práticas pedagógicas 
que ali acontecem, e também diagnosticar as necessidades de formação continuada dos 
professores. 
III- Centralize suas ações na parte administrativa, vistoriando prontuários de professores, 
funcionários e alunos, verifique se a merenda escolar está sendo servida conforme 
determinam os órgãos superiores, vistorie se o espaço físico da Escola está sendo 
conservado etc. 
IV- Juntamente com a equipe escolar, realize estudos e pesquisas sobre temas e situações 
do cotidiano escolar, contribuindo com indicações de livro e textos, bem como práticas 
pedagógicas que possam acrescentar e propiciar a produção de conhecimentos entre a 
equipe técnica e a docente da Escola. 
Assinale a alternativa CORRETA que caracteriza as ações do Supervisor na Escola, 
atualmente. 
 
Resposta Selecionada: c. I, II e IV, apenas. 
Respostas: a. I, II e III, apenas. 
 b. I e IV, apenas. 
 c. I, II e IV, apenas. 
 d. II, III, e IV, apenas. 
 e. I e II, apenas. 
Comentário da 
resposta: 
O Supervisor de Ensino, atualmente, não deve centralizar suas ações somente 
na parte administrativa; deve atuar tanto na parte pedagógica como na parte 
administrativa. 
 
 
• Pergunta 3 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Um ensino de qualidade envolve uma Escola que tenha professores bem preparados, 
motivados e com boas condições profissionais, na qual haja condições favoráveis para uma 
relação efetiva com os alunos, que facilite conhecê-los, acompanhá-los e orientá-los. 
Considerando o enunciado acima apresentado, analise as asserções a seguir quanto à 
veracidade das proposições. 
A qualidade de ensino está intimamente ligada à formação do professor, ou seja, a 
formação do professor poderá contribuir para melhorar a qualidade de ensino da Escola. É 
necessário que o docente, além de ministrar aulas, acompanhe o processo de 
aprendizagem, avalie e oriente o aluno nos estudos. Mas, para que isso aconteça, é preciso 
rever a prática do professor em sala de aula. 
Porque 
Atualmente, ainda encontramos muitos professores ministrando aulas com as 
características de uma educação tradicional, em que prevalece a exposição verbal, 
repetição e memorização de conteúdo, com predomínio de autoridade do professor. 
 
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que: 
Resposta Selecionada: e. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª. 
Respostas: a. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª é falsa. 
 b. As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª não justifica a primeira. 
 c. As duas proposições são falsas. 
 d. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira. 
 e. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª. 
Comentário da 
resposta: 
Para que o ensino seja de qualidade, um dos pontos principais é a renovação de 
práticas pedagógicas dos professores. A proposição 2 justifica a 1, pois a 1ª cita a 
necessidade de o professor transformar sua prática e a 2ª mostra justamente que 
muitos professores ainda utilizam práticas pedagógicas tradicionais. 
 
 
• Pergunta 4 
0 em 0,5 pontos 
 
O Supervisor de Ensino ocupa um lugar de destaque no sistema educacional, pois é 
corresponsável pela gestão e pela qualidade do ensino, influenciando direta ou 
indiretamente o trabalho diário da equipe de professores. 
Fundamentando-se pelo enunciado acima, analise as assertivas quanto à veracidade V 
para Verdadeiro e F para Falso. 
I- Quando se fala em qualidade de ensino, logo se relaciona a formação teórica e prática do 
professor, pois ele, como mediador no processo de ensino aprendizagem, propicia ao aluno 
uma aquisição de conhecimento que lhe será útil. 
II- O Supervisor de Ensino, ao se assumir como líder que é, estará contribuindo para que a 
escola atinja seus objetivos, que é oferecer um ensino de qualidade a seus alunos, pois 
estará realizando um trabalho abrangente e articulado com os professores e a equipe 
escolar. 
III- A oferta de qualidade do ensino independe da situação apresentada pelas escolas 
atualmente: 
profissionais de Educação não sendo tratados com o devido respeito, alunos sem o menor 
compromisso com a educação e falta de valorização profissional. 
IV- A qualidade de ensino ofertada por uma escola está relacionada à atuação do trabalho 
da supervisão, se este está mais direcionado à parte administrativa ou pedagógica. 
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE: 
 
Resposta Selecionada: c. F,V,F,V. 
Respostas: a. V, V, F, V. 
 b. F, V, V, F. 
 c. F,V,F,V. 
 d. V,F,F,V. 
 e. F,F,V,V. 
 
 
• Pergunta 5 
0,5 em 0,5 pontos 
 
De acordo com Hunter (2004, p.27), um líder instituído de poder pode forçar ou coagir 
alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, pois pode ter sido 
colocadono cargo porque é parente ou amigo de alguém, porque herdou dinheiro ou poder, 
ou pode constituir-se como autoridade, utilizando a habilidade de levar as pessoas a 
 
fazerem de boa vontade o que o líder quer por causa de sua influência pessoal. Já Metax 
(2006, p.16) divide liderança em três tipos: 
Autocrata, Liberal e Democrática. 
Considere os seguintes trechos a seguir: 
I- As decisões são debatidas pelo grupo, estimuladas e assistidas pelo líder. O grupo 
sugere as providências e técnicas para atingir as metas. As distribuições de tarefas ficam a 
cargo do grupo. 
II- Apenas a líder fixa as diretrizes, sem a participação do grupo. O líder determina as 
providências e as técnicas a serem utilizadas. 
III- As decisões são tomadas em grupo, com a participação mínima do líder. O líder se 
envolve pouco sobre como a tarefa será executada. 
Assinale a alternativa que corresponde o tipo de Liderança Democrática: 
Resposta Selecionada: b. I, apenas. 
Respostas: a. III, apenas. 
 b. I, apenas. 
 c. I e II, apenas. 
 d. II, apenas. 
 e. I e III, apenas 
Comentário 
da resposta: 
Uma liderança do tipo democrático envolve toda a equipe da Escola, para debater 
os problemas detectados, discutindo qual a melhor solução para resolvê-los; o 
líder deve estar ciente que não possui respostas para tudo, mas deve estar pronto 
para ouvir; deve atender à necessidade dos outros, abrindo mão das suas. 
 
 
• Pergunta 6 
0,5 em 0,5 pontos 
 
O principal instrumento da política pública educacional é o Plano de Educação, que orienta 
a gestão educacional e referencia o controle social e a participação cidadã. Leia a 
afirmação a seguir, na qual se omitiu (lacuna) a data de validade do último Plano de 
Educação, procurando identificar a informação nas características apresentadas. 
 
"O Plano Nacional de Educação foi aprovado pela Lei 13005, de 25/06/2014, com validade 
de __________. Entre as diretrizes aprovadas, destacam-se a erradicação do 
analfabetismo; a universalização do atendimento escolar e a melhoria da qualidade de 
ensino, entre outros." 
 
Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, a lacuna: 
 
Resposta Selecionada: c. 10 anos. 
Respostas: a. 16 anos. 
 b. 14 anos. 
 c. 10 anos. 
 d. 20 anos. 
 e. 12 anos. 
Comentário da 
resposta: 
O Plano de Educação foi aprovado para vigorar durante dez anos, ou seja, 
2024. 
 
 
• Pergunta 7 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Os Supervisores de Ensino tornam-se cada vez mais necessários nos sistemas de ensino, 
vez que suas atribuições são voltadas para a melhoria da Educação. Orientando-se pelos 
estudos sobre o uso das tecnologias na Educação, assinale a alternativa que NÃO retrata o 
correto: 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. Tratando-se do uso da Tecnologia na Educação, estudos comprovam que seu 
uso contribui para melhorar o desempenho do aluno; porém, para o professor, 
não interfere em sua prática pedagógica. 
Respostas: a. À medida que os supervisores e professores planejam suas atividades com a 
utilização das tecnologias de forma crítico-reflexiva, elas refletem de forma 
positiva na aprendizagem dos alunos e na formação do professor. 
 
b. Para que os alunos possam interagir com as tecnologias de modo crítico e 
criativo, é necessário que os professores, supervisores e orientadores conheçam e 
saibam utilizar educacionalmente as tecnologias disponíveis. 
 c. Os supervisores utilizam tecnologias com o objetivo de dinamizar, agilizar, 
enriquecer, incentivar a reflexão e organizar seu trabalho diário. 
 
d. Tratando-se do uso da Tecnologia na Educação, estudos comprovam que seu 
uso contribui para melhorar o desempenho do aluno; porém, para o professor, 
não interfere em sua prática pedagógica. 
 
e. Os equipamentos tecnológicos são ferramentas mediadoras do processo de 
aprendizagem e esse valor deverá estar expresso na Proposta Pedagógica da 
Escola. 
Comentário da 
resposta: 
O uso da tecnologia na Educação irá contribuir para o desempenho cognitivo 
tanto do aluno quanto do professor. 
 
 
• Pergunta 8 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Entre as atribuições do Supervisor de Ensino, consta que ele deve orientar as escolas sob 
sua responsabilidade quanto ao cumprimento de normas legais estabelecidas e das 
determinações decorrentes das autoridades superiores. 
 
O Supervisor de Ensino deve identificar os aspectos a serem aperfeiçoados ou revistos por 
ocasião da implementação das políticas públicas educacionais bem como das diretrizes e 
procedimentos a serem aperfeiçoados e/ou revistos, orientando o gestor escolar de forma 
correta 
Porque 
Em caso do não cumprimento das orientações e constatando que as irregularidades 
continuam, o Supervisor de Ensino, além de representar aos órgãos competentes, irá 
participar de Comissão de Sindicância, com suporte técnico-jurídico. 
 
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar: 
 
Resposta Selecionada: a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª. 
Respostas: a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª. 
 b. As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª não justifica a 1ª. 
 c. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª não justifica a primeira. 
 d. As duas proposições são falsas. 
 e. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira. 
 
Comentário da 
resposta: 
Cabe ao Supervisor de Ensino, quando detecta alguma irregularidade na Escola, 
orientar ao gestor a forma correta de proceder. Representar aos órgãos 
superiores, somente se o gestor escolar não atender às orientações. 
 
• Pergunta 9 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Ao longo das últimas décadas, a função do Supervisor de Ensino foi sendo 
redimensionada, perdendo seu caráter fiscalizador e normativo e ganhando novos 
contornos como organizadora da Prática Pedagógica no interior da Escola. 
Fundamentando-se no texto acima, analise as assertivas a seguir quanto à 
veracidade V para Verdadeiro ou F para Falso. 
 
I- No Brasil, a função supervisora vai aparecer pela primeira vez com a criação do Ratio 
Studiorum – Plano Geral de Estudos, com o nome de Prefeito de Estudos, que tinha como 
função a orientação do trabalho dos professores e de auxiliar na ordenação dos estudos. 
 
II- No período de 1957 a 1963, vigorou a parceria entre o Brasil e Estados Unidos, com o 
Programa de Assistência Brasileiro Americano ao Ensino Elementar (PABAEE), modelo de 
Educação americano que enfatizava os métodos e técnicas de ensino. Nessa perspectiva 
aparecem os primeiros supervisores escolares. 
 
III- Após a Proclamação da República, a fiscalização das escolas passou a ser exercida por 
dez inspetores gerais em todo o Estado, auxiliados por um inspetor escolar que continuava 
exercendo função estritamente burocrática. 
 
IV- A história da Supervisão Escolar no Brasil tem início com a definição de suas 
atribuições: assessorar o professor, principalmente no planejamento, no desenvolvimento 
curricular e no processo avaliativo. 
 
As assertivas I, II, III e IV são RESPECTIVAMENTE: 
 
Resposta Selecionada: d. V, V, F, F. 
Respostas: a. F, V, F, V. 
 b. V, F, V, F. 
 c. V, F, F, V. 
 d. V, V, F, F. 
 e. F, F, V, V. 
Comentário 
da resposta: 
Item III- Após a Proclamação da República, a fiscalização das escolas passou a ser 
exercida por um inspetor geral em todo o Estado, auxiliado por dez inspetores 
escolares. Item IV- O início da profissão supervisora é marcado como o “inspetor” 
tendo como função principal a fiscalização e o controle das atividades 
desenvolvidas dentro do âmbito escolar. 
 
 
• Pergunta 10 
0 em 0,5 pontos 
 
Espera-se que o Supervisor de Ensino possua um poder intuitivo que lhe permita 
acompanhar de perto a qualidade do ensino perante as ações desenvolvidas pelos 
professores e de acordo com a proposta pedagógica. A partir do enunciado, analise as 
asserções a seguir. 
 
O Supervisor de Ensino deve ser um líder e conseguir construir a identidade escolar 
propiciando, enquanto mediador, o envolvimento e o compromisso da equipe técnico-
pedagógica parauma melhor aprendizagem discente 
 
Porque 
Só conseguirá melhorar a aprendizagem do aluno realizando atividades isoladas com a 
comunidade escolar, propondo que cada um se encarregue de suas responsabilidades na 
consolidação das propostas pedagógicas e na implementação de ações voltadas para uma 
Escola de qualidade. 
 
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que: 
Resposta Selecionada: c. As duas proposições são falsas. 
Respostas: a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª. 
 b. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira. 
 c. As duas proposições são falsas. 
 d. A duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª. 
 e. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª é falsa. 
 
 
• Pergunta 11 
0,5 em 0,5 pontos 
 
O Supervisor de Ensino deve ter ciência da importância do trabalho político pedagógico no 
atual contexto, como figura de colaboração que assegurará a formação integral do aluno e 
zelará pela Educação de qualidade, muito além do que outrora, quando apenas controlava 
e fiscalizava a Escola. Leia a afirmação a seguir sobre uma dessas características do 
Supervisor de Ensino, na qual se omitiu (lacuna) o tipo. 
 
O Supervisor de Ensino como __________ do processo político pedagógico, deve estar 
ciente de seu papel como tal, de seu relacionamento com a comunidade e de sua 
responsabilidade na melhoria da qualidade educacional. 
 
Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, a lacuna: 
 
Resposta Selecionada: a. Líder 
Respostas: a. Líder 
 b. Coordenador Pedagógico 
 c. Orientador Profissional 
 d. Burocrata 
 e. Inspetor 
Comentário da 
resposta: 
Das alternativas apresentadas, a única que atende ao solicitado é Líder. Líder é 
aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes de personalidades 
diferentes, gerenciá-las, mobilizando-as para objetivos comuns. Esta deve ser uma 
das características do Supervisor de Ensino. 
 
 
• Pergunta 12 
0,5 em 0,5 pontos 
 
O Supervisor de Ensino atua na mudança e na formação de cidadania, instituído nos 
princípios de liberdade, igualdade e justiça, marco na construção efetiva da democracia. 
Analise as assertivas a seguir quanto à veracidade V para Verdadeiro e F para Falso. 
 
I - O papel da escola hoje consiste em formar cidadãos para conviver em sociedade e 
transformá-la, bem como capacitá-los para enfrentar o mundo do trabalho. 
 
 
II - Atualmente, o papel do Supervisor de Ensino está mais ligado à parte burocrática da 
Escola, baseada na educação tecnicista e se traduz em verificar livros, repassar técnicas 
aos professores, controlar frequência de alunos, assinar papeis. 
 
III - A atuação do Supervisor de Ensino se desenvolve por meio de planejamento, 
acompanhamento e controle. Acompanhamento é o ato de elaborar um “roteiro” de tudo 
que será realizado no período letivo, seja semestral ou anual. É importante analisar uma 
dada realidade, refletir sobre as condições existentes, prever as formas alternativas de 
ação para superar as dificuldades buscando alcançar os objetivos propostos. 
 
IV - A ação supervisora deve propiciar que os objetivos da Educação sejam alcançados e, 
para isso, o Supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se 
aprimorar no embasamento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora. 
 
As assertivas I, II, III, e IV são, RESPECTIVAMENTE: 
Resposta Selecionada: e. V, F, F, V. 
Respostas: a. F, V, F, V. 
 b. V, V, F, F. 
 c. V, V, F, V. 
 d. F, F, V, V. 
 e. V, F, F, V. 
Comentário 
da resposta: 
As alternativas I e IV estão corretas. Na alternativa II, o enunciado se refere ao 
papel do Supervisor antigamente, e não atualmente. Na alternativa III, o correto é 
planejamento, pois acompanhamento vai ocorrer todo o ano, a fim de identificar 
distorções e a necessidade de possíveis adaptações no planejamento do processo 
educacional. 
 
 
• Pergunta 13 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Uma ação supervisora atenciosa e preocupada com a eficiente organização escolar e com 
o processo pedagógico da Escola contribui para o bom andamento do trabalho escolar. 
Orientando-se pelos estudos da ação supervisora na Escola, assinale a alternativa 
que NÃO corresponde funções do Supervisor de Ensino: 
 
Resposta 
Selecionada: 
e. O êxito do trabalho do Supervisor independe do trabalho coletivo docente, 
vez que o envolvimento de muitas pessoas num projeto aumenta o desgaste geral 
de energia, prejudicando a eficiência do processo educacional e a eficácia dos 
resultados. 
Respostas: a. Uma das funções do Supervisor de Ensino é visitar as escolas que lhes são 
atribuídas. 
 
b. A atuação do Supervisor de Ensino na Escola é de grande importância para se 
garantir resultados positivos na aprendizagem, bem como garantir a execução de 
conhecimentos concretos que possibilitem às pessoas novas perspectivas de vida e 
saberes. 
 
c. Manter-se atento ao funcionamento da Secretaria da Escola nos aspectos 
relativos a prontuários de alunos e professores, preocupar-se em vistoriar o Livro 
de Ponto dos professores e funcionários e Diário de Classe, participar das reuniões 
pedagógicas apresentando contribuições e subsídios, são algumas das atribuições 
do Supervisor quando visita a Escola. 
 d. O Supervisor deve sempre acompanhar o trabalho docente e discente, 
assessorando os professores em sua busca da melhoria da qualidade do ensino. 
 
 
e. O êxito do trabalho do Supervisor independe do trabalho coletivo docente, 
vez que o envolvimento de muitas pessoas num projeto aumenta o desgaste geral 
de energia, prejudicando a eficiência do processo educacional e a eficácia dos 
resultados. 
Comentário 
da resposta: 
A Supervisão é uma atividade cooperativa. O trabalho coletivo é quando um grupo 
de pessoas se dedica a realizar um determinado trabalho. Quando todos na escola 
estão envolvidos em discutir e por em prática uma determinada atividade 
educacional, a eficiência do processo educacional e a eficácia dos resultados será 
garantida. 
 
• Pergunta 14 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Antigamente, a atuação do Supervisor de Ensino na Escola, estava ligada somente à parte 
administrativa, burocrática, preenchimento de papéis e a execução de ordens superiores, 
não contribuindo para a construção de uma Escola Pública de qualidade. 
 
Para que a expectativa expressa pelo aluno na charge se concretize, a postura do 
Supervisor de Ensino, quando em visita à Escola, deve: 
 
I - Contribuir para a construção e o desenvolvimento das relações democráticas na Escola. 
 
II - Impor na escola ordem e respeito, pois o professor é um especialista que já sabe o que 
deve ser ensinado em sala de aula. 
 
III - Trabalhar de forma articulada com o gestor escolar, coordenador pedagógico e 
professores. 
 
IV - Organizar e desenvolver cursos de formação continuada para toda a comunidade 
escolar. 
 
Assinale a alternativa que contempla a expectativa do aluno na charge: 
 
Resposta Selecionada: a. I, III, e IV, apenas. 
Respostas: a. I, III, e IV, apenas. 
 b. II e III, apenas. 
 c. I e IV, apenas. 
 d. I, e II, apenas. 
 e. II e IV, apenas. 
Comentário da 
resposta: 
No item II, a postura do Supervisor de Ensino não contribui para a 
construção de uma Escola de qualidade, pois ele, em visita à Escola, só 
se preocupa com a ordem e respeito que deve existir, não 
desenvolvendo nenhuma ação pedagógica. 
 
 
• Pergunta 15 
0,5 em 0,5 pontos 
 
A Escola deve atender às novas exigências que a sociedade estabelece; por isso deve 
oferecer a seus alunos um trabalho pedagógico eficiente. Frente a essa demanda, cabe ao 
Supervisor de Ensino conhecer a comunidade na qual está inserida a Escola, propor 
projetos, criar condições que permitam as realizações desse trabalho e, fazendo uso de sua 
 
liderança, com responsabilidade e comprometimento, contagiar a todos na intenção de se 
criar uma Escola de qualidade. Analise as assertivas a seguir: 
 
I - O Supervisor deve analisar e refletir sobre aspolíticas governamentais e favorecer a 
comunicação e a reflexão entre todos da equipe, para que o trabalho seja inovador. 
 
II - O Supervisor deve incentivar a construção das relações democráticas; para isso, deve 
levar o conhecimento para o grupo, orientar e auxiliar na formação continuada dos 
professores. 
 
III - O Supervisor deve evitar interferir no aspecto administrativo da escola, pois sua função 
é estritamente pedagógica. 
 
IV - O Supervisor deve rever o papel da Escola na sociedade, pois as grandes mudanças 
transformaram-na em cumpridora das determinações dos órgão superiores. 
 
Assinale a alternativa CORRETA que atualmente contempla a função do Supervisor de 
Ensino: 
Resposta Selecionada: b. I e II, apenas. 
Respostas: a. I, II e III, apenas. 
 b. I e II, apenas. 
 c. III e IV, apenas. 
 d. II, III e IV, apenas. 
 e. II e IV, apenas. 
Comentário 
da resposta: 
Na assertiva III, a função do Supervisor deve ser o de assessorar, acompanhar e 
orientar os processos pedagógicos e administrativos na Escola. Na assertiva IV, 
atualmente o papel da Escola não é só cumprir as ordens superiores, mas, por 
meio de um projeto educacional, buscar o bem comum e a democratização das 
relações sociais e políticas. 
 
 
• Pergunta 16 
0,5 em 0,5 pontos 
 
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (1988, Art. 205), a 
Educação é direito de todos e dever do Estado e da família e, estando a Supervisão a 
serviço de um ensino de qualidade, podemos AFIRMAR que a Ação Supervisora envolve: 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. Apoio na elaboração do Projeto Pedagógico da Escola, estimulando reflexões 
na análise das propostas e medidas necessárias para melhorar o nível de 
aprendizagem dos alunos, acompanhando resultados e aplicação de medidas de 
correção de rumo, se necessárias. 
Respostas: a. Apoio na elaboração do Projeto Pedagógico da Escola, estimulando reflexões 
na análise das propostas e medidas necessárias para melhorar o nível de 
aprendizagem dos alunos, acompanhando resultados e aplicação de medidas de 
correção de rumo, se necessárias. 
 
b. Auditoria na Escola, cobrando iniciativas no sentido de garantir um mínimo de 
qualidade de ensino, bem como preservação e manutenção do prédio e 
equipamento escolares. 
 
c. Apoio à Escola Pública nas suas queixas em relação às dificuldades que encontra 
em relação à falta de estrutura administrativa e pedagógica na Unidade, e que na 
maioria das vezes não encontra respaldo dos Órgãos Centrais. 
 
 
d. Ser porta voz dos Órgãos Superiores levando a todas as escolas as orientações 
estabelecidas, de modo a garantir que todas desenvolvam as mesmas atividades e 
projetos para alcançarem resultados iguais. 
 
e. Fiscalização da Escola Pública, pois o Supervisor deve verificar os resultados do 
rendimento escolar, a elaboração e o cumprimento da Proposta Pedagógica, 
inspecionar o prédio escolar e cobrar dos professores melhores resultados nos 
índices de aprendizagem dos seus alunos. 
Comentário 
da resposta: 
A Educação é direito constitucional de todos, e cabe à Escola oferecer ao aluno um 
ensino de qualidade. O Supervisor pode colaborar para que a unidade escolar 
alcance seus objetivos: participando da elaboração e implementação do Projeto 
Pedagógico, orientando a gestão escolar e professores sobre as medidas 
necessárias para melhorar a prática educativa e, consequentemente, a 
aprendizagem dos alunos. 
 
• Pergunta 17 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Orientando-se pelos estudos sobre liderança, assinale a alternativa que NÃO caracteriza 
um líder: 
 
Resposta 
Selecionada: 
e. Ter a autoridade para mandar e exigir a obediência dos elementos do 
grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. 
Respostas: a. Ter visão do futuro e contribuir da melhor forma possível para os objetivos 
da equipe. 
 b. Ter a função de unir os elementos do grupo para que juntos possam alcançar 
seus objetivos. 
 c. Influenciar pessoas se para comprometerem voluntariamente com os 
objetivos do grupo. 
 d. Habilidade de influenciar as pessoas para trabalhar com entusiasmo para 
alcançar objetivos comuns. 
 e. Ter a autoridade para mandar e exigir a obediência dos elementos do 
grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. 
Comentário da resposta: A alternativa E refere-se à definição de chefe e não de líder. 
 
 
• Pergunta 18 
0 em 0,5 pontos 
 
Como agente de Supervisão, o Supervisor de Ensino é responsável pela qualidade do 
ensino oferecido pelas escolas. 
I- Como agente pedagógico e administrativo junto às unidades escolares, o Supervisor atua 
numa relação de parceria, companheirismo, articulador e elemento de apoio e formulação 
das propostas pedagógicas das escolas, orientando, acompanhando e avaliando a sua 
execução, prevenindo falhas, redirecionando metas e orientando as equipes escolares. 
II- O Supervisor deve avaliar os impactos dos programas e das medidas implementadas, 
propondo alternativas de melhoria, superação ou correção dos desajustes detectados às 
respectivas instâncias. 
III- O Supervisor de Ensino, atualmente, deve estar focado na definição de políticas 
públicas educacionais, referentes à Educação Básica e Ensino Superior, atuando junto aos 
órgãos formuladores dessas políticas, para assegurar diretrizes e procedimentos que 
garantam o cumprimento dos princípios e objetivos da Educação Escolar. 
IV- Cabe ao Supervisor de Ensino fortalecer os canais de participação da comunidade, 
propor e executar políticas educacionais e, ao mesmo tempo, constituir como elemento de 
articulação e mediação entre essas políticas e as propostas pedagógicas desenvolvidas em 
cada uma das escolas das redes pública e privada, exercendo, no sistema de ensino, as 
 
funções de assessorar, acompanhar, orientar, avaliar e controlar os processos 
educacionais implementados nos diferentes níveis desse sistema. 
Assinale a alternativa que NÃO contempla atribuição do Supervisor de Ensino: 
Resposta Selecionada: c. I e IV, apenas. 
Respostas: a. I e III, apenas. 
 b. III, apenas. 
 c. I e IV, apenas. 
 d. IV, apenas. 
 e. II, apenas. 
 
 
• Pergunta 19 
0,5 em 0,5 pontos 
 
De acordo com Rangel (apud LAGAR et al, 2013, p.45): “O supervisor não é um técnico 
encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um controlador de produção, sua 
função e seu papel assume uma posição social e politicamente maior, de líder, de 
coordenador, que estimula o grupo a compreensão – contextualizada e crítica de suas 
ações e, também, de seus direitos”. 
Sendo assim, cabe atualmente ao Supervisor: 
I- Ser parceiro do docente, visando à conclusão de uma aprendizagem real, significativa. 
II- Ter a capacidade de ouvir, de conduzir os trabalhos de acordo com o diálogo, com as 
competências necessárias. 
III- Ser um profissional consciente de seu papel de mediador do trabalho docente, de 
facilitador das ações pedagógicas e de orientador de práticas condizentes com o cenário 
onde fica o seu trabalho. 
IV- Saber aplicar as políticas centralmente decididas e simultaneamente fiscalizar se essas 
mesmas políticas são seguidas. 
Assinale a alternativa que contém as assertivas CORRETAS: 
 
Resposta Selecionada: a. I, II e III, apenas. 
Respostas: a. I, II e III, apenas. 
 b. II e III, apenas. 
 c. I, III e IV. 
 d. I, II e IV, apenas. 
 e. I e IV, apenas. 
Comentário 
da resposta: 
Atualmente, a função Supervisora está ligada fundamentalmente ao trabalho 
docente, orientando, coordenando, sendo parceiro no processo de ensino- 
aprendizagem. Antes, a Supervisão tinha uma visão tecnicista, desempenhava o 
papel de controlar e fiscalizar a execução das tarefas estabelecidas pelos Órgãos 
Centrais. 
 
 
• Pergunta 20 
0 em 0,5 pontos 
 
Fundamentando-se nos estudos sobre atribuições da equipe de supervisão em nível de 
instância regional, analise as assertivas a seguir quanto à veracidade V para Verdadeiro e 
F para Falso. 
I) Participar da elaboração e do desenvolvimento de programas deEducação continuada 
propostos pela Secretaria da Educação para aprimoramento da gestão escolar. 
 
II) Auxiliar a equipe na formulação da proposta pedagógica, acompanhando sua execução 
e sugerindo reformulações quando necessário. 
III) Realizar estudos e pesquisas, dar pareceres e propor ações voltadas para o 
desenvolvimento do sistema de ensino. 
IV) Orientar a implementação do currículo, adotado pela Secretaria da Educação, 
acompanhando e avaliando sua execução e redirecionando rumos, quando necessário. 
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE: 
Resposta Selecionada: a. F, F, V, V 
Respostas: a. F, F, V, V 
 b. F, V, F, V 
 c. V, V, F, V 
 d. V, V, F, F. 
 e. V, F, V, F 
 
 
Terça-feira, 4 de Abril de 2023 10h52min16s BRT

Mais conteúdos dessa disciplina