Prévia do material em texto
Questão 1/10 - História e historiografia da antiguidade clássica - Eletiva II
Considere a seguinte passagem:
“O primeiro centro [do Mediterrâneo Oriental] foi a ilha de Creta, onde se ergueram grandes palácios-cidades, como Cnossos, e se desenvolveu um artesanato próprio, cuja tecnologia parece ter sido importada, em parte, do Egito e do Levante. Os arqueólogos a chamam de civilização minoica, numa referência ao lendário rei cretense Minos, que teria construído, com a ajuda de Dédalo, um labirinto para prender o Minotauro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Livre-Docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 213.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a relação entre a civilização minoica e a civilização grega, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
as sociedades que se estabeleceram na Península Balcânica no neolítico permaneceram isoladas do resto do mundo até a conquista romana.
B
as primeiras comunidades gregas foram fortemente influenciadas pela civilização minoica, que se desenvolveu em Creta entre 3000 e 1800 a.C.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Os palácios cretenses dominavam a navegação no Mar Egeu no início da Idade do Bronze, exercendo forte influência em diversos povos, entre os quais estavam os gregos, com fortes marcas na religiosidade e no urbanismo nas fases posteriores da cultura grega. “[...] de acordo com Finley, não foi a relação com a geografia um dos elementos que teriam tornado o território conhecido, mas o conjunto de referências que apontam para seu papel decisivo na história e na mitologia grega” (livro-base, p. 24).
C
as primeiras comunidades gregas foram fortemente influenciadas pela civilização egípcia, de onde derivam histórias como a do Minotauro e do nascimento de Zeus.
D
já nos primeiros séculos de ocupação da Península Balcânica, as primeiras comunidades gregas estabeleceram seu domínio sobre ilhas como Creta e Chipre.
E
apesar de terem dominado politicamente a Grécia continental, os palácios cretenses não deixaram marcas na cultura grega posterior.
Questão 2/10 - História e historiografia da antiguidade clássica - Eletiva II
Atente para a citação:
“Mitos sobre o longínquo passado acumulavam-se no decorrer do tempo. Eram, evidentemente, reescritos à medida que o Império Romano crescia. Se compararmos relatos como esses aos mitos de fundação de outras cidades do antigo Mediterrâneo, logo fica claro que muitas das tradições de Roma não eram tão incomuns. Um número espantoso de cidades afirmava descender de refugiados troianos ou gregos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOOLF, G. Roma: a história de um império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 41.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o mito de fundação de Roma, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
A história de Rômulo e Remo, apesar de apresentar elementos fantásticos, pode ser considerada como reflexo do que realmente ocorreu.
B
A lenda de Rômulo e Remo não tem valor para o conhecimento da história de Roma.
C
O mito de Rômulo e Remo reforçava a ideia de que os romanos eram autóctones, ou seja, nasceram do próprio solo de Roma.
D
A história de Rômulo e Remo demonstra que, nos primórdios, Roma já era uma democracia.
E
O mito de Rômulo e Remo reforçava a identidade guerreira dos romanos e os relacionava aos mitos gregos, por meio da referência a Eneias, ancestral dos gêmeos.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
apesar de não corresponder a uma história real, o mito de Rômulo e Remo é importante para a história da identidade romana, extremamente belicosa e ligada às tradições gregas, como a Ilíada, da qual Eneias participa como um dos heróis troianos da guerra (livro-base, p. 93-94).
Questão 3/10 - História e historiografia da antiguidade clássica - Eletiva II
Leia atentamente a seguinte citação:
“Essas duas cidades [Atenas e Esparta] eram grandes exceções, não a regra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014 (Tese) Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 199.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre as pólis gregas do período arcaico, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
A
as cidades-Estado gregas mais bem estudas do período arcaico são Atenas e Esparta, por serem as duas maiores democracias antigas.
B
Atenas e Esparta eram admiradas na Antiguidade pelas enormes restrições que ambas colocavam à participação política dos cidadãos.
C
Atenas e Esparta, as cidades mais bem documentadas no final do período arcaico, eram extremamente diferentes quanto à organização política.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
duas grandes “exceções exemplares”, Atenas e Esparta são as cidades melhor documentadas para o final do período arcaico; como a primeira era uma das mais democráticas, e a segundo uma das mais restritivas, são tomadas geralmente como os exemplos extremos das formas políticas gregas (livro-base, p. 35-36).
D
as cidades-Estado gregas do final do período arcaico deixaram poucos vestígios, com exceção de Corinto.
E
Atenas, extremamente fechada politicamente, e Esparta, famosa por sua democracia, são tomadas como exemplo para a história das cidades gregas.
Questão 4/10 - História e historiografia da antiguidade clássica - Eletiva II
Considere a seguinte citação:
“[Na historiografia sobre a pólis grega] observa-se o apagamento da história dos não-cidadãos que habitavam a pólis (mulheres, estrangeiros residentes e escravos): se nos manuais os não-cidadãos ocupam apenas os parágrafos finais dos capítulos referentes à sociedade ou população ateniense, na historiografia especializada os não-cidadãos são ‘excluídos’ da História da pólis de acordo com a variação das teorias e modelos que informam as pesquisas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORALES, F. A. A democracia ateniense pelo avesso: os metecos e a política nos discursos de Lísias. 2009. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2009. p. 31.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a participação das mulheres na democracia ateniense, analise as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
( ) As mulheres atenienses sempre tiveram direito à participação política plena.
( ) As mulheres atenienses eram consideradas cidadãs, ainda que não tivessem direitos de participar plenamente na política.
( ) As mães atenienses, junto dos pais, eram responsáveis pela transmissão do direito de cidadania aos filhos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
A
F – V – F
B
F – F – V
C
F – V – V
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
As afirmativas II e III são verdadeiras porque apesar de não possuírem direito de ocupar cargos públicos ou participar da assembleia democrática, as mulheres tinham direitos como cidadãs (especialmente no sistema judiciário) e eram responsáveis pela transmissão dos direitos cívicos, exclusivos para filhos de pais e mães cidadãos. Pela mesma razão a afirmativa I é falsa. (livro-base, p. 41).
D
V – F – F
E
V – V – F
Questão 5/10 - História e historiografia da antiguidade clássica - Eletiva II
Considere a citação:
“Atenas é considerada o berço da democracia [...] com sua pioneira experiência das assembleias atenienses, um dos raros exemplos de sociedade a se utilizar da democracia direta”.
Após esta avaliação, caso queira lero texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, A. Pesquisas de opinião pública: teoria, prática e estudos de caso. São Paulo: Novatec, 2017. p. 65.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a relação entre a Grécia Antiga e o mundo contemporâneo, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
A
a Grécia Antiga é o berço da civilização, mas como as criações culturais desse período não passaram por transformações significativas, sua influência restringiu-se à Roma antiga.
B
a Grécia Antiga não deixou heranças significativas para o mundo contemporâneo.
C
todos os elementos culturais do mundo contemporâneo foram criados na Grécia Antiga, por isso sua presença é predominante em todas produções artísticas de hoje.
D
a tecnologia e a religiosidade da Grécia Antiga ainda hoje são referências para o mundo contemporâneo, como o uso da imprensa móvel e o monoteísmo.
E
a Grécia Antiga criou elementos culturais que, mesmo sendo ressignificados ao longo do tempo, influenciam ainda hoje certos aspectos do mundo contemporâneo, especialmente no plano político, artístico e filosófico.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Nem base de tudo, nem base de nada, a Grécia Antiga foi berço de alguns elementos culturais (em particular da política, arte e filosofia) que exerceram forte influência ao longo do tempo; outros elementos, tais como a religião (o politeísmo) ou a tecnologia, foram deixados de lado pelas sociedades posteriores (livro-base, p. 19).
Questão 6/10 - História e historiografia da antiguidade clássica - Eletiva II
Atente para a citação:
“A ênfase no treinamento comum para a guerra não implicou na igualdade de riqueza de todos os espartanos, apenas em sua igualdade perante os explorados: uma vida comum, hábitos de consumo comuns, um forte sentimento de comunidade. Todos os espartanos se tornaram, por assim dizer, aristocratas, mas sob a condição de se fecharem para o exterior, de proibirem o uso da moeda, de manterem hábitos simples, de ocultarem suas diferenças de riqueza, participando de uma educação militar comum e de um banquete ritual: a syssitia. Todo o Peloponeso era sua área de influência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014 (Tese) Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 244.
A partir das informações da citação e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre Esparta, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
A
Esparta desenvolveu-se como uma comunidade de guerreiros por causa da falta de terras férteis em seu território rural.
B
A estrutura política espartana era extremamente aberta para os não-cidadãos, como periecos e hilotas.
C
O critério fundamental para a obtenção de direitos políticos em Esparta era o trabalho agrícola, base da vida econômica na região.
D
Os espartanos fundaram seu poder militar na contratação de mercenários, disponíveis em todo o Mediterrâneo.
E
Esparta era uma comunidade de guerreiros que controlava um amplo território agrícola, cultivado por populações sem direitos políticos plenos, os periecos e hilotas.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A enorme capacidade bélica de Esparta estava fundada no trabalho agrícola de populações submetidas (periecos e hilotas), que não tinham direitos políticos apesar de serem a base econômica para a formação de Esparta como uma comunidade de guerreiros (livro-base, p. 38-39).
Questão 7/10 - História e historiografia da antiguidade clássica - Eletiva II
Considere a citação:
“A história antiga clássica é a história das cidades, porém de cidades baseadas na propriedade da terra e da agricultura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, K. Formações econômicas pré-capitalistas. Trad. de João Maia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. p. 74.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a geografia e a economia da Grécia Antiga, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
A
as extensas e férteis planícies da Grécia Antiga foram a base para a economia de abundância na Antiguidade.
B
a economia grega antiga estava baseada na exploração das áreas inundadas anualmente pelas cheias dos grandes rios.
C
a pouca fertilidade do solo obrigou os gregos antigos a se dedicarem exclusivamente ao comércio e à pirataria.
D
apesar da pouca fertilidade do solo, a agricultura foi a base da economia na Grécia Antiga.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A pouca fertilidade do solo grego, carente de grandes rios, se por um lado incentivou o comércio pela via naval, por outro foi suficiente para que a agricultura se mantivesse como a base econômica daquela sociedade. “[...] Algumas estimativas afirmam que apenas um quinto do solo era propício à agricultura [...]. Ainda assim, os gregos foram capazes de produzir a base de sua alimentação, composta por cereais, nesse território de baixa capacidade agrícola. Mesmo tendo essa dificuldade no cultivo, Pomeroy et al. [...] destacam que a base da economia grega eram justamente os fazendeiros [...]” (livro-base, p. 22).
E
a grande fertilidade do solo grego tornou desnecessário o contato econômico com as outras regiões.
Questão 8/10 - História e historiografia da antiguidade clássica - Eletiva II
Leia atentamente a seguinte citação:
“As pólis formaram a organização social e política dominante das comunidades ao longo do Mediterrâneo nos séculos seguintes [após o séc. VIII a.C.] e, por isso, é importante nos determos sobre elas com atenção. A bibliografia a seu respeito é imensa e os debates entre os historiadores e arqueólogos sobre sua História são bastante intensos e ricos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. Tese {Livre-Docência}. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 234.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a pólis grega, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
As cidades-Estado gregas eram grandes aglomerados urbanos, comparáveis às metrópoles contemporâneas.
B
As pólis gregas eram compostas tanto por um espaço urbano quanto pelo espaço rural, buscando a autossuficiência econômica e a autonomia política.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
ainda que com exceções importantes, as pólis gregas buscavam a independência política e econômica em relação às outras comunidades e estados, sendo, no geral, cidades pequenas envolvidas por grandes áreas rurais; não obstante, algumas pólis chegaram a ter populações extraordinariamente grandes, como Atenas e Siracusa, por exemplo, que ultrapassaram os 200 mil habitantes (livro-base, p. 35-36).
C
As pólis gregas buscavam a proteção de monarcas estrangeiros, abrindo mão de sua autonomia política e militar.
D
As cidades-Estado da Grécia antiga eram extremamente homogêneas quanto à população; quando esta excedia o número médio de 5 mil habitantes, o excesso era resolvido com a fundação de colônias.
E
O debate político entre os cidadãos era proibido no âmbito das pólis gregas, como forma de evitar o surgimento de conflitos sociais.
Questão 9/10 - História e historiografia da antiguidade clássica - Eletiva II
Considere o fragmento de texto a seguir:
“É no período das navegações [sécs. VIII-VI a.C.), precisamente, no qual nenhuma hegemonia política se impunha sobre as rotas do Mediterrâneo, que podemos observar a pluralidade de formas da troca cultural entre comunidades distintas, aproximadas pelo mar, mas ainda distantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Livre-Docência}. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de SãoPaulo, 2014. p. 228.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a colonização grega, analise as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
( ) O processo de colonização grego foi marcado pela fundação de cidades, principalmente, na região da Itália e na Ásia Menor e no Mar Negro.
( ) As colônias gregas, apesar de manterem a vocação agrícola das economias das metrópoles, promoveram um maior contato comercial da Grécia com o Mediterrâneo.
( ) A colonização grega teve um forte componente religioso, em particular com a ação do oráculo de Delfos no aconselhamento das expedições.
( ) As colônias gregas eram essencialmente entrepostos comerciais, criadas para a exploração do comércio com os povos do Mar Negro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
A
V – V – V – F
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras porque as colônias gregas mantinham a estrutura agrícola das metrópoles, e, apesar de terem intensificado o comércio mediterrânico, não foram fundadas nem se organizaram em função deste (livro-base: 32-33) A afirmativa IV é falsa pelos mesmos motivos.
B
V – F – F – V
C
V – F – V – V
D
F – V – V – F
E
F – V – V – V
Questão 10/10 - História e historiografia da antiguidade clássica - Eletiva II
Leia a passagem de texto a seguir:
“Era difícil ter uma carreira política bem-sucedida sem deter um ou mais postos militares de comando. Durante o período de qualquer campanha, entre 10 por cento e 25 por cento da população masculina servia no exército”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOOLF, G. Roma: a história de um império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 107.
Conforme a passagem acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a política romana após as conquistas mediterrânicas, leia as afirmativas a seguir:
I. A conquista do Mediterrâneo levou a uma intensa democratização da política romana, com a possibilidade de acesso ao Senado pelos cidadãos mais pobres.
II. A República manteve-se elitista, pois apenas os mais ricos poderiam financiar campanhas para os cargos mais importantes, como o de cônsul.
III. O avanço do domínio romano significou alguma abertura do sistema político, especialmente para membros das elites das regiões dominadas.
IV. Base do exército, os camponeses submetiam os patrícios às suas ordens em períodos de guerra.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
A
II e III.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
As afirmativas II, III estão corretas porque a conquista do Mediterrâneo manteve o caráter oligárquico da república romana, o que foi reforçado com a inclusão de membros das elites provinciais ao sistema político. Por essa mesma razão a afirmativa I está incorreta. A afirmativa IV está incorreta porque os camponeses jamais submeteram os patrícios às suas ordens. (livro-base, p. 104-105).
B
I, II e IV
C
I, III e IV
D
I, II e III
E
I e III