Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Online Parasitologia Veterinária uni 1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O protozoário da espécie Neospora caninum, em todo o mundo, causa prejuízos por causa de sua infecção, principalmente em bovinos. O ciclo evolutivo do parasita é heteróxeno e os principais hospedeiros intermediários da doença são bovinos, coiotes, ovinos, caprinos, equinos, gatos, cervídeos, bubalinos, entre outros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a espécie Neospora caninum, analise as afirmativas a seguir: I. Nas fezes dos hospedeiros intermediários são liberados os oocistos infectantes. II. A infecção nos cães é pela ingestão de restos placentários de vacas infectadas. III. Os cães são os hospedeiros definitivos da doença. IV. Os principais sinais clínicos da doença é o aborto e lesões neurológicas. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I, III e IV.
2. Incorreta: II e III.
3. III e IV.
4. I e II.
5. II e IV.

O gênero Eimeria agrupa membros de protozoários parasitas intracelulares de células intestinais (enterócitos) que infectam espécies de aves e mamíferos causando grande prejuízo na pecuária e avicultura. A infecção causada por esse gênero é denominada coccidiose.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os parasitas do gênero Eimeria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) O ciclo evolutivo desse parasito é monóxeno, ou seja, apresenta o hospedeiro definitivo e o parasita. II. ( ) A reprodução do parasita é assexuada e ocorre dentro das células intestinais. III. ( ) O final do ciclo reprodutivo é baseado na produção de oocisto não esporulado, que é a forma infectante do parasito. IV. ( ) O diagnóstico da doença é realizado pela pesquisa de oocistos nas fezes e o tratamento feito com drogas anticoccídicas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, F, V, V.
2. V, F, V, V.
3. F, V, V, F.
4. V, V, F, F.
5. V, F, F, V.

A proximidade de humanos e animais faz com que algumas doenças possam ser transmitidas entre eles, as quais são nomeadas zoonoses. As zoonoses podem apresentar transmissão direta ou através de artrópodes. A maneira mais eficaz de minimizar os danos é agir com medidas profiláticas na forma de transmissão.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as zoonoses, analise as doenças a seguir e associe-as com suas respectivas características: 1) Toxoplasmose. 2) Babesiose. 3) Giardíase. 4) Leishmaniose. ( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo heteróxeno e a transmissão é pela ingestão de oocistos liberados pelas fezes de felinos. ( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo monóxeno e a transmissão é pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos liberados nas fezes de animais e pessoas infectadas. ( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo heteróxeno e a transmissão é inoculação do parasito pelo mosquito palha durante a hematofagia. ( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo heteróxeno e a transmissão é pela picada de carrapatos infectados. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 1, 3, 4, 2.
2. 3, 1, 4, 2.
3. 4, 2, 1, 3.
4. 3, 4, 1, 2.
5. 4, 1, 2, 3.

Os microrganismos são seres microscópios, ou seja, precisam ser visualizados através de um aparelho microscópio. Fungos, bactérias, vírus e os protozoários são exemplos de microrganismos e pertencentes a vários reinos biológicos, cada um com características distintas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre classificação do reino, analise as afirmativas a seguir: I. Os protozoários pertencem ao Reino Protozoa, sendo classificados como unicelulares. II. Os protozoários são seres heterotróficos e alimentam-se por meio de fagocitose. III. Os protozoários possuem como organela ribossomos responsáveis pela síntese de proteínas. IV. Os protozoários são parasitas intracelulares obrigatórios. Está correto apenas o que se afirma em:
1. III e IV.
2. II e III.
3. I e II.
4. I e IV.
5. II e IV.

Os protozoários são classificados como unicelulares, ou seja, todas as suas organelas estão contidas dentro de uma única célula. Apesar de uma única célula, são seres complexos que desempenham funções específicas de acordo com a espécie e o hospedeiro que parasitam.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as organelas que compõe a célula de um protozoário, analise as organelas a seguir e associe-as com suas respectivas funções: 1) Núcleo. 2) Mitocôndria. 3) Cinetoplasto. 4) Lisossomo. 5) Retículo endoplasmático rugoso. ( ) Organela responsável pela respiração celular. ( ) Organela que contém o material genético, podendo ter um ou mais de um dentro da célula. ( ) Organela que é responsável pela digestão de partículas intracelulares. ( ) Mitocôndria especializada contendo DNA. ( ) Organela que sintetiza proteína. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 1, 5, 2, 4.
2. 1, 4, 3, 2, 5.
3. 4, 2, 1, 5, 3.
4. 2, 1, 4, 3, 5.
5. 4, 1, 2, 5, 3.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ciclo evolutivo do protozoário Giardia intestinallis (sin. Giardia lamblia), ordene as etapas do ciclo evolutivo a seguir de acordo com a sequência em que acontece:
( ) Liberação de cistos e trofozoítos nas fezes. ( ) Infecção e multiplicação dos trofozoítos nas células. ( ) Ingestão do cisto através de água e alimentos contaminados. ( ) Liberação das formas trofozoítos. ( ) Produção de cistos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 4, 2, 5, 1.
2. 3, 1, 5, 2, 4.
3. Incorreta: 4, 1, 2, 5, 3.
4. 3, 5, 1, 4, 2.
5. 5, 3, 1, 4, 2.

A família Babesidae pertence à ordem Piroplasmorida. As espécies do gênero Babesia causam uma importante doença, chamada babesiose. Em conjunto com o gênero de bactérias Anaplasma e Ehrlichia, formam um complexo de doenças como “Tristeza parasitária bovina” e a “Doença do carrapato”.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a família Babesidae, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A babesiose é uma zoonose que acomete várias espécies de mamíferos, inclusive o homem.
II. ( ) As principais células parasitadas pelas espécies de parasitos da Família Babesidae são eritrócitos ou leucócitos.
III. ( ) Os principais invertebrados responsáveis pela transmissão da doença são diversas espécies de mosquitos.
IV. ( ) A anemia é um dos sintomas mais comuns da doença devido ao intenso parasitismo e destruição celular.
1. V, V, F, V.
2. V, F, F, V.
3. F, V, F, V.
4. V, V, F, F.
5. V, F, V, F.

Todos os seres vivos, dentro da biologia, têm a função de produzir descendentes para a perpetuação da espécie. O ciclo evolutivo dos protozoários, de acordo com a espécie, apresenta formas evolutivas e fases reprodutivas diferentes no ambiente e dentro dos hospedeiros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a reprodução dos protozoários, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os protozoários podem apresentar a fase assexuada, fase sexuada ou ambas dentro do mesmo ciclo biológico dependendo da espécie.
II. A divisão binária é uma das principais formas de reprodução assexuada, em que a célula se divide formando duas células idênticas.
III. A reprodução assexuada nos protozoários tem a função de produzir células com variabilidade genética.
IV. A esporogonia é um tipo de reprodução assexuada com a finalidade de produzir cistos que serão lançados no ambiente.
1. III e IV.
2. I e III.
3. II e III.
4. II e IV.
5. I e II.

A Ordem Piroplasmorida e a Ordem Rickettsiales, do Reino Bacteria, compreendem espécies de parasitas que são causadores do complexo “Doença do carrapato” doenças muito frequentes no Brasil que afetam cães e pode ser fatal quando crônica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o complexo “Doença do carrapato”, pode-se afirmar que a doença é:
1. causada pelo protozoário do gênero Babesia e pela bactéria do gênero Ehrlichia.
2. incurável e os animais infectados devem ser eutanasiados.
3. tratada com vermífugos e higiene da caixa de areia dos animais.
4. transmitida por contato direto entre animais infectados.
5. diagnosticada através de testes rápidos.

Os protozoários são seres vivos que possuem mobilidade. De acordo com a forma evolutiva das espécies e o papel que desempenham no interior ou fora do hospedeiro, apresentam diferentes tipos de locomoção para conseguir atingir o órgão alvo durante o parasitismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas de locomoção dos protozoários, analise as afirmativas a seguir: I. Algumas espécies de protozoários se locomovem através de flagelos, podendo ser únicos, diversos e até aderidos ao corpo. II. Os protozoários que não apresentam estruturas para locomoção, exceções, são considerados imóveis. III. Os pseudópodes, “falsos pés”, são estruturas extracorpórea utilizadas na locomoção de espécies de protozoários. IV. Os cílios são pequenos filamentos utilizados na locomoção de espécies de protozoários. Está correto apenas o que se afirmar em:
1. I, II e IV.
2. II e IV.
3. Incorreta: I, II e III.
4. I e IV.
5. II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O protozoário da espécie Neospora caninum, em todo o mundo, causa prejuízos por causa de sua infecção, principalmente em bovinos. O ciclo evolutivo do parasita é heteróxeno e os principais hospedeiros intermediários da doença são bovinos, coiotes, ovinos, caprinos, equinos, gatos, cervídeos, bubalinos, entre outros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a espécie Neospora caninum, analise as afirmativas a seguir: I. Nas fezes dos hospedeiros intermediários são liberados os oocistos infectantes. II. A infecção nos cães é pela ingestão de restos placentários de vacas infectadas. III. Os cães são os hospedeiros definitivos da doença. IV. Os principais sinais clínicos da doença é o aborto e lesões neurológicas. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I, III e IV.
2. Incorreta: II e III.
3. III e IV.
4. I e II.
5. II e IV.

O gênero Eimeria agrupa membros de protozoários parasitas intracelulares de células intestinais (enterócitos) que infectam espécies de aves e mamíferos causando grande prejuízo na pecuária e avicultura. A infecção causada por esse gênero é denominada coccidiose.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os parasitas do gênero Eimeria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) O ciclo evolutivo desse parasito é monóxeno, ou seja, apresenta o hospedeiro definitivo e o parasita. II. ( ) A reprodução do parasita é assexuada e ocorre dentro das células intestinais. III. ( ) O final do ciclo reprodutivo é baseado na produção de oocisto não esporulado, que é a forma infectante do parasito. IV. ( ) O diagnóstico da doença é realizado pela pesquisa de oocistos nas fezes e o tratamento feito com drogas anticoccídicas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, F, V, V.
2. V, F, V, V.
3. F, V, V, F.
4. V, V, F, F.
5. V, F, F, V.

A proximidade de humanos e animais faz com que algumas doenças possam ser transmitidas entre eles, as quais são nomeadas zoonoses. As zoonoses podem apresentar transmissão direta ou através de artrópodes. A maneira mais eficaz de minimizar os danos é agir com medidas profiláticas na forma de transmissão.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as zoonoses, analise as doenças a seguir e associe-as com suas respectivas características: 1) Toxoplasmose. 2) Babesiose. 3) Giardíase. 4) Leishmaniose. ( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo heteróxeno e a transmissão é pela ingestão de oocistos liberados pelas fezes de felinos. ( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo monóxeno e a transmissão é pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos liberados nas fezes de animais e pessoas infectadas. ( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo heteróxeno e a transmissão é inoculação do parasito pelo mosquito palha durante a hematofagia. ( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo heteróxeno e a transmissão é pela picada de carrapatos infectados. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 1, 3, 4, 2.
2. 3, 1, 4, 2.
3. 4, 2, 1, 3.
4. 3, 4, 1, 2.
5. 4, 1, 2, 3.

Os microrganismos são seres microscópios, ou seja, precisam ser visualizados através de um aparelho microscópio. Fungos, bactérias, vírus e os protozoários são exemplos de microrganismos e pertencentes a vários reinos biológicos, cada um com características distintas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre classificação do reino, analise as afirmativas a seguir: I. Os protozoários pertencem ao Reino Protozoa, sendo classificados como unicelulares. II. Os protozoários são seres heterotróficos e alimentam-se por meio de fagocitose. III. Os protozoários possuem como organela ribossomos responsáveis pela síntese de proteínas. IV. Os protozoários são parasitas intracelulares obrigatórios. Está correto apenas o que se afirma em:
1. III e IV.
2. II e III.
3. I e II.
4. I e IV.
5. II e IV.

Os protozoários são classificados como unicelulares, ou seja, todas as suas organelas estão contidas dentro de uma única célula. Apesar de uma única célula, são seres complexos que desempenham funções específicas de acordo com a espécie e o hospedeiro que parasitam.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as organelas que compõe a célula de um protozoário, analise as organelas a seguir e associe-as com suas respectivas funções: 1) Núcleo. 2) Mitocôndria. 3) Cinetoplasto. 4) Lisossomo. 5) Retículo endoplasmático rugoso. ( ) Organela responsável pela respiração celular. ( ) Organela que contém o material genético, podendo ter um ou mais de um dentro da célula. ( ) Organela que é responsável pela digestão de partículas intracelulares. ( ) Mitocôndria especializada contendo DNA. ( ) Organela que sintetiza proteína. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 1, 5, 2, 4.
2. 1, 4, 3, 2, 5.
3. 4, 2, 1, 5, 3.
4. 2, 1, 4, 3, 5.
5. 4, 1, 2, 5, 3.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ciclo evolutivo do protozoário Giardia intestinallis (sin. Giardia lamblia), ordene as etapas do ciclo evolutivo a seguir de acordo com a sequência em que acontece:
( ) Liberação de cistos e trofozoítos nas fezes. ( ) Infecção e multiplicação dos trofozoítos nas células. ( ) Ingestão do cisto através de água e alimentos contaminados. ( ) Liberação das formas trofozoítos. ( ) Produção de cistos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 4, 2, 5, 1.
2. 3, 1, 5, 2, 4.
3. Incorreta: 4, 1, 2, 5, 3.
4. 3, 5, 1, 4, 2.
5. 5, 3, 1, 4, 2.

A família Babesidae pertence à ordem Piroplasmorida. As espécies do gênero Babesia causam uma importante doença, chamada babesiose. Em conjunto com o gênero de bactérias Anaplasma e Ehrlichia, formam um complexo de doenças como “Tristeza parasitária bovina” e a “Doença do carrapato”.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a família Babesidae, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A babesiose é uma zoonose que acomete várias espécies de mamíferos, inclusive o homem.
II. ( ) As principais células parasitadas pelas espécies de parasitos da Família Babesidae são eritrócitos ou leucócitos.
III. ( ) Os principais invertebrados responsáveis pela transmissão da doença são diversas espécies de mosquitos.
IV. ( ) A anemia é um dos sintomas mais comuns da doença devido ao intenso parasitismo e destruição celular.
1. V, V, F, V.
2. V, F, F, V.
3. F, V, F, V.
4. V, V, F, F.
5. V, F, V, F.

Todos os seres vivos, dentro da biologia, têm a função de produzir descendentes para a perpetuação da espécie. O ciclo evolutivo dos protozoários, de acordo com a espécie, apresenta formas evolutivas e fases reprodutivas diferentes no ambiente e dentro dos hospedeiros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a reprodução dos protozoários, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os protozoários podem apresentar a fase assexuada, fase sexuada ou ambas dentro do mesmo ciclo biológico dependendo da espécie.
II. A divisão binária é uma das principais formas de reprodução assexuada, em que a célula se divide formando duas células idênticas.
III. A reprodução assexuada nos protozoários tem a função de produzir células com variabilidade genética.
IV. A esporogonia é um tipo de reprodução assexuada com a finalidade de produzir cistos que serão lançados no ambiente.
1. III e IV.
2. I e III.
3. II e III.
4. II e IV.
5. I e II.

A Ordem Piroplasmorida e a Ordem Rickettsiales, do Reino Bacteria, compreendem espécies de parasitas que são causadores do complexo “Doença do carrapato” doenças muito frequentes no Brasil que afetam cães e pode ser fatal quando crônica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o complexo “Doença do carrapato”, pode-se afirmar que a doença é:
1. causada pelo protozoário do gênero Babesia e pela bactéria do gênero Ehrlichia.
2. incurável e os animais infectados devem ser eutanasiados.
3. tratada com vermífugos e higiene da caixa de areia dos animais.
4. transmitida por contato direto entre animais infectados.
5. diagnosticada através de testes rápidos.

Os protozoários são seres vivos que possuem mobilidade. De acordo com a forma evolutiva das espécies e o papel que desempenham no interior ou fora do hospedeiro, apresentam diferentes tipos de locomoção para conseguir atingir o órgão alvo durante o parasitismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas de locomoção dos protozoários, analise as afirmativas a seguir: I. Algumas espécies de protozoários se locomovem através de flagelos, podendo ser únicos, diversos e até aderidos ao corpo. II. Os protozoários que não apresentam estruturas para locomoção, exceções, são considerados imóveis. III. Os pseudópodes, “falsos pés”, são estruturas extracorpórea utilizadas na locomoção de espécies de protozoários. IV. Os cílios são pequenos filamentos utilizados na locomoção de espécies de protozoários. Está correto apenas o que se afirmar em:
1. I, II e IV.
2. II e IV.
3. Incorreta: I, II e III.
4. I e IV.
5. II e III.

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - QuestionárioParasitologia Veterinária
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0/0,1
O protozoário da espécie Neospora caninum, em todo o mundo, causa prejuízos por causa de sua infecção, principalmente em bovinos. O ciclo evolutivo do parasita é heteróxeno e os principais hospedeiros intermediários da doença são bovinos, coiotes, ovinos, caprinos, equinos, gatos, cervídeos, bubalinos, entre outros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a espécie Neospora caninum, analise as afirmativas a seguir:
I. Nas fezes dos hospedeiros intermediários são liberados os oocistos infectantes.
II. A infecção nos cães é pela ingestão de restos placentários de vacas infectadas.
III. Os cães são os hospedeiros definitivos da doença.
IV. Os principais sinais clínicos da doença é o aborto e lesões neurológicas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, III e IV.
2. Incorreta:
II e III.
3. 
III e IV.
4. 
I e II.
5. 
II e IV.
Resposta correta
2. Pergunta 2
0,1/0,1
O gênero Eimeria agrupa membros de protozoários parasitas intracelulares de células intestinais (enterócitos) que infectam espécies de aves e mamíferos causando grande prejuízo na pecuária e avicultura. A infecção causada por esse gênero é denominada coccidiose.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os parasitas do gênero Eimeria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O ciclo evolutivo desse parasito é monóxeno, ou seja, apresenta o hospedeiro definitivo e o parasita.
II. ( ) A reprodução do parasita é assexuada e ocorre dentro das células intestinais.
III. ( ) O final do ciclo reprodutivo é baseado na produção de oocisto não esporulado, que é a forma infectante do parasito.
IV. ( ) O diagnóstico da doença é realizado pela pesquisa de oocistos nas fezes e o tratamento feito com drogas anticoccídicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V.
2. 
V, F, V, V.
3. 
F, V, V, F.
4. 
V, V, F, F.
5. 
V, F, F, V.
Resposta correta
3. Pergunta 3
0,1/0,1
A proximidade de humanos e animais faz com que algumas doenças possam ser transmitidas entre eles, as quais são nomeadas zoonoses. As zoonoses podem apresentar transmissão direta ou através de artrópodes. A maneira mais eficaz de minimizar os danos é agir com medidas profiláticas na forma de transmissão.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as zoonoses, analise as doenças a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Toxoplasmose.
2) Babesiose.
3) Giardíase.
4) Leishmaniose.
( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo heteróxeno e a transmissão é pela ingestão de oocistos liberados pelas fezes de felinos.
( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo monóxeno e a transmissão é pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos liberados nas fezes de animais e pessoas infectadas.
( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo heteróxeno e a transmissão é inoculação do parasito pelo mosquito palha durante a hematofagia.
( ) Doença que apresenta o ciclo evolutivo heteróxeno e a transmissão é pela picada de carrapatos infectados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 3, 4, 2.
Resposta correta
2. 
3, 1, 4, 2.
3. 
4, 2, 1, 3.
4. 
3, 4, 1, 2.
5. 
4, 1, 2, 3.
4. Pergunta 4
0,1/0,1
Os microrganismos são seres microscópios, ou seja, precisam ser visualizados através de um aparelho microscópio. Fungos, bactérias, vírus e os protozoários são exemplos de microrganismos e pertencentes a vários reinos biológicos, cada um com características distintas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre classificação do reino, analise as afirmativas a seguir:
I. Os protozoários pertencem ao Reino Protozoa, sendo classificados como unicelulares.
II. Os protozoários são seres heterotróficos e alimentam-se por meio de fagocitose. 
III. Os protozoários possuem como organela ribossomos responsáveis pela síntese de proteínas. 
IV. Os protozoários são parasitas intracelulares obrigatórios. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV.
2. 
II e III.
3. 
I e II.
Resposta correta
4. 
I e IV.
5. 
II e IV.
5. Pergunta 5
0,1/0,1
Os protozoários são classificados como unicelulares, ou seja, todas as suas organelas estão contidas dentro de uma única célula. Apesar de uma única célula, são seres complexos que desempenham funções específicas de acordo com a espécie e o hospedeiro que parasitam.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as organelas que compõe a célula de um protozoário, analise as organelas a seguir e associe-as com suas respectivas funções:
1) Núcleo.
2) Mitocôndria.
3) Cinetoplasto.
4) Lisossomo.
5) Retículo endoplasmático rugoso.
( ) Organela responsável pela respiração celular.
( ) Organela que contém o material genético, podendo ter um ou mais de um dentro da célula.
( ) Organela que é responsável pela digestão de partículas intracelulares.
( ) Mitocôndria especializada contendo DNA.
( ) Organela que sintetiza proteína.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 5, 2, 4.
2. 
1, 4, 3, 2, 5.
3. 
4, 2, 1, 5, 3.
4. 
2, 1, 4, 3, 5.
Resposta correta
5. 
4, 1, 2, 5, 3.
6. Pergunta 6
0/0,1
Observe a imagem a seguir:
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ciclo evolutivo do protozoário Giardia intestinallis (sin. Giardia lamblia), ordene as etapas do ciclo evolutivo a seguir de acordo com a sequência em que acontece:
( ) Liberação de cistos e trofozoítos nas fezes.
( ) Infecção e multiplicação dos trofozoítos nas células.
( ) Ingestão do cisto através de água e alimentos contaminados.
( ) Liberação das formas trofozoítos.
( ) Produção de cistos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 4, 2, 5, 1.
Resposta correta
2. 
3, 1, 5, 2, 4.
3. Incorreta:
4, 1, 2, 5, 3.
4. 
3, 5, 1, 4, 2.
5. 
5, 3, 1, 4, 2.
7. Pergunta 7
0,1/0,1
A família Babesidae pertence à ordem Piroplasmorida. As espécies do gênero Babesia causam uma importante doença, chamada babesiose. Em conjunto com o gênero de bactérias Anaplasma e Ehrlichia, formam um complexo de doenças como “Tristeza parasitária bovina” e a “Doença do carrapato”.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a família Babesidae, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A babesiose é uma zoonose que acomete várias espécies de mamíferos, inclusive o homem.
II. ( ) As principais células parasitadas pelas espécies de parasitos da Família Babesidae são eritrócitos ou leucócitos.
III. ( ) Os principais invertebrados responsáveis pela transmissão da doença são diversas espécies de mosquitos.
IV. ( ) A anemia é um dos sintomas mais comuns da doença devido ao intenso parasitismo e destruição celular.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V.
2. 
F, V, F, V.
3. 
V, V, F, F.
4. 
V, V, F, V.
Resposta correta
5. 
V, F, V, F.
8. Pergunta 8
0,1/0,1
Todos os seres vivos, dentro da biologia, têm a função de produzir descendentes para a perpetuação da espécie. O ciclo evolutivo dos protozoários, de acordo com a espécie, apresenta formas evolutivas e fases reprodutivas diferentes no ambiente e dentro dos hospedeiros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a reprodução dos protozoários, analise as afirmativas a seguir:
I. Os protozoários podem apresentar a fase assexuada, fase sexuada ou ambas dentro do mesmo ciclo biológico dependendo da espécie.
II. A divisão binária é uma das principais formas de reprodução assexuada, em que a célula se divide formando duas células idênticas.
III. A reprodução assexuada nos protozoários tem a função de produzir células com variabilidade genética.
IV. A esporogonia é um tipo de reprodução assexuada com a finalidadede produzir cistos que serão lançados no ambiente.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV.
2. 
I e II.
Resposta correta
3. 
II e III.
4. 
I e III.
5. 
III e IV.
9. Pergunta 9
0,1/0,1
A Ordem Piroplasmorida e a Ordem Rickettsiales, do Reino Bacteria, compreendem espécies de parasitas que são causadores do complexo “Doença do carrapato” doenças muito frequentes no Brasil que afetam cães e pode ser fatal quando crônica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o complexo “Doença do carrapato”, pode-se afirmar que a doença é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
causada pelo protozoário do gênero Babesia e pela bactéria do gênero Ehrlichia.
Resposta correta
2. 
transmitida por contato direto entre animais infectados.
3. 
tratada com vermífugos e higiene da caixa de areia dos animais.
4. 
diagnosticada através de testes rápidos.
5. 
incurável e os animais infectados devem ser eutanasiados.
10. Pergunta 10
0/0,1
Os protozoários são seres vivos que possuem mobilidade. De acordo com a forma evolutiva das espécies e o papel que desempenham no interior ou fora do hospedeiro, apresentam diferentes tipos de locomoção para conseguir atingir o órgão alvo durante o parasitismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas de locomoção dos protozoários, analise as afirmativas a seguir:
I. Algumas espécies de protozoários se locomovem através de flagelos, podendo ser únicos, diversos e até aderidos ao corpo.
II. Os protozoários que não apresentam estruturas para locomoção, exceções, são considerados imóveis.
III. Os pseudópodes, “falsos pés”, são estruturas extracorpórea utilizadas na locomoção de espécies de protozoários. 
IV. Os cílios são pequenos filamentos utilizados na locomoção de espécies de protozoários. 
Está correto apenas o que se afirmar em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV.
2. 
II e IV.
3. Incorreta:
I, II e III.
4. 
I e IV.
Resposta correta
5. 
II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina