Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ALUNA: LARA BEATRIZ DE BRITO COSTA
POLO: ALTOS-PI RA: 540001752
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III
TEMA: A CONDIÇÃO HUMANA NAS ESTRUTURAS GLOBALIZADAS: CULTURA E ESTRANHAMENTO 
A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições
Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base, teórico metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-las, analisando os homens em suas relações de interdependência compreender sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. A Antropologia é o ramo das ciências sociais que estuda o ser humano e sua origem de maneira abrangente. Por meio de estudos sobre características físicas, a cultura, a linguagem e as construções do ser humano, o antropólogo vai buscar determinar, com base em grupos sociais específicos, como se formaram os seres humanos a ponto de se tornarem-se o que são em suas comunidades. Nesse aspecto, é indutável que a sociedade transcende seus hábitos a cada dia que passa, e que a globalização enfatiza questão no meio social. A Globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura e do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Diante da influência do estudo da temática A CONDIÇÃO HUMANA NAS ESTRUTURAS: CULTURA E ESTRANHAMENTO, este trabalho tem como objetivo discutir a globalização na sociedade atual e seu impacto no cotidiano das cidades. 
DESENVOLVIMENTO
A Globalização para a sociologia é o processo de aproximação entre diversas sociedades e nações existentes em todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. É de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos ,entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
Atrelado a isso, ela também leva as fusões e restruturações de empresas, mudanças de capital e de unidades de produção para outros países onde a mão-de-obra é mais barata, em geral mantendo o controle administrativo, a distribuição e o marketing nos seus países de origem.
Entretanto, percebe-se que com o fenômeno da globalização ocasionou mudanças em todo globo, as culturas se misturam, e as predominantes sobrepuseram-se perante as menos midíaticas. Isso não aconteceu somente no campo da cultura, mas também nos campos sociais, econômicos e políticos.
CULTURA E GLOBALIZAÇÃO
Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumem podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial. Entretanto, observa-se também que esse processo não se dissemina de forma igualitária, de modo que alguns centros economicamente dominantes transmitem em maior número os seus elementos culturais.
Por esse motivo, muito se fala em uma homogeneização das culturas, isto é, a padronização dos modos de ser e agir dos indivíduos com base em uma referência dominante, fazendo sucumbir os valores locais e tradicionais. Nesse sentido, muitos acusam o processo de globalização de ser um sistema perverso, uma vez que ele não se democratiza inteiramente e só atinge os setores economicamente dominantes do mundo e das sociedades.
CULTURA E ESTRANHAMENTO
O estranhamento cultural que assombra na perpectiva global e que se apresenta hoje ás sociedades, reside no plano simbólico, mas retêm uma incompletude, ou seja diante das ofertas e competências sociais, culturais, econômicas e políticas o sujeito não preserva e para tanto não há o esforço de preservação e eficácia simbólica dos signos presentes no jogo do sentido.
Na tentativa de resguardar as culturas e identidades diante do argumento de nacionalização, é desviado o sentido de posto de que as identidades e as culturas não são unificadas nem homogêneas, mas são híbridas e mestiças .
Nesta confusão de sentidos são construídos acerca de onde reside a identidade cultural, presentifica-se o indeterminismo e o sentimento de estranheza. A sociedade em rede, como vimos, possibilita a transnacionalização da cultura, sendo assim “uma das características distintivas da modernidade é uma interconexão crescente entre dois extremos da “extencionalidade e da intencionalidade. 
RESULTADOS ESPERADOS
Transmitir a importância do estudo da globalização e da cultura dentro da sociedade, uma vez que, pode-se considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas a discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do contéudo cultural podemos exemplificar vários temas, nas diferentes disciplinas do currículo escolar.
REFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP8MORTARI.PDF
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia

Mais conteúdos dessa disciplina