Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

UNICSUL

O Trypanosoma cruzi é um protozoário que tem seu ciclo de vida em hospedeiros vertebrados (mamíferos) e invertebrados (triatomíneos). O protozoário apresenta três formas evolutivas diferentes, tanto no homem quanto no inseto vetor: amastigota, epimastigota e tripomastigota. Quando o barbeiro pica o mamífero infectado, as formas tripomastigotas que estão no sangue são sugadas e se transforman em epimastigotas. Dentro do intestino do barbeiro, as formas epimastigotas se multiplicam e se diferenciam em tripomastigotas metacíclicas (formas infectantes). Essas formas são eliminadas nas fezes do barbeiro quando ele se alimenta e, ao se coçar, os parasitos invadem células da região da picada. No interior das células, a forma tripomastigota perde o seu flagelo e se multiplica sob a forma amastigota. Após multiplicar-se, a forma amastigota se diferencia em tripomastigota (flagelada), rompe a célula infectada e vai para a circulação sanguínea, até infectar outra célula.

Sobre o ciclo do Trypanosoma cruzi, na doença de Chagas, julgue os itens a seguir:

I. a contaminação pode se dar pela ingestão do vetor; ao ingerir alimentos contaminados, o T. cruzi infecta células da boca e do estômago.

II. a fase crônica da doença apresenta sintomas que a tornam incurável, devido a danos no coração e no sistema nervoso central.

III. medidas profiláticas podem ser tomadas com o objetivo de parar o ciclo, por exemplo, a utilização de inseticidas e telas nas janelas.

É correto o que se afirma em:

a) III, apenas.

b) I, II e III.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, apenas.

User badge image
Ester Frerichs Santos

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada um dos itens: I. A contaminação pode se dar pela ingestão do vetor; ao ingerir alimentos contaminados, o T. cruzi infecta células da boca e do estômago. Verdadeiro, a contaminação pode ocorrer pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas com fezes do vetor (barbeiro) que contenham o protozoário. II. A fase crônica da doença apresenta sintomas que a tornam incurável, devido a danos no coração e no sistema nervoso central. Falso, a fase crônica da doença de Chagas pode causar danos significativos, especialmente ao coração, mas não é considerada incurável. Existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e a progressão da doença. III. Medidas profiláticas podem ser tomadas com o objetivo de parar o ciclo, por exemplo, a utilização de inseticidas e telas nas janelas. Verdadeiro, medidas como o uso de inseticidas e telas são eficazes na prevenção da infecção pelo T. cruzi, interrompendo o ciclo de vida do parasita. Com base na análise, os itens verdadeiros são I e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: a) III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina