Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Atividade de Autoaprendizagem 3 – LICITAÇÃO E CONTRATOS
	Pergunta 1
Embora o uso do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) tenha seus benefícios, a Lei 8.666/1993 exige cadastramento prévio dos licitantes. A afronta à legislação trata-se do fato de que:
		a lei de licitações, ao descrever as espécies de licitação para a contratação de fornecedores, restringiu a participação de licitantes aos não cadastrados para as concorrências e convites, até mesmo para a tomada de preços, que restringe o seu alcance aos fornecedores previamente cadastrados, também outorga a participação exclusiva aos não cadastrados que preencham os requisitos até três dias antes da data prevista para entrega dos envelopes.
		a lei de licitações, ao descrever as espécies de licitação para a contratação de fornecedores, aceitou a participação de licitantes não cadastrados para as concorrências e convites, mas, até mesmo a tomada de preços, que restringe o seu alcance aos fornecedores previamente cadastrados, também outorga a participação aos não cadastrados que preencham os requisitos até três dias antes da data prevista para entrega dos envelopes.
		a lei de licitações não descreve as espécies de licitação para a contratação de fornecedores, não aceitando assim, a participação de licitantes não cadastrados para as concorrências e convites, e nem mesmo a tomada de preços, que restringe o seu alcance aos fornecedores previamente cadastrados, ou a outorga a participação aos não cadastrados que preencham os requisitos até três dias antes da data prevista para entrega dos envelopes.
		a lei de licitações, ao não descrever as espécies de licitação para a contratação de fornecedores, acabou por aceitar a participação de licitantes não cadastrados para as concorrências e convites, mesmo na tomada de preços, que não restringe o seu alcance aos fornecedores previamente cadastrados, mas outorga a participação aos não cadastrados que preencham os requisitos até a data prevista para entrega dos envelopes.
		a lei de licitações, ao descrever as espécies de licitação para a contratação de fornecedores, aceitou a participação de licitantes não cadastrados para as concorrências e convites, mas, até mesmo a tomada de preços, que restringe o seu alcance aos fornecedores previamente cadastrados, também outorga a participação aos não cadastrados que preencham os requisitos até a data prevista para entrega dos envelopes.
	Pergunta 2
O Decreto Federal nº 449/1992 criou o(a):
		Ministério de Estado da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), uma ferramenta que viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos e as entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, no âmbito do Sistema de Serviços Gerais (SISG). Uma vez inscrito nesse sistema, o fornecedor estará cadastrado perante qualquer órgão/entidade que utiliza o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).
		Administração Pública, uma ferramenta que viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, no âmbito do Sistema de Serviços Gerais (SISG). Uma vez inscrito nesse sistema, o fornecedor estará cadastrado perante qualquer órgão/entidade que utiliza o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).
		Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), uma ferramenta que viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos e as entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, no âmbito do Sistema de Serviços Gerais (SISG). Uma vez inscrito nesse sistema, o fornecedor estará cadastrado perante qualquer órgão/entidade que utiliza o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).
		Tribunal de Contas da União (TCU), uma ferramenta que viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos e as entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, no âmbito do Sistema de Serviços Gerais (SISG). Uma vez inscrito nesse sistema, o fornecedor estará cadastrado perante qualquer órgão/entidade que utiliza o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).
		Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), uma ferramenta que viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos e as entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, no âmbito do Sistema de Serviços Gerais (SISG). Uma vez inscrito nesse sistema, o fornecedor estará cadastrado perante qualquer órgão/entidade que utiliza o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).
	Pergunta 3
Sobre os princípios do processo de licitação, assinale a alternativa correta:
		É papel do licitante, bem como aos órgãos do Ministério Público e qualquer administrado, fiscalizar efetivamente todos os procedimentos e etapas do processo de licitação, velando pela legalidade, regularidade e sigilo das propostas. 
		O instrumento específico e obrigatório da licitação é a ata, com exceção da modalidade convite, que é a ata-convite. 
		É necessário restringir o acesso ao processo de licitação ao menor número possível de participantes para que se consigam as melhores propostas para a contratação pública, tendo em conta, a asseverar o cumprimento do princípio constitucional da isonomia. 
		O processo licitatório deve seguir os princípios da legalidade, igualdade, moralidade e publicidade, de maneira que o administrador apenas faça o que a lei autoriza terminantemente, de forma neutra, dentro dos ditames morais e com ampla publicidade.
		O edital deverá estabelecer de forma subjetiva qual o critério adotado para a seleção da proposta. O juízo crítico poderá ser: “menor preço”, “melhor técnica”, “melhor técnica e preço” e “maior lance” para o leilão, não se aceitando a utilização de outros critérios, exceto no caso do concurso.
	Pergunta 4
O governo federal editou o Decreto 4.485/2002 e alterou o art. 1º, parágrafo 1º do Decreto n º. 3.722/2001. Com essa medida reconheceu:
		a vedação à licitação para aquisição de bens e contratações de obras e serviços junto a fornecedores não cadastrados, em modalidades de licitação específicas, e em casos de obrigatoriedade ou de inexigibilidade.
		a facultatividade do cadastramento no SICAF, para os fornecedores do Governo Federal.  
		a licitação liberada para aquisição de bens e contratações de obras e serviços junto a fornecedores cadastrados ou não, em modalidades de licitação específicas ou não, e em casos de obrigatoriedade e/ou de inexigibilidade.
		a facultatividade aos participantes de licitações na modalidade ingresso à condição de cadastramento no SICAF.
	a obrigatoriedade do cadastramento no SICAF, para os fornecedores do Governo Federal.  
	Pergunta 5
Convênios são:
		a aplicação de recursos financeiros próprios, de terceiros ou por meio de intermediação
		um contrato em que o colaborador se obriga a criar ou consolidar mercado para os produtos do fornecedor.
		a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídica patrimonial, tendo sempre a participação do Poder Público, visando à persecução de um interesse coletivo, sendo regido pelo direito público. 
		contratos celebrados por entidades públicas entre si ou com particulares, desde que os entes do convênio possuam interesses comuns, os dois colaborem com empenhos ou recursos para a concretização do fim desejado.
		uma espécie de contrato celebrado entre duas partes, em que os direitos, deveres e condições são estabelecidos pelo proponente, sem que o aderente possa discutir ou modificar seu conteúdo ou que tem esse poder de forma bastante limitada. 
	Pergunta 6
O registro cadastral presta-se, principalmente, para uso nas modalidades:
		leilãoe convite, uma vez que as empresas não convidadas somente podem participar depois de cadastradas.
		tomada de preços e leilão, uma vez que as empresas podem ser dispensadas da licitação.
		concorrência”, uma vez que as empresas somente podem participar depois de cadastradas.
		tomada de preços e convite, uma vez que as empresas não convidadas somente podem participar depois de cadastradas.
		concurso e leilão, uma vez que as empresas só podem participar se houver muitos inscritos.
	Pergunta 7
O atual conceito de convênio teria sido dado por qual legislação?
		Pelo Decreto 93.872/1986 que, atualmente, foi revogado pelo Decreto nº 6.170/2007.
		Pelo Decreto nº 6.170/2007, revogado pela Constituição Federal de 1988, que vislumbrou no art. 234 a possibilidade de celebração, oferecendo a necessária complementação do conceito de convênios e contratos.
		Pela Constituição Federal de 1988, que vislumbrou no art. 234 a possibilidade de celebração, oferecendo a necessária complementação do conceito de convênios e contratos.
		Pelo Decreto-Lei 2002 que, atualmente, foi revogado pelo Decreto nº 6.170/2008.
		Pelo Decreto-Lei 200 que, atualmente, foi revogado pelo Decreto nº 6.170/2007.
	Pergunta 8
São modalidades de licitação:
		convite, concurso, publicação e leilão.
		concorrência, tomada de preço, convite, publicação e leilão.
		tomada de preço, convite, concurso, publicação.
		concorrência, tomada de preço, convite, concurso, publicação e leilão.
		concorrência, tomada de preço, convite, concurso e leilão.
	Pergunta 9
A Lei 8.666/1993 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A referida legislação prevê:
		a subordinação dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
		a subordinação ao Código de Processo Administrativo dos órgãos da administração direta e indireta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
		a subordinação dos órgãos da iniciativa privada.
		a subordinação das empresas públicas e privadas e demais entidades controladas indiretamente pela União.
		a insubordinação dos órgãos da administração indireta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas privadas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios
	Pergunta 10
Como se procede a constituição do registro cadastral para concorrer às licitações?
		Um registro de documentos online, cujo acesso é particular da Administração Pública sem a visibilidade para os demais licitantes.
		Documentos solicitados com base nos arts. 40 a 45 da Lei 8.666/1993. Além disso, cada órgão/entidade que mantém registros cadastrais adota uma listagem heterogênea, relacionando os documentos necessários para o cadastramento.
		Documentos solicitados com base nos arts. 27 a 31 da Lei 8.666/1993. Além disso, cada órgão/entidade que mantém registros cadastrais adota uma listagem padrão, relacionando os documentos necessários para o cadastramento. 
		Uma ata de registro de preços que o licitante vencedor está obrigado a fornecer, dentro do prazo de validade, caso venha a precisar de determinado produto.
		Documentos entregues pessoalmente nas entidades Administrativas que requerem algum fornecimento de serviço.

Mais conteúdos dessa disciplina